Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por VirtuaGod » 25/6/2014 22:44

Boas,

Em relação a liquidez a minha preferência vai para o dunas liquidez PTVORDHM0002 (assumindo que querem fundos nacionais). O Dunas é um fundo que tem mais de 50% em depósitos a prazo.

:arrow: Relatório Mensal
:arrow: Apresentação do fundo
:arrow: Prospecto Simplificado
:arrow: Carteira (de notar quem em vários activos tem links para pormenorizar ainda mais)

Quem me lê há mais tempo sabe que não fã do E.S. Liquidez, embora goste mais dele nos dias que correm do que no auge dele, em que 80 a 90% do fundo era dívida do grupo BES. A CMVM acabou por intervir no fundo no final de 2012 e o Liquidez foi obrigado a diminuir a participação no grupo para menos de 20%. Neste momento tem apenas cerca de 10% no Liquidity. Basicamente o unico montante com que se podem preocupar é com o que o Liquidez tem no Liquidity (ele sim quase todo dívida do grupo BES).

Temos que ver vários pontos e a razão pk não tenho problema com o liquidez (agora) é pricipalmente a limitada exposição ao grupo, o facto de o banco de Portugal ter obrigado (já há bastante tempo) ao BES fazer imparidades para o pagamento do papel comercial do grupo e o grupo BES já veio a terreiro confirmar que ia pagar todo o papel comercial da Rio Forte.

Penso que como sempre as pessoas chegaram tarde à festa, tal como comprar acções depois de elas terem subindo muito. Ou seja, quando está praticamente tudo resolvido e solucionado, o banco de Portugal até "obrigou" o Salgado a sair é que as pessoas se preocupam? Como disse, o Liquidez neste momento é mais seguro do que quando tinha quase 2 mil milhões em AUMs. De qualquer das formas continuo a não ser fã dele, mas não o vejo a cair por causa do sucedido no BES.

Atenção isto é apenas uma opinião, não um conselho. O meu conselho é nem ter o E.S. Liquidez. Se ele cair 5% não me venham perguntar o que fazer. Ainda hoje uma amiga me perguntou o que fazer com BCP onde está a perder 15%+, a minha resposta foi "não sei, quando compraste eu disse-te logo que estavas a fazer asneira ". (Disse que ela esta a fazer asneira não porque eu acho que o BCP vai subir ou descer mas sim por uma falta de um plano e ter comprado "apenas" pk achava que ia subir mais).

Já diz o grande Charlie Munger Avoiding Stupidity is Easier than Seeking Brilliance ou seja, mais vale não nos metermos nos stresses/problemas do que sabermos sair deles :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

Re:

por zorro2009 » 24/6/2014 14:19

majomo Escreveu:
fcortez Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:No máximo iria para 5-7!! Curto prazo se é para gerir liquidez!!

Boas VG

Para gerir liquidez a curto prazo, para onde vai a tua preferência?

E.S. Liquidez FEI Acc

E.S. Monetário FI Acc

ou ...

Abraço

Verifica as comissões de resgate...
Eu uso o liquidez, pois não tem comissão de resgate, o mometário desconheço.

Boa tarde com a crise que se abateu sobre o BES, consideram que este fundo ES Liquidez -FEi, poderá ver a sua cotação diaria diminuir ?
Hoje cota em 5,5303 EUR

Registado: 8/1/2008 11:47

por mval2002 » 22/6/2014 19:28

NGRO2 Escreveu:
Mnvalente Escreveu:Comecei pelo 4 fund portfolio da wiki dos bogle heads, passei por um portfolio de tres fundos de um artigo do seeking alpha que testa dezenas de combinacoes de tres asset classes e classifica em retorno vs risco, e terminei no modelo de timing do Faber ( http://mebfaber.com/timing-model/ ).

Caro Amigo,
Ou seja aplicando o modelo Faber estás a comprar acima da SMA 200 e a vender abaixo?
Como está a correr e quantas classes de ativos estás a utilizar?

Aqui vai uma resposta tardia, mas espero que completa. Comecei entao com a intencao de usar o "Core Four Portfolio" descrito na wiki do forum bogleheads. Estava a olhar para uma distribuicao 60/40, accoes/obrigacoes.

As listas de leitura do VG apontaram para um artigo no Seeking Alpha entitulado Top Performing Portfolios Using Just 3 ETFs. Eu gostei particularmente de dois portfolios que tinham desvios padroes baixos:

Portfolio 53 = 1/3 Short Term U.S. Government Bonds + 1/3 U.S. Total Bond Market + 1/3 Commodities
    Portfolio 52 = 1/3 Short Term U.S. Government Bonds + 1/3 U.S. Total Bond Market + 1/3 U.S. Equities
Como nao aprecio o investimento em commodities acabei por decidir-me pelo portfolio 52 com a seguinte constituicao:

33% SHY iShares 1-3 Year Treasury Bond
    33% BND Vanguard Total Bond Market
    33%VTI Vanguard Total Stock Market
Este portfolio foi constituido no dia 9 de Agosto de 2013 e ate' hoje tem o seguinte comportamento (ja liquido de custos de compra e venda de ETF's). Adicionei em anexo o grafico de evolucao das 3 partes do portfolio.

ETF....Valorizacao.....Valorizacao c/ dividendos
    -----------------------------------------------------
    SHY......-0.6%..................-0.4%
    BND......0.5%..................2.2%
    VTI......15.2%..................16.2%

Estou a seguir o modelo de Timing do Faber (tambem um link do VG) que tem umas regras muito simples:

BUY RULE
Buy when monthly price > 10-month SMA.
SELL RULE
Sell and move to cash when monthly price < 10-month SMA

No ultimo ano ainda nao houve necessidade de vender no VTI, e confesso que no SHY e no BND nao segui com atencao :?

Em Dezembro, um pouco farto de ver o SHY parado, acrescentei uma quarta parte ao portfolio, Vanguard Total International Stock VXUS, que desde entao esta' com 8.9% de valorizacao, liquida de custos e incluindo dividendos. Estou a considerar fechar o SHY e ficar com o portfolio igual ao proposto neste outro artigo partilhado pelo VG: If You Can: How Millennials Can Get Rich Slowly By William J. Bernstein

Abraco
Anexos
Portfolio 52.png
Comportamento do Portfolio 52 desde Agosto 2013

Registado: 20/11/2006 23:11

por GC14 » 17/6/2014 21:13

Boa noite,

Tenho andando a estudar a melhor forma de me iniciar neste mundo e neste momento tenho uma possível carteira (anexo) para o meu perfil conservador.

Gostava de saber a vossa opinião.

1) ES Rendimento + ES Rendimento Plus - Para beneficiar da Liquidez destes fundos

2) Os fundos de curto prazo DWS parecem-me bons. Qual é a vossa opinião.

A maioria dos fundos pretenderia subscrever no futuro com os respectivos mínimos.
Anexos
carteira.jpg

Registado: 17/6/2014 21:08

por VirtuaGod » 14/6/2014 19:55

@Azul10 - Achei essa análise super pertinente e demonstra que pouca gente é futurologista credenciado :mrgreen: (e os que são raramente andam em público a dizer as suas opiniões). Parabéns pelo sucesso da tua carteira :wink:

@Rick - Não sei porque te irei "bater" amigo. Rebalanceamente SEMPRE fez parte de Buy and Hold. Agora se estás a falar de algo mais drástico, e é o que tenho verificado no teu tópico, com tentativas de ganhar com retorno para a média apostando em perdedores recentes é uma estratégia activa como outra qualquer, vai dar melhores retornos que buy and hold até deixar de dar. Mas sou mais simpatizante dessa forma de estar do que apostar em momentum stocks!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Azul10 » 14/6/2014 16:03

Fica a actualização de meio do ano da carteira mais agressiva que está com 14,03% desde que a criei; 4,54% YTD.

Algumas curiosidades:
-No final do ano a quase generalidade das opiniões que li era de que as obrigações iriam ter uma grande quebra, neste momento estão com uma valorização YTD superior às acções 5,12% vs 4,51%
- As acções americanas iriam ter uma correcção elevada, para já não se verifica, tanto o fundo de cap grande como o de cap pequena e média estão em próximos de máximos (atingidos a semana passada)
- Os HY também iriam ter uma grande quebra, têm evoluído bastante bem 5,04% YTD
- Os emergentes estavam apetecíveis pelo desconto que tinham tido o ano passado, aqui li várias opiniões também a defender o contrário, mas aqui confirmou-se.

Isto para dizer o quê?
Que as opiniões nem sempre se concretizam, mesmo dos grandes analistas. É muito difícil acertar no curto prazo, no ano de 2013 supostamente o mercado americano iria ter um crash, lembro-me de ter lido isto em 2012 quando preparava a carteira mais defensiva que tenho e, posteriormente quando criei esta, pensei inclusivamente em não colocar nenhum valor nesta classe, neste momento tenho 30% num e próximo disto no outro fundo que tenho. Parece-me mais ou menos evidente que a correcção estará a aparecer mas até lá... Quando isso acontecer já tenho uma boa almofada de segurança, espero ter a mesma frieza nessa altura do que a que tenho agora, não entrar em pânico e reforçar como planeado.

Para terminar fica o boneco

Imagem

Registado: 4/10/2010 11:29

por NGRO2 » 10/6/2014 22:25

Mnvalente Escreveu:
Mouro_Emprestado Escreveu: Um excelente sítio para começares é o wiki dos Bogleheads: http://www.bogleheads.org/wiki/Main_Page

Obrigado pelo link para o artigo sobre os ETF sinteticos. Efectvamente nao vale a pena o risco extra numa carteira de longo prazo.

Comecei pelo 4 fund portfolio da wiki dos bogle heads, passei por um portfolio de tres fundos de um artigo do seeking alpha que testa dezenas de combinacoes de tres asset classes e classifica em retorno vs risco, e terminei no modelo de timing do Faber ( http://mebfaber.com/timing-model/ ).

Ja tenho conta aberta no saxo, uma carteira piloto ha um ano e está na hora de ir entrando, pé ante pé que a água está muito quente. Alguem me deu aqui esse conselho ha ja quase um ano.

A partilha de conhecimento do VG, do LTCM, do Rick e de toda a malta aqui do caldeirao tem sido fundamentais! Longe vao os dias de comprar e vender a soares da costa e a teixeira duarte de manha para a tarde!

Caro Amigo,
Ou seja aplicando o modelo Faber estás a comprar acima da SMA 200 e a vender abaixo?
Como está a correr e quantas classes de ativos estás a utilizar?

Registado: 4/6/2014 23:59

por dosina » 5/6/2014 23:22

aplicação 35K

duvida 25 em gestão carteiras BEST e resto em fundos ou tudo em fundos.

o que acham?

depois de uma 2ª seleção ainda tenho muitos, por onde cortar?

A. Africa 5%
S Middle East EUR LU0316459568 5 %

A. EUA 12,50%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND LU0347184318 5
Threadneedle Amer Sm Cos (US)Ret Net Acc GB00B0WGY707 7,5

A. Europa 22,50%
Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR GB00B1324292 4,5
JPMorgan Funds – Europe Equity Plus D (acc) - EUR LU0289214628 4,5
MFS® Meridian Funds European Smaller Companies Fund LU0125944966 4,5
Alken Europ Opport LU0524465977 4,5
F&C European Small Cap A LU0207432559 4,5

A. Global 5%
Invesco Glbl Smlr Coms Eq E EUR Acc LU0607512935 2,5
Invesco Global Equity Income E € Acc LU0607513586 2,5

A. Saude 5%
Bgf World Healthscience E2 LU0171309270 5

Mistos 15%
Invesco Pan European High Income E Acc LU0243957742 5
M&G Optimal Income Euro A-H Gross Acc (Hdg) GB00B1VMCY93 5
es Plano Dinamico PTYEVFLM0007 5

Obrigações 15%
AXA WF Global High Yield Bds E(H)-C EUR LU0189847253 3
ES Euro Bd LU0062574610 3
Templeton Global Total Return N (acc) EUR-H1 LU0294221253 3
FT Gb Tot Ret LU0260870745 3
Jupiter JGF Dynamic Bd L EUR Acc LU0853555380 3

"Monetário" 10%
Dunas Banco BIC Tesouraria A FIMA PTVORDHM0002 10

Ações ASEAN 2%
JPMorgan ASEAN Equity D (acc) - EUR LU044185326 2

Ações Emergentes Global - Moeda Hedged 2%
Amundi Fds Eq MENA SHE-C LU0568614241 2

Ações Nórdicas 2%
Nordea 1 - Nordic Equity Small Cap Fund E EUR LU0278528822 2

Ações Sector Bens de Consumo 2%
Invesco Global Leiruse E LU0115139569 2

Ações Turquia 2%
HSBC GIF Turkey Equity E Acc LU0213962813 2

Alguem pode dar uma opinião, sff?

Nota: carteira a começar do Zero (ainda não iniciada)

Registado: 5/6/2014 23:18

por Rick Lusitano » 5/6/2014 22:16

Se repararem os grandes perdedores do 2º semestre de 2013, são vencedores neste 1º semestre de 2014. A lição que se pode tirar, é investir nos perdedores recentes e vender os ganhadores recentes, isto falando em fundos de qualidade. Mas isto já é gestão activa/market timing. E o VG ainda me dá nas orelhas, com gráficos que demonstram que o Buy n' Hold, vence historicamente os gestores activos. Mas penso que posso usar o Dollar/Euro Cost Average?! Ou reforçar os perdedores (Rebalanceamento)?! :P
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Azul10 » 5/6/2014 12:57

Por acaso o Invesco RE tem tido uma excelente performance este ano, também entrei numa péssima altura, a meio de Abril, e ainda estou negativo mas este ano já vi com 10,88%.
Como não podemos escrever só para nos queixarmos fica a nota.

Registado: 4/10/2010 11:29

por LUISSM3 » 5/6/2014 0:33

VG, ficam as carteiras atualizadas.

Já recuperaram bastante, se não fosse o timing errado na entrada, a rentabilidade era muito interessante.
Anexos
Abril 2013.PNG
Abril 2013.PNG (10.09 KiB) Visualizado 11559 vezes
Carteira Novembro 2012.PNG
Carteira Novembro 2012.PNG (10.18 KiB) Visualizado 11559 vezes
Bons Ventos,
SW

Registado: 29/11/2007 9:59

por Mouro_Emprestado » 1/6/2014 21:22

Obrigado por esse paper, achei-o bastante interessante, mas gostava de ler algumas criticas a esse modelo 8-)

Registado: 13/9/2013 0:16

por mval2002 » 1/6/2014 17:55

Mouro_Emprestado Escreveu: Um excelente sítio para começares é o wiki dos Bogleheads: http://www.bogleheads.org/wiki/Main_Page

Obrigado pelo link para o artigo sobre os ETF sinteticos. Efectvamente nao vale a pena o risco extra numa carteira de longo prazo.

Comecei pelo 4 fund portfolio da wiki dos bogle heads, passei por um portfolio de tres fundos de um artigo do seeking alpha que testa dezenas de combinacoes de tres asset classes e classifica em retorno vs risco, e terminei no modelo de timing do Faber ( http://mebfaber.com/timing-model/ ).

Ja tenho conta aberta no saxo, uma carteira piloto ha um ano e está na hora de ir entrando, pé ante pé que a água está muito quente. Alguem me deu aqui esse conselho ha ja quase um ano.

A partilha de conhecimento do VG, do LTCM, do Rick e de toda a malta aqui do caldeirao tem sido fundamentais! Longe vao os dias de comprar e vender a soares da costa e a teixeira duarte de manha para a tarde!

por Mouro_Emprestado » 31/5/2014 19:13

LOLOL (não me leves a mal porque me rir do Terminator...)

Relativamente a essa questão da replicação sintética, tens aqui um excelente artigo (ainda que longo): https://pressroom.vanguard.com/nonindex ... c_ETFs.pdf

Pessoalmente não gosto deste tipo de ETFs por causa do seu risco adicional.

Uma vez que, pessoalmente, a minha carteira de ETFs é para levar a Longo-Prazo (30 anos), não quero estar exposto a eventuais bancarrotas das entidades contratadas pelo emitente do ETF para o derivado. Posso estar errado, mas é como pegar numa carteira de empréstimos bancários de elevado risco (subprime), meter uns swaps pelo meio, e vender essa dívida como tendo AAA de risco (2008 outra vez?! :-k ).

Agora, se for para negociar como acções se tratasse, ou então para ter numa carteira de investimento com uma gestão da mesma mais ou menos activa, então o risco será mitigável.

PS: Embora o investimento em ETFs de gestão passiva seja, para mim, o melhor tipo de investimento para o Zé da Esquina (John Doe) que acha que não percebe grande coisa dos mercados e sabe muito bem que não consegue prever para cima ou para baixo o andamento dos mesmos, sugiro que leias o máximo possível sobre este tipo de investimento a longo-prazo. Mais vale perder 100 horas a ler tópicos e artigos sobre investimento, do que depois perderes dinheiro por seguires uma estratégia de investimento subóptima ;) Um excelente sítio para começares é o wiki dos Bogleheads: http://www.bogleheads.org/wiki/Main_Page

por mval2002 » 31/5/2014 18:25

Mouro_Emprestado Escreveu:Esse ETF é de replicação sintética

:? Posso pedir para explicares as implicacoes da replicacao sintetica? Espero que nao tenha nada que ver com aquele terminator que ficava liquido e depois replicava tudo o que via.

por Mouro_Emprestado » 31/5/2014 18:16

Esse ETF é de replicação sintética, pelo que, para mim, o seu menor custo não compensa a diferença pequena face ao ETF da iShares. Mas não deixa de ser uma hipótese.

O problema mesmo é encontrar um ETF ex-USA na Europa :? :? :?

por mval2002 » 31/5/2014 17:25

Mouro_Emprestado Escreveu:
O único ETF europeu, com hedging de moeda, semelhante a esses ETFs é o seguinte:

- iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (http://www.bloomberg.com/quote/IUSE:LN).

Viva,

Obrigado pela resposta rapida! Queria montar a carteira em euro mas com exposicao ao mercado americano porque é o maior mercado mundial. As accoes europeias aparecem num fundo internacional que sera talvez 33% da carteira.

E que tal este etf da Amundi: http://www.bloomberg.com/quote/500H:FP ?

Parece baratinho e interessante.

Abraco

por Mouro_Emprestado » 30/5/2014 22:03

Mnvalente Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:Leitura para a semana de 2014.05.04

:arrow: If You Can: How Millennials Can Get Rich SlowlyImagem By William J. Bernstein

Esta pergunta já deve ter sido feita aqui, e no topico do ltcm, 1000 vezes, mas nunca li uma resposta. Como replicar em EUR, com hedging contra o USD a carteira descrita pelo Bernstein. Aqui em baixo na versao ETF:
- vti : Vanguard Total Stock Market ETF
- vxus : Vanguard Total International Stock ETF
- bnd : Vanguard Total Bond Market ETF

Prefiro ETFs porque tenho conta no Saxo e é muito dificil comprar fundos sendo residente fora da Europa.

Abraco

Não é possível fazer isso e acredita que já andei a estudar muito bem esse portfolio de 3 fundos (ao qual gosto de adicionar o Vanguard VNQ).

O único ETF europeu, com hedging de moeda, semelhante a esses ETFs é o seguinte:

- iShares S&P 500 EUR Hedged UCITS ETF (http://www.bloomberg.com/quote/IUSE:LN).

Ainda que o VTI seja ligeiramente diferente (inclui mid e small caps, para além das 500 maiores empresas americanas), a performance ao longo do tempo não é muito diferente. Basta comparar o VTI com o VOO (Vanguard SP500 no etfreplay.com).

Em alternativa, tens aqui um post que eu fiz sobre (parte) desse portfolio, mas a pensar para um europeu: viewtopic.php?f=3&t=76243&start=1300#p1115787

por Tulipanegra » 30/5/2014 21:50

Boas!
Partilho a minha carteira iniciada em 24/01/2014. Todos no verde!
Em Junho vou ter mais capital disponível e estou aberto a sugestões, para reforçar algum fundo, ou subscrever novos, desde já agradeço!

Obrigações 42%
E.S. Rendimento Plus FIA Classe de Risco - 2

Tesouraria 17%
E.S. Tesouraria Ativa Classe de Risco - 1

Misto 11%
E.S. Plano Prudente FIF A Classe de Risco - 2

Ações Europa 12%
Franklin European Growth N Acc Classe de Risco - 4 (6%)
F&C European Small Cap A Classe de Risco - 4 (6%)

Ações EUA 11%
Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND Classe de Risco - 3

Ações Portugal 6%
ES Portugal Acções FIA Classe de Risco - 3

Registado: 3/1/2014 22:00

por mval2002 » 30/5/2014 18:58

VirtuaGod Escreveu:Leitura para a semana de 2014.05.04

:arrow: If You Can: How Millennials Can Get Rich SlowlyImagem By William J. Bernstein

Esta pergunta já deve ter sido feita aqui, e no topico do ltcm, 1000 vezes, mas nunca li uma resposta. Como replicar em EUR, com hedging contra o USD a carteira descrita pelo Bernstein. Aqui em baixo na versao ETF:
- vti : Vanguard Total Stock Market ETF
- vxus : Vanguard Total International Stock ETF
- bnd : Vanguard Total Bond Market ETF

Prefiro ETFs porque tenho conta no Saxo e é muito dificil comprar fundos sendo residente fora da Europa.

Abraco

por Artista Romeno » 15/5/2014 20:06

VirtuaGod Escreveu:o cfa (os 3 níveis) em termos de conhecimentos bate 20 a 0 qualquer licenciatura+mestrado em finanças nacionais!!

de acordo e sem duvida nenhuma que entao a licenciatura como disse é so mesmo o chassis, mas para ter o cfa III tem que ter experiencia profissional, logo primeiro tem que tirar 1º e 2º ciclo de bolonha para ir trabalhar ...e entao depois se prefizer a experiencia profissional requeridada e passar os exames e há ai muito bom menino nos maiores ib em pt que falhou.....tira o cfaIII
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Pata-Hari » 15/5/2014 16:18

Sobretudo agora que as licenciaturas são efectivamente um bacharelato e nada mais que um curso-médio.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por VirtuaGod » 15/5/2014 15:48

o cfa (os 3 níveis) em termos de conhecimentos bate 20 a 0 qualquer licenciatura+mestrado em finanças nacionais!!

por Artista Romeno » 15/5/2014 3:06

Rick Lusitano (New) Escreveu:VG, Licenciatura ou CFA. This is the question! :-k

E pegando no recente artigo do Ulisses, quem quiser seguir uma carreira profissional ligada aos mercados financeiros. O que sugerias?

Ulisses Pereira - O ensino superior e os mercados financeiros (12 Maio 2014, 09:51)
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_ensino_superior_e_os_mercados_financeiros.html

Daquilo que sei e falo CFA é ferrari licencitura é o chassis digamos, obviamente cfa é muito melhor.... e os 3 níveis em Portugal não é qualquer artista que os tem, no entanto essa resposta assim per si depende de mais info..... mas uma pessoa que tenha um cfa completo é digno de respeito :clap: ....não é todo o profissional da área que finaliza os 3 niveis alias mt longe disso pelo que dos contactos que tenho no meio e historias que oiço... mas no ambito de bolonha é tirar um mestrado em finanças se for para universitarios, mas não em qualquer universidade....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VirtuaGod » 15/5/2014 2:51

Rick Lusitano (New) Escreveu:VG, Licenciatura ou CFA. This is the question! :-k

E pegando no recente artigo do Ulisses, quem quiser seguir uma carreira profissional ligada aos mercados financeiros. O que sugerias?

Ulisses Pereira - O ensino superior e os mercados financeiros (12 Maio 2014, 09:51)
http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/ulisses_pereira/detalhe/o_ensino_superior_e_os_mercados_financeiros.html

Depende do que queres dizer com "seguir uma carreira profissional ligada aos mercados financeiros". Há tantas coisas...

Pessoalmente o meu método de pensamento é de trás para a frente, ou seja, primeiro decido para onde vou e só de pois o caminho. O objectivo é obteres conhecimento ou arranjares um "canudo" que a potêncial entidade patronal goste de ver no CV? Pessoalmente acho que entre estas duas provavelmente te darias quase sempre melhor com o CFA. Mas

"To become a regular member of CFA Institute you will need to

Hold a bachelor's degree from an accredited institution or have equivalent education or work experience
Pass Level I of the CFA exam or pass the self-administered Standards of Practice Examination
Have 48 months of acceptable professional work experience in investment decision making
Provide professional reference statements
Apply for membership in a CFA society. Society membership is voluntary and highly recommended. Learn more.
Agree to adhere to and sign the Member's Agreement and the Professional Conduct Statement
Pay annual dues
Adhere to the OFAC Compliance Policy. Residents of certain countries may be prohibited by law from becoming a CFA Institute or Society Member."

o Problema é que tem de ter uma licenciatura (com Bolonha a verdade é que licenciatura já é só um "bachelor's degree") e tens de ter 4 anos de experiência em areas financeiras. Teria de saber qual a profissão que querias para ver o caminho que eu tomaria.

Eu pessoalmente pouco mudaria no meu percurso, excepto quer ter tirado o mestrado em Finanças na Católica de Lisboa (bastante superior ao do Porto). Mas olha que isso pouco mudaria onde estou, e a maioria dos conhecimentos foi obtido depois de sair da universidade (pós mestrado).

Se quiseres ir para fora o CFA é definitivamente o melhor por exemplo, mas pode não ser visto como grande mais valia em algumas áreas em Portugal, seria quase como teres licenciados na caixa do pingo doce, ou seja, sobrequalificações.

No fundo o que quero dizer é que, tal como nos investimentos, tu é que tens que saber que caminho seguir, dado os teus objectivos (rentabilidade) e receios (grau de risco) e não há propriamente uma resposta certa "one size fits all".

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Mar58, novato e 48 visitantes