Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por cruzpite » 22/3/2014 14:47

como coloco stop a 8 % , e elas em poucos dias desceram ao valor dos stop, so se coloca-se o stop de perdas maior mas assim tambem aumentava o nivel de risco não.

Registado: 29/11/2007 2:46

por pcm79 » 22/3/2014 13:07

cruzpit Escreveu:É engraçado alguém por ai tem a sensação que as ações sobem e sobem e depois de comprarmos elas param de subir e começam a cair comprei
BES a 1.46,
BCP a 0.2340
BPI a 1.8310
Sonae ind a 0.85
e agora Benfica a 3

alguém ai tem esta sensação

Comigo é certinho. O único conselho que te posso dar é reforçares no suporte.

Registado: 24/2/2014 22:44

por Cardoso25 » 21/3/2014 22:07

cruzpit Escreveu:pois como coloquei stop de 8% já me desfiz delas acho que preciso de uma semana fora.

E se agora começam a subir vais antecipar o teu regresso? Pondera bem antes de tomares qualquer decisão.

Digo isto porque já cometi o erro de entrar numa cotada apenas porque estava a subir muito...o importante é aprender com os erros. :wink:

Registado: 4/3/2012 18:57

por cruzpite » 21/3/2014 20:35

pois como coloquei stop de 8% já me desfiz delas acho que preciso de uma semana fora.

por Cardoso25 » 21/3/2014 20:29

cruzpit Escreveu:É engraçado alguém por ai tem a sensação que as ações sobem e sobem e depois de comprarmos elas param de subir e começam a cair comprei
BES a 1.46,
BCP a 0.2340
BPI a 1.8310
Sonae ind a 0.85
e agora Benfica a 3

Parece-me que entraste em qualquer uma dessas cotadas sem um plano de trading.
Nem estou a dizer isto por teres entrado nos máximos, parece-me que foste levado pela emoção. Não quero com isto dizer que não possas vir a ganhar mas essas posições por agora vão desvalorizar muito.

por cruzpite » 21/3/2014 20:17

Sim entrei porque estavam a ter um bom desempenho
Tenho stop se cair 8%
E vendo a 15% se o preço não atá nem desata vendo mesmo a perder, tem sido esta a minha tática.

por NurseTrader » 21/3/2014 20:10

BES a 1.46,
BCP a 0.2340
BPI a 1.8310
Sonae ind a 0.85
e agora Benfica a 3

Calma!

O importante é saber se quando entraste respondeste a estas perguntas?
1- Vou entrar porquê? Horizonte temporal do investimento?
2- A que preço?
3- Qual o meu stop de perdas?
4- Qual o meu objectivo de venda?

Se respondeste a estas perguntas estás de parabéns. O resto também é preciso sorte, experiência, feeling, etc...

Já agora, vou sorte... :wink:
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR

Registado: 29/11/2007 14:13

por 10000 » 21/3/2014 19:58

BES a 1.46,
BCP a 0.2340
BPI a 1.8310
Sonae ind a 0.85
e agora Benfica a 3

Acontece-me isso quase sempre... lol :-k

Registado: 30/9/2012 20:32

por cruzpite » 21/3/2014 19:48

É engraçado alguém por ai tem a sensação que as ações sobem e sobem e depois de comprarmos elas param de subir e começam a cair comprei
BES a 1.46,
BCP a 0.2340
BPI a 1.8310
Sonae ind a 0.85
e agora Benfica a 3

por pcosta84 » 21/3/2014 19:26

Mikas.alimpa Escreveu:Continuo a manter a minha ideia, contras as ideias mais pessimistas, de que o banco vai começar a crescer. Todos os factores, quer os inerentes à economia, quer os factores intrinsecamente associados ao estado de saúde do banco, fazem do Banif um Banco que começa a dar o salto.

Também acredito nisso!!! É bem possivel k ele começe a recuperar...!!!

Registado: 13/8/2013 11:26

por Mikas.alimpa » 21/3/2014 18:47

Continuo a manter a minha ideia, contras as ideias mais pessimistas, de que o banco vai começar a crescer. Todos os factores, quer os inerentes à economia, quer os factores intrinsecamente associados ao estado de saúde do banco, fazem do Banif um Banco que começa a dar o salto.

Registado: 12/3/2014 1:17

por Mikas.alimpa » 21/3/2014 18:40

por Mikas.alimpa » 21/3/2014 18:39

Gostaria de partilhar um comentário de Tiago Esteves, do Blogue "Surfar Tendência", acerca do Banif. Faço, das palavras dele, as minhas palavras.

Peço desculpa aos moderadores deste blogue por partilhar aqui, um comentário de outro Blogue, mas acho que é uma ideia muito interessante.

"BANIF - Análise Semanal
O vencedor da sondagem semanal foi o Banif. Motivo de escárnio e utilizado para os exemplos mais negativos durante alguns anos devido à sua trajectória descendente, o Banif começa aos poucos a parecer dar sinal de vida. Os sinais fundamentais de recuperação ainda parecem longe do horizonte, mas geralmente isso não é motivo suficiente para impedir um título de subir. Veja-se o caso recente da dívida da República Portuguesa, vista como lixo por todas as agências alegadamente entendidas no assunto e com o seu mercado de referência a subir de forma relativamente consistente desde meados de 2012... Não posso ainda assim deixar de ressalvar que o Banif mantém claramente a necessidade de financiamento e que mais cedo ou mais tarde fará provavelmente novo aumento de capital.

O que é certo é que as obrigações do Banif 7,5% 2016 cotam actualmente a 103,5% e as 5% 2016 cotam ao par, o que indica que a percepção de risco que o mercado tem do banco desceu consideravelmente nos últimos meses. Recordo que ainda em Setembro as obrigações 7,5% cotavam a 97%! Significa isso que quem compra agora está disposto a pagar um prémio de 6,5% face a Setembro para ter o privilégio de levar as obrigações até 2016... Isto seria algo inimaginável há uns meses, sobretudo considerando que estamos a falar de uma instituição que converteu o reembolso de um talão obrigacionista em acçõe,s a um valor 5% abaixo do par!

Deixemo-nos de reflexões e passemos à objectividade da análise técnica. Como tive oportunidade de referir no update publicado no último dia do ano passado, quando a análise técnica nos dá de forma clara sinais de inversão não podemos ser preconceituosos! Da mesma forma que o Head & Shoulders activado pela Jerónimo Martins em Julho do ano passado impediu muita gente de a shortar porque se dizia na altura que ela chegaria em breve aos 20 euros devido aos seus fundamentais, um fundo activado no Banif não pode ser olhado de forma suspeita só porque este banco está ou esteve em risco de falência! O volume é forte, muito forte nas últimas sessões, o que indica que o mercado tem fé nesta recuperação. E quando assim é, quem sou eu para me manifestar contra...

Estou portanto bullish no Banif e assim continuarei até que a cotação quebre eventualmente em baixa o suporte do cêntimo. Considero no entanto que a actual zona não oferece segurança suficiente para se arriscar uma entrada. Estamos muito longe da zona de suporte e os pontos intermédios definidos entre Agosto e Outubro do ano passado, marcados pela bizarria negocial, dificilmente têm valor psicológico suficiente para servir de grande referência. A referência psicológica neste momento é a base da vela recente mais forte, ou seja, os 1,15 cêntimos. Uma retracção até essa zona não será de estranhar e poderá conferir uma boa oportunidade de entrada para quem quiser um long shot, dada a aproximação ao suporte mais físico. Outra alternativa seria a entrada após breakout da resistência, situado nos 1,4 cêntimos.

Quem entra agora deve ter bem presente que o Banif dificilmente subirá 500% em meia dúzia de dias por cotar a valores microscópicos. Este banco terá um longo e tortuoso caminho pela frente e não será a ordem de grandeza da sua cotação que irá encurtar a recuperação. Ainda assim, está claramente no bom caminho, e enquanto for superando resistências com volume não há muito a temer..."
Editado pela última vez por Mikas.alimpa em 21/3/2014 18:42, num total de 1 vez.

por inspite » 21/3/2014 17:55

Eu prefiro esperar, estou há pouco tempo, desde Janeiro, por isso espero, espero e espero!
Já cometi montes de erros com acções da Mota que vendi a 1,70€ no passado a pensar que ter-me livrado delas com uma sorte, acções do Bes a 0,6€ por achar que ia tudo cair... Vender acções do BCP a 0,11€ e pensar que agora valem 0,20€...

Sei que as pessoas neste fórum gostam muito de bater no ceguinho, i.e nas ações que estão de rastos, que é o caso dessa cotada. No entanto, quando as ações começam a disparar entram em festa, a criar tópicos novos só para chamar a atenção do título.

Eu vou ficar por aqui e vou esperar, porque caso este banco sobreviva, sei que é inevitável que estas ações vão multiplicar o seu valor várias vezes.

Registado: 11/11/2008 0:58

por Cardoso25 » 20/3/2014 23:35

katolo Escreveu:Seja bem aparecido Cardoso25 :D

Esta menina não quebra mesmo a resistência :evil:

Mantém-se válido aquele apontamento. Parece-me que não querem deixar a cotação voar, por agora.

PS- Obrigado Katolo ;) Que esteja tudo a correr bem contigo!

por Cardoso25 » 20/3/2014 23:31

negociosbolsa81 Escreveu:Hoje foi o dia em que me fartei deste namoro de 1 ano :-"

Vendi o milhão de ações que tinha e vou parar para outra freguesia, talvez BPI :-" um namoro com uma menina em coma que só desperta 1 vez por mês :shame: chegou...

Olha que uma das grandes virtudes de um investidor/trader é a paciência, não estou a questionar a tua decisão, é apenas um apontamento ;)

por negociosbolsa81 » 20/3/2014 23:29

Hoje foi o dia em que me fartei deste namoro de 1 ano :-"

Vendi o milhão de ações que tinha e vou parar para outra freguesia, talvez BPI :-" um namoro com uma menina em coma que só desperta 1 vez por mês :shame: chegou...
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por Paul0Card0s0 » 20/3/2014 23:26

stomy Escreveu:"Açoreana Seguros vende 0,63% da sua participação no Banif"<br abp="1294"><br abp="1295">Aos mais experientes, qual a vossa análise? :shock:

Boa Noite.

Não sou, com certeza, um dos mais experientes, mas arrisco uma interpretação:

A Açoreana, a caminho dos braços do BIC, está a limpar a casa, resolvendo os problemas que resultaram de uma gestão imprudente da gestão de risco dos últimos anos, nomeadamente no ramo não vida, mais concretamente na carteira de acidentes de trabalho.
Vender BANIF quando valoriza, e parece-me que o fazem sempre que a cotação anda pelos 0,012 qualquer coisa (quem sabe o preço médio de aquisição?), talvez seja uma forma de compor o balanço.

Também me leva a crer que, apesar de eu não acreditar nas diversas manifestações da administração do BIC, no último ano, a desmentir o interesse pelo BANIF, é uma confirmação de que o BIC está definitivamente fora da corrida BANIF (infelizmente, porque eu acreditava que as palavras de quem falava pelo BIC, serviam apenas para desviar as atenções)... ou não... falta-nos saber quem está a comprar as acções que a Açoreana despeja...

Registado: 21/4/2011 18:25

por stomy » 20/3/2014 22:30

"Açoreana Seguros vende 0,63% da sua participação no Banif"

Aos mais experientes, qual a vossa análise? :shock:

Registado: 5/3/2014 17:55

por SERRA LAPA » 19/3/2014 18:10

Ulisses:

Peço desculpa insistir, mas podias colocar um gráfico que estivesse já ajustado aos aumentos de capital?~

Obrigado

Registado: 17/3/2008 4:57

por megainvestidor2 » 19/3/2014 16:29

é um prazer ler o que escreves, Perseu. Veremos se o Banif consegue arrancar porque se conseguir tem potencial porque vai querer ir tudo atrás depois. Mas não é fácil.

Registado: 14/3/2014 1:45

por trend=friend » 19/3/2014 16:00

Perseu,
Thanks!
Confesso que tenho alguma dificuldade em apontar targets específicos em termos temporais e dou-me melhor com horizontes mais "flexíveis", perspectivando mais ao nível do preço independentemente do timing. Mas partilho o pressuposto da necessária permanência do bull lá por fora para alguma destas hipóteses poder ter sucesso.
Mantenho que se correr bem, e o risco é grande, o Banif deve andar ainda por Agosto/Setembro de 2012 8-)
Abraço

PS Já somos então dois a abandonar o BCP nos 19 e qualquer coisa... :wink: Para já, para já...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por Optimiza » 19/3/2014 15:41

trend=friend Escreveu:
perseu Escreveu:A cotação ontem fechou a 0.0123€.

Uma coisa curiosa sobre o Banif - Em qualquer banco em bull market (e normalmente tb em bear market), os accionistas gostam de ver as acções a subir. No Banif isso acontece "sasonalmente".

Existem fases em que o volume de compradores aumenta exponencialmente (ontem foi um desses casos), e aparecem de imediato barreiras de centenas de milhões de acções para venda, bloqueando o ímpeto de qualquer subida. Caso de facto os Institcuionais quisessem vender (o que não parece ser o caso da maioria), ou davam ordens ao melhor, ou se quisessem ter apreciáveis mais valias, venderiam doseadamente, sem atemorizar com ordens de vendas acumuladas nos cofres (porque é de um jogo de cofres e com volumes palpáveis, que se trata).

Existem 5 explicações possíveis:

1 - Tratarem-se de accionistas próximos da Adm. e que pretendem manter a cotação em níveis baixos - porque o aumento de capital a ser feito é efectuado a um preço especulativo (provável - para os Guineenses ou outros)
2 - Quererem evitar que a cotação comece a subir e que após uma valorização de 300% o estado começasse a vender (pouco provável)
3 - Serem fundos de investimento Portugueses que pretendem, por agora, estancar subidas no Banif, promovendo subidas adicionais (pela lei da oferta e da procura), nas acções que mais subiram na banca - BPI, BCP e BES (muito provável e estrategicamente correcto)
4 - Ter-se criado um novo nível técnico, bem apertado mas bem definido em termos temporais, de suporte/resistência, entre os 0.0118 e os 0.0126 (real, mas com uma força relativa baixa).
5 - Existir um facto relevante próximo e decisivo (provável mas sem grande efeito - porque sendo negativo, os institucionais vendiam ao melhor as acções que têm).

Não sabendo do que se trata, porque até pode ser uma sexta explicação ou um mix de todas ou de algumas, dever-se-ia aguardar pela ultrapassagem de uma resistência impactante pra investir forte, seja ela a dos 0.0135/0.0139, mas vou enfrentar os riscos actuais, e entrar já com uma pequena "posição de batedor" (15% do total que reservo para o Banif), a 0.0123€ - ordem transmitida e ainda por executar. Stop loss primário a 0.017€.

3 notas:
1 - O 1º trimestre de 2014 pode trazer uma nova redução de imparidades acopladas ao balanço e o resultado líquido pode ser próximo de 0 (porque o efeito de desalavancagem permitiu ter aplicações em dívida e obrigações, para um rácio de transformação que protege o cash disponível e com custos de estrutura em decréscimo acelerado).
2 - A recapitalização pelo Estado e pelos accionistas permitiu que o ratio Tier one esteja acima dos 11%, que tenham sido registadas (e absorvidas) um volume brutal de imparidades, e que o rácio de transformação se tenha mantido acima dos 125% (coisa rara na banca Ibérica).
3 - Se as minhas contas estiverem correctas, o Estado só ganha dinheiro com a venda da posição accionista acima de 0.043€ (se este nº estiver errado, digam sff qual o valor do break even do Estado). Como este é o "Bankia Português", o Estado vai certamente querer fazer dinheiro ou pelo menos não o perder.

Perseu, interessantes reflexões sobre o "Bankia português" (há algum tempo que faço também essa analogia).

Já agora, recuperando o também interessante exercício de há uns dias sobre máximos históricos de capitalização (não de cotação, claro), tens informação sobre quais foram os do BCP, BPI e BES? Tenho ideia que o Bcp irá a cerca de 40% "da corrida" e o Bpi a cerca de 50%. O Banif creio que a 10%, pelos números que aqui apresentaste umas págs atrás.

Abraço

Caro TREND=FRIEND,

Sempre tendo a premissa que a saída da Troika se faz de um modo pacífico e que em termos dos cenários macro, nada fica desastroso, e que - mais Importante - continuamos em Bull no S&P (porque se entrarmos em Bear tudo será diferente), apresento as minhas conjecturas e que não passam disso mesmo.
O BCP teve a capitalização bolsista máxima nos 11 biliões de euros, e agora vale cerca de 3 biliões (pode valorizar mais 40% a 50% no médio prazo, embora por agora esteja sobre-aquecido).
Uma capitalização aceitável no início de 2015 rondaria os 5,5 biliões de euros (se amortizar pelo menos 1.5 biliões de cocos e já tiver 1º trim. com res. liquido positivo).
O BES passou temporariamente os 9 biliões em 2008, e tem uma capitalização acima dos 5 biliões, e não concebo a 31 de Dezembro mais do que 6,2 biliões de capitalização. Potencial de valorização inferior a 20% (não acredito neste banco a curto/médio prazo).
O BPI teve o seu apogeu acima dos 5 biliões e agora vale cerca de 2 biliões. Pode valorizar mais 50% até ao início de 2015. Apenas não levantará até aos 4 biliões de capitalização porque não tem pendor especulativo (o acionista maioritário está de pedra e cal). Em termos de solidez financeira, o BPI é o único que não tem problemas de balanço a considerar.

p.s. Apenas tive BCP e BPI, e no caso do BCP lamento ter perdido os últimos 20% de valorização (não tinha criado um cenário para tão rápida valorização). O banif, sendo uma aposta de risco elevado, é também e curiosamente, aquela em que as balizas (valores de compra, suportes e custo da posição do maior acionista, estão mais claras).
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles

Registado: 1/11/2012 23:18

por trend=friend » 19/3/2014 15:02

perseu Escreveu:A cotação ontem fechou a 0.0123€.

Uma coisa curiosa sobre o Banif - Em qualquer banco em bull market (e normalmente tb em bear market), os accionistas gostam de ver as acções a subir. No Banif isso acontece "sasonalmente".

Existem fases em que o volume de compradores aumenta exponencialmente (ontem foi um desses casos), e aparecem de imediato barreiras de centenas de milhões de acções para venda, bloqueando o ímpeto de qualquer subida. Caso de facto os Institcuionais quisessem vender (o que não parece ser o caso da maioria), ou davam ordens ao melhor, ou se quisessem ter apreciáveis mais valias, venderiam doseadamente, sem atemorizar com ordens de vendas acumuladas nos cofres (porque é de um jogo de cofres e com volumes palpáveis, que se trata).

Existem 5 explicações possíveis:

1 - Tratarem-se de accionistas próximos da Adm. e que pretendem manter a cotação em níveis baixos - porque o aumento de capital a ser feito é efectuado a um preço especulativo (provável - para os Guineenses ou outros)
2 - Quererem evitar que a cotação comece a subir e que após uma valorização de 300% o estado começasse a vender (pouco provável)
3 - Serem fundos de investimento Portugueses que pretendem, por agora, estancar subidas no Banif, promovendo subidas adicionais (pela lei da oferta e da procura), nas acções que mais subiram na banca - BPI, BCP e BES (muito provável e estrategicamente correcto)
4 - Ter-se criado um novo nível técnico, bem apertado mas bem definido em termos temporais, de suporte/resistência, entre os 0.0118 e os 0.0126 (real, mas com uma força relativa baixa).
5 - Existir um facto relevante próximo e decisivo (provável mas sem grande efeito - porque sendo negativo, os institucionais vendiam ao melhor as acções que têm).

Não sabendo do que se trata, porque até pode ser uma sexta explicação ou um mix de todas ou de algumas, dever-se-ia aguardar pela ultrapassagem de uma resistência impactante pra investir forte, seja ela a dos 0.0135/0.0139, mas vou enfrentar os riscos actuais, e entrar já com uma pequena "posição de batedor" (15% do total que reservo para o Banif), a 0.0123€ - ordem transmitida e ainda por executar. Stop loss primário a 0.017€.

3 notas:
1 - O 1º trimestre de 2014 pode trazer uma nova redução de imparidades acopladas ao balanço e o resultado líquido pode ser próximo de 0 (porque o efeito de desalavancagem permitiu ter aplicações em dívida e obrigações, para um rácio de transformação que protege o cash disponível e com custos de estrutura em decréscimo acelerado).
2 - A recapitalização pelo Estado e pelos accionistas permitiu que o ratio Tier one esteja acima dos 11%, que tenham sido registadas (e absorvidas) um volume brutal de imparidades, e que o rácio de transformação se tenha mantido acima dos 125% (coisa rara na banca Ibérica).
3 - Se as minhas contas estiverem correctas, o Estado só ganha dinheiro com a venda da posição accionista acima de 0.043€ (se este nº estiver errado, digam sff qual o valor do break even do Estado). Como este é o "Bankia Português", o Estado vai certamente querer fazer dinheiro ou pelo menos não o perder.

Perseu, interessantes reflexões sobre o "Bankia português" (há algum tempo que faço também essa analogia).

Já agora, recuperando o também interessante exercício de há uns dias sobre máximos históricos de capitalização (não de cotação, claro), tens informação sobre quais foram os do BCP, BPI e BES? Tenho ideia que o Bcp irá a cerca de 40% "da corrida" e o Bpi a cerca de 50%. O Banif creio que a 10%, pelos números que aqui apresentaste umas págs atrás.

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por SERRA LAPA » 19/3/2014 14:22

Ulisses:

Podias colocar um gráfico que estivesse já ajustado aos aumentos de capital?~

Obrigado

Registado: 17/3/2008 4:57

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Goya777, latbal, lito, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 164 visitantes