BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
Ainda não tem muito tempo, e eu ainda via o BES a saltar para 1,74 (mais coisa menos nica); E "...se bem me lembro, ..." respondia a alguém que: BES a 1 €uro só daqui por meia dúzia de anos e ainda estaria caro pois já vinha em fim de ciclo (queda).
Agora, e não é para chatear, porque isso já eu estou, deixo aqui dois bonecos, um semanal e outro diário.
Ambos me dizem que para comprar ainda tem um LONGO caminho para descer, mas quem sabe entre tantos gráficos, para que lado vai o papel fazer a vontade.
Para mais com o A. C. à vista, e com a BOLSA a ser assaltada com a "SAÍDA LIMPA".
" O Alquimista " tem um método de rectas paralelas e medianas que eu tenho dificuldade em entender, mas às vezes até estamos no mesmo barco.
CumPrim/
valeaquilino
Agora, e não é para chatear, porque isso já eu estou, deixo aqui dois bonecos, um semanal e outro diário.
Ambos me dizem que para comprar ainda tem um LONGO caminho para descer, mas quem sabe entre tantos gráficos, para que lado vai o papel fazer a vontade.
Para mais com o A. C. à vista, e com a BOLSA a ser assaltada com a "SAÍDA LIMPA".

" O Alquimista " tem um método de rectas paralelas e medianas que eu tenho dificuldade em entender, mas às vezes até estamos no mesmo barco.

CumPrim/
valeaquilino
- Anexos
-
- DIÁRIO, até parece que dá vontade de comprar,..
- bes.15.maio.png (61.84 KiB) Visualizado 5238 vezes
-
- SEMANAL, este parece dizer: nada de pressas,...
- bes.semanal.15maio.png (53.64 KiB) Visualizado 5238 vezes
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Os resultados foram em linha com o esperado ou seja resultado negativo de 89M€ 

- Registado: 10/1/2008 21:46
ACÇÕES PORTUGAL-PSI20 em queda com PT, Sonae e bancos
15/05/2014
LISBOA, 15 Mai (Reuters) - As quedas de mais de 5 pct da Portugal Telecom PTC.LS e da Sonae YSO.LS arrastam a Bolsa portuguesa para terreno negativo, com pressão adicional dos títulos da banca.
A retalhista Sonae recua para 1,22 euros, apesar dos resultados trimestrais terem surpreendido pela positiva, com os investidores a temerem a "guerra de preços" no retalho alimentar em Portugal e a tirarem mais-valias imediatas após a recente valorização de mais de 20 pct, segundo analistas. ID:L6N0O146W
Já a PT está a cotar nos 2,76 euros, após ter, esta manhã, anunciado um prejuízo de 15 milhões de euros (ME) entre Janeiro e Março últimos, devido ao menor contributo das operações no exterior, impactos cambiais desfavoráveis e custos extraordinários da fusão com a OI OIBR4.SA . ID:L6N0O12BT
O sector financeiro continua sob pressão após a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter ontem dito que está a analisar uma operação de aumento de capital do BES, enquanto o Millennium bcp BCP.LS disse que ainda não tomou nenhuma decisão sobre um 'cash call' para pagar os fundos estatais que usou para reforçar o seu 'core Tier 1. ID:nL6N0O03N2
Banco Espírito Santo (BES) BES.LS , Millennium bcp BCP.LS
e BPI BBPI.LS afundam mais de 5 pct para, respectivamente, 1,07 euros, 0,17 euros e 1,53 euros
O BES divulga os seus resultados do primeiro trimestre de 2014, hoje após o fecho de bolsa, com os analistas a preverem que tenha agravado o prejuízo em 42 pct para 88 ME, com um forte reforço de provisões. ID:nL6N0NZ34G
O índice bolsista de referência PSI20 .PSI20 cede 2 pct para 6.917,56 pontos, com 19 dos seus títulos em queda e tendo-se negociado 321 milhões de acções, ou 135 ME, na NYSE Euronext Lisbon .AD.LS .
A dois dias do final do resgate internacional, no mercado secundário de dívida soberana, a taxa de juro das Obrigações do Tesouro (OT) portuguesas a 10 anos PT10YT=TWEB agrava 1 ponto base para os 3,54 pct, embora ainda a rondar mínimos desde 2006.
EUROPA EM QUEDA
Após uma manhã volátil, os índices bolsistas europeus negoceiam com quedas de até 2,3 pct em Milão .FTMIB , devido à desilusão com o PIB de França e de Itália. ID:nL6N0O02DD
No mercado cambial, o euro EUR= desvaloriza 0,3 pct face à moeda norte-americana, em 1,3667 dólares. ID:nL6N0O125S
Entretanto, os preços do petróleo estão em leve queda, com o contrato do Brent em Londres LCOc1 a descer 0,2 pct para 109,98 dólares e o do Nymex CLc1 , em Nova Iorque, 0,4 pct para 102,01 dólares o barril. ID:nL3N0O11NV
(Por Daniel Alvarenga; Editado por Filipa Cunha Lima)
((filipa.lima@thomsonreuters.com)(+351213509206)(Reuters Messaging: filipa.lima.thomsonreuters.com@reuters.net))
15/05/2014
LISBOA, 15 Mai (Reuters) - As quedas de mais de 5 pct da Portugal Telecom PTC.LS e da Sonae YSO.LS arrastam a Bolsa portuguesa para terreno negativo, com pressão adicional dos títulos da banca.
A retalhista Sonae recua para 1,22 euros, apesar dos resultados trimestrais terem surpreendido pela positiva, com os investidores a temerem a "guerra de preços" no retalho alimentar em Portugal e a tirarem mais-valias imediatas após a recente valorização de mais de 20 pct, segundo analistas. ID:L6N0O146W
Já a PT está a cotar nos 2,76 euros, após ter, esta manhã, anunciado um prejuízo de 15 milhões de euros (ME) entre Janeiro e Março últimos, devido ao menor contributo das operações no exterior, impactos cambiais desfavoráveis e custos extraordinários da fusão com a OI OIBR4.SA . ID:L6N0O12BT
O sector financeiro continua sob pressão após a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) ter ontem dito que está a analisar uma operação de aumento de capital do BES, enquanto o Millennium bcp BCP.LS disse que ainda não tomou nenhuma decisão sobre um 'cash call' para pagar os fundos estatais que usou para reforçar o seu 'core Tier 1. ID:nL6N0O03N2
Banco Espírito Santo (BES) BES.LS , Millennium bcp BCP.LS
e BPI BBPI.LS afundam mais de 5 pct para, respectivamente, 1,07 euros, 0,17 euros e 1,53 euros
O BES divulga os seus resultados do primeiro trimestre de 2014, hoje após o fecho de bolsa, com os analistas a preverem que tenha agravado o prejuízo em 42 pct para 88 ME, com um forte reforço de provisões. ID:nL6N0NZ34G
O índice bolsista de referência PSI20 .PSI20 cede 2 pct para 6.917,56 pontos, com 19 dos seus títulos em queda e tendo-se negociado 321 milhões de acções, ou 135 ME, na NYSE Euronext Lisbon .AD.LS .
A dois dias do final do resgate internacional, no mercado secundário de dívida soberana, a taxa de juro das Obrigações do Tesouro (OT) portuguesas a 10 anos PT10YT=TWEB agrava 1 ponto base para os 3,54 pct, embora ainda a rondar mínimos desde 2006.
EUROPA EM QUEDA
Após uma manhã volátil, os índices bolsistas europeus negoceiam com quedas de até 2,3 pct em Milão .FTMIB , devido à desilusão com o PIB de França e de Itália. ID:nL6N0O02DD
No mercado cambial, o euro EUR= desvaloriza 0,3 pct face à moeda norte-americana, em 1,3667 dólares. ID:nL6N0O125S
Entretanto, os preços do petróleo estão em leve queda, com o contrato do Brent em Londres LCOc1 a descer 0,2 pct para 109,98 dólares e o do Nymex CLc1 , em Nova Iorque, 0,4 pct para 102,01 dólares o barril. ID:nL3N0O11NV
(Por Daniel Alvarenga; Editado por Filipa Cunha Lima)
((filipa.lima@thomsonreuters.com)(+351213509206)(Reuters Messaging: filipa.lima.thomsonreuters.com@reuters.net))
- Registado: 28/4/2014 15:32
tncm Escreveu:Se hoje o leve suporte dos 1,1€ aguentar, pode dar uma réstia de esperança aos longos... ou um sinal de compra talvez... chamem-me louco se quiserem
Prometo que não lhe chamo nada do que pede

Abraço e bons negócios
- Registado: 4/2/2014 2:39
Banco Portugal avisa progressos com resgate insuficientes, bancos têm reforçar capitais
15/05/2014
Por Sergio Goncalves
LISBOA, 15 Mai (Reuters) - Portugal tem de prosseguir as insuficientes reformas estruturais implementadas nos três anos do duro resgate da União Europeia (UE)/FMI, com políticas credíveis para sustentar o crescimento, e os bancos têm de continuar a reforçar os capitais próprios, avisou o Banco de Portugal (BP).
Apesar da banca portuguesa ter aumentado o 'core capital' e ter passado os 'stress tests' europeus, o regulador CMVM está a analisar uma operação de aumento de capital do Banco Espírito Santo (BES) BES.LS , enquanto o Millennium bcp BCP.LS ainda não tomou nenhuma decisão sobre um 'cash call' para pagar os fundos estatais que usou para se recapitalizar. ID:nL6N0O03N2
No Relatório de Estabilidade Financeira, o banco central realçou que "a economia passou a ter capacidade de financiamento em relação ao exterior, as contas públicas foram objecto de um significativo ajustamento estrutural e houve evolução nas reformas estruturais".
"No entanto, os progressos registados na economia portuguesa são ainda insuficientes", avisou o BP.
Adiantou que é preciso "a adopção de políticas credíveis, visando o reforço da competitividade e o equilíbrio externo, baseadas na disciplina financeira do setor público, num sector financeiro robusto e no reforço de reformas estruturais".
"(Tal) é indispensável a um crescimento económico sustentável e à promoção de condições favoráveis de acesso aos mercados internacionais. Só assim será possível beneficiar, de forma duradoura, da credibilidade externa adquirida no contexto de execução do programa", referiu o banco central.
Alertou que persistem vulnerabilidades dado "o elevado endividamento dos sectores privado e público - com reflexo na alavancagem do sector financeiro e, de forma mais geral, no stock de dívida relativamente ao exterior -, e de um fraco ritmo de crescimento económico efectivo e potencial".
O Produto Interno Bruto (PIB) português desacelerou o crescimento no primeiro trimestre de 2014, ao expandir apenas 1,2 pct face há um ano atrás, com o abrandamento das exportações a ofuscar o bom desempenho do investimento. ID:nL6N0O042P
O Governo e a 'troika' de credores externos estimam que Portugal cresça 1,2 pct em 2014 e 1,5 pct em 2015, tendo ficado para trás as contracções de 1,4 pct em 2013 e de 3,2 pct em 2012 - a maior recessão em 30 anos.
A 17 de Maio, Portugal concluirá o programa de resgate e o Governo decidiu-se por uma 'saída limpa', sem pedir o apoio de uma linha cautelar, uma decisão bem recebida pelas agências de notação financeira que melhoraram o 'outlook' ou o 'rating' do país. ID:nL6N0NQ132
No entanto, segundo analistas e agências de 'rating', este não é um fim em si mesmo porque é decisivo que o país consolide a retoma da economia para facilitar a ainda exigente descida do défice e garantir a sustentabilidade da elevada dívida pública. ID:nL6N0NT591
"É, assim, essencial prosseguir as reformas estruturais, com vista a criar um quadro de incentivos para a actuação dos agentes económicos que induza um maior crescimento potencial da economia, factor fundamental para assegurar a sustentabilidade da dívida e a estabilidade financeira", disse o BP.
Em 2013, Portugal teve uma performance orçamental melhor do que o previsto, com o défice público a cair para 4,9 pct do PIB, abaixo dos 5,5 pct impostos pela 'troika', mas tem de cortá-lo para 4 pct em 2014 e 2,5 pct em 2015.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o rácio de dívida bruta de Portugal terá tocado um pico de 129,4 pct do PIB, ou cerca de 120 pct em termos líquidos, em 2013, encetando uma trajectória de descida em 2014.
IMPORTANTES DESAFIOS BANCA
O BP frisou que "o sector financeiro continuará a enfrentar importantes desafios", com um "vasto e complexo" conjunto de novas regras que envolverá riscos operacionais, "podendo gerar algumas perturbações no curto prazo".
"A médio prazo, no quadro da União Bancária, o modelo de negócio bancário certamente diferirá do actual", lembrou.
"A recuperação da rendibilidade do sistema bancário, particularmente afectada no decurso dos últimos três anos, deverá implicar um esforço continuado das instituições no sentido da redução dos custos operacionais e do reforço dos capitais próprios", afirmou o banco central.
"Este esforço é especialmente premente num contexto de redução da elevada dependência do financiamento junto do Eurosistema e de necessidade de regressar aos mercados obrigacionistas e de capitais", acrescentou.
A banca portuguesa tem vindo a reforçar capitais e teve um rácio 'core Tier 1' agregado de 12,3 pct no final de 2013, claramente acima dos 10 pct exigidos pelo BP, contra 11,5 pct em 2012 e 8,1 pct em 2010, antes de Portugal ter pedido o resgate.
Em Junho de 2012, para reforçar o 'core capital' dos bancos portugueses, o Estado injectou 1.650 milhões de euros (ME) na Caixa Geral de Depósitos (CGD) CGDES.UL , 1.500 ME no BPI
BBPI.LS e 3.000 ME no Millennium bcp BCP.LS , nestes dois últimos casos através de CoCo's, recorrendo à linha de recapitalização de 12.000 ME do resgate ao país.
O Estado injectou também 1.100 ME no Banif BANIF.LS , dos quais 700 ME como aumento de capital com acções especiais e os restantes 400 ME em 'contingent covertible bonds' (CoCos).
O BPI tem vindo a reembolsar os CoCo's e solicitou às autoridades que o autorizem a repagar a totalidade dos últimos 420 ME, o BCP quer repagar 400 ME este ano, enquanto o Banif já devolveu também 275 ME e ainda tem de fazer o reembolso de 125 ME.
(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Filipa Cunha Lima)
((sergio.goncalves@thomsonreuters.com)(+351213509204)(Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
15/05/2014
Por Sergio Goncalves
LISBOA, 15 Mai (Reuters) - Portugal tem de prosseguir as insuficientes reformas estruturais implementadas nos três anos do duro resgate da União Europeia (UE)/FMI, com políticas credíveis para sustentar o crescimento, e os bancos têm de continuar a reforçar os capitais próprios, avisou o Banco de Portugal (BP).
Apesar da banca portuguesa ter aumentado o 'core capital' e ter passado os 'stress tests' europeus, o regulador CMVM está a analisar uma operação de aumento de capital do Banco Espírito Santo (BES) BES.LS , enquanto o Millennium bcp BCP.LS ainda não tomou nenhuma decisão sobre um 'cash call' para pagar os fundos estatais que usou para se recapitalizar. ID:nL6N0O03N2
No Relatório de Estabilidade Financeira, o banco central realçou que "a economia passou a ter capacidade de financiamento em relação ao exterior, as contas públicas foram objecto de um significativo ajustamento estrutural e houve evolução nas reformas estruturais".
"No entanto, os progressos registados na economia portuguesa são ainda insuficientes", avisou o BP.
Adiantou que é preciso "a adopção de políticas credíveis, visando o reforço da competitividade e o equilíbrio externo, baseadas na disciplina financeira do setor público, num sector financeiro robusto e no reforço de reformas estruturais".
"(Tal) é indispensável a um crescimento económico sustentável e à promoção de condições favoráveis de acesso aos mercados internacionais. Só assim será possível beneficiar, de forma duradoura, da credibilidade externa adquirida no contexto de execução do programa", referiu o banco central.
Alertou que persistem vulnerabilidades dado "o elevado endividamento dos sectores privado e público - com reflexo na alavancagem do sector financeiro e, de forma mais geral, no stock de dívida relativamente ao exterior -, e de um fraco ritmo de crescimento económico efectivo e potencial".
O Produto Interno Bruto (PIB) português desacelerou o crescimento no primeiro trimestre de 2014, ao expandir apenas 1,2 pct face há um ano atrás, com o abrandamento das exportações a ofuscar o bom desempenho do investimento. ID:nL6N0O042P
O Governo e a 'troika' de credores externos estimam que Portugal cresça 1,2 pct em 2014 e 1,5 pct em 2015, tendo ficado para trás as contracções de 1,4 pct em 2013 e de 3,2 pct em 2012 - a maior recessão em 30 anos.
A 17 de Maio, Portugal concluirá o programa de resgate e o Governo decidiu-se por uma 'saída limpa', sem pedir o apoio de uma linha cautelar, uma decisão bem recebida pelas agências de notação financeira que melhoraram o 'outlook' ou o 'rating' do país. ID:nL6N0NQ132
No entanto, segundo analistas e agências de 'rating', este não é um fim em si mesmo porque é decisivo que o país consolide a retoma da economia para facilitar a ainda exigente descida do défice e garantir a sustentabilidade da elevada dívida pública. ID:nL6N0NT591
"É, assim, essencial prosseguir as reformas estruturais, com vista a criar um quadro de incentivos para a actuação dos agentes económicos que induza um maior crescimento potencial da economia, factor fundamental para assegurar a sustentabilidade da dívida e a estabilidade financeira", disse o BP.
Em 2013, Portugal teve uma performance orçamental melhor do que o previsto, com o défice público a cair para 4,9 pct do PIB, abaixo dos 5,5 pct impostos pela 'troika', mas tem de cortá-lo para 4 pct em 2014 e 2,5 pct em 2015.
O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que o rácio de dívida bruta de Portugal terá tocado um pico de 129,4 pct do PIB, ou cerca de 120 pct em termos líquidos, em 2013, encetando uma trajectória de descida em 2014.
IMPORTANTES DESAFIOS BANCA
O BP frisou que "o sector financeiro continuará a enfrentar importantes desafios", com um "vasto e complexo" conjunto de novas regras que envolverá riscos operacionais, "podendo gerar algumas perturbações no curto prazo".
"A médio prazo, no quadro da União Bancária, o modelo de negócio bancário certamente diferirá do actual", lembrou.
"A recuperação da rendibilidade do sistema bancário, particularmente afectada no decurso dos últimos três anos, deverá implicar um esforço continuado das instituições no sentido da redução dos custos operacionais e do reforço dos capitais próprios", afirmou o banco central.
"Este esforço é especialmente premente num contexto de redução da elevada dependência do financiamento junto do Eurosistema e de necessidade de regressar aos mercados obrigacionistas e de capitais", acrescentou.
A banca portuguesa tem vindo a reforçar capitais e teve um rácio 'core Tier 1' agregado de 12,3 pct no final de 2013, claramente acima dos 10 pct exigidos pelo BP, contra 11,5 pct em 2012 e 8,1 pct em 2010, antes de Portugal ter pedido o resgate.
Em Junho de 2012, para reforçar o 'core capital' dos bancos portugueses, o Estado injectou 1.650 milhões de euros (ME) na Caixa Geral de Depósitos (CGD) CGDES.UL , 1.500 ME no BPI
BBPI.LS e 3.000 ME no Millennium bcp BCP.LS , nestes dois últimos casos através de CoCo's, recorrendo à linha de recapitalização de 12.000 ME do resgate ao país.
O Estado injectou também 1.100 ME no Banif BANIF.LS , dos quais 700 ME como aumento de capital com acções especiais e os restantes 400 ME em 'contingent covertible bonds' (CoCos).
O BPI tem vindo a reembolsar os CoCo's e solicitou às autoridades que o autorizem a repagar a totalidade dos últimos 420 ME, o BCP quer repagar 400 ME este ano, enquanto o Banif já devolveu também 275 ME e ainda tem de fazer o reembolso de 125 ME.
(Por Sérgio Gonçalves; Editado por Filipa Cunha Lima)
((sergio.goncalves@thomsonreuters.com)(+351213509204)(Reuters Messaging: sergio.goncalves.reuters.com@reuters.net))
- Registado: 28/4/2014 15:32
Se hoje o leve suporte dos 1,1€ aguentar, pode dar uma réstia de esperança aos longos... ou um sinal de compra talvez... chamem-me louco se quiserem 

"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Dado o clima do PSI20 em geral e da banca nacional em particular, fechei o meu longo no BES (o único lote que ainda detinha) e abri uma posição curta com um stop apertado.
Parece-me que este é o lado certo da barricada.
Parece-me que este é o lado certo da barricada.
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Obrigado AT2014
Agora vou ficar á espera que se formem velas que permitam uma abertura longa nesta zona
Cumprimentos
António Manuel
Agora vou ficar á espera que se formem velas que permitam uma abertura longa nesta zona
Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
AntónioManuel Escreveu:Fechei Posição
Podia ter feito melhor
o ideal teria sido quando veio á volta de 1€, cheguei em cima do acontecimento e foi tão rápido que não aproveitei
Mas foi muito bom mesmo assim
Excelente. Agora é ter paciência para encontrar outro trade interessante e não ceder à tentação fácil de ir já enterrar esse dinheiro noutra acção.
MME5 Escreveu:Não dá para entender como o BES nos primeiros 5 minutos desce daquela maneira e depois faz uma recuperação destas, vai-se lá entender isto....
O problema é que normalmente ela cai a pique nos primeiros minutos, depois recupera rapidamente e depois vai caindo sustentadamente o dia inteiro. Vamos a ver se no fim do dia não acabamos a esses valores. Se havia lá suportes eles foram todos varridos pelo que está um caminho frágil até 1€.
Fechei Posição
Podia ter feito melhor
o ideal teria sido quando veio á volta de 1.02€, cheguei em cima do acontecimento e foi tão rápido que não aproveitei
Podia ter feito melhor
o ideal teria sido quando veio á volta de 1.02€, cheguei em cima do acontecimento e foi tão rápido que não aproveitei
Editado pela última vez por AntónioManuel em 15/5/2014 8:34, num total de 1 vez.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
Ou então quando tocou nos 1.02 os curtos largaram a acção
Não dá para entender como o BES nos primeiros 5 minutos desce daquela maneira e depois faz uma recuperação destas, vai-se lá entender isto....
Bes diário:
gráfico 1: uma linha low to peak ou vice-versa e uma linha ligando bases de montanhas tortas (a linha rosa vem do post anterior e deixei-a ficar só para acentuar a beleza da simetria/geometria)
gráfico 2: a partir daquelas podemos construir outras, paralelas e equidistantes
gráfico 3: para compor o ramalhete, colocamos um fork
curiosidade: o swing 1-2 do fork tem a mesma inclinação da linha low to peak
aguardemos serenamente os desenvolvimentos dos acontecimentos e veremos se alguma das linhas sabe alguma coisa sobre os efeitos do dito ac
ainda não consegui descobrir se são as linhas que descobrem o preço ou se é o preço que descobre as linhas; mas que importa?
gráfico 1: uma linha low to peak ou vice-versa e uma linha ligando bases de montanhas tortas (a linha rosa vem do post anterior e deixei-a ficar só para acentuar a beleza da simetria/geometria)
gráfico 2: a partir daquelas podemos construir outras, paralelas e equidistantes
gráfico 3: para compor o ramalhete, colocamos um fork
curiosidade: o swing 1-2 do fork tem a mesma inclinação da linha low to peak
aguardemos serenamente os desenvolvimentos dos acontecimentos e veremos se alguma das linhas sabe alguma coisa sobre os efeitos do dito ac
ainda não consegui descobrir se são as linhas que descobrem o preço ou se é o preço que descobre as linhas; mas que importa?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
katolo Escreveu:Tens toda a razão... O problema é que continuo a acreditar na recuperação do sector e, consequentemente, a sua capitalização bolsista. Sei que devia saltar fora, mas detesto sair sem dados concretos...
Já agora:
"Crédit Agricole é a chave do aumento de capital do BES
Banco avança nos próximos dias com aumento de capital de 1.000 milhões. Ricardo Salgado já terá garantido apoio do Crédit Agricole. Será último investimento dos franceses antes do fim da aliança.
A posição do grupo francês Crédit Agricole no aumento de capital que o Banco Espírito Santo está a ultimar será decisiva para o desfecho da operação. Ao que o Negócios ..."
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... o_bes.html
Esses pelo menos já devem saber quanto custa cada acção porque senão teriam decidido acompanhar aumento de capital coisa nenhuma

Todo este folhetim é mais que escandaloso pois está tudo decidido há semanas e não fosse a fuga de informação do DE iamos ser presenteados com esta informação amanhã na conferência de imprensa dos resultados do 1º T. Esta informação acrescida dum trimestre previsivelmente abaixo do esperado e um buraco na ESFG (1 bilião) e outro no BES Angola (1 bilião) fariam abrir a cotação com um gap bonito sim senhor. E a CMVM nada. O mercado no seu melhor

katolo Escreveu:Uma pergunta:
Imaginem que têm 1€ de PM nesta cotada e as novas ações serão vendidas a 1€, mas não têm dinheiro para ir ao AC. Arriscariam passar por esta tormenta e negociar os direitos na perspectiva que a empresa recuperasse ou não arriscariam e vendiam já ao melhor?
Se tivesse um Preço médio de 1 euro, saia com a minha rica mais valia de 12%, o que já vinha tarde porque teria vendido na vela de dia 9 de maio onde o canal ascendente primário foi quebrado. Mas falar do passado é fácil.
O sentimento de curto prazo é negativo, a vela de hoje é um claro sinal bearish. Sair e esperar por futura entrada quando houvessem sinais de força. Não existem sinais de força agora, existem sinal de venda.
Resistir à tentação de apanhar facas é difícil, mas tens de pensar em proteger o capital. Não penses nós trades que perdes que poderias ter ganho imenso, pensa antes nos trade que te pouparam sofrimento e noites mal dormidas. Evitar o risco sempre que possível. neste caso acho o risco demasiado elevado para o ganho possível. Acho que a tendência primaria inverteu e que vai formar um canal descendente a partir daqui com o máximo dos 1,463
Stilgar: Take my life Usul (Paul), it's the only way.
Paul: I'M POINTING THE WAY!
DUNE 2
Tens toda a razão... O problema é que continuo a acreditar na recuperação do sector e, consequentemente, a sua capitalização bolsista. Sei que devia saltar fora, mas detesto sair sem dados concretos...
Já agora:
Banco avança nos próximos dias com aumento de capital de 1.000 milhões. Ricardo Salgado já terá garantido apoio do Crédit Agricole. Será último investimento dos franceses antes do fim da aliança.
A posição do grupo francês Crédit Agricole no aumento de capital que o Banco Espírito Santo está a ultimar será decisiva para o desfecho da operação. Ao que o Negócios ..."
Já agora:
- Registado: 20/2/2014 22:01
katolo Escreveu:Uma pergunta:
Imaginem que têm 1€ de PM nesta cotada e as novas ações serão vendidas a 1€, mas não têm dinheiro para ir ao AC. Arriscariam passar por esta tormenta e negociar os direitos na perspectiva que a empresa recuperasse ou não arriscariam e vendiam já ao melhor?
Eu desde algum tempo passei sempre a ter definido o que me leva a entrar e depois o que me leva a sair (quer vá para cima quer vá para baixo) e foi das melhores decisões que tomei!
Posto isto, em caso de dúvida vendo e saio! Foi o que fiz no caso da Mota relativamente a Mota-Engil Africa! No último dia antes de dar direito aos direitos da Mota Engil Africa vendi, pois ninguém percebia mt bem como ia funcionar isso, embora o sistema não indicasse que devesse sair!
Boa sorte
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Uma pergunta:
- Registado: 20/2/2014 22:01
AT2014 Escreveu:tncm Escreveu:Boa tarde,
Em dias de pânico como este, mesmo que esteja a perder não vendo, aliás, tendo a comprar mais se possível.
Um possível aumento de capital? Ponderarei se acionarei ou venderei os direitos em altura própria, isto se, até lá não me desfizer das ações.
PS. Mesmo assumindo esta perda (que não é pequena), o balanço anual mantem-se positivo, pelo que estou tranquilo.
Amigo Tncm,
Acho que essa estratégia necessita dumas afinações:
1- Em primeiro lugar há que distinguir o que é um dia de pânico dum dia de anuncio de AC. Um dia de pânico é quando a China arrebentar. Tudo cai, no mundo inteiro, com uma enorme rapidez e arrastando as acções más, as médias, as boas e as muito boas. O que interessa é desfazermo-nos dos activos de risco. O ouro e os bonds disparam. Isso é um dia de pânico.
Neste caso, o que se passou foi que, por via dum aumento de capital anunciado nos jornais, os investidores foram apanhados de surpresa no BES e BCP e despejaram acções no mercado pois não fazem a minima ideia a quanto se irá realizar e as condições dos mesmos. Será a 0,2 ? Será a 0,10 ? Não fazemos a minima ideia. Na dúvida: Sell.
Isso afectou duas acções e por arrasto o BPI. Nada mais do que isso. O mundo inteiro sobe, os passarinhos cantam e não se passa nada. Isso não é um dia de pânico.
2- Tendo em conta a sua estratégia (manter) que já é arriscada num dia de pânico (por ir contra a corrente do mercado), ainda mais arriscada é neste caso pois estamos a falar de diluição de valor em acções (passam a existir mais acções para o mesmo valor contabilistico do banco e logo valerão sempre menos. É pura matemática. Se dividir um bolo por 10 em vez de 5 as fatias vão ser menores para cada um) e estar a adicionar-lhe ainda um risco maior por fazer reforços, sem saber minimamente a que valores se vai realizar o AC acho que o seu risk/Reward deve estar completamente desequilibrado. Assume um risco brutal para, na melhor das hipóteses, ir recuperar o dinheiro investido. Isso tem lógica ?
Acho que deveria reflectir pois uma entrada faz sentido se o risco de perder for significativamente inferior ao de ganhar. Se não for mais vale não entrar. E assumir perdas faz parte da estratégia para se ganhar consistentemente. Eu hoje, fruto de vários erros de excesso de confiança das ultimas semanas, perdi 75% do que ganhei este ano. Mas se não tivesse encerrado com estas perdas estaria a perder mais de 100% seguramente. Estou aborrecido mas amanhã é outro dia e vamos recuperar isto tudo.
Veja lá melhor isso de modo a que possamos estar por aqui muitos anos senão estoira o seu capital e depois não tem como investir quando a maré virar.
Abraço e bons negócios
Obrigado pelo seu sábio conselho... Na minha cabeça estão alguns cenários possíveis... até ao aumento de capital surge um ressalto destas quedas violentas, e aí vendo posição. Caso contrário pondero ir ao AC, basta lembrar que quem foi ao ultimo AC no BES conseguiu ações a 0,36€ (salvo erro) e mesmo agora com estas quedas violentas está a ganhar significativamente.
Outro ponto é o facto de eu estar tranquilo no horizonte temporal do meu investimento, e que a conjuntura geral do país tende a melhorar. Finalmente os motivos deste AC, serem para suprirem prejuízos anteriores e melhorar ratios de capital do banco. Para mim o busilis da questão é o seguinte: será o BES capaz de apresentar lucros no médio prazo?!? Em caso afirmativo estamos tranquilos. Caso contrário, é razão para vender e rápido... mas quem sabe a resposta à ultima questão?!
Mais uma vez AT2014 obrigado pelo seu contributo, aquilo que descreve é investir "by the book", tudo certinho e com estratégia, e concordo com tudo o que disse, mas como referi, continuo de olhos bem abertos e atento à possibilidade de liquidar posição aproveitando um possível ressalto técnico.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Será que os jornalistas ou seus familiares ou amigos mais próximos o diretor e outros de dentro do jornal que lançaram a noticia teriam acções nessas cotadas e ficaram com elas mesmo sabendo o que estavam a escrever?
bem que estas coisas também deviam ser alvo de investigação 

Quero desde já dar os meus parabéns ao Mestre AdamSuperHedge. Vou começar a tratá-lo por este cognome.
Não por hoje ter saído esta notícia, mas sim, por ter analisado correctamente os sinais implícitos nos gráficos.
(Faz-me lembrar que eu só perdi nestes movimentos, por falta de sabedoria técnica para obter a mesma leitura.)
Não por hoje ter saído esta notícia, mas sim, por ter analisado correctamente os sinais implícitos nos gráficos.

(Faz-me lembrar que eu só perdi nestes movimentos, por falta de sabedoria técnica para obter a mesma leitura.)
- Registado: 4/2/2014 15:24
Nova moda em Portugal, os aumentos de capital são comunicados pelos jornais aos accionistas e não pela administração.
Eu bem digo, vale tudo neste país e demonstra bem o respeito que a administração deste banco tem pelos accionistas. Pelo menos pelos pequenos!!!
Eu bem digo, vale tudo neste país e demonstra bem o respeito que a administração deste banco tem pelos accionistas. Pelo menos pelos pequenos!!!

- Registado: 10/1/2008 21:46
SHARPTRADER Escreveu:Noticia disponivel no diario economico :
"CMVM Confirma pedido do BES para aumento de capital"
Está confirmado, tal como eu dizia , onde há fumo há fogo ...
Fumo ? Qual fumo. Isto passou o dia todo a arder e queimou toda a gente. Só esses imbecis da CMVM é que devem ter descoberto agora. Deviam estar para lá a discutir a norma 357/B artº5/2 (a desmaterialização do papel higiénico) ou nalgum evento de solidariedade para os cágados do Sahara. O melhor era lerem o jornal ou comprarem umas acções de vez em quando. Cambada de imbecis e inúteis

SHARPTRADER Escreveu:Noticia disponivel no diario economico :
"CMVM Confirma pedido do BES para aumento de capital"
Está confirmado, tal como eu dizia , onde há fumo há fogo ...
Aqui no bes qualquer pessoa já sabia que ia haver mt provavelmente bastava olhar pos racios de capital e via-se logo isso... eu nunca pensei era que fosse até 1000milhoes....quem nao vendeu no pico queimou-se..... andavam já ai com targets malucos de 1,76 e mais ......o bcp é que sabendo-se dos cocos foi meia surpresa o poder ser já....agora bes nao tendo cocos com o capital como estava tava chapadinho
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: chico_laranja, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Pmart 1 e 228 visitantes