Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Exemplo de um método para negociar na bolsa

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por graficobonito » 6/2/2004 17:18

gdfgd df
graficobonito

Estou Estupefacto.

por bboniek99 » 6/2/2004 17:02

Diria mesmo Estupidefacto ! :lol:
bboniek99

por fproenca » 6/2/2004 16:28

PLPINTO Escreveu:Eu uso medias Exponenciais. Eu disse que eram lentas porque são medias grandes, 14, 25, 50 e em graficos de hora.

Ok, percebi que te referias ao tipo de média móvel, e não aos periodos, não me batas :oops: :mrgreen:

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por PLPINTO » 6/2/2004 15:48

Eu uso medias Exponenciais. Eu disse que eram lentas porque são medias grandes, 14, 25, 50 e em graficos de hora.

Registado: 22/5/2003 15:08

por fproenca » 6/2/2004 14:54

PLPINTO,
Certamente esás a falar das Médias Móveis Simples (SMA, ou simple moving average) e das Médias Móveis Exponenciais (EMA, ou exponential moving average), se for o caso que que usei foram as mais rápidas ou seja as EMA e não as mais lentas, tal como dizes é uma questão de preferência

Básicamente a diferença entre elas é que as SMA fornece a média exacta dos periodos que pretendemos, as EMA fornecem a média dos mesmos periodos mas dando maior relevância os últimos preços (fechos) dos que aos antigos, com valores seria mais fácil explicar, mas isso implicaria tempo :oops:

Há uma coisa que podes não estar a ver, é que o meu gráfico é de 60 minutos, e se vires o que está abaixo é diário, o que tora os valores das EMA completamente diferentes, pois, os periodos em causa também são diferentes :wink:

Outra coisa, eu uso essencialmente as EMA acima descritas, mas para ver a velocidade dos movimentos, se reparares quando mercado acelera (para qualquer um dos sentidos) as médias abrem, quando desacelera elas comprimem, tal como os indicadores para mim só servem como forma de apoio, porque não há nada que consiga "bater" as LT's hehehehe

VISITANTE (é pena não se registar)
O meu gráfico é como o algodão não engana, heheheh, o site que fornece os dados é extremamente fiável. Mas cuidado, tal como disse ao PLPINTO o gráfico é de 60 minutos ...

Ainda relação a métodos, o que apresentei imlpica ter acesso a gráfico de minutos, e para isso paga-se, então porque não usar outro metodo ? Aqui vai outra opção e não é preciso pagar:
Clicas em http://stockcharts.com/def/servlet/SC.web?c=$COMPQ e tens acesso ao gráfico diário do composite, onde podes escolher alguns indicadores, depois podes usar um dos métodos que mostro abaixo, quando o RSI romper acima dos 50 comprar, quando quebrar vender, também podes fazer o mesmo com o oscilator (também no gráfico abaixo)

Se me perguntares se estes metodos são bons, digo já que nem por isso, mas se calhar é melhor ter este do que muitos que andam na bolsa sem metodo nenhum :mrgreen:

Abraço
Anexos
d.gif
d.gif (22.67 KiB) Visualizado 555 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

por PLPINTO » 6/2/2004 12:34

As medias moveis funcionam assim:
-- Medias grandes são mais lentas e portanto dão menos sinais falsos mas, tambem se perde uma boa parte do movimento - tanto na entrada tardia, como na saida tambem tardia.

Medias curtas são mais rápidas apanhando melhor o principio e fim do movimento mas, dão mais sinais falsos.

Cada um deve adaptar o valor das medias e o tempo do grafico de acordo com a sua maneira de negociar e com a negociação pretendida (curta, media ou longa), quanto menor o valor e o tempo do grafico melhor apanha as diferenças de curto prazo. È o metodo de negociação mais antigo e mais popular, basta recordar que quase todos os indicadores são baseados em medias moveis.

O sistema apresentado no grafico pertence à classe dos lentos e portanto apenas indicado para tendencias de longo prazo.

Registado: 22/5/2003 15:08

por Visitante » 6/2/2004 10:43

bem, com este grafico já nao parece asim tao facil. Se fizeres bem as contas aos valores de entrada e aos de saida e retirares as taxas, a coisa fica muito menos irreal.
Mas ainda tenha uma duvida; será que ao longo do tempo as EMAs não se cruzaram mais vezes do que mostra o teu gráfico?
Desculpa mas eu ainda não percebo nada disto.
Visitante

por fproenca » 5/2/2004 21:44

Anonymous Escreveu:pergunta de um ingénuo:

Será assim tao fácil? então pq é que ha sempre tantos a perder e tao poucos a ganhar?

Quanto ao ganhar ou perder, cada um sabe de si, na bolsa todos perdem, o que interessa é ganhar mais do que se perde, mas há muitos que não aprenderam a controlar as sua emoções só com os anos (ás vezes também sou induzido a isso e ando nisto desde 1989)

Há muitos métodos e sistemas, uns melhores do que outros, quase todos nós já ouvimos falar por exemplo do "Perdigueiro" do Cem que se tem revelado eficaz, e há milhares deles há uns tempos dei com uma página na internet (já não me lembro do endereço) que só tinha sistemas para o metastock

Falando concrectamente no gráfico que apresentei acima, eu só consegui apanhar de dezembro para cá, abaixo está um com prazo maior para veres a mesma regra

Há uma coisa importante que te estás a esquecer, é que quando após o cruzamento a nova tendencia dura pouco tempo, e a cumprir as regras nomalmente perde-se dinheiro, não muito mas perde-se, ou seja, só compensa usar este método quando as tendencias são duradouras.

No entanto, se vires bem aquilo que se perde com as tendencias de pequena duração com o que se ganha nas de grande duração, compensa largamente nem é preciso fazer contas.

Este sistema (é mais uma regra do que sistema) tem um grande defeito que por acaso não conta em nenhum gráfico, que são as tendencia s laterais, como os ciclos são de curta duração, logo o mais certo é perder dinheiro enquanto a lateralização durar.

Se este fosse um sistema perfeito, eu estaria a usa-lo, ou calava-me muito caladinho e metia-o num cofre para não me roubarem :mrgreen: mas como disse acima eu uso mais a LT's e canais, tenho o trabalho de traçar mas é o metodo que me tem dado melhores resultados

Até seria bom discutirmos outras regras aqui, há quem use o RSI, o MACD, o oscilator, etc. duvido que alguém tenha um sistema perfeito, o que revelei acima pode ter muitas falhas, mas a olharmos para o passado recente, quase de certeza que muitos não consegiram melhor perfomance :mrgreen:

Mal por mal aqui o registo e divulgação de um dos métodos de trading :wink: é a conversar que vamos todos aprendendo um pouco

Cps
Anexos
05.png
05.png (31.92 KiB) Visualizado 751 vezes

muitos falham...

por Iniciado » 5/2/2004 18:51

...não por falta de um método, seja ele sistemático ou não :twisted: , mas sim pela falta de disciplina necesária para seguir de forma mecânica o output's do sistema :mrgreen:
Iniciado

por Visitante » 5/2/2004 15:19

pergunta de um ingénuo:

Será assim tao fácil? então pq é que ha sempre tantos a perder e tao poucos a ganhar?
Visitante

Exemplo de um método para negociar na bolsa

por fproenca » 5/2/2004 13:23

Há muitas estratégias para se negociar na bolsa, no fundo estratégias não é mais do que regras que o investidor se propõe a cumprir.

Hoje mostro-vos de uma muito simples que consiste no cruzamento de 3 EMA (14,25,50) num gráfico de 60 minutos, como se pode ver, após cruzamento das ditas EMA significa alteração do movimento anterior.
Também se verifica que se a mudança for por pouco tempo o uso deste método não trás grandes vantagens, mas, se cumprir á risca também nunca se perde muito.

O grande objectivo deste método é apanhar grandes movimentos, e quando a "carruagem" engrena (como se verificou a partir de 15 dezembro), vale mesmo a pena seguir este método, porque não se sai demasiado cedo nem se entra demasiado tarde, com este método não é preciso andar a traçar LT nem estar com grandes preocupações.

Já agora, aproveito para mostrar o quanto é importante o MACD em gráficos de minutos, pois, com este indicador é mais fácil detectar suportes e resistências.

Eu confesso que não uso o método das médias exponenciais (EMA), porque acho que os sinais são muito retardados e prefiro traçar as LT (linhas de tendência), mas isso dá mais trabalho porque é preciso estar constantemente a actualizar.

Espero ter contribuido um pouco para alguns investidores que não querem perder tempo e ao mesmo tempo ter um método simples, no entanto alerto que a usar este ou outro método qualquer há que ter discliplina, ou se cumpre á risca ou não vale a pena usar métodos.

Abraço
Anexos
mmx.gif
mmx.gif (26.9 KiB) Visualizado 1074 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, cali010201, LionHeart, macau5m, novato, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 205 visitantes