Winning the loser's game
Re: Winning the loser's game
LTCM Escreveu:Cem pt Escreveu:...
Consider this, gleaned from Mr. Buffett’s own data on the second page of the Berkshire annual report: From the beginning of 1965 through the end of 2013, he outperformed his own chosen benchmark — the S.&P. 500-stock index, including dividends — by 9.9 percentage points, annualized.
How rare is that? According to Mr. Mehta’s analysis, it puts Mr. Buffett in a vanishingly small class, comprising far less than 1 percent of the population of investors. This is the tiny group that is statistically likely to have been able to beat the stock market through that elusive alpha — skill of some sort, rather than just chance — over a period of 45 to 50 years.
The flip side of Mr. Mehta’s finding is also worth considering. A vast majority of individuals, including most people now working in finance, do not have alpha, Mr. Mehta says. It doesn’t matter whether they have studied finance or have prodigious math skills; the statistics show that they are unlikely to have the ability to beat the market.
That has a serious implication for individual investors, he says: True investing skill is so rare that the rest of us shouldn’t even try to emulate those who have it. In addition, he says, we probably shouldn’t bother trying to hire the few outperformers to invest our money. Why? Because we aren’t likely to be able to identify them. Their talents aren’t always on public display, and there may be only a few thousand of them in the entire United States.
...
http://www.nytimes.com/2014/04/06/busin ... .html?_r=1
Desconhecia esta conclusão: só cerca de 1% dos investidores consegue bater o índice em que se baseia a sua própria carteira? É incrível!
Que tal um desafio, para tentar obter um "Alpha" positivo a longo prazo, será que nenhum "caldeireiro" consegue bater, sem alavancagem, o seu benchmark de referência?
Pensava que bastava ficar de fora durante um bear market para muito facilmente bater o índice, sinceramente não sei onde está a dificuldade!![]()
![]()
Não me vou alongar em comentários, a minha perspectiva das coisas é excessivamente conhecida mas acrescento que, relativamente aos 1%, até me parece que o autor está a ser optimista.![]()
Ganhar ao benchmark de referência é coisa não extraordinariamente complicada. O que é preciso é escolher bem o benchmark que se quer bater e depois construir uma carteira algo diferente da constituição do benchmark.![]()
Se o amigo Cem puder aqui indicar quando termina e começa o Bull em cada uma das classes de activos aliviava, imenso, uma quantidade considerável de investidores. Não precisa de desvendar qualquer segredo do seu sistema, nem de estabelecer o dia ou a semana, basta que quando detectar a alteração de regimes, no mês seguinte, comunicar o facto à malta.
Amigo LTCM:
Pensava que o 1% que consegue bater o benchmark era e é um percentual muito pessimista. Sinceramente, assim a quente, estou em crer que mais de 10% dos traders batem confortavelmente o mercado, embora admita estar totalmente equivocado face à ignorância do tópico sobre análise de performances das carteiras em geral e particularmente dos fundos de investimento.
Eu não me considero, muito longe disso, qualquer iluminado a negociar mercados mas também não sou totalmente imodesto ao ponto de considerar que estou ao nível da média, provavelmente pelo facto de negociar em mercados há mais de 20 anos e de ter aprendido muito com os erros que cometi.
Diria que poderei estar nesse tal grupo dos 10% a 20% que conseguem bater de forma sistemática, nem sempre, claro, os índices de referência da carteira.
É óbvio que um bom “alpha” só conseguirá ser apurado, no mínimo, ao fim de uns 3 ou 5 anos.
Da minha parte terei todo o gosto em mostrar como se poderá atingir uma performance jeitosa através do sistema de trading que tenho divulgado aqui no site, espero eu que não me engane porque todos os testes apontam nesse sentido!
No meu caso tenho a esperança de bater confortavelmente o PSI-20 a médio/longo prazo com bastante segurança, se te deres ao trabalho de vez em quando de deitar uma vista de olhos à “equity line” da carteira não alavancada do tópico do “Emocional 2014”.
Vou passar inclusivamente a introduzir nos parâmetros de eficiência da carteira o fator “alpha” que irá comparar a rentabilidade YTD da carteira com a rentabilidade do PSI-20, assim será mais fácil acompanhar a performance comparativa.
Abraço e boa sorte nos teus negócios.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.
Citações que me assentam bem:
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill
Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager
O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
- Registado: 4/3/2008 17:21
Cem pt Escreveu:...
Consider this, gleaned from Mr. Buffett’s own data on the second page of the Berkshire annual report: From the beginning of 1965 through the end of 2013, he outperformed his own chosen benchmark — the S.&P. 500-stock index, including dividends — by 9.9 percentage points, annualized.
How rare is that? According to Mr. Mehta’s analysis, it puts Mr. Buffett in a vanishingly small class, comprising far less than 1 percent of the population of investors. This is the tiny group that is statistically likely to have been able to beat the stock market through that elusive alpha — skill of some sort, rather than just chance — over a period of 45 to 50 years.
The flip side of Mr. Mehta’s finding is also worth considering. A vast majority of individuals, including most people now working in finance, do not have alpha, Mr. Mehta says. It doesn’t matter whether they have studied finance or have prodigious math skills; the statistics show that they are unlikely to have the ability to beat the market.
That has a serious implication for individual investors, he says: True investing skill is so rare that the rest of us shouldn’t even try to emulate those who have it. In addition, he says, we probably shouldn’t bother trying to hire the few outperformers to invest our money. Why? Because we aren’t likely to be able to identify them. Their talents aren’t always on public display, and there may be only a few thousand of them in the entire United States.
...
Desconhecia esta conclusão: só cerca de 1% dos investidores consegue bater o índice em que se baseia a sua própria carteira? É incrível!
Que tal um desafio, para tentar obter um "Alpha" positivo a longo prazo, será que nenhum "caldeireiro" consegue bater, sem alavancagem, o seu benchmark de referência?
Pensava que bastava ficar de fora durante um bear market para muito facilmente bater o índice, sinceramente não sei onde está a dificuldade!![]()
![]()
Não me vou alongar em comentários, a minha perspectiva das coisas é excessivamente conhecida mas acrescento que, relativamente aos 1%, até me parece que o autor está a ser optimista.

Ganhar ao benchmark de referência é coisa não extraordinariamente complicada. O que é preciso é escolher bem o benchmark que se quer bater e depois construir uma carteira algo diferente da constituição do benchmark.

Se o amigo Cem puder aqui indicar quando termina e começa o Bull em cada uma das classes de activos aliviava, imenso, uma quantidade considerável de investidores. Não precisa de desvendar qualquer segredo do seu sistema, nem de estabelecer o dia ou a semana, basta que quando detectar a alteração de regimes, no mês seguinte, comunicar o facto à malta.

Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."
Pegando naquilo que o Mouro disse a respeito de investir a partir da Europa ou dos EUA, aproveito para deixar aqui alguns ETFs europeus com capitalização de dividendos, que me parecem melhores alternativas para investir a partir de Portugal. Têm custos de gestão maiores que os ETFs da Vanguard, mas o efeito de capitalização e a minimização da dupla tributação de dividendos torna-os a meu ver mais interessantes.
Assim, para a parte accionista do Portfolio total, temos:
XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate ---------------------------------–-------> Imobiliário
SXRG - iShares MSCI USA Small Cap –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização dos EUA
EUNN/SXR1 - iShares MSCI Japan/ iShares MSCI Pacific ex-Japan–------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
ERO - SPDR MSCI Europe UCITS ETF ----------------------------------------------------> A Velhinha Europa
SPYM - SPDR MSCI Emerging Markets ETF –--------------------------------------------> Mercados Emergentes
Para o Portfolio Simples, existe um ETF da x-trackers que também capitaliza dividendos.
XQUI - db x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF
Assim, para a parte accionista do Portfolio total, temos:
XGPD - db x-trackers FTSE Global Real Estate ---------------------------------–-------> Imobiliário
SXRG - iShares MSCI USA Small Cap –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização dos EUA
EUNN/SXR1 - iShares MSCI Japan/ iShares MSCI Pacific ex-Japan–------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
ERO - SPDR MSCI Europe UCITS ETF ----------------------------------------------------> A Velhinha Europa
SPYM - SPDR MSCI Emerging Markets ETF –--------------------------------------------> Mercados Emergentes
Para o Portfolio Simples, existe um ETF da x-trackers que também capitaliza dividendos.
XQUI - db x-trackers Portfolio Total Return UCITS ETF
Paulo, antes de investires em ETFs, tens de ver que tipo de gestão queres seguir: buy&hold a longo-prazo ou tactical asset allocation.
Acerca da 2.ª, existem users com melhores conhecimentos e até te sugiro passarem pelo tópico do Rick (viewtopic.php?f=3&t=82630), por isso pouco ou nada tenho a sugerir-te!
Se pretendes seguir uma carteira de buy&hold de longo-prazo, antes de tudo tens de pensar no tipo de carteira que queres manter no longo-prazo (aqui entra a "asset allocation", vulgo "AA").
A este respeito, na minha opinião, existem 3 tipos de estratégias (a % de alocação depois pode variar):
- Portfolio Total - semelhante à seguinte carteira: (retirado doutro fórum, mas que suponho que tenha sido apresentada originalmente pelo LTCM neste tópico):
TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund –------------------------------------------> Obrigações de longo prazo
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF –-----------------------> Obrigações de médio prazo
GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares –------------------------> Ouro
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund –-----------------------------> Matérias Primas
VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF –-------> Imobiliário
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF –-------------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF –------------------------------------------------------> A Velhinha Europa
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF –----------------------------------------> Mercados Emergentes
- Portfolio de 3/4 fundos (muito "querido" pelos boglianos, seguidores de John Bogle, fundador da Vanguard, que foi a primeira gestora a lançar um índice de gestão passiva no final do anos 70):
VTI - Vanguard Total US Stock Market ETF -------------------------------------> Mercado accionista americano, incluíndo small-caps
AGG - iShares Core Total U.S. Bond Market ETF ------------------------------> Obrigações Americanas de elevado rating, incluindo obrigações do tesouro emitidas pelo FED
VXUS - Vanguard Total ex-US Stock Market ETF -------------------------------> Mercado accionista mundial (excluindo o americano), incluíndo small-caps
VNQ - Vanguard Real Estate ETF -–----------------------------------------------> Imobiliário
- Portfolio simples, constituído por um único ETF composto depois por diversos ETFs (existem outros da Vanguard, mas que penso que não possam ser acedidos por não-americanos):
AOA - iShares Aggressive Allocation ETF --------------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, com uma maior percentagem em acções
AOR - iShares Growth Allocation ETF ------------------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, com uma menor percentagem em acções do que o AOA
AOM - iShares Moderate Allocation ETF ---------------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, com uma menor percentagem em acções do que o AOM
AOK - iShares Conservative Allocation ETF -----------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, o mais conservadr desta lista (menor percentagem de acções e maior percentagem em obrigações do tesouro de alto nível credicial).
Pessoalmente, gosto mais do portfolio de 4 fundos e é esse que tenho (mais ao menos, confesso que tenho 4 fundos de gestão activa
).... mas não sei se o portfolio simples não será o melhor, dado que terá o menor valor de comissões (custódia, rebalanceamentos, dividendos, etc). Possivelmente no final do ano irei simplificar a minha carteira, dependendo do que os próximos tempos trouxerem.
Já agora, ficam aqui algumas dicas que deverás seguir:
- Escolhe uma AA que te deixe confortável a dormir, i.e., se quedas superiores a 20% fazem-te mexer o cérebro, é melhor não alocares uma percentagem grande a acções;
- Vai rebalanceando todos os anos uma vez, caso existam fundos/ETFs que tenham (des)valorizações superiores à média da carteira e para que sigas sempre a mesma percentagem de diversificação em activos (buy low and sell high!);
- Poupa, poupa, poupa? Vê este meu post noutro tópico (podes ser a pessoa com melhor "alpha" ou "smart beta" do planeta, mas se não tiveres capitais para investir, no final do "jogo", não vais ter uma carteira grande);
- Finalmente, estuda muito bem se queres seguir este tipo de estratégia de investimento a longo-prazo. Sugiro que passes pelo fórum dos Boglianos (http://www.bogleheads.org/forum/), embora este esteja mais virado para o investimento a partir dos EUA e não tanto do investimento a partir da Europa (acabam por ser bastante diferentes, por causa da tributação).
Acerca da 2.ª, existem users com melhores conhecimentos e até te sugiro passarem pelo tópico do Rick (viewtopic.php?f=3&t=82630), por isso pouco ou nada tenho a sugerir-te!

Se pretendes seguir uma carteira de buy&hold de longo-prazo, antes de tudo tens de pensar no tipo de carteira que queres manter no longo-prazo (aqui entra a "asset allocation", vulgo "AA").
A este respeito, na minha opinião, existem 3 tipos de estratégias (a % de alocação depois pode variar):
- Portfolio Total - semelhante à seguinte carteira: (retirado doutro fórum, mas que suponho que tenha sido apresentada originalmente pelo LTCM neste tópico):
TLT - Barclays 20+ Year Treasury Bond Fund –------------------------------------------> Obrigações de longo prazo
ITE - SPDR Barclays Capital Intermediate Term Treasury ETF –-----------------------> Obrigações de médio prazo
GLD/SGOL - SPDR Gold Shares /Physical Swiss Gold Shares –------------------------> Ouro
DBC - PowerShares DB Commodity Index Tracking Fund –-----------------------------> Matérias Primas
VNQ/VNGI - Vanguard REIT ETF/ Vanguard Global ex-U.S. Real Estate ETF –-------> Imobiliário
VBR – Vanguard Small-Cap Value ETF –---------------------------------------------------> Acções empresas de pequena capitalização na optica de valor (Comprar empresas baratas)
VPL - Vanguard MSCI Pacific ETF –-------------------------------------------------------> Empresas em acções da área do pacífico dos desenvolvidos
VGK - Vanguard MSCI Europe ETF –------------------------------------------------------> A Velhinha Europa
VWO - Vanguard MSCI Emerging Markets ETF –----------------------------------------> Mercados Emergentes
- Portfolio de 3/4 fundos (muito "querido" pelos boglianos, seguidores de John Bogle, fundador da Vanguard, que foi a primeira gestora a lançar um índice de gestão passiva no final do anos 70):
VTI - Vanguard Total US Stock Market ETF -------------------------------------> Mercado accionista americano, incluíndo small-caps
AGG - iShares Core Total U.S. Bond Market ETF ------------------------------> Obrigações Americanas de elevado rating, incluindo obrigações do tesouro emitidas pelo FED
VXUS - Vanguard Total ex-US Stock Market ETF -------------------------------> Mercado accionista mundial (excluindo o americano), incluíndo small-caps
VNQ - Vanguard Real Estate ETF -–----------------------------------------------> Imobiliário
- Portfolio simples, constituído por um único ETF composto depois por diversos ETFs (existem outros da Vanguard, mas que penso que não possam ser acedidos por não-americanos):
AOA - iShares Aggressive Allocation ETF --------------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, com uma maior percentagem em acções
AOR - iShares Growth Allocation ETF ------------------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, com uma menor percentagem em acções do que o AOA
AOM - iShares Moderate Allocation ETF ---------------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, com uma menor percentagem em acções do que o AOM
AOK - iShares Conservative Allocation ETF -----------------------------------> ETF constituído por cerca de 10 ETFs, o mais conservadr desta lista (menor percentagem de acções e maior percentagem em obrigações do tesouro de alto nível credicial).
Pessoalmente, gosto mais do portfolio de 4 fundos e é esse que tenho (mais ao menos, confesso que tenho 4 fundos de gestão activa

Já agora, ficam aqui algumas dicas que deverás seguir:
- Escolhe uma AA que te deixe confortável a dormir, i.e., se quedas superiores a 20% fazem-te mexer o cérebro, é melhor não alocares uma percentagem grande a acções;
- Vai rebalanceando todos os anos uma vez, caso existam fundos/ETFs que tenham (des)valorizações superiores à média da carteira e para que sigas sempre a mesma percentagem de diversificação em activos (buy low and sell high!);
- Poupa, poupa, poupa? Vê este meu post noutro tópico (podes ser a pessoa com melhor "alpha" ou "smart beta" do planeta, mas se não tiveres capitais para investir, no final do "jogo", não vais ter uma carteira grande);
- Finalmente, estuda muito bem se queres seguir este tipo de estratégia de investimento a longo-prazo. Sugiro que passes pelo fórum dos Boglianos (http://www.bogleheads.org/forum/), embora este esteja mais virado para o investimento a partir dos EUA e não tanto do investimento a partir da Europa (acabam por ser bastante diferentes, por causa da tributação).
- Registado: 13/9/2013 0:16
Agradecia a todos que podessem dar a vossa opiniao sobre os ETF´s do AB que coloco em anexo;
- sao todos domiciliados na europa (eur)
ps.: seria interessante a meu ver a troca de experiencias dos etf´s que têm, ja tiveram e ate os que possam ter de "baixo de olho"...
- sao todos domiciliados na europa (eur)
ps.: seria interessante a meu ver a troca de experiencias dos etf´s que têm, ja tiveram e ate os que possam ter de "baixo de olho"...
- Anexos
-
ETF_Ab.xls
- (39 KiB) Transferido 290 Vezes
- Registado: 4/2/2008 16:08
Cem pt Escreveu:Pensava que bastava ficar de fora durante um bear market para muito facilmente bater o índice, sinceramente não sei onde está a dificuldade!![]()
![]()
Se fosses outra pessoa esse cometário pareceria-me "inocente" no mínimo. Como és tu fizeste-me lembrar um indivíduo num dos primeiros Market Wizards em que na conclusão o Jack Schwager diz algo como "Para o XXX (referindo-se ao trades entrevistado) ser bom a fazer trading é tão simples que nem se apercebe da dificuldade que representa para a grande maioria de nós"
O desafio proposto não corresponderia bem à realidade uma vez que o Sr. Buffett usa alavancagem (entre outras coisas como derivados, os upfronts dos negócios de seguros etc etc...)
O que me preocupa é o Buffett estar a ter underperformance, a última vez que tal aconteceu foi em 1999, e sairam notícias semelhantes sobre ele já não ser o investidor de outrora.
P.S. Onother take on that argument: NY Times is Dead Wrong About Warren Buffett by insidermonkey
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
...
...
Pensava que bastava ficar de fora durante um bear market para muito facilmente bater o índice, sinceramente não sei onde está a dificuldade!

...
Pensava que bastava ficar de fora durante um bear market para muito facilmente bater o índice, sinceramente não sei onde está a dificuldade!

O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Amigo VG:
Obrigado pelas tuas achegas, agora com tantas (e tão boas) fontes já nem sei por onde começar!
Obrigado pelas tuas achegas, agora com tantas (e tão boas) fontes já nem sei por onde começar!
Cem pt Escreveu:Caríssimos AMech e LTCM:
Thanks pelas vossas sugestões, certamente serão boas leituras para me entreter aos fins de semana por estas bandas, enquanto ao longe se ouvem tiros e estrondos lá fora neste clima paradisíaco (agora por uns dias isto parece ter acalmado um pouco, esperemos que sim)!
Cem, a Blogosfera está cheia de info.
2/3 dos meus favoritos blogs com "Link fest":
Abnormal Returns: Link Fest diário
CFA Blogs:
Enterprising Investor
Inside investing
Todos os fins de semana leio religiosamente o "Weekend Reads" do Entreprising investor.
Há muito mais, assim de cabeça estes são os que leio por exemplo. Mas se quiseres eu faço aqui um post gigante. Até há uma app de jornais que por 30usd tens acesso ao NYT, WSJ, público, etc etc só falta mesmo o FT

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Caríssimos AMech e LTCM:
Thanks pelas vossas sugestões, certamente serão boas leituras para me entreter aos fins de semana por estas bandas, enquanto ao longe se ouvem tiros e estrondos lá fora neste clima paradisíaco (agora por uns dias isto parece ter acalmado um pouco, esperemos que sim)!
http://www.bloombergview.com/articles/2 ... ad-choices
It cannot be said too often that the best advice, for most people, is boring and simple, so here's a nudge: Have a diversified portfolio, consisting in large part of low-cost index funds, weighted toward equities; add money as you get it, and diversify it as well; keep the cash you need; and otherwise hold steady (and spend a lot of time with the sports pages).
Cem pt Escreveu: Amigo LTCM:
Os conselhos estão bem esgalhados, dão que pensar também!
Achei piada à referência ao último parágrafo em que se referem ao "teu" fundo homónimo.![]()
Onde é que vais buscar estas fontes, tens algum "site" que te dá pistas para desencantares alguns destes "papers" interessantes?
Abraço.
Amigo Cem:
Ainda vais continuar por aí; ou vens para junto da autoestrada Este-Oeste, na Argélia?
Quanto à tua questão: grande parte da informação que recolho tem origem na consulta diária de jornais de referência (WSJ, FT, WP, NYT [o conteúdo do “post” que comentas surgiu através de um artigo que estava a ler no NYT],…,) dos seus sucedâneos, e da informação que é disponibilizada pelas grandes casas de investimento (V, JPM, BR,…,).
Como o tópico testemunha sou mais um daqueles que diariamente passam pelo the Big Picture do Barry L. Ritholtz. Com menos regularidade também utilizo o The CXO Advisory e o Bespoke Investment, também gostava de ler o Econompicdata mas o Jake deixou de escrever e não tem planos para voltar num futuro próximo.
O WB diz que um tipo deve ler muito, nunca parar de ler, um pormenor importante é que eu tenho tempo para isso.
Aquele abraço.
The occurrence of trends within financial markets is inconsistent with the assumptions of classical financial theory. Nevertheless, it can be empirically validated that market prices can be subject to trends and profitably exploited. But − which trends should you measure? Which trend is your friend?
Clique no texto a azul para ler o "paper".
VirtuaGod Escreveu: só acerto quando não há $ investido![]()
![]()
![]()
Pois, é como eu... acompanhava a Piaggio e fiquei a vê-la passar.

- Registado: 24/2/2014 22:44
De há uns dias atrás...
Por isso, concordo em absoluto com o AutoMech...
Foi uma das dificuldades do meu "jogo", investia mentalmente em acções que davam muitos lucros em pouco tempo e punha o dinheiro naquelas que perdiam espectacularmente num período ainda mais curto.
Melhorei muito a partir do momento que comecei a por o dinheiro naquelas que subiam e não naquelas que eu achava que iriam ter retornos fantásticos...
Tridion Escreveu:ghorez Escreveu:http://www.bloombergview.com/articles/2014-04-04/try-doing-nothing-for-a-changeWhich brings us back to the Employment Situation report, out at 8:30 this morning. Why should this preliminary, soon-to-be-revised, eventually re-benchmarked single data point in a never ending series matter to your portfolios? That is the question you should be pondering.
Do you want to do something? You have all weekend to do whatever you want.
But today?
Try doing nothing.
Barry Ritholtz, um senhor. A seguir ao LTCM é com quem tenho aprendido mais sobre investimento.
Por isso, concordo em absoluto com o AutoMech...

VirtuaGod Escreveu:LTCM Escreveu:Itália.
Quem diria.
Sem ser pretencioso e com muita sorte (temos de acertar de vez em quando). EU![]()
![]()
![]()
Toda a gente focada em iberia e eu ITALIA ITALIA ITALIA, mas como sempre só acerto quando não há $ investido![]()
![]()
![]()
Foi uma das dificuldades do meu "jogo", investia mentalmente em acções que davam muitos lucros em pouco tempo e punha o dinheiro naquelas que perdiam espectacularmente num período ainda mais curto.
Melhorei muito a partir do momento que comecei a por o dinheiro naquelas que subiam e não naquelas que eu achava que iriam ter retornos fantásticos...

Site com artigos interessantes
Cem pt Escreveu:Onde é que vais buscar estas fontes, tens algum "site" que te dá pistas para desencantares alguns destes "papers" interessantes?
Viva amigo Cem, espero que esteja tudo bem aí por terras de sua majestade El Maduro
Não sendo o LTCM, deixo-te aqui a sugestão de um site que costuma ter uma colectânea diária de excelentes artigos sobre vários assuntos, quase todos relacionados com economia / finanças / mercados.
http://www.ritholtz.com/blog/
Vale sobretudo a pena ver os posts diários em que ele faz uma selecção dos artigos do dia (ou do fim de semana):
http://www.ritholtz.com/blog/2014/04/tu ... -reads-30/
É raro não encontrar algo de interesse nessa selecção diária. E posso garantir-te que não são artigos superficiais. Há ali muita coisa mesmo muito densa. Se procuras 'food for thought', o problema é mesmo ter tempo para ler tudo o que interessa. Vai lá que ficas muito bem entregue

Un abrazo muy fuerte
AM
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
LTCM Escreveu:Itália.
Quem diria.
Sem ser pretencioso e com muita sorte (temos de acertar de vez em quando). EU

Toda a gente focada em iberia e eu ITALIA ITALIA ITALIA, mas como sempre só acerto quando não há $ investido

Mouro_Emprestado Escreveu:No seguimento do "enriquecer devagar":
https://dl.dropboxusercontent.com/u/290 ... %20Can.pdf
Leve e rápido de se ler, com simples conselhos fáceis de seguir.
Aprovadíssimo.. um atalho para quem não quer se dedicar muito ao tema das finanças, mas mesmo assim quer ter os princípios básicos.
Recomendo particularmente para os que querem "rever" conceitos e para os iniciantes.

No seguimento do "enriquecer devagar":

LTCM Escreveu:Itália.
Quem diria.
Logo a seguir ao Ouro:
Goldman Sachs predicts a "significant decline" in gold in 2014, following losses of around 26 percent in the previous metal so far this year.
http://www.cnbc.com/id/101220299
"You should know, that you know nothing"

ghorez Escreveu:http://www.bloombergview.com/articles/2014-04-04/try-doing-nothing-for-a-changeWhich brings us back to the Employment Situation report, out at 8:30 this morning. Why should this preliminary, soon-to-be-revised, eventually re-benchmarked single data point in a never ending series matter to your portfolios? That is the question you should be pondering.
Do you want to do something? You have all weekend to do whatever you want.
But today?
Try doing nothing.
Excelente artigo

Itália.
Quem diria.
Quem diria.

- Anexos
-
- 2014-1Q.png (29.08 KiB) Visualizado 11208 vezes