Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Noticias de 5 de Fevereiro de 2004

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por soeirinho » 5/2/2004 16:38

Grupo ES pode integrar futura Galp

5-2-2004 15:4



O Grupo Espírito Santo (GES) pode estudar a integração num “núcleo duro accionista da futura Galpenergia centrada nos petróleos”, adianta Ricardo Espírito Santo Salgado, presidente executivo do GES. A posição do GES teria de ser pequena e nunca através da área financeira.
A Reuters avança que algumas fontes da indústria referem que no âmbito do acordo entre o governo português e a ENI para a reestruturação do sector energético nacional, os italianos podem abandonar a área do petróleo da Galpenergia, mas permanecer na distribuição do gás.

As mesmas fontes referem que a saída da ENI (que controla 33,34 por cento da Galpenergia) seria feita com a compra da sua posição por um grupo de investidores, como a americana Carlyle, fundações nacionais ou outros investidores. Seriam, depois, formadas parcerias com players internacionais do sector.

O GES já foi accionista da Petrogal – Petróleos de Portugal, actualmente detida na totalidade pela Galpenergia.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 15:54







EUA abrem com ganhos ligeiros

5-2-2004 14:29



Os mercados accionistas norte-americanos recuperam ligeiramente da queda acentuada da última sessão. No entanto, os ganhos devem ser limitados com os investidores cautelosos quanto aos números referentes ao desemprego, a divulgar amanhã.
A produtividade dos trabalhadores norte-americanos recuou ligeiramente no último trimestre de 2003. Um sinal de que os empregadores terão de aumentar os ordenados de forma a ir de encontro à ressurgimento da procura. A produtividade em actividades não-agrícolas cresceu em 2,7 por cento entre Outubro e Dezembro, abaixo dos 9,5 por cento registados no terceiro trimestre, revela o Departamento do Trabalho dos EUA. A média anual de 2003 foi de 5,3 por cento, a maior desde 1965.

O número de trabalhadores a preencherem novos pedidos de subsídios de desemprego atingiu novo máximo em quatro semanas. Registaram-se, na última semana, mais 17 mil novos pedidos de subsídios para um total de 356 mil, revela o Departamento do Trabalho. A média mensal mantém-se inalterada nos 345.250 pedidos.

As vendas da Wal-Mart superaram as expectativas, com o maior retalhista do mundo a anunciar um aumento de 5,7 por cento em Janeiro. Os analistas apontavam para um crescimento de 4,1 por cento. Muitos analistas consideram as vendas da Wal-Mart como um barómetro para o consumo. As acções sobem um por cento.

A companhia aérea Delta Air Lines suspendeu a expansão da unidade de preços económicos Song, e avança com um novo plano de cortes de despesas a nível mundial. A terceira maior companhia aérea dos EUA tenta competir com a companhia de baixos preços JetBlue Airways. Ganha 0,10 por cento.

A PepsiCo apresentou um aumento de 30 por cento nos ganhos do quarto trimestre, impulsionado pelos fortes ganhos no Frito Lay e na unidade da América do Norte. Os últimos resultados incluem despesas de 147 milhões de dólares na reestruturação nas divisões da América do Norte e na PepsiCo Internacional. Segue a somar 1,79 por cento.

As acções da Pixar avançam 0,91 por cento. O produtor de filmes animados superou largamente as expectativas dos analistas. As vendas mais do que quadruplicaram no ano passado. Na semana passada, a empresa anunciou o fim da parceria com a Walt Disney.

Os índices Dow Jones e Nasdaq avançam 0,11 e 0,62 por cento, respectivamente.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 15:18

BCE mantém taxas de juros em 2%

2-5-2004 13:49



O Banco Central Europeu (BCE) mantém inalteradas as taxas da instituição. A taxa de juro é de dois por cento.
A taxa marginal mantém-se nos três por cento e a facilidade de depósito em um por cento.

A última descida na taxa de juro ocorreu a 5 de Junho de 2003, com um corte de 50 pontos base para dois por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 15:17





EUA: Produtividade cresce a ritmo anual de 2,7%

5-2-2004 13:35



Depois de ter registado um crescimento de 9,5 por cento no terceiro trimestre de 2003, o nível mais elevado dos últimos 20 anos, a produtividade não agrícola aumentou à taxa anual de 2,7 por cento no quarto trimestre.
Este é o ritmo mais reduzido da produtividade do ano 2003.

Os custos unitários do trabalho desceram 1,3 por cento, abaixo dos 5,6 por cento registados no terceiro trimestre.

Na totalidade de 2003, a produtividade aumentou 4,2 por cento, menos sete décimas que o verificado em 2002. Os custos unitários do trabalho desceram 1,2 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 14:43

EUA: Pedidos Subsídio Desemprego continuam estáveis

5-2-2004 13:32



Os novos pedidos por subsídio de desemprego mantêm uma evolução estável, segundo o Departamento do Trabalho norte-americano.
A média móvel de quatro semanas manteve-se nos 345,250 pedidos pela terceiro semana consecutiva.

O número de pedidos aumentou 17 mil para 356 mil, com a melhoria das temperaturas a levar mais desempregados aos centros de emprego.

O número total de beneficiários manteve-se nos 3,123 milhões na semana finalizada a 24 de Janeiro. A média móvel de quatro semanas dos beneficiários desceu 38.750 para 3,123 milhões.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 14:42

Vendas comparáveis da JC Penney sobem 6,4% em Janeiro

5-2-2004 13:9



A norte-americana JC Penney registou um aumento de 6,4 por cento nas vendas comparáveis em Janeiro, acima das expectativas da empresa. A empresa beneficiou da venda antecipada da colecção de Primavera de vestuário.
As vendas por catálogo e Internet subiram 9,8 por cento.

Para o mês de Fevereiro, a empresa espera um aumento ligeiros nas vendas.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 14:19







EUA deverão abrir em alta

5-2-2004 13:1



Os mercados norte-americanos deverão abrir em alta, com os investidores a anteciparem a apresentação de bons indicadores macroeconómicos antes da abertura do mercado.
Em média, os lucros das 362 empresas do Standard&Poor’s que já apresentaram resultados aumentaram 28,4 por cento, o ganho mais acentuado desde o terceiro trimestre de 1993.

A Wal-Mart Stores deverá valorizar, depois de ter apresentado um aumento de 5,7 por cento nas vendas comparáveis de Janeiro, acima da estimativa de 3 a 5 por cento.

A PepsiCo apresentou um lucro de 897 milhões de dólares no quarto trimestre, dentro do esperado pelos analistas. A receita subiu de 7,4 para 8 mil milhões de dólares.

No plano macroeconómico será apresentada a produtividade e os novos pedidos de subsídio de desemprego. A produtividade deverá ter subido 2,5 por cento no quarto trimestre. Os novos pedidos de subsídio de desemprego deverão recuar para 340 mil.

Os futuros sobre o Standard & Poor’s ganham 0,28 por cento e sobre o Nasdaq sobem 0,55 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 14:00





BES não aumenta capital em 2004

5-2-2004 12:50



Ricardo Espírito Santo Salgado, presidente do Banco Espírito Santo, afastou a possibilidade de um aumento de capital no ano corrente.
O banco pretende manter uma rendibilidade dos capitais próprios acima da média europeia e ganhar quota de mercado, garantindo 20 por cento do mercado em 2006. deverão ser captados 130 mil novos clientes.

Além disso, pretende alcançar 30 mil novos clientes afluentes na Tranquilidade, tendo lançado uma campanha publicitária de grande escala.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 13:59





Zona Euro: BCE mantém taxas inalteradas

5-2-2004 12:45



O Banco Central Europeu manteve a taxa de juro inalterada nos 2 por cento, tal como esperado pelos economistas.
A economia europeia continua a não evoluir ao mesmo ritmo da norte-americana e britânica.

Alguns economistas antecipam uma redução das taxas de modo a conter a apreciação do euro face ao dólar.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 13:58





Level 3 apresenta prejuízos menores que esperado

5-2-2004 12:34



A norte-americana Level 3 Communications apresentou um prejuízo de 121 milhões de dólares no quarto trimestre. O prejuízo de 18 cêntimos por acção compara com o resultado negativo de 38 cêntimos por acção registados no período homólogo.
Excluindo um ganho extraordinário, o prejuízo atingiu os 30 cêntimos por acção, abaixo dos 34 cêntimos esperados pelos analistas.

A receita total aumentou 6,7 por cento para 988 milhões de dólares, acima dos 936 milhões de dólares esperados pelos analistas.

A empresa destacou os fluxos de caixa superiores ao esperado e a renovação de diversos contratos.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 13:57





Vendas da Wal-Mart sobem 5,7% em Janeiro

5-2-2004 12:28



A retalhista norte-americana Wal-Mart Stores registou um aumento de 5,7 por cento nas vendas comparáveis de Janeiro, beneficiando de uma maior procura por vestuário face às baixas temperaturas.
As vendas totais atingiram os 18,4 mil milhões de dólares, mais 14,3 por cento que no período homólogo de 2003.

A empresa e os analistas esperavam um aumento de 3 a 5 por cento nas vendas.

Para Fevereiro, as vendas deverão subir entre 3 e 5 por cento.

O lucro do quarto trimestre aumentou para cerca de 63 cêntimos por acção, no limite inferior das estimativas para esse período.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

PT apresenta resultados a 4 de Março

por Info. » 5/2/2004 13:56

PT apresenta resultados a 4 de Março
10:54

A operadora nacional anunciou hoje que irá apresentar as suas contas relativas ao exercício de 2003 no próximo dia 4.

O anúncio foi hoje efectuado por uma fonte oficial da PT, citada pela agência Reuters.
Info.
 

por soeirinho » 5/2/2004 13:38

Operadores não subsidiam UMTS

5-2-2004 12:24



Os operadores móveis nacionais afastam a subsidiação dos telemóveis de UMTS, segundo responsáveis da TMN, Optimus e Vodafone Telecel.
Apenas será considerada uma subsidiação, muito pequena, no segmento empresarial.

Esta poderia ser uma forma das operadores conquistarem clientes e ganhar quota de mercado no mercado de terceira geração.

O UMTS deverá estar funcional no segundo semestre do ano, apesar de limitado a zonas urbanas e com poucos terminais.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 13:36





PepsiCo cumpre estimativas

5-2-2004 12:18



A norte-americana PepsiCo apresentou um lucro de 897 milhões de dólares, ou 51 cêntimos por acção, no quarto trimestre de 2003. Este resultado compara com o lucro de 689 milhões de dólares registados no período homólogo.
O resultado saiu em linha com o esperado pelos analistas.

As receitas subiram de 7,4 para 8 mil milhões de dólares.

A empresa espera um lucro de 2,24 a 2,28 dólares por acção em 2004.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 13:35

Reino Unido: Banco de Inglaterra aumenta taxa juro para 4%

5-2-2004 12:7



O Banco de Inglaterra aumentou a taxa de juro em um quarto de ponto para 4 por cento.
O último aumento tinha-se verificado em Novembro, depois de três anos de reduções na taxa.

Os economistas anteciparam esse aumento nas taxas, com muitos a anteciparem um movimento ascendente até aos 4,75 por cento até ao final do ano, com a economia britânica a melhorar e os gastos em retalho a subirem mais que esperado.

O Banco de Inglaterra tenta evitar pressões inflacionistas e limitar a subida da libra face ao dólar.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 13:34





Vodafone Telecel aumenta tarifas entre 2 e 3% este mês

5-2-2004 11:59



A operadora de telecomunicações móveis Vodafone Telecel vai aumentar as tarifas em 2 a 3 por cento no mês corrente, segundo António Coimbra, vice-presidente da empresa.
Os aumentos incidem sobre os serviços de voz e SMS, sem alterações no WAP e no GPRS.

Este aumento visa ajustar os preços à inflação, que se estima entre 1,5 e 2,5 por cento.

A TMN aumentou as tarifas em 2,1 por cento e a Optimus em 2 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 12:26





Zona Euro: Vendas Retalho descem 1,6% em Novembro

5-2-2004 11:10



As vendas a retalho na Zona Euro desceram 1,6 por cento em Novembro de 2003, face ao mês homologo de 2002, segundo dados do Eurostat. Face ao mês anterior, as vendas desceram 1,9 por cento.
As vendas de Alimentação, Bebidas e Tabaco desceram 1,1 por cento. A venda de alimentação nas lojas especializadas recuou 4 por cento e desceu 1 por cento em lojas não especializadas.

O sector não Alimentar recuou 2,1 por cento. Os Têxteis, vestuário e calçado perderam 5,8 por cento e a venda de Bens para a casa desceram 1,3 por cento.

Por países, as quedas mais acentuadas pertenceram à Irlanda e Holanda, com 5,5 por cento. A Finlândia registou um aumento de 4,4 por cento, seguida da Suécia, com 4 por cento.

As vendas a retalho em Portugal desceram 0,5 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 11:47

CTT encerraram 34 estações de correios

5-2-2004 10:21



Os CTT – Correios de Portugal encerraram 34 estações e postos de correio, tendo transferido os serviços para as juntas de freguesia, no âmbito do acordo assinado com a ANAFRE – Associação Nacional de Freguesias. A estratégia para a rede de lojas poderá ser alargada a 400 postos, segundo o Diário de Notícias.
Açores e Alentejo são as regiões mais afectadas por esta estratégia.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 11:16

Brascan oferece 1,58 mil milhões libras por Canary Wharf

5-2-2004 10:3



A canadiana Brascan ofereceu 1,58 mil milhões de libras pela Canary Wharf, superando a oferta lançada pela Morgan Stanley.
A Brascan oferece 270 pence por acção, acima dos 265 pence oferecidos pela Morgan Stanley.

A proposta é apoiada pelo fundador da Canary Wharf. A Brascan e este responsável detêm, cada um, 9 por cento da empresa.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 11:12

Alemanha: Desemprego desce em Janeiro

5-2-2004 9:41



O desemprego alemão aumentou 28 mil pessoas em Janeiro, segundo o critério anterior mas desceu com a introdução de um novo método de cálculo, segundo o instituto de emprego.
O novo método de cálculo exclui as pessoas que estão em programas de formação, tendo registado uma queda de 81 mil pessoas em Janeiro.

O desemprego atinge 4,597 milhões de pessoas.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 11:09

Euro em alta, espera BCE

5-2-2004 9:51



O euro mantém ganhos moderados face ao dólar, aguardando a reunião do Banco Central Europeu, onde a taxa de juro se deverá manter nos 2 por cento. Jean-Claude Trichet, presidente do banco, poderá comentar novamente a evolução cambial.
A recuperação económica verificada na Zona Euro e os reduzidos riscos de inflação deverão suportar a subida do euro face ao dólar.

Os investidores aguardam ainda a reunião do Grupo dos Sete.

O euro ganha 0,35 por cento para 1,2579 dólares.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 11:06



Petróleo recupera ligeiramente

5-2-2004 9:46



O preço do petróleo segue com ganhos ligeiros, recuperando da queda de ontem depois de Governo norte-americano ter apresentado ontem uma recuperação das reservas de mínimos dos últimos 28 anos.
As reservas de crude aumentaram 7,9 milhões de barris nos Estados Unidos da América, para 271,6 milhões de barris, segundo o Departamento da Energia. Os analistas esperavam uma subida de apenas 246 mil barris. As importações aumentaram 21 por cento para o máximo dos últimos quatro meses.

O contrato de Março do IPE Brent ganha 8 cêntimos para 28,96 dólares por barril.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 11:01







Europa passa para terreno positivo com banca

5-2-2004 9:37



Os mercados europeus inverteram para terreno positivo, depois de uma abertura negativa, reagindo aos bons resultados do Deutsche Bank.
O maior banco alemão ganha 1,4 por cento, depois de ter apresentado o terceiro lucro trimestral consecutivo, atingindo os 436 milhões de euros. A instituição beneficiou da recuperação do mercado accionista e da redução de custos. O dividendo vai ser aumentado em 15 por cento para 1,5 euros por acção.

A Imperial Chemical Industries avança 7,5 por cento, depois de ter apresentado uma queda de 2 por cento no lucro operacional, para 86 milhões de libras. Os analistas esperavam uma queda de 9,6 por cento.

A Invensys avança 20 por cento, depois de ter anunciado a emissão de acções e obrigações no valor de 1075 milhões de libras. Além disso, garantiu uma linha de crédito de 1,6 mil milhões de libras.

A Alcatel segue em queda, recuando 1,6 por cento, depois de ter desagravado os prejuízos em mais de metade, para 524 milhões de euros, com a redução de custos. Os analistas esperavam um prejuízo de apenas 325,5 milhões de euros. As vendas desceram para 3,77 mil milhões de euros.

O índice francês CAC avança 0,35 por cento, o belga BEL sobe 0,25 por cento e o holandês AEX ganha 0,31 por cento. O Euronext Top 100 ganha 0,30 por cento e o Next 150 valoriza 0,21 por cento.

O índice alemão DAX ganha 0,09 por cento, o italiano MIB avança 0,17 por cento e o espanhol IBEX ganha 0,55 por cento. O britânico Footsie não acompanha os ganhos ligeiros e perde 0,08 por cento.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 10:49







Euronext Lisbon apresenta ganhos ligeiros

5-2-2004 9:25



O mercado nacional segue com ganhos ligeiros, em linha com o verificado pela maioria dos restantes mercados europeus. Os investidores aguardam a divulgação da política monetária pelo Banco de Inglaterra e pelo Banco Central Europeu. Ambos os bancos centrais deverão manter as taxas de juro inalteradas.
Em Portugal, o destaque vai para a apresentação dos resultados anuais do Banco Espírito Santo, apresentados antes da abertura do mercado. O banco apresentou um lucro de 250,2 milhões de euros, excedendo as estimativas dos analistas. Ganha 0,15 por cento.

O Banco Comercial Português mantém-se nos 1,76 euros e o Banco BPI recua 0,33 por cento.

A EDP – Electricidade de Portugal avança 0,47 por cento, podendo avançar com um serviço de Internet de banda larga com a utilização da rede eléctrica. Além disso, João Talone pretende divulgar as remunerações individuais dos gestores da empresa, segundo uma recomendação da CMVM – Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.

A Portugal Telecom acompanha o sentimento geral e recupera 0,71 por cento. A SonaeCom mantém-se nos 2,87 por cento.

Destaque ainda para a manutenção de fortes ganhos na Semapa, que avança 3,20 por cento, face a possível interesse estrangeiro na empresa.

BolsaPt.com

Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

por soeirinho » 5/2/2004 10:30

Espanha: Produção Industrial sobe 0,8% em Dezembro

5-2-2004 9:15



A produção industrial espanhola aumentou 0,8 por cento em Dezembro, face ao mês anterior. A subida de Novembro foi revista para 1,5 por cento, segundo dados do instituto de estatística.
Excluindo variações sazonais, a produção subiu 3,6 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

BolsaPt.com


Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 199 visitantes