Como traçar LTA, LTD, Suportes e Resistências
19 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Como traçar LTA, LTD, Suportes e Resistências
Não sou um analista técnico, nem sequer sou um analista. A mim, os riscos saiem-me mais coerentes se utilizar suportes gráficos em escala logaritmica. Especialmente se estiver a riscar em horizontes temporais superiores a seis meses.
Quanto às âncoras para os riscos adorei isto
Senti-me logo muito mais capacitado! É que a mim acontece-me o mesmo: sujeito o tipo de representação gráfica à coerência (que é como quem diz...) dos riscos que quero traçar. Às vezes os alarves saem bem em gráficos de linhas, outras vezes em velas, outras vezes 'nascem' evidentes dos próprios gráficos e, muitas vezes, saem tão bem que não funcionam na realidade. Certamente por culpa da própria realidade...
Um abraço,
Raposo Tavares
Quanto às âncoras para os riscos adorei isto
Ulisses Pereira Escreveu:Voltando à questão inicial, ela divide analistas técnicos. pessoalmente, não creio haver uma resposta certa. Ou objectiva. Por vezes, traço pelo fecho, outras vezes, pelos extremos das velas. Em algumas linhas, faço-o até das duas formas. Tento que a linha me pareça consistente. Acredito que, em cada "chartista" há um Picasso, com sensibilidade para os gráficos e, por isso, também há uns melhores que outros.
Um abraço,
Ulisses
Senti-me logo muito mais capacitado! É que a mim acontece-me o mesmo: sujeito o tipo de representação gráfica à coerência (que é como quem diz...) dos riscos que quero traçar. Às vezes os alarves saem bem em gráficos de linhas, outras vezes em velas, outras vezes 'nascem' evidentes dos próprios gráficos e, muitas vezes, saem tão bem que não funcionam na realidade. Certamente por culpa da própria realidade...
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
O critério que uso é contar a abertura/fecho numa linha como 1 toque e um máx/min como meio toque.
Uma linha tem de ter pelo menos 3 toques, quantos mais tiver mais "força" tem.
Uma linha tem de ter pelo menos 3 toques, quantos mais tiver mais "força" tem.
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez
Não percebo nada disto, mas deixo o meu bitatite:
- médio e longo prazo, uso sobretudo o valor de fecho (embora por vezes abra exceções)
- para intraday, utilizo os minimos/máximos do periodo em análise.
PS: A parte Zen deixo para o gato
- médio e longo prazo, uso sobretudo o valor de fecho (embora por vezes abra exceções)
- para intraday, utilizo os minimos/máximos do periodo em análise.
PS: A parte Zen deixo para o gato
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
Puregene Escreveu:Boa tarde
Sempre me surgiu esta dúvida.. as linhas de análise técnica devem ser traçadas, num gráfico de velas, no mínimo ou máximo intraday, ou no valor de fecho? obrigado pela atenção.
cumps.
Pessoalmente só dou importância aos valores de fecho!
São esses valores que melhor espelham o mercado em cada período (diário e semanal). Digamos que são os mais racionais pois apresentarem menos ruido; grande parte da especulação daytrade, notícias, rumores, etc, estão melhor descontados, pelo que é pelos valores de fecho que tento traçar LTA, LTD, resistências e suportes.
Mas se todos pensassem da mesma forma não havia mercado.
Que nunca por vencidos se conheçam!
Sempre me surgiu esta dúvida.. as linhas de análise técnica devem ser traçadas, num gráfico de velas, no mínimo ou máximo intraday, ou no valor de fecho? obrigado pela atenção.
cumps.
As linhas de análise técnica, devem ser traçadas conforme o TimeFrame que está a analisar. Por ex. se quer traçar uma LTA - Linha de Tendencia Ascendente num gráfico diário de um activo, essa linha apanha todos os Lows que o preço fez no seu percurso, sendo os highs lows que demarcam essa LTA. Por isso deve ser mesmo o mínimo que o preço fez nesse retracement, nem que tenha só deixado uma sombra na vela.
Pode tirar aqui dúvidas http://www.investopedia.com/terms/a/
por ex. sobre suportes e resistências http://www.investopedia.com/terms/r/resistance.asp
- Registado: 29/11/2007 4:09
Agradeço a resposta.
Não queria que a minha pergunta tivesse despoletado uma pseudo-discussão sobre o que devo ou não fazer em relação à análise do mercado e aos investimentos que possa fazer no mesmo.
A análise técnica para mim tem muito mais base TÉCNICA do que propriamente notícias e contra-notícias que são lidas conforme o humor dos investidores e não conforme os sinais que o mercado nos dá...
Há muitos anos que sigo o mercado e concluí por experiência própria que as LTD, LTA, resistências e suportes são uma base muito sólida, não para adivinhar topos ou fundos, mas para entrar ou sair do mercado na altura mais pragmática, chamemos-lhe assim.
Quero deixar aqui uma palavra de apreço ao Sr. Ulisses Pereira, cujas análises sigo há quase tanto tempo como sigo o mercado e que me fizeram uma pessoa muito mais experiente e conhecedora de como o mercado de capitais, em especial das acções, funciona. Bem-haja e muito obrigado.
Não queria que a minha pergunta tivesse despoletado uma pseudo-discussão sobre o que devo ou não fazer em relação à análise do mercado e aos investimentos que possa fazer no mesmo.
A análise técnica para mim tem muito mais base TÉCNICA do que propriamente notícias e contra-notícias que são lidas conforme o humor dos investidores e não conforme os sinais que o mercado nos dá...
Há muitos anos que sigo o mercado e concluí por experiência própria que as LTD, LTA, resistências e suportes são uma base muito sólida, não para adivinhar topos ou fundos, mas para entrar ou sair do mercado na altura mais pragmática, chamemos-lhe assim.
Quero deixar aqui uma palavra de apreço ao Sr. Ulisses Pereira, cujas análises sigo há quase tanto tempo como sigo o mercado e que me fizeram uma pessoa muito mais experiente e conhecedora de como o mercado de capitais, em especial das acções, funciona. Bem-haja e muito obrigado.
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."
Voltando à questão inicial, ela divide analistas técnicos. pessoalmente, não creio haver uma resposta certa. Ou objectiva. Por vezes, traço pelo fecho, outras vezes, pelos extremos das velas. Em algumas linhas, faço-o até das duas formas. Tento que a linha me pareça consistente. Acredito que, em cada "chartista" há um Picasso, com sensibilidade para os gráficos e, por isso, também há uns melhores que outros.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Meus queridos isto parece um forum Ax Gt. Tenham calma,metam e tirem algum sumo que é o que nos interessa.
Abraço a todos
Abraço a todos
- Registado: 8/2/2014 1:45
AmigosdaBolsa Escreveu:Eurouro Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, se não tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado. Se o método dele é com base nas LT`s (o meu também depende muito disso) e se quer saber como se traçam, por que vens para aqui dizer que isso não interessa nada? Deixa as pessoas responderem à dúvida muito pertinente aqui colocada.
Ulisses,
eu uma base não tenho, porque aprendi a aceitar que não sei o que vai acontecer a seguir para sobreviver a negociar. Mas tenho um método simples que se apoia na volatidade do activo em questão. E conforme essa volatidade histórica, assim meçoo o risco.
Mas, se dizes que se uma pessoa tiver uma base ou metodo para negociar está derrotado à partida? Depois dizes que também tens um metodo! Em que ficamos? Consideras-te um derrotado como trader? (desculpa a pergunta, mas é para ver se entendo).
Ou, de outra forma: São os mercados que vão variando o seu comportamento de estável a caótico que fazem as pessoas perder dinheiro deixando o metódo de ser fiável, ou são as mentes das pessoas que deturpam o mesmo metódo, hesitanto, questionando, tendo medo, não aceitando o risco, etc a longo prazo?
Sei que não é comigo, mas só um reparo.
O Ulisses diz o contrário do que dizes. Ele diz "se NÃO tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado." E não o que tu dizes "se dizes que se uma pessoa tiver uma base ou metodo para negociar está derrotado à partida?"
Isto de não se ler com cuidado desvirtua qualquer discussão.
E devido a estas coisas os mais novos até têm receio de perguntar seja lá o que for.
Eurouro Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, se não tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado. Se o método dele é com base nas LT`s (o meu também depende muito disso) e se quer saber como se traçam, por que vens para aqui dizer que isso não interessa nada? Deixa as pessoas responderem à dúvida muito pertinente aqui colocada.
Mas, se dizes que se uma pessoa tiver uma base ou metodo para negociar está derrotado à partida? Depois dizes que também tens um metodo! Em que ficamos? Consideras-te um derrotado como trader? (desculpa a pergunta, mas é para ver se entendo).
volto a por o que o ULISSES disse:
]
Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, se não tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado. Se o método dele é com base nas LT`s (o meu também depende muito disso) e se quer saber como se traçam, por que vens para aqui dizer que isso não interessa nada? Deixa as pessoas responderem à dúvida muito pertinente aqui colocada.

EUROURO andas a tomar o mesmo que o treinador do porto que até te trocas todo...

- Registado: 15/1/2014 16:11
Eurouro Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, se não tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado. Se o método dele é com base nas LT`s (o meu também depende muito disso) e se quer saber como se traçam, por que vens para aqui dizer que isso não interessa nada? Deixa as pessoas responderem à dúvida muito pertinente aqui colocada.
Ulisses,
eu uma base não tenho, porque aprendi a aceitar que não sei o que vai acontecer a seguir para sobreviver a negociar. Mas tenho um método simples que se apoia na volatidade do activo em questão. E conforme essa volatidade histórica, assim meçoo o risco.
Ou, de outra forma: São os mercados que vão variando o seu comportamento de estável a caótico que fazem as pessoas perder dinheiro deixando o metódo de ser fiável, ou são as mentes das pessoas que deturpam o mesmo metódo, hesitanto, questionando, tendo medo, não aceitando o risco, etc a longo prazo?
Sei que não é comigo, mas só um reparo.
O Ulisses diz o contrário do que dizes. Ele diz "se NÃO tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado." E não o que tu dizes "se dizes que se uma pessoa tiver uma base ou metodo para negociar está derrotado à partida?"
Isto de não se ler com cuidado desvirtua qualquer discussão.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Eu tambem acho que isso de definir AT é uma treta . Tou com o Eurouro .
Ulisses ...decepcionas-me com o teu raciocio simplista . Tens de ser mais aberto ao que realmente , nos faz ganhar dinheiro .
Puregene :
Tens é de é de te ouvir a ti proprio . A maior parte dos Traders de sucesso são gajos que negoceiam em quartos escuros , para não terem interferencias externas para os distrairem . Quando a mulher entra é logo " SUA VACA !! POR CAUSA DE TI É QUE EU TOU POBRE! VÁI-TE JÁ DAQUI ANTES QUE TE PARTA A TROMBA DENCONTRA OS AZULEJOS DO TECTO! " . Reforça a tua ideia com o arremeço do gato , que tambem não faz falta no TradingFloor e que testará a rapidez de reacção da pessoa estranha ao espaço de trabalho . Depois é olhares para dentro de ti ( ATENÇÃO !...não deves cortar-te com uma faca para tal. Olhar para dentro é...é Zen ! ,pá ...tás a ver o Ghandi ? Agora imagina-o com um laptop no colo e a comprar Glintt, Apple e Coca-cola ...é aí, que te deves posicionar.) . Vái comprar umas coca-colas e vái para o quarto e fecha as persianas .
Caga na familia. Só dão é chatices e não percebem de Bolsa . Que se lixem os amigos . Só querem é futebol. Despede-te . Emprego atrapalha o teu trading . Se ficares doente , não faz mal . De certeza que estás a negociar bem. Fonix...é só Sumo !!
...tás a ficar feliz , né ??
Manda o "Mercado" às urtigas .
Nem sequer é uma pessoa !! Quem é ...hehehe..."o mercado"?? ...ninguem . Tens é de olhar pa dentro...pa deeeeeeeentro! Porque o resto é ruido .
De dentro de ti , mais cedo ou mais tarde, no teu quarto escuro , virá aquilo que tu esperas ( não esse barulho... esse é da coca-cola que tens estado a beber ). Qual inspiração Divina , baseada em afinadas condições de entrada e saida que nada tem a ver com o ..."mercado"
, vais encontrar dentro de ti o valor de entrada e de saida ( sem querer influenciar-te, será algo do tipo " tenho comprar isto !! vái subir de certeza !! " e depois , " FO**-** !! ...QUANDO É QUE ISTO PÁRA DE CAIR ???...espera lá que já te lixo que váis já c`os porcos..." ) .
Assim, sendo que se amolem as LTA E LTD, que parecem nomes de Partidos e já sabes que os gajos da politica só fazem é fecundar a gente .
Zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeen !! Ohmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
...o mesmo é dizer : investe....mete o dinheiro à parva numa acção , faz aquilo que o teu coração te manda .
SE , por milagra te entrar algum dinheiro na conta , aceita-o . SE nãaaaaaaaaaaaaao... bom... deixa o resto para a mente. Ela que esteja preparada, quando vier o AVC .
Ulisses ...decepcionas-me com o teu raciocio simplista . Tens de ser mais aberto ao que realmente , nos faz ganhar dinheiro .
Puregene :
Penso que tu não tens estar dependente das condições externas para entrares e saires dum trade e ter sucesso.
Tens é de é de te ouvir a ti proprio . A maior parte dos Traders de sucesso são gajos que negoceiam em quartos escuros , para não terem interferencias externas para os distrairem . Quando a mulher entra é logo " SUA VACA !! POR CAUSA DE TI É QUE EU TOU POBRE! VÁI-TE JÁ DAQUI ANTES QUE TE PARTA A TROMBA DENCONTRA OS AZULEJOS DO TECTO! " . Reforça a tua ideia com o arremeço do gato , que tambem não faz falta no TradingFloor e que testará a rapidez de reacção da pessoa estranha ao espaço de trabalho . Depois é olhares para dentro de ti ( ATENÇÃO !...não deves cortar-te com uma faca para tal. Olhar para dentro é...é Zen ! ,pá ...tás a ver o Ghandi ? Agora imagina-o com um laptop no colo e a comprar Glintt, Apple e Coca-cola ...é aí, que te deves posicionar.) . Vái comprar umas coca-colas e vái para o quarto e fecha as persianas .
Se dependeres das condições externas (familia, amigos, bens materiais, emprego, saúde etc etc) para ser feliz então não estás escravo de ti mesmo, ou não te conheces a 100%.
Caga na familia. Só dão é chatices e não percebem de Bolsa . Que se lixem os amigos . Só querem é futebol. Despede-te . Emprego atrapalha o teu trading . Se ficares doente , não faz mal . De certeza que estás a negociar bem. Fonix...é só Sumo !!
...tás a ficar feliz , né ??
Do mesmo modo, não devemos estar dependentes daquilo que o mercado faz. Mas isso só algumas pessoas entendem na prática e dão a volta por cima.
Manda o "Mercado" às urtigas .
Nem sequer é uma pessoa !! Quem é ...hehehe..."o mercado"?? ...ninguem . Tens é de olhar pa dentro...pa deeeeeeeentro! Porque o resto é ruido .
Deves é optar por definires as condições de entrada e saída sem esperar nada (tudo) do mercado, por isso traçar LTA, LTD resistenc e suport não vale a pena porque se todos vissemos o mesmo do mercado todos seriam vencedores. O que não é o caso!
De dentro de ti , mais cedo ou mais tarde, no teu quarto escuro , virá aquilo que tu esperas ( não esse barulho... esse é da coca-cola que tens estado a beber ). Qual inspiração Divina , baseada em afinadas condições de entrada e saida que nada tem a ver com o ..."mercado"

Assim, sendo que se amolem as LTA E LTD, que parecem nomes de Partidos e já sabes que os gajos da politica só fazem é fecundar a gente .
Além disso, a mente humana dá sempre mais importância à AT em si mesma,
Zeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeen !! Ohmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm...
do que treinar a mente para aceitar todo o dinheiro disponivel e ser totalmente merecedor do mesmo, se um dia o dinheiro entrar de facto na conta.
...o mesmo é dizer : investe....mete o dinheiro à parva numa acção , faz aquilo que o teu coração te manda .
SE , por milagra te entrar algum dinheiro na conta , aceita-o . SE nãaaaaaaaaaaaaao... bom... deixa o resto para a mente. Ela que esteja preparada, quando vier o AVC .
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles
http://theflyingmechanic.blogspot.com/
Eurouro, a pergunta é: Como traçar linhas. Não é se é um bom ou mau método. Por isso, peço-.te que deixes que as pessoas respondam ao tópico em causa e não o transformes numa coisa que não é, senão teremos que apagar o que escreves.
Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, se não tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado. Se o método dele é com base nas LT`s (o meu também depende muito disso) e se quer saber como se traçam, por que vens para aqui dizer que isso não interessa nada? Deixa as pessoas responderem à dúvida muito pertinente aqui colocada.
Ulisses,
Eurouro, se não tiveres uma base e um método para negociares estás derrotado no mercado. Se o método dele é com base nas LT`s (o meu também depende muito disso) e se quer saber como se traçam, por que vens para aqui dizer que isso não interessa nada? Deixa as pessoas responderem à dúvida muito pertinente aqui colocada.
cumps.
Penso que tu não tens estar dependente das condições externas para entrares e saires dum trade e ter sucesso.
Se dependeres das condições externas (familia, amigos, bens materiais, emprego, saúde etc etc) para ser feliz então não estás escravo de ti mesmo, ou não te conheces a 100%.
Do mesmo modo, não devemos estar dependentes daquilo que o mercado faz. Mas isso só algumas pessoas entendem na prática e dão a volta por cima.
Deves é optar por definires as condições de entrada e saída sem esperar nada (tudo) do mercado, por isso traçar LTA, LTD resistenc e suport não vale a pena porque se todos vissemos o mesmo do mercado todos seriam vencedores. O que não é o caso!
Além disso, a mente humana dá sempre mais importância à AT em si mesma, do que treinar a mente para aceitar todo o dinheiro disponivel e ser totalmente merecedor do mesmo, se um dia o dinheiro entrar de facto na conta.
cumps.
para mim, depende
http://teste.caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82480&p=1057891
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=59339
Como traçar LTA, LTD, Suportes e Resistências
Boa tarde
cumps.
cumps.
"I buy expensive suits. They just look cheap on me."
19 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], jprgodinho, PAULOJOAO, Phil2014, Sinedrio e 40 visitantes