Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Market/Volume Profile

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Market/Volume Profile

por X-trader » 4/3/2014 18:19

olha lá Arnie, não fiques tão abespinhado com os meus comentários

eu tenho o defeito de não me curvar facilmente perante o que me é dito, por mais eloquente que seja, gosto até de abanar alguns pedestais, sou muito curioso porque ignorante, pois tenho a certeza que se tivesse certezas não me dedicaria a suposições

eu supunha que ao teres feito o curso do Jim Dalton, ao teres adquirido as coisas dele, ao usares os seus ensinamentos e ao teres sucesso tinhas "visto a luz" mas pelos vistos engano-me redondamente!!! é que também precisas de continuar a usar outras muletas como o Gann!!!

só agora é que reparaste que ainda não rebateste nenhuma das críticas que tenho dirigido ao dito método inventado? as ferramentas que usas são mesmo lagging!

quem não sabe, como eu não sei, só pode supor, pelo menos até ao momento em que quem sabe se decidir a revelar o que sabe

na verdade, só queria saber como é que uma pessoa "passa" de Gann para market profile e como é que os usa e encaixa em simultâneo

suponho que nem o Mourinho das bolsas seria capaz de tamanha realização!

é uma dúvida muito simples, pois suponho que fazê-lo não está ao alcance de qualquer um

tu, que que és o expert e que, ao contrário de mim, nada supões porque tens certezas, certamente gostas de ser questionado por gente inocente e que nada percebe disto, lugar onde me encaixo, no mínimo é uma oportunidade para brilhares

o tempo vai passando e eu ainda não consegui entender: afinal usas o market/volume profile, o Gann, ambos, partes deles? quer dizer: entras com market e sais com Gann ou vice-versa? já conseguiste separar o bom e o mau de qualquer um deles?

será que não metes ao barulho umas médias móveis, umas ondas de Elliot (pelo menos da fase em que ele não fumava umas cenas esquisitas...) e uns osciladores para compor bem o ramalhete?

afinal bem vistas as coisas é de supor que, como já disse, tudo não passa de mais do mesmo - ou será mesmo uma certeza?

suponho até que há por aqui mais followers e curvas-cabeças, foi só levantar a pedra

fica lá com as tuas certezas, que eu fico com as minhas suposições

suponho que isto não ficará por aqui...

Registado: 10/11/2009 2:45

por trend=friend » 4/3/2014 17:56

Arnie, ainda não sei o que vou concluir sobre tudo o que escreveste, mas só o facto de gastares grande parte de uma tarde de feriado num exercício como este (e sem pretensões de "evangelização")... Obrigado!
No passado foste um dos responsáveis por me interessar por temas menos convencionais no mundo dos mercados. E acredita que te agradeço também por isso. Grande abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por AmigosdaBolsa » 4/3/2014 17:26

arnie,

Independentemente de concordar ou não contigo (não tenho opinião pois o meus conhecimento sobre este assunto são muito reduzidos) os meus parabéns pelo esforço demonstrado na explicação.

Provavelmente terei de ler outra vez e informar-me melhor se quiser vir a perceber isto, mas o teu texto deu algumas luzes.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por arnie » 4/3/2014 16:57

Fantine Escreveu:afinal, que eu veja todas as críticas que dirigi no meu último comentário ao dito "método inventado" ainda não foram rebatidas e desafio qualquer um a fazê-lo

Eh pá, desculpa lá se não te respondi à questão do "metodo inventado", passou-me.
Eu continuo a dizer que ele inventou.
Se tens problemas com isso, problema teu.
Resolve-o sozinho.

PS: Mas onde é que eu escrevi que não continuo a usar alguns dos metodos de Gann?
Ah já sei, é mais uma das tuas suposições a meu respeito.

Tu supões em demasia.
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por arnie » 4/3/2014 16:33

Market profile (MP) ou volume profile (VP) pode ser usado em qualquer time frame.
VP poderá estar mais associado ao daytrade pois estamos a negociar em periodos muito curtos de tempo, por norma alguns minutos. O foque no volume negociado no bid e no ask torna-se key.
MP está realmente mais direccionado a um time frame mais elevado.
Começa logo pela forma como é calculado, em periodos de 30min.
Talvez a maior critica que se faz ao MP seja mesmo a formula de calculo. Porque razão os 30min? Porque não 5min, 10min, 20min? Para os traders que não aceitam o tempo como um factor chave nos mercados a escolha dos 30min é algo que não entendem.
A questão dos 30min é muito simples.
Na CME, então CBOT, havia que encontrar uma forma de os traders poderem registrar as suas ordens durante o dia e estabeleceu-se uma regra, de 30 em 30min era emitido um sinal sonoro no pit indicando que os traders tinham que entregar nas desks os tickets onde tinham apontado os seus trades para que estes pudessem assim serem registrados no sistema.
Steindlmayer baseou-se nesse "intervalo" de 30min e começou a registrar cada um deles com uma letra diferente. Ou seja, os 30min usados no MP têm uma razão fundamental para ser assim e não apenas porque ele pensou que os 30min fizessem mais sentido do que outro intervalo qualquer.
Com o passar do tempo a regra foi alterada e hoje em dia o sinal sonoro para a entrega dos tickets é emitido de 15 em 15min.
Coincidência ou não, podemos ver varias vezes durante o dia, seja no intervalo de 15min ou no intervalo de 30min, no incio deste, uma explosão de volume, acompanhado por vezes por um movimento "brusco" de 3 ou 4 ticks e depois o retomar da "normalidade".
O que se ouve nos "corredores" é que os algo's (traders que apenas negoceiam sistemas automaticos) têm na sua genese tanto a regra dos 15min como a de 30min. De alguma forma usam a regra dos pits nos seus sistemas e dependendo da sua leitura do(s) periodo(s) anterior(es), no incio de um novo periodo executam as suas ordens.
Nem tudo é por acaso, nem tudo é aleatorio. Há escolhas que têm por base razões fundamentais no que respeita ao funcionamento dos mercados, neste caso dos pits que funcionam ha dezenas de anos e que, querendo ou não, estabeleceram regras que passaram a ser automaticas, tendo os traders a percepção delas ou não.
As leituras de um grafico MP são discricionarias e seria impossivel eu estar aqui a descrever cada uma delas. Primeiro, não as tenho ainda na ponta da lingua para as estar aqui a debita-las de cabeça e depois não tenho capacidade de explicar as coisas como devem de ser.
Para isso aconselho sem sombra de duvidas a compra do livro se realmente tiverem interesse no conceito.

Um dos problemas deste tipo de graficos é que não estão disponiveis em plataformas gratuitas. Os graficos MP podem ser facilmente calculados com dados de 1 minuto mas o VP para ser minimamente fidedigno tem que ser calculado com dados tick e estes não são disponibilizados gratuitamente pelas exchanges.
No 1º grafico em anexo dou um exemplo de uma leitura MP.
O dia a analisar é dia 26 de Fevereiro.
O conceito aqui é o chamado double distribution. O mercado negociou em 2 intervalos distintos. Juntei também as candles pois obviamente é mais facil para a maioria ver os periodos de 30min.
Temos então à esquerda as candles, ao cento os TPOs e à direita o profile (MP).
O que me chamou a atenção inicialmente foi como os TPO's (s letras) nos podem dar uma visão mais "limpa" do dia. Basicamente retiramos da equação a abertura e o fecho de cada periodo e a unica coisa que interessa é o high e o low.
Um dos conceitos do MP é o excesso/rejeição. Nas candles, cada wick, ou cada sombra, ou lá como raio cada um chama à distancia entre o high e o open/close e entre o low e o open/close, é considerado excesso/rejeição.
Os preços testaram um certo valor e os traders simplesmente rejeitaram esse mesmo valor, trazendo os preços para baixo ou para cima.
Vamos então comparar as candles com os TPO's.
Vamos olhar para os periodos C, D e E e respectivas candles, ou seja, a 3º, 4ª e 5ª candle a contar da esquerda.
Pela distancia entre o high e o open dessa candle podemos dizer que houve excesso nesse periodo. O high situou-se nos 51 e a abertura do periodo nos 47.50, tendo o fecho sido abaixo da abertura. Depois na 4ª candle os preços voltaram a subir, fechando o periodo nos máximos.
Na 5ª candle podemos dizer que voltou a existir excesso, apesar de que menor que o anterior.
Para a maioria dos traders que olha para aquelas candles irá dizer que o mercado rejeitou por completo aquela area em volta dos 51.
Vamos agora olhar para os TPO's.
Podemos ver que o periodo D ficou 3 ticks abaixo do periodo C, podemos ver que o periodo E veio 2 ticks abaixo do periodo C e D e que ficou apenas a 1 tick de testar os 51.
Esta leitura dá-nos o que se chama de um poor high, mais um conceito do MP.
Na analise tecnica diz-se que quantas mais vezes se testa um high ou low, mais forte este se torna mas na realidade, quantas mais vezes se testa um high or low mais fraco este se torna. Pensem que têm um martelo e começam a martelar numa parede. Das duas, qual apresenta a maior probabilidade, de tanto bater na parede esta fica mais forte ou de tanto bater esta fica mais fraca? Também é verdade que de tanto bater podemos partir o martelo mas a probabilidade desta situação acontecer é muito menor.
Ora com o periodo E a ficar a 1 tick do periodo C, o high do dia, deixou um poor high, ou seja, um fraco high que será facilmente quebrado quando os preços voltarem a testar esses valiores.
Mas vamos olhar para a dupla distribuição.
Durante o periodo C e I o mercado esteve fechado num range e podemos dizer que o trend até então era de alta pois, e aqui está outro conceito de MP, o mercado mantinha intacto o one time framing. One time framing é quando o high e o low do actual periodo é superior ou inferior ao periodo anterior. Considera-se uma quebra do one time framing quando se verifica uma quebra superior a 2 ticks do high or low do periodo anterior. Por exemplo, o periodo E apenas quebrou em 2 ticks o low do periodo D o que mantem intacto o one time framing, neste caso estavamos num uptrend.
O facto do periodo H ter quebrado o periodo E por 1 tick deixou o uptrend em duvidas mas teriamos que esperar mais algum tempo para ver.
O periodo J marca a inversão do trend. A quebra é um sinal claro de que a estrutura até então alterou-se. Até ao final da sessão os preços foram incapazes de voltar acima do low do periodo H.
Olhando agora para o profile podemos então ver duas distintas formações em bell shape, as duas distribuições do dia.
As expectativas assim para o dia seguinte seriam bastante simples. Onde iria o mercado abrir? Se abrisse perto do fecho do dia anterior, ou seja, dentro a 2ª distribuição do dia iriamos esperar por um teste aos lows do dia anterior para confirmar que não existe vendedores naquela area. Caso os preços viessem testar essa area e existisse uma reacção em alta então era esperado que os preços fossem testar o high do period M do dia anterior que é o topo da 2ª distribuição. Caso contrario, se existe vendedores abaixo do low do dia anterior então iriamos olhar para o profile anterior à procura de areas onde possivel suporte.
Se por outro lado abrissemos acima do fecho do dia anterior, dentro da 1ª distribuição, tinhamos a indicação que aquele movimento do period J tinha sido rejeitado pois abrimos acima dele. Aqui certamente que o nosso outlook seria para comprar caso os preços viessem abaixo testar o high do period M, rejeitando-o. O target seria obviamente o high do dia anterior, no periodo C, nos 51. Neste caso um stop loss seria colocado algures logo abaixo do high do periodo M pois caso os preços entrassem para dentro da 2ª distribuição teriamos a indicação que ainda existe interesse vendedor e a probabilidade seria em testar novamente o lows.
Automatizar esta leitura dos profiles não me parece que seja algo facil de se fazer pois é muito discricionaria, no entanto, automatizar alguns dos conceitos usados no MP é perfeitamente possivel. Aliás como já referi anteriormente, é facil de ver curtos periodos explosivos no inicio de cada periodo de 15 e de 30min indicando claramente que os algo's usam-nos para os seus sistemas.
São dezenas os conceitos associados ao MP.
Tens diferentes tipos de dia consoante a bell shape do profile. Tens diferentes tipos de abertura que te podem indicar o tipo de dia que podemos ter.
Tens areas de rejeição, de aceitação, one time framing, two side trading, poor highs, poor lows, half back, POC, value area, initial balance que é a 1ª hora do dia, entre outros que agora de repente não me lembro.
Muitos deles facilmente usados com candles outros nem por isso pois o facto de nas candles teres acesso ao open, close e wicks pode-se tornar em ruido desnecessário criando assim dissonancias cognitivas que são demasiado perigosas, especialmente quando se faz daytrade.
Jim Dalton diz muitas vezes que não negociamos preço mas sim value (valor).
A value area é onde se situa 70% do range de preços do dia. Estes 70% é a area onde os traders aceitaram os preços.
No que respeita à value area tanto podemos usar a que é calculada via MP como via VP pois são sempre muito proximas.
No entanto, para os algo's, que poderá ser mais complicado calcular essas areas a partir do MP ou do VP pois nem todas as plataformas possuem estas ferramentas, eles adoptaram o VWAP para calculo dessa mesma value area.
No 2ª grafico podem ver a diferença entre os 3 tipos diferentes de value area.
O canal a cinza é o VWAP. Esse canal é formado pelo calculo 2ª standard deviation do VWAP a laranja. O canal com as linhas a cyan é a value area do VP e como não tenho hipotese neste momento de mostrar a value area do MP em desenvolvimento fica o resultado final no grafico da direita. Como podem ver, em termos de valores eles são todos muito proximos e como tal, usando qualquer um deles permite-nos ter uma area de aceitação do preço por parte dos traders fidedigna.
A sua leitura é simples e muito identica as bollinger bands.
Enquanto os preços estão dentro de value estão in balance, e tendem a negociar entre os extremos, quando estão fora do value estão out of balance e tendem sempre a vir testar o high ou low do value. Para quem faz position, cada retest ao high ou low do value é uma oportunidade de reforço da posição. Quando o preço volta para dentro do value e no pullback não consegue sair, pode ser sinal de que o movimento terminou e que a probabilidade de virmos agora testar o VWAP ou mesmo o outro extremo do value é agora muito alta e como tal, manter a posição aberta é um risco.
Eh pá, parece-me que este texto está assim para o grandito e ainda me falta responder a mais algumas questões do Cem.
Tenham lá mais um pouco de paciencia, está quase a terminar.
Na questão relativa aos trades em time frames muito curtos e à performance dos sistemas de trading, eu penso que está tudo dependente do metodo de analise usada.
O mercado hoje está inundado de sistemas automaticos. Não há nenhuma casa de investimento que não esteja a investir milhões todos os meses em infraestruturas e na contratação de craneos em programação.
O scalping é agora coisa de novato ou de alguns pit traders e mesmo estes estão a aumentar o seu holding period pois os HFT's vieram alterar por completo os mercados.
Há dias que em minutos o mercado sobe 3 pts, desce 3 pts e prontos, ali fica uma hora se for preciso sem quase se mexer. É impossivel negociar nestes dias pois o mais certo é seres stopado.
É aqui que alguns do conceitos do MP brilham pois permitem-nos ficar de fora do mercado. O tipo de abertura é um deles, baseado na abertura podes começar a imaginar o tipo de dia que vais ter. Imaginando o tipo de dia que vais ter, podes te posicionar no lado certo, por exemplo seguindo a direcção da value area, daí o Jim dizer que o mais importante não é o preço mas o value.
Ora se te posicionares no lado correcto no dia, mesmo com a volatilidade existente consegues ter muito boas performaces.
Eu não li o artigo da S&C apenas passei os olhos por cima.
Relativamente à tua pergunta dos marubozus.
Trend days é uma coisa, balance days são outra.
Vamos pegar no teu marubozu de dia 13 de Fevereiro, 3º grafico.
A esquerda os TPO's, ao cento o MP e à direita o VP.
Um dia que apenas conheceu um sentido, UP. Podemos ver ali no periodo F que quebrou o low do periodo E em 3 ticks o que indica que houve uma pausa do one time framing, o que poderia indicar que iriamos ter agora two side trading, onde buyers e sellers iriam discutir o preço até que um dos lados dominasse o outro mas o que acabou por não se verificar pois os preços resumiram de imediato o uptrend.
Nestes dias não é possivel criar qualquer tipo de equilibrio, os preços estão constantemente a ser "esticados". Podes dizer que houve ali algum equilibrio entre o periodo D e G e entre o periodo J e M mas a estrutura é fraca.
Estes dias são interessantes pois apesar no curto prazo serem bastante fortes, a probabilidade de no dia seguinte continuar a procurar value mais alto é forte, no medio a longo prazo são bastante problematicos pois deixam o mercado com uma fraca estrutura. Os preços moveram-se tão depressa que não permitiram que existisse acumulação de volume.
Quando os preços voltarem a testar estas zonas a probabilidade é de estas zonas serem quebrados rapidamente pois não existe qualquer tipo de suporte, ao contrario de um balance day, onde o volume é bem distribuido, criando deste modo um bom suporte/resistencia para um futuro teste.
Por isso, a tua leitura não é correcta pois em trend days nunca irás criar uma proeminente bell shape pois essa não é a estrutura de um trend day.
No 4ª grafico podes ver esse mesmo dia mas com o VWAP e as bandas que formam a value area. Os preços negociaram o dia todo acima do value. Nestes dias apenas podes fazer uma coisa, comprar.
Espero ter respondido às tuas perguntas.

E agora deixa-me ir ver as visitas pois já chegaram à 1 hora e ainda estou aqui fechado no escritorio. Odeio receber visitas em casa em dias de semana. É feriado para eles mas para mim não. Estragam-me por completo o dia.
Anexos
es_03-04_01.jpg
es_03-04_01.jpg (125.41 KiB) Visualizado 9648 vezes
es_03-03_02.jpg
es_03-04_02.jpg
es_03-04_03.jpg
es_03-04_03.jpg (144.9 KiB) Visualizado 9648 vezes
Bons negocios,
arnie

Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por X-trader » 4/3/2014 16:15

Arnie:

sim, tens razão, tenho muitos problemas e passo a explicar:

sendo novo nestas andanças (uns meros 3 anos), quero saber quanto custa, em termos de dinheiro e tempo, chegar a "bom porto" e tu, pelos vistos, e no contexto deste fórum e das abonações que tens recebido, poderás ser uma boa cobáia para esse efeito

para que eu não tenha vãs ilusões preciso mesmo de saber o que me espera nos próximos anos, quero ver bem de perto as cicatrizes de outros

não é que eu seja sádico, será apenas uma maneira de aprender com os erros dos outros

ou será que te importas por servir de exemplo? sinceramente, não creio que te importes porque quem quer servir de exemplo de pessoa com método e sucesso não pode esconder o que sofreu para aí chegar

eu nem quero imaginar quantos cursos, quantos videos, quantos livros, quantos professores é que tiveste e pagaste antes do Jim Dalton e o que dizias e pensavas de cada vez que iniciavas uma "nova viagem", algo parecido com "agora é que vai ser, ninguém me agarra!"

na verdade, e pelo que eu posso ler mais acima, também tu já andaste pelas "terras de Gann" ! Quem diria! o que te fez mudar, I wonder...

muita gente anda pelos mercados há muitos anos mas isso não faz deles nem traders e muito menos bons traders ou traders com sucesso

eu também frequento há mais de 20 anos os campos de futebol e isso não faz de mim um treinador

podes debitar o que quiseres sobre o dito método, impressionar os espíritos mais impressionáveis que por aqui habitam com palavras e conceitos bem bonitinhos, que isso, como bem sabes, não faz de ti a pessoa de sucesso que dizes ser: o Luís Freitas Lobo também "fala muito e caro" mas isso não o transforma em treinador, muito menos num bom treinador

sim, tenho problemas com métodos e professores que não gostam do escrutínio e que se incomodam quando as "águas começam ser mexidas", quando alguém tenta descobrir o que está por detrás do método e aponta incongruências históricas facilmente observáveis (para quem como eu, é claro, gosta de ir aos antigos buscar sabedoria)

afinal, que eu veja todas as críticas que dirigi no meu último comentário ao dito "método inventado" ainda não foram rebatidas e desafio qualquer um a fazê-lo

se gastares mais tempo a tentar rebater o que eu rebati e menos tempo preocupado em tentar descobrir os problemas que dizes que eu tenho (e que efectivamente tenho, eu já os identifiquei), certamente chegarias a conclusões muito curiosas

agora, isso envolve tempo, dedicação e trabalho: e quem abre uma plataforma, põe o indicador a funcionar e vai daí começa a especular, quer tudo menos responsabilidade pessoal, pensamento e trabalho

desculpa lá qualquer coisinha quando, ao sugerir que sejas convidado para a formação, tenhas sido posto à prova, tu e o método, devo ter tocado em alguma coisa sensível

por farracha » 4/3/2014 11:41

O teu problema é que o browser do teu android não suporta o redirect ou algo parecido (headers http) que link responde de volta.

Tens de ver no teu pc :)

Registado: 3/12/2007 14:30

por Bart Simpson » 4/3/2014 11:38

Tente novamente aqui.

Registado: 29/11/2007 4:09

por zecatreca_1 » 4/3/2014 11:24

jeab Escreveu:
zecatreca_1 Escreveu:Esta conversa é muito gira. Mas eu não consigo abrir o raio do PDF. Grrrrrr... :roll:
Ajuda?alguém?please ?

Abre com o Adobe Reader

Eu consigo abrir PDF s.
O problema está aqui. Havia de aparecer ficheiro em PDF.
Anexos
Screenshot_2014-03-04-10-22-32.png

Registado: 17/2/2012 14:31

por Bart Simpson » 4/3/2014 11:14

zecatreca_1 Escreveu:Esta conversa é muito gira. Mas eu não consigo abrir o raio do PDF. Grrrrrr... :roll:
Ajuda?alguém?please ?

Abre com o Adobe Reader

por farracha » 4/3/2014 10:22

Ajuda?alguém?please ?

Boas Zecatreca, não tive problemas em fazer o download do respectivo ficheiro e visualizá-lo. Tenta outra vez?

por trend=friend » 4/3/2014 10:14

Olá Arnie,
Excelente iniciativa, é sempre bom ver novos threads com muito sumo, fazem lembrar os dias em que conheci o Caldeirão, há uns 7 anos... Eras um dos que acompanhava com bastante interesse, salvo erro quando postavas temas relacionados com Gann, antecipação de níveis de resistência/suporte, etc. Espero que possas estar de volta com assiduidade!
Quanto a esta ferramenta, já a "observo" há algum tempo mas ainda sem grande confiança para a utilizar. Além disso, daquilo que pesquisei, parece-me ser sempre um ad-on que tem de ser pago. Tens noção se está disponível em algum site do género prorealtime, mas sem pagamento de fees?
Obrigado e um abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por zecatreca_1 » 4/3/2014 10:10

Esta conversa é muito gira. Mas eu não consigo abrir o raio do PDF. Grrrrrr... :roll:
Ajuda?alguém?please ?

Registado: 17/2/2012 14:31

por arnie » 4/3/2014 9:59

tonirai Escreveu:Eu nunca fiz essa transição. Acho muito complicado, exige ainda mais conhecimento e dedicação

Olá tonirai.

Interessante esta tua observação.
O Jim Dalton diz que a melhor critica que leu na Amazon sobre o seu livro é que... não vale a pena pois é demasiado complicado.

Tom Williams e o seu metodo VSA também é bastante interessante. Baseado no trabalho do Wyckoff.
Também aprendi muito sobre a sua leitura do volume.
Bons negocios,
arnie

por arnie » 4/3/2014 9:46

Fantine Escreveu:Humm... parece que ao fim de tantos anos de existência deste fórum estamos perto de encontrar o Santo Graal da especulação

se o Ulisses e o Marco estiverem a ler isto, sugiro que convidem o Arnie para a acção de formação que se avizinha e aditem ao programa uma sessão sobre esta temática, pois não é todos os dias que encontramos alguém mesmo muito satisfeito e que diz ter sucesso, é com pessoas vencedoras que todos os que frequentam este fórum querem aprender e de certeza que o dinheiro e a localização não serão problema!

Arnie:

voltando à nossa troca de ideias

agora começo a compreender essa tua fixação pelo market/volume profile: como é algo que pagaste ai dele se não funcionar e se não te levar ao sucesso!

eu não tenho qualquer problema com o volume, apenas sustento que isso é uma muleta seja em que mercado for

por vezes as muletas ajudam, nomeadamente para quem tem alguma incapacidade em ver as coisas de outro modo, daí que compreenda o seu uso

tenho problemas, isso sim, em usar um método, por mais fancy que seja, licenciado ou não, que pode ser mais do mesmo, mais do que abunda por aí com nomes diferentes

repara aliás que tu próprio dizes que é outra maneira de apresentar o OHLC; o o que é o OHLC se não o sobe e desce do preço no tempo? (coincidência ou não, também uso gráficos de 30 m)

tenho problemas, isso sim, com métodos ou indicadores que são apresentados em formas de letras e letrinhas, números e númerozinhos ou através de linhas coloridas que, quando abanados e devidamente sujeitos a escrutínio, mais não são do que outra forma de tentar mostrar o price action (admito contudo que não há mal nenhum em chamar carro de aluguer ao táxi)

para quem ainda continuar com dúvidas faça o favor de ver as figuras 8 e 11 do estudo que Jeab teve a amabilidade de adicionar ao outro thread sobre o market profile: como se pode ver com facilidade este método pegou em barras de preço (assinaladas a rosa) e transformou-as em letras e letrinhas... baralha e dá de novo!!!

mas o que efectivamente mais gostei de ler foram estas passagens:
The auctioning process in the markets is similar to that of any business: supply and demand. Modéstia à parte, eu já tinha dito isto referindo-me à lei que impera nos mercados. Quem tiver dúvidas veja o que eu disse e a resposta do Arnie.

J. Peter Steidlmayer developed Market Profile in the 1980s in conjunction with the Chicago Board of Trade. Então desenvolveu ou inventou? Que confusão de conceitos...

Market Profile is not an indicator in the typical sense. It does not provide buy/sell recommendations but acts more
like a decision-support tool. Mas então que conversa é esta? Os gráficos que tu, Arnie, apresentaste não indicavam ponto de entrada e colocação da stop loss? O que é isto se não recomendações dadas pelo método? Em que é que ficamos? Será mais uma opinião do autor daquele artigo? Em quem acreditar?

Pérolas, pérolas, são os conceitos e palavras usadas naquele estudo como por exemplo range, range extension, buying tail, selling tail, point of control, value area, distribution, trend day, nontrend day, neutral day. O "problema" é que, segundo se sabe se pode facilmente constatar, são tudo conceitos mais velhos do que a Sé de Braga, basta consultar um qualquer livro anterior ao ano em que o método do market profile terá sido "inventado" (1980?). Que tal um do Richard Wyckoff ou do George Taylor?

tenho problemas, isso sim, em suspeitar que quanto mais estudo o market profile mais me parece uma tentativa de "embelezar/modernizar" o método point and figure

tenho problemas, isso sim, em encontrar no site do muito conhecido MoneyShow o nome do teu "professor" (Jim Dalton) e olha que lá estão dezenas de nomes...como Marc Faber, Joe DiNapoli, David Wyss, Jonh Bollinger, Andrew Cardwell, Lawrence MacMillan, Jonh Person, Larry Pesavento, Ralph Acampora, Linda Rashcke, etc

tenho problemas, isso sim, em encontrar no site do teu broker (IB) uma qualquer conferência patrocinada pela IB ou pela CME dada por Jim Dalton - ver https://www.interactivebrokers.com/en/? ... tity%3Dllc

mas não tive problema em encontrar uma entrevista da Linda Rashcke em que ela fala de alguns capítulos do livro de Jim Dalton como tendo interesse nomeadamente o que descreve o price action aquando da abertura do mercado (caramba! alguma parte do livro teria de ser boa...) mas que o market profile é, ao fim e ao cabo, outra forma de mostrar o fenómeno de price action discovery e cada metodologia tem a sua semântica (o velho só pode ser aceite como novo ser for apresentado como novo e para isso "palavras novas" e uma licença ajudam)

se calhar não encontrar muita informação sobre o passado do Jim Dalton para além de publicidade ao "seu peixe" e um ou outro video não tem qualquer importância

se calhar basta escrever um livro, fazer uns videos, construir e vender um curso e ler alguns panegíricos para aceitarmos a coisa

se calhar sou muito exigente e esquisito na escolha da pessoa ou pessoas a quem entregar o meu tempo e dinheiro

se calhar ele é mesmo bom e eu não consigo ver isso

em suma a minha tese é muito simples: para traçar o perfil do mercado basta começar com uma simples análise a um gráfico "limpo" ou seja que apresente preço e tempo, sendo que não interessa a forma como o preço é apresentado: em vela, em barra, em linha, em ticks, em range bars, em volume bars ou simplesmente em forma de girafa ou palhaço

mais do que palavras são precisos actos e exemplos

já o teria feito se não fosse incompetente ao ponto de não saber como colar aqui gráficos

Fantine, tu é um tipo com demasiados problemas, sabes?

Como disse no outro thread, não vou continuar esta nossa "discussão" pois não nos leva a lado nenhum.
Estás simplesmente a fazer pirraça e dizer coisas sem nexo.
O que raio tem a corretora que uso a ver com o MP? Onde foste tu buscar essa ideia? Enfim...

Eu vejo o MP e o VP como uma ferramenta que pode ajudar na leitura do mercado, tu não.
Encantados da vida. Não estou aqui para doutrinar ninguém.
Não recebo nenhumas comissões de nenhuma plataforma grafica, de nenhuma exchange, do Jim Dalton para falar sobre MP. Não tenho o menor interesse em dar cursos sobre o tema pois não me vejo com qualidades para tal.

Ao contrario de ti, eu não tenho pretensões de saber mais que os outros.
Eu invisto continuamente na minha educação como trader pois há gente que sabe muito mais que eu, que vê muito mais além do que eu vejo.
Já sabemos todos que tu consegues ver tudo o que há para ver num simples grafico de barras, again, more power to you.
Eu necessitei de ir para além do simples OHLC. Paguei um curso para ter essa informação e irei continuar a pagar mais cursos se necessário for.

Ao contrario de ti, não tenho qualquer tipo de problema.
Bons negocios,
arnie

por tonirai » 4/3/2014 7:08

Arnie... sinceramente, eu acho que não vale a pena.
Sei que o teu tempo é precioso, a tua atenção ao mercado/charts é constante, e temo que o tempo que vais perder a tentar explicar alguma coisa aqui te vai trazer algumas dores de cabeça e chatices - já dá para perceber pelo "tom" com que contra-argumentam.

A minha humilde opinião:
Gráficos simples - apenas preço, alguns suportes/resistências, e... volumes.
Sempre volumes. Nunca olhar para nada sem volume. Após ter tido contacto com Tom Williams e seu Master the Markets, nada me faz sentido sem volumes.

Mas se negociar tendo em conta os volumes é como passar de uma pistola para uma metralhadora, saber usar o Market Profile devidamente é... sei lá, passar para um lança-rockets.

Eu nunca fiz essa transição. Acho muito complicado, exige ainda mais conhecimento e dedicação, exige ferramentas pagas.
Está mais associado a um trading agressivo, pelo menos ao daytrading... do qual me afasto pouco a pouco cada vez mais (por motivos de saúde).
Mas sempre tive grande conta e admiração por aqueles que demonstram dominar a arte.
Conheço poucos. Mas sei que o Arnie é um deles.

Registado: 19/4/2007 18:26

por Cem pt » 4/3/2014 2:34

É curioso como este artigo não me chamou a atenção se, tal como indica o "pdf" que explica as bases do Market Profile, foi publicado pela Revista "Stocks and Commodities" em 2002.

Na realidade tenho em casa, em Lisboa e distribuídos por vários andares de estantes, todos os exemplares desta revista publicados entre 1999 até 2007, já que era assinante da mesma que me chegava todos os meses dos States.

O artigo está giro mas é talvez um pouco difícil de digerir na parte essencial que fala das pistas sobre a direcção dos preços ou então não consegui captar a verdadeira essência do que podem ou não os "traders" filtrar nessa perspectiva.

Fazendo uma retrospectiva do artigo na parte que respeita aos chamados "trending days" creio que se podem associar a "marubozus" de alta e baixa, mas com uma distribuição do volume não normalizado ou do tipo "skewed" (a seguir voltarei a este tema que para mim será o mais polémico por não ter entendido a importância que se dá a este efeito não normalizado), que são em geral bons indicadores de início de tendências de curto prazo.

Lendo o texto com atenção, fica aqui uma dúvida para o Fernando tentar explicar: a questão é a seguinte, se o volume tiver num determinado dia uma distribuição do tipo "bell shape", ou distribuição normalizada, em que a zona A (primeira meia hora) começa num extremo e a zona L (última meia hora) termina no outro extremo, formando também uma vela "marubozu", já não podemos considerar esta vela como "trending day" só porque o volume se concentrou bastante ao longo do dia na zona da "value area" e se comportou de uma forma correcta ou normalizada?

Em todo o caso dispondo destes gráficos com esta distribuição diária eu acho que poderia provavelmente melhorar um pouco o método "Emocional", que uso actualmente nos mercados em geral, porque na realidade assumo uma divisão de importância intra-diária em cada vela em que a 2ª parte da sessão tem para mim um valor de maior peso de interesse do que a 1ª parte, tal como se cada vela pudesse ser dividida em duas. Para isso utilizo uma fórmula intermédia que me dá a cotação aproximada da sessão a meio da mesma, onde por demonstração cheguei ao valor aproximado de Cotação a meio da sessão = -O/2+H+L-C/2.

No entanto, de acordo com o que pude extrair, se tivermos acesso directo aos dados do Market Trend bastaria no meu caso pessoal obter o primeiro valor da zona G (primeira meia hora da 2ª parte da sessão) para o substituir na cotação a meio da sessão na fórmula que uso para cálculo posterior dos meus indicadores da volatilidade que me fornecem os dados essenciais da informação que necessito para poder mais tarde gerar sinais e de compra e venda.

Esclarecida esta dúvida devo no entanto considerar o conceito como interessante, acho que tem potencial de informação que de uma forma indirecta também eu próprio procurei e que não encontrei em qualquer outro lado, curiosamente talvez o mais próximo dessas conjecturas seria o antigo "ponto figura"! Assumi então nos meus indicadores utilizar uma simplificação aproximada, e que no Market Profile poderia eventualmente obter!

O ideal é que a nova versão do Metastock, versão 13 que ainda não disponho, ou outra posterior que apareça no mercado, possa dispor desta ferramenta de apresentação de preços em sistema de Market Profile, acho que está aqui um bom potencial para melhorar indicadores desenvolvidos previamente na óptica do usuário.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por X-trader » 4/3/2014 2:00

Humm... parece que ao fim de tantos anos de existência deste fórum estamos perto de encontrar o Santo Graal da especulação

se o Ulisses e o Marco estiverem a ler isto, sugiro que convidem o Arnie para a acção de formação que se avizinha e aditem ao programa uma sessão sobre esta temática, pois não é todos os dias que encontramos alguém mesmo muito satisfeito e que diz ter sucesso, é com pessoas vencedoras que todos os que frequentam este fórum querem aprender e de certeza que o dinheiro e a localização não serão problema!

Arnie:

voltando à nossa troca de ideias

agora começo a compreender essa tua fixação pelo market/volume profile: como é algo que pagaste ai dele se não funcionar e se não te levar ao sucesso!

eu não tenho qualquer problema com o volume, apenas sustento que isso é uma muleta seja em que mercado for

por vezes as muletas ajudam, nomeadamente para quem tem alguma incapacidade em ver as coisas de outro modo, daí que compreenda o seu uso

tenho problemas, isso sim, em usar um método, por mais fancy que seja, licenciado ou não, que pode ser mais do mesmo, mais do que abunda por aí com nomes diferentes

repara aliás que tu próprio dizes que é outra maneira de apresentar o OHLC; o o que é o OHLC se não o sobe e desce do preço no tempo? (coincidência ou não, também uso gráficos de 30 m)

tenho problemas, isso sim, com métodos ou indicadores que são apresentados em formas de letras e letrinhas, números e númerozinhos ou através de linhas coloridas que, quando abanados e devidamente sujeitos a escrutínio, mais não são do que outra forma de tentar mostrar o price action (admito contudo que não há mal nenhum em chamar carro de aluguer ao táxi)

para quem ainda continuar com dúvidas faça o favor de ver as figuras 8 e 11 do estudo que Jeab teve a amabilidade de adicionar ao outro thread sobre o market profile: como se pode ver com facilidade este método pegou em barras de preço (assinaladas a rosa) e transformou-as em letras e letrinhas... baralha e dá de novo!!!

mas o que efectivamente mais gostei de ler foram estas passagens:
The auctioning process in the markets is similar to that of any business: supply and demand. Modéstia à parte, eu já tinha dito isto referindo-me à lei que impera nos mercados. Quem tiver dúvidas veja o que eu disse e a resposta do Arnie.

J. Peter Steidlmayer developed Market Profile in the 1980s in conjunction with the Chicago Board of Trade. Então desenvolveu ou inventou? Que confusão de conceitos...

Market Profile is not an indicator in the typical sense. It does not provide buy/sell recommendations but acts more
like a decision-support tool. Mas então que conversa é esta? Os gráficos que tu, Arnie, apresentaste não indicavam ponto de entrada e colocação da stop loss? O que é isto se não recomendações dadas pelo método? Em que é que ficamos? Será mais uma opinião do autor daquele artigo? Em quem acreditar?

Pérolas, pérolas, são os conceitos e palavras usadas naquele estudo como por exemplo range, range extension, buying tail, selling tail, point of control, value area, distribution, trend day, nontrend day, neutral day. O "problema" é que, segundo se sabe se pode facilmente constatar, são tudo conceitos mais velhos do que a Sé de Braga, basta consultar um qualquer livro anterior ao ano em que o método do market profile terá sido "inventado" (1980?). Que tal um do Richard Wyckoff ou do George Taylor?

tenho problemas, isso sim, em suspeitar que quanto mais estudo o market profile mais me parece uma tentativa de "embelezar/modernizar" o método point and figure

tenho problemas, isso sim, em encontrar no site do muito conhecido MoneyShow o nome do teu "professor" (Jim Dalton) e olha que lá estão dezenas de nomes...como Marc Faber, Joe DiNapoli, David Wyss, Jonh Bollinger, Andrew Cardwell, Lawrence MacMillan, Jonh Person, Larry Pesavento, Ralph Acampora, Linda Rashcke, etc

tenho problemas, isso sim, em encontrar no site do teu broker (IB) uma qualquer conferência patrocinada pela IB ou pela CME dada por Jim Dalton - ver https://www.interactivebrokers.com/en/? ... tity%3Dllc

mas não tive problema em encontrar uma entrevista da Linda Rashcke em que ela fala de alguns capítulos do livro de Jim Dalton como tendo interesse nomeadamente o que descreve o price action aquando da abertura do mercado (caramba! alguma parte do livro teria de ser boa...) mas que o market profile é, ao fim e ao cabo, outra forma de mostrar o fenómeno de price action discovery e cada metodologia tem a sua semântica (o velho só pode ser aceite como novo ser for apresentado como novo e para isso "palavras novas" e uma licença ajudam)

se calhar não encontrar muita informação sobre o passado do Jim Dalton para além de publicidade ao "seu peixe" e um ou outro video não tem qualquer importância

se calhar basta escrever um livro, fazer uns videos, construir e vender um curso e ler alguns panegíricos para aceitarmos a coisa

se calhar sou muito exigente e esquisito na escolha da pessoa ou pessoas a quem entregar o meu tempo e dinheiro

se calhar ele é mesmo bom e eu não consigo ver isso

em suma a minha tese é muito simples: para traçar o perfil do mercado basta começar com uma simples análise a um gráfico "limpo" ou seja que apresente preço e tempo, sendo que não interessa a forma como o preço é apresentado: em vela, em barra, em linha, em ticks, em range bars, em volume bars ou simplesmente em forma de girafa ou palhaço

mais do que palavras são precisos actos e exemplos

já o teria feito se não fosse incompetente ao ponto de não saber como colar aqui gráficos

por farracha » 4/3/2014 1:01

Vou seguir este tópico com atenção. Apanhei apenas hoje a thread do jeab e fiquei muito curioso com a temática. Já tinha tido um primeiro contacto nas minhas pesquisas sobre Market Profile e compreendo o seu conceito, mas é pena que as ferramentas comuns que os foristas têm à disposição do seu banco não permitem realizar este tipo de análise tão aprofundada.

Já tinha realizado o download gratuito do Ninja Trader, e dá para fazer o download dos dados dos índices, mas ainda não domino o programa e não consegui colocar o Market Profile. Bem... nem o gráfico de vários dias :P Aquilo tem replay mode! :-k O que pode ser interessante para reviver momentos passados :D

por arnie » 3/3/2014 22:43

jeab Escreveu:Penso que se fica com uma idéia geral do que é o Market profile

Perfeito!

Obrigado jeab
Bons negocios,
arnie

por Bart Simpson » 3/3/2014 22:33

Penso que se fica com uma idéia geral do que é o Market profile

Market/Volume Profile

por arnie » 3/3/2014 21:58

Este thread será uma extensão do que tem sido discutido a partir daqui
viewtopic.php?f=3&t=83188&start=25#p1098855

Penso que não faz sentido estar a falar de um assunto fora do tema que o jeab iniciou.

Vou tentar, dentro do possivel ir falando desta ferramenta.
Bons negocios,
arnie

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], icemetal, Manchini888, Nuno V, OCTAMA, Olhar Leonino, Opcard33, PAULOJOAO, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006 e 239 visitantes