Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Noticias de 6 de Fevereiro de 2004

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por soeirinho » 7/2/2004 13:05

Chiado para vender habitação



A Teixeira Duarte Imobiliária é a responsável pela restauração de um empreendimento em pleno centro histórico de Lisboa, ainda propriedade do BCP. Agora, segundo o acordo realizado entre as partes, a imobiliária tratará da comercialização das fracções relativas à habitação, cuja procura já supera em três vezes a oferta disponível.



O edifício, denominado de “Novo Figurino”, fica localizado na Rua Garret, em Lisboa, e compreende uma área de construção acima do solo de 1950 m2, sendo que a área privativa comercializada pela Teixeira Duarte Imobiliária, contempla 821 m2.



Fonte oficial da construtora disse à Agência Financeira que “é um empreendimento que tem algumas características específicas do ponto de vista do negócio, na medida em que se trata de um prédio que é propriedade do BCP, onde a intervenção da Teixeira Duarte no ponto de vista imobiliário foi promover a restauração do edifício. E isso fê-lo através da Teixeira Duarte Engenharia e Construções, embora tudo sempre em nome do BCP porque é ele o proprietário”.



O negócio que a Teixeira Duarte Imobiliária tem em relação a este empreendimento em concreto, é no fundo, “um investimento em compra, onde a Teixeira Duarte Imobiliária vai ficar com a parte para a habitação, que comprará ao BCP, assim que o licenciamento da obra for concedido, e depois irá proceder à sua venda. O negócio passou, mais ou menos, por uma estrutura deste género. O BCP pediu-nos que arranjássemos quem restaurasse e tratasse da recuperação do edifício e assim vender-nos-iam as fracções relativas à habitação para que promovêssemos a sua venda”, refere a mesma fonte.



O empreendimento é composto por 11 apartamentos de tipologia T1, com áreas entre os 41 e os 46 m2 e 2 apartamentos de tipologia T2, com 107 e 120 m2, distribuídos por 4 pisos. Relativamente a preços, não foi possível apurar valores, uma vez que só serão estipulados depois de se ter iniciado a sua venda.



No que diz respeito à comercialização, apesar de ainda aguardarem pelo licenciamento da Câmara Municipal de Lisboa, foi dito à Agência Financeira que “temos actualmente uma listagem de interessados, três vezes mais do que o número de apartamentos que iremos colocar à venda e assim sendo, contamos ter a comercialização concluída no final do primeiro trimestre de 2004”.



O edifício conta ainda com uma área de 379 m2 no piso térreo, destinada a comércio e serviços, também restaurada pela Teixeira Duarte Engenharia e Construções, mas que “não será no entanto promovida pela empresa uma vez que será explorada pelo BCP”, concluiu a o responsável.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 7/2/2004 13:03

PT pode arrasar distribuidores nacionais com subsidiação de computadores



As empresas que vendem computadores em Portugal ficaram à beira de um ataque de nervos, depois de ontem o presidente da Portugal Telecom ter afirmado que está a ponderar a possibilidade de importar hardware da Ásia para os vender em Portugal a “preços de combate”.



Em declarações à Agência Financeira, os responsáveis das empresas contactadas chegam mesmo a afirmar que “depois de dois anos em que o Estado – o grande comprador do sector em Portugal – terá “fechado a torneira” das compras, se esta iniciativa avançar, algumas empresas podem mesmo entrar em falência”.



Recorde-se que ontem, no final da “Semana da Banda Larga”, uma iniciativa que decorreu nos arredores de Lisboa, Miguel Horta e Costa revelou que a PT está a pensar comprar computadores nos países do Sol Nascente a cerca de 500 euros para depois os vender em Portugal a cerca de 200 euros. A diferença entre os dois valores seria suportada entre o Estado e a própria empresa de telecomunicações com o objectivo de desenvolver a banda larga.



“Se a PT, a nível da Internet, já tem uma situação de monopólio, entraríamos numa outra situação de monopólio no que se refere aos preços dos computadores. O mercado já está desvirtuado a nível de internet pela PT, que parece querer agora desvirtuar o mercado a nível de informática, o que é mau”, refere o responsável de marketing da Triudus, João Bento.



De acordo com o responsável, “vender computadores não é comprar enlatado à China e ficarmos todos contentes! A média de durabilidade de um computador é de quatro anos e a garantia é de dois anos, e a questão dos pós-venda? Em que condições é que a PT assegura assistência ao consumidor?”, questiona o mesmo.



No entanto, a mesma fonte acrescenta “vamos ver para crer, porque o comentário do presidente da PT foi um pouco emotivo, e é preciso reflectir bem antes de agir, devido às consequências que podem daí advir para o mercado nacional”.



Por seu lado, o presidente da Associação Portuguesa de Fabricantes de Equipamentos Informáticos (APFEI), Maia Nogueira, em declaração à Agência Financeira disse que, caso esta solução da PT avance, os fornecedores nacionais ficam no mercado sem igualdade de condições e oportunidades.



O responsável interroga mesmo “como se poderá desenvolver a indústria nacional e evitar o endividamento ao estrangeiro se o próprio Estado opta unilateralmente por tudo o que é estrangeiro, não dando sequer hipótese às empresas nacionais de concorrerem de igual para igual nos grandes projectos e aquisições que tem vindo a realizar?”.



O mesmo refere que, neste caso, “não é de estranhar que uma empresa financiada com dinheiros públicos faça o mesmo”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 7/2/2004 13:02

Banqueiros cobram aos portugueses três mil euros por minuto



Os quatro maiores bancos privados portugueses, o Millennium bcp, Banco Espírito Santo (BES), Banco Totta e Banco Português de Investimento (BPI), têm vindo a aumentar os preços das transferências, cheques e pagamentos, sendo que recebem por minuto 2.950 euros em comissões.



O Millennium bcp é o banco que mais recebe em comissões, 1.123 euros por cada minuto, o que se justifica, uma vez que também é a instituição com mais clientes das quatro em questão. Ainda assim, o valor recebido em comissões aumentou 9% em relação a 2002 para um total de 590,5 milhões de euros.



O BES surge logo atrás, com um valor total de comissões que atinge os 469,5 milhões de euros, ou seja, 893 euros por minuto, um crescimento de 15,3% face ao ano anterior. Curiosamente, um valor que é quase tão elevado com o do BPI e Totta juntos e que se aproxima bastante do BCP.



Já O BPI recebeu em 2003, cerca de 463 euros por minuto, uma subida de 9%.O Totta foi o que menos recebeu de comissões, cerca de 450 euros por minuto, mas foi dos quatro o que registou o maior ganho face a 2002, tendo o valor total aumentado 25,4%.

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 22:19







EUA impulsionados pela criação de emprego, embora fraca

6-2-2004 20:58



Os últimos dados sobre a criação de emprego nos EUA falharam as expectativas. Porém, os investidores decidiram que são o suficiente para elevar as acções.
O Departamento do Trabalho registou uma descida na taxa de desemprego de 0,1 por cento para 5,6 por cento no mês passado, a percentagem mais baixa desde Outubro de 2001. A economia criou, em Janeiro, 12 mil novos postos de trabalho, enquanto que os analistas e economistas apontavam para um número bastante acima: 150 mil novos empregos.

A Ericsson escalou quase treze por cento depois de anunciar que os resultados excederam as previsões. As perspectivas de crescimento para 2004 também estão acima do esperado.

A Watson Pharmaceuticals ganhou 4,07 por cento. Apresentou um crescimento de 23 por cento nos lucros. As recomendações de compra também subiram.

A General Motors somou 0,66 por cento, ainda que anunciou a reparação da ignição a 1.8 milhões de viaturas devido a perigo de incêndio.

A Electronic Data Systems Corp. registou uma das poucas quedas nas sessões de hoje. A tecnológica registou prejuízos no quarto trimestre, ainda que tenha superado as estimativas dos analistas. Encerrou a perder quase seis por cento.

Os índices Dow Jones e Nasdaq ganharam 0,93 e 2,20 por cento, respectivamente.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:37







Europa em leve alta apesar dados sobre emprego EUA

6-2-2004 18:18



As principais praças europeias encerram em leve alta, ainda que os dados relativos à criação de emprego nos EUA tenham falhado as expectativas. No entanto, o optimismo continua em que as baixas taxas de juro ajudem no crescimento económico.
Os fortes resultados da Ericsson elevaram os ganhos no sector tecnológico e travou as perdas de três sessões consecutivas.

Contudo, os exportadores europeus continuam preocupados com os efeitos de um euro forte. Aguardam o final da reunião dos ministros das finanças do G7.

A Ericsson somou 3,83 por cento com a apresentação de resultados do quarto trimestre acima do previsto.

A seguradora britânica Aviva subiu mais de sete por cento com a afirmação de que os lucros operacionais devem superar as expectativas, devido à forte performance operacional no segundo semestre.

A Securitas, a maior empresa de prestação de serviços de segurança do mundo, cresceu mais de 15 por cento, com os lucros a superarem as expectativas.

O Deutsche Bank ultrapassou os congéneres europeus pela segunda sessão. Ganhou 3,18 por cento.

O grupo retalhista holandês Vendex avançou mais de 15 por cento ao afirmar que recebeu uma proposta de aquisição no valor de 1.3 mil milhões de euros.

Os títulos do sector petrolífero acentuaram as quedas da última sessão. A Royal Dutch desce quase dois por cento e a Shell caiu 2,72 por cento.

O índice espanhol Ibex foi o que registou maior subida, com mais 0,95 por cento. seguiram-se o Dax (0,75 por cento), o londrino Footsie (0,42 por cento), o francês Cac (0,40 por cento). O MIB foi o que cresceu menos, com uma subida de 0,40 por cento.

BolsaPt.com


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:36

OPEP deve manter quotas produção petróleo

6-2-2004 17:33



A queda no preço do petróleo é um sinal de que a Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deve manter os níveis de produção na reunião da próxima semana, na Algéria.
Os países membros da OPEP encontram-se, na próxima terça-feira, para decidir sobre a produção no segundo trimestre, numa altura em que a procura diminui. Os ministros do Irão e da Indonésia já avançaram que as quotas devem manter-se. Todos os membros, com excepção do Iraque, excederam a quota dos 1.57 milhões de barris por dia, o que equivale a 6,4 por cento no último mês.

Em Londres, o contrato para entrega em Março está a descer 1,30 por cento no Brent para os 28,88 dólares por barril.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:32

Euro valoriza com emprego EUA a decepcionar

6-2-2004 17:26



A moeda única europeia avança mais de um por cento contra a moeda norte-americana, devido a criação de emprego nos EUA abaixo das expectativas.
De acordo com o Departamento do Trabalho, no mês de Janeiro foram criados mais 112 mil postos de trabalho, quando os analistas apontavam para a criação de 150 mil empregos.

O euro está a valorizar 1,30 por cento para os 1,2709 dólares.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:26







Seis empresas nacionais ganham contratos com Iberdrola

6-2-2004 18:53



Seis empresas portuguesas garantiram contratos de fornecimento de equipamentos à Iberdrola num valor acima de 14 milhões de euros. A Solicabel e a Actartis garantem cinco milhões de euros.
A Solicabel vai fornecer à eléctrica espanhola cabos de aço e alumínio, cabos de média e alta tensão. A Actaris irá fabricar contadores.

A Siemens Portugal é responsável pela produção de transformadores e máquinas para as subestações de distribuição. O contrato é de dois milhões de euros.

A Efacec tem a cargo a produção de transformadores auxiliares para a central de ciclo combinado de Aceca.

A Cabelte fornece cabos de média tensão e de controlo, num contrato de um milhão e meio de euros. A CunhaBarros está encarregue dos cabos de baixa tensão.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:24

Prazo de entrega de propostas para privatização Portucel adiado

6-2-2004 17:42



O júri do concurso da segunda fase de privatização da Portucel adiou, para o dia 25 de Fevereiro, o prazo para a entrega de propostas, anuncia a Inspecção-Geral de Finanças (IGF). A decisão surge após o pedido de esclarecimento “por parte de um interessado”, que levou o júri a considerar que “a dúvida suscitada era pertinente e susceptível de afectar a boa compreensão das regras constantes do Caderno de Encargos”.
Um dúvida que diz respeito à “rejeição das operações, actos ou contratos a que alude o número quatro do artigo nono do Caderno de Encargos” que implica a “exclusão da proposta apresentada pelo respectivo concorrente, independentemente do preço oferecido, porquanto a mesma é aferida na sua globalidade”.

A data inicial para a entrega das propostas estava marcada para a próxima quarta-feira.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:21





Air Luxor estima taxa ocupação para Dublin de 75%

6-2-2004 16:44



A Air Luxor prevê, para este ano, que as rotas regulares entre Dublin, Lisboa e Faro atinjam uma taxa de ocupação de 75 por cento.
No ano passado, foram transportados 42 mil passageiros. Actualmente são efectuados três voos semanais.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 21:16

BBVA vai vender 1.5 mil ME de obrigações a institucionais

6-2-2004 18:47



O Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), o segundo maior banco da Espanha, planeia vender até 1.5 mil milhões de euros de obrigações a cinco anos a investidores institucionais. Obrigações com uma taxa de juro variável, segundo o banco no site da CNVM.
O BBVA tem realizado aumento de fundos com vista à compra do resto da unidade mexicana, o banco Bancomer, por 3.3 mil milhões de euros.

BolsaPt.com


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 17:48







Euronext Lisbon impulsionada pelos pesos-pesados

6-2-2004 16:30



O mercado nacional encerrou em alta, com a Europa a registar ganhos moderados. Na sessão destacaram-se a Sonae e a Portucel, devido à notícia de uma eventual saída da Sonae da papeleira nacional.
A Portucel subiu perto de um e meio por cento e a Sonae ganhou 2,35 por cento. O Jornal de Negócios noticia que Pedro Queiroz Pereira, presidente da Semapa, pretende concorrer à segunda fase de privatização da Portucel e que está em negociações com a Sonae para a aquisição da posição de 25 por cento na papeleira. O mesmo diário refere ainda que o responsável da Semapa poderia lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Portucel.

A Electricidade de Portugal (EDP) somou 1,40 por cento. O acordo entre o governo e os italianos da ENI sobre a reestruturação do sector energético português foi, hoje, assinado. O governo negoceia, a partir de agora, a troca de activos na Galp com a espanhola Iberdrola.

A Portugal Telecom (PT) acompanhou os ganhos do sector. Ganhou 1,65 por cento. A subsidiária PT Multimédia subiu 1,73 por cento.

O Banco Comercial Português (BCP) avançou quatro por cento. Na restante banca, o Banco Espírito Santo (BES) somou 1,73 por cento. O BPI aumentou 1,68 por cento.

O índice PSI-20 ganhou 1,79 por cento para os 7.158,71 pontos.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 17:47



Sony e IBM parceiros na televigilância

6-2-2004 15:38



A Sony Proffessional Solutions Europe e a IBM Portugal acordaram uma parceria estratégica com vista ao desenvolvimento de soluções de televigilância e de análise e padronização de comportamentos dos consumidores em loja e outros espaços comerciais.
A Sony fornece software de gestão e equipamento vídeo e áudio digitais. Ferramentas suportadas pelas estruturas de comunicação da IBM.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 17:46



Siemens e Bombardier concorrem Metro do Porto

6-2-2004 15:35



A decisão final sobre o fornecimento de dez carruagens “train-train” para as linhas da Póvoa e da Trofa é conhecida no final do mês, avança o Canal de Negócios. A Siemens e a Bombardier são as empresas a concurso.
A Bombardier Portugal (antiga Sorefame, na Amadora) assumiu, publicamente, que caso não haja novas encomendas, a empresa terá de encerrar até ao final do primeiro semestre. A continuação da empresa depende, assim, da vitória no concurso para o Metro do Porto.

Os responsáveis do metro do Porto afirmam que não sentem “pressões de nada nem de ninguém”.

O governo garante que o troço que liga as estações da Trindade a Campanha, com extensão ao Estádio do Dragão, será inaugurado em Maio, conforme o previsto.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 17:45





Sabadell recebe aprovação para compra Atlántico

6-2-2004 16:18



O regulador do mercado de capitais espanhol aprovou a aquisição do Banco Atlántico por parte do Banco Sabadell, detido em 8,5 por cento pelo Banco Comercial Português (BCP).
Uma operação onde o Sabadell vai despender 1.5 mil milhões de euros. Para tal, o banco espanhol vai realizar um aumento de capital, no qual o BCP vai investir 45 milhões de euros

O Sabadell acordou com os bancos Arab Banking Corp. (ABC) e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA) a compra da totalidade do capital do Banco Atlântico. Serão adquiridos 91,57 por cento do capital numa primeira fase, depois será lançada uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o restante capital.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 17:43





G7 deve mudar mensagem sobre câmbio

6-2-2004 16:12



O Grupo dos Sete países mais industrializados do mundo precisa de alterar a mensagem que estão a dar aos mercados cambiais na reunião a ter lugar na Florida. Esta é a opinião proferida, hoje, pelo ministro das Finanças francês, Francis Mer.
Em Washington, em entrevista a jornalistas, o ministro afirmou que os mercados não entendem por completo a mensagem da reunião de Setembro do G7, no Dubai, onde pedia que os maiores países adoptassem políticas de câmbio mais flexíveis.

As previsões para o crescimento económico estão a melhorar, considera. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê um crescimento em 2004 de cerca de 4,5 por cento para os EUA e de cerca de dois por cento para a Europa.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 17:42





Bruxelas pede explicações Espanha sobre licenças UMTS

6-2-2004 15:10



A Comissão Europeia (CE) pede explicações ao governo espanhol sobre as condições impostas aos operadores de licenças UMTS, no que diz respeito à criação de emprego e investimento, afirma um porta-voz do governo espanhol.
O executivo do país vizinho negoceia a revisão do anterior acordo com as quatro operadores móveis de licenças móveis de UMTS. Negociações que pretendem garantir um investimento em rede no valor de três mil milhões de euros nos próximos anos, bem como 4.500 milhões de euros em infra-estruturas na próxima década.

Um porta-voz do governo espanhol afirma que o Ministério da Ciência e Tecnologias está a tentar introduzir as queixas de Bruxelas no processo negocial, cuja conclusão pode estar para breve.

As quatro operadores que conseguiram as licenças UMTS foram, em 2000, em Espanha, a Telefónica Móviles, a Vodafone España e as holdings espanholas Auna (controlada pela Endesa e pela Unión Fenosa) e Xfera (controlada pelas construtoras ACS e FCC).

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 16:14







EUA entusiasmados com subida de emprego

6-2-2004 14:44



Os mercados accionistas nova-iorquinos abriram com ganhos ligeiros. Os investidores mostram-se satisfeitos com os últimos dados referentes ao emprego. A taxa de desemprego em Janeiro atingiu valores mínimos desde que a Administração Bush tomou posse, em Janeiro de 2001. O emprego registou, em Dezembro, uma subida, no entanto, abaixo das expectativas.
A taxa de desemprego caiu, em Janeiro, para 5,6 por cento dos 5,7 por cento em Dezembro último, afirma o Departamento do Trabalho. Nos sectores económicos não-agrícolas, o crescimento foi de 112 mil postos de trabalho, ainda que tenham sido revistos, em Dezembro, para uma subida de 16 mil empregos. Um mês antes apenas foram criados mil postos de trabalho.

Os Sete países mais ricos do mundo reúnem-se, hoje e amanhã, na Florida. O centro da discussão será a desvalorização do dólar face ao euro. Na reunião deve resultar a continuação da “flexibilidade” cambial.

A US Airways anunciou uma descida nos prejuízos trimestrais, mas avisa que continua a sofrer com custos elevados e com a crescente concorrência de companhias aéreas de curta distância. As acções sobem 7,86 por cento.

A Schering-Plough perde 1,16 por cento, prejudicada pelo anúncio do cancelamento dos testes a um medicamento para o cancro que se provou ineficaz.

A Cigna Corp., a terceira maior seguradora no ramo de saúde dos EUA, vai reduzir os dividendos para 2,5 cêntimos por acções dos iniciais 33 cêntimos. A seguradora afirma que a extinção de postos de trabalho vai custar 300 milhões de dólares em 2004, dos quais 75 milhões de dólares serão despendidos no primeiro trimestre. Está a perder 7,97 por cento.

A Electronic Data Systems Corp., o segundo maior fornecedor de serviços informáticos do mundo, registou, no quarto trimestre, 74 cêntimos de perdas por acção face aos 75 cêntimos de ganhos em igual período um ano antes. A empresa justifica com os custos na construção da rede de telecomunicações para a marinha norte-americana. Segue a cair 5,84 por cento.

A Maxim Integrated Products Inc., fabricante de semicondutores utilizados em telemóveis, ganha mais de cinco por cento. A emrpesa registou, no ano passado, uma subida nos lucros para 98.5 milhões de dólares (28 cêntimos por acção), contra os 77.1 milhões de dólares (23 cêntimos) no ano anterior. Os analistas apontavam para ganhos de 27 cêntimos por acção.

O índice Dow Jones recua 0,05 por cento face a uma abertura positiva. O índice Nasdaq segue a ganhar 0,66 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 15:38

EUA: Taxa Desemprego desce para 5,6%

6-2-2004 13:30



A economia norte-americana criou 122 mil postos de trabalho não agrícolas em Janeiro, levando a taxa de desemprego a recuar para 5,6 por cento, segundo dados do Departamento do Trabalho.
Esta foi a maior criação de postos de trabalho desde Dezembro de 2000 mas ficou abaixo dos 150 mil esperados pelos economistas.

Desde Agosto, já foram criados 366 mil postos de trabalho na economia.

A taxa de desemprego é a mais reduzida desde Janeiro de 2002.

A semana média subiu 0,2 horas para 33,7 horas semanais. O total de horas trabalhadas aumentou 0,8 por cento.

O ganho médio horário aumentou 0,1 por cento para 15,49 dólares.

Os sectores que mais contrataram foram o retalho e a construção.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 15:37





Governo e Iberdrola negociam troca de activos na Galp

6-2-2004 13:45



A eléctrica espanhola Iberdrola está prestes a concluir o acordo para troca da sua participação de quatro por centro na Galpenergia por activos de gás em Portugal, segundo uma fonte anónima da empresa espanhola à Finanzas. A Iberdrola vai receber participações de duas distribuidoras de gás e uma soma em dinheiro. A mesma fonte não revela, contudo, o montante envolvido.
A Iberdrola vai passar a deter 58,8 por cento da distribuidora Beiragas e 40,9 por cento da Tagusgas. A eléctrica pediu o governo português a troca de activos da Galpenergia, uma vez que o interesse em se manter accionista da empresa deixou de existir devido à reestruturação do sector energético em Portugal.

Até ao momento, o executivo não deu qualquer resposta. A troca de activos abrange também a participação de cinco por cento da Iberdrola na Electricidade de Portugal (EDP). No entanto, o Diário Económico noticia que o governo português já enviou uma proposta de troca da participação na Galp por uma “pequena distribuidora de gás” em Portugal.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 15:36





EDP: Acordo reestruturação assinado

6-2-2004 13:18



Segundo uma fonte das negociações, o Governo, a italiana ENI e a EDP – Electricidade de Portugal já assinaram o acordo no âmbito da reestruturação do sector energético nacional, noticia a agência Reuters.
O acordo foi assinado pela ministra das Finanças, Manuela Ferreira Leite, e pelo ministro da Economia, Carlos Tavares.

Segundo testemunhas, os intervenientes reuniram-se no Ministério das Finanças. Além dos ministros deveriam ainda estar presentes João Talone (presidente executivo da EDP), Francisco Sanchez (responsável financeiro da EDP), Rui Horta e Costa (representando do Estado) e António Borges (vice presidente da Goldman Sachs.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 14:28





Futuros EUA apontam para abertura positiva

6-2-2004 12:19



Os futuros norte-americanos seguem em alta, aguardando a divulgação da taxa de desemprego nos Estados Unidos da América. Os economistas antecipam que a economia acrescentou postos de trabalho a um ritmo não visto nos últimos três anos.
Os analistas esperam que tenham sido criados 175 mil postos de trabalho em Janeiro, o maior ganho desde Novembro de 2000. O Departamento do Trabalho apresenta relatório às 13:30 horas, antes da abertura do mercado. A taxa de desemprego deverá manter-se nos 5,7 por cento, o nível mais baixo desde Outubro de 2002.

A Cigna deverá reagir ao lucro de 290 milhões de dólares apresentados no quarto trimestre. A empresa anunciou ainda que vai reduzir os custos em 300 milhões de dólares com o despedimento de trabalhadores.

A Nortel Networks e a Lucent Tecnologies deverão reagir aos bons resultados apresentados pela europeia Eriscsson.

Os futuros sobre o Standard & Poor’s avançam 0,22 por cento e sobre o Nasdaq ganham 0,44 por cento.

BolsaPt.com


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 14:27





US Airways desagrava prejuízos

6-2-2004 12:54



A norte-americana US Airways apresentou um prejuízo de 98 milhões de dólares no uarto trimestre do ano, significativamente abaixo dos 794 milhões de dólares apresentados no período homólogo.
As receitas subiram de 1,61 para 1,76 mil milhões de dólares.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 14:26

Sabadell autorizado a lançar OPA sobre Atlántico

6-2-2004 12:33



A reguladora espanhola CNMV – Comisión Naciona del Mercado de Valores autorizou a Oferta Pública de Aquisição lançada pelo banco Sabadell sobre a totalidade do capital do Banco Atlántico.
A oferta está condicionada à aquisição de pelo menos 67 por cento do capital, ou 13.998.416 acções.

O Grupo Arab Banking Corporation e o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria já se comprometeram a vender as suas participações, no total de 92,83 por cento do capital social.

O Sabadell oferece 71,79 euros por acção. O prazo da oferta é de um mês.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 6/2/2004 14:25



Lucro da Cigna aumenta

6-2-2004 12:13



A norte-americana Cigna apresentou um lucro de 290 milhões de dólares, ou 2,06 dólares por acção, no quarto trimestre de 2003, que compara com o lucro de 33 cêntimos por acção no período homólogo de 2002.
Excluindo itens não recorrentes, o lucro atingiu os 1,65 dólares por acção, mais 15 cêntimos que o esperado pelos analistas.

As receitas totais desceram 5,2 por cento para 4,5 mil milhões de dólares.

A empresa anunciou ainda que vai despedir 3 mil trabalhadores e reduzir o dividendo anual para 2,5 cêntimos por acção. Os despedimentos deverão permitir a redução dos custos em 300 milhões de dólares. A empresa vai reposicionar o seu negócio.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Eduardo R., Google [Bot], Heldroo, nbms2012, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 319 visitantes