Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por centropoly » 26/2/2014 2:16

camaleo Escreveu:
Quando a noticia saí... já não é noticia... e nós somos sempre os últimos a saber... :-k

Concordo plenamente,
porque é que acham que subiu hoje? (nomeadamente da parte da tarde até ao fecho), pois é... os resultados afinal parece que agradaram e bem :wink:

Numa altura destas, não entendo é muitos dos comentários negativos e pessimistas que aqui se vêm à JMT, vejo cada comentário mais exagerado e desajustado à realidade da empresa que mais parece que vocês andam há dois dias nisto e não vêm ou não querem ver um boi disto.

Não olhem cegamente para a AT... a importância da AT é relativa e serve de mera orientação e pode virar a qualquer momento, na VERDADE o que realmente interessa seja em que empresa for é o fundamental.

Agora vejam, o movimento de queda que se tem verificado desde Maio do ano passado acaba por ser até normal, pois para além de ter que haver as normais correcções, levantaram-se também em 2013 algumas duvidas acerca de um eventual fraco desempenho futuro da JMT no nomeadamente na Colômbia. Ora, estes resultados, vieram dizer o contrário e de certa forma foram uma bofetada de luva branca a certos especuladores mais negativos.

Agora eu pergunto, vocês acham que uma empresa forte e sólida que é, e com o fundamental da JMT, tem muito mais espaço para descer? Acho que não, provavelmente desceu até demais.

Aliado a um cenário "geral" de recuperação económica,
A JMT seja em Portugal, na Polónia ou na Colômbia, apresentou bons resultados.
A JMT anunciou mais investimento para 2014.
A JMT é das empresas que melhor dividendo dá.
Não será por acaso que a JMT tem target's acima dos 15€ com recomendação de compra mesmo por quem ultimamente tem baixado o target.

Já agora dando uma olhada na AT (que tem sempre a sua importância), até há uns dias atrás o conjunto de indicadores davam o resultado de "forte venda" em todos os espaços temporais, neste momento, os espaços temporais desde 1minuto a 1hora passaram para "forte compra", o espaço temporal de 5horas já passou para "compra", e o diário e o mensal evoluíram para "venda" porque será? Mais, dêem também uma olhada nas velas do gráfico mensal e vejam e vela desde mês que está pestes a acabar, é interessante :wink:

Ainda acham que os vossos comentários mais negativos fazem sentido? Sinceramente...
----»BOLSA DE EMPRÉSTIMOS«----
Bons Negócios

Registado: 14/1/2014 12:45

por camaleo » 26/2/2014 0:25

Pessoal....

eu estava curto na JMT... saí hoje... por uma razão simples....

ninguém sabe como vão reagir os mercados... à loucura das noticias dos resultados.... :shame:

Como acham que é possível negociar a notícia... :oh:
Cuidado... =;

Quando a noticia saí... já não é noticia... e nós somos sempre os últimos a saber... :-k

Por mim nunca haveriam.... publicações de resultados.... dividendos... etc... Só atrapalham.... :wink:

Registado: 25/3/2010 21:12

por jose_pedro__ » 25/2/2014 23:36

IzNouGuud Escreveu:Segundo a GoBulling o resultado liquido foi 382M, abaixo do esperado que era 386M.

Os resultados até podem ser muito bons (ou maus), mas se não suplantarem o esperado, já estão descontados, por isso não é evidente que haja uma grande subida.

Pronto, aqui está como eu pensei.Não interessa mais nada.Pelo que estou a ver, amanhá vai ser quedas e das grossas.
Até parece um ataque à JM.
Não interessa se os resultados são bons ou não.É sempre o que era esperado...

Registado: 30/10/2013 0:36

por tncm » 25/2/2014 23:18

Ruffus Escreveu:
tncm Escreveu:Já meti uma ordem de compra ao melhor para amanhã.

vais assim a confiança baseado numa noticia?

a JM está com sinais tecnicos, claros, de descida... e entras assim à campeão, baseado numa noticia?

Calma calma, estava a ser irónico... não tenho nenhuma ordem metida, sigo aqueles que nunca transacionam na 1ª hora de negociação!
Peço desculpas pela confusão, devia ter metido um smile qualquer,,, :wall:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por IzNouGuud » 25/2/2014 23:08

Segundo a GoBulling o resultado liquido foi 382M, abaixo do esperado que era 386M.

Os resultados até podem ser muito bons (ou maus), mas se não suplantarem o esperado, já estão descontados, por isso não é evidente que haja uma grande subida.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por sadark99 » 25/2/2014 22:47

Raposo Tavares Escreveu:Acabei de refazer a minha carteira hoje. Mesmo assim equaciono reduzir uma posição para entrar na JM. Equaciono.

Ruffus, em termos técnicos não é tão evidente aquilo que dizes. Há um suporte na JM na proximidade dos 12,55/12,85, por aí. A JM não o furou e tem-lhe ressaltado com valentia. Depois, estando próxima da bB de baixo, a velinha que desenhou hoje foi muito jeitosa. O RSI (56) também não assusta ninguém.

Depois uns resultados como aqueles que o JM apresentou não são uma notícia. São 'a notícia'.

Não quero fazer juízos de valor sobre AT e AF. Já disse que não sou um AT, nem sequer sou um analista. Parece-me que algum ecletismo nas fontes e bases das nossas (vou dizer o palavrão) análises não fazem mal a ninguém.

Um abraço,
Raposo Tavares.

Para além dos Funkdamentals Brutais, dYeld +- 2,3% a pagar em breve, resitências bem activas: 12,82 E 12,55, cruzou no inicio do mês a média das 200 semanas,...
Pedia aos sábios deste fórum se por acaso se formou nos últimos dias uma "cup & handle" pequenina no diário??
Thanx In Advance

Registado: 16/12/2009 21:13

por :>Lafs » 25/2/2014 22:36

Por vezes é preciso ter calma e apreciar de fora...... :-s

Pois na bolsa estar fora também é ganhar dinheiro.

Vou ficar de olho nesta menina para ver como se comporta, até porque se for para subir se não apanhar o comboio no inicio ainda certamente irei a tempo de o apanhar no próximo apeadeiro..... :mrgreen:

Registado: 16/12/2013 23:39
Localização: Algures no Pacifico Sul à deriva em cima de um bote

por all_in » 25/2/2014 22:26

Stresszero Escreveu:Como sempre quando a JM apresenta resultados abre a descer para aí uns 6%.
Amanhã será bem capaz de ser um bom dia para entrar na JM ma só lá para as 10h. :mrgreen:
Previsão melhor que esta não há. :lol:

Bons negócios!

desta vez poderá ser diferente.

a estimativa era de um aumento do lucro de 3,3% .... agora sabe-se que é de 6%.... ou seja... acima das estimativas. Por isso não é certo que abra a descer.

Registado: 15/1/2014 16:11

por RaposoTavares » 25/2/2014 22:17

Acabei de refazer a minha carteira hoje. Mesmo assim equaciono reduzir uma posição para entrar na JM. Equaciono.

Ruffus, em termos técnicos não é tão evidente aquilo que dizes. Há um suporte na JM na proximidade dos 12,55/12,85, por aí. A JM não o furou e tem-lhe ressaltado com valentia. Depois, estando próxima da bB de baixo, a velinha que desenhou hoje foi muito jeitosa. O RSI (56) também não assusta ninguém.

Depois uns resultados como aqueles que o JM apresentou não são uma notícia. São 'a notícia'.

Não quero fazer juízos de valor sobre AT e AF. Já disse que não sou um AT, nem sequer sou um analista. Parece-me que algum ecletismo nas fontes e bases das nossas (vou dizer o palavrão) análises não fazem mal a ninguém.

Um abraço,
Raposo Tavares.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por STRESSZERO » 25/2/2014 22:16

Como sempre quando a JM apresenta resultados abre a descer para aí uns 6%.
Amanhã será bem capaz de ser um bom dia para entrar na JM ma só lá para as 10h. :mrgreen:
Previsão melhor que esta não há. :lol:

Bons negócios!

Registado: 16/9/2011 9:25

por j0a0 » 25/2/2014 22:10

Talvez passar ai os 13,50 e entre.
Mas os 14 era "mais seguro"
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por j0a0 » 25/2/2014 22:06

Nem mais nem menos, Ruffus.

Acabei de olhar para AT, e não me dá confiança...
Vou acompanhar estas sessões e logo se vê.
Anexos
Sem Título.png
Sem Título.png (22.82 KiB) Visualizado 6437 vezes
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por SERRA LAPA » 25/2/2014 22:05

É complicado entrar num titulo que não fez uma correcção, mas está claramente bear, em contraciclo
Tem potencial é verdade, mas o movimento descente tem sido impressionante.
Gostava de entrar, mas estou bastante indeciso. Reconheço o potencial da empresa, mas a tendência é contrária.

Registado: 17/3/2008 4:57

por Ruffus86 » 25/2/2014 22:01

vais assim a confiança baseado numa noticia?

a JM está com sinais tecnicos, claros, de descida... e entras assim à campeão, baseado numa noticia?

Registado: 31/10/2013 13:54

por ParaCima » 25/2/2014 21:53

eu não estou muito curioso com o que vai acontecer amanhã, e muito menos de manhã... não se esqueçam do que aconteceu com o bes,bcp... semapa. o bes e o bcp começaram o dia a cair brutalmente... depois foi o que se viu(enganei-me no bes:S), a semapa andou ali uns dias que nem para a frente nem para trás e de repente teve uma subida brutal...

a minha estrategia vai ser esperar uma semana, se nada acontecer até lá mantenho. se baixar vendo e se subir mantenho... claro que se subi-se até aos 17, que obviamente não vai acontecer numa semana, vendia.
Editado pela última vez por Visitante em 25/2/2014 22:08, num total de 1 vez.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.

Registado: 12/3/2009 3:42

por AC2719 » 25/2/2014 21:37

Citando o Raposo Tavares noutro tópico por causa disto http://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/ ... icias.html:
"A apresentação dos resultados da Jerónimo Martins prevista para amanhã à tarde enche-me de curiosidade. Atipicamente, no PSI, a JM está em bear market.
O que sucederá amanhã se os resultados da JM forem bons?
O mercado dará importância a essa notícia?

E se forem maus?
Neste caso o mercado acentuará a tendência de queda?

Um abraço,
Raposo Tavares"

Também estou curioso em saber como é que o mercado, num título em bear, vai digerir estes resultados.
Estou curioso e longo (mas não foi por heroísmo, foi por estupidez, nem determinado momento, e por não ter encontrado um valor razoável, com perda, para me ter livrado delas)

Registado: 10/5/2012 0:00

por ParaCima » 25/2/2014 21:14

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... istas.html

entrega metade dos dividendos aos accionistas???? fdx não quero esta acção... já não bastava o estado "barbear" 28% ainda a empresa começa logo por roubar 50%... que jornaleiros.

comprei hoje, vamos ver o que acontece amanhã. ando a safar-me com a historia dos resultados. espero nao ser diferente

os resultados estao fantasticos...

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

o que interessa

por tncm » 25/2/2014 20:38

Já meti uma ordem de compra ao melhor para amanhã.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por RaposoTavares » 25/2/2014 20:27

Muito bom este resultado. Fantástico. A JM vai inverter a sua tendência de queda em bolsa brevemente.

Parabéns aos heróicos acionistas. Foi preciso coragem e teimosia para manter estes papéis.
Próximo sector a cavalgar o BULL: o glorioso retalho!
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por epinay » 25/2/2014 20:16

 Vendas consolidadas aumentaram 10,7%, para 11,8 mil milhões de euros
 Vendas LFL cresceram 4,2% na Biedronka e 3,6% no Pingo Doce
 EBITDA do Grupo cresceu 5,1% para 777 milhões de euros
 Resultado Líquido atribuível a Jerónimo Martins atingiu 382 milhões de euros, um crescimento de 6%
relativamente ao ano anterior. Excluindo os novos negócios, o Resultado Líquido cresceu 13%
 Os negócios estabelecidos geraram um forte cash flow que atingiu 272 milhões de euros
 O Conselho de Administração vai propor um dividendo bruto de 0,305 euros, um aumento de 3,4%
relativamente ao ano anterior, mantendo o payout ratio

Registado: 15/2/2012 12:50

por epinay » 25/2/2014 20:13

Registado: 15/2/2012 12:50

por ParaCima » 25/2/2014 19:40

onde estao os resultados...

o que interessa

por Momenta » 25/2/2014 18:19

Momenta Escreveu:Considerando quer o harami, quer o martelo que se seguiu, se a cotação baixar dos €12,80 temos convite aos ursos.
Parece que quer testar esse valor, com os resultados mesmo à porta.

Não faço ideia o que acontecerá amanhã, mas gostei da vela de hoje e do facto de ter visitado os €12,78 e ressaltar.
Está tudo em aberto, embora me mantenha bearish enquanto não quebrare alta, com consistência, a zona dos €13,40/€13,50.

Registado: 6/10/2011 13:34

por Badjuras » 25/2/2014 15:33

josepedro1974 Escreveu:Sobre a JM só gostava de dizer uma coisa.

Há mais de 1 ano que se houve, quebra de margens por causa da tesco.Ora, este é o argumento mais absurdo que já ouvi, e que pode existir.Todas as empresas têm concorrência.Eu não acredito que a luta seja tão feroz, que as margens sejam zero, ou próximo.
O importante é ver o volume de vendas, crescimento.O resto é apenas para atirar para baixo este titulo.
Por isso acho estes argumentos muito duvidosos.
Daqui a pouco começa-se a dizer por a JM estar na Polonia, é mau, e mais valia estar....em Portugal apenas....

José Pedro,

Do que nos serviria o crescimento no Volume de Negócios se este não originasse lucro? Não seria isso destruir valor?

Não acredita que no negócio de retalho, principalmente no alimentar, a margem é algo fundamental? O compromisso da Biedronka é apresentar os preços mais baixos do mercado, logo se existe concorrência é obrigada a reagir.

Registado: 15/1/2014 16:45

por Badjuras » 25/2/2014 15:31

josepedro1974 Escreveu:Sobre a JM só gostava de dizer uma coisa.

Há mais de 1 ano que se houve, quebra de margens por causa da tesco.Ora, este é o argumento mais absurdo que já ouvi, e que pode existir.Todas as empresas têm concorrência.Eu não acredito que a luta seja tão feroz, que as margens sejam zero, ou próximo.
O importante é ver o volume de vendas, crescimento.O resto é apenas para atirar para baixo este titulo.
Por isso acho estes argumentos muito duvidosos.
Daqui a pouco começa-se a dizer por a JM estar na Polonia, é mau, e mais valia estar....em Portugal apenas....

José Pedro,

Do que nos serviria o crescimento no Volume de Negócios se este não originasse lucro? Não seria isso destruir valor?

Não acredita que no negócio de retalho, principalmente no alimentar, a margem é algo fundamental? O compromisso da Biedronka é apresentar os preços mais baixos do mercado, logo se existe concorrência é obrigada a reagir.

Registado: 15/1/2014 16:45

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cmsbarros, icemetal, iniciado1, mjcsreis, PAULOJOAO, sergio.silva.vedor1976 e 157 visitantes