Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por investpouco » 6/5/2014 13:01

temos as próximas alavancas:
avaliacao do rating de Portugal.
impostos convertidos em créditos.
pagamento de alguns cocos.
lucros no 2º semestre.
e outros tais como economia portuguesa e subidas de rating do próprio bcp.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por investpouco » 6/5/2014 12:58

Negociarembolsa Escreveu:Tal como previsto, o BCP abriu em alta a refletir os bons resultados apresentados ontem.

Entretanto, porém, tem vindo a esmorecer e a colocar dúvidas a muitos investidores acerca da sustentabilidade da subida.

É óbvio que os resultados foram bons (ainda que uma leitura mais fina possa por a nu uma ou outra insuficiência, que os analistas se encarregarão de apontar), e há uma clara melhoria em relação aos trimestres anteriores que parece apontar para um regresso da banca aos lucros e aos dividendos a médio prazo.

Mas essa melhoria já tinha sido antecipada pelos mercados ao longo dos últimos meses, e teve por consequência a subida da cotação da ação para o triplo em menos de um ano, tal como muitos, entre os quais este que estais a ler, apontaram em posts que se seguiram à publicação dos números.

Neste momento o que interessa, portanto, é novamente o futuro. Será que os resultados vão continuar a melhorar de forma consistente ou haverá novas nuvens no horizonte. Hoje, por exemplo, saíram os números das vendas a retalho na UE e foi em Portugal que elas mais caíram (estará a recuperação económica a arrefecer?). Por outro lado, o BCP beneficiou de fortes ganhos com a dívida pública portuguesa, mas esses ganhos, como um colega lembrou mais acima, não se vão repetir no futuro! E assim por diante!

A velha máxima bolsista que explica o comportamento de um título que reage de forma surpreendentemente frouxa quando as notícias são boas nunca falha: buy the rumor, sell the news (compra o rumor, vende a notícia). No fundo, quando a boa notícia sai, deixa de haver expetativa de sair a boa notícia, e aqueles que compram com base na expetativa deixam de ter motivo para continua investidos e vendem!

A lição a tirar é antiquíssima e mantém como se fosse uma lei da Física: se estiverem à espera de boas notícias para entrar na Bolsa, é bastante provável que venham a ficar desiludidos, a não ser que comprem o rumor!

Resta-nos a análise técnica que pode dar alguma luz para o futuro (sobre esse assunto, recomendo que vejam meia dúzia de posts acima).

Caro parceiro da Bolsa, ainda haverá muitas alavancas para o BCP, e isto não fica por aqui, temos um longo caminho ascendente a percorrer, e tal como o Ulisses disse sobre a influencia das yields sobre o Psi, então digamos que a correção feita até aqui (subida do psi), não foi mais do que corrigir a queda que levou o psi quando as nossas yields iam caindo, foi pelo menos isso que tirei do post do Ulisses.
portanto é como se agora estivéssemos no ponto 0 (antes provavelmente da crise), em termos de influencia das yields sob o psi.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 6/5/2014 12:52

Ulisses Pereira Escreveu:Tal como tenho referido nos últimos artigos, a correlação entre os juros da dívida pública portuguesa e o PSI chegou ao final. Durante muito tempo, a correlação era fortíssima e eu brincava com o assunto dizendo que, em vez de se analisar o gráfico do PSI, analisava o gráfico dos juros da dívida para perceber o caminho da Bolsa portuguesa. Actualmente, a níveis historicamente baixos, as variações das yields da dívida pública deixaram de ter efeito significativo na Bolsa portuguesa.

Abraço,
Ulisses

obrigado pelo post Ulisses
cumptos, Investpouco.

por Negociarembolsa » 6/5/2014 12:15

Tal como previsto, o BCP abriu em alta a refletir os bons resultados apresentados ontem.

Entretanto, porém, tem vindo a esmorecer e a colocar dúvidas a muitos investidores acerca da sustentabilidade da subida.

É óbvio que os resultados foram bons (ainda que uma leitura mais fina possa por a nu uma ou outra insuficiência, que os analistas se encarregarão de apontar), e há uma clara melhoria em relação aos trimestres anteriores que parece apontar para um regresso da banca aos lucros e aos dividendos a médio prazo.

Mas essa melhoria já tinha sido antecipada pelos mercados ao longo dos últimos meses, e teve por consequência a subida da cotação da ação para o triplo em menos de um ano, tal como muitos, entre os quais este que estais a ler, apontaram em posts que se seguiram à publicação dos números.

Neste momento o que interessa, portanto, é novamente o futuro. Será que os resultados vão continuar a melhorar de forma consistente ou haverá novas nuvens no horizonte. Hoje, por exemplo, saíram os números das vendas a retalho na UE e foi em Portugal que elas mais caíram (estará a recuperação económica a arrefecer?). Por outro lado, o BCP beneficiou de fortes ganhos com a dívida pública portuguesa, mas esses ganhos, como um colega lembrou mais acima, não se vão repetir no futuro! E assim por diante!

A velha máxima bolsista que explica o comportamento de um título que reage de forma surpreendentemente frouxa quando as notícias são boas nunca falha: buy the rumor, sell the news (compra o rumor, vende a notícia). No fundo, quando a boa notícia sai, deixa de haver expetativa de sair a boa notícia, e aqueles que compram com base na expetativa deixam de ter motivo para continua investidos e vendem!

A lição a tirar é antiquíssima e mantém como se fosse uma lei da Física: se estiverem à espera de boas notícias para entrar na Bolsa, é bastante provável que venham a ficar desiludidos, a não ser que comprem o rumor!

Resta-nos a análise técnica que pode dar alguma luz para o futuro (sobre esse assunto, recomendo que vejam meia dúzia de posts acima).
negociarembolsa.blogspot.pt/
facebook.com/negociarembolsa2

Registado: 28/4/2014 22:31

por Ulisses Pereira » 6/5/2014 12:07

Tal como tenho referido nos últimos artigos, a correlação entre os juros da dívida pública portuguesa e o PSI chegou ao final. Durante muito tempo, a correlação era fortíssima e eu brincava com o assunto dizendo que, em vez de se analisar o gráfico do PSI, analisava o gráfico dos juros da dívida para perceber o caminho da Bolsa portuguesa. Actualmente, a níveis historicamente baixos, as variações das yields da dívida pública deixaram de ter efeito significativo na Bolsa portuguesa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Limonov » 6/5/2014 11:37

Olá Investpouco,

Sim é nesse sentido, mas tenho de reconhecer que a V. estratégia, aplicada no BCP tem sido mais rentável, embora o acréscimo de risco também seja superior.

Deixei de o fazer porque levei muito no lombo e, agora sou um pouco menos guloso, só entro, seja onde for, com dois fechos acima de resistências importantes.

No BPI foi a última vez que meti a pata na poça, armei-me em esperto e não esperei pela consolidação acima de 2 euros, o resultado foi o chamado "berro na cara", para recuperar tive de entrar curto, mas cheio de medo, pois estava a ir contra a tendência primária.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por investpouco » 6/5/2014 11:26

Limonov Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros amigos,

Vamos lá a ver o que temos:
1- Resultados muito acima do esperado no BCP
2- Frase mágica "devolução antecipada de 400Mio€ da ajuda estatal"
3- Provável revisão do rating da republica na 6ª feira
4- Possivel 2º Trimestre já perto dos lucros
5- Técnicamente o BCP aguentou a LTAscendente até agora (ao contrário do BES)
6- Macd e stocástico não estão sintonizados pelo que desconsidero um sinal compra mas também não estão em venda o que é bom neste caso.
7- Tem sido sistemáticamente repelido, nos últimos dias, com força na EMA 20
8- Volume razoável nas subidas

É quase óbvio que amanhã vai subir ai uns 5% no minimo. Às vezes estamos cheios de certezas quando não há nada e depois negamos as mais claras evidências quando as temos à frente. Ficaria muito surpreendido que não abrisse logo ai perto dos 0,23 e tentasse aproximar-se dos 0,24 (se não já amanhã então até final da semana). Acho que só um colapso da China ou uma guerra alteraria isto mas amanhã vamos ver se me enganei e cá estarei para perceber o que não vi. Do meu lado estou cheio de BCP e só tenho pena de uma entrada que fiz há uma semana ter sido stopada por meros 0,0020€. Mas se abrir frouxo aproveitarei para carregar mais.

Abraço a todos e bons negócios

Amigo AT2014,

Muito bem trabalhado, abriu perto de dos 0.23 e já os ultrapassou, foi certeiro.
Infelizmente não consigo negociar assim, a minha reentrada no BCP, será na quebra em alta dos anteriores máximos com volume, tal como foi anteriormente na quebra dos 0.20.

Abraço,

Limonov

Caro Limonov a tua estratégia será até boa, porque muitas vezes essas quebras de máximos transformam-se nos suportes seguintes, vê o caso dos 0,20 quando quebrou em força, tornou-se no suporte.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 6/5/2014 11:11

mínimos historicos desde 2006.... nas 7, 9 e 10 anos.
Anexos
yields06052014.jpg
yields06052014.jpg (67.98 KiB) Visualizado 6061 vezes
cumptos, Investpouco.

por Amaralis » 6/5/2014 11:09

10000 Escreveu:Parece que vem por ai abaixo de novo ou será apenas uma pequena correção?

Caro 10000, parece-me que o GAP de hoje vai ser fechado, possivelmente hoje...só assim considero uma subida sustentada!!!e pronta para ultrapassar novos máximos...

Aguardemos serenamente.

Cumprim.

Registado: 22/4/2014 15:24

por 10000 » 6/5/2014 10:20

Parece que vem por ai abaixo de novo ou será apenas uma pequena correção?

Registado: 30/9/2012 20:32

por jccgold » 6/5/2014 10:06

A valorizacao dos titulos de divida portuguesa é situacao que nao se vai repetir nos proximos trimestres nao me parece por esse lado que seja uma descida de prejuizos sustentável

Registado: 11/11/2011 3:58

por investpouco » 6/5/2014 9:53

AT2014 Escreveu:
Solo_Minsk Escreveu:uma questão de ignorante:

Hoje fechou a 0,2214. Se colocar agora na plataforma do banco uma compra ao melhor, conseguiria ao abrir a negociação amanhã comprar a um preço parecido (no caso de subir) ou arriscar-me-ia a um Gap enorme ascendente e ter de comprar a preço bem acima? Só para entender a mecânica da coisa...

Amigo Solo Minsk,

Como já vários disseram, as ordens ao melhor na abertura são lotaria pois existe uma hora de pré-abertura (07:00-08:00) em que não se conhecem as cotações existentes (pelo menos não estão acessiveis nas plataformas "comuns") e logo arrisca-se a comprar muito alto.

Abraço e bons negócios

Concordp com o AT2014 e podia ser melhor com um preço limite, assim se houvesse gap enorme não correrias o risco na entrada.
cumptos, Investpouco.

por Limonov » 6/5/2014 9:24

6- Macd e stocástico não estão sintonizados pelo que desconsidero um sinal compra mas também não estão em venda o que é bom neste caso.

É quase óbvio que amanhã vai subir ai uns 5% no minimo. Às vezes estamos cheios de certezas quando não há nada e depois negamos as mais claras evidências quando as temos à frente. Ficaria muito surpreendido que não abrisse logo ai perto dos 0,23 e tentasse aproximar-se dos 0,24 (se não já amanhã então até final da semana). Acho que só um colapso da China ou uma guerra alteraria isto mas amanhã vamos ver se me enganei e cá estarei para perceber o que não vi. Do meu lado estou cheio de BCP e só tenho pena de uma entrada que fiz há uma semana ter sido stopada por meros 0,0020€. Mas se abrir frouxo aproveitarei para carregar mais.

Amigo AT2014,

Muito bem trabalhado, abriu perto de dos 0.23 e já os ultrapassou, foi certeiro.
Infelizmente não consigo negociar assim, a minha reentrada no BCP, será na quebra em alta dos anteriores máximos com volume, tal como foi anteriormente na quebra dos 0.20.

Abraço,

Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por katolo » 6/5/2014 7:52

Bom dia malta,

Falta pouco para começarem as hostilidades nos mercados :mrgreen:

Além de estar um dia bonito, estou confiante que os resultados terão um impacto positivo nesta cotada :pray:

Time to work! Até logo 8-)

Registado: 20/2/2014 22:01

por Storgoff » 6/5/2014 2:48

AT2014 Escreveu:

Hoje fechou a 0,2214. Se colocar agora na plataforma do banco uma compra ao melhor, conseguiria ao abrir a negociação amanhã comprar a um preço parecido (no caso de subir) ou arriscar-me-ia a um Gap enorme ascendente e ter de comprar a preço bem acima? Só para entender a mecânica da coisa...

Amigo Solo Minsk,

Como já vários disseram, as ordens ao melhor na abertura são lotaria pois existe uma hora de pré-abertura (07:00-08:00) em que não se conhecem as cotações existentes (pelo menos não estão acessiveis nas plataformas "comuns") e logo arrisca-se a comprar muito alto.

Abraço e bons negócios

Uma ordem ao melhor deixada de um dia para o outro é uma forma de garantir que vai comprar ao preço de abertura do mercado.
Preço este que é único para todos os que participem no leilão de abertura.
Não ha uma pre abertura onde uns são servidos a um preço e outros a outro.

O risco dessa ordem é como sempre não sabermos a que preço o mercado vai abrir.

Se houver um grande volume de compras ao melhor no leilão isso vai naturalmente forçar uma abertura com um gap consideravel em alta correndo se o risco de haver logo a seguir uma correcção.

Registado: 21/5/2009 18:43

por Artista Romeno » 6/5/2014 1:18

gostaria de ter visto o excel para responder com certeza a isto, mas parece me k a kualidade balanco melhorou... Mas tb houve um ganho extraordinario com divida publica... A minha previsao para o q2 anda nos 30m a 60m em base recorrente, na qual foi 100m este. No h2 com menos custos ainda com pessoal e ja sem 400m de cocos, num contexto de queda do custo do risco é o remate po break even, t2 acho cedo. Qt ao cocos acho k os investidores atentos ja esperavam, a folga estava la
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por Artista Romeno » 6/5/2014 1:15

gostaria de ter visto o excel para responder com certeza a isto, mas parece me k a kualidade balanco melhorou... Mas tb houve um ganho extraordinario com divida publica... A minha previsao para o q2 anda nos 30m a 60m em base recorrente, na qual foi 100m este. No h2 com menos custos ainda com pessoal e ja sem 400m de cocos, num contexto de queda do custo do risco é o remate po break even, t2 acho cedo. Qt ao cocos acho k os investidores atentos ja esperavam, a folga estava la
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por AT2014 » 6/5/2014 1:07

Amigo Solo Minsk,

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 6/5/2014 1:02

Caros amigos,

Registado: 4/2/2014 2:39

por Massao1 » 5/5/2014 22:59

Massao1 Escreveu:
euroborn Escreveu:Para o BCP estimo 0.25 a 0.3 centimos no máximo a dois anos de hoje.

Se o BCP apresentar prejuízos de cerca de 50M€ a 100M€ na segunda feira, já vamos ter impulsos positivos, dado que no total do ano (pressupondo comportamento linear), o prejuízo máximo será de 200M€ a 400M€ (o que representa uma quebra significativa face a 2013).

Caso os resultados sejam ainda melhores que isto, então os 0.25 a 0.30 ainda serão atingidos em 2014.

Comments?

Os gastos com o pessoal diminuíram e as indemnizações com pessoal ocorreu em 2013. Tudo leva a crer que no 1º trimestre de 2014 expurgando estes gastos em 2013 o resultado aponta para prejuízos mínimos.

Atenção. Estes resultados já eram esperados.

Ordem ao melhor tem um risco muito elevado de perdas. Contudo espero que não já que nos últimos doas reforcei ma minha posição no BCP

Registado: 5/10/2009 12:35

por Negociarembolsa » 5/5/2014 22:54

E fez bem, porque dar ordens ao melhor (comprar) numa abertura de mercado, especialmente em dias como este ou no dia a seguir ao "irrevogável" (vender), aproximam-se muito com uma ida ao Casino. Contraproducente, sem duvida.

por F.Ferreira1 » 5/5/2014 22:48

Negociarembolsa Escreveu:Caro F.Ferreira1

Concordo em absoluto com o que o meu amigo disse.

Eu é que tentei por um bocado de flores na explicação que dei.

Quanto à questão da ordem à melhor oferta poder atirar à cotação para os 0,25, é possível, embora se houver possibilidade de uma abertura com um gap demasiado alto, por falta de vendedores, haja um mecanismo automático de consolidação de ofertas que retarda a abertura à espera de haver quem ache o preço oferecido suficientemente apelativo para vender!

Correcto, acho eu :)

Só não queria que o nosso amigo pudesse entender mal, porque é realmente importante.
Dar uma ordem ao melhor pode ser perigoso, principalmente logo na abertura do mercado.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por Negociarembolsa » 5/5/2014 22:40

Caro F.Ferreira1

Concordo em absoluto com o que o meu amigo disse.

Eu é que tentei por um bocado de flores na explicação que dei.

Quanto à questão da ordem à melhor oferta poder atirar à cotação para os 0,25, é possível, embora se houver possibilidade de uma abertura com um gap demasiado alto, por falta de vendedores, haja um mecanismo automático de consolidação de ofertas que retarda a abertura à espera de haver quem ache o preço oferecido suficientemente apelativo para vender!

por F.Ferreira1 » 5/5/2014 22:32

Negociarembolsa Escreveu:Caro Solo_Minsk

Essa é de algibeira. A bolsa não fecha. As cotações estão congeladas ao valor de fecho de hoje até antes da abertura, mas o mundo continua a rodar e tudo o que aconteça até lá influencia o preço a que, amanhã às oito da manhã, as cotações são descongeladas.

Não sei se o ar literário da explicação ajudou ou foi prejudicial, mas fiz o melhor que pude.

Resumindo, amanhã vai abrir ao preço que a lei da oferta e da procura ditar. Como sempre!

Caro Negociarembolsa,

não concordo. A bolsa fecha. E ordens (penso que queria dizer ordens em vez de cotações??) não estão congeladas. Uma ordem que foi dada hoje, pode ter expirado e amanhã já não existir, ou a pessoa pode cancelar a ordem. Por isso amanhã é outro dia. E a abertura, como bem disse é ditada pela lei da oferta/procura.

Cumprimentos,
Fernando Ferreira

Registado: 29/11/2007 3:11

por Solo_Minsk » 5/5/2014 22:31

Negociarembolsa Escreveu:Caro Solo_Minsk

Essa é de algibeira. A bolsa não fecha. As cotações estão congeladas ao valor de fecho de hoje até antes da abertura, mas o mundo continua a rodar e tudo o que aconteça até lá influencia o preço a que, amanhã às oito da manhã, as cotações são descongeladas.

Não sei se o ar literário da explicação ajudou ou foi prejudicial, mas fiz o melhor que pude.

Resumindo, amanhã vai abrir ao preço que a lei da oferta e da procura ditar. Como sempre!

Sem dúvida!

A minha dúvida prendia-se mais em que seria possível ordens de venda passarem p.e. dos 0,2214 tal como fechou para p.e (e passo o exagero) 0,25 ou algo assim...

Registado: 5/5/2014 20:33

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bigest, Bing [Bot], PAULOJOAO e 106 visitantes