Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Fundos à la carte

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Renminbi Yuan

por Rick Lusitano » 16/3/2014 16:50

Mais sobre o RMB:

SA MC Mar 16 2014 02,49 ET.gif
Fonte: Seeking Alpha
SA MC Mar 16 2014 02,49 ET.gif (10.07 KiB) Visualizado 12251 vezes

Fonte: Seeking Alpha - China widens yuan's trading band (Mar 16 2014, 02:49 ET)
http://seekingalpha.com/news/1628733-china-widens-yuans-trading-band

Lusa/Jornal de Negócios Escreveu:China aumenta para 2% banda de flutuação diária do yuan
15 Março 2014, 19:15 por Lusa

A China alargou de 1% para 2% a faixa de flutuação diária da sua moeda, o yuan, também chamado de renminbi (RMB), face ao dólar, anunciou hoje o Banco Central da China.

A medida produz efeitos a partir de segunda-feira, dia 17, e pretende “melhorar a eficiência da colocação de capital, da reestruturação económica e do papel do mercado na distribuição de recursos”, segundo um comunicado do banco central.

O câmbio dólar-yuan foi fixo durante muitos anos até que em 1994 se estabeleceu uma faixa de oscilação de 0,3%, que foi aumentada para 0,5% em 2007 e para 1% em 2012.

Em fevereiro, o yuan chinês, após anos de valorização, perdeu valor face ao dólar, gerando nos mercados a preocupação sobre possíveis efeitos negativos desta tendência no sector financeiro e comercial.

O banco central destacou que não acredita que o aumento da margem de flutuação cambial se traduza numa desvalorização ainda maior da moeda nacional.

Sexta-feira, um dólar valia 6,1346 yuanes, enquanto um euro se trocava por 8,5022 yuanes.

Fonte: Lusa/Jornal de Negócios - China aumenta para 2% banda de flutuação diária do yuan (15 Março 2014, 19:15)
http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/cambios/detalhe/china_aumenta_para_2_banda_de_flutuacao_diaria_do_yuan.html
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

Re: MFS Meridian Funds

por Rick Lusitano » 16/3/2014 16:36

Daemoon Escreveu:
BedRock Escreveu:
Daemoon Escreveu:

Rick na DI do Best JÁAAAA :mrgreen: :mrgreen:

Ainda vais ter a Isabel Ferreira atrás de ti :clap: :clap: mas cuidado que a tipa é cinturão negro :shock:

Qual é o problema da senhora ser cinturão negro, se quando chegar a hora da verdade, com o Rick a desembainhar a sua espada, ela, porventura, ficar encantada com essa espada e rendida a tal, eventual, encanto? :lol: :lol:

Nem quero imaginar a que espada se refere :lol: :lol: :lol:

:mrgreen:
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por Daemoon » 16/3/2014 15:25

BedRock Escreveu:
Daemoon Escreveu:

Ainda vais ter a Isabel Ferreira atrás de ti :clap: :clap: mas cuidado que a tipa é cinturão negro :shock:

Qual é o problema da senhora ser cinturão negro, se quando chegar a hora da verdade, com o Rick a desembainhar a sua espada, ela, porventura, ficar encantada com essa espada e rendida a tal, eventual, encanto? :lol: :lol:

Nem quero imaginar a que espada se refere :lol: :lol: :lol:

Registado: 14/2/2009 14:06

por BedRocK » 16/3/2014 14:21

Daemoon Escreveu:

Registado: 1/3/2014 0:50

Re: Fundos à la carte

por BedRocK » 16/3/2014 14:07

Boas,

Rick,

Só um pequeno pormenor que deixo à tua consideração: Quando ao lado de um fundo colocas o link da morningstar.pt e também o símbolo de outro site como, por exemplo, o CW da Citywire Global, em que tu consideras como um 2º site importante de análise do fundo (deduzo eu), podias também ativar o link no respetivo símbolo, tal como fazes com a morningstar.pt.

Abr,
BedRock

por Daemoon » 16/3/2014 12:42

Rick Lusitano Escreveu:YES!!!! FINALLY SOMETHING NEW!!! AND ONE MY WISHES COME TRUE!!!

Não é uma gestora em Portugal, mas é nova no Banco Best. Alguma coisa, parece que consegui. Acordou-se o mercado. E vamos ter mais novidades online, depende da CMVM, apenas. \:D/

MFS Meridian Funds (Massachusetts Financial Services)

É a gestora que criou o 1º fundo de investimento aberto.

24 fundos:
EUR = 12
USD = 12

MFS EUR.gif

MFS USD.gif

Mas aparentemente será, ainda está não claramente definida:
5.000,00 = mont. mín. inicial
2.500,00 = mont. mín. adicional

E eu que achava 4.000 no ActivoBank, já era puxado para o investidor de retalho, e que normalmente é a quantia pedida em vários países.
Tenho pena, mas será muito alto, para a grande maioria dos investidores. Eu bem queria fundos entre 500-1.000 EUR no máximo. Quem manda são as gestoras.

Bem, como já conheço de cor e salteado, toda a oferta da MFS, antes deles ser colocados, dos 24 fundos apresentados, apenas 3 fundos entram para a minha listagem:

Imagem USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar Imagem

Imagem EUR - MFS Meridian European Value A1 EUR Acc Morningstar Imagem

Imagem EUR - MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc Morningstar Imagem

Como estava a prever mínimos de investimento altos nos fundos da MFS, já tinha alternativas mais acessíveis, de apenas de 500 EUR e que curiosamente, até têm tido melhores resultados recentemente:

ACÇÕES EUROPA
Imagem EUR - Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR Morningstar Imagem

Imagem EUR - Invesco Pan European Structured Equity E Morningstar Imagem

Para as 2 categorias em falta, muito brevemente vou dar notícias. :wink:

A listagem dos fundos em EUR, já foi modificada com mais fundos, devido ao conhecimento de novas aparições, já tinha limpado anteriormente, os "pés-de-chumbo" para a lista das despromoções, para deixar o espaço livre. E tenho 1 rascunho já formatado e pronto a ser publicado com mais fundos novos para poderem entrar, vão entrar ou todos de uma só vez ou aos poucos. Só depende da CMVM e dos bancos em causa. (Pode ser Banco Best ou de outros bancos. :-$ )

:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)

Por isso, os senhores da Direcção de Investimento, ou conseguem reduzir os mínimos dos fundos da MFS para 500 EUR, ou no máximo para os 1.000 EUR, ou então vão ter resultados residuais no total dos fundos comercializados pelo banco.

( Claramente, uma falta de comunicação entre DI Best e "as partes conhecedoras". :wink: )

Registado: 14/2/2009 14:06

MFS Meridian Funds

por Rick Lusitano » 16/3/2014 5:30

YES!!!! FINALLY SOMETHING NEW!!! AND ONE MY WISHES COME TRUE!!!

Não é uma gestora em Portugal, mas é nova no Banco Best. Alguma coisa, parece que consegui. Acordou-se o mercado. E vamos ter mais novidades online, depende da CMVM, apenas. \:D/

MFS Meridian Funds (Massachusetts Financial Services)

É a gestora que criou o 1º fundo de investimento aberto.

24 fundos:
EUR = 12
USD = 12

MFS EUR.gif
Fonte: Morningstar/BB
MFS EUR.gif (49.62 KiB) Visualizado 12277 vezes

MFS USD.gif
Fonte: Morningstar/BB
MFS USD.gif (50.07 KiB) Visualizado 12277 vezes

Mas aparentemente será, ainda está não claramente definida:
5.000,00 = mont. mín. inicial
2.500,00 = mont. mín. adicional

E eu que achava 4.000 no ActivoBank, já era puxado para o investidor de retalho, e que normalmente é a quantia pedida em vários países.
Tenho pena, mas será muito alto, para a grande maioria dos investidores. Eu bem queria fundos entre 500-1.000 EUR no máximo. Quem manda são as gestoras.

Bem, como já conheço de cor e salteado, toda a oferta da MFS, antes deles ser colocados, dos 24 fundos apresentados, apenas 3 fundos entram para a minha listagem:

Imagem USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar Imagem

Imagem EUR - MFS Meridian European Value A1 EUR Acc Morningstar Imagem

Imagem EUR - MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc Morningstar Imagem

Como estava a prever mínimos de investimento altos nos fundos da MFS, já tinha alternativas mais acessíveis, de apenas de 500 EUR e que curiosamente, até têm tido melhores resultados recentemente:

ACÇÕES EUROPA
Imagem EUR - Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR Morningstar Imagem

Imagem EUR - Invesco Pan European Structured Equity E Morningstar Imagem

Para as 2 categorias em falta, muito brevemente vou dar notícias. :wink:

A listagem dos fundos em EUR, já foi modificada com mais fundos, devido ao conhecimento de novas aparições, já tinha limpado anteriormente, os "pés-de-chumbo" para a lista das despromoções, para deixar o espaço livre. E tenho 1 rascunho já formatado e pronto a ser publicado com mais fundos novos para poderem entrar, vão entrar ou todos de uma só vez ou aos poucos. Só depende da CMVM e dos bancos em causa. (Pode ser Banco Best ou de outros bancos. :-$ )

:arrow: Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)

Por isso, os senhores da Direcção de Investimento, ou conseguem reduzir os mínimos dos fundos da MFS para 500 EUR, ou no máximo para os 1.000 EUR, ou então vão ter resultados residuais no total dos fundos comercializados pelo banco.

( Claramente, uma falta de comunicação entre DI Best e "as partes conhecedoras". :wink: )

por BedRocK » 16/3/2014 3:43

Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:
Rick Lusitano
Já fiz artigos, que me deram mais trabalho, e que penso são mais completos na temática abordada, do que este simples comentário meu.

Rick: Linka aí sff os teus artigos ou de outros autores sobre a temática, pois é um assunto que estou interessado em analisar.
Obrigado.

Quando me referia a temática abordada, por exemplo, aos artigos que fiz sobre as infraestruturas, o domicilio dos fundos, etc.

Sobre a temática de fecho dos fundos?

De repente lembro das discussões na Unience sobre os fechos dos fundos, que inclui no artigo que fiz sobre a gestora Aberdeen, neste tópico, (que pelos vistos, não lestes):

Rick Lusitano em 28/10/2013 Escreveu:Aberdeen Asset Management PLC

(...)

No momento, em que escrevo este artigo, tomei conhecimento, através do site Unience, que os dois fundos de Acções Emergentes Global, foram fechados parcialmente, não havendo lugar a subscrições de novos clientes, apenas podem investir os investidores já existentes, mas um intermediário financeiro, que já comercialize estes fundos, pode continuar a comercializar estes fundos, mesmo a novos investidores. Porque a Aberdeen, considera os intermediários financeiros, como investidores, devido a estes, englobarem os investimentos dos seus clientes. Quem quiser saber mais, deixo o link para o artigo da Unience sobre este fecho parcial a novos clientes. Assim como outro link, também para um artigo da Unience, sobre o fecho dos fundos a novas subscrições.

Unience - Aberdeen Global Emerging Markets... ¿Está cerrado o no? - https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/aberdeen_global_emerging_markets_esta_cerrado_o_no

Unience - Fondos de inversión que cierran... ¿Buena o mala señal? - https://www.unience.com/blogs-financieros/Kaloxa/fondos_de_inversion_que_cierran_buena_o_mala_senal

(...)

Tens por exemplo, este bom artigo do Eduardo Antón, analista de investimentos (fundos de investimento) no Inversis Banco:

Eduardo Antón/Funds Society - Morir de éxito y el cierre de fondos a nuevos partícipes (12:35 | 28/10/2013)
http://www.fundssociety.com/es/opinion/morir-de-exito-y-el-cierre-de-fondos-a-nuevos-participes

Ou então, algo mais simples e menos extenso, do Juan Hernando, analista de investimentos (fundos de investimento) no Inversis Banco:

Juan Hernando/Observatorio Inversis Banco - Juan Hernando: ‘El cierre de un fondo es positivo para el partícipe, evita que el aumento de patrimonio le perjudique’ (oct 2, 2013)
http://www.observatoriodelinversor.com/juan-hernando-el-cierre-de-un-fondo-es-positivo-para-el-participe-se-intenta-evitar-que-el-aumento-de-patrimonio-le-perjudique/

E alguns artigos em língua Inglesa, sobre as diferenças entre o PIMCO TR ETF e PIMCO TR (MF), em que falam das dimensões dos 2 e as vantagens associadas.

@Rick: Obrigado pela indicação dos artigos.

por BedRocK » 16/3/2014 3:38

Boas,

Rick,

Quando puderes faz um post sobre vantagens e desvantagens de ETF's versus FIGA's e linka o que conheceres de autores isentos, sem bias, sobre a temática.

Uma das coisas que me saltou logo à 1ª vista quando há cerca de 1 ano comecei a estudar FI, foi verificar que, de uma forma geral, nos fundos acionistas amplos (não setoriais ou específicos) dos EUA não se obtinham, em anos vistos na forma discreta e não continua, a maior % de retornos, mas também não se obtinham as maiores % de perdas, relativamente a outros mercados.

Ou seja, quem pretendesse ganhar dinheiro acima da média em prazos ultra-curtos ou curtos, não iria apostar nos EUA, mas quem pretendesse ganhar mais retornos ajustados ao risco de perdas (DP), no longo prazo, então a aposta deveria ser no mercado acionista dos EUA. A visão de olhar só para uma tabela de resultados anuais discretos de retornos e não olhar para um gráfico de retornos cumulativos (continuo) para esse mesmo período de tempo, leva-nos a ter uma perceção um pouco distorcida da realidade, pois temos que analisar o comportamento dinâmico ao longo de vários anos de um fundo e não em termos estáticos anuais.

A justificação para o mercado acionista dos EUA, que tem um peso da ordem dos 50% do total mundial, ser o mercado mais fiável, no longo prazo, prende-se com o maior volume de AUM (ativos sob gestão, Assets Under Management), e assim esta maior quantidade de amostra faz com que a distribuição dos retornos versus DP/risco se faça mais em torno da média, pois aquela elevada quantidade de ativos vai amortecer ou diluir a cauda gorda dos grandes ganhos(direita) e a cada gorda das grandes perdas (esquerda). Teoricamente, no longo prazo, é nos EUA onde o rácio de Sharpe deve ser o mais elevado em termos mundiais.

Eu andei durante cerca de meio ano a subestimar as potencialidades do mercado acionista dos EUA, porque também nunca li nenhum artigo ou livro que referisse esta simples e curta justificação de probabilidade estatística, e eu na altura ainda não tinha puxado a estatística para auxiliar o meu raciocínio. O solo de fundação segura para a construção de uma edificação é a designada camada de bedrock, e no investimento em fundos, para além do capital necessário e de alguma sorte, a nossa bedrock será a otimização dos nossos conhecimentos sobre o negócio em causa.

Abr,
BedRock

por Rick Lusitano » 16/3/2014 2:44

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano
Já fiz artigos, que me deram mais trabalho, e que penso são mais completos na temática abordada, do que este simples comentário meu.

Rick: Linka aí sff os teus artigos ou de outros autores sobre a temática, pois é um assunto que estou interessado em analisar.
Obrigado.

Quando me referia a temática abordada, por exemplo, aos artigos que fiz sobre as infraestruturas, o domicilio dos fundos, etc.

Sobre a temática de fecho dos fundos?

De repente lembro das discussões na Unience sobre os fechos dos fundos, que inclui no artigo que fiz sobre a gestora Aberdeen, neste tópico, (que pelos vistos, não lestes):

Rick Lusitano em 28/10/2013 Escreveu:Aberdeen Asset Management PLC

(...)

No momento, em que escrevo este artigo, tomei conhecimento, através do site Unience, que os dois fundos de Acções Emergentes Global, foram fechados parcialmente, não havendo lugar a subscrições de novos clientes, apenas podem investir os investidores já existentes, mas um intermediário financeiro, que já comercialize estes fundos, pode continuar a comercializar estes fundos, mesmo a novos investidores. Porque a Aberdeen, considera os intermediários financeiros, como investidores, devido a estes, englobarem os investimentos dos seus clientes. Quem quiser saber mais, deixo o link para o artigo da Unience sobre este fecho parcial a novos clientes. Assim como outro link, também para um artigo da Unience, sobre o fecho dos fundos a novas subscrições.

Unience - Aberdeen Global Emerging Markets... ¿Está cerrado o no? - https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/fondos-de-inversion/aberdeen_global_emerging_markets_esta_cerrado_o_no

Unience - Fondos de inversión que cierran... ¿Buena o mala señal? - https://www.unience.com/blogs-financieros/Kaloxa/fondos_de_inversion_que_cierran_buena_o_mala_senal

(...)

Tens por exemplo, este bom artigo do Eduardo Antón, analista de investimentos (fundos de investimento) no Inversis Banco:

Eduardo Antón/Funds Society - Morir de éxito y el cierre de fondos a nuevos partícipes (12:35 | 28/10/2013)
http://www.fundssociety.com/es/opinion/morir-de-exito-y-el-cierre-de-fondos-a-nuevos-participes

Ou então, algo mais simples e menos extenso, do Juan Hernando, analista de investimentos (fundos de investimento) no Inversis Banco:

Juan Hernando/Observatorio Inversis Banco - Juan Hernando: ‘El cierre de un fondo es positivo para el partícipe, evita que el aumento de patrimonio le perjudique’ (oct 2, 2013)
http://www.observatoriodelinversor.com/juan-hernando-el-cierre-de-un-fondo-es-positivo-para-el-participe-se-intenta-evitar-que-el-aumento-de-patrimonio-le-perjudique/

E alguns artigos em língua Inglesa, sobre as diferenças entre o PIMCO TR ETF e PIMCO TR (MF), em que falam das dimensões dos 2 e as vantagens associadas.

por BedRocK » 16/3/2014 1:53

Rick Lusitano

Obrigado.

por Rick Lusitano » 16/3/2014 0:58

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:
@Rick: Esta gestora Alken, como sabes, tem tido outperformances brutais de um modo geral nos fundos acionistas, percebes o porquê destas medidas limitantes de entradas? Como és o Rei da pesquisa na net, vê lá se descobres alguma coisa. É que este tipo de medidas são uma autêntica machadada na credibilidade da gestora. Será que tem a ver com o volume de AUM's, ou não?

Abr,
BedRock

A primeira vista, o que dizes é o que as pessoas poderão pensar. Que é mau, que é afectada a credibilidade de uma gestora. Mas na realidade é o oposto. Os fundos de gestão activa com grandes AUM, com o aumentar do AUM, os fundos de gestão activa, tendem a ser tornar fundos index. Ora quem quer pagar 1 fundo index com gestão activa, sabendo que fica mais caro do que o simples fundo index/ETF. E porquê tendem a ficar fundos index? Simples, como têm tanto dinheiro, acabam por investir em quase todo espectro do mercado. E depois, cada vez que querem vender, como detêm grandes posições em cada activo, tem de vender aos poucos, porque vender grandes posições em pouco tempo, pode fazer cair os preços. Assim fica mais difícil, manobrar os activos dentro da carteira. E podem não conseguir sair de uma posição a tempo, e quando conseguem, poderão ter menores retornos. Como foi caso, o ano passado, com as baleias dos fundos de obrigações originários nos EUA, por exemplo, PIMCOs.

Conclusão, para proteger os fundos e os clientes, as gestoras fazem fechos parciais ou totais dos fundos, que podem ser temporários ou definitivos.

O PIMCO TR ETF, como é mais leve de AUM, consegue-se movimentar melhor do que a baleia do seu irmão mais velho, o PIMCO TR (FI).

Mas penso, que nos links da Alken, tens lá os motivos e datas de inicio.

Há uns tempos, houve essa mesma "discussão" no Unience. Como os investidores espanhóis inicialmente a ficarem chateados com o fecho de fundos da Aberdeen.

A Fidelity também tem fechos no Fidelity Iberia e se não me engano, também no Fidelity Italia. Foi anunciado há pouco tempo, aqui no tópico, por mim.

@Rick: Essa de um grande volume de AUM de um fundo ter tendência a transformar esse fundo ativo num fundo tipo índex, é a estatística do grande aumento da quantidade ter tendência a diminuir a volatilidade, por a distribuição ser mais em volta da média, e a diminuir também a margem de manobra alfa do gestor, e quando esta margem tende para zero, então o gestor já não está lá a fazer nada e só dá prejuízo a nós pela elevada comissão de gestão.

Eu quando li o post pela 1ª vez, pensei que o problema podia ser outro, como uma espécie de solvabilidade qualquer.

A tua explicação é de 5 estrelas e acho que nunca te tinhas referido a esta questão. Por vezes, tens de fazer mais reflexões e menos análises de fundos. Isso é a fase final da pesca, antes temos que ensinar uns aos outros a pescar melhor e a indicar o tipo de isco e de cana em função das águas e das espécies piscícolas a pescar.

Não acho que tenha feito uma explicação de outro mundo. Mas obrigado, na mesma. :oops:

O que é para ti fazer reflexões? :wink:
Penso que faço regularmente. Ainda ontem, fiz uma short "análise" á Rússia.

Mas se calhar, podia fazer mais comentários económicos ou relacionados com as finanças, começo a ficar com muita informação na minha mente, que muita coisa se torna banal.

por Rick Lusitano » 15/3/2014 15:26

Brunomanco Escreveu:Qual a diferença de fundos Asia de fundos Emergentes? a localizaçao dos ativos? os fundos Asia incluem Japao?

Fidelity Asian High Yld A-Acc-Eur LU0286668966

Schroder ISF Asian Total Ret A € H Acc LU0372739705

é que tenho visto os emergentes, e o comportamento destes nao é nada encorajador, ja estes fundos Asia teem-se portado bem, de modo semelhante aos de outras localizaçoes geograficas

Ainda não fui ver, os fundos em causa. Mas os fundos por vezes têm nomes, que não correspondem totalmente á realidade. E depois com a ajuda da Morningstar, a cataloga-los em categorias generalistas, acabam por indizir em erro, os investidores, por isso, o melhor é esmiuçar o fundo, carteira, política de investimentos do fundo, etc. No caso em concreto, Ásia, pode ser Ásia com ou sem Japão, ou Ásia-Pacifico (inclui Austrália e Nova Zelândia), ou Ásia desenvolvidos, ou Ásia "total" (desenvolvidos, emergentes, Japão, Austrália e Nova Zelândia).

Já espreito os fundos. 8-)

A forma mais rápida e simples, é abrires a ficha PDF da Morningstar, porque só aqui, a Morningstar, faz a distinção por países em vez, de zonas geográficas.

por Beruno » 15/3/2014 14:48

Qual a diferença de fundos Asia de fundos Emergentes? a localizaçao dos ativos? os fundos Asia incluem Japao?

Fidelity Asian High Yld A-Acc-Eur LU0286668966

Schroder ISF Asian Total Ret A € H Acc LU0372739705

é que tenho visto os emergentes, e o comportamento destes nao é nada encorajador, ja estes fundos Asia teem-se portado bem, de modo semelhante aos de outras localizaçoes geograficas

Registado: 10/7/2013 21:39

por BedRocK » 15/3/2014 2:33

Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:

Também recebi esse aviso. Na sexta da semana passada, avisaram o mesmo para o Alken European Opportunities:

Alken reduce el límite diario de entradas en el Alken European Opportunities
https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/alken_asset_management/alken_reduce_el_limite_diario_de_entradas_en_el_alken_european_opportunities?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

A Alken está fechar ou limitar em todos os seus fundos.
1º - Alken European Small Caps - Fundo fechado, por isso, o Best, já não comercializa, já há algum tempo.
2º - Alken European Opportunities - Entradas diárias limitadas
3º - Alken Absolute Return Europe - Entradas diárias limitadas

E o Absolute Return tem muito tempo de existência. Nem tem 3 anos de histórico.

@Rick: Esta gestora Alken, como sabes, tem tido outperformances brutais de um modo geral nos fundos acionistas, percebes o porquê destas medidas limitantes de entradas? Como és o Rei da pesquisa na net, vê lá se descobres alguma coisa. É que este tipo de medidas são uma autêntica machadada na credibilidade da gestora. Será que tem a ver com o volume de AUM's, ou não?

Abr,
BedRock

A primeira vista, o que dizes é o que as pessoas poderão pensar. Que é mau, que é afectada a credibilidade de uma gestora. Mas na realidade é o oposto. Os fundos de gestão activa com grandes AUM, com o aumentar do AUM, os fundos de gestão activa, tendem a ser tornar fundos index. Ora quem quer pagar 1 fundo index com gestão activa, sabendo que fica mais caro do que o simples fundo index/ETF. E porquê tendem a ficar fundos index? Simples, como têm tanto dinheiro, acabam por investir em quase todo espectro do mercado. E depois, cada vez que querem vender, como detêm grandes posições em cada activo, tem de vender aos poucos, porque vender grandes posições em pouco tempo, pode fazer cair os preços. Assim fica mais difícil, manobrar os activos dentro da carteira. E podem não conseguir sair de uma posição a tempo, e quando conseguem, poderão ter menores retornos. Como foi caso, o ano passado, com as baleias dos fundos de obrigações originários nos EUA, por exemplo, PIMCOs.

Conclusão, para proteger os fundos e os clientes, as gestoras fazem fechos parciais ou totais dos fundos, que podem ser temporários ou definitivos.

O PIMCO TR ETF, como é mais leve de AUM, consegue-se movimentar melhor do que a baleia do seu irmão mais velho, o PIMCO TR (FI).

Há uns tempos, houve essa mesma "discussão" no Unience. Como os investidores espanhóis inicialmente a ficarem chateados com o fecho de fundos da Aberdeen.

A Fidelity também tem fechos no Fidelity Iberia e se não me engano, também no Fidelity Italia. Foi anunciado há pouco tempo, aqui no tópico, por mim.[/quote]

@Rick: Essa de um grande volume de AUM de um fundo ter tendência a transformar esse fundo ativo num fundo tipo índex, é a estatística do grande aumento da quantidade ter tendência a diminuir a volatilidade, por a distribuição ser mais em volta da média, e a diminuir também a margem de manobra alfa do gestor, e quando esta margem tende para zero, então o gestor já não está lá a fazer nada e só dá prejuízo a nós pela elevada comissão de gestão.

Eu quando li o post pela 1ª vez, pensei que o problema podia ser outro, como uma espécie de solvabilidade qualquer.

A tua explicação é de 5 estrelas e acho que nunca te tinhas referido a esta questão. Por vezes, tens de fazer mais reflexões e menos análises de fundos. Isso é a fase final da pesca, antes temos que ensinar uns aos outros a pescar melhor e a indicar o tipo de isco e de cana em função das águas e das espécies piscícolas a pescar.

por Rick Lusitano » 15/3/2014 1:49

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
BedRock Escreveu:(...)

Quando se fala que os mercados não vão gostar desta ou daquela medida tomada por um País com défices interno e na balança de transações e com poucas reservas em moeda forte (hard currency) e assim não ter dinheiro suficiente para pagar as importações, por exemplo, num prazo superior a 1 mês, o que é os ditos mercados fazem? Aproveitam as fragilidades financeiras desse País enfraquecido e vão especular a atacar a moeda local com a saída repentina de capitais de moeda estrangeira aplicada nesse pais em obrigações e ações, e depois do Pais estar moribundo e dependente da respiração assistida estrangeira, vão então emprestar dinheiro a esse País, que antes ajudaram a levar á ruína, com taxas de juro pornográficas. Acham, então, que este mercado global é eficiente?

Abr,
BedRock

Só por curiosidade, quando escrevestes isto, estavas a pensar nos países emergentes ou em Portugal? :twisted:

@Rick: A única coisa que não encaixa no caso de Portugal é a questão da hard currency, pois o euro é uma moeda forte, mas estava a pensar mais na Turquia e nos emergentes mais débeis.

Eu sei. Estava a provocar-te. :wink:
Mas na altura do inicio da crise da divida soberana na Europa. O EUR, não estava a ser considerado como "Hard Currency", porque até anunciavam o fim do EUR, e que cada país ia voltar a sua moeda original, ou então corriam com os "preguiçosos do sul da Europa" para fora do EUR, e ficam apenas o norte/centro da UE.

por Rick Lusitano » 15/3/2014 1:45

BedRock Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:

Também recebi esse aviso. Na sexta da semana passada, avisaram o mesmo para o Alken European Opportunities:

https://www.unience.com/blogs-economia-finanzas/alken_asset_management/alken_reduce_el_limite_diario_de_entradas_en_el_alken_european_opportunities?utm_campaign=website&utm_source=sendgrid.com&utm_medium=email

1º - Alken European Small Caps - Fundo fechado, por isso, o Best, já não comercializa, já há algum tempo.

Abr,
BedRock

A Fidelity também tem fechos no Fidelity Iberia e se não me engano, também no Fidelity Italia. Foi anunciado há pouco tempo, aqui no tópico, por mim.

por BedRocK » 15/3/2014 1:35

Rick Lusitano Escreveu:

Quando se fala que os mercados não vão gostar desta ou daquela medida tomada por um País com défices interno e na balança de transações e com poucas reservas em moeda forte (hard currency) e assim não ter dinheiro suficiente para pagar as importações, por exemplo, num prazo superior a 1 mês, o que é os ditos mercados fazem? Aproveitam as fragilidades financeiras desse País enfraquecido e vão especular a atacar a moeda local com a saída repentina de capitais de moeda estrangeira aplicada nesse pais em obrigações e ações, e depois do Pais estar moribundo e dependente da respiração assistida estrangeira, vão então emprestar dinheiro a esse País, que antes ajudaram a levar á ruína, com taxas de juro pornográficas. Acham, então, que este mercado global é eficiente?

Abr,
BedRock

Só por curiosidade, quando escrevestes isto, estavas a pensar nos países emergentes ou em Portugal? :twisted:

@Rick: A única coisa que não encaixa no caso de Portugal é a questão da hard currency, pois o euro é uma moeda forte, mas estava a pensar mais na Turquia e nos emergentes mais débeis.

por Rick Lusitano » 15/3/2014 1:27

Ontem, 14/Março, este tópico fez precisamente 5 meses de existência, por volta desta hora, tinha cerca 35.900 visualizações. No momento, que escrevo isto, está com 36.557 visualizações. Mais de 600 visualizações num só dia?! :shock:

Que impacto limitado que os fóruns têm. :wink:

Uma média de apenas, + de 7.000 visualizações mensais. :-"

por BedRocK » 15/3/2014 1:23

Rick Lusitano Escreveu:

Abr,
BedRock

por Rick Lusitano » 15/3/2014 1:17

Abr,
BedRock

por BedRocK » 15/3/2014 1:12

Mouro_Emprestado Escreveu:
BedRock Escreveu:Boas,

Rick e Foristas,

Amigos, queria fazer um upgrade nos meus conhecimentos sobre ETF's (gestão passiva a replicar index's) e também sobre a recente hipótese de haver também ETF's com alguma gestão ativa. Nesse sentido, agradecia a ti e a quem dominasse esta temática que postasse as vantagens e desvantagens dos ETF's versus fundos acionistas (dispenso o confronto com os fundos obrigacionistas), dando exemplos práticos para os períodos de 3, 5 e 10 anos ou mais (quando possivel), de confronto entre os ETF's/index's que replica e os respetivos fundos acionistas.
Obrigado.

Abr,
BedRock

Fil...BedRock, o que pedes é facilmente manipulado para ambos os lados...

Ao mesmo tempo que posso arranjar um fundo investimento de gestão activa (FIGA) que teve pior retornos que o Vanguard VTI (um exemplo), tu também poderás arranjar um FIGA que obteve melhores resultados que o ETF/fundo de gestão passiva.

A questão é arranjares hoje um FIGA que, por exemplo, nos próximos 10 anos, tenha retornos maiores que a média do mercado. :-k Se souberes, é claro que é melhor escolher esse fundo 8-)

Claro que podes, no mesmo horizonte temporal, ir saltitando de fundo em fundo e até consegues obter um retorno melhor que o mercado como um todo. Mas não te esqueças, por cada mais-valia que apures, levas logo com os 28% de tributação (enquanto que seguires nesse horizonte sempre com o mesmo ETF, vais deixando essa mais-valia potencial a capitalizar ganhos).

Atenção, a gestão passiva apenas é melhor no pressuposto que os mercados são eficientes. Mercados mais exóticos poderão beneficiar de gestão activa vs gestão activa (o próprio mercado de obrigações poderá não ser considerado como mercado eficiente, razão pela qual o Pimco Total Return tem tido melhores retornos que o Vanguard BND/iShares AGG)...

@Mouro_Emprestado: Gosto da maneira como expões as tuas ideias sem bias e consegues ver vantagens num e noutro tipo de investimento, o que revela que tens uma análise objetiva e diferenciadora. Gosto de ler o que escreves neste tópico (pouco), no do VG ou no do LTCM. Faz uma alavancagem da tua escrita neste tópico.

A questão que colocas sobre o factor da taxa de 28% no resgate dos FIGA é o problema nº 1 da gestão ativa, especialmente no caso de um elevado turnover da carteira, que está na minha cabeça desde o princípio que comecei a estudar o confronto do Buy&hold ou ETF's versus gestão ativa de FI, tal como o problema, em menor escala, dos FI que distribuem dividendos, e então como tu dizes, e muito bem, esse cash da taxa de 28% que vai para o Estado, deixa de capitalizar na nossa carteira, e, consequentemente, deixa de se gerar novo cash reprodutivo e cumulativo, constituindo assim uma desalavancagem da nossa cateira, e este factor é que é para mim o grande problema do market timing.

Quanto à teoria do mercado acionista ser um mercado eficiente, não concordo com essa teoria, pois os preços de cotação das ações não segue um trajeto aleatório e há muitos bias (políticos, medo, pânico, euforia, Fed, bancos centrais a desvalorizar/valorizar as moedas de um modo discricionário) pelo caminho, que são uns autênticos torpedos que alteram o trajeto do barco do investimento ao sabor das marés, das correntes ou dos ventos predominantes, e nem sempre a maré alta levanta todos os barcos. Estes não levantam só pela maré económica do crescimento e do aumento do PIB, mas há que ter em conta a manipulação legal do mercado provocada pela Fed e bancos centrais ao alterarem as taxas de câmbio e as taxas de juro, para além do poder especulativo do Hot Money dos grandes institucionais, e depois nós do retalho andamos para aqui a discutir coisas menores como o mercado ser eficiente ou não.

Quando se fala que os mercados não vão gostar desta ou daquela medida tomada por um País com défices interno e na balança de transações e com poucas reservas em moeda forte (hard currency) e assim não ter dinheiro suficiente para pagar as importações, por exemplo, num prazo superior a 1 mês, o que é que os ditos mercados fazem? Aproveitam as fragilidades financeiras desse País enfraquecido e vão especular a atacar a moeda local com a saída repentina de capitais de moeda estrangeira aplicada nesse pais em obrigações e ações, e depois do Pais estar moribundo e dependente da respiração assistida estrangeira, vão então emprestar dinheiro a esse País, que antes ajudaram a levar á ruína, com taxas de juro pornográficas. Acham, então, que este mercado global é eficiente?

Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 15/3/2014 1:38, num total de 1 vez.

por FDPC » 14/3/2014 23:31

Mouro_Emprestado Escreveu:Uma vantagem dos ETFs é o facto dos fees de gestão serem mais baixos.

Compare-se o Pimco Total Return ETF (Bond:US) com o Pimco Total Return (mesmo desconsiderando os primeiros tempos do ETF) 8-)

Há aqui um diferendo interno, seria o mesmo que dizer, núcleo duro e o jogo de cintura. É ou não é a combinação perfeita?

Don't worry be happy.

Bons negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância

Registado: 15/9/2013 23:16

por Mouro_Emprestado » 14/3/2014 23:22

Uma vantagem dos ETFs é o facto dos fees de gestão serem mais baixos.

Compare-se o Pimco Total Return ETF (Bond:US) com o Pimco Total Return (mesmo desconsiderando os primeiros tempos do ETF) 8-)

Registado: 13/9/2013 0:16

por Rick Lusitano » 14/3/2014 23:13

Joker, mandei uma mp, há uns dias, não a vistes ainda, tens a caixa de mp cheia?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, Maverick StockMan, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 72 visitantes