Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por centropoly » 28/3/2014 14:59

Pikota Escreveu:

PIkota,

Eu também não entrei há algumas semanas atrás e por uma razão muito forte: Não vi nenhuma oportunidade para entrar de acordo com a minha estratégia. E se fosse hoje faria exactamente o mesmo pois sou fiel à minha estratégia a 99%.

Abraço

Não desvalorizando a tua estratégia mas, uma coisa te digo, como certamente sabes, uma acção (desde que não haja uma "guerra mundial" ou algo equiparado) não desvaloriza desenfreadamente sem oscilações, e há semanas atrás ela estava "pra lá das borras", mesmo a continuar a tendência descendente, era muitíssimo previsível que ela "viesse à tona respirar" tal como está a acontecer, por isso, a tu estratégia, embora de certa forma eu até a compreenda, parece-me contudo uma estratégia pessimista demais. :roll:

Já agora, deixo também a minha opinião (desculpem não deixar o boneco), a JMT está realmente a aguentar-se muito bem, mas pra mim só mostrará sinais consistentes de inversão acima dos 13,60/13,70 e considerarei uma inversão real acima dos 14€, até lá a JMT está em fase de "reanimação" e até aos 13,60 estará apenas a ganhar fôlego, pra já, a JMT vai respirando muito bem, vamos ver. :)
----»BOLSA DE EMPRÉSTIMOS«----
Bons Negócios

Registado: 14/1/2014 12:45

por mmrmm » 28/3/2014 14:18

Amigo,

Cá vai.

Abraço[/quote]

Muitíssimo obrigado!
Agora até eu começo a ficar expectante. Mas ainda nada está garantido, pois podemos ainda ver a cotada descer por aí abaixo. Felizmente não relatórios trimestrais tão cedo. Tenho pesadelos na véspera dos mesmos... LOL.

Um abraço,

Registado: 27/2/2014 20:36

por investpouco » 28/3/2014 14:11

a historia da bolsa...

na queda do touro, os rookies fogem com a noticia, os tecnicos apanham-na nos rabiscos, os longos aguentam as normais.
na marrada do touro todos entram os tecnicos são os primeiros, os rookies pelo meio, os longos já lá estão.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por AT2014 » 28/3/2014 13:26

Pikota Escreveu:Tenho pena de não ter entrado no comboio algumas semanas atrás pois já tinha umas boas mais valias, optei por entrar noutra acção.
para quem está dentro que desfrute da viagem pois ainda vai a meio. :D

PIkota,

Não te martirizes pois se tivesses entrado a algumas semanas atrás tinhas dado um tiro no escuro. Prognósticos no fim do jogo são fáceis. Eu também não entrei há algumas semanas atrás e por uma razão muito forte: Não vi nenhuma oportunidade para entrar de acordo com a minha estratégia. E se fosse hoje faria exactamente o mesmo pois sou fiel à minha estratégia a 99%. Este, aliás, é um dos poucos casos de 1% pois infringi a minha estratégia ao entrar contra o mercado. Mas não somos robôs e às vezes gosto de seguir algumas máximas simples. Neste caso foi: Tudo o que desce sobe mais cedo ou mais tarde mas com stop curto não vá haver azar :lol:

E se estás noutra a ganhar é o que interessa. Não perdes-te nada pois no fim do dia as lecas não são melhores por virem da JM ou do BCP ou doutra qualquer. Valem o mesmo :lol: :lol:

Abraço

Registado: 4/2/2014 2:39

por pikota » 28/3/2014 13:19

Tenho pena de não ter entrado no comboio algumas semanas atrás pois já tinha umas boas mais valias, optei por entrar noutra acção.
para quem está dentro que desfrute da viagem pois ainda vai a meio. :D

Registado: 4/2/2010 15:57

por AT2014 » 28/3/2014 13:18

mmrmm Escreveu:
AT2014 Escreveu:
MME5 Escreveu:Concordo com a tua resposta e estou tambem a seguir mais ou menos as mesmas linhas apenas acho que vai ser dificil quebrar a EMA 50, já tocou mas precisa de volume, vamos ver para já o lucro está garantido.

O problema da EMA 50 é que está muito perto da EMA 20 e da linha de tendência de médio prazo. Ora isto faz que quem estivesse a apostar que a acção não fosse quebrar a linha de tendência de médio prazo colocasse um short a 12,35/12,40 e depois um outro a 12,60-12,65 de modo a reforçar. Assim que esses shorts (e se) rebentarem acredito que a acção vai dar um salto rápido e forte até 13 porque esses investidores terão colocado stops acima da EMA 50 para o caso desses shorts não aguentarem.

A própria subida da acção, se começar a consolidar acima de 12,4 irá colocando dúvidas na cabeça dos que apostam que a acção vai cair, e alguns começarão a fechar posições curtas e consequentemente a eliminar shorts na EMA 50 e a colocar longs acima da mesma. Isto não tem nada de cientifico. É puro bom senso.

É importante ver como fecha hoje pois a eventualidade de cair tudo outra vez para baixo de 11,5 ainda não está descartada de todo. Mesmo o dia de hoje pode não passar dum falso break. Eu pessoalmente, acredito que para cima é o caminho mas continuo a ter um stop abaixo da EMA 20.

Abraço

Caro AT2014,

Se tiver tempo e possibilidade, poderia actualizar o seu gráfico que anteriormente anexou com todos estes dados novos? Muito obrigado.
Um abraço,

Amigo,

Cá vai.

Abraço
Anexos
BCP 28-03-2014.png
BCP 28-03-2014.png (49.03 KiB) Visualizado 5935 vezes

por mmrmm » 28/3/2014 13:06

AT2014 Escreveu:
MME5 Escreveu:Concordo com a tua resposta e estou tambem a seguir mais ou menos as mesmas linhas apenas acho que vai ser dificil quebrar a EMA 50, já tocou mas precisa de volume, vamos ver para já o lucro está garantido.

O problema da EMA 50 é que está muito perto da EMA 20 e da linha de tendência de médio prazo. Ora isto faz que quem estivesse a apostar que a acção não fosse quebrar a linha de tendência de médio prazo colocasse um short a 12,35/12,40 e depois um outro a 12,60-12,65 de modo a reforçar. Assim que esses shorts (e se) rebentarem acredito que a acção vai dar um salto rápido e forte até 13 porque esses investidores terão colocado stops acima da EMA 50 para o caso desses shorts não aguentarem.

A própria subida da acção, se começar a consolidar acima de 12,4 irá colocando dúvidas na cabeça dos que apostam que a acção vai cair, e alguns começarão a fechar posições curtas e consequentemente a eliminar shorts na EMA 50 e a colocar longs acima da mesma. Isto não tem nada de cientifico. É puro bom senso.

É importante ver como fecha hoje pois a eventualidade de cair tudo outra vez para baixo de 11,5 ainda não está descartada de todo. Mesmo o dia de hoje pode não passar dum falso break. Eu pessoalmente, acredito que para cima é o caminho mas continuo a ter um stop abaixo da EMA 20.

Abraço

Caro AT2014,

Se tiver tempo e possibilidade, poderia actualizar o seu gráfico que anteriormente anexou com todos estes dados novos? Muito obrigado.
Um abraço,

por AT2014 » 28/3/2014 13:03

Abraço

por MME5 » 28/3/2014 12:32

Concordo com a tua resposta e estou tambem a seguir mais ou menos as mesmas linhas apenas acho que vai ser dificil quebrar a EMA 50, já tocou mas precisa de volume, vamos ver para já o lucro está garantido.

Registado: 26/10/2013 19:07

por AT2014 » 28/3/2014 12:19

MME5 Escreveu:
AT2014 Escreveu:Caros,

Quebrou a linha de tendência de médio prazo, deu uma cabeçada na EMA 50 e agora vamos ver o que sucede. Se passar o próximo ponto são 13,00 e depois 13,23 (EMA 100).

Mais interessante que isso é que a EMA 20 está a querer aproximar-se perigosamente da EMA 50 e ai podemos ter um segundo sinal forte de inversão de tendência. Como acredito que há boas possibilidades de passara a EMA 50 (não hoje mas nos próximos dias) mantenho-me na acção e vou subindo o meu stop (sempre abaixo da EMA 20). Já agora, neste caso ainda não coloquei um trail stop pois ainda não subiu o suficiente para que a acção possa flutuar face ao meu preço de entrada (12,285).

Recordo que a minha estratégia foi, como habitual, o seguinte: Compra após passar a EMA 20 com stop muito curto logo abaixo da EMA 20 pois a linha de tendência de curto prazo estava a 12,35/12,40 e a acção estava bearish.

Abraço e bons negócios

Qual a margem que pretendes dar se for esse o caso no Trailing stop ?

Minimo uns 40 pontos face ao valor de mercado. Ainda assim, nesta caso (e visto que estamos numa fase de possivel inversão de tendência), com a acção ainda a cruzar pontos fortes como são as EMAs, diria que, por agora vou colocando o stop atrás das EMAs, ou seja, quando cruzar a EMA 50 por 20 pontos subo o stop, manualmente, para baixo da EMA 50. Optarei por um trail stop quando a acção começar a navegar no espaço sideral, sem pontos de referência fortes (para mim está claro). Isso seria após o cruzamento da EMA 100 (13,23).

Abraço

por AT2014 » 28/3/2014 12:12

HJOR Escreveu:Um "rabisco"!

Amigo HJOR,

Na sequências de outros posts que já publiquei, no tópico do BCP, acho que o meu amigo mistura os timeframes e depois obtem resultados contraditórios. E até lhe reconheço enorme capacidade para detectar figuras e traçar canais. O problema é que depois a sua aplicação não se materializa com eficácia. Mas isto é só a minha opinião.

Neste caso que aqui documenta brilhantemente, o que se conclui é que a JMartins, no gráfico de 1h (assumo que é esse) estaria num ponto de inversão. Se fizesse o mesmo exercicio para o Diário iria ler o contrário. E repare no resultado de hoje.

Sei que discorda de mim mas continuo a dizer-lhe que utilizar gráficos de uma hora sem ser para transacionar no intraday pouco interesse tem mas isto é só uma opinião. Se calhar obtem excelentes resultados com esta técnica e eu estou tremendamente errado mas não queria deixar de lhe dar a minha sugestão.

Abraço e bons negócios

por MME5 » 28/3/2014 12:00

AT2014 Escreveu:Caros,

Quebrou a linha de tendência de médio prazo, deu uma cabeçada na EMA 50 e agora vamos ver o que sucede. Se passar o próximo ponto são 13,00 e depois 13,23 (EMA 100).

Mais interessante que isso é que a EMA 20 está a querer aproximar-se perigosamente da EMA 50 e ai podemos ter um segundo sinal forte de inversão de tendência. Como acredito que há boas possibilidades de passara a EMA 50 (não hoje mas nos próximos dias) mantenho-me na acção e vou subindo o meu stop (sempre abaixo da EMA 20). Já agora, neste caso ainda não coloquei um trail stop pois ainda não subiu o suficiente para que a acção possa flutuar face ao meu preço de entrada (12,285).

Recordo que a minha estratégia foi, como habitual, o seguinte: Compra após passar a EMA 20 com stop muito curto logo abaixo da EMA 20 pois a linha de tendência de curto prazo estava a 12,35/12,40 e a acção estava bearish.

Abraço e bons negócios

Qual a margem que pretendes dar se for esse o caso no Trailing stop ?

por AT2014 » 28/3/2014 11:59

Caro MME5,

Ainda não estou lá mas é verdade que já fui mais bullish do que actualmente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraço

por AT2014 » 28/3/2014 11:56

Caros,

Abraço e bons negócios

por Adam hedge » 28/3/2014 11:33

Adamhedge Escreveu:... é capaz ser difícil passar daqui destes valores...
Anexos
javali.PNG
javali.PNG (379.3 KiB) Visualizado 6116 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por epinay » 28/3/2014 11:32

Um volume muito promissor! :)

Registado: 15/2/2012 12:50

por Momenta » 28/3/2014 11:30

Parece que o GAP é para fechar. A tendência logo se verá...

Registado: 6/10/2011 13:34

por Adam hedge » 28/3/2014 11:25

he páh,he pah.... ai ai...
Anexos
jm29.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por HJOR » 28/3/2014 1:21

Um "rabisco"!
Anexos
JMT_15min_2014-03-27.png
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por MME5 » 27/3/2014 22:04

AT2014 Escreveu:
mmrmm Escreveu:
MME5 Escreveu:Já pensas-te que afinal o maior erro pode ser reforçar um titulo quando este está em queda e tu já estás a perder?foi o que tu fizes-te.

Não foi o primeiro e seguramente não será o último. A isso chama-se aprendizagem, se conseguimos aprender com os erros.

Amigo mmrmm,

Às vezes cometemos erros e o que importa é aprender com eles.

Eu, pessoalmente, e na Jerónimo Martins, há muitos anos, quando ainda percebia pouco disto, uma vez comprei e aquilo caiu até 15% do valor que investi para depois subir outra vez para perto deste valor passados uns 6 anos. Como percebia pouco na altura em que comprei fiz o que toda a gente faz: aguentei e praticamente não perdi nada. O meu avô já fazia isso e o meu pai também e funciona quase sempre. Obviamente que não é vida :mrgreen:

Deixa lá que se estás nessa fase existe uma máxima simples que nos tranquiliza: Tudo o que desce mais cedo ou mais tarde sobe.

Lição a tirar: Aprender Análise Técnica e utilizar os stops.

Abraço e bons negócios

Deixa.me te dizer que quanto a tudo o que desçe um dia sobe estás enganado olha que nem tudo quando se chega a uma certa idade a coisa desce e nunca mais sobe :mrgreen:
Apenas para brincar um pouco :-#

por mmrmm » 27/3/2014 21:22

AT2014 Escreveu:
mmrmm Escreveu:
MME5 Escreveu:Já pensas-te que afinal o maior erro pode ser reforçar um titulo quando este está em queda e tu já estás a perder?foi o que tu fizes-te.

Não foi o primeiro e seguramente não será o último. A isso chama-se aprendizagem, se conseguimos aprender com os erros.

Amigo mmrmm,

Eu, pessoalmente, e na Jerónimo Martins, há muitos anos, quando ainda percebia pouco disto, uma vez comprei e aquilo caiu até 15% do valor que investi para depois subir outra vez para perto deste valor passados uns 6 anos. Como percebia pouco na altura em que comprei fiz o que toda a gente faz: aguentei e praticamente não perdi nada. O meu avô já fazia isso e o meu pai também e funciona quase sempre. Obviamente que não é vida :mrgreen:

Deixa lá que se estás nessa fase existe uma máxima simples que nos tranquiliza: Tudo o que desce mais cedo ou mais tarde sobe.

Abraço e bons negócios

Caro At2014,

Muito obrigado pela força. De facto só há 3 meses comecei a estudar AT e da técnica dos stops ainda pouco ou nada fiz uso, pois não a domino de todo. Continuarei a aprender evitando cair nos mesmos erros. Mas os vossos posts desta última semana animaram-me um pouco sobre a JM para no curto-prazo conseguir remediar os erros passados.

Um abraço,

Manuel Maria de Magalhães

por AT2014 » 27/3/2014 20:33

mmrmm Escreveu:

Amigo mmrmm,

Abraço e bons negócios

por mmrmm » 27/3/2014 18:12

por MME5 » 27/3/2014 17:16

Já pensas-te que afinal o maior erro pode ser reforçar um titulo quando este está em queda e tu já estás a perder?foi o que tu fizes-te.

por mmrmm » 27/3/2014 17:11

AT2014 Escreveu:
mmrmm Escreveu:Sem querer ferir susceptibilidades ou criar polémicas mas não consigo compreender as expectativas geradas nos últimos dias perante a subida da JM. Sete velas positivas e uma subida de mais de 7% não são indiciadoras, em termos de AT, de qualquer inversão, suponho eu. Sendo um mero aprendiz nestas áreas, vou lendo tudo o que posso, assim quando ouvi quer o Ulisses Pereira quer o Tiago Esteves, a falaram inequivocamente em tendência bearish no curto e médio prazo (faz já quase um ano de queda) e apenas divergem nas resistências inversoras da tendência (o Ulisses aponta para os 14,3 e o Tiago para os 15), não consigo compreender a importância das resistências de 12,26 ou 12,40 que têm sido descritas. Neste sentido pedia-vos ajuda para compreender do entusiasmo dos últimos dias quando a cotada nem sequer consegui atingir a cotação do dia anterior à publicação do último relatório trimestral, nem tão pouco tem volumes de transacções sequer parecidos com o dia da última grande vela negativa de 26.Fev.

Muito obrigado,

Amigo mmrmm,
Se vires o post que publiquei acima com o gráfico vês que, apesar de estar descendente, aparenta conseguir quebrar a linha de tendência descendente dos ultimos meses (linha castanha). Se quebrar poderá subir ainda um ou dois euros. Vendo as coisas do ponto de vista de longo prazo, não é nada de especial (estamos a falar de 10-20%). Vistas as coisas do curto prazo, é interessante.
Mas como és inexperiente nisto, o melhor é não te meteres a inventar nesta acção pois o que importa é que qualquer entrada, neste momento, é contra a tendência do mercado e isso é sempre arriscado.

Quanto à euforia, eu explicava-a de 2 maneiras:
1- Aqueles que já têm a acção há algum tempo e finalmente acreditam que desta é que vão recuperar o valor inicial e eventualmente ganhar qualquer coisinha.
2- Aqueles que entraram agora (como eu) e acreditam que pode vir daqui uma valorização fácil porque apesar desta acção ser seguramente a mais aborrecida do PSI 20, de
momento, está bastante desvalorizada e estável e logo tem grandes possibilidades de subir qualquer coisita. Digamos que, à falta de melhor para investir pois está tudo já bastante valorizado, investe-se na JM e espera-se que a lei da gravidade funcione :lol: :lol: :lol: .
Se descer, é para isso que está lá o stop debaixo da EMA 20.

Abraço e bons negócios

Obrigado pela resposta.
Tomara eu não ter entrado, mas em Janeiro negociei a duas vezes, e se a primeira foi com sucesso o mesmo não posso dizer da segunda e mantive o título em carteira. Com a queda após o último relatório trimestral reforcei baixando drasticamente o preço médio. Como vês sou dos que estou no primeiro ponto, esperando um ressalto para me libertar do papel com o mínimo de perdas, ou, com sorte com algum lucro. Vários erros nesta negociação: da entrada falhada ao arrependimento, passando pela actual esperança. Afinal, partindo da tua argumentação, em nada é contraditória com a do Ulisses ou do Tiago uma vez que também consideram a hipótese de ressaltos. Muito obrigado pela resposta.

Um abraço,

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AlfaTrader, Google [Bot], latbal, m-m, macau5m, malakas, MiamiBlue, MR32, niceboy, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 186 visitantes