Caldeirão da Bolsa

Sonae SGPS - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Sonae SGPS - Tópico Geral

por e-finance » 22/3/2014 15:29

Raposo Tavares Escreveu:
P.S.: Ainda aqui volto para dizer que mais destemperadamente manhosa foi a situação ocorrida quando caíu mais de dois por cento após a apresentação de resultados que, inesperada e escandalosamente, estavam de acordo com as previsões (ora vejam lá vocês!...).

A queda na apresentação de resultados foi um sell the news. É muito comum acontecer, fui apanhado nessa um ano em que a sonae apresentou resultados recorde, estavamos em bull market e no dia seguinte a apresentação caiu. Se fosse fácil adivinhar as subidas eu só investia nesses dias...
Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por nene54 » 22/3/2014 12:08

Muito grato pela tua análise.
Só não entendo o perfil psicológico ,ou estratégico?! de trades de ultimo leilão.
Não podiam dar ordem á melhor como é normal? perdem 5 cêntimos x1250000 de livre e espontânea vontade?!!<não foi só 1 ordem foram 5.
Que dizes mestre Ulisses ?dá-me uma lição grátis sobre os insondáveis e escuros processos da Bolsa.

Registado: 29/11/2007 10:58

por RaposoTavares » 21/3/2014 19:58

1º- Não sou um analista técnico, nem sequer sou um analista... Digo (evito papaguear) o que ouço e leio. E consta-me que não é fácil, segundo dizem os entendidos, despachar lotes de papéis de acções passíveis de serem carregados em paletes... Repara que o referido número de papéis é para aí 25% da média total de papéis transaccionados por dia. É obra!

2º - Nene, agora vê o lado positivo:
Primeiro momento - 1 250 000 em venda até 1,27€.
Segundo momento - movimentam-se mais de 2000000 de títulos no último leilão.
Terceiro momento - a cotação mantém-se com um estilo imperial nos 1.32 €!!!!

3º - O aspeto técnico do papel está sensual até ao folículo piloso mais profundo, os fundamentais constituem-se do melhor aço reforçado, a Sonae tem bons projectos e ambição... Calma nas hostes!

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Ainda aqui volto para dizer que mais destemperadamente manhosa foi a situação ocorrida quando caíu mais de dois por cento após a apresentação de resultados que, inesperada e escandalosamente, estavam de acordo com as previsões (ora vejam lá vocês!...).
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por nene54 » 21/3/2014 18:05

Boas.
Alguém me pode explicar o fecho de hoje da Sonae?
às 16h30 estava a valorizar 0.45% com cotação a 1,33,depois desta hora aparece na compra 1250000 á melhor e do lado da venda 1300000 a 1,27€
Como se processa este negócio ,para no pós fecho a ação fica a desvalorizar 0.15%
Que movimentos são estes ,que pessoal vende a 1.27 se podia vender mais acima?
Já tenho assistido ao fecho em alguns dias e nunca vi fenómeno igual

por yaya » 21/3/2014 16:09

Aqui está uma análise mais correcta. Não foi nem jornal negócios nem diário económico. Foi o Público que, por acaso, pertence à Sonae. :wink:

Sonae preparada para novo ciclo de crescimento que pode incluir aquisições

20/03/2014 Público

Crescimento dos resultados e redução da dívida em 600 milhões de euros permitem à Sonae acelerar na internacionalização.

A Sonae está preparada para um novo ciclo de expansão, que pode incluir aquisições. A garantia foi dada ontem pelo presidente executivo (CEO) da empresa, Paulo Azevedo, na apresentação de resultados de 2013, que ficam assinalados pelo crescimento dos negócios e dos lucros, e por uma forte redução da dívida.

Num discurso bem mais optimista do que há um ano atrás, Paulo Azevedo referiu que as perspectivas para o futuro “são positivas, “excitantes mesmo”, e assentam em vários factores, o primeiro dos quais está relacionado com o “retorno, à Península Ibérica, de investidores imobiliários de qualidade”, que vão permitir reduzir a exposição a activos maduros e de baixa rentabilidade e monetizar outros activos imobiliários. O segundo está associado à “indiscutível recuperação dos níveis de consumo privado”, também na Península Ibérica, com Paulo Azevedo a garantir que “o grupo vai continuar a liderar em preços”.

O gestor fez depois uma breve referência à participação do grupo “na modernização da cadeia de valor do retalho". Questionado sobre o estado de maturidade do projecto de lançamento de hipermercados em Angola, Paulo Azevedo escusou-se a comprometer-se com datas, dados os atrasos na componente imobiliária, da responsabilidade da parceira local, a empresária Isabel dos Santos (filha do presidente angolano).

O gestor, que começou por apresentar os resultados em camisa, para, segundo disse, mostrar a qualidade dos produtos MO, a marca de vestuário do grupo, destacou o reforço de internacionalização das marcas da Sonae, que cobrem as áreas têxtil (adulto e criança), artigos de desporto, casa e decoração, informática e electrónica, entre outras.

Nesta expansão, o gestor referiu-se ao arranque de um novo ciclo de investimento, gerado pelo maior desafogo financeiro decorrente da redução do endividamento, em cerca de 600 milhões de euros - de 1802 milhões de euros para 1214 milhões. Completando 17 trimestres a reduzir o endividamento, a estrutura de capitais é hoje composta por 39% de dívida e 61% de capitais próprios, revelou Ângelo Paupério, administrador da Sonae SGPS.

À margem da apresentação de contas, Paulo Azevedo explicou que a estratégia de capital light (menor investimento directo) - desenvolvida até agora por força de uma conjuntura que reduziu o acesso ao financiamento bancário - não tem que ser forçosamente seguida. Neste momento, há disponibilidade para aquisições, incluindo de marcas, de forma a conhecer os canais de distribuição em que elas se apoiam.

Nas ambições da Sonae está ainda o lançamento do futuro líder de mercado das telecomunicações, referindo-se à fusão da Zon com a Optimus.

No ano em que a empresa deixou de consolidar a actividade de telecomunicações, a Sonae apresentou 319 milhões de euros de lucros, o que compara com os 33 milhões de euros obtidos em 2012. Os resultados indirectos totalizaram 289 milhões de euros, incluindo um ganho de 443 milhões de euros relacionado com a fusão e a Zon Optimus, além de outros resultados indirectos da Sonae Sierra.

Os resultados foram também conseguidos “através da manutenção de um desempenho muito bom nas operações de retalho alimentar” e de “uma sólida recuperação no retalho não alimentar”, destaca a Sonae SGPS.

O volume de negócios do grupo (que detém o PÚBLICO) cresceu 3% para 4821 milhões de euros, enquanto o EBITDA (lucro antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) melhorou 1% para 475 milhões de euros e a margem de EBITDA desceu 0,2 pontos percentuais para 9,8%.

No retalho, o volume de negócios da Sonae MC atingiu 3415 milhões de euros, mais 4,1% do que em 2012. Segundo o grupo, a evolução reflecte o aumento do número de lojas Continente e o crescimento de 1,4% nas vendas no universo comparável de lojas.

Em 2013, ano em que a Sonae MC investiu um total de 164 milhões de euros (mais 4%), as vendas online cresceram 8% e as marcas próprias continuaram a representar cerca de um terço do volume de negócios nas categorias de bens de grande consumo.

Registado: 28/8/2013 22:19

por Hugo_Pires » 21/3/2014 12:20

Pequeno suporte na casa dos 1.26 aproximadamente com LT ascendente válida! Enquando LT não for "violada" e suporte também não temos muito com que nos preocupar!! Próxima resistência considerável do meu ponto de vista 1.70 aproximadamente! O suporte que me refiro não é muito forte, caso haja correcções fortes no PSI 20...1,12, aproximadamente é o suporte mais forte que temos nesta acção!! Fica aqui o gráfico, abraço e boas apostas!!
Anexos
SONAE.png

Registado: 12/10/2013 16:23

por katolo » 20/3/2014 19:09

surviver,

Eu não tenho nada a ver com isso, mas já chateia ver tanta publicidade do teu grupo do face em tantos tópicos...

Registado: 20/2/2014 22:01

por surviver » 19/3/2014 23:40

Raposo Tavares Escreveu:Estou 60% dentro da Sonae. Estou calmo. Equaciono, bem ao contrário, reforçar...

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Se tomares atenção os volumes da Sonae estão em ascenção de há quatro meses para cá. Isso explica-se pela acumulação destes papéis por parte de alguns investidores e, já agora, prenuncia a subida da cotação do papel a prazo.

Uma entrada ou reforço nos 1,27 faz bastante sentido. O canal ascendente além de valido tem força... ainda vli isso hoje no grupo sobre a bolsa https://www.facebook.com/groups/1375627432694585/

Registado: 29/11/2007 13:40

por goodmoney » 19/3/2014 23:16

Quem estiver à espera dos relatórios e contas para tomar decisões, vai andar sempre ao contrário da tendência... Não são raros os casos em que os lucros aumentam e as acções caem, ou que os prejuizos aumentam e as acções sobem...

De uma forma ou outra, 2% não estava à espera, não vejo razões para tal, mas continuo a confiar a médio prazo na SONAE.

Registado: 9/11/2012 16:27

por 5640533 » 19/3/2014 22:06

cocanegra Escreveu:O fato de a Sonae não subir com o anúncio de resultados tem a ver, quanto a mim, com o montante do dividendo (3,48 cêntimos)...muito pouco para uma Empresa que teve estes lucros.

O comunicado à CMVM indica os 3,48 cêntimos como valor líquido dos dividendos. Nao sei qual foi o dividendo no ano passado, mas quem souber pode avaliar se há aumento do dividendo por esta via. Algum comentário?

Registado: 29/11/2007 1:36

por pingu123 » 19/3/2014 21:49

cocanegra Escreveu:O que é "Sobrevenda?". Porque desceu tanto a Sonae com o Psi20 em queda ligeira?
Serão os dividendos pouco atrativos, foi correção ou há outra coisa que nós não sabemos?

Sobrevenda ou " oversold" é um indicador usado em análise técnica. Deixo este link que tem uma explicação rasoável:
http://stockcharts.com/help/doku.php?id=chart_school:technical_indicators:introduction_to_tech

Quanto à descida, em minha opinião, criaram-se expetativas demasiado otimistas quanto aos resultados. Quando estes saíram "apenas" em linha de conta com as previsões, muitos investidores ficaram desiludidos, o que levou a uma correção. Estou dentro com uma estratégia de longo prazo e até agora não vi motivos para sair.

Cumps.
P.

Registado: 29/11/2007 11:59

por cocanegra » 19/3/2014 19:43

O que é "Sobrevenda?". Porque desceu tanto a Sonae com o Psi20 em queda ligeira?
Serão os dividendos pouco atrativos, foi correção ou há outra coisa que nós não sabemos?

Registado: 2/8/2013 17:23

por yaya » 19/3/2014 19:02

AT de hoje indica sobrevenda. Ontem talvez tenha afastado em demasia da MA e voltou "à base".

por WofG » 19/3/2014 17:46

A empresa tem bastante divida e se procura a internacionalização ainda necessita de mais capital... Portanto é normal usar esses lucros para abater divida ou realizar investimentos... Em vez de distribuir capital...

Quem investe nesta ação por certo não é à procura de dividendos, para isso tem a REN, EDP, Portucel, Altri, etc.

Por mim até podia ser 0 dividendos, desde que os apliquem bem.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por cocanegra » 19/3/2014 17:36

O fato de a Sonae não subir com o anúncio de resultados tem a ver, quanto a mim, com o montante do dividendo (3,48 cêntimos)...muito pouco para uma Empresa que teve estes lucros.

Registado: 2/8/2013 17:23

por soso » 19/3/2014 17:22

Raposo, quanto aos volumes tens razão.

Quanto ao curto prazo reforçar..... gráfico em anexo.

Cumprimentos bolsistas :wink: .
Anexos
sonae.png
1886 – Estátua da Liberdade; oferecida pelos Franceses como aniversário do 1º século de independência dos EUA
A estátua era um símbolo da democracia e das leis

Registado: 4/2/2008 13:37

por RaposoTavares » 19/3/2014 17:10

Estou 60% dentro da Sonae. Estou calmo. Equaciono, bem ao contrário, reforçar...

Um abraço,
Raposo Tavares

P.S.: Se tomares atenção os volumes da Sonae estão em ascenção de há quatro meses para cá. Isso explica-se pela acumulação destes papéis por parte de alguns investidores e, já agora, prenuncia a subida da cotação do papel a prazo.

por ee03146 » 19/3/2014 17:05

Raposo Tavares Escreveu:É talvez exageradamente normal...
Não há dúvida que a volatilidade dos mercados está à solta. (Trata-se de uma questão de soltura, portanto...).

Um abraço,
Raposo Tavares

Gostei do exageradamente normal mas tem calma que ainda tens muitas hipóteses de entrar na sonae

Registado: 7/4/2011 15:21

por RaposoTavares » 19/3/2014 17:02

É talvez exageradamente normal...
Não há dúvida que a volatilidade dos mercados está à solta. (Trata-se de uma questão de soltura, portanto...).

Um abraço,
Raposo Tavares

por ee03146 » 19/3/2014 16:58

Raposo Tavares Escreveu:Está certo que é normal a cotação de um papel descontar os dividendos antes da sua execução. Mas que uma acção caia 2% no dia em que apresenta os seus bons resultados já é ridículo...
Ao fim e ao cabo, quem as comprar agora, compra-as a desconto e ainda é premiado com os dividendos.
Last but not least: parece-me que o papel vai ter de subir com a prevísivel boa notícia dos resultados de Março e com o anúncio dos investimentos que estão para ser anunciados.

Um abraço,
Raposo Tavares

olá Raposo, e não achas que essas boas noticias já estavam descontadas no preço? já viste o que subiu nestes últimos meses?

Registado: 7/4/2011 15:21

por RaposoTavares » 19/3/2014 16:51

Está certo que é normal a cotação de um papel descontar os dividendos antes da sua execução. Mas que uma acção caia 2% no dia em que apresenta os seus bons resultados já é ridículo...
Ao fim e ao cabo, quem as comprar agora, compra-as a desconto e ainda é premiado com os dividendos.
Last but not least: parece-me que o papel vai ter de subir com a prevísivel boa notícia dos resultados de Março e com o anúncio dos investimentos que estão para ser anunciados.

Um abraço,
Raposo Tavares

por yaya » 19/3/2014 14:58

Internacionalização da Sonae

Distribuição - Sonae estuda aquisições internacionais

19 Março 2014, 13:20 por Alexandra Noronha | anoronha@negocios.pt

O presidente da Sonae revelou que a empresa quer concentrar-se fora de Portugal. A Sonae está a considerar aquisições internacionais, segundo revelou Paulo Azevedo, presidente executivo da empresa, numa conferência de imprensa que de correu esta quarta-feira, 19 de Março, no Porto.

"Podemos considerar aquisições internacionais. Será certamente um progresso progressivo. A evolução da empresa este ano passará muito pela internacionalização", disse o empresário. O processo deverá avançar "em todas as áreas, com a Sierra à frente mas também com a MC", disse o presidente adiantando que o segmento de "investment manadgement é muito internacional. São negócios mais fáceis de internacionalizar".

por jcms » 19/3/2014 14:56

nene54 Escreveu:Bom dia
Quem sabe dizer-me quando é que a Sonecas paga o dividendo?

No fim de MAIO

Registado: 29/11/2007 4:08

por nene54 » 19/3/2014 12:20

Bom dia
Quem sabe dizer-me quando é que a Sonecas paga o dividendo?

por Oberon » 19/3/2014 12:13

Diacono Escreveu:Qd o BES apresentou milhões de prejuízo a acção disparou no dia seguinte. Va-se lá entender isto. Cheira-me que a tensão na Crimeia está a ofuscar este resultado. Vamos ver o resto do dia.

Tens três opções:
i) assumes que os resultados são bons ou maus consoante são lucro ou prejuízo e esperas que o mercado aja em conformidade com essa perspetiva. Se o mercado tiver um comportamento inesperado, justificas esse comportamento com base em notícias de impacto regional ou global.
ii) assumes que os resultados vão muito para além do prejuízo/lucro e que é necessário fazer uma análise profunda aos mesmos para determinar se o caminho da empresa no curto/médio prazo é bom ou não (variações de indicadores de rendibilidade, margem operacional, margem bruta, ebitda, etc. etc...). Para complicar mais ainda as coisas, assumes que será necessário estudar se o "mercado" já incorporou ou não os resultados da tua análise profunda.
iii) Resumes-te a analisar gráficos e outros indicadores técnicos (que há quem diga, sinalizam o agregado das análises profundas do mercado) e não pensas no resto.

Registado: 14/4/2011 15:12

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, GamesOver, paulopereira.pp36.pp, Phil2014 e 255 visitantes