Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

que razões para a subida do BCP?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 10/2/2004 14:58

Caro valves,

Muito oportuna este seu post onde se refere aos riscos de mercado e ao facto de muitas acções se moverem, mais influenciadas pelo mercado do que pelo seu próprio desempenho.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Resposta a Emanuel Santos

por valves » 10/2/2004 14:51

Bem, existem sempre explicações para as subidas de um título bem como para as descidas repara que o ciclo Bolsista é sem sombra de duvida afectado pelo ciclo economico antecipando -o em muitos casos. Aquilo que te quero dizer é que quando não existem motivos especificos para a subida de um título existem sempre motivos de mercado. Repara que quando tens um título tens 2 tipos de risco associados ao título : O risco especifico e o risco de mercado; Nunca te esqueças que titulos podem subir ou descer unicamente porque as expectativas gerais são boas ou são más. Em relação a 2000 estavamos provavelmente no pico do Ciclo económico, portanto era obvio e claro que as acções antecipando a inversão do ciclo começassem a descer; O mercados financeiros não são Casinos existe alguma logica embora tambem exista muita estupidez !
valves
 

por Visitante » 9/2/2004 13:24

Tenho pena é que o R&C de 2003 não esteja ainda disponível ao grande público



se estiver disponivel pode trazer novidades aos investidores e consequente subida do bcp?
Visitante
 

por MozHawk » 9/2/2004 13:04

Tenho pena é que o R&C de 2003 não esteja ainda disponível ao grande público. Deve ser da Lisgráfica do JAS que, depois do incêndio, deve estar com problemas em satisfazer as encomendas.

Um abraço,

MozHawk
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2809
Registado: 25/10/2002 10:08
Localização: Lisboa

Re: caro Jotabil

por JCS » 9/2/2004 12:34

Asa Delta Escreveu:...De tudo isso o que me está a intrigar é a redução no banco polaco, cuja participação era apontada como de futuro para o banco ...



Pelo que li o BCP não irá reduzir a sua participação Bank Millennium para permitir a entrada da CGD. O que acontece é a CGD adquirir a participação da Eureko (que é de apróx. 20% se não me engano). O controlo continuará (pelo que li) nas mãos do BCP.

Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

Re: JAS 2

por JAS » 7/2/2004 20:40

Emanuel Santos Escreveu:Percebo-te. Procuras algo do tipo "compra de acções próprias da PT", onde a notícia faça prever uma tendencia duradoura, certo?


Comecei a responder-te mas acabei por transformar a resposta num novo post que encontras aqui.

Um abraço,
JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Bcp

por Visitante » 7/2/2004 20:38

Segundo o Expresso é tudo por causa da AXA. Não gostei nada daquela notícia no Caderno Economia sobre a Teixeira Duarte. E não gostei porque deixa transparecer que CGD e BCP não afinam pelo mesmo diapasão. Cá para mim enquanto a presidência da CGD não se definir não temos entendimento a sério, com estratégia concertada e visão de futuro.
Visitante
 

caro Jotabil

por Asa Delta » 7/2/2004 20:36

Apreciei muito o seu texto, pelo seu esclarecimento e simplicidade de exposição. Tenho pena não ter havido mais intervenções sobre ele para irmos aprofundando conceitos muitas vezes desconhecidos ou pouco conhecidos.espero interpelá-lo sobre alguns se tiver um pouco de tempo e a sua "pena" tiver tinta.

Em relação ao BCP ,o expresso de hoje, fala em três factos : a entrada em negociações com a AXA nos seguros; a possibilidade de redução no Millénium Polaco e também na redução de 8,5 para 7,5% no Sabadell, via aumento de capital. Também já se falou da redução na EDP......

De tudo isso o que me está a intrigar é a redução no banco polaco, cuja participação era apontada como de futuro para o banco . Um facto importante foi a percentagem de impostos 7% que o BCP pagou em 2003 comparados com 13 do BPI e 16% do BES e cuja redução beneficiou em muito as contas de 2003.Talvez por isso ele na altura em que se previa o salto em frente ficou a marinar e mesmo a baixar. surge agora a subida mas há muitas interrogações sobre o BCP
Asa Delta
 

comentário

por jotabil » 7/2/2004 20:16

Caro Emanuel

Apreciei a sua reverência ao meu texto. Escrevi-o ao correr da pena e pensando apenas na oportunidade de o poder esclarecer, dentro do espirito deste fórum, sendo capaz de me sentar consigo à sombra de uma amendoeira num campo remoto da Beira Alta voltada ao Douro, com a mesma simplicidade dos homens que ali mourejam. Já vão sendo poucos.
Entendi que se referia aos aspetos fundamentais de uma empresa.O aparte é que motivou a "transcorrência".
Longe de mim a erudição.Fiz um dia um trabalho sobre o fundamentalismo islâmico e veio a calhar.
Nada mais.


cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

JAS 2

por Emanuel Santos » 7/2/2004 13:39

Percebo-te. Procuras algo do tipo "compra de acções próprias da PT", onde a notícia faça prever uma tendencia duradoura, certo?
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 4/11/2002 23:15
Localização: Aveiro

JAS

por Emanuel Santos » 7/2/2004 13:36

Que bela redacção! Por acaso é um tema acerca do qual, gosto sempre de saber mais, ainda que só mesmo pelo puro conhecimento. Achei muito interessante, parecemos partilhar a ideia de que em nome da fé se cometem e sempre cometeram grandes atentados á própria raça humana, que estou certo, o criador não aprovaria. Talvez por isso seja comum, associar o fundamentalismo a intolerancia, inflexibilidade e perversidade.

Mas adiante, no meu post apenas usei "fundamentalistas" como sinónimo jocoso de analista fundamental, não pretende ser nada mais.
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 4/11/2002 23:15
Localização: Aveiro

Re: Confesso que fico intrigado...

por JAS » 7/2/2004 2:58

Emanuel Santos Escreveu:Quando vejo pedidos de explicações para subidas ou descidas. Que interesse têm? O investidor lucra com a subida ou descida em si, ou com uma possível justificação do movimento?

O investidor lucra com a subida (ou com a descida) é evidente.
Mas o que está em discussão é se é possível identificar a causa e, sobretudo, se ela continuará a ter efeito ou não...

JAS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Visitante » 7/2/2004 1:27

Poderá ser "simplesmente" a noticia da SIC ou TVI(não me recordo) sobre a súbida dos lucros dos bancos privados em 30%.
É o pqueno país q temos!!
Visitante
 

comentário

por jotabil » 7/2/2004 1:16

Caro Emanuel Santos


Do que disse, retive aquela do "fundamentalismo islâmico", porque julgo que está influenciado pelo ambiente das massas ignaras, informadas pelo que a "janela mágica" vai vendendo de informação.
Eu esclareço, na medida da minha convicção de conhecimento, sobre o que se deve entender do conceito do "Fundamentalismo".
Aprendi que fundamentalismo, é pura e simplesmente o retorno aos fundamentos, aos princípios que presidem a uma determinada realidade. No caso vertente, uma religião, das três proféticas que se professam no ocidente. No oriente são as religiões místicas com base no hinduísmo.
Como sabe, a primeira religião profética que procedeu do grande revolucionário zaratustra com influência do mazdeísmo- Ormuz e Ariman, foi o judaísmo. Deus já estava com o homem que embora transcendente, relacionava-se com o ele, mandando. As normas da aliança no pentateuco e os mandamentos de moisés são os fundamentos da doutrina dessa religião.
Depois surgiu o Emanuel, filho de Deus feito Homem que foi aos fundamentos do judaísmo e com a sua ideia de solidariedade e de amor entre os homens fundou nova espiritualidade transcrita nos evangelhos. O cristianismo é um fundamentalismo do judaísmo. depois veio a terceira religião profética o islamismo que nada mais é do que o fundamentalismo do judaísmo e do cristianismo.De facto mohamed que nasceu em tríbos judaico-cristãs no meio da península arábica (medina e meca) nada mais fez do que ir aos fundamentos das duas religiões anteriores e acrescentar-lhes as normas espirituais registadas no corão. O fundamentalismo islãmico tem como paradigmas, a espiritualidade judaica e e cristã.
Não deve confundir fundamentalismo com sectarismo.
A religião árabe diferência-se, fundamentalmente, da religião cristã, pelo seu carácter absoluto, i. e. para os árabes, Alá é tudo e mahomed o seu profeta. Não existe sequer poder temporal como Cristo admitiu quando diz acerca da moeda " dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus". Para os árabes o corão é, alem de o registo de uma doutrina, também uma constituição politica. Os estados-nação que hoje se veem no mundo árabe, são conceitos politicos europeus, de que os árabes se serviram para se tornarem independentes dos que os dominavam, no início do seculo XX. A chamada "UNA MUSLIMA" Unidade islâmica, é sempre uma eventualidade a ter em conta no desenvolvimento político do mundo árabe dado o caracter absoluto da religião que professam.
De resto é uma religião tolerante. Como sabe esteve cerca de oito séculos na península ibérica....e as marcas que deixaram ...foram cultura, luz e arte.
Eu sou cristão.
De resto essa ideia que por aí corre que atribui um carácter de violência ao conceito do fundamentalismo islâmico tem os seus fins preversos.
Seja como for o conceito de fundamentalismo...é apenas, em meu entender, o retorno aos fundamentos de uma determinada realidade, como lhe referi.
Quanto ao querer saber das razões da subida das cotações dos títulos em causa, foi apenas respeitando o princípio filosófico da causalidade....no qual apoiamos o nosso raciocínio ...pensando que toda a causa tem o seu efeito. Não pensava em "Cash" era penas mera curiosidade.


cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

Confesso que fico intrigado...

por Emanuel Santos » 6/2/2004 23:22

Quando vejo pedidos de explicações para subidas ou descidas. Que interesse têm? O investidor lucra com a subida ou descida em si, ou com uma possível justificação do movimento?

Acho curioso quando em 2000 se procuravam explicações para as descidas e lá vinham os brilhantes analistas entrevistados pela TSF a falar de mais valias (só se tivessem comprado meses antes :mrgreen: )

E apenas acho curioso porque se o analista técnico procura no gráfico a possível movimentação futura de um activo, um fundamentalista (não, não tem nada a ver com os Àrabes, hehehe) analisará mais o desempenho da empresa a longo prazo, não me parecendo que estes contínuos rumores do diz que disse mas não disse, interessem muito para o caso.

Eu geralmente até aproveito as boas notícias ou rumores de futuras boas notícias para converter os sinais dados em cash, mas este claro, é um método com o qual me sinto bem, não quer dizer que seja assim para todos, enfim...
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 4/11/2002 23:15
Localização: Aveiro

comentário

por jotabil » 6/2/2004 21:16

Estamos, portanto aínda na fase de recolha de notícias, classificá-las...verosimilhança.....qual a origem ....grau de veracidade...... para depois termos a informação....sim....entendo o vosso estudo...muito bem...agradecido pela atenção. cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia

BCP

por JAS » 6/2/2004 20:06

Eu tenho outra hipótese teórica para explicar o "fenómeno" de hoje.
Ontem e hoje notei grandes transacções no BCP e na EDP a ocorrerem quase simultâneamente.
Será que aquela história de reduzirem as participações cruzadas está já a ocorrer?
Neste caso temos apenas o BCP a vender.

Isso explicaria que a EDP não tenha subido tanto como o esperado.
E explicaria a subida do BCP pois este teria também entrado na dança da "compra de acções próprias"(*1).

Cá para mim qualquer das hipóteses é boa, tanto esta como a da AXA.

JAS

(*1)- Estão autorizados pela última AG a comprarem até 10%.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

Será só rumor?...

por JCS » 6/2/2004 19:36

Não te posso confirmar se é oficial,mas se fôr acho que só depois de o negócio concluido irão começar a aparecer noticias mais concretas. A questão é se a noticia que saiu será o inicio dessas "noticias concretas"... :wink:

De qualquer modo acho que não há fumo sem fogo, por isso nunca se sabe. O que se sabe é que existe alguma espectativa no mercado (daí o arranque de hoje) e quem sabe depois de tanto tempo de negociações não se chegou realmente a um acordo.

Acho os fundamentais do banco muito positivos e julgo que o caminho a seguir (com venda ou sem venda) é para a valorização do titulo.
Vamos ver se entretanto surge mais qualquer coisa para que se possa apalpar algum terreno... :)

Por enquanto continuo à espera... e bem dentro.


Cumprimentos

JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

que razões para a subida do BCP?

por jotabil » 6/2/2004 19:26

Pergunto ao JAS e ao JCS.
Será só a noticia do reinicio das negociações com a AXA?....Notícia ou já informação?
Gostaria de saber...não tinham dito nada sobre isso da renegociação com a AXA....era um segredo de polichinelo?......pois....cá me fica!!!!!


cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu
 
Mensagens: 1509
Registado: 7/11/2002 0:00
Localização: vila nova de gaia


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cftomas, Conservador, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, nbms2012, PAULOJOAO, Pmart 1, Sinedrio e 183 visitantes