Fundos à la carte
Re: Best - Fundos em Saldos.
Rick Lusitano Escreveu:Parece que vamos ter boas novidades em questão dos "low costs", graças a alguma proactividade das pessoas certas. Thanks RCP.
Thanks aos 2!!
Rick Lusitano Escreveu:BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor.![]()
Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo.![]()
Para quando estas alterações? Estou a perguntar de modo a ver se vale a pena aguentar mais um tempo antes de fazer novo investimento para também analisar estes novos low-costs.
- Registado: 17/12/2013 22:53
Re: Fundos à la carte
Rick Lusitano Escreveu:O risco é referente ao passado, não sabes como vai ser daqui a 1 ano, ou daqui 1a semana. E mesmo que faças cálculos, todos os dias, é referente ao dia anterior.
Eu também fazia cálculos para todos os tipos de cenários, até chegar a conclusão que simplesmente não tinha tempo, para os fazer, todos os dias. E como já passastes por uma "crise" (Crimeia), também já deves ter chegado á minha outra conclusão, pois deves ter já reparado que os mercados são imprevisíveis. Então, porque matar a cabeça e queimar tempo? É para o longo prazo, quanto maior o prazo, mais o risco fica diluído, nos fundos em geral (incluindo fundos sem Hedge cambial) e no forex.
Eu percebo o teu ponto de vista, mas penso (posso estar enganado) ser importante saber o risco do portfolio. Em testes que fiz anteriormente tirei conclusões muito interessantes, nomeadamente que tinha um fundo (AXA) que pouco valor acrescentado à minha carteira. Claro que há o argumento "diversificação", que eu concorco plenamente. Não estou a dizer que este fundo não deve existir, parece-me é que poderá ter apenas um peso de carteira melhor (diversificação em vez de valorização, se é que o que digo faz sentido, mas posso tentar explicar melhor caso fiques com dúvidas relativamente ao que quero dizer).
Ou seja, dá a possibilidade de um melhor equilibrio não apenas acções vs obrigações, zonas geograficas ou nivel de risco, mas também na relcção return/risk.
Rick Lusitano Escreveu:O nosso amigo desaparecido em combate visitante01, fazia umas obras de arte bem porreiras. Fazia benchmarks a carteiras com o Excel, através das cotações diárias de cada fundo.
Lembro-me de ver imagens, era muito bom a análise resultante do excel!
Best - Fundos em Saldos.
Parece que vamos ter boas novidades em questão dos "low costs", graças a alguma proactividade das pessoas certas. Thanks RCP.
Aparentemente vai haver saldos, ou como os "nuestros hermanos" dizem, "rebajas".
BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor.
Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo.

It´s Alive!!!! Parece o mercado está mesmo acordado.
Chico, és o homem responsável pelo controle dos mínimos, vais ter que ir actualizando a lista dos "preços" no menu.
(Vou conseguir...)

Aparentemente vai haver saldos, ou como os "nuestros hermanos" dizem, "rebajas".
BlackRock, HSBC vão baixar de mínimos de investimento. A BlackRock vai passar dos 1.000 EUR para os 100 EUR, e o HBSC de 5.000 EUR para 1.000 EUR. Grandes descidas de valor.

Mas a maior valia, é sem dúvida, os MFS, (grande jogada, foi mesmo á campeão, AB e outros países com 4.000 EUR), Best com apenas 1 UP de minimo.

It´s Alive!!!! Parece o mercado está mesmo acordado.

Chico, és o homem responsável pelo controle dos mínimos, vais ter que ir actualizando a lista dos "preços" no menu.
(Vou conseguir...)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
CoimbraPT Escreveu:Uma questão simples: tendo para cada fundo do meu portfolio o return M36 e o Stdev M36 é possivel calcular o risco da carteira? Até aqui tenho ido buscar as cotações de cada fundo, depois calcular co-variancia a partir dos valores diários e depois então calculo o stdev do portfolio. Estou à procura de um método mais simples.
Em finanças tens cálculos para tudo. E podes torturar os números, até eles dizerem aquilo que tu queres. Os políticos e os aldrabões são exímios neste tipo de cálculos.

O risco é referente ao passado, não sabes como vai ser daqui a 1 ano, ou daqui 1a semana. E mesmo que faças cálculos, todos os dias, é referente ao dia anterior.
Eu também fazia cálculos para todos os tipos de cenários, até chegar a conclusão que simplesmente não tinha tempo, para os fazer, todos os dias. E como já passastes por uma "crise" (Crimeia), também já deves ter chegado á minha outra conclusão, pois deves ter já reparado que os mercados são imprevisíveis. Então, porque matar a cabeça e queimar tempo? É para o longo prazo, quanto maior o prazo, mais o risco fica diluído, nos fundos em geral (incluindo fundos sem Hedge cambial) e no forex.
O nosso amigo desaparecido em combate visitante01, fazia umas obras de arte bem porreiras. Fazia benchmarks a carteiras com o Excel, através das cotações diárias de cada fundo. Pode ser que apareça, quando menos se espera. Ele pode estar a "vigiar" o tópico, é como o Zorro, só aparece, quando é necessário e desaparece na sombra da noite.

PS: Andam por aqui, engenheiros, que são homens de números, que devem saber fazer os cálculos que queres.

(Se for o Exmo. Sr. Victor Gaspar, não se incomode, nós preferimos ir aprender a fazer cálculos sozinhos.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Uma questão simples: tendo para cada fundo do meu portfolio o return M36 e o Stdev M36 é possivel calcular o risco da carteira? Até aqui tenho ido buscar as cotações de cada fundo, depois calcular co-variancia a partir dos valores diários e depois então calculo o stdev do portfolio. Estou à procura de um método mais simples.
BR as melhoras e força para ficares bem!
Que te corra tudo pelo melhor,
Abraço
Que te corra tudo pelo melhor,
Abraço
BedRock Escreveu:Boas,
Obrigado a todos pelo carinho e incentivo das vossas palavras, mas agora vou encerrar a minha participação no forum (o meu maior desejo é que não seja definitiva), pois estou arrasado psicológicamente, é mais um crash (e que crash) que apanho.
Tudo de bom e muita saúde para vocês todos.
Um abraço sentido,
BedRock/file 112
BR, vê se ficas bem depressa, para fazermos uma almoraçada. Um bom beirão não recusa boa comida e boa pinga.

jokerportuga Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:jokerportuga Escreveu:BR,
desejo-te as sinceras melhoras e será certamente uma pausa na tua participação neste forum.
Brevemente regressarás com mais energia e criando tópicos que fazem enriquecer o conhecimento de todos nesta área.
Grande abraço
jokerportuga
A minha resposta para ti em mp, nunca saiu da minha caixa de saída, poderás ter a tua caixa cheia: Mas já deves ter conseguido resolvido a tua questão, por esta altura.
Rick,
a que te referes? Unience?
Edit: Já vi e respondi Rick..era mesmo do Unience...a minha caixa não está cheio pois pouco a utilizo
Yep, já respondi, não esqueças ver a tua caixa.

E ai pessoal, tudo bom? ótimos fundos podemos ver nesse post, realmente muito bom, abraços.
- Registado: 17/2/2014 12:58
Rick Lusitano Escreveu:jokerportuga Escreveu:BR,
desejo-te as sinceras melhoras e será certamente uma pausa na tua participação neste forum.
Brevemente regressarás com mais energia e criando tópicos que fazem enriquecer o conhecimento de todos nesta área.
Grande abraço
jokerportuga
A minha resposta para ti em mp, nunca saiu da minha caixa de saída, poderás ter a tua caixa cheia: Mas já deves ter conseguido resolvido a tua questão, por esta altura.
Rick,
a que te referes? Unience?
Edit: Já vi e respondi Rick..era mesmo do Unience...a minha caixa não está cheio pois pouco a utilizo

Boas,
Obrigado a todos pelo carinho e incentivo das vossas palavras, mas agora vou encerrar a minha participação no forum (o meu maior desejo é que não seja definitiva), pois estou arrasado psicológicamente, é mais um crash (e que crash) que apanho.
Um abraço sentido,
BedRock/file 112
Um abraço sentido,
BedRock/file 112
- Registado: 1/3/2014 0:50
Mercados Emergentes - BlackRock
Deixo esta informação acabadinha de sair, para todos, mas dedico especialmente para o BR.
Fonte: Seeking Alpha - Don't follow the herd exiting emerging markets says BlackRock (Mar 18 2014, 12:28 ET)
http://seekingalpha.com/news/1632683-dont-follow-the-herd-exiting-emerging-markets-says-blackrock

Fonte: Seeking Alpha - Don't follow the herd exiting emerging markets says BlackRock (Mar 18 2014, 12:28 ET)
http://seekingalpha.com/news/1632683-dont-follow-the-herd-exiting-emerging-markets-says-blackrock
jokerportuga Escreveu:BR,
Grande abraço
jokerportuga

Com cenas que se tem passado perto de mim mais me apercebo que o que é importante é Saúde. O resto vem quase tudo por acréscimo.
Espero que venças esse obstáculo
Abr

Espero que venças esse obstáculo

Abr
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
BedRock Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Deixo à tua consideração o objetivo de organizares um TOP Geral de fundos acionistas e obrigacionistas, que deveria incluir vários subTOP's para as diferentes situações do mercado, a saber:
1.TOP's de fundos de ações:
- TOP de fundos de ações com bom funcionamento em bullmarket;
- TOP de fundos de ações com melhor funcionamento em mercado neutral;
- TOP de fundos de ações que se comportam menos mal em bearmarket;
- TOP Geral de fundos de ações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado (bull, bear ou neutral market).
2.TOP's de fundos de obrigações:
- TOP's em função dos 3 níveis de qualidade creditícia;
- TOP's em função dos 3 níveis de sensibilidade às taxas de juro;
- TOP's com proteção da inflação e do câmbio;
- TOP Geral de obrigações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado.
Isto é uma ideia que pode e deve ser amadurecida e melhorada. O TOP Geral seria mais apropriado para o investimento de médio-longo prazo (3 a 10 anos e > 10 anos), enquanto os subTOP's seriam mais a ter em conta pelos investidores de gestão ativa de curto prazo (<= 3 anos) ou praticantes de market timing.
Estes vários TOP's não é para complicar, pelo contrário, é para simplificar os vários caminhos que os investidores teriam ao seu dispor em função do seu perfil de risco e do tempo de detenção dos ativos/fundos em carteira.
Temos que inovar e criar alfa no TOP de fundos relativamente ao benchmark internacional e depois até podias ensinar o Rei dos fundos (espanhol) do Unience de como se faz um TOP dos TOP's.
Abr,
BedRock
BR, as tuas ideias, são interessantes, mas ao que contrário, que possa parecer, eu não vivo no Fórum.![]()
Para além da pesquisa e análise dos fundos nestes parâmetros todos, teria que estar constantemente a fazer actualizações.
Já estão 59 fundos na minha listagem FI EUR para o longo prazo. Criar mais sub-tops com mais fundos, é um projecto de várias pessoas com mais tempo dedicado a isso. Para andar a fazer market timing, é preciso acompanhar constantemente, os mercados, eu vou fazendo esse acompanhamento diário conforme as minhas possibilidades.
Já ando para te desafiar a fazeres o teu top de fundos, há uma porrada de tempo. Mas não vou ser mauzinho contigo. Não precisas de fazer sub-tops. Agora sou eu que te peço algo.
Mas se quiseres, podes fazer o teu top para o LP e outro top para "gestão ativa de curto prazo (<= 3 anos) ou praticantes de market timing". Porque tenho curiosidade, para conhecer a tua "mente". Até podes incluir qualquer FI comercializado em Portugal ou não. Em EUR e USD.
Ainda não consegui arranjar tempo, para explicar o meu "fetiche" pelo M&G Optimal Income a ti. E rebater os teus argumentos que até têm alguma lógica em relação ao misto Invesco Pan High Income.
@Rick: Tudo bem, parece que fui mal interpretado, pois o intuito do meu post foi lançar algumas ideias de organização e melhoria de um TOP de fundos (não estava a fazer qualquer crítica negativa, pelo contrário, pois eu nunca digo mal de quem trabalha muito e com paixão), e comecei o post por dizer "Deixo à tua consideração...".
Eu tenho um problema de saúde muito grave para resolver, se é que se vai resolver, pois soube hoje um resultado de controlo analitico trimestral bastante desfavorável, na sequência de uma cirurgia a que fui sujeito há 1 ano e 4 meses, pelo que vou deixar de participar nos foruns, desejando felicidades a todos vocês, incluindo o Daemoon que mais uma vez fez um comentário à minha pessoa que nem dá para comentar e também não vou chamar a atenção aos moderadores/administradores do forum sobre tal comentário provocatório sem qualquer origem causal.
Um abraço a todos vocês,
BedRock/file 112
Amigo BR/file 112, penso que o tempo que temos partilhado em comum, publicamente e não só, não dá azo a más interpretações entre nós, como bem sabes. Eu percebi que estavas a dar sugestões para melhorar o tópico, que não estavas a fazer qualquer tipo de criticas ou exigências. Apenas te respondi o que sugeres, é algo que para mim, complicado de conseguir sozinho e com o pouco tempo que tenho. O que não invalida que as sugestões não sejam interessantes. Simplesmente não tenho disponibilidade de tempo. Sabes bem, que o tempo é um bem extremamente escasso. E por muita vontade ou até mesmo dinheiro, não se consegue recuperar ou adquirir tempo extra na vida real.
Mas realmente gostava de conhecer a tua "visão", precisamente por eu dar valor a tua opinião e conhecimentos. Daí eu ter pedido os teus tops de fundos. E eu já andava a pensar pedir os teus tops, só nunca se proporcionou a oportunidade para isso, e ontem, lembrei-me disso, devido ás tuas sugestões. Se quiseres e puderes partilhar, agradeço-te, mas se não quiseres ou puderes, também não fico chateado contigo. Acho que entre nós os 2, não há cobranças nem mal estar.

Cá para mim, saiu-te o Euromilhões, e não queres dizer. Nem vais ligar mais aos pobres. Mas está bem.

Á sério, espero que tenhas melhoras breves e o que estás a passar de momento é uma fase passageira de uma vida longa e rica. Para depois poderes vir para aqui, com teu humor característico e trocar ideias e conhecimentos.
Até já,

BR/File 112
As melhoras file!! Que tudo corra pelo melhor.
Pensamento positivo e vontade de superar os obstáculos é muito importante nessas alturas.
Um grande abraço,
Fernando Ferreira
Pensamento positivo e vontade de superar os obstáculos é muito importante nessas alturas.
Um grande abraço,
Fernando Ferreira
- Registado: 29/11/2007 3:11
Sinceros desejos de rápidas melhoras, File 112
. Espero que se resolva tudo rapidamente.

Isso é muito chato, Bed. Que tudo te corra pelo melhor!
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Que tudo te corra bem, file!
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
BR,
Grande abraço
jokerportuga
Grande abraço
jokerportuga
BR
Convivo de perto com uma situação semelhante pelo que te desejo as melhoras.
Podes e deves voltar com as tuas barragens de conhecimento da teoria dos processos estocásticos/estudo das probabilidades adjacentes pois a teoria apenas não nos leva a lado nenhum mas sem bases teóricas também não se sai do sítio. Só se sai do sítio aliando a teoria à prática.
Convivo de perto com uma situação semelhante pelo que te desejo as melhoras.
Podes e deves voltar com as tuas barragens de conhecimento da teoria dos processos estocásticos/estudo das probabilidades adjacentes pois a teoria apenas não nos leva a lado nenhum mas sem bases teóricas também não se sai do sítio. Só se sai do sítio aliando a teoria à prática.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Rick Lusitano Escreveu:BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Deixo à tua consideração o objetivo de organizares um TOP Geral de fundos acionistas e obrigacionistas, que deveria incluir vários subTOP's para as diferentes situações do mercado, a saber:
- TOP Geral de fundos de ações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado (bull, bear ou neutral market).
- TOP Geral de obrigações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado.
Isto é uma ideia que pode e deve ser amadurecida e melhorada. O TOP Geral seria mais apropriado para o investimento de médio-longo prazo (3 a 10 anos e > 10 anos), enquanto os subTOP's seriam mais a ter em conta pelos investidores de gestão ativa de curto prazo (<= 3 anos) ou praticantes de market timing.
Estes vários TOP's não é para complicar, pelo contrário, é para simplificar os vários caminhos que os investidores teriam ao seu dispor em função do seu perfil de risco e do tempo de detenção dos ativos/fundos em carteira.
Temos que inovar e criar alfa no TOP de fundos relativamente ao benchmark internacional e depois até podias ensinar o Rei dos fundos (espanhol) do Unience de como se faz um TOP dos TOP's.
Abr,
BedRock
BR, as tuas ideias, são interessantes, mas ao que contrário, que possa parecer, eu não vivo no Fórum.![]()
Para além da pesquisa e análise dos fundos nestes parâmetros todos, teria que estar constantemente a fazer actualizações.
Já estão 59 fundos na minha listagem FI EUR para o longo prazo. Criar mais sub-tops com mais fundos, é um projecto de várias pessoas com mais tempo dedicado a isso. Para andar a fazer market timing, é preciso acompanhar constantemente, os mercados, eu vou fazendo esse acompanhamento diário conforme as minhas possibilidades.
Já ando para te desafiar a fazeres o teu top de fundos, há uma porrada de tempo. Mas não vou ser mauzinho contigo. Não precisas de fazer sub-tops. Agora sou eu que te peço algo.
Mas se quiseres, podes fazer o teu top para o LP e outro top para "gestão ativa de curto prazo (<= 3 anos) ou praticantes de market timing". Porque tenho curiosidade, para conhecer a tua "mente". Até podes incluir qualquer FI comercializado em Portugal ou não. Em EUR e USD.
Ainda não consegui arranjar tempo, para explicar o meu "fetiche" pelo M&G Optimal Income a ti. E rebater os teus argumentos que até têm alguma lógica em relação ao misto Invesco Pan High Income.
@Rick: Tudo bem, parece que fui mal interpretado, pois o intuito do meu post foi lançar algumas ideias de organização e melhoria de um TOP de fundos (não estava a fazer qualquer crítica negativa, pelo contrário, pois eu nunca digo mal de quem trabalha muito e com paixão), e comecei o post por dizer "Deixo à tua consideração...".
Eu tenho um problema de saúde muito grave para resolver, se é que se vai resolver, pois soube hoje um resultado de controlo analitico trimestral bastante desfavorável, na sequência de uma cirurgia a que fui sujeito há 1 ano e 4 meses, pelo que vou deixar de participar nos foruns, desejando felicidades a todos vocês, incluindo o Daemoon que mais uma vez fez um comentário à minha pessoa que nem dá para comentar e também não vou chamar a atenção aos moderadores/administradores do forum sobre tal comentário provocatório sem qualquer origem causal.
Um abraço a todos vocês,
BedRock/file 112
Editado pela última vez por BedRocK em 18/3/2014 15:08, num total de 1 vez.
- Registado: 1/3/2014 0:50
Mais uma ferramenta para os prós analisarem
É em francês mas tem explicações de como fizeram as contas o que é bastante bom
http://www.quantalys.com/fonds/64396/Pe ... E_Cap.aspx
Exemplo para o Invesco BRA.
Ainda tenho que testar o site pois francês não é a minha praia e não sei até que ponto vão a base de dados dos fundos e as ferramentas deles
Vejam aqui a oferta deles a pagantes.
http://www.quantalys.com/Offres.aspx
A preços exorbitantes para o comum mortal mas é ferramenta profissional

É em francês mas tem explicações de como fizeram as contas o que é bastante bom
http://www.quantalys.com/fonds/64396/Pe ... E_Cap.aspx
Exemplo para o Invesco BRA.
Ainda tenho que testar o site pois francês não é a minha praia e não sei até que ponto vão a base de dados dos fundos e as ferramentas deles

Vejam aqui a oferta deles a pagantes.
http://www.quantalys.com/Offres.aspx
A preços exorbitantes para o comum mortal mas é ferramenta profissional
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
- Registado: 29/11/2007 2:37
Rick Lusitano Escreveu:BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Abr,
BedRock
Brutal resposta

- Registado: 14/2/2009 14:06
BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Abr,
BedRock
BR, as tuas ideias, são interessantes, mas ao que contrário, que possa parecer, eu não vivo no Fórum.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], HFCA, icemetal, latbal, PAULOJOAO, peterteam2, Purificaçao, SalvaFP, Shimazaki_2, zulu404 e 51 visitantes