Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por rsacramento » 18/4/2014 18:33

Diacono Escreveu:estar dentro não me ajuda na análise. A visão fica deturpada e faz-me ver aquilo que quero e não o que lá possa estar

mais uma vez, e contra a opinião de alguns ilustres, recomendo vivamente a leitura do livro do M Douglas, Trading in the zone (já existe a versão portuguesa, mas não sei qual é o título)

Diacono Escreveu:Acredito que na segunda feira abra em alta.
Só vejo um pequeno suporte nos 1,27 e espero que não chegue lá.

acredito, espero, são tudo desejos que em bolsa não deveriam ter cabimento, desculpa lá a minha opinião

quando se parte para um qualquer negócio em bolsa, há que ter presentes aquilo que o Elder carimbou como os 3Ms:
mind, ou seja, disciplina (ler o livro do Douglas)
method, ou seja ter um plano cabal de negociação (já volto aqui mais à frente)
money management, sem o qual arrisca-te a rapidamente falires

quanto ao método, vou repetir aquilo que já foi dito aqui no fórum vezes sem conta:
antes de comprar, é necessário ter um plano detalhado que te diga (para além de quanto da tua carteira estás disposto a por em risco, ou seja ter presente o money management) a quanto entras, quando entras, com quanto; depois as saídas: sais, se a perder quando? e se a ganhar, quando?

pensas reforçar, se a ganhar? quando? com quanto?
pensas vender parte, se a perder um tanto? quanto?

tudo isto porquê? justamente pela perda de objectividade decorrente de estarmos envolvidos num negócio - de fora é sempre mais fácil; assim, antes de entrarmos, pensamos em todas as possibilidades, planeamos toas as respostas às possíveis situações, e a coisa torna-se muito, mas muito mais fácil; resta por fim ter a disciplina de levar a cabo o previamente planeado, sem hesitações!

deixo um gráfico:
Anexos
sonae.png

Registado: 29/11/2007 12:50

por boris_6 » 17/4/2014 20:43

Podem explicar o que aconteceu por volta do almoço que desatou a subir após a manhã toda a marinar na casa dos 1,32.
Estive em venda a 1,326 e de repente escalou acima dos 1,34 35. Não vi noticias o SP não abriu a escalar, subiu mais que a banca. ??
Continua em valorização e esta dentro dos parametros de AT masi comuns. Estou longo numa parte da carteira e vou tendo alguns upsides. Como se diz "follow the Trend".

Registado: 29/11/2007 2:37

por Celsius-reloaded » 15/4/2014 22:21

Parece-me este momento um teste enorme à linha de suporte.

Quen quiser colocar um g.a. tipo os do Ulisses está à vontade.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Diacono » 11/4/2014 16:02

estar dentro não me ajuda na análise. A visão fica deturpada e faz-me ver aquilo que quero e não o que lá possa estar
Esteve perto de tocar na EMA 50 e está a reagir positivamente. Acredito que na segunda feira abra em alta.
Só vejo um pequeno suporte nos 1,27 e espero que não chegue lá.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Gonee111 » 11/4/2014 14:23

Penso que os 1.30 darão luta e depois os 1.28 também e se ambos não aguentarem os 1.25 está tão perto que já não merece a pena sair e depois pode nem parar aí que esse valor vale tanto ou menos que os outros.

Agora já não penso sair, é das poucas posições no PSI20 que não liquidei e nem sequer tenho um stop mental. Talvez os 1,28. Tenho dúvidas, para mim o importante era os 1,34. Como não fui a tempo de sair na quebra desse suporte tenho andando com elas a ver um outro ponto.
Isto para curto prazo, quem está mais longo prazo antes dos 1,15 nem olhava para elas.

Registado: 4/2/2014 15:24

por dfcf » 11/4/2014 13:53

Ola a todos. Com a quebra dos 1.32 parece poder vir testar os 1.25, depois do dia de ontem pensei que ia aguentar mas o dia de hoje esta a dizer o contrario. O que acham?

Registado: 13/7/2011 18:19

por Limonov » 10/4/2014 17:26

Boa tarde a todos,

Qual a melhor forma de traçar linhas de tendência? em escala linear ou logarítmica?

Grato pela atenção, abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por e-finance » 9/4/2014 23:49

joao4702 Escreveu:
e-finance Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Num gráfico de linhas com valores de fecho da Sonae Sgps, assente numa escala logarítmica surgem três apoios ancorando um LTA com 9 meses: 3 de Julho, 13 de Dezembro e 30 de Dezembro. A quebra destes dois último dias levou a cotação a um eventual (e desejável) quarto ponto de apoio.
Outro dado curioso: esta nem foi a maior quebra da Sonae até junto desta LTA. As quebras de princípio de Janeiro e de meados de Fevereiro foram bem maiores.

Um abraço,
Raposo Tavares

O meu gráfico está assim...

Cumps

E-finance,

Não é que não possamos traçar linhas com declive elevado, pois depende de estratégia de cada um, mas a tua linha parece-me exagerada.

Para mim é uma correção tecnica com alguma expressão, que se torna pior com reforços graduais e parciais da carteira.

Há que estar atento, mas como toda a gente estava a anunciar a correção é provavel que seja limitada :-$

Ab.

Vamos acompanhando, também não é por 2 ou 3% de diferença nas LTAs que alguém vai ficar pobre ou rico, é só uma variável a ter em conta. Existe sempre subjetividade.
Queria só acrescentar que desde o fim de janeiro os picos de volume nas quedas, são sempre superiores aos picos de volume nas subidas.

Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por joao4702 » 9/4/2014 23:17

e-finance Escreveu:
Raposo Tavares Escreveu:Num gráfico de linhas com valores de fecho da Sonae Sgps, assente numa escala logarítmica surgem três apoios ancorando um LTA com 9 meses: 3 de Julho, 13 de Dezembro e 30 de Dezembro. A quebra destes dois último dias levou a cotação a um eventual (e desejável) quarto ponto de apoio.
Outro dado curioso: esta nem foi a maior quebra da Sonae até junto desta LTA. As quebras de princípio de Janeiro e de meados de Fevereiro foram bem maiores.

Um abraço,
Raposo Tavares

Cumps

E-finance,

Não é que não possamos traçar linhas com declive elevado, pois depende de estratégia de cada um, mas a tua linha parece-me exagerada.

Para mim é uma correção tecnica com alguma expressão, que se torna pior com reforços graduais e parciais da carteira.

Há que estar atento, mas como toda a gente estava a anunciar a correção é provavel que seja limitada :-$

Ab.

Registado: 21/9/2006 10:04

por RaposoTavares » 9/4/2014 22:54

Pois é caro e-finance. O meu gráfico não é assim, é de linhas.
Não tendo como base uma perna de uma vela dos recuados dias de Julho, a minha LTA tem uma inclinação menos orientada para o setentrião. Por isso a cotação hoje -só hoje!- não furou a linha de tendência com a mesma intensidade que no teu.
Mas sim, é verdade, também no meu gráfico houve penetração.
Vamos ver se a pílula do dia seguinte resolve o problema amanhã.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por e-finance » 9/4/2014 22:42

Um abraço,
Raposo Tavares

Cumps
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (42.38 KiB) Visualizado 10049 vezes
Turney Duff

por António Pedro » 9/4/2014 21:43

interessante...
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (39.59 KiB) Visualizado 10118 vezes

Registado: 29/11/2007 2:01

por Hugo_Pires » 9/4/2014 13:45

Diacono Escreveu:vamos ver se no final do dia de hoje essa LTA ainda a vai manter segura.
Está com pouca força hoje.

Sem dúvida, é mesmo de aguardar para ver se a LT vai segurar a cotação!! A minha preocupação, foi mesmo o volume excessivo ontem e hoje com pouco força num dia em que o psi 20 negoceia em terreno bem positivo!!
O volume é um excelente indicador! Ontem com aquele volume quase que arrisco a dizer, que teremos mais quedas nos próximos dias mas, mantém o aspecto bull no médio prazo, por isso, mesmo umas correcções pode-lhe fazer bem, para futuras subidas! a resistência situa-se nos 1.75..Acredito que não tenha sido atacada ainda, porque muita gente quer fazer mais valias e isso claro está-se a reflectir na queda da cotação!! Assim que essas mais valias forem realizadas e o valor de 1.42 ultrapassado ( máximo anterior), teremos certamente forte subida e quem sabe, até perto da resistência!! è aguardar e quem está longo ( como eu:-) ), penso que ainda não tem muito a temer!! As subidas nas ultimas semanas foram muito boas, logo umas correcções e tomadas de mais valias, é sempre bom para a consolidação da acção e para a formação de novos suportes ( que neste momento está a cerca de 1.32, com a LT).
Abraço e boas apostas!!

Registado: 12/10/2013 16:23

por 1_Mac_3 » 9/4/2014 12:45

Outra visão deste papel... :roll:
Ainda sem a vela de hoje e falta mais um toque na linha.

Abraços
Anexos
SONAE.png
SONAE.png (67.41 KiB) Visualizado 10506 vezes

Registado: 28/7/2009 14:54

por Gonee111 » 9/4/2014 12:42

Eu entrei longo pela manhã a pensar que o índice verdinho iria puxar por ela, mas com o desempenho até agora, só vem confirmar que talvez o movimento de ontem com volume têm que ser respeitado.

Stop loss por volta de 1,32, veremos, parece que quer ir lá tocar e seria um trade desastroso, esperava um ressalto na LTA mesmo que de curto prazo e ainda não aconteceu.

Registado: 4/2/2014 15:24

por Diacono » 9/4/2014 12:33

vamos ver se no final do dia de hoje essa LTA ainda a vai manter segura.
Está com pouca força hoje.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por Celsius-reloaded » 9/4/2014 12:31

Lta a resisitir às quedas e linha de suporte tb. Para mim está óptima. Pena o volume mto elevado, possivelmente explicável pela tentação de salvaguardar fortes mais-valias.
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por Hugo_Pires » 9/4/2014 12:11

Aqui está o gráfico atualizado
Anexos
SONAE.png

Registado: 12/10/2013 16:23

por RaposoTavares » 9/4/2014 1:45

Num gráfico de linhas com valores de fecho da Sonae Sgps, assente numa escala logarítmica surgem três apoios ancorando um LTA com 9 meses: 3 de Julho, 13 de Dezembro e 30 de Dezembro. A quebra destes dois último dias levou a cotação a um eventual (e desejável) quarto ponto de apoio.

Um abraço,
Raposo Tavares

por e-finance » 9/4/2014 1:31

Usando escala logarítmica parece-me que furou a LTA. Vamos ver como correm os próximos dias, neste momento prefiro não tentar adivinhar o fundo.

A minha comparação entre a Altri e a Sonae apenas se relaciona em termos técnicos, foram das primeiras a arrancar e das que mais subiram. Desde que foi cotada a Altri teve um comportamento parecido com a Sonae subidas fulgurantes em bull e quedas a condizer em bear.

Cumps.
Turney Duff

por mpfreitas » 9/4/2014 0:58

Raposo Tavares Escreveu:
e-finance Escreveu:A Sonae parece querer juntar-se à Altri, está com péssimo aspeto. Teve uma queda brutal com um volume que já não se via desde 2010. Parece-me preocupante, enquanto não der sinais de força com uma vela semelhante à de hoje e volume também a condizer é de ficar atento.

Efinance não posso juntar-me às tuas preocupações.
A Sonae não caiu abaixo dos 1,33€, segue a sua LTA há muitos meses e hoje ainda não a perfurou (nem perfurará amanhã).
O volume negociado foi o maior dos últimos meses, foi enorme e não me parece que esse seja um dado preocupante. Bem ao contrário...
Por outro lado, não me parece que uma vela muito bonita seja sinónimo de franca recuperação.
Quanto à comparação da Altri com a Sonae... A Altri tem já um free float reduzidíssimo e não me espantaria se a prazo (dois, três anos) saísse do Psi 20.
A Altri parece-me com uma postura empresarial pouco inovadora e avessa a novos desfios, enquanto a SONAE continua dinâmica e em franco crescimento em termos globais.

Calma nas hostes!

Um abraço,
Raposo Tavares

Estou totalmente de acordo.

E o ter aliviado na ultima hora dos mínimos (superior a 5% ) para 3,9 % ,foi possivelmente o bom indicador para amanhã (?).

A ver vamos...

Registado: 18/5/2007 22:03

por RaposoTavares » 9/4/2014 0:46

e-finance Escreveu:A Sonae parece querer juntar-se à Altri, está com péssimo aspeto. Teve uma queda brutal com um volume que já não se via desde 2010. Parece-me preocupante, enquanto não der sinais de força com uma vela semelhante à de hoje e volume também a condizer é de ficar atento.

Efinance não posso juntar-me às tuas preocupações.
A Sonae não caiu abaixo dos 1,33€, segue a sua LTA há muitos meses e hoje ainda não a perfurou (nem perfurará amanhã).
O volume negociado foi o maior dos últimos meses, foi enorme e não me parece que esse seja um dado preocupante. Bem ao contrário...
Por outro lado, não me parece que uma vela muito bonita seja sinónimo de franca recuperação.
Quanto à comparação da Altri com a Sonae... A Altri tem já um free float reduzidíssimo e não me espantaria se a prazo (dois, três anos) saísse do Psi 20.
A Altri parece-me com uma postura empresarial pouco inovadora e avessa a novos desfios, enquanto a SONAE continua dinâmica e em franco crescimento em termos globais.

Calma nas hostes!

Um abraço,
Raposo Tavares

por e-finance » 9/4/2014 0:00

A Sonae parece querer juntar-se à Altri, está com péssimo aspeto. Teve uma queda brutal com um volume que já não se via desde 2010. Parece-me preocupante, enquanto não der sinais de força com uma vela semelhante à de hoje e volume também a condizer é de ficar atento.
Turney Duff

por MAV8 » 8/4/2014 22:05

Reagiu após a quebra intra diária do primeiro suporte (1,34)...

...vamos ver como reagirá se os US continuarem a corrigir!!!
Anexos
SON - Diário.png

Registado: 10/11/2006 10:43

por Artista Romeno » 8/4/2014 16:41

Mr Mojo Risin Escreveu:2 boas notícias:

A Sonae e a EDP são as únicas empresas portuguesas a integrar a edição deste ano do ranking anual das empresas mais éticas do mundo, elaborado pelo Ethisphere Institute.

BPI sobe o preço-alvo para a Sonae, para 1,75 euros, com recomendação de “core buy”.

O BPI nunca ia dizer que a SONAE era core sell é o 2º maior acionista da empresa, com 8,9%! não estou com isto a dizer que seja uma empresa core sell, mas 1,75 seria uma subida de mais de 30% à cotação de hoje....parece me excessivo a sonae vai beneficiar à medida que a economia recupere, sim, mas a zon optimus ja subiu muito do que tinha a subir..... e a sonae ainda tem negocios fracos como o retalho não alimentar...... que irão melhorando claro... mas daí a afirmar que sonae em termos de ev /ebitda claramente » JM não faz sentido nenhum..... mesmo com as tendencias opostas das empresas...esta recomendação faz lembrar as do bes sobre a PT há 2 anos quando se estava mesmo a ver pelo free cash flow que nada daquilo ( dividend yield) era sustentavel.... não estou a dizer com isto que a sonae va cair pode ir até aos 1,50- 1,60 já mt optimisticamente... mas 1,75...... porque não entao logo 2....lol
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bpcolaco, dragom, Google [Bot], Goya777, joingue, m-m, malakas, peterteam2, Phil2014 e 104 visitantes