Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTC - actualizado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 12/2/2004 20:47

Olá JAS

Correcto. A PTC entrou neste momento na 9ª onda do uptrend desde a semana de 08-08-2003.
O facto de esta semana já estar num novo upswing indica-nos que a "velocidade" do movimento mantém-se intacto e como tal, novos highs do ano são possiveis. Vamos ver como fecha amanhã.
Mantenho o valor 9.06 euros (+ tick, - tick) como valor a observar se a quebra dos 8.86 euros for falsa.

A partir de agora vai ser bastante interessante acompanhar a PT pois sendo este o ultimo movimento do uptrend, teremos que estar atentos aos sinais de inversão.
Se observarem o grafico em anexo, deixei algumas pistas que nos ajudarão a identificar uma inversão do título durante as proximas semanas.

Prometo que irei acompanhar a PTC nas proximas semanas. Este gráfico será um importante "mapa" de reconhecimento de trends. O seu estudo poderá nos ajudar a entender a formação deste tipo de trend e principalmente saber quando o mesmo se situa em risco de inversão.

Apenas quero esclarecer que não negoceio o título. À mais de um ano que deixei de negociar os seus futuros e neste momento não negoceio no mercado português. Mas confesso, tenho saudades de negociar a PTC :P

Um abraço
arnie

PS: Afinal JAS aquele grafico que te dei da PTC no outro dia não se confirmou :wink:
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

p/arnie

por JAS » 12/2/2004 18:47

Passámos os 8,86 e parece-me que vamos passar os 9,06 com alguma facilidade.
Estaremos assim na 9ª onda?

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por TRSM » 12/2/2004 9:46

TRSM
Anexos
ptc.png
ptc.png (13.75 KiB) Visualizado 996 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por TRSM » 11/2/2004 16:56

TRSM
Anexos
ptc.png
ptc.png (15.96 KiB) Visualizado 1046 vezes

por TRSM » 10/2/2004 12:04

TRSM
Anexos
ptc.png
ptc.png (15.97 KiB) Visualizado 1097 vezes

PTC

por JAS » 8/2/2004 22:24

arnie Escreveu:Vai lá ver qual a semana que eu refiro que indica uma situação idêntica à actual. Eu referi a semana 25-10-2002, não a semana 31-01-2003 como tu marcaste no chart. Daí eu referir a semelhança e como tal a probabilidade de existir um novo high.

eheheh... Parece que me enganei na semana, no mês e no ano.
Mas esse cenário de termos um seguimento similar àquele seria giro.

JAS

por arnie » 8/2/2004 20:38

chi mãe

Tu dás tantas voltas que chega a um ponto que eu já não sei de que lado é o norte e o sul :twisted:

Vamos lá por partes.

Uma situação muito idêntica à actual?
A situação é, na minha opinião, nítidamente diferente.
Em 2002 tivemos uma vela negra semanal com aumento de volume e agora temos uma vela branca com aumento de volume.

Que semana é que eu refiro? Vai lá ver qual a semana que eu refiro que indica uma situação idêntica à actual. Eu referi a semana 25-10-2002, não a semana 31-01-2003 como tu marcaste no chart. Daí eu referir a semelhança e como tal a probabilidade de existir um novo high.

Relativamente ao movimento das proximas 2 semanas da PTC. Só depois de se quebrar em alta os 8.86 euros é que a PTC inicia a 9ª onda. Mas esta contagem de 2 semanas só se inicia depois de uma quebra em alta dos 8.71 euros. Ou seja, se a PTC amanhã quebrar os 8.71 euros, no máximo dos máximos, terá 2 semanas para fazer um novo high acima dos 8.86 euros e com isso iniciar a ultima "leg" no trend. Só quando quebrar em alta os 8.71 euros é que começamos a contagem das tais 2 semanas. Se não quebrar em alta os 8.86 euros a 7ª mantém-se como o ultimo movimento feito.

Não discuto o teu target nos 9.23 euros. Apenas digo que se o titulo não conseguir ir além dos 9.06 euros existe fortes probabilidades de estarmos sob um falso breakout. Se os quebrar em alta então o teu target é perfeitamente atingido.

Uma queda como a que aconteceu entre Janeiro/Fevereiro de 2003 seria o "ideal", se é que tal coisa existe nos mercados. Pode até nem cair tanto. Aliás o "ideal", lá está esta palavra outra vez :wink: , seria que a quebra não fosse além dos 8.00/7.70 euros. Uma sustentação nestes valores seria sem sombra de duvida um sinal bull.
Uma queda destas confirmaria o fim deste trend desde 08-08-2003, quer com 7 ou 9 ondas, e depois, o rallie que daí fosse gerado, seria um novo trend/ciclo e como tal, nova contagem se iniciaria.

Este post já vai demasiado longo e como um anterior onde também andámos as "turras" :P , não conseguimos encontrar um concenço e claro está, também aqui jamais iremos entrar em acordo.
Podemos até concordar em alguns pontos mas a questão fundamental que usas é incompreensivel para mim. De maneira nenhuma algum dia me entrará essa mistura de AT com AF. Essa mistura lembra-me o uso de meia duzia de indicadores onde todos eles se anulam mutuamente. A AF pode indicar que a compra de acções por parte da empresa irá manter a empresa a subir e a AT indica o fim do trend de curto prazo sem no entanto para já, indicar qualquer tipo de ameaça para o trend de longo prazo, esse sim, apenas ficaria em risco com a quebra em baixa dos 7.27 euros. Existe aqui uma clara divergencia entre as leituras que a longo prazo poderá não ser prejudicial mas a curto prazo poderá trazer "significativas" menos valias.

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

PTC

por JAS » 8/2/2004 17:08

Vamos lá ver se eu percebo esta questão das ondinhas...

O trend desde Outubro de 2002 não me interessa muito pois costumo dizer que a estatística só é extrapolável enquanto a base de dados é a mesma.
E eu considero que a compra de acções próprias criou um facto novo com alteração da estatística.
Outro facto que influencia necessariamente a estatística é a questão dos Bear e Bull Markets.
Quando mudamos de cenário tudo se altera.

De qualquer forma há um ponto que me parece importante pois dá-me ideia que estás a concluir que o trend actual tem semelhanças com o anterior e que terá um prosseguimento similar.

arnie Escreveu:Olhando para a semana de 25-10-2002, podemos também ver um aumento de volume numa quebra em baixa do low da semana anterior. No entanto temos uma abertura em down gap nessa semana e também um fecho acima dos 75% do range semanal, uma situação muito idêntica à actual. Daí, para já tudo indicar que a PTC tem tudo "preparado" para fazer um novo high do ano.

Uma situação muito idêntica à actual?
A situação é, na minha opinião, nítidamente diferente.
Em 2002 tivemos uma vela negra semanal com aumento de volume e agora temos uma vela branca com aumento de volume.
A continuação do movimento, quanto a mim, não deverá ser idêntica.
Não percebo para que te serve a comparação pois tu, depois de dizeres que é tudo idêntico, tiras a conclusão contrária e dizes que "tem tudo preparado para fazer um novo high do ano".

Mas vamos ao trend actual que é o que me interessa.

arnie Escreveu:Agora atenção às proximas 2 semanas. Se esta semana a PTC quebrar em alta os 8.71 euros terá que no espaço de 1 semana fazer novo high do ano. Se tal não acontecer então algo de errado se passa e podemos estar perante o fim do uptrend.

Desta frase eu concluo que se não acontecer isto é que não estamos na 9ª onda com target a 9,23.
Estou errado?

arnie Escreveu:Eu estou a dizer que o rallie iniciado na semana de 08-08-2003 está a terminar. E basta que ele tenha uma reacção em baixa como a que se viu Janeiro/Fevereiro de 2003

E tu estarás a dizer que acreditas mais neste cenário do que no anterior.
Mas para isso será preciso que ela tenha uma reacção em baixa parecida com a que indicas e que levaria o título até aos 7,40...
Para começar ainda não temos qualquer reacção em baixa.
E a seguir seria necessário que ocorresse uma grande correcção. Coisa em que eu, para já, não acredito...

No período que comparas, de Janeiro/Fevereiro de 2003, não tínhamos ainda o factor compra de acções próprias a actuar.
E, quanto a mim, isso reduzirá a queda.
Além de que foi o período final do Bear!

Um abraço,
JAS

-------------
Relativamente à compra de acções próprias deixo-te aqui os factos principais:
- A PTC atingiu na 5ªfeira passada os 3%
- Comprou acções em TODAS as 67 sessões anteriores
- Isso representou quase 10% do volume médio diário.
- Para atingir os 10% no final do ano térá que manter o ritmo de 400k/sessão
- Nas últimas 31 sessões as compras foram de 380k/sessão.
Anexos
ptc_weekly.png
ptc_weekly.png (69.31 KiB) Visualizado 1287 vezes

por TRSM » 8/2/2004 10:46

Olá Fernando , bom dia

Mais uma vez agradeço as tuas explicações, e acabo por verificar que devo ter alguma expansões e retracções mal contadas.

De qq modo gostaria de dizer o seguinte:

A contagem que fiz foi com base no gráfico Diário, daí talvez tenha gerado mais alguma confusâo, como tal; aqui coloco o meu pequeno estudo :wink: :wink:

Muito obrigado pelos teus explicações, prof :wink:

abraço

TRSM
Anexos
ptc.png
ptc.png (18.78 KiB) Visualizado 1344 vezes

por arnie » 8/2/2004 9:52

eheheheheh

JAS, não irá existir uma 13ª onda, nem uma 11ª onda. Ou a PT acabou o seu movimento de 7 ou irá fazer mais uma "up leg" e cair.

Acho que não entendeste.
Eu não estou a dizer que a PT vai terminar todo o rallie desde Outubro de 2002. Eu estou a dizer que o rallie iniciado na semana de 08-08-2003 está a terminar. E basta que ele tenha uma reacção em baixa como a que se viu Janeiro/Fevereiro de 2003, visivel com a trendline a vermelho, para este mesmo uptrend termine. Depois de uma queda daquelas o titulo pode resumir o rallie, fazer novos highs do ano mas já estará num outro uptrend, num outro ciclo, numa nova contagem.

Eu ontem tive para publicar este grafico mas achei melhor não pois isto já é olhar em demasia para o futuro e aliás, é levar este tipo de contagem de swings para lugares que eu não me sinto lá muito confortável, mas enfim, talvez assim entendas melhor a minha ideia.

Peço para não colocarem aqui as regras das elliot waves neste gráfico. Esta POSSIVEL contagem num "time frame" superior é somente para mostrar ao JAS que eu estou somente a referir o fim do trend iniciado na semana de 08-08-2003 e não a todo o trend desde Outubro de 2002.
JAS, já que tu repetes vezes sem conta que a PT está sob "alçada" de compras de acções proprias, eu repito vezes sem conta que para quem negoceia a PT no curto prazo, este movimento está no fim :mrgreen: e como tal, posições longas deverão ser fechadas à medida que se for fazendo novos highs, colocando o stop logo abaixo do anterior swing low.

Há que construir para o longo prazo uma estratégia de acumulação de posições. Para quem siga a questão da compra de acções proprias e seguindo as tuas indicações da % já comprada etc..., que digo que é uma grande ajuda, mas claro está, só para quem siga esse tipo de análise, a compra de acções nos actuais níveis é um erro brutal.

Peço desculpa por não ler todos os teus posts e como tal não sei qual a % que a PT já comprou mas vamos imaginar que comprou 5%. Acreditando neste factor como propulsor para novas subidas, então teríamos todo o interesse em comprar mais acções, acumulando as já existentes. Mas para quem segue também o gráfico e perceber minimamente a estrutura de um trend, saberá que o actual movimento está em risco de inverter e como tal, a compra de acções numa optica de acumulação, é um erro brutal. É aqui que eu sinceramente acredito que a mistura de AT com AF produz enormes prejuizos.
Para quem acredita no efeito de compra de acções proprias entao deverá comprar em cada retracement, MAS se segue também um gráfico, tem que olhar para a estrutura do trend e ver quando esse acumulação de posições não compensa e devemos aguardar por um retracement maior ou então fechar parte das posições e recompra-las aquando desse retracement.

Depois deste longo discurso a estas horas da manhã, vou comer pois isto deu-me fome :P

Um abraço
arnie
Anexos
ptc_weekly03.gif
ptc_weekly03.gif (27.86 KiB) Visualizado 1352 vezes
Bons negocios,
arnie

Re

por JAS » 8/2/2004 2:22

OK, arnie. Já percebi ao que te referias.

Quanto a mim estaremos a caminho da 9ª onda e dos 9,23/9,24.

Penso que só ficarás convencido do efeito "compra de acções próprias" quando chegarmos à 13ª onda.
(Na 11ª ainda poderás dizer que já houve um caso)

Deixa lá, até ao fim do ano ainda temos muito tempo...
Quando chegarmos à 13ª onda espero ver-te a relatar a "anomalia" e a relembrar este post.

Um abraço,
JAS

por arnie » 7/2/2004 22:38

Não JAS

Eu queria mesmo dizer uptrend.

Não sei se costumas ler os meus reports, mas os mercados costumam gerar movimentos entre 5, 7 ou 9 ondas. Raramente e eu digo, RARAMENTE, num unico movimento como o que se pode observar na PTC desde 08-08-2003, se produz 11 ondas. Apenas no Bear Market de 1929 nos states, até hoje, contei um movimento de 11 ondas.

Ora pegando neste tipo de leitura e se olhares para o grafico em baixo, poderás ver o movimento que eu espero na PTC. Tivemos um movimento de 5 ondas iniciado em Outubro de 2002, onde depois de um falso breakout tivemos um retracement bastante forte, a vermelho.
Na semana de 08-08-2003 tivemos o inicio de mais um uptrend que gerou até agora 7 ondas. Sabendo que ao se iniciar a 5º onda o mercado/titulo fica automaticamente em risco de sofrer uma inversão, as regras exigem que se feche parte das posições quando esse tipo de movimento acontece. Na restante posição será utilizado um stop loss logo abaixo de cada swing low no caso de o trend continuar acima da 5ª onda.

A pergunta que agora se faz é se iniciaremos uma 9ª onda ou não. Os 9.06 euros são deveras importantes pois indicar-nos-á um falso breakout. Se olhares para aquele 1º movimento de 5 ondas, podes observar que a 5º onda gerou um falso breakout, como tal, teremos que observar uma quebra do mesmo valor pois a probabilidade estará em também ser um falso breakout.

Quando digo que o actual uptrend está em risco é devido ao padrão de ondas apresentado. ATENÇÃO, estamos aqui a falar do trend iniciado na semana de 08-08-2003 e não de todo o trend iniciado em Outubro de 2002. São duas coisas totalmente diferentes.

A PTC prepara-se para inverter o rallie dos ultimos 7 meses e o principal target estará situado nos 7.27 euros. Apesar desta queda o trend de médio/longo prazo manter-se-á intacto.
Anexos
ptc_weekly02.gif
ptc_weekly02.gif (18.86 KiB) Visualizado 1440 vezes
Bons negocios,
arnie

Re

por JAS » 7/2/2004 21:47

arnie Escreveu:O grafico semanal da PTC está sem duvida lindo. Posso afirmar aqui alto e bom som que este uptrend está no fim.

Querias dizer downtrend não é verdade?
Para o uptrend vamos agora...

arnie Escreveu:Tudo bem que, na falta de volume, os movimentos podem ser ampliados por uma qualquer ordem, principalmente em mercados poucos liquidos como o nosso, talvez seja por isso que nunca tenha visto tal padrão num gráfico americano, pelo menos, que me lembre.

Não se trata de uma qualquer ordem. Trata-se de ordens que em média totalizam 10% do volume de 67 sessões e sempre do mesmo lado.
Isso é impensável no mercado americano...

O que eu te chamei a atenção foi para o facto destas divergências, relativamente às normas, serem perfeitamente naturais devido ao factor "compra de acçõe próprias".

Tu analisas a "normalidade" e apenas isso.
Mas este factor adicciona-se a essa "normalidade".

Se conseguissemos quantificar e representar graficamente o efeito isolado da compra de acções próprias teríamos o problema resolvido.
Somávamos esse efeito à "normalidade" e saberíamos o resultado.
Como não conseguimos fazer isso, eu limito-me a dizer que, relativamente à normalidade, "se ampliam as subidas e se reduzem as quedas".

Portanto, ao tirar conclusões a partir dos gráficos, eu penso sempre que a subida pode ir mais alguns ticks acima e que a descida pode ficar mais reduzida.

Isto é importante para definirmos pontos de entrada e de saída no meu ponto de vista de especulador.
Os teus são, evidentemente, mais seguros.

Um abraço,
JAS

por arnie » 7/2/2004 19:47

Olá JAS

Mais uma vez a "martelar" na compra de acções próprias :mrgreen:

Existe 3 tipos de traders/investidores. Os que seguem os graficos, os que seguem os fundamentais e aqueles que usam uma mistura dos dois.
Pessoalmente, não aprecio a mistura dos dois, acho que cada um tem o seu lugar.

Ora isto é a minha opinião e sei que tu e o Ulisses discordam visto que é bem visivel que usam esse "metodo". Como eu sempre disse, se usamos algo que funciona então devemos seguir e não escutar os que os outros dizem :P

Mas vamos à questão.

A "compra de acções próprias" amplia as subidas e reduz as quedas.

Isto não acontece somente com as compras de acções próprias. Enquanto existir compradores a colocar no mercado ordens de compras a preços mais altos é obvio que o titulo irá subir. Aliás, a subida tornar-se-á "vertical" quando os bears desistirem e começarem a fechar short positions a qualquer preço, acelerando assim o movimento.

O volume é aqui importante pois mostra-nos a falta de interesse no lado vendedor aquando de um retracement. Isto dá-nos indicações claras que o uptrend dá sinais de nova aceleração, gerada por, bears em panico e bulls a aumentarem o preço da compra a cada tick.

O que o gráfico aqui nos mostra não deixa de ser um qualquer tipo de divergência entre a amplitude da queda e o volume produzido na mesma. Tudo bem que, na falta de volume, os movimentos podem ser ampliados por uma qualquer ordem, principalmente em mercados poucos liquidos como o nosso, talvez seja por isso que nunca tenha visto tal padrão num gráfico americano, pelo menos, que me lembre.

JAS, eu não digo nem nunca direi que a compra de acções proprias não produza efeito no título. Aliás, pela logica da coisa, até penso que é natural que tal aconteça visto que existe uma "mão forte" a colocar ordens de compra no mercado sempre acima da anterior o que provoca a subida.
Mas o meu trabalho, é analisar um grafico, situar-me no trend, e colocar as probabilidades a meu favor para a construção de um setup, nada mais.

Eu não posso dar ordem de compra a um titulo só por dizerem que a empresa está a comprar acções proprias, esse não é o meu metodo. Eu simplesmente não acredito nele.

O grafico semanal da PTC está sem duvida lindo. Posso afirmar aqui alto e bom som que este uptrend está no fim. Onde é que está o topo? Bem, a existir uma quebra dos 8.71, se não for acima dos 9.06 euros então estamos sujeitos a um falso breakout que poderá provocar um "forte" movimento descendente.

Quebrando em alta os 9.06 euros então o target deverá ficar situado numa zona que coincida com as amplitudes dos movimento expansivos anteriores que neste momento não tenho aqui os valores dos mesmos mas são facilmente medidos seguindo o grafico que deixei.

Um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie

PTC

por JAS » 7/2/2004 18:57

arnie Escreveu:Podes ver cada movimento counter trend e o engraçado é que por norma, um movimento em aceleração produz amplitudes cada vez menores enquanto que aqui é o inverso.

arnie, ando a dizer isto há que tempos mas o pessoal não acredita...
A "compra de acções próprias" amplia as subidas e reduz as quedas.
Simples matemática no equilíbrio entre Procura e Oferta.
A "norma" foi baseada no comportamento de N acções e não pode ter em conta este factor que representa cerca de 10% do volume de TODAS as últimas 67 sessões.

arnie Escreveu:Se esta semana a PTC quebrar em alta os 8.71 euros terá que no espaço de 1 semana fazer novo high do ano.

Acho muito provável que atinja os 9,23/9,24.
Qual é o teu valor?

Um abraço,
JAS

por arnie » 7/2/2004 18:17

Oi tito

junto aqui o meu weekly chart da PTC para poderes tirares conclusões, isto, se for possível tirar alguma conclusão :P

Vejo que tens, a meu ver, algumas expanções e retracções mal marcadas.
1º que tudo, inside bars NUNCA iniciam uma contagem. A contagem de um movimento counter trend/ retracement/ down swing, o que lhe quiserem chamar, apenas se inicia quando existe uma quebra quer do high, quer do low da barra imediatamente anterior.

Olhando para o gráfico e focando no ultimo uptrend em que o titulo se situa, desde Agosto de 2003, podemos contar um movimento de 7 ondas. Repara no "espaço vazio" deixado entre cada swing low e o anterior swing high o que indicava um movimento em aceleração.
Podes ver cada movimento counter trend e o engraçado é que por norma, um movimento em aceleração produz amplitudes cada vez menores enquanto que aqui é o inverso :shock: Dá a entender que a cada movimento counter trend existia uma forte pressão vendedora que acaba por ser falsa, aliás, se olharmos para o volume, podemos ver que a cada swing low, o volume diminuia, indicação de fraca pressão vendedora, reforçando a leitura de aceleração do movimento de alta deixado por aquele "espaço vazio".

Vamo-nos focar nestas ultimas 2 semanas. Temos 2 semanas de queda, tendo o título fechado acima dos 75% da barra semanal com um aumento de volume.
Se não tivessemos visto um fecho destes este aumento de volume poderia indicar que a pressão de venda estava a aumentar e com isso uma indicação de uma possível inversão. Repara também no espaço vazio deixado entre o low desta semana e o swing high de à 7 semanas atrás, um claro sinal de aceleração.

Olhando para a semana de 25-10-2002, podemos também ver um aumento de volume numa quebra em baixa do low da semana anterior. No entanto temos uma abertura em down gap nessa semana e também um fecho acima dos 75% do range semanal, uma situação muito idêntica à actual. Daí, para já tudo indicar que a PTC tem tudo "preparado" para fazer um novo high do ano.

Podíamos dizer que o facto de a amplitude de queda ser maior que a anterior colocava em risco todo o uptrend desde Agosto mas o facto de cada movimento counter trend produzidos no mesmo mostrar esse mesmo padrão de amplitudes cada vez maiores, somos obrigados a considerar como normal.

Agora atenção às proximas 2 semanas. Se esta semana a PTC quebrar em alta os 8.71 euros terá que no espaço de 1 semana fazer novo high do ano. Se tal não acontecer então algo de errado se passa e podemos estar perante o fim do uptrend.
Uma quebra em alta dos 8.86 euros não superior a 9.06 euros deixará um sinal de falso breakout o que poderá iniciar uma forte inversão.
Anexos
ptc_weekly.gif
ptc_weekly.gif (27.03 KiB) Visualizado 1543 vezes
Bons negocios,
arnie

correcção

por JAS » 7/2/2004 17:07

Enganaste-te nos valores da 4ª expansão e da 4ª retracção.
Onde está 7,08 deve ler-se 8,08.

Um abraço,
JAS

PTC - actualizado

por TRSM » 7/2/2004 13:30

Analisando o semanal poderemos resumir o swing de alta da PT desde os 5,82 aos 8,86 do seguinte modo:

1º expansão - 5,82 aos 6,70 = 88ticks

1º retracção - 6,70 aos 6,33 =33ticks acima dos 50% do movimento anterior

2º expansão - 6,33 aos 7,27 = 94ticks

2ª retracção - 7,27 aos 6,85 =42ticks acima dos 50%do movimento anterior

3º expansão - 6,85 aos 7,83 = 98 ticks

3ª retracção - 7,83 aos 7,44 = 39 ticks acima dos 50% do movimento anterior

4ª expansão - 7,44 aos 7,08 = 64ticks (primeiro sinal de perca de momentum já que esta expansão é inferior as anteriores

4º retracção - 7,08 aos 7,53 = 55 ticks - quebra dos 50% do movimento anterior e quebra (intra) semanal dos 25%(7,60) mas o fecho semanal é a 7,67.

Esta perca de momentum indica uma possivel lateralização que se verificou, já que entre o primeiro toque nos 8,08 e o seu rompimento tivemos 23 sessões, tb no díario poderemos verificar que PT fez um duplo fundo nesta lateralização com 8 sessões de intervalo entre esses fundos.

Com o rompimento dos 8,08 dá-se inicio á maior e 5ª expansão de todo este movimento de alta já que desde os 7,53 aos 8,86 temos 133 ticks :shock:

Esta semana acabamos por ter o final da 5ª retracção - 8,86 aos 8,28 = 58 ticks (acima dos 50% do movimento anterior)

Pelo movimento da 5ª expansão acho muito dificil a proxima expansão iniciada no dia 4 de fevereiro ser superior á anterior. Embora não coloque de parte novos máximos, e caso se confirme, não devem ser muito distantes do ultimo maximo relativo, apesar desta ultima retracção não ter violado os 50% do anterior movimento.

Na minha opinião deveremos lateralizar durante uns tempos na PT entre os 8,25 e os maximos relativos ou então um pouco acima destes.

No curto prazo considero importante os 8,61 não serem quebrados em fecho,e mais ainda os 8,50. Um fecho acima dos 8,73 poderá levar-nos perto dos maximos relativos e quem sabe passá-los.

abraço

TRSM
Anexos
ptc.png
ptc.png (12.01 KiB) Visualizado 1592 vezes
ptc1.png
ptc1.png (15.27 KiB) Visualizado 1598 vezes
ptc2.png
ptc2.png (16.49 KiB) Visualizado 1588 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, AlfaTrader, darkreflection, Garfield, Google [Bot], Goya777, Heldroo, m-m, malakas, Manchini888, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, silva_39 e 245 visitantes