Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Joca601 » 10/5/2014 9:51

Storgoff Escreveu:
Joca601 Escreveu:Storgoff,

Tens boa memória,. Fui dos que acreditei no bcp desde lá de baixo e não deixei de acreditar agora, acho que o banco vai no bom caminho, não é isso que está em causa... a questão é outra, e parece que ninguém está a ver o filme. o tempo de reembolso dos cocos apróxima-se do fim, já só falta 2 anos e meio conforme o acordado com o BCE. o bcp reembolsa 400 milhões este ano, ficando por reembolsar 2600 milhões nos próximos 2 anos. os créditos fiscais podem ajudar, mas não resolvem a devolução total dos cocos, além de que não sabemos que montante vai ser utilizado dos créditos fiscais em beneficio do capital. na minha opinião o bcp não se safa de um AC e sempre que há um ac as cotações vão para baixo, estando ou não o mercado à espera. estou farto de ver os filmes de aumentos de capital.

Esse tema que falas da devolução dos CoCos sempre foi o calcanhar de Aquiles e varias vezes falei disso aqui.
No entanto os investidores a sério já conhecem esse facto há uma eternidade.
Como explicas que mesmo assim a cotação tenha subido 100% desde o final do ano passado?
So há umas semanas a esta parte é que o pagamento dos CoCos começou a ser uma preocupação para os investidores?
E porquê so agora quando afinal até já querem amortizar 400M€ este ano, os resultados operacionais começam a dar sinais positivos, o ambiente dos mercados internacionais melhorou brutalmente e continua a melhorar e acima de tudo parce que o dito plano do BCP está a ser cumprido.

Tentar justificar os movimentos de curtísimo prazo com fundamentais normalmente não da bom resultado.
Podemos isso sim, falar de uma subida rápida que incorpora muita especulação de curto prazo.
Esse tipo de especulação é muito reactiva e gera estes fenomenos de volatilidade com corecções abruptas mas apenas isso na minha opinião

Pelo que dizes somos levados a crer numa descida aos infernos!!!
Sinceramente não acredito nisso nesta altura do campeonato.
Já acreditei no passado mas a realidade era outra.

reparem neste exercicio especulativo ou não:
Se bem se lembram o bcp anunciou no ano passado a devolução de 500 milhões de euros no primeiro semestre de 2014. afinal são 400 milhões. esta pequena diferença corresponde a 20%, isto revela que pode haver uma diferença de 20% entre o que é prometido e o que é concretizado. essa pequena diferença em 3 mil milhões de euros corresponde a 600 milhões. conclusão, essa pequena diferença pode corresponder a um AC de 600 milhões de euros.

se houver o tal aumento de capital que acho pessoalmente necessário, as cotação vão cair certamente mas não para valores anteriores(não há nenhuma descida aos infernos!!). calculo um ac a 0.10 com a cotação a recuar até 0,14. este eventual AC vai potenciar o crescimento do banco, na minha opinião é positivo e vai preparar abordagem ao futuro de forma mais robusta e sustentável.

reparem que para o banco pagar os cocos tem de emagracer compulsivamente e isso reflecte-se evidentemente nos resultados. "uma vaca magra dá menos leite"

Registado: 7/1/2012 13:03

por VHVR » 9/5/2014 23:09

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:14, num total de 1 vez.

Registado: 11/4/2014 16:59

por VHVR » 9/5/2014 22:32

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:15, num total de 1 vez.

por Storgoff » 9/5/2014 22:23

pcm79 Escreveu:Moody's sobe "rating" de Portugal
09 Maio 2014, 22:01 por Jornal de Negócios

Prognosticos para 2ªfeira?

Ora aí esta uma boa razão para o BCP e outros bancos terem caído hoje.
Havia necessidade de as comprar a bom preço para aproveitar a semana que aí vem!!

Tudo tem sempre um propósito!
Não culpem a análise fundamental
:wink:

Registado: 21/5/2009 18:43

por pcm79 » 9/5/2014 22:17

Moody's sobe "rating" de Portugal
09 Maio 2014, 22:01 por Jornal de Negócios

Prognosticos para 2ªfeira?

Registado: 24/2/2014 22:44

por Optimiza » 9/5/2014 22:08

Independentemente da questão de aumentos de capital ou não (no caso do BCP não me parece que venha a existir um este ano, já no caso do Grupo BES é mesmo uma necessidade se não aderirem a 1B/1.5B de cocos), a queda do BCP (+BES e BPI), resultou principalmente das variações das yields da dívida pública no Mercado secundário.

Quando as yields descem a sensível banca Portuguesa sobe e quando as yields sobem a banca Portuguesa desce. Porquê? Porque a banca de qualquer país financia-se à taxa desse país, + spread de risco inerente ao seu rating.

O factor menos importante tem a ver com a tendência macro sectorial -com a redução de margens e de produto bancário por banco (menos crédito hipotecário e financiamentos de risco), e em todo o mundo - resultam de basel II, do rácio de transformação ideal 100/100 (créditos vs depósitos no mesmo banco), da desalavancagem imposta pelo BCE, FED e Bancos centrais, pelas menores margens de corporate finance e pelos menor diferencial de spreads entre depósitos e empréstimos.

Perspectivas mesmo assim positivas a Médio Prazo - Para além de bancos com rácios de capital mais sólidos e com contas mais realistas (pelo menos nos próximos anos), e se a economia continuar a recuperar, vamos ter algo de Bom - menos imparidades e por isso cada vez menos amortizações, levando a uma sequência de trim. em que a maioria dos bancos vai aumentar sequencialmente os lucros.
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por jccgold » 9/5/2014 21:53

VHVR Escreveu:Olhar para a Banca, sem ser pelos gráficos, de uma forma simples:

Para a actual cotação de BCP, BES e BPI, os resultados anuais que teriam de ter para diferentes valores do PER:

PER = 10
BCP -- 421M
BES -- 517M
BPI -- 251M

PER = 20
BCP -- 211M
BES -- 259M
BPI -- 126M

PER = 30
BCP -- 140M
BES -- 172M
BPI -- 84M

Como referência, segundo o site da MorningStar:
PER do Wells Fargo (A Berkshire Hathaway é a maior acionista) = 12,7;
PER médio da Indústria Bancária = 15,7.

Para baixar o PER, ou sobe o lucro, ou desce o preço…

Tenho o desejo que as cotações subam, mas não estarão já um pouco "esticadas"?

Tendo como referencia para o sector bancário um PER de 15, o BCP para valer a cotacao que vale hoje deveria andar nos 300M€ lucro anuais. A actual cotação é pura especulação depois perguntam porque desceu. Eu pergunto porque subiu?

Registado: 11/11/2011 3:58

por Storgoff » 9/5/2014 19:42

Joca601 Escreveu:Storgoff,

Tens boa memória,. Fui dos que acreditei no bcp desde lá de baixo e não deixei de acreditar agora, acho que o banco vai no bom caminho, não é isso que está em causa... a questão é outra, e parece que ninguém está a ver o filme. o tempo de reembolso dos cocos apróxima-se do fim, já só falta 2 anos e meio conforme o acordado com o BCE. o bcp reembolsa 400 milhões este ano, ficando por reembolsar 2600 milhões nos próximos 2 anos. os créditos fiscais podem ajudar, mas não resolvem a devolução total dos cocos, além de que não sabemos que montante vai ser utilizado dos créditos fiscais em beneficio do capital. na minha opinião o bcp não se safa de um AC e sempre que há um ac as cotações vão para baixo, estando ou não o mercado à espera. estou farto de ver os filmes de aumentos de capital.

Esse tema que falas da devolução dos CoCos sempre foi o calcanhar de Aquiles e varias vezes falei disso aqui.
No entanto os investidores a sério já conhecem esse facto há uma eternidade.
Como explicas que mesmo assim a cotação tenha subido 100% desde o final do ano passado?
So há umas semanas a esta parte é que o pagamento dos CoCos começou a ser uma preocupação para os investidores?
E porquê so agora quando afinal até já querem amortizar 400M€ este ano, os resultados operacionais começam a dar sinais positivos, o ambiente dos mercados internacionais melhorou brutalmente e continua a melhorar e acima de tudo parce que o dito plano do BCP está a ser cumprido.

Tentar justificar os movimentos de curtísimo prazo com fundamentais normalmente não da bom resultado.
Podemos isso sim, falar de uma subida rápida que incorpora muita especulação de curto prazo.
Esse tipo de especulação é muito reactiva e gera estes fenomenos de volatilidade com corecções abruptas mas apenas isso na minha opinião

Pelo que dizes somos levados a crer numa descida aos infernos!!!
Sinceramente não acredito nisso nesta altura do campeonato.
Já acreditei no passado mas a realidade era outra.

por Joca601 » 9/5/2014 18:14

Storgoff,

por Storgoff » 9/5/2014 17:37

Joca601 Escreveu:
Storgoff Escreveu:De facto isto hoje está um pouco agreste.
Abriu em alta e em seguida começou nesta rota descendente....
Desde a abertura até agora já desceu quase 8% !!
Algum pânico? Talvez.

A cotação do BCP tem tido reacções completamente bizarras ultimamente.
A seguir à apresentação de resultados de 2014 em Fev. passado subiu estonteantemente quando os resultados foram os piores de sempre e muito piores do que o consenso das estimativas.

Agora que até apresentou resultados substancialmente melhores que as estimativas dos analistas e com indicadores operacionais prometedores o mercado resolve mandar a cotação ao tapete....

Eu continuo a achar que isto não passam de movimentos especulativos de curto prazo que depois acabam por ser aproveitados por investidores de peso para entrar na cotada.

Vamos observando.
A zona dos 20,3 cts parece formar um suporte.

Os resultados não foram maus, o que está em causa não são os resultados. A diluição de valor no caso de um eventual aumento de capital do bcp atira com a cotação para baixo, como é natural.

imaginemos que o bcp para devolver os cocos necessita de 500 milhões de euros adicionais de capital. quantas acções mais serão emitidas?

o BES acompanha o BCP na queda. porque será?

Nem te estou a reconhecer !
:wink:

É so para estar do contra?
Agora que eu até estou positivo em relação ao BCP...

Como parece obvio se o BCP já pediu ao BdP para devolver CoCos em 400 M€ é porque tem folga de capital, alias isso é visível nas contas apresentadas. E portanto não é este tema que irá implicar um AC senão o pedido anterior não fazia qualquer sentido.

Podemos discutir as amortizações futuras, os restante 2600 M€.
Mas se para amortizar o resto for necessário mais um AC isso já estaria mais do que incorporado no mercado e no entanto o mercado subiu cerca de 100% desde o final do ano passado.
A conjuntura mudou muito nos últimos meses, nomeadamente o nível de taxas de juro e o facto dos bancos portugueses já terem acesso ao mercado de dívida. No caso do BCP isso até já esta a contribuir para a melhoria das margens financeiras.
Pode se dizer que as fortes subidas se deveram à antecipação de tudo isto e que agora a preocupação é outra.
Sim podemos eventualmente falar dos testes de stress que ai vem.

Eventualmente o que temos para já é os investidores institucionais, como os fundos, momentaneamente saciados e à espera de mais desenvolvimentos para irem novamente às compras.
Na minha opinião, não havendo neste momento a pressão compradora destes investidores de peso a coisa fica entregue à especulação de curtíssimo prazo sujeitando o título a forte volatilidade sem que com isso fique comprometida a tendencia principal.

O BES tem caído sim, mas os problemas por lá são bem distintos, começando por alguns esqueletos escondidos que o BdP anda por la a descobrir no emaranhado das empresas do grupo .

por Joca601 » 9/5/2014 17:08

Storgoff Escreveu:De facto isto hoje está um pouco agreste.
Algum pânico? Talvez.

A seguir à apresentação de resultados de 2014 em Fev. passado subiu estonteantemente quando os resultados foram os piores de sempre e muito piores do que o consenso das estimativas.

Agora que até apresentou resultados substancialmente melhores que as estimativas dos analistas e com indicadores operacionais prometedores o mercado resolve mandar a cotação ao tapete....

Eu continuo a achar que isto não passam de movimentos especulativos de curto prazo que depois acabam por ser aproveitados por investidores de peso para entrar na cotada.

Vamos observando.

Os resultados não foram maus, o que está em causa não são os resultados. A diluição de valor no caso de um eventual aumento de capital do bcp atira com a cotação para baixo, como é natural.

imaginemos que o bcp para devolver os cocos necessita de 500 milhões de euros adicionais de capital. quantas acções mais serão emitidas?

o BES acompanha o BCP na queda. porque será?

por Storgoff » 9/5/2014 15:24

De facto isto hoje está um pouco agreste.
Algum pânico? Talvez.

Vamos observando.

por fff » 9/5/2014 15:15

Há dias saiu no Jornal de Negocios a indicação das acções do PSi mais detidas pelos fundos nacionais.

O BCP era a acção mais detida pelos fundos nacionais.

Assim será de esperar que em alturas de pressão vendedora, seja onde os volumes surgem com maior dimensão na venda.

Acções que mais pesam nos fundos nacionais :

1 - BCP
2 - SONAE
3 - GALP

Registado: 29/11/2007 3:19

por Negociarembolsa » 9/5/2014 15:04

Amigos

O BCP acionou claramente o modo pânico, o que significa que há gente a sair e a atropelar tudo à sua passagem.

Os motivos da debandada são neste momento tão importantes quanto é importante para o forcado estudar por que motivo o touro investe contra ele.

O que verdadeiramente interessa é saber como vamos reagir no meio da tourada: se temos, vendemos e fugimos aos gritos?; se não temos vamos a elas de caras? Ficamos quietos a assistir de longe?

Essa é uma decisão de cada um e é a chave para se tentar ganhar na Bolsa.
negociarembolsa.blogspot.pt/
facebook.com/negociarembolsa2

Registado: 28/4/2014 22:31

por fff » 9/5/2014 14:52

Pessoalmente , eu se conseguisse prever quando os activos invertiam , nesta altura era já um homem riquissimo e a relaxar numa praia das caraibas .

Limito-me a seguir a tendencia estabelecida e ganhar o maximo que o swing trade proporcionar.

Registado: 29/11/2007 3:19

por Sr_SNiper » 9/5/2014 14:45

10000 Escreveu:Alguem tem alguma previsão de quando isto poderá começar a inverter outra vez para norte?

LOL
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por AntónioManuel » 9/5/2014 14:31

Boa Tarde

Alguém me pode explicar por favor como se vai buscar uma mensagem anterior neste tópico com o gráfico incluído?

Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por F.Ferreira1 » 9/5/2014 14:24

Jorge Fr. Escreveu:Tenho posição no BCP, vou aguentar até segunda, se passar o suporte 15/04... byebye

Eu penso que existe uma forte probabilidade do BCP ir perto dos 0,20€. Poderá até ir um pouco mais a baixo.
Pode é acontecer de ir ao teu stop e logo de seguida começar de novo o caminho ascendente.

A zona entre os 0,19 e 0,20 é muito importante. Ou resiste e volta ao seu rumo ascentente, ou quebra e o bull Market no BCP fica ameaçado.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por AntónioManuel » 9/5/2014 14:20

AntónioManuel Escreveu:Grafico semanal
Aquele suporte está mesmo ali; e a MM50 logo a seguir.
Vamos ver até onde vai!

Cumprimentos
António Manuel
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por Jorge Fr. » 9/5/2014 14:17

Tenho posição no BCP, vou aguentar até segunda, se passar o suporte 15/04... byebye

Registado: 7/5/2014 13:33

por 10000 » 9/5/2014 14:10

Alguem tem alguma previsão de quando isto poderá começar a inverter outra vez para norte?

Registado: 30/9/2012 20:32

por Sr_SNiper » 9/5/2014 13:38

Sr_SNiper Escreveu:
epinay Escreveu:Uma eventual subida de rating de Portugal amanha, não virá dar um empurraozinho?

Neste mundo cruel, a esperança é inimigo do trader ...

E pode levar a resultados desastrosos, há muito que eliminei a esperança no modo de negociar
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por O Alquimista » 9/5/2014 12:12

Está na hora de actualizar o meu gráfico do bcp 30 m.

Nada melhor do que abandonar historietas e desenhos passados e aproximar-me do preço. O que se vê? Montanhas que não param de se formar: ora subimos por um lado, ora descemos pelo outro...
Não sei bem porquê, mas adoro estes forks apertadinhos e bem inclinados - matéria para meu estudo durante o fim de semana.
Anexos
bcp.jpg
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista

Registado: 12/3/2014 0:58

por VHVR » 8/5/2014 23:30

.
Editado pela última vez por VHVR em 3/7/2014 22:15, num total de 1 vez.

por Artista Romeno » 8/5/2014 23:05

euro-born Escreveu:
VHVR Escreveu:Olhar para a Banca, sem ser pelos gráficos, de uma forma simples:

Para a actual cotação de BCP, BES e BPI, os resultados anuais que teriam de ter para diferentes valores do PER:

PER = 10
BCP -- 421M
BES -- 517M
BPI -- 251M

PER = 20
BCP -- 211M
BES -- 259M
BPI -- 126M

PER = 30
BCP -- 140M
BES -- 172M
BPI -- 84M

Como referência, segundo o site da MorningStar:
PER do Wells Fargo (A Berkshire Hathaway é a maior acionista) = 12,7;
PER médio da Indústria Bancária = 15,7.

Para baixar o PER, ou sobe o lucro, ou desce o preço…

Tenho o desejo que as cotações subam, mas não estarão já um pouco "esticadas"?

Tendo em conta o previsto no plano de reestruturação e divulgado de forma muito discreta o BCP espera ter cerca de 2B€ de resultados até 2017, inclusivé.
O que dá, de forma linear, cerca de 500M€ ano.
Logo a um per de 10 a 15, temos uma cotação equivalente a cerca de 0.25 a 0.375 para finais de 2014 (máximo 2015).
Dito isto e sem arriscar muito, as minhas expetativas são:
25 centimos em 2014.
30/35 centimos em 2015.
40 centimos em 2016.
45/50 cêntimos em 2017.

Dado que o mercado antecipa isto, logo, terá de transacionar a um per mais elevado agora, pelo que um PER de 20/30 em 2014/2015 não será nada de muito extraordinário.

Para 2014 estimo um resultado positivo entre 100M€ e 300M€
2015 250M€ a 600M€
2016 450M€ a 750€
2017 600M€ a 950M€

estimativas optimistas demais, se gostei dos indicadores operacionais que vi na altura nas noticias nii custos comissões etc...estive agora a analisar mais friamente as coisas, além do que vem nas noticias... e que muitas x explica as coisas.... e no trimestre os emprestimos overdue aumentaram em portugal a 31 de março de 2014 face a 31 dez 2013 90m ou 60m em overdue mais 90 dias, ou 185 em termos de entradas liquidas de recuperações em portugal em termos do grupo segundo o ppt( dados para todos os gostos e feitios), daí que agora perceba algum resfriar na bolsa....mas vamos ver por enquanto nao considero 90 m ou memso 185m muito, os 2q anteriores tinham sido bem melhores, com ligeira redução, a minha perspetiva de investimento mantem-se com objetivo a andar pelos 25 centimos... mas atenção serão precisos mais drivers imp diferidos... um q2 melhor..e esse valor não vai ser para já...parece me que terá que ser feito algum esforço de provisionamento ainda em 2014... e dito isto se no longo prazo acredito no banco não esperava este solavanco no credito mal parado que parecia estar a abrandar... adicionalmente noto que nesta fase do campeonato o racio de cobertura de 47% ainda me parece fraco existem loans overdue a mais de 90 dias 3900m para provisionamento de 2900m em pt ( o racio de cobertura até caiu um 1pp )dito isto e mesmo com alguma recuperação a medida que a economia recupere o bcp parece me que tocou no maximo no cp há coisas que não vem nas noticias e que dizem mt sobre o que ocorre na bolsa...e se com o que li nas noticias estava certo dos 25 centimos para depois do aqr agora já nao tanto mantenho o target mais pa frente... mas se por acaso passar pra baixo dos 19,5 cent tou out...e ja fiz no caso um bom lucro, que poucas x se faz na bolsa em tão curtos meses. O cancro do bcp foi a politica de credito displicente no passado, parecia ja ter terminado a sua vigencia... voltou ligeiramente... será isso capaz de assustar o mercado? eu nao consigo dizer k esta tendencia se vá manter, por isso permaneço longo... Mas...se o mercado disser cai realizo mais valia e adio adios
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Goya777, PMP69 e 218 visitantes