BCP - Tópico Geral
Re: BCP - Novo Tópico Geral
Amigo HJOR,
Relativamente á primeira questão, se negoceia com base no diário então é porque investe numa perpectiva de médio prazo. Dê-me um exemplo do que pode ser relevante num gráfico de 1h para quem compra/vende hoje para manter as acções durante 15 dias, 1 mês, 6 meses. Eu sinceramente não consigo ver nada que me leva-se a tomar uma decisão de comprar/vender uma posição de médio prazo.
Relativamente à segunda questão a minha resposta será semelhante à de cima mas explique-me o meu amigo o que consegue ver num time frame de 5m, 15m, 1h, 2h, etc que interesse a um investidor de médio/longo prazo. O que eu digo é que para um investidor de médio/longo prazo, timeframes inferiores a 1 dia estão cheios de ruido. Se for para um day trader então sim que são adequados.
Por experiência penso que, por norma, o investidor de curto prazo tem o objectivo de ganhar uma pequena percentagem mas muito alavancada. O investidor de médio/longo prazo normalmente tenta ganhar uma percentagem maior mas menos alavancada. Ora, por isso, enquanto um tenta captar os micro movimentos oscilatórios que vão ocorrendo durante o dia, o segundo preocupa-se com os macro movimentos que se vão consolidando ao longo do tempo. O primeiro utiliza timeframes muito baixos pois o que lhe interessa é aquela entrada exacta, no ponto exacto duma oscilação, que passado meia hora, 1h, duas horas lhe dá uma percentagem minima mas com uma boa rentabilidade por alavancar bastante a sua posição. O segundo preocupa-se em seguir a trend de longo prazo e reforça nas correcções. Não procura ganhar 2% ou 3% mas sim 20% ou 30% e para tal procura gráficos com timeframes bastante longos de modo a seguir a trend do mercado.
Mas exponha lá a sua opinião sobre isto e estou aqui de mente aberta para aprender.
Abraço
Relativamente á primeira questão, se negoceia com base no diário então é porque investe numa perpectiva de médio prazo. Dê-me um exemplo do que pode ser relevante num gráfico de 1h para quem compra/vende hoje para manter as acções durante 15 dias, 1 mês, 6 meses. Eu sinceramente não consigo ver nada que me leva-se a tomar uma decisão de comprar/vender uma posição de médio prazo.
Relativamente à segunda questão a minha resposta será semelhante à de cima mas explique-me o meu amigo o que consegue ver num time frame de 5m, 15m, 1h, 2h, etc que interesse a um investidor de médio/longo prazo. O que eu digo é que para um investidor de médio/longo prazo, timeframes inferiores a 1 dia estão cheios de ruido. Se for para um day trader então sim que são adequados.
Por experiência penso que, por norma, o investidor de curto prazo tem o objectivo de ganhar uma pequena percentagem mas muito alavancada. O investidor de médio/longo prazo normalmente tenta ganhar uma percentagem maior mas menos alavancada. Ora, por isso, enquanto um tenta captar os micro movimentos oscilatórios que vão ocorrendo durante o dia, o segundo preocupa-se com os macro movimentos que se vão consolidando ao longo do tempo. O primeiro utiliza timeframes muito baixos pois o que lhe interessa é aquela entrada exacta, no ponto exacto duma oscilação, que passado meia hora, 1h, duas horas lhe dá uma percentagem minima mas com uma boa rentabilidade por alavancar bastante a sua posição. O segundo preocupa-se em seguir a trend de longo prazo e reforça nas correcções. Não procura ganhar 2% ou 3% mas sim 20% ou 30% e para tal procura gráficos com timeframes bastante longos de modo a seguir a trend do mercado.
Mas exponha lá a sua opinião sobre isto e estou aqui de mente aberta para aprender.
Abraço
- Registado: 4/2/2014 2:39
Caro AT2014
A questão é que já experimentei todas elas e, apesar de algumas serem mais "reactivas", parece-me que ao fim e ao cabo é tudo muito semelhante
mas como esta impressão minha podia estar errada gostaria de saber qual seria a tua, por seres pessoa que apresenta à-vontade no seu uso
abraço
A questão é que já experimentei todas elas e, apesar de algumas serem mais "reactivas", parece-me que ao fim e ao cabo é tudo muito semelhante
mas como esta impressão minha podia estar errada gostaria de saber qual seria a tua, por seres pessoa que apresenta à-vontade no seu uso
abraço
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
- Registado: 12/3/2014 0:58
O Alquimista Escreveu:Caro AT2014:
se bem compreendo cada uma das EMA que usa poderá servir como ponto de entrada, certo?
E porque usa EMA e não SMA ou de outro tipo das que estão disponíveis nas várias plataformas (ponderadas, modificadas, etc)? Vê naquelas alguma vantagem?
Caro Alquimista
Quanto à primeira questão, da minha experiência, nas acções, as EMAS 20-50-100 mostraram-se sempre pontos muito fiáveis de entrada. Não são infaliveis (como tudo). Também são bons pontos de negociação no caso de lateralização das acções. As lateralizações mais fáceis de se facturar é quando a acção fica "presa" entre duas EMAS.
Existem outros pontos a ter em atenção: Os nºs redondos, as linhas de tendência, os máximos e minimos históricos ou das últimas recuperações, os pontos fibonanci.
Eu, pessoalmente, gosto de manter a minha negociação simples e por isso limito-me a considerar as EMAS (maioria das vezes), as linhas de tendência (algumas vezes) e os máximos e minimos (pontualmente). Faço isso porque se complicamos muito perdemo-nos na miriade de sinais prós e contra para entrar numa acção e acabamos por não entrar. O segredo não é estarmos à espera do ponto exacto da recuperação da acção. Basta entrarmos num ponto interessante.
Quanto à segunda questão, não tenho nenhuma boa resposta para dizer porque uso a EMA em vez da SMA. A melhor que te posso dar é simples: Porque funciona. Não digo que a SMA não possa também funcionar e até ser melhor mas como desde sempre estas funcionam nunca usei mais nenhuma. Mas se queres tirar as dúvidas de qual é a melhor (ou se existem melhores) perde umas horas/dias/meses a colocar os vários indicadores num gráfico histórico de várias acções e vê qual é que tem o melhor comportamento. Pode ser que descubras alguma nova estratégia que te adaptes melhor e depois ensina-nos a nós também. Eu perdi meses a testar estratégias (essencialmente em Forex) e fiquei com aquelas que melhor se adaptaram ao meu perfil. E para que saibas o meu perfil é de "pouco rico é melhor que muito pobre".
Abraço
AT2014 Escreveu:HJOR Escreveu:AT2014 Escreveu:1- Os gráficos diários utilizam-se para traders que transacionam acima do Day trading. Os gráficos de 1h utilizam-se para Day trade. Como se diz na giria "o Rabo dum é a cara do outro". Logo a informação adicional que um gráfico de 1h traga a quem não seja day trader é zero. E vice-versa.
Completamente em desacordo, para não dizer totalmente errado.
Amigo HJOR,
Respeito a sua opinião e estou sempre com mente aberta para aprender mais qualquer coisa. Como encadeia então uma análise dum gráfico de 1h com um gráfico de um dia e a utiliza para a negociação de médio/longo prazo ?
No meu entender, se estamos a investir no médio/longo prazo, utilizarmos gráficos de timeframes inferiores a 1 dia não nos dizem nada pois estão cheios de "ruido".
Abraço
No mínimo, deve-se sempre analisar um timeframe superior e inferior ao que se negoceia.
Por exemplo, se negoceia com base no diário, no mínimo deve previamente fazer uma análise ao semanal e ao horário.
Se negoceia no horário, deve previamente fazer uma análise ao diário e ao de 15min.
É o mínimo dos mínimos pois existem situações em que é necessário, no meu caso, descer um pouco mais...

AT2014 Escreveu:No meu entender, se estamos a investir no médio/longo prazo, utilizarmos gráficos de timeframes inferiores a 1 dia não nos dizem nada pois estão cheios de "ruido".
Gostaria de saber onde obteve esta "ideia"?
Onde ou quem é que lhe disse que nada dizem e que estão cheios de "ruido"?
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
tncm Escreveu:Por acaso também me aconteceu isso ontem, mas acho que não me vão cobrar juros, caso isso aconteça mando a casa abaixo! Além disso estive a falar com o meu PFA sobre o fato do saldo estar negativo, e este não me referiu juros nenhuns...
A conta não fica a negativos... e não se paga qualquer tipo de juros, a menos que ultrapassem o saldo autorizado.
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Caro AT2014:
se bem compreendo cada uma das EMA que usa poderá servir como ponto de entrada, certo?
E porque usa EMA e não SMA ou de outro tipo das que estão disponíveis nas várias plataformas (ponderadas, modificadas, etc)? Vê naquelas alguma vantagem?
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
- Registado: 12/3/2014 0:58
HJOR Escreveu:AT2014 Escreveu:1- Os gráficos diários utilizam-se para traders que transacionam acima do Day trading. Os gráficos de 1h utilizam-se para Day trade. Como se diz na giria "o Rabo dum é a cara do outro". Logo a informação adicional que um gráfico de 1h traga a quem não seja day trader é zero. E vice-versa.
Amigo HJOR,
Respeito a sua opinião e estou sempre com mente aberta para aprender mais qualquer coisa. Como encadeia então uma análise dum gráfico de 1h com um gráfico de um dia e a utiliza para a negociação de médio/longo prazo ?
No meu entender, se estamos a investir no médio/longo prazo, utilizarmos gráficos de timeframes inferiores a 1 dia não nos dizem nada pois estão cheios de "ruido".
Abraço
Eu como já disse trabalhei com o Totta desde que comecei a investir na bolsa e na altura eram bonzinhos.
Dava ordens pelo telefone, comprava a descoberto...
Mas não se adaptaram às exigências do mercado. Já saí e não penso voltar ...
Dava ordens pelo telefone, comprava a descoberto...
Mas não se adaptaram às exigências do mercado. Já saí e não penso voltar ...
- Registado: 18/5/2007 22:03
salvador_jesus Escreveu:tncm Escreveu:PairOfJacks Escreveu:Não fica. A liquidação demora em regra 3 dias e só no final desse período é que o capital está disponível para novas compras.
Não é bem assim, se tu venderes 10000€ de acções e no minuto a seguir quiseres comprar podes, porque a liquidação de vendas e compras é de 3 dias sim senhor, mas se fizeres a venda primeiro, de seguida podes comprar à vontade desde que não ultrapasses a soma do montante que tens à ordem mais os 10000€ da venda que acabaste de fazer... é o que me acontece no best...
Tens toda a razão no que acabaste de dizer.
Eu sou cliente Totta e ainda hoje aconteceu-me isso...tinha x de vendas por liquidar do dia de ontem e comprei x hoje...
O que não sei é se me vão cobrar juros na conta a ordem dado que a mesma ficou negativa...
A mim não me cobravam juros, mas realmente a conta ficava negativa e durante dias não conseguia levantar dinheiro nem usar o Cartão MasterCard.
- Registado: 31/1/2014 15:06
Pikota Escreveu:tncm Escreveu:Eh pá, não faço ideia, nunca fui cliente desse banco, mas hoje em dia todos ou quase todos os bancos que tem plataforma web põe o saldo das vendas e compras à disposição imediatamente... penso que pelo que li recentemente no forum, a caixaonline é que ainda não faz isso, ainda andam na idade de pedra...
E eu ainda ando nessa a fazer os meus investimentos.![]()
Tenho de mudar rapidamente isso.
Meu amigo, eu estou a sair do Totta porque não permite usar Stops. Não é que sejam MUITO importantes, mas quero ter essa possibilidade disponível.
Acabei por optar pelo Big. Tem ferramentas excelentes online, inclusive para o meu telemóvel android. Saíres da Caixa para o Totta é como saltares do fogo para a frigideira.
- Registado: 31/1/2014 15:06
AT2014 Escreveu:1- Os gráficos diários utilizam-se para traders que transacionam acima do Day trading. Os gráficos de 1h utilizam-se para Day trade. Como se diz na giria "o Rabo dum é a cara do outro". Logo a informação adicional que um gráfico de 1h traga a quem não seja day trader é zero. E vice-versa.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Caro Fabio,
Sim. Em qualquer plataforma de trading tens a possibilidade de ter todos os instrumentos de análise e gráficos actualizados em timeframes que vão de segundos a meses. Num post de alguns dias atrás tive oportunidade de explicar a vantagem de utilizar plataformas de trading vs bancos. Procura os meus posts pois está lá bem explicado. Se não encontrares fica já aqui o resumo: Esquece as transações pelos bancos, abre uma conta numa correctora e utiliza uma plataforma de trading.
Abraço
Sim. Em qualquer plataforma de trading tens a possibilidade de ter todos os instrumentos de análise e gráficos actualizados em timeframes que vão de segundos a meses. Num post de alguns dias atrás tive oportunidade de explicar a vantagem de utilizar plataformas de trading vs bancos. Procura os meus posts pois está lá bem explicado. Se não encontrares fica já aqui o resumo: Esquece as transações pelos bancos, abre uma conta numa correctora e utiliza uma plataforma de trading.
Abraço
yaya Escreveu:Fecho positivo, voltou a aproximar-se da MA (gráfico DIÁRIO), após subida demasiado rápida, e ultrapassou a MA no gráfico HORÁRIO, indiciando nova subida. Ou seja subiu demasiado depressa. As velas precisam de acompanhar a MA sem se afastar muito. O ideal era subir passo a passo, senão é preciso recuar 1 passo quando se dão 2 passos, ou recuar 2 passos quando se dão 3 passos.
Caro Yaya,
Mais vale um gráfico e uma Ema que coisa nenhuma. Mas estive a olhar para o que dizes e vejo coisa nenhuma. Se calhar necessito que expliques melhor mas o que vejo é:
Um gráfico diário com uma ema 10, sozinha, a navegar no espaço. Coitada deve morrer de solidão no meio de um gráfico tão grande.
E dizes que a leitura é que as barras não se devem afastar dessa ema ? E ????
E depois misturas a análise com o gráfico horário ?
Deixa-me tentar clarificar algumas coisas:
1- Os gráficos diários utilizam-se para traders que transacionam acima do Day trading. Os gráficos de 1h utilizam-se para Day trade. Como se diz na giria "o Rabo dum é a cara do outro". Logo a informação adicional que um gráfico de 1h traga a quem não seja day trader é zero. E vice-versa.
2- Uma Ema sozinha no espaço é como uma mosca no meio da sala. Anda por ali mais nada.
3- Uma EMA de 10 dias é uma linha que necessáriamente anda muito próxima das barras. Obviamente. Por isso que mal existe uma subida as barras passam para cima e mal existe uma descida as barras passam para baixo. Que te indica isso ? Coisa nenhuma.
4- Uma Ema serve para alguma coisa se, conjugada com outras emas mais lentas, indicar um momento de viragem. E por outro lado são pontos de apoio onde os traders normalmente reforçam/vendem (não são os únicos claro). Em acções as mais
utilizadas são as 20-50-100 e 200.
5- Relativamente ao teu MACD não reconheço aquele timeframe e também não me diz nada.
Deixo-te aqui o meu gráfico (Diário) e se olhares bem vês:
1- As 3 EMAS estão a subir. Repara que as mesmas se cruzaram up no inicio de outubro.
2- Se traçares uma linha de tendência verias que a acção está suportada e não vai abaixo dessa linha (ou seja, está bull).
3- A correcção iniciou-se quando o stocástico e o Macd atingiram valores elevados e ficaram alinhados para descer. Para ser perfeito o Macd ainda deveria ter subido um pouco. Se reparares, A correcção de Janeiro aconteceu exactamente quando o mesmo sucedeu. E para as subidas funciona igual.
4- A acção corrigiu e quando atingiu a EMA 20 foi repelida fortemente. Vês como a acção picou exactamente esse ponto ? Por isso que era um primeiro patamar de entrada.
5- Se reparares vês que na correcção anterior a acção terminou a correcção na EMA 50. Isto não é um acaso e pode suceder outra vez. Se suceder esse é um segundo patamar de entrada.
6- Se olhares para o futuro vês que o movimento correctivo do stocástico e do macd ainda agora se iniciaram pelo que existe a possibilidade de descer mais nos próximos dias. Pode (e penso que é muito provável) acontecer que, como o movimento do MaCD ainda não estava perfeito para uma correcção forte, subir mais uns dias e depois tornar a corrigir outra vez e com mais força. é pouco importante. O importante é definir qual a estratégia para o futuro. A minha é simples: Se cair reforço na EMA 50. Se subir coloco um trail stop a uma boa distância do mercado e depois é só aguardar.
7- Já agora, se reparares, quando a acção quebra uma EMA cai/sobe com força. Isso porque indica que um ponto de resistência/suporte importante foi quebrado (há evidentemente outros que aqui não menciono como os fibo, etc, mas estes são os que eu prefiro utilizar).
8- Só mais uma: As EMAS vão alterando o seu valor diariamente conforme a acção sobe ou desce. Por isso daqui a 1 mês (e supondo que a acção continua a subir) podemos estar a dizer que um bom patamar para entrar é a EMA 20 que pode valer 0,25 à data. Desde que estejamos em bull os valores são pouco importantes. O que interessa é o ponto.
Mas é louvável que estejas a tentar utilizar AT. É um principio e com o tempo vais aprendendo e nesse sentido aqui te dou estas dicas.
Bons negócios
- Anexos
-
- BCP 14-03-2014.png (86.77 KiB) Visualizado 6666 vezes
AT2014 Escreveu:AT2014 Escreveu:AT2014 Escreveu:Caros,
Acabámos de atingir a EMA 20.
Acabei de reforçar em BCP, BES e BPI a 1,29, 0,2068 e 1,65. Motivo: Atingiu muito perto da EMA 50 no BES, muito perto da EMA 20 no BCP e caiu para além da ema 20 no BPI.
Como disse sou sempre fiel ao meu método e se em bulll se reforça nas quedas então é isso mesmo que faço. Atingiu o primeiro patamar de reforço e assim sendo cá executo o meu método sem pensar na guerra que ai vem. Espero que ainda venha a cair mais e reforçarei de seguida se tal suceder. Próximos pontos de reforço: EMA 50 no BCP (0,1880), minimo do canal ascendente do BES (1,265) e EMA 50 do BPI (1,575). Isto não vai cair até ao chão pelo que se formos rigorosos no nosso método vamos ver resultados nas próximas semanas.
De salientar que no BPI acho que já reforçei tarde pois estava distraido mas não interessa. São peanuts.
E agora vou almoçar que já estou atrasado. Bons negócios e entretenham-se.
Caros,
Só para fazer um recap do que aqui venho dizendo ao longo do dia para que aqueles menos experientes possam entender o que se passou porque este é um dos dias em que ter estratégia e método faz toda a diferença.
Assim, sem me querer repetir do que digo acima, basicamente há vários dias que tenho avaliado os dados técnicos para ver quando se aproximaria uma descida (basicamente MAD e Stocástico em gráficos diários).
Depois avaliei possiveis pontos de entrada (EMAs 20-50-100).
Depois comparei a posição das diferentes acções face a essas emas (o que me indica se existem desalinhamentos). Dai percebi que o BCP estava muito desalinhado face ao BPI e BES. Isto porque o BES estava estagnado e o BPI, como tem resultados,
tem um interesse para o investidor diferente dum BCP e logo é suposto ser mais atractivo e andar sempre acima das EMA 20.
Anteontem caiu e não liguei pois nem correcção era. Era mais uma estagnação.
Ontem caiu e ai sim que vi alguns sinais de correcção técnicos (Macds e stocásticos a cruzar para baixo, aproximação a EMAS).
Hoje caiu e como já tinha bem presente os pontos de reforço, assim que se aproximaram (não é necessário sermos tão puristas em que só compramos mesmo naquela milésima. Se chega perto então damos gás) executei e desliguei o computador e fui almoçar muito contente com a consciência que da parte da tarde ou caia mais 2 ou 3% ou subia 2 ou 3%. Se caisse e atingisse o meu segundo patamar de compra aqui estaria para comprar. Foi para cima tudo bem na mesma. Neste momento tenho quase ganho médio de 4% (só o BPI não está nessa fasquia porque entrei atrasado como aliás acima referi.)
Estou eufórico ? Nada disso. Tecnicamente a correcção ainda está para durar pelo que o mais certo é que na 2ª feira tenha sim mais uma oportunidade para executar o meu segundo patamar de entradas (embora, para ser sincero, acho que não vai chegar lá, infelizmente). Contente ? Claro porque, mais uma vez, se prova que se somos rigorosos e temos uma estratégia acertada (seguir a trend e reforçar nas correcções) ganhamos consistentemente dinheiro mesmo nos momentos de pânico dos mercados (não é o caso de hoje entenda-se. Hoje houve um movimento suave de correcção).
E com isto espero que muitos de vocês tenham percebido o quão simples é o investimento em bolsa desde que consigamos manter o rumo mesmo que pareça que nos vamos perder no mar. Foi o que fez o Cristóvão Colombo e assim chegou à América. Se resultou há 500 anos porque não resultaria hoje ?
O que era interessante que vocês agora fizessem é que analisassem o que fizeram e porque correu mal. Se quiserem colocar questões, o forum é o sitio ideal. Muita gente aqui pode ajudar-vos a entender e com isso, na próxima correcção (ou subida) irão roer menos unhas, rezar menos e, acima de tudo, LUCRAr![]()
Bons negócios.
Caro AT2014,
Obrigado pelas tuas análises, são bastante construtivas e "fáceis" de entender.
Gostaria que dissesses se é possível acompanhar as Macds e stocásticos em gráfico diário que já inclua o próprio dia. Acompanho nas aplicações do BES mas a última vela e as direções das linhas são sempre do dia anterior.
Obrigado
- Registado: 29/11/2007 3:11
E já agora parabéns ao BCP que acabou por nos , mandar para o fim de semana com mais confiança.
Isto para quem está dentro
Isto para quem está dentro

- Registado: 18/5/2007 22:03
Parabéns à malta da AT! Há, realmente, aqui malta muito boa. Como em tudo, só há que distinguir o trigo do joio.
Têm sido uma boa ajuda e motivação para me manter longo.
Obrigado,
CL
Têm sido uma boa ajuda e motivação para me manter longo.
Obrigado,
CL
- Registado: 20/2/2014 22:01
Fecho positivo, voltou a aproximar-se da MA (gráfico DIÁRIO), após subida demasiado rápida, e ultrapassou a MA no gráfico HORÁRIO, indiciando nova subida. Ou seja subiu demasiado depressa. As velas precisam de acompanhar a MA sem se afastar muito. O ideal era subir passo a passo, senão é preciso recuar 1 passo quando se dão 2 passos, ou recuar 2 passos quando se dão 3 passos.
- Anexos
-
- 57 - 14mar_.png (34.74 KiB) Visualizado 7038 vezes
AT2014 Escreveu:
Caros,
Só para fazer um recap do que aqui venho dizendo ao longo do dia para que aqueles menos experientes possam entender o que se passou porque este é um dos dias em que ter estratégia e método faz toda a diferença.
Assim, sem me querer repetir do que digo acima, basicamente há vários dias que tenho avaliado os dados técnicos para ver quando se aproximaria uma descida (basicamente MAD e Stocástico em gráficos diários).
Depois comparei a posição das diferentes acções face a essas emas (o que me indica se existem desalinhamentos). Dai percebi que o BCP estava muito desalinhado face ao BPI e BES. Isto porque o BES estava estagnado e o BPI, como tem resultados,
tem um interesse para o investidor diferente dum BCP e logo é suposto ser mais atractivo e andar sempre acima das EMA 20.
Ontem caiu e ai sim que vi alguns sinais de correcção técnicos (Macds e stocásticos a cruzar para baixo, aproximação a EMAS).
Hoje caiu e como já tinha bem presente os pontos de reforço, assim que se aproximaram (não é necessário sermos tão puristas em que só compramos mesmo naquela milésima. Se chega perto então damos gás) executei e desliguei o computador e fui almoçar muito contente com a consciência que da parte da tarde ou caia mais 2 ou 3% ou subia 2 ou 3%. Se caisse e atingisse o meu segundo patamar de compra aqui estaria para comprar. Foi para cima tudo bem na mesma. Neste momento tenho quase ganho médio de 4% (só o BPI não está nessa fasquia porque entrei atrasado como aliás acima referi.)
Estou eufórico ? Nada disso. Tecnicamente a correcção ainda está para durar pelo que o mais certo é que na 2ª feira tenha sim mais uma oportunidade para executar o meu segundo patamar de entradas (embora, para ser sincero, acho que não vai chegar lá, infelizmente). Contente ? Claro porque, mais uma vez, se prova que se somos rigorosos e temos uma estratégia acertada (seguir a trend e reforçar nas correcções) ganhamos consistentemente dinheiro mesmo nos momentos de pânico dos mercados (não é o caso de hoje entenda-se. Hoje houve um movimento suave de correcção).
E com isto espero que muitos de vocês tenham percebido o quão simples é o investimento em bolsa desde que consigamos manter o rumo mesmo que pareça que nos vamos perder no mar. Foi o que fez o Cristóvão Colombo e assim chegou à América. Se resultou há 500 anos porque não resultaria hoje ?
O que era interessante que vocês agora fizessem é que analisassem o que fizeram e porque correu mal. Se quiserem colocar questões, o forum é o sitio ideal. Muita gente aqui pode ajudar-vos a entender e com isso, na próxima correcção (ou subida) irão roer menos unhas, rezar menos e, acima de tudo, LUCRAr![]()
Bons negócios.
É isso mesmo. Muito Bom!!

Disciplina, disciplina, disciplina...
Bons negócios
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant
Vamos ver para a próxima semana... Mas, e como disse no topico do crash, pelas 15h parece-me que inverteu.
Neste momento ultrapassou o valor pelo qual entrei(0,2135).
Há que manter a calma e não vender á minima queda.
Porque isto de comprar e vender por vezes dá mau resultado.
Neste momento ultrapassou o valor pelo qual entrei(0,2135).
Há que manter a calma e não vender á minima queda.
Porque isto de comprar e vender por vezes dá mau resultado.
- Registado: 13/3/2014 10:26
manchini Escreveu:Boas,
+++++
De acordo com a agência Bloomberg, o CEO do BCP, Nuno Amado, referiu que o banco planeia tenciona reembolsar pelo menos 400 M.€ do empréstimo obrigacionista que o Estado concedeu ao banco através da subscrição de instrumentos de capital contingente (as chamadas CoCo).
+++++
Manchini
Uma notícia não notícia.
O Nuno Amado já disse isso pelo menos dez vezes nos últimos três meses.
- Registado: 10/9/2009 11:27
Boas,
+++++
De acordo com a agência Bloomberg, o CEO do BCP, Nuno Amado, referiu que o banco planeia tenciona reembolsar pelo menos 400 M.€ do empréstimo obrigacionista que o Estado concedeu ao banco através da subscrição de instrumentos de capital contingente (as chamadas CoCo).
+++++
Manchini
+++++
+++++
Manchini
Colombo não desistiu do rumo que traçou mas ele apontou para a India e foi parar a América lol
É bom manter o rumo mas também é importante foco e frieza no objectivo.
O rumo ele manteve o objectivo é que foi alterado
O rumo ele manteve o objectivo é que foi alterado

Por favor não ponham aqui esse tipo de discussão que não tenha a ver com o tópico BCP

Refiro-me às movimentações das contas nos bancos, caixinhas e caixetas, cavernas e idade da pedra

Refiro-me às movimentações das contas nos bancos, caixinhas e caixetas, cavernas e idade da pedra

- Registado: 27/10/2006 15:32
AT2014 Escreveu:AT2014 Escreveu:AT2014 Escreveu:Caros,
Acabámos de atingir a EMA 20.
Acabei de reforçar em BCP, BES e BPI a 1,29, 0,2068 e 1,65. Motivo: Atingiu muito perto da EMA 50 no BES, muito perto da EMA 20 no BCP e caiu para além da ema 20 no BPI.
Como disse sou sempre fiel ao meu método e se em bulll se reforça nas quedas então é isso mesmo que faço. Atingiu o primeiro patamar de reforço e assim sendo cá executo o meu método sem pensar na guerra que ai vem. Espero que ainda venha a cair mais e reforçarei de seguida se tal suceder. Próximos pontos de reforço: EMA 50 no BCP (0,1880), minimo do canal ascendente do BES (1,265) e EMA 50 do BPI (1,575). Isto não vai cair até ao chão pelo que se formos rigorosos no nosso método vamos ver resultados nas próximas semanas.
De salientar que no BPI acho que já reforçei tarde pois estava distraido mas não interessa. São peanuts.
E agora vou almoçar que já estou atrasado. Bons negócios e entretenham-se.
Caros,
Bons negócios.

Só uma pequena correcção.
Colombo não desistiu do rumo que traçou mas ele apontou para a India e foi parar a América lol
Digo isto e concordo contigo. Ia reforçar na EMA20 e a minha ordem não entrou (acho que fui muito purista).
Obrigado pela partilha e bons negócios!
- Registado: 4/2/2014 12:33
PairOfJacks Escreveu:A questão é essa... a conta fica a negativo. Experimenta ir agora levantar dinheiro a um multibanco...
É por isso que tenho outra conta no best, exclusivamente à ordem, só para não ficar a pé nestas situações...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar