Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 19/2/2014 19:50

M41 Escreveu:O BCP paga ao estado 8%, logo consegues entender a desalavancagem financeira efectuada pelos bancos.

Mas os CoCos são capital e não têm nada a haver com a liquidez gerada por esta emissão .....

Registado: 5/12/2005 21:28

por trend=friend » 19/2/2014 19:34

E a procura ultrapassou em 450% a oferta... Se fosse exequível era fazer outra já amanhã :wink:
Mas grão a grão lá se irão os cocos mais o prémio agiota para o Estado. Excelentes notícias para o banco, mas também para o país, é o regresso da normalidade...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood

Registado: 27/8/2013 19:39

por M42 » 19/2/2014 19:20

O BCP paga ao estado 8%, logo consegues entender a desalavancagem financeira efectuada pelos bancos.

Registado: 10/1/2008 21:46

por PC05 » 19/2/2014 19:18

M41 Escreveu:Sinceramente eu não vejo o que pode ser mau. Todos nós sabemos que os bancos, e não só, nesta altura, e em muitas :), necessitam de se financiarem. Relembro apenas que para além da conseguir juros muito mais baixos para pagar os cocos, o BCP conseguiu uma taxa de 3,375%. Julgo que o BES em Janeiro pagou 4% pelo mesmo prazo.

"juros muito mais baixos para pagar os cocos"
podes explicar melhor?

por M42 » 19/2/2014 19:04

Sinceramente eu não vejo o que pode ser mau. Todos nós sabemos que os bancos, e não só, nesta altura, e em muitas :), necessitam de se financiarem. Relembro apenas que para além da conseguir juros muito mais baixos para pagar os cocos, o BCP conseguiu uma taxa de 3,375%. Julgo que o BES em Janeiro pagou 4% pelo mesmo prazo.

Registado: 10/1/2008 21:46

por don_spiritone » 19/2/2014 18:59

Como já dito anteriormente neste tópico:

Pode ser mau porque é uma emissão de dívida.

Pode ser bom porque foi o voltar aos mercados e a taxa foi melhor que a do BES há uns meses.

Pode ser bom porque permite pagar CoCo's ao estado e ficar a dever o mesmo montante a uma taxa bem menor.

E por aí adiante.....

Registado: 6/8/2013 10:15

por cocanegra » 19/2/2014 18:53

Boa noite.
Ontem e sundo os analistas o BCP desceu 1,7% porque ia emitir dívida sem a ajuda do Estado.
Hoje o BCP colocou dívida à taxa de 3,47%.
Pergunto aos meus amigos foristas: Esta emissão é boa ou má para a ação? A taxa paga é interessante ou não?

Registado: 2/8/2013 17:23

por mpfreitas » 19/2/2014 18:49

Mas esta , deste Tasquim , diga-se macquaire, roça o "Embuste Absurdo".

Claro , saiu-lhe o tiro pela culatra :wall: :shame:

Registado: 18/5/2007 22:03

por ninja1200 » 19/2/2014 17:55

Jose Ernesto do Carmo Escreveu:E como explicam a recomendação da casa de investimento para vender bcp?
Terá explicação?

Essas recomendações teriam o mesmo significado se tu ou eu decidíssemos fazer também recomendações, por muito que os métodos de recolha de informação sejam diferentes ;)
Para mim valem quase zero. Não me refiro ao BCP, mas no geral.

Registado: 29/11/2007 11:03

por tncm » 19/2/2014 17:43

estava mais confiante se hoje a ação tivesse feito um hammer, mas parece-me que fez um doji
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por whiteshark » 19/2/2014 17:34

a ganhar força para atacar amanha os 0,2?

Registado: 4/2/2014 12:33

por investpouco » 19/2/2014 17:09

muito obrigado pelas explicações, de facto divida estou a ver que não percebo mesmo nadinha... mas já fiquei agora com umas luzes....
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por yaya » 19/2/2014 15:39

Jose Ernesto do Carmo Escreveu:E como explicam a recomendação da casa de investimento para vender bcp?
Terá explicação?

As actuais recomendações:

BBVA : 0,18 €
BPI: 0,24 €
Goldman Sachs: 0,194 €
CaixaBI: 0,22 €
BESI: 0,20 €

Há sempre umas que acertam mais que outras. As que mais acertam vão ganhando credibilidade junto dos investidores (pelo menos para mim é assim). Como as agências de rating ...

Registado: 28/8/2013 22:19

por Diacono » 19/2/2014 15:27

Terá explicação?

Essas recomendações têm a importância que cada um lhe quiser atribuir.
Também há por aí outras casas de investimento a recomendar comprar, portanto...a decisão cabe sempre ao investidor.

Como já aqui disse, cada um de nós deve fazer a sua análise, informando-se, acompanhando os mercados e estas notas das casas de investimento e depois de misturar tudo isso, juntar o seu toque pessoal e...decidir.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett

Registado: 29/11/2007 2:53

por JEGC » 19/2/2014 15:23

E como explicam a recomendação da casa de investimento para vender bcp?
Terá explicação?

Registado: 16/1/2014 9:40

por yaya » 19/2/2014 15:20

Na minha opinião esta emissão tem uma importância simbólica dado que sinaliza o regresso do BCP aos mercados. O BES já o tinha feito em Outubro mas a taxa do BCP é ligeiramente inferior, o que indica que pode baixar mais em futuras emissões, aliás como está a acontecer nas yelds. Mas mais importante é que o BCP fica com outra via aberta para poder amortizar os Cocos, financiando-se nos mercados com uma taxa a menos de metade do que paga ao estado. Não sei se é a mesma coisa mas o IGCP já fez troca de dívida por outra com juros mais baixos ou prazos mais alargados. Se o BCP não pagasse taxas de juro tão altas de Cocos se calhar já teria conseguido regressar aos lucros no último trimestre de 2013. Pelo menos baseando-me no relatório dos resultados 4T2013, foi uma das coisas que penalizou as contas.

No futuro próximo estará a alienação da sucursal na Roménia que não tem dado rentabilidade e a aprovação de um decreto-lei:

"Governo prepara lei que reforça banca em 2,5 mil milhões (24/01/14)
Executivo está a ultimar decreto que prevê conversão de impostos diferidos em créditos fiscais, mas aguarda parecer do Eurostat. BCP e CGD serão os principais beneficiados, reforçando o ‘core capital’. O Governo está a preparar um decreto-lei que prevê a conversão dos impostos diferidos em créditos fiscais para os bancos, em moldes semelhantes ao recente plano aprovado em Espanha, apurou o Diário Económico. A medida deverá ser anunciada nas próximas semanas, assim que os detalhes forem fechados com o Banco de Portugal e com a Associação Portuguesa de Bancos (APB), prevendo-se que tenha um impacto superior a 2,5 mil milhões de euros nos rácios de capital dos quatro maiores bancos."
Editado pela última vez por yaya em 19/2/2014 15:30, num total de 1 vez.

Registado: 28/8/2013 22:19

por tncm » 19/2/2014 15:13

PedraPreta Escreveu:
albarra Escreveu:Acima de tudo parece-me que existem vários aspetos positivos a reter:
- O BCP regressa aos mercados sem apoio do estado, que por si só mostra confiança de quem gere e dos investidores em particular
- A taxa avançada a rondar os 3,5 parece-me nesta fase boa,
- Este encaixe permitirá amortizar cocos (uma das dúvidas de muitos investidores) e por sua vez poupar milhões em juros e ainda cria liquidez para novas oportunidade de negócio

Uma vez que os Cocos contam para os rácios de capital, de que forma pode o encaixe de dívida amortizar Cocos. Isso não iria penalizar os rácios?

Entrei junto do suporte dos 0,19x e mantenho o optimismo, ainda para mais no dia de hoje, em que a banca que mais subiu nos ultimos tempos (BES e BPI) corrige e o bcp mantem-se ali com perdas menores que 1%
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por Badjuras » 19/2/2014 15:09

albarra Escreveu:Acima de tudo parece-me que existem vários aspetos positivos a reter:
- O BCP regressa aos mercados sem apoio do estado, que por si só mostra confiança de quem gere e dos investidores em particular
- Este encaixe permitirá amortizar cocos (uma das dúvidas de muitos investidores) e por sua vez poupar milhões em juros e ainda cria liquidez para novas oportunidade de negócio

Uma vez que os Cocos contam para os rácios de capital, de que forma pode o encaixe de dívida amortizar Cocos. Isso não iria penalizar os rácios?

Registado: 15/1/2014 16:45

por albarrã » 19/2/2014 14:48

Acima de tudo parece-me que existem vários aspetos positivos a reter:
Que nunca por vencidos se conheçam!

Registado: 20/4/2009 12:50

por WofG » 19/2/2014 13:00

[/quote]
o que quero dizer, isto se não estiver a cometer nenhuma gafe, é que o bcp comprou divida do estado, e penso que não são as coco´s certo?
se vender essa divida a uns juros mais baixo ganha a diferença certo?
e o que ele fez foi colocar divida....agora esta divida não pertence ao estado ou pertence?
não sei se estou aqui a dizer correctamente, se é um grande erro...mas o meu raciocinio é este[/quote]

Cocos é dinheiro emprestado pelo estado ao BCP. Pelo qual o BCP paga juro.
Divida emitida pelo estado e comprada pelo BCP, são como empréstimos do BCP ao Estado. Vender a divída a juros mais baixos parece-me que é perder dinheiro. O objetivo é o BCP conseguir empréstimos mais baixo e por sua vez manter o empréstimo ao estado. Quanto menos os primeiros e maior os ultimos melhor.
Precisamente o BCP emitiu divida para reembolsar cocos ou para manter os emprestimos ao estado. Repara que pode ter emprestado ao estado com maturidade a 5 anos e o dinheiro obtido para esse empréstimo não ter sido garantido para os 5 anos, até pq com a euribor a baixar não era boa ideia.
Tou sem tempo para uma explicação melhor, se tiveres dúvidas deixa MP.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por Ulisses Pereira » 19/2/2014 12:57

investpouco, pensaste exactamente ao contrário. Não foi o BCP que emprestou dinheiro ao Estado. Foi o Estado que emprestou ao BCP com juros muito elevados.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por investpouco » 19/2/2014 12:42

Wofg Escreveu:Não percebi, queres explicar melhor o que estas a dizer? Emissão de divída? Divída soberana? Tudo isso tem custos......
A única forma de arranjar dinheiro sem custos diretos é aumento de capital..... mas tem outros custos...

o que quero dizer, isto se não estiver a cometer nenhuma gafe, é que o bcp comprou divida do estado, e penso que não são as coco´s certo?
se vender essa divida a uns juros mais baixo ganha a diferença certo?
e o que ele fez foi colocar divida....agora esta divida não pertence ao estado ou pertence?
não sei se estou aqui a dizer correctamente, se é um grande erro...mas o meu raciocinio é este
cumptos, Investpouco.

por PC05 » 19/2/2014 12:39

investpouco Escreveu:
investpouco Escreveu:
Wofg Escreveu:geralmente essas noticias castigam a cotada.....emitir divida, significa pedir emprestimo a investidores e pagar juros....

Se se confirmar uma taxa "baixa" como dizem, abaixo dos 3,5%, parece-me que é abaixo do valor conseguido pelo BES.
E se permite pagar cocos com uma taxa de 8% e ficar a pagar uma de 3,5%...
Não parece mau...

sim se as coco's foram a esse preço, e se o objectivo for esse então parece um bom negocio...

mas o melhor seria pagar coco's sem precisar de emissao de divida, trocando coco's pela emissao de divida o problema é menor mas mamtem-se durante 3 anos mesmo que com um juro pela metade. sempre pensei que fosse com venda de emissao soberana...

Se fosse assim tão fácil pagar os CoCos (capital), já o banco tinha arrumado a questão com empréstimos junto do BCE com taxas abaixo de 1% (liquidez). Não podemos misturar capital com liquidez....

por WofG » 19/2/2014 12:33

[/quote]
mas o melhor seria pagar coco's sem precisar de emissao de divida, trocando coco's pela emissao de divida o problema é menor mas mamtem-se durante 3 anos mesmo que com um juro pela metade. sempre pensei que fosse com venda de emissao soberana...[/quote]

Não percebi, queres explicar melhor o que estas a dizer? Emissão de divída? Divída soberana? Tudo isso tem custos......
A única forma de arranjar dinheiro sem custos diretos é aumento de capital..... mas tem outros custos...
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por investpouco » 19/2/2014 12:19

investpouco Escreveu:
Wofg Escreveu:geralmente essas noticias castigam a cotada.....emitir divida, significa pedir emprestimo a investidores e pagar juros....

Se se confirmar uma taxa "baixa" como dizem, abaixo dos 3,5%, parece-me que é abaixo do valor conseguido pelo BES.
E se permite pagar cocos com uma taxa de 8% e ficar a pagar uma de 3,5%...
Não parece mau...

sim se as coco's foram a esse preço, e se o objectivo for esse então parece um bom negocio...

mas o melhor seria pagar coco's sem precisar de emissao de divida, trocando coco's pela emissao de divida o problema é menor mas mantem-se durante 3 anos mesmo que com um juro pela metade. sempre pensei que fosse com venda de emissao soberana...
Editado pela última vez por Visitante em 19/2/2014 12:35, num total de 1 vez.
cumptos, Investpouco.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google Adsense [Bot], Pmart 1 e 245 visitantes