Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Off topic, acerca dos aumentos salariais

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Também partilho da opinião do Jumento

por Outro Asínio » 7/2/2004 4:15

É muito injusto e errado justificar o baixo nível de produtividade, exclusivamente, com a função pública.

Não escondemos o sol com a peneira. Enquanto não quizermos ver a realidade da economia nacional difilmente sairemos da cerpa torta.

Estudos indicam que a produtividade na função pública é baixa, mas também o é no sector privado.

A nível de empreendedores também ficamos aquém da média comunitária. Claro que há excepções. Este espaço é uma delas. Ainda recordo-me dos primeiros dias deste site, com muita carolice e força de vontade chegaram a um ponto de excelência.

A notoriedade deste site é um facto. Mas voltando à vaca fria, a excepção não faz a regra. E para este caso de sucesso, muitos houve de insucesso. Recordo-vos o bolsamais, o onbolsa, o bolsainvest...

Estas bocas aos funcionários públicos, fazem-me recordar os tempos em que muitos justificavam a queda do mercado com a tributação das mais-valias. A culpa era do Pina Moura. Enfim, há quem só veja a àrvore e não consiga ver a floresta.

De resto o "outro jumento" foi bem claro:
"Algum respeito pela condição humana e pela dignidade profissional e pessoal do vizinho não faria mal a ninguém".

Aconselho-vos a acompanharem o blog do jumento ( http://jumento.blogdrive.com/ ). Ali poderão ver que nem sempre o que parece, é! E que vale a pena olhar para o mundo sem as vossas/nossas palas.

Um abraço,
modulator

P.S.: Parabéns ao Panoramix pela secção no jornal independente. Pela competência e capacidades humanas e mais que merecido.[/quote]
Outro Asínio
 

Olha Jumento

por Visitante » 7/2/2004 2:35

Sou também funcionário público de uma instituição universitária, mas passo o dia a navegar na internet e a sacar uns filmes aqui para os "amiguinhos" profs, pouco há fazer durante as horas de trabalho, por vezes lá vem um dia ou outro mais apertado mas nada de especial. Tenho conhecimento que dezenas de computadores que deveriam estar nos departamentos para trabalho estão ao serviço de jogos em rede e outras cenas, e muitos outros estão fora da universidade, agora gostaria de ver os pais e os contribuintes que pagam impostos e propinas se um dia deparassem com a realidade da função pública em alguns sectores, como achas que iriam reagir? Isto provavelmente é apenas uma gota no oceano. Tenho uma pessoa de familia que trabalha no notário, e sabes que receberam dezenas de computadores há 2 anos e alguns ainda estão dentro das caixas e os outros servem apenas para adorno. Haverá por certo muito mais por essas repartições públicas casos semelhantes, isto retrata bem o sistema.
Ja agora, em muitas repartições públicas apenas trabalham com processador de texto e pouco mais, porque investir milhões na microsoft quando existem programas semelhantes como o openoffice a um custo sem comparação? Quem ganha com as compras nas repartições?
O despesismo na função pública juntamente com o excedente de funcionários públicos neste Portugal é um parasita que suga o trabalhador comun que paga impostos e desconhece a realidade.
A informatização deveria eliminar burocracias e papéis, mas afinal ainda veio piorar em muitos casos, temos como exemplo o próprio estado, quando na entrega do irs faz-nos preencher montes de papelada :evil:
Enfim, o sistema está podre, vem um governo e altera de acordo com interesses do Partido ou pessoais, vem a seguir outro governo e volta a alterar, e assim sucessivamente.
Visitante
 

Função Pública

por Outro Jumento » 7/2/2004 2:03

Sou funcionário público e estou disponível para um encontro com todos os participantes deste fórum para comparar todos os aspectos da nossa vida profissional, desde as habilitações académicas, aos vencimentos, às regalias, ao cumprimento das obrigações, fiscais, do trabalho realizado, etc., etc.

E depois tiramos conclusões. Poderia colocar-me na posição de alguns "pequenos liberais" e disparar contra boa parte do nosso sector privado.

para a falta de qualidade dos nossos produtos e serviços, para a ausência de inovação, para o incumprimento generalizado dos prazos, para o atraso istemático dos pagamentos, para as práticas comerciais da banca ou das grandes superfícies, etc., etc.

Algum respeito pela condição humana e pela dignidade profissional e pessoal do vizinho não faria mal a ninguém. Eu sigo um critério: digo aqui aquilo que diria a qualquer amigo.

Já agora, quantos dos que falam de certa maneira da função pública não são pais, irmãos, filhos, sobrinhos ou netos de um funcionário público.

Por vezes sinto vergonha da condição de português pela única razão de que apenas temos os recursos humanos e eles por vezes dão uma triste imagem.

Um abraço a todos.
Outro Jumento
 

por Patdav » 6/2/2004 18:53

Puxa! :| :|

A Tisana era para relaxar!! :mrgreen:
Ora vamos lá tomar outra Tisana!! :evil:


http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=22410


Calma! Não se deve cair no erro de generalizar!


abraço
patdav
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 25/11/2002 22:19
Localização: Porto

Ai vem o pregão....

por Thomas Hobbes » 6/2/2004 18:44

Avante Camaradas Avante,

Todos pela moralização da Função Pública!!!!

Mais Salário Menos Trabalho!
Mais Salário Menos Trabalho!
Mais Salário Menos Trabalho!
Mais Salário Menos Trabalho!
Mais Salário Menos Trabalho!

Todos Unidos até o governo considerar calos na bunda como doença profissional!!!!

GREVE JÁ (mas só as Sextas e Segundas)

Mangas de Alpaca do MUNDO UNI-VOS
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 862
Registado: 30/12/2003 12:36
Localização: sintra

por JAOR » 6/2/2004 18:30

Desculpem,mas uma coisa não entendo. Se todos, ou quase todos, estão mal na Função Publica , porque não saem???

Eu,pessoalmente,nunca aceitaria estar num local de trabalho,onde não me sentisse bem a todos os níveis .

Para a pergunta, só mesmo os incompetentes é que não encontram trabalho na privada , ou será que o TACHO É BOM ???

Pois eu penso que o tacho é muito bom e já é tempo de parar de pagar para quem nada faz :!:

É claro que nem todos podem ser englobados,mas esses ,sei que os seguram e como os seguram .

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4284
Registado: 23/11/2002 1:43
Localização: V. N. Gaia

por Visitante » 6/2/2004 17:23

Ming Escreveu:Já agora:

Calimerozinho, por mim não estou suficientemente à vontade em termos financeiros para te transferir a totalidade dos meus 2.40 euros de aumento mensal (11 meses por ano), tanto mais que é o único aumento que tive nos últimos 2 anos.

Eu acho graça a tipos que dizem que não são aumentados há 2 anos, quando muitas vezes já ganham 200 e 300 contos mês, e com ADSE.
Troco o meu lugar numa empresa privada, tenho um salário iliquido de 700 euros mês e sem ADSE, e mesmo que me aumentem 2% durante os próximos anos troco com o teu salário, pode ser Ming? E olha que também sou licenciado há mais de 5 anos, não tive foi »padrinhos« para a função pública, e mesmo para dar aulas não tenho vocação, eu sei que era melhor, pois estaria com um horário de trabalho mais pequeno e com melhores condições de ambiente, pelo menos não rapava a chuva que muitas vezes rapo, queres trocar?
Visitante
 

Obrigado, Ming...

por Calimerozinho » 6/2/2004 17:12

..mas não quero deixar-te sem esses 10% :cry: (a menos que todos os que passam pelo caldeirão queiram fazer o mesmo, e aí ficarei com.... 159 652,37 Euros :mrgreen: :mrgreen: )
:wink:
... em formação... sempre!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 5/8/2003 15:40

por Ming » 6/2/2004 13:05

Já agora:

Calimerozinho, por mim não estou suficientemente à vontade em termos financeiros para te transferir a totalidade dos meus 2.40 euros de aumento mensal (11 meses por ano), tanto mais que é o único aumento que tive nos últimos 2 anos.
No entanto, dada a tua situação ser ainda mais problemática (não imagino qual possa ser a actividade de tem aumentos inferiores a 2.40 euros por mês, mas acredito que seja possivel haver alguma) podes publicar o tal NIB, e eu prometo transferir-te 1 cêntimo. :|
(Como diria o Flying Turtle, 1 cêntimo pode não parecer muito, mas em termos percentuais é quase 10% do meu aumento diário... :mrgreen: )
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por Ming » 6/2/2004 12:58

Tenho que concordar com o Flying Turtle.

O aumento do subsídio de refeição dos funcionários públicos é afinal bastante significativo:
É de quase 3.34%, uma vez que referido subsídio passou de 3.58 para 3.70 euros.
(Estou a basear-me na informação que aparece neste artigo:
http://ultimahora.publico.pt/shownews.asp?id=1183926)

Considero este aumento bastante animador e tenho esperança de que o aumento do próximo ano atinja os 13 cêntimos (ou, com sorte e tendo em conta a aproximação das eleições, talvez mesmo os 14 cêntimos... :| ).
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

por JAOR » 6/2/2004 12:25

Se todos os FP enviarem os tais 0.12€ ,aposto que a nossa Ministra vai aceitar,senão vejam :

0.12 * 220 (dias úteis de trabalho /ano)* 850.000 FP (a puxar por baixo ) = 22.440.000 € / ano .

Vai dar pulos de alegria :P

Cmpts
grão a grão enche a galinha o papo

----------------------------------

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4284
Registado: 23/11/2002 1:43
Localização: V. N. Gaia

...pois é...

por Calimerozinho » 6/2/2004 12:09

alguém foi aumentado mais 12 cêntimos (por dia útil) do que eu... e não faço parte da função pública (também não tenho ADSE :mrgreen: ).
Ainda dizem que estão mal. Se a senhora ministra não aceitar os 2.40 euros/mês/funcionário com vencimento > 1000 euros mensais, posso aqui deixar o meu NIB para proceder à respectiva transferência :P :mrgreen: :twisted:

Cumprimentos (beijinhos prá Marta - ainda não pagam impostos e podem ter aumento que se quiser :lol: )
... em formação... sempre!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 276
Registado: 5/8/2003 15:40

por Flying Turtle » 6/2/2004 11:55

Independentemente de ser ou não justo, e sendo certamente desagradável e custoso, não ver o rendimento aumentado como desejaríamos e eventualmente mereceríamos, noto com tristeza que quase ninguém se lembra de reconhecer que, felizmente, 12 cêntimos correspondem a um aumento perfeitamente aceitável em termos percentuais do subsídio de refeição.

Até parece que desejavam ter inflação a 30% ou mais só para dizerem que o "aumento" tinha sido maior...

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3240
Registado: 25/10/2002 17:26
Localização: Oeiras/Lisboa

por Patdav » 6/2/2004 11:32

Estou solidário com o "Jumento"!

Se a mais alguém incomodar esses 12 cêntimos por dia, eu aceito-os!
E como estou aqui, para colaborar e ajudar no que for possível, se a entrega me for feita mensalmente ainda pago os portes do correio!

E posso mandar envelope!

Abraço
patdav
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1154
Registado: 25/11/2002 22:19
Localização: Porto

por Ming » 6/2/2004 10:52

Bom, mas então o aumento é de 12 cêntimos por dia útil! (Pensava que era só de 2 cêntimos... :lol:)
Earthlings? Bah!
 
Mensagens: 1541
Registado: 20/11/2003 11:37

Off topic, acerca dos aumentos salariais

por Pata-Hari » 6/2/2004 10:10

Fui encontrar isto num blog ( http://jumento.blogdrive.com/). Achei delicioso e não resisti a copiar...

VOU DEVOLVER OS MALDITOS 12 CÊNTIMOS

Imagem
(de Roberto Mangozi)

No próximo mês o meu vencimento vai chegar com a miserável bonificação diária de 12 cêntimos; ainda pensei juntá-los e oferecer uma "prenda" à ministra, mas desisti, a senhora só cumprirá o seu 64.º aniversário lá para 3 de Dezembro, e nem quero acreditar que se aguenta até lá, seria o seu recorde pessoal em cargos governamentais.

Assim optei por no próximo mês comprar um daqueles envelopes almofadados que os CTT vendem, colocar as 20 moedinhas de 10 cêntimos, mais outras tantas de 2 e remeter para a senhora acompanhada da respectiva cartinha.


Exm.ª Senhora
Lic. Maria Manuela Dias Ferreira Leite
Ministra de Estado e das Finanças
Av. Infante D. Henrique n.º 1
1194-009 Lisboa Codex

Junto envio a quantia de 2,40 euros que a Senhora Ministra decidiu, por sua iniciativa, adicionar ao meu vencimento a título de aumento do subsídio de refeição. Como V. Ex.ª deve calcular, tal quantia não só não dá para nada, nem mesmo para uma das famosas tangas, e muito menos para comprar a minha dignidade.

Como funcionário público poderei ser tratado por gandulo, corrupto, inútil social e todos os outros adjectivos que me habituei a ouvir; e por isso mesmo, não aceito tão miserável quantia. Não chega para quebrar a minha gandulice, nem para me comprar e muito menos para me tornar útil.

Em termos práticos dá para uma dúzia e meia de papo secos; curiosamente, nas poucas vezes que vou à detestável cantina do Ministério das Finanças, onde nunca a vi (sabe que é um dos bons princípios de muitas empresas privadas, que V. Exª tanto defende, a administração partilhar as refeições das suas cantinas?) deixo sempre o papo-seco no taboleiro, e se nunca me passou pela cabeça guardar os papo-secos no bolso, não não agrada nada ter que aceitar o meio papo-seco com que V. Exª. decidiu adoçar a minha indignação.

Como deve calcular, a minha dignidade não é inferior à sua e, portanto, não posso aceitar o aumento que decidiu atribuir-me; por isso decidi devover-lhe a quantia de 2,40 euros, correspondente ao primeiro mês da humilhação com que decidiu brindar-me. Perdoar-me-á que este gesto seja simbólico, mas como deve saber o montante em causa mal dá para pagar os portes de correio e o envelope.

Peço-lhe antecipadamente desculpa pelos constrangimentos que lhe poderei estar a causar, pois receio que na contabilidade do Estado Português haja muitas contas para contabilizar impostos, tantas vezes injustos, mas talvez não preveja o registo de donativos individuais; mas com a imaginação que tem revelado para a minimização do défice, não será difícil arranjar forma de dar entrada desta quantia nas contas do Tesouro.

De qualquer das formas, se tal se revelar de um todo impossível, rogo a V. Ex.ª que faça chegar esta modesta quantia ao seu partido a título de donativo de um cidadão. Estou certo que se V. Exª. não a considera humilhante para mim, também não a pode considerar para o partido.

Com os melhores cumprimentos
http://jumento.blogdrive.com
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, LionHeart, macau5m, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2, trilhos2006 e 265 visitantes