Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por premier league » 27/3/2014 19:47

Caro Ulisses, obrigado pela sua explicação. Daí os 3€ que alguns falam (0.2€*15). Parece-me que o bcp a longo prazo seja um investimento bastante interessante.
Lembro-me sempre da história dos calções:

Se pusermos 20€ nos calções de praia, provavelmente não no afectaria muito. Mas quando chegarmos ao Verão, vestir-mos os calções e pusermos a mão ao bolso iremos ficar muito contentes. Façam a experiência...

Com o bcp será a mesma coisa, entrar esquecer e voltar a por a mão ao bolso daqui a uns anos...digo eu...[/quote]

Essa dos calções foi muito boa!

Não diria melhor para expressar o meu sentimento em relação ao BCP.

Bons negócios

Registado: 25/3/2014 18:46

por yaya » 27/3/2014 19:05

malvoisin Escreveu:Boa tarde a todos,

no livro "Trading for a Living" de Alexander Elder, o autor sugere que normalmente os rookies transacionam nas 1ªas horas do dia enquanto que os pros tendem a transacionar mais tarde, e em consequência disto, que os preços de fecho tendem a reflectir a posição dos pros, ou seja, serão por regra valores mais ajustados à realidade da acção num dado momento.

Tenho reparado nos últimos meses que em várias sessões de subida do BCP de facto isto acontece. concordam com esta teoria ou parece-vos sem grande fundamento?

Aqui está uma questão interessante. De facto quando BCP subiu de 0,10 aos 0,18 isso acontecia frequentemente.
Tem alguma razão de ser essa citação, embora não seja uma regra que se verifique sempre. E que dizer dos fechos às sextas feiras? Há quem associe bons fechos às sextas com bull, embora possa ser um mito :wink:

Registado: 28/8/2013 22:19

por djapika » 27/3/2014 18:37

Ulisses Pereira Escreveu:djapika, não creio que faça muito sentido esse género de comparações. O Banco tem uma capitalização ainda interessante por força dos inúmeros aumentos de capital. Se formos a ver o gráfico real do BCP (do ponto de vista do accionista) este é o resultado e o BCP teria que multiplicar por 15 o seu valor para atingir o máximo histórico real. (o máximo histórico foi bem mais alto do que o que está no gráfico mas este gráfico reflecte a variação real, ajustado de stocks splits e aumentos de capital)

Um abraço,
Ulisses

Caro Ulisses, obrigado pela sua explicação. Daí os 3€ que alguns falam (0.2€*15). Parece-me que o bcp a longo prazo seja um investimento bastante interessante.
Lembro-me sempre da história dos calções:

Se pusermos 20€ nos calções de praia, provavelmente não no afectaria muito. Mas quando chegarmos ao Verão, vestir-mos os calções e pusermos a mão ao bolso iremos ficar muito contentes. Façam a experiência...

Com o bcp será a mesma coisa, entrar esquecer e voltar a por a mão ao bolso daqui a uns anos...digo eu...

Registado: 31/8/2012 0:00

por investpouco » 27/3/2014 17:49

no livro "Trading for a Living" de Alexander Elder, o autor sugere que normalmente os rookies transacionam nas 1ªas horas do dia enquanto que os pros tendem a transacionar mais tarde, e em consequência disto, que os preços de fecho tendem a reflectir a posição dos pros, ou seja, serão por regra valores mais ajustados à realidade da acção num dado momento.

Tenho reparado nos últimos meses que em várias sessões de subida do BCP de facto isto acontece. concordam com esta teoria ou parece-vos sem grande fundamento?

pode ser que seja verdade, eu modo geral entro nas emas ou suportes, e no bcp costuma acontecer ao fim de 30 min/1hora de inicio na bolsa, em caso de o dia anterior de ser correcções...eu esperar um pouco para ver como a ação vai caminhar, se corrige mais ou sobe.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por tncm » 27/3/2014 17:40

Não sei mas de qualquer forma posso afirmar que eu na qualidade de rookie aprendi rapidamente que não se deve tradar na 1ª hora de negociação...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por malvoisin » 27/3/2014 17:32

Boa tarde a todos,

Registado: 6/3/2014 19:07

por investpouco » 27/3/2014 16:39

investpouco Escreveu:
AT2014 Escreveu:
investpouco Escreveu:Grafico actualizado com as 4 emas 20,25,50,100 e volume
optimos pontos de entrada em ema 50 e 100 (nos valores 0,1758 e 0,1976),
e bom ponto de entrada para curto prazo em ema 25 (0,2101), entrar aqui com alguma cautela, não vá ela corrigir até à EMA 50 (0,1976), e assim podermos reforçar nesse valor.
quanto à EMA 100, será muito dificil de lá voltar (aos 0,1758),....mas nunca se sabe.

um à parte para o Ulisses.... Ulisses estou a evoluir, ja faço analises tecnicas....

Investpouco,

Já fazeres AT é um grande progresso. Mas para que queres a EMA 25 e a EMA 20 ? Que informação é que uma te dá que a outra não dá ?
Quanto aos pontos de entrada, obviamente que a EMA 50 e EMA 100 são óptimos pontos de entrada (a EMA 200 ainda seria melhor). A questão é que deves ver que, a não ser no caso duma enorme queda, dificilmente vai atingir esses pontos pelo que deves começar a entrar na EMA 20 e se cair tornas a entrar na EMA 50 e por ai diante.

Abraço e bons negocios

Exactamente com dizes é como faço At2014, mas coloquei aqui as 2 ema's a 20 e a 25 porque muitos trabalham com uma ou com outra....quanto à ema20 nem a referi porque sou de longo prazo e uso os cfds na ema25 apenas e para realizar mais valias muito pequenas e investir com essas mais valias e outro valor identico em accoes normais permitindo assim comprar as accoes normais como se fossem ao preço de 50% de desconto.

corrijo entro sim na ema20 e não na ema25.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 27/3/2014 16:34

exemplo compro 20.000 cfds na ema 25 e vendo-as ganhado por exemplo 200 euros, então junto outros 200 euros e compro 400euros em accoes e apenas gastei 200euros.
o porquê? porque só penso no longo prazo e não quero tirar partido neste momento do dinheiro.
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 27/3/2014 16:31

AT2014 Escreveu:
e bom ponto de entrada para curto prazo em ema 25 (0,2101), entrar aqui com alguma cautela, não vá ela corrigir até à EMA 50 (0,1976), e assim podermos reforçar nesse valor.
quanto à EMA 100, será muito dificil de lá voltar (aos 0,1758),....mas nunca se sabe.

um à parte para o Ulisses.... Ulisses estou a evoluir, ja faço analises tecnicas....

Investpouco,

Já fazeres AT é um grande progresso. Mas para que queres a EMA 25 e a EMA 20 ? Que informação é que uma te dá que a outra não dá ?
Quanto aos pontos de entrada, obviamente que a EMA 50 e EMA 100 são óptimos pontos de entrada (a EMA 200 ainda seria melhor). A questão é que deves ver que, a não ser no caso duma enorme queda, dificilmente vai atingir esses pontos pelo que deves começar a entrar na EMA 20 e se cair tornas a entrar na EMA 50 e por ai diante.

Abraço e bons negocios

Exactamente com dizes é como faço At2014, mas coloquei aqui as 2 ema's a 20 e a 25 porque muitos trabalham com uma ou com outra....quanto à ema20 nem a referi porque sou de longo prazo e uso os cfds na ema25 apenas e para realizar mais valias muito pequenas e investir com essas mais valias e outro valor identico em accoes normais permitindo assim comprar as accoes normais como se fossem ao preço de 50% de desconto.
cumptos, Investpouco.

por AT2014 » 27/3/2014 16:25

Investpouco,

Abraço e bons negocios

Registado: 4/2/2014 2:39

por investpouco » 27/3/2014 15:41

Grafico actualizado com as 4 emas 20,25,50,100 e volume

Anexos
bcp27032014.jpg
cumptos, Investpouco.

por investpouco » 27/3/2014 15:21

boa tarde deixo aqui os bancos com maior divida publica sendo o bcp, o privado com maior divida publica, sendo o que mais é afectado pelas nossas yields.
atenção a fonte é de 2011, nao sei se se encontra actualizada.
Anexos
divpublica.jpg
divpublica.jpg (116.23 KiB) Visualizado 6472 vezes
cumptos, Investpouco.

por tncm » 27/3/2014 14:28

luislobs. Escreveu:Olhando o grafico o Bcp fez um fundo perfeito e parece exatamente no principio dum bull marquek, razao para quem esta dentro sem pressas poderá tirar muito boas mais valias.

.

Concordo, é claro como água o gráfico LP partilhado pelo Ulisses...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por epinay » 27/3/2014 13:35

Os volumes deveriam ser apresentados em valores monetários (€) e não em n.º de acções negociadas, considerando que em Outubro do ano passado o título valia metade do valor actual, a média dos volumes negociados diariamente mais que triplicou.

Registado: 15/2/2012 12:50

por luislobs. » 27/3/2014 13:08

Olhando o grafico o Bcp fez um fundo perfeito e parece exatamente no principio dum bull marquek, razao para quem esta dentro sem pressas poderá tirar muito boas mais valias.

.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por Ulisses Pereira » 27/3/2014 12:41

djapika, não creio que faça muito sentido esse género de comparações. O Banco tem uma capitalização ainda interessante por força dos inúmeros aumentos de capital. Se formos a ver o gráfico real do BCP (do ponto de vista do accionista) este é o resultado e o BCP teria que multiplicar por 15 o seu valor para atingir o máximo histórico real. (o máximo histórico foi bem mais alto do que o que está no gráfico mas este gráfico reflecte a variação real, ajustado de stocks splits e aumentos de capital)

Um abraço,
Ulisses
Anexos
bcp.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por whiteshark » 27/3/2014 12:37

djapika Escreveu:
OffTheRecord Escreveu:Para que o BCP volte a ter uma capitalização bolsista de 17 mil milhões tem que cotar a 0.85€.

Exatamente. Tendo em conta que o banco está mais capitalizado uma vez que alcance o seu máximo histórico, a cotação deverá alcançar 1€. Logo o range de cotação de longo prazo (até 2020) deverá situar-se entre 0-1€. Não havendo reverse stock split obviamente. Que acham?

Acho que as coisas não são assim tão lineares.
O BCP de hoje já tem pouco a ver com o BCP de há uns anos.
Os activos são diferentes, os prejuízos acumulados foram significativos e o paradigma é outro.

Registado: 4/2/2014 12:33

por djapika » 27/3/2014 12:26

OffTheRecord Escreveu:Para que o BCP volte a ter uma capitalização bolsista de 17 mil milhões tem que cotar a 0.85€.

Exatamente. Tendo em conta que o banco está mais capitalizado uma vez que alcance o seu máximo histórico, a cotação deverá alcançar 1€. Logo o range de cotação de longo prazo (até 2020) deverá situar-se entre 0-1€. Não havendo reverse stock split obviamente. Que acham?

por OffTheRecord » 27/3/2014 6:49

Para que o BCP volte a ter uma capitalização bolsista de 17 mil milhões tem que cotar a 0.85€.

Registado: 10/9/2009 11:27

por djapika » 27/3/2014 1:30

Caro Ulisses, gostaria de obter resposta a uma questão. Pelo que percebi algures aqui no forum o máximo histórico do BCP há alguns anos atrás correspondeu a uma catitalização bolsista de 17 mil milhoes de euros. Ora se o banco aumentou o capital em 3 mil milhoes e supondo que devolve ao estado esse montante isso totalizaria 20 mil milhões que à luz do capital disperso em bolsa atualmente corresponde a uma cotação de +/- 1€. Estou correcto? Obrigado e cumprimentos

por AT2014 » 27/3/2014 1:04

AT2014 Escreveu:Caros,

Já agora junto-me à discussão antes da abertura de amanhã.
Hoje entrei a 0,2121 baseado, como habitual, no toque da EMA 20. Não sei se a EMA 20 aguentará ou não até pelo Stocástico e MACD que estão a meio caminho duma descida mas isso parece-me pouco relevante pois se cair reforçarei na EMA 50 sem problemas. Continuo a ver enorme potencial na acção e o caminho continua a ser para cima. Nem coloquei stop nenhum.
Assumo que todas estas quedas se devam à Ucrânia (tem sido uma mina de ouro para mim) e como sempre o Obama irá meter a viola no saco e não se passa nada. Deve faltar mais uma base (ou uns barcos) para serem tomados pelos russos e depois disso "tudo como dantes lá para os lados de Abrantes".
Não vejo o BCP com necessidade de fazer aumento de capital nenhum. Basta substituir o financiamento do estado por financiamento de terceiros.
Abraço

Caros,
Actualizo esta operação só para que entendam que as coisas simples são aquelas que funcionam e que o que é importante é ter uma estratégia simples e cumpri-la sempre quando a oportunidade acontece.

Basicamente entrei na EMA 20 (como habitual). A EMA 20 aguentou e passados 2 dias cá está a render 4%. Ainda este mês já tinha feito o mesmo quando tocou nos 0,2040 (dia 14-03), posição entretanto já vendida a 0,2193. Uma vez que ontem houve alguma indecisão coloquei um stop muito curto a 0,2096 de modo a estar abaixo da EMA 20 e do nº mágico (0,21).

A força que o BCP teve a fechar indica-me que poderá estar ai alguma noticia importante na forja. Mas isso pouco me importa. Assim que atingir uma rentabilidade interessante poderei vender e entretanto já estou à espera da próxima EMA. E com isto vou ganhando consistentemente dinheiro ao longo do ano.

Nota: Mantenho ao mesmo tempo uma posição longa no BCP já desde 2013 que não vendo por enquanto. Assim vou aproveitando a rentabilidade de longo prazo com parte do investimento e os retrocessos de curto prazo para aproveitar uma remuneração superior e ir "materializando" os ganhos pois enquanto não se vende é "fumo".

Deixo um gráfico

Abraço e bons negócios.
Anexos
BCP 25-03-2014.png
BCP 25-03-2014.png (42.52 KiB) Visualizado 7642 vezes
BCP 25-03-2014.png
BCP 25-03-2014.png (42.52 KiB) Visualizado 7642 vezes

Registado: 4/2/2014 2:39

por pikota » 27/3/2014 0:19

A reunião que decorrerá amanha, trata-se ao certo de quê?

Registado: 4/2/2010 15:57

por Cardoso25 » 26/3/2014 23:04

T.C Escreveu:
tncm Escreveu:Já sei que vou ser esquartejado, mas poupem-me um bocado pois sou novato...

Na minha opinião o BCP dificilmente passará além dos 0,36€ no longo prazo, motivos: 0,36€ foi a cotação a que estava o banco no ultimo aumento de capital e a dispersão em bolsa do valor em bolsa é brutal, de tal forma que se o banco cotasse a 1,3€, isto equivaleria a um valor de mercado correspondente à EDP, JM e PT juntas (se não me engano nas contas, por alto é certo que o tempo não dá para mais).

Á uns anos atrás um individuo num outro fórum disse que o BCP ia cotar a 0,10 (disse tal barbaridade numa altura em que o BCP andava bem acima dos 3€) esse sim foi esquartejado!
Quanto a mim tudo é possível e por nunca imaginar sequer ver o BCP a valores tão baixos, quero agora pensar que algum dia pode voltar ao antigo e grande BCP. :P

É bem provável que até ao final deste ano o BCP chegue a 100% de valorização o que daria 0,3328€. Portanto no inicio do ano de 2015 chegar a 0,36€ não seria de todo complicado.
Mas ninguém sabe que valores poderá alcançar o BCP (0,5€/1€...) mesmo que estes valores sejam "surreais" num Bull Market tudo é possível.

Registado: 4/3/2012 18:57

por MME5 » 26/3/2014 22:24

NMiguel16 Escreveu:Isto parece estranho, mas nao me sinto muito confiante.

Sei que estamos em bull, sei que vao subir, mas nao me sinto confiante.

Vou reduzir a exposicao nos BCP e comprar algo mais conservador.

Ja reduzi hoje no Santander e talvez aumente na REN.

Mas no BCP em especifico acredito que chegue aos 0,30 brevemente, quer pela analise tecnica quer pelo que acho.

Que isto dos graficos é bonito, mas tudo nao passa de uma certa psicologia em adivinhar o que toda a gente vai fazer.

Se não te sentes confortável sai mais nada, depois se a acção sobe ou desce isso são pormenores tens é que te sentir confortável onde investes, mas sair de um titulo e ir a correr comprar outro só para estar dentro também não é bom, por vezes estar fora é a melhor opção.

Registado: 26/10/2013 19:07

por NMiguel16 » 26/3/2014 21:51

Black Bull Escreveu:
NMiguel16 Escreveu:Boa noite!

Acredito( e agora vêm ai dizer que está mais que visto no que eu acredito) que esta fase de consolidação vai terminar.

No entanto, estava longo, mas vou ficar curto e reduzir o meu target. A ver se sobe mais uns dias para sair do comboio.

Pelo menos, vender 50% da posição, tenho muito capital em risco. E não sei até que ponto vai continuar a subir.

Sobre as análises de gráficos, pessoalmente não me apoio muito nelas, apenas para consultas.
Dou mais valor ao momento que vivemos.

Um abraço

Prende-se com alguma instabilidade minha, e como ja tenho muito risco na carteira quero reduzir.
Percebo pouco disto, mas interrogo-me como é que é possível mudar drasticamente de estratégia sem que exista qualquer alteração substancial das condições do mercado?! :roll:

Registado: 13/3/2014 10:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Pmart 1, SalvaFP, Shimazaki_2, yggy e 235 visitantes