Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Winning the loser's game

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Winning the loser's game

por Rick Lusitano » 19/3/2014 0:41

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Estás a cometer uma ilegalidade e tens de viver com isso, independentemente se és apanhado ou não!

Se o Ricardo se esqueceu de declarar os trocados, 8M EUR, na declaração de IRS. E quem não tinha declarado o dinheiro no exterior teve perdão fiscal e pagou menos impostos, do que estivesse em Portugal. Why not?

DISCLAIMER: Não me chamo, Jardim Gonçalves, Rendeiro ou Oliveira e Costa. :evil:

Os erros dos outros dificilmente justificam os meus. Não vou ser charlatão/criminoso com a justificação que outros o são! Por isso é que o mundo está como está :!:

Até porque, existe uma pequena diferença de património financeiro entre eles e tu? :lol:

(Nota: Estava a ironizar.)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por LTCM » 19/3/2014 0:29

Hedge weekly top hedge funds of 2014

Clique para ler o paper.
Remember the Golden Rule: Those who have the gold make the rules.
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir."

Registado: 28/2/2007 14:18

por Mouro_Emprestado » 19/3/2014 0:14

VirtuaGod Escreveu:
Tridion Escreveu:2. Paga no Irs, só não me lembro se é a diferença para os 28% ou mesmo 28% :-s

Era isso que queria saber. Se for a diferença é 5 estrelas, se for 28% em cima dos 15% é dupla tributação!

Infelizmente é mesmo isso! :wall: :wall: :wall:

Só podes (eventualmente) recuperar os 15% da retenção nos Estados Unidos se englobares (isto para os EUA, na Europa pelos vistos já é possível recuperar a retenção na fonte efectuada lá fora sem a porcaria do englobamento :oh: :oh: :oh: ).

Enfim, regras que não se percebe muito bem (diria mesmo, violando o princípio do Acordo para Evitar a Dupla Tributação com os EUA), mas que pelos vistos nunca foram contestadas em tribunal. :-k :-k

Registado: 13/9/2013 0:16

por VirtuaGod » 19/3/2014 0:10

Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(Cá para nós, que ninguém nos ouve, e se não declarares nada ao fisco tuga?) :-$

Estás a cometer uma ilegalidade e tens de viver com isso, independentemente se és apanhado ou não!

Se o Ricardo se esqueceu de declarar os trocados, 8M EUR, na declaração de IRS. E quem não tinha declarado o dinheiro no exterior teve perdão fiscal e pagou menos impostos, do que estivesse em Portugal. Why not?

DISCLAIMER: Não me chamo, Jardim Gonçalves, Rendeiro ou Oliveira e Costa. :evil:

Os erros dos outros dificilmente justificam os meus. Não vou ser charlatão/criminoso com a justificação que outros o são! Por isso é que o mundo está como está :!:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Rick Lusitano » 18/3/2014 23:52

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(Cá para nós, que ninguém nos ouve, e se não declarares nada ao fisco tuga?) :-$

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VirtuaGod » 18/3/2014 23:28

Tridion Escreveu:2. Paga no Irs, só não me lembro se é a diferença para os 28% ou mesmo 28% :-s

Era isso que queria saber. Se for a diferença é 5 estrelas, se for 28% em cima dos 15% é dupla tributação!

AutoMech chamado à recepção :mrgreen: :clap: :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 18/3/2014 23:25

por Rick Lusitano » 18/3/2014 23:14

Tridion Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:virtua, a que dupla tributação te referes? aos 15% não te consegues escapar a não ser que englobes.... quanto ao resto, desde que a IF te faça assinar o w8 ben, não és taxado os 30%

Acredito, em aspectos fiscais sou 99% nabo. Por isso estou a questionar.

:arrow: Quem tem um ETF de distribuição na IB quanto paga de impostos sobre essa mesma distribuição?
:arrow: Quando é que paga? Na declaração de IRS?
:arrow: Quanto paga sobre as mais valias?

1. Sim, paga 15% logo à cabeça.
2. Paga no Irs, só não me lembro se é a diferença para os 28% ou mesmo 28% :-s
3. Mais-valia paga só cá no Irs, os 28%

Acho que é assim... mas estou a falar de cabeça. O AutoMech é que sabe isso tudo...é um Senhor \:D/ :clap:

(Cá para nós, que ninguém nos ouve, e se não declarares nada ao fisco tuga?) :-$

por Rick Lusitano » 18/3/2014 23:12

VirtuaGod Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:virtua, a que dupla tributação te referes? aos 15% não te consegues escapar a não ser que englobes.... quanto ao resto, desde que a IF te faça assinar o w8 ben, não és taxado os 30%

:arrow: Quem tem um ETF de distribuição na IB quanto paga de impostos sobre essa mesma distribuição?

:arrow: Será que é feita a retenção na fonte, na IB, dos 15% de impostos cobrados nos EUA? (como é feita em Portugal, através da taxa liberatória, no fundos de investimento)

por Tridion » 18/3/2014 23:11

VirtuaGod Escreveu:

1. Sim, paga 15% logo à cabeça.
2. Paga no Irs, só não me lembro se é a diferença para os 28% ou mesmo 28% :-s
3. Mais-valia paga só cá no Irs, os 28%

Acho que é assim... mas estou a falar de cabeça. O AutoMech é que sabe isso tudo...é um Senhor \:D/ :clap:

Registado: 13/5/2010 17:53

por VirtuaGod » 18/3/2014 22:36

por Pata-Hari » 18/3/2014 21:28

virtua, a que dupla tributação te referes? aos 15% não te consegues escapar a não ser que englobes.... quanto ao resto, desde que a IF te faça assinar o w8 ben, não és taxado os 30%
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Rick Lusitano » 18/3/2014 20:02

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Sim, o TLT é o único ETF da minha carteira que paga dividendos e leva com dupla tributação. Mas pelo menos está na IB, logo não é o inferno de dupla tributação que é o Best Trading Pro ou a GoBulling.

Podias escrever aí num paragrafo ou dois a tua experiência com o TLT no que diz respeito a dupla tributação? Quanto pagas? Só quando trazes o dinheiro para Portugal pagas? Como é que isso funciona? Pagas todos os anos declarando no IRS?

Se preferires usa MP sff.

Obrigado

Seria interessante do ponto de vista de todos, saber a experiencia da DT, fiscalidade, incluindo IRS. Só declaras os dividendos? Porque ainda não vendestes nada, é 1a carteira para o LP.

por VirtuaGod » 18/3/2014 19:57

ruicarlov Escreveu:Sim, o TLT é o único ETF da minha carteira que paga dividendos e leva com dupla tributação. Mas pelo menos está na IB, logo não é o inferno de dupla tributação que é o Best Trading Pro ou a GoBulling.

Podias escrever aí num paragrafo ou dois a tua experiência com o TLT no que diz respeito a dupla tributação? Quanto pagas? Só quando trazes o dinheiro para Portugal pagas? Como é que isso funciona? Pagas todos os anos declarando no IRS?

Se preferires usa MP sff.

Obrigado

por ruicarlov » 18/3/2014 17:04

VirtuaGod Escreveu:No caso do ETF que postei é mais uma questão de maturidades do que outra coisa. Esse ETF teve um comportamento em 2008 muito semelhante a IEF. TLT tem uma maturidade muita longa e é complicado encontrar em ETFs Europeus.

Eu gosto muito mais do ETFs americanos mas queria ver como me vou livrar de duplas tributações e afins. Já pensei em usar futuros, mas ainda não é para o meu bolso lol!!

Sim, o TLT é o único ETF da minha carteira que paga dividendos e leva com dupla tributação. Mas pelo menos está na IB, logo não é o inferno de dupla tributação que é o Best Trading Pro ou a GoBulling.
Já quase desisti de encontrar algum semelhante que capitalize dividendos (até o das Gilts distribui).
O comportamento do das bunds foi semelhante, mas com uma magnitude de cerca de 1/3 do TLT em 2008.

Agora lembrei-me de ir comparar as maturidades médias de cada ETF. No EXX6 (bunds alemãs +10.5 anos), a maturidade média é 20.81 anos. No TLT é de 27.40 anos e no ETF das Gilts é de 28.65 anos.
Fiquei surpreendido com o resultado. Pensei que em média o TLT fosse o que tivesse maior duração. Olhando para estes resultados, talvez as Gitls sejam mesmo uma oportunidade interessante para incluir no portfolio, em vez de ser só TLT.

Registado: 18/7/2011 11:04

por VirtuaGod » 18/3/2014 16:44

ruicarlov Escreveu:O ghorez e o VirtuaGod foram mais ao encontro daquilo que perguntei. Só é pena que mesmo assim os ETFs sugeridos não se tenham o comportamento que eu desejava em situações de crise (tipo 2008), mas vale a pena manter o olho neles.

No caso do ETF que postei é mais uma questão de maturidades do que outra coisa. Esse ETF teve um comportamento em 2008 muito semelhante a IEF. TLT tem uma maturidade muita longa e é complicado encontrar em ETFs Europeus.

Eu gosto muito mais do ETFs americanos mas queria ver como me vou livrar de duplas tributações e afins. Já pensei em usar futuros, mas ainda não é para o meu bolso lol!!

por ruicarlov » 18/3/2014 16:02

quez Escreveu:
Se estás tão convicto desta tua estratégia, para que perguntaste?

Para um cidadão português de que forma podem TLT ou Gilt ser melhor refúgio que obrigações da Alemanha, Holanda, Austria, Finlandia, Luxemburgo?

Queria apenas notar que esta nossa discussão recente resulta de uma tangente àquilo que perguntei, e não a minha dúvida inicial.
A dúvida aqui não foi se um conjunto de obrigações europeias de vários prazos era melhor do que deter obrigações de muito longo prazo de UK os EUA, embora isso seja um tema interessante de abordar.
Ser português não altera muito o facto de TLT continuar a ser um excelente contrapeso do mercado accionista, como alías mostrei no gráfico que pus. Se não fizesse sentido para um português deter estas obrigações, duvido que o LTCM viesse escrever aqui as suas carteiras modelo e a teoria por detrás delas.

Logo sim, estou "convicto" que ter um anti-cristo, seguro contra tempestades, etc. é uma estratégia interessante para incluir numa carteira de longo-prazo virada para muitos cenários económicos.
Aquilo que eu perguntei é se, dado a falta de histórico do ETF das Gilts +15, se a cotação destas em situações de crise mundial se teria um perfil semelhante às treasuries de longo prazo dos EUA. E se, para além destas, se existiriam outras obrigações de longo prazo que servissem de refúgios.

O ghorez e o VirtuaGod foram mais ao encontro daquilo que perguntei. Só é pena que mesmo assim os ETFs sugeridos não se tenham o comportamento que eu desejava em situações de crise (tipo 2008), mas vale a pena manter o olho neles.

por ghorez » 18/3/2014 15:39

http://www.bloombergview.com/articles/2 ... nd-complex

But the take away to a real-estate-owning-asset-allocator-stock-jockey like me is this: If you have a long enough timeline -- a decade or more -- simple beats complex, and low cost trumps expensive. Land and equities are likely to be the investments whose returns surpass everything else -- assuming you start buying when you are young enough and at advantageous valuations.

Perhaps that is the biggest takeaway from the past decade.

Registado: 25/9/2012 10:49

por quez » 18/3/2014 12:11

ruicarlov Escreveu:As primeiras carteiras aqui faladas tinham uma importante componente de TLT (treasuries longo prazo), que possuem uma correlação muito negativa com as ações, sendo por isso ideais para diversificar sobre as small caps.

No entanto, sempre achei que a nível de obrigações de longo prazo não me parecia muito adequado estarmos expostos unicamente aos EUA. Ainda para mais agora com esta história do QE e do seu fim iminente.
Em 2011 não havia muita escolha, mas agora já há, por exemplo, ETFs sobre Gilts de longa duração (+15 anos). Apesar de o histórico do fundo ser reduzido, parecem-me um ativo de refúgio semelhante às treasuries americanas, com correlação negativa com o mercado bolsista. Numa perspectiva de diversificação, não seria melhor dividir alocações por estes dois países, em vez de apenas um?

Se estás tão convicto desta tua estratégia, para que perguntaste?

Para um cidadão português de que forma podem TLT ou Gilt ser melhor refúgio que obrigações da Alemanha, Holanda, Austria, Finlandia, Luxemburgo?

Registado: 18/11/2011 17:36

por ruicarlov » 18/3/2014 11:47

quez Escreveu:Com todo o respeito mas estas duas afirmações parecem-me contraditórias.

Nem por isso. Ter ETFs sobre o mercado americano em € ou $ é sensivelmente a mesma coisa. Os activos que compôem o ETF estão cotados em dólares, logo a variação total do ETF expressa em € é idêntica nos dois casos.
Apenas os tenho em € pois permitem-me ter capitalização de dividendos.

quez Escreveu:Se tomares a alocação das acções como medida para alocares obrigações, o UK tem um peso de 8% na distribuição mundial. Assim, tudo o que for acima disso poderá ser descabido. Assim, podemos imaginar que, se tiveres uma alocação de 20% obrigações no teu portfolio então deverias estar exposto em 1,6% a gilts. E terias que continuar por aí fora - obrigações de países emergentes se tiveres ETF de acções emergentes... Faz sentido? Não creio.

Nunca disse que tinha um portfolio que correspondesse exactamente à distribuição mundial. Basta olhar para a carteira do LTCM para ver que há um tilting no sentido de alocar mais a algumas regiões do mundo do que a sua representação mundial.
E sim, também tenho obrigações de emergentes. Mas essas não funcionam como flight to quality. Independentemente da alocação accionista por regiões, faz sentido ter activos de refúgio. O TLT é dos melhores activo de refúgio face às ações. Só não queria estar dependente do governo de um único país que tem manipulado tanto as taxas de juro da sua dívida. Daí procurar refúgios alternativos.

por quez » 17/3/2014 18:19

ruicarlov Escreveu:Algumas das diferenças mais relevantes é que uso na sua maioria ETFs em € que capitalizam dividendos.

ruicarlov Escreveu:Continuo a ter uma forte componente dos EUA, logo TLT continua a fazer todo o sentido. $ ou € não são para aqui chamados.

Com todo o respeito mas estas duas afirmações parecem-me contraditórias.

ruicarlov Escreveu:Se houvesse algum ETF de bunds alemãs de muito longa duração que servisse como "flight to quality", então óptimo. Mas não encontrei nada desse tipo, sendo as Gilts inglesas o mais próximo que encontrei. De qualquer forma, como os ETFs de ações europeias têm uma alocação importante ao UK, logo usar Gilts também não é assim tão descabido.
[/quote]

Se tomares a alocação das acções como medida para alocares obrigações, o UK tem um peso de 8% na distribuição mundial. Assim, tudo o que for acima disso poderá ser descabido. Assim, podemos imaginar que, se tiveres uma alocação de 20% obrigações no teu portfolio então deverias estar exposto em 1,6% a gilts. E terias que continuar por aí fora - obrigações de países emergentes se tiveres ETF de acções emergentes... Faz sentido? Não creio.

Registado: 18/11/2011 17:36

por ruicarlov » 16/3/2014 13:34

VirtuaGod Escreveu:
ruicarlov Escreveu:Se houvesse algum ETF de bunds alemãs de muito longa duração que servisse como "flight to quality", então óptimo.

Por acaso recentemente andei a estudar a possibilidade de fazer o "Permanent Portfolio" com activos em euros. Aquilo que falas foi realmente o que também pesquisei e o mais próximo que consegui encontrar foi:

http://de.ishares.com/en/rc/stream/pdf/ ... q31-en.pdf

Já conseguiste encontrar melhor do que eu. Andei a chafurdar na x-trackers, a pensar que era onde podia encontrar qualquer coisa, mas não consegui nada melhor que isso. A ficha do ETF diz apenas 100% com maturidades de mais de 10 anos. Pena não saber qual a maturidade média.

[EDIT] - Por acaso até é facil saber a maturidade, já que tem apenas 11 ativos:

1 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 4 01/04/2037 - 13,00%
2 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 4.75 07/04/2034 - 12,55%
3 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 5.5 01/04/2031 - 10,85 %
4 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 4.75 07/04/2040 - 10,35%
5 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 5.625 01/04/2028 - 9,10%
6 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 4.25 07/04/2039 - 8,29%
7 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 6.5 07/04/2027 - 7,83%
8 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 3.25 07/04/2042 - 37,71%
9 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 2.5 07/04/2044 - 7,28%
10 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 4.75 07/04/2028 - 6,76%
11 GERMANY (FEDERAL REPUBLIC OF) 6.25 01/04/2030 - 6,27%

A maturidade até é bem elevada. No entanto, a valorização no crash de 2008 é muito semelhante à do X15E. Mas se calhar a Alemanha não era um ativo tão de refúgio como é agora. :-k

por Mouro_Emprestado » 15/3/2014 13:12

Aqui fica um artigo sobre os retornos históricos mantendo um simples portfolio de 4 fundos/ETFs de gestão passiva:

http://www.bogleheads.org/blog/core-four-portfolios/

"Retornos passados não são garantia de retornos futuros".

Registado: 13/9/2013 0:16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 113 visitantes