Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Soares da Costa - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Soares da Costa - Tópico Geral

por Limonov » 12/5/2014 23:02

Caro Cem,

Muito bom!

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por Mecenas10 » 12/5/2014 22:59

Caros Mmrmm e Ricardmag,

Muito obrigado pelos vossos amigos contributos.

A situação é realmente periclitante, porquanto estamos a falar da quase totalidade da minha poupança. O exposto equivale à confissão do meu amadorismo.

Pondero flexibilizar o valor antes definido de saída de 0,250, por forma a reduzir a exposição a um movimento oscilatório avulso.

Aguardemos por um impulso do titulo.

Abraços e, obrigado, once again.

Registado: 29/11/2007 13:46

por Cem pt » 12/5/2014 22:50

Eu gostaria de dar alguns conselhos práticos gerais no campo exclusivo da Análise Técnica, que é o campo onde acho que os timings de "acertos" e "desacertos" melhor resultam na Bolsa.

Não gostaria de me debruçar sobre o caso concreto da Soares da Costa porque não tenho a base de dados respectiva e para além do mais me parece muito presunçoso da minha parte vir para aqui mandar "bitaites" numa acção que me parece muito massacrada e onde a maioria das pessoas que estão dentro se encontram em situação de grande sofrimento pelas perdas que têm assumido em geral, não quero com isto dizer que alguns não tenham ganho e bem durante aquela aceleração doida que ocorreu há alguns meses atrás.

Tenho realmente muita pena de quem está a perder uma quantia elevada de dinheiro em acções compradas e isso deve-se em geral ao facto das pessoas terem uma grande "crença" de que a inversão está mesmo ali ao virar da esquina, em geral quem perde afeiçoa-se bastante ao papel porque parece que vê nele virtudes que os outros também deveriam ver!

Infelizmente nos mercados as coisas não funcionam com este ponto de vista, por isso se diz que deveríamos apostar na Bolsa como num concurso de misses, apostando na favorita do pessoal em geral e não naquela que julgamos ser a mais bonita.

Lembram-se do BCP? Chegou a estar acima dos 4 €, quando começou a queda veio aos 2€ e aos 1.5€ e o pessoal que estava dentro dizia que já estavam muito "baratas". A queda continuou, 1€ era preço que muitos nunca acreditaram que atingisse, e no entanto a queda continuou sem fim à vista: 0.8€, 0.6€ e aqui até já achavam o cúmulo como cada BCP já valia menos que uma bica, 0.5,0.4,...,0.1€ era um valor que ninguém acreditava nem no pior cenário, e mesmo assim ainda veio abaixo dos 0.07€!

Portanto nisto da Bolsa ninguém pode dizer onde está o fundo, simplesmente ninguém sabe, nem mesmo os chamados tubarões têm uma varinha mágica para detectar inversões!

Quem sabe como as coisas resultam nos mercados tem apenas de assimilar algumas regras básicas para cumprir que não pode deixar de controlar e actuar de imediato quando as mesmas se verificam. No fundo para se ter sucesso no trading basta cumprir menos de meia dúzia de princípios essenciais mas que têm de ser mesmo cumpridos, sob a pena de insucesso garantido!

Há que ser realmente muito disciplinado e não questionar o porquê dos movimentos de subidas e descidas.

Entre essas regras básicas falarei em duas delas se quiserem sobreviver nos mercados: seguir a tendência e cortar as perdas rapidamente.

Começando pela primeira regra, acham que a SC está em tendência ascendente? Se acham que não, para quê continuar o sofrimento? Provavelmente a venda já devia ter acontecido bastante lá mais para trás no ponto onde achassem que a tendência ascendente tinha terminado. Claro que nesta altura deve ser muito atroz continuar a ter acções em perda constante. Se de facto acham que deve existir um suporte na casa dos 0.23 a 0.24 então nesta altura, repito que não sei porque não sigo este título, pelo facto da cotação estar próxima desses níveis, o mais aconselhável será deixar um stop de venda final de saída ligeiramente abaixo dos 0.23€ se acham que podem ainda absorver essas pequenas perdas adicionais até o stop ser atingido. Em geral mais cedo ou mais tarde é o cenário mais provável a ocorrer, uma tendência quase sempre leva tudo na frente e um stop quase sempre é uma "esperança" que acaba mais cedo ou mais tarde por ser "engolida" pelo sentido da corrente do caudal dominante.

Na segunda regra, como conselho daqui para a frente, está mais que provado no trading que as perdas são reais e inevitáveis. Simplesmente a diferença entre os traders de sucesso e os restantes é que no primeiro caso até se podem dar ao luxo de ter mais negócios perdedores que negócios ganhos mas em geral o grupo ganhador não permite que as trades com prejuízo ultrapassem um valor baixo, digamos que em geral o prejuízo por negócio não deveria ultrapassar mais de 2% a 5% do total arriscado. Os ganhos virão do facto de terem em carteira 1 ou 2 papéis que isoladamente, e sem os conhecermos à partida, darão um retorno de 20% a 30% que compensarão largamente a maioria das pequenas perdas acumuladas.

Quando se vê a maioria do pessoal sem experiência deixar arrastar prejuízos com mais de 2 dígitos, acima dos 10%, eu sinceramente fico aterrado, mas temos de colocar este facto na óptica de quem não tem muita consciência de que essa não é a postura correta de enfrentar os mercados. Infelizmente muita gente só aprende com os erros cometidos e só corrige esta estratégia no futuro à custa de um rombo significativo sofrido na carteira, se é que voltam a negociar em Bolsa!

Não interpretem este meu texto como uma crítica mas sim como uma ajuda para evitar meterem-se em problemas semelhantes no futuro.

O objectivo é apenas alertar os mais inexperientes em geral que as regras de negociação nos mercados têm de ser vistas de acordo com um plano de trading onde se saiba à partida, quando se comprou, saber exactamente onde se deverá sair para se obterem perdas pequenas ou, então e em alternativa, deixar de actuar apenas nos casos em que deixamos a acção "voar" sem meta de venda definida se a tendência estiver a favor da nossa posição.

Nunca se "afeiçoem" ou "encantem" por um papel, se ele vem por aí abaixo larguem-no logo e não se preocupem com perdas pequenas porque essa é a estratégia correta a ter nos mercados, nunca se esqueçam!

Tão simples quanto estes princípios básicos sei que é fácil de entender mas também reconheço que é difícil de executar para quem desconheça aquilo em que se meteu de forma algo inconsciente pelo facto de não estar muito familiarizado sobre a melhor forma de abordar a negociação nos mercados.

Boa sorte a todos que ainda detêm Soares da Costa, de certeza que vão precisar dela se decidirem não fazer nada e continuar esperançados dentro do papel!
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por ricardmag » 12/5/2014 22:38

Caro Mecenas10, espero que não estejas all-in pois seria devastador para as tuas poupanças, 6300 € para mim é muito dinheiro.

Sem querer influenciar a decisão que tomas-te, o conselho de amador que sou, era colocar o stop nos 0,24 € ou mais abaixo para evitar que as tuas acções sejam vendidas devido a oscilações de mercado.
Li neste tópico que existe um suporte na zona dos 0,24 - 0,26 €. Pela tendência que o valor da acção está a tomar, parece perfeitamente possível que toque nos 0,24 - 0,25 € nos próximos dias. Mais uma vez afirmo que sou amador apenas te estou a transmitir informação que retirei deste tópico.

Cumprimentos.
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por Senior2000 » 12/5/2014 21:29

A Soares da Costa e A TDU , aqui há uns anitos atrás , quem se lembra (?) foi Bom e Bonito...

Vamos ver desta vez.

Estou dentro.

Não saí até agora também já não saio. :pray:

Registado: 1/5/2014 22:58

por mmrmm » 12/5/2014 19:07

Mecenas10 Escreveu:Meus Caros,

Esta é a minha primeira intervenção no Caldeirão, espaço que sigo com atenção há muito tempo, pela qualidade do que aqui se lê e dos seus intervenientes.

Esta minha estreia tem subjacente a Soares da Costa e uma decisão de entrada que se está a revelar ruinosa.

Sou inexperiente em AT e, somente com base em superficial análise fundamental, decidi tomar posição na SC, através da aquisição de 40.000 acções a 0,42. Entretanto e infelizmente, a cotada continuou o sentido descendente que havia iniciado desde que tocou nos 0,73 e, neste momento, estou a perder cerca de € 6.300,00. Todos temos os nossos limites e o meu está nos 0,250, valor em que decidi vender a minha posição e assumir as perdas (nesse valor de 0,25, serão já cerca de € 6.800,00). Hoje não vendi por um triz, pois na abertura foi aos 0,25 e depois arrebitou.

Não obstante as quedas e até aos 0,30, fui acreditando na reversão a qualquer momento, na perspectiva de noticias de adjudicações de obras em Angola. A partir do momento em que o título quebrou os 0,30, tenho andado angustiado, pois deixei de acreditar e defini, em jeito de profissão de fé, os 0,25 como saída.

Sem prejuízo, uma vez que o dinheiro custa muito a ganhar, peço o vosso sábio aconselhamento sobre o futuro desta acção.

O meu antecipado muito obrigado.

Abraços.

Caro Mecenas,

De facto o quadro parece negro na SC. Não vou aconselhar o que quer que seja pois ainda sou mais inexperiente que o meu amigo. Entrei a 0,34 quando reagiu ao suporte dos 0,32 e ainda foi nesse dia ou no seguinte aos 0,355 creio eu. Fiquei expectante numa ida até aos 0,40 o que na eventualidade de quebra o céu seria o limite...
Foi tudo ao contrário a agora arrisca mesmo a quebra dos 0,26 que para já vai resistindo. Para já vou deixar andar pois estas small caps podem dar saltos repentinos. Deveria ter posto um stop nos 0,31 mas a cotada fugiu-me e agora temo perdas grandes pela venda neste momento. É certo que ainda posso perder muito mais, mas como disse, bem ou mal, vou deixar andar até ver no que vai dar, pelo menos até aos 0,20. A partir daí logo se vê. No entanto qualquer aproximação neste momento aos 0,32 vendia tudo sem hesitar, sobretudo se não existirem quaisquer indícios técnicos ou fundamentais que a tendência seja para inverter. Esperemos melhores dias para a cotada.

um abraço,

Registado: 27/2/2014 20:36

por Mecenas10 » 12/5/2014 18:19

Meus Caros,

Esta é a minha primeira intervenção no Caldeirão, espaço que sigo com atenção há muito tempo, pela qualidade do que aqui se lê e dos seus intervenientes.

Esta minha estreia tem subjacente a Soares da Costa e uma decisão de entrada que se está a revelar ruinosa.

Sou inexperiente em AT e, somente com base em superficial análise fundamental, decidi tomar posição na SC, através da aquisição de 40.000 acções a 0,42. Entretanto e infelizmente, a cotada continuou o sentido descendente que havia iniciado desde que tocou nos 0,73 e, neste momento, estou a perder cerca de € 6.300,00. Todos temos os nossos limites e o meu está nos 0,250, valor em que decidi vender a minha posição e assumir as perdas (nesse valor de 0,25, serão já cerca de € 6.800,00). Hoje não vendi por um triz, pois na abertura foi aos 0,25 e depois arrebitou.

Não obstante as quedas e até aos 0,30, fui acreditando na reversão a qualquer momento, na perspectiva de noticias de adjudicações de obras em Angola. A partir do momento em que o título quebrou os 0,30, tenho andado angustiado, pois deixei de acreditar e defini, em jeito de profissão de fé, os 0,25 como saída.

Sem prejuízo, uma vez que o dinheiro custa muito a ganhar, peço o vosso sábio aconselhamento sobre o futuro desta acção.

O meu antecipado muito obrigado.

Abraços.

Registado: 29/11/2007 13:46

por joao73 » 12/5/2014 17:51

Boa tarde,

Hoje deu sinais de aguentar no suporte MA 100 (0.24-0.25), falta saber se tem força suficiente para inverter.
Qual a vossas opiniões?

Um abraço

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por mmrmm » 12/5/2014 1:28

Sem qualquer tipo de ironia, qual o fundamento, técnico ou fundamental, para a vossa crença na cotada?
Muito obrigado.

por negociosbolsa81 » 12/5/2014 1:19

joao73 Escreveu:Acredito neste titulo, e por isso, aproveitei a sexta feira para reforçar, e aposto que não comprei ações ao Fino e a Ana, mas sim a um leitor do económico,

Um abraço,

João

Bem escrito e resumido, de certeza que pode ter tirado duvidas a muitos que estão dentro mas saliento esta ultima frase que está brutal :clap: :clap: :clap:

Abraço
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por joao73 » 11/5/2014 22:43

Boa noite.

Não existem duvidas que a Soares da Costa ainda detém 33% da construtora.

ParaCima Escreveu:
se tiverem oportunidade leiam o que está escrito nas normas contabilísticas referentes aos activos detidos para venda (caso da restante participação na construtora) e tirem as vossas conclusões... ncrf 8

O que aconteceu é que em 2013 já se sabia que se ia vender 67% da construtora ao Mosquito, tal decisão foi deliberada em assembleia em 2013, e por isso, tinha por força da norma estar na apresentação de resultados de 2013, como activos detidos para venda, mas simplesmente os 67%.

O grupo Soares da Costa engloba várias sociedades em várias áreas de actividade. Na verdade a construção era uma dor de cabeça para o grupo, visto acumular constantemente vários prejuízos, o que deveria ser a joia da coroa era um problema difícil de resolver.

A solução passou por alienar 67% da sociedade ao Mosquito, acreditando que o mesmo poderia trazer novo rumo e expansão numa parte do mundo que se encontra em pleno crescimento, que é Africa.

Para mim, é melhor ter 33% de algo que dá lucro, do que 100% de uma empresa com prejuízos constantes.

O Fino e a Ana, aproveitaram o mercado para se desfazer de uma pequena parte das suas posições, e não foi a qualquer preço, fala-se muito que venderam tudo. Tal afirmação é irreal, porque as transações de títulos efetuados em 2014, são inferiores aos títulos que o Fino detém da Soares da Costa. E se fosse verdade, tinham que comunicar as vendas dessas mesma ações, como aconteceu no passado recente, com vendas insignificantes. E se realmente fossem vendidas, quem as comprou? Os pequenos acionistas? Não me parece.

O que existe é muita confusão, ou tenta-se a todo custo e com noticias pouco claras destabilizar os mercados, como foi o exemplo da noticia publicada pelo económico "a desvalorização dos títulos do Grupo Soares da Costa em bolsa poderia até ser mais significativa, porque o grupo passa a ser essencialmente uma ‘holding' para gestão de participações financeiras, com expressão essencialmente nos sectores das concessões (auto-estradas e águas) e no imob"
Com esta noticia, pouco feliz( para não dizer outra coisa), ficou no ar que a Soares da Costa já não era uma construtora, e que nunca ia beneficiar com as novas construções do Mosquito, e que os pequenos acionistas tinham sido enganados. Infelizmente é o jornalismo que temos. Tudo o que se verifica hoje na Soares da Costa, foi devidamente explicado e até ao momento nada foi diferente do que se tinha deliberado em 2013, com a entrada do Mosquito. Para o bem e para o mal, o que foi deliberado em 2013, é o que existe neste momento e ponto final.

De certeza, que muitos venderam as suas posições com esta noticia, gostava de saber quantos foram? Se repararem a perda na bolsa foi superior à da apresentação de resultados.

Por fim, a Soares da Costa é muito mais que uma construtora, prefiro ter 33% de ouro do que 100% de lixo.
Acredito neste titulo, e por isso, aproveitei a sexta feira para reforçar, e aposto que não comprei ações ao Fino e a Ana, mas sim a um leitor do económico,

Um abraço,

João

Registado: 11/5/2014 21:37

por jcms » 11/5/2014 17:07

O Mosquito há pouco tempo injetou 70 M€ na construtora e agora vão fechar.................. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR48487.pdf
Acho que podem estar a vender o que não lhes interessa, negócios menos lucrativos, para se dedicarem a Luanda onde existe muita falta de habitações.

Registado: 29/11/2007 4:08

por e-finance » 10/5/2014 16:25

jcms Escreveu:
katolo Escreveu:Também te digo uma coisa,

Se estão a alienar e a vender posições porque sabem que a tasca vai fechar e estão a iludir os acionistas vão parar todos à barra do tribunal! Alguém (muitos) se encarregarão disso concerteza!

Querem na próxima assembleia geral dia 27 do corrente aprovar a compra de 10% do capital.
Se a tasca fosse fechar já teriam vendido muito mais, não tem havido comunicação que o Fino e a Ana, tenham feito alienações.

Uns posts acima o user trend=friend escreveu:
E estranhei mais outra coisa na notícia:

"Apesar de os dois principais accionistas do grupo - a Investifino e a Parinama, de Ana Maria Caetano - terem reduzido a sua posição conjunta de cerca de 82% para perto de 76% do capital, aumentando o ‘free float', a assembleia geral do grupo, agendada para 27 de Maio, vai votar a proposta para adquirir acções próprias até 10% do respectivo capital, tentando aproveitar e eventualmente travar a depreciação dos títulos em bolsa."

Fui ver: então não é que na última AG de 30 de Maio de 2013 foi deliberada a aquisição de acções próprias durante um período de 18 meses? Se quiserem "aproveitar" alguma coisa, não precisam de estar aflitos à espera do fim deste mês porque... estão autorizados ainda por mais 6 meses nos termos da autorização do ano passado... 8-)
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por jcms » 10/5/2014 16:02

katolo Escreveu:Também te digo uma coisa,

Se estão a alienar e a vender posições porque sabem que a tasca vai fechar e estão a iludir os acionistas vão parar todos à barra do tribunal! Alguém (muitos) se encarregarão disso concerteza!

Querem na próxima assembleia geral dia 27 do corrente aprovar a compra de 10% do capital.
Se a tasca fosse fechar já teriam vendido muito mais, não tem havido comunicação que o Fino e a Ana, tenham feito alienações.

Registado: 29/11/2007 4:08

por ParaCima » 10/5/2014 1:23

katolo Escreveu:
ParaCima Escreveu:se tiverem oportunidade leiam o que está escrito nas normas contabilísticas referentes aos activos detidos para venda (caso da restante participação na construtora) e tirem as vossas conclusões... ncrf 8

Podes meter o link do documento?

http://www.cnc.min-financas.pt/_siteant ... contin.pdf

aqui tá... na minha interpretação, quando aqui há dias foi anunciado que a parte da construtura ainda detida pela soares da costa, seria classificada como detida para venda, considerei que será uma posição a alienar... é a minha interpretação da norma...

eles continuam a ter uma participação grande, não percebo essa forma de contabilização, excepto se o objectivo for vender como referi atrás...se assim for perde o principal fundamental, o angolano...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por RenatormbCarvalho » 10/5/2014 1:05

Que fim do mundo que para aqui vai. Com estas certezas todas se tivesse posição longa na soares da costa estava capaz de cortar um pulso. Entrem curto porque com tanta certeza só pode dar almoço grátis.
If I Knew What I Know

Registado: 1/1/2014 0:21

por katolo » 10/5/2014 0:45

ParaCima Escreveu:se tiverem oportunidade leiam o que está escrito nas normas contabilísticas referentes aos activos detidos para venda (caso da restante participação na construtora) e tirem as vossas conclusões... ncrf 8

Podes meter o link do documento?

Registado: 20/2/2014 22:01

por ParaCima » 10/5/2014 0:35

se tiverem oportunidade leiam o que está escrito nas normas contabilísticas referentes aos activos detidos para venda (caso da restante participação na construtora) e tirem as vossas conclusões... ncrf 8

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por ParaCima » 10/5/2014 0:31

amigo investpouco assume as tuas perdas... eles estão a vender tudo...!!!! ainda consegui despacha-las a 29!! boa sorte...

o que interessa

por katolo » 9/5/2014 23:43

Também te digo uma coisa,

por e-finance » 9/5/2014 21:59

katolo Escreveu:Traduzido por miúdos quer dizer que a Soares da Costa está em liquidação total, a alienar todos os activos, o Fino e a Ana já realizaram mais-valias com venda significativa de títulos no mercado e os acionistas vão ficar agarrados... a nada!

A venda no mercado de posições tão elevadas como as da Parinama foi muito estranha, para se terem sujeitado ao mercado foi porque mais ninguém quis ficar com as acções. O grupo José de Mello vendeu em março 2,59% da EDP, mas não vendeu diretamente ao mercado.
Mais uma vez se prova que ter um limite máximo para as perdas é uma estratégia vencedora.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por mmrmm » 9/5/2014 21:47

A continuar assim temos a SC a competir com o BANIF...
Bom fim-de-semana para esquecer a semana que passou.

por katolo » 9/5/2014 20:18

Traduzido por miúdos quer dizer que a Soares da Costa está em liquidação total, a alienar todos os activos, o Fino e a Ana já realizaram mais-valias com venda significativa de títulos no mercado e os acionistas vão ficar agarrados... a nada!

por negociosbolsa81 » 9/5/2014 18:49

jcms Escreveu:Informação acabada de sair, no site da http://www.cmvm.pt

Grupo Soares da Costa informa sobre Alienação de Participação em Concessionária em Moçambique

Grupo Soares da Costa, SGPS, S.A. informa que a sua participada “Soares da Costa
Concessões, SGPS, S.A” estabeleceu acordo com uma sociedade do Grupo “Mota-Engil”
para lhe alienar a participação de 40% detida na sociedade concessionária das Estradas
do Zambeze e na respetiva operadora, em Moçambique, por um valor global de 4,8
milhões de Euros.
Esta transação, que ainda está sujeita a aprovação de entidades externas às partes, não
envolve qualquer alteração no agrupamento construtor das obras da concessão.

Grupo Soares da Costa, S.G.P.S., S.A.

Isto traduzido para miudos é que era :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por carlucci579 » 9/5/2014 18:35

A meu ver, e sou principiante, serão varias ordens de compra e uma só de venda tendo em conta a hora da transação e o resultado delas.
Com uma ordem de venda ao melhor preço, vai vendendo conforme tem e daí ter descido vários patamares. Estou errado?

Registado: 21/2/2014 12:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, m-m, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, Pmart 1, smog63, trend=friend, trilhos2006, VALHALLA e 149 visitantes