Sonae Industria - Tópico Geral
Re: Sonae Industria - Tópico Geral
A minha dúvida é sobre as casas decimais.
Será que se sair do PSI-20 mantém as casas decimais de negociação actuais, ou volta às 2 casas decimais?
Será que se sair do PSI-20 mantém as casas decimais de negociação actuais, ou volta às 2 casas decimais?
- Registado: 14/6/2008 5:55
Será assim tão certo? Pergunto porque não sei mesmo, mas depois de ler este artigo do tiagopt (http://surfaratendencia.blogspot.pt/201 ... es-de.html) fiquei com a ideia de que essa decisão é mais complexa do que aparenta.
Ainda não há decisões oficiais, mas de acordo com as novas regras de permanencia no PSI a SONI tem que caír fora
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Depois de ter lido alguns artigos acerca da revisão no PSI20, pergunto se é oficial a saída da SONI?
Pelo que li fiquei com a ideia de que oficialmente e concretamente ainda nada foi decidido. Está correcto ou estou a ver mal a coisa?
Pelo que li fiquei com a ideia de que oficialmente e concretamente ainda nada foi decidido. Está correcto ou estou a ver mal a coisa?
Alguns factos (ver em: http://www.zonadevalor.com/bolsa/2013/1 ... e-inicial/)
"...É certo que as vendas caíram para quase metade nos últimos anos, mas ainda assim, as estimativas apontam para vendas da ordem dos mil milhões de euros/ano, o que é muito para uma empresa cujo valor de mercado é de apenas cem milhões de euros. Com um volume de vendas tão elevado a Sonae Indústria não conseguirá transformar os prejuízos em lucros no futuro?"
"...à cotação de €0,866 a Sonae Indústria está avaliada, pelo mercado, em +- 10% do que a empresa vende num ano."
Na minha modesta opinião a SONI tem um elevado potencial, embora com algum risco associado.
"...É certo que as vendas caíram para quase metade nos últimos anos, mas ainda assim, as estimativas apontam para vendas da ordem dos mil milhões de euros/ano, o que é muito para uma empresa cujo valor de mercado é de apenas cem milhões de euros. Com um volume de vendas tão elevado a Sonae Indústria não conseguirá transformar os prejuízos em lucros no futuro?"
"...à cotação de €0,866 a Sonae Indústria está avaliada, pelo mercado, em +- 10% do que a empresa vende num ano."
Na minha modesta opinião a SONI tem um elevado potencial, embora com algum risco associado.
- Registado: 14/2/2014 16:27
Tecnicamente falando, a SONI está a tocar numa resistencia importante. Normalmente acharia que teria força para quebrar, principalmente após o dia de hoje que foi com volumes ligeiramente acima da média, muito dele transaccionado ao fim do dia. Se a SONI falhar em quebrar a resistencia, penso que poderá haver uma ligeira retração de alguns pontos percentuais, talvez até aos ~0.79, ou até ~0.73, e aí poderão aproveitar para comprar junto ao suporte. Em caso de quebra, também será um excelente ponto de entrada, e suspeito que há muita gente com o dedo no gatilho a postos a entrar caso ela quebre a resistencia em alta.
Quanto à notícia, não faço a mínima ideia que impacto poderá ter na cotação, se é que terá algum (sendo certo que impacto positivo não será de certeza absoluta). Não me parece que faça muita diferença esta estar no PSI20 ou PSI geral.. com uma capitalização de 100M, qq pessoa mais endinheirada já fica assustada em negociar devido a falta de liquidez. Também há a questão de que a notícia já poderá estar descontada no preço, no entanto também ja todos sabiam que a SNC iria saír do PSI20, mas isso não a impediu de descer 7% no dia da notícia.
Eu estou dentro desde os 0.79, e dadas as circunstancias vou manter um stop apertado para segunda feira, acautelar possíveis efeitos negativos desta notícia.
Quanto à notícia, não faço a mínima ideia que impacto poderá ter na cotação, se é que terá algum (sendo certo que impacto positivo não será de certeza absoluta). Não me parece que faça muita diferença esta estar no PSI20 ou PSI geral.. com uma capitalização de 100M, qq pessoa mais endinheirada já fica assustada em negociar devido a falta de liquidez. Também há a questão de que a notícia já poderá estar descontada no preço, no entanto também ja todos sabiam que a SNC iria saír do PSI20, mas isso não a impediu de descer 7% no dia da notícia.
Eu estou dentro desde os 0.79, e dadas as circunstancias vou manter um stop apertado para segunda feira, acautelar possíveis efeitos negativos desta notícia.
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Já há muito que se sabia que a SonI iria sair deixo parte de uma artigo da Deco que já tem cerca de 1 mês e nem por isso deixou de subir e bem
Nota apenas para o erro da Novabase , mas tudo o resto se mantém válido:
:
Três saídas, três entradas
Esta nova alteração afasta muitas empresas da possibilidade de virem a integrar o PSI-20, mas também algumas que atualmente já o integram. De acordo com a informação atual, prevemos que a Sonae Indústria, a Novabase e a Cofina deixem de constar no PSI-20 a partir da próxima revisão anual, a 21 de março. Estas saídas deverão ser colmatadas com a entrada dos CTT, Espírito Santo Financial Group e Teixeira Duarte.
Mas, poderá haver surpresas até porque a soma de ações negociadas ao longo de um ano terá de representar, no mínimo, 25% do número de ações disponível para negociação e alguns títulos estão próximos desse valor. Já a E.S. Saúde, cuja oferta pública de venda agora decorre não deverá entrar pois na data de anúncio da revisão da carteira não terá os 20 dias de negociação mínimos obrigatórios.
Limite máximo: 12%
A regra de cada título não poder ter um peso muito elevado no PSI-20 à data de revisão do índice mantém-se. No entanto, reduz-se de 15 para 12%. No quadro, veja a nossa previsão para a nova carteira do PSI-20 para entrar em vigorar a 21 de março.
Carteira do índice PSI-20
Peso anterior1
Novo peso1
Jerónimo Martins
11,0%
12,0%
EDP
15,9%
12,0%
Galp Energia
12,9%
11,7%
BCP
13,4%
11,5%
BES
12,0%
11,4%
Portugal Telecom
9,2%
8,8%
Sonae
4,5%
5,0%
EDP Renováveis
4,5%
4,2%
CTT
-
3,2%
Espírito Santo Fin. Group
-
3,0%
Portucel
2,3%
2,9%
Semapa
2,3%
2,9%
BPI
2,5%
2,5%
ZON Optimus
4,1%
2,1%
Sonaecom
1,0%
2,0%
Mota-Engil
1,2%
1,5%
REN
1,3%
1,3%
Altri
1,2%
1,1%
Banif
0,3%
0,5%
Teixeira Duarte
-
0,5%
Sonae Indústria
0,3%
-
Novabase
0,2%
-
Cofina
0,1%
-
(1) Estimativas com base nas cotações de 31/01/14.
Nota apenas para o erro da Novabase , mas tudo o resto se mantém válido:
:
Três saídas, três entradas
Esta nova alteração afasta muitas empresas da possibilidade de virem a integrar o PSI-20, mas também algumas que atualmente já o integram. De acordo com a informação atual, prevemos que a Sonae Indústria, a Novabase e a Cofina deixem de constar no PSI-20 a partir da próxima revisão anual, a 21 de março. Estas saídas deverão ser colmatadas com a entrada dos CTT, Espírito Santo Financial Group e Teixeira Duarte.
Mas, poderá haver surpresas até porque a soma de ações negociadas ao longo de um ano terá de representar, no mínimo, 25% do número de ações disponível para negociação e alguns títulos estão próximos desse valor. Já a E.S. Saúde, cuja oferta pública de venda agora decorre não deverá entrar pois na data de anúncio da revisão da carteira não terá os 20 dias de negociação mínimos obrigatórios.
Limite máximo: 12%
A regra de cada título não poder ter um peso muito elevado no PSI-20 à data de revisão do índice mantém-se. No entanto, reduz-se de 15 para 12%. No quadro, veja a nossa previsão para a nova carteira do PSI-20 para entrar em vigorar a 21 de março.
Carteira do índice PSI-20
Peso anterior1
Novo peso1
Jerónimo Martins
11,0%
12,0%
EDP
15,9%
12,0%
Galp Energia
12,9%
11,7%
BCP
13,4%
11,5%
BES
12,0%
11,4%
Portugal Telecom
9,2%
8,8%
Sonae
4,5%
5,0%
EDP Renováveis
4,5%
4,2%
CTT
-
3,2%
Espírito Santo Fin. Group
-
3,0%
Portucel
2,3%
2,9%
Semapa
2,3%
2,9%
BPI
2,5%
2,5%
ZON Optimus
4,1%
2,1%
Sonaecom
1,0%
2,0%
Mota-Engil
1,2%
1,5%
REN
1,3%
1,3%
Altri
1,2%
1,1%
Banif
0,3%
0,5%
Teixeira Duarte
-
0,5%
Sonae Indústria
0,3%
-
Novabase
0,2%
-
Cofina
0,1%
-
(1) Estimativas com base nas cotações de 31/01/14.
Pessoalmente enquanto trader considero-me um (aprendiz de) analista técnico. Ora, na forma como interpreto o mercado, as noticias apenas servem para andar actualizado. No caso da SONI, sabia que a sua saída do PSI era uma possibilidade, mas parece-me pertinente perguntar se alguém sabe a que horas se soube da tomada desta decisão?
O dia de hoje foi realmente interessante pois até cerca das 14h (mais coisa menos coisa) ainda não tinha feito 1/4 do volume com que terminou o dia.
Nada como aguardar por segunda-feira para saber como o mercado reagirá a esta noticia, se é que não começou a reagir já, dai a questão do saber qual o momento da divulgação desta decisão.
Seja como for parece-me que a SONI não apresenta quaisquer sinais de fraqueza, muito pelo contrário. Deixo os desenhos que me ajudam a ter esta opinião.
A saida do PSI20 é certamente uma noticia pouco positiva para a SONI, mas as cotadas do PSI geral também sobem ou só descem?
O dia de hoje foi realmente interessante pois até cerca das 14h (mais coisa menos coisa) ainda não tinha feito 1/4 do volume com que terminou o dia.
Nada como aguardar por segunda-feira para saber como o mercado reagirá a esta noticia, se é que não começou a reagir já, dai a questão do saber qual o momento da divulgação desta decisão.
Seja como for parece-me que a SONI não apresenta quaisquer sinais de fraqueza, muito pelo contrário. Deixo os desenhos que me ajudam a ter esta opinião.

A saida do PSI20 é certamente uma noticia pouco positiva para a SONI, mas as cotadas do PSI geral também sobem ou só descem?

- Registado: 4/2/2014 15:24
Essa notícia indica que as regras do PSI20 impõem um limíte de 100M de capitalização bolsista. Neste momento a SONI está ligeiramente acima deste valor, isso poderá significa que vai permanecer?
Edit: Engano no post.
Editado pela última vez por e-finance em 22/2/2014 0:02, num total de 1 vez.
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
JorgeNevada Escreveu:Oscar, se realmente isso fosse assim, hj a cotação não teria subido 3,4%, com o maior volume dos últimos 2/3 dias.
Parece que o mercado já antecipava esta notícia. Por exemplo aqui:
http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... tt-1617873
Espero por isso estar enganado...

«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»
Karl Popper
Karl Popper
- Registado: 6/11/2002 0:41
Oscar, se realmente isso fosse assim, hj a cotação não teria subido 3,4%, com o maior volume dos últimos 2/3 dias.
joao4702 Escreveu:oscar_c Escreveu:Afundanço na segunda feira pela certa.
Então porque?
Porque sai do PSI 20?
Achas que o mercado já não sabia?![]()
Comentários do tipo "sobe pela certa, ou desce pela certa" são a razão porque muitos investidores não tem sucesso em bolsa.
Ab.
Espero estar enganado porque estou dentro.
Contudo, passando para a «segunda divisão» a exposição ao mercado é menor e prevejo por isso correcção, que pode ser forte. Inversamente para as cotadas que ascendem ao PSI20.
- Registado: 21/10/2010 13:08
oscar_c Escreveu:Afundanço na segunda feira pela certa.
Então porque?
Porque sai do PSI 20?
Achas que o mercado já não sabia?

Comentários do tipo "sobe pela certa, ou desce pela certa" são a razão porque muitos investidores não tem sucesso em bolsa.
Ab.
Sonae Indústria sai do PSI 20
Afundanço na segunda feira pela certa.
- Registado: 21/10/2010 13:08
Estou optimista a esta cotada, mas o gráfico parece estar da formar o duplo topo (M) entrei ontem a 0.83, estou com um stop apertadinho nos 0.82 devido ao possível (M), de resto o céu é o limite.
Duplo topo na SONI?
Mantenho-me optimista em relação à SONI com posição longa, mas este desenho deixa-me a pensar no que poderá ocorrer no curto prazo.
O sinal de compra no MACD dá boas perspectivas de curto prazo, assim como o menor volume nos últimos dias de descidas relativamente ao volume do passado dia 17.
Não sou grande entendido em termos de figuras, mas a bull flag ainda pode ser válida? Que pontos definem o tamanho do mastro?
Obg

Mantenho-me optimista em relação à SONI com posição longa, mas este desenho deixa-me a pensar no que poderá ocorrer no curto prazo.
O sinal de compra no MACD dá boas perspectivas de curto prazo, assim como o menor volume nos últimos dias de descidas relativamente ao volume do passado dia 17.
Não sou grande entendido em termos de figuras, mas a bull flag ainda pode ser válida? Que pontos definem o tamanho do mastro?
Obg

A minha visão desta cotada. Tendência claramente ascendente.
cumps
cumps
- Anexos
-
- SONI.JPG (117.07 KiB) Visualizado 7145 vezes
Verifica-se o break out em alta do bull flag. O volume também parece-me verificar o rounded top que referi num post a cima. Está de boa saúde e recomenda-se
valeaquilino Escreveu:JorgeNevada Escreveu:Esta levantou voo agora
Já há dias que não passa dos: 0,81; depois vem até aos:0,743,...![]()
CumPrim/
valeaquilino
Se quebrar a leve resistência dos 0,81-0,82, há esperança para o curto prazo. Mas pode tocar em nesses valores e tornar a cair. Até superar com volumes dignos de nota os 0,82, estarei quietinho. A conjuntura geral do PSI também é importante, está claro. Vamos lá ver se o PSI para a semana tem fôlego passar os 7150 pontos, ou se arrefece um bocado.
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
JorgeNevada Escreveu:Esta levantou voo agora
Já há dias que não passa dos: 0,81; depois vem até aos:0,743,...

CumPrim/
valeaquilino
Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)
"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Esta levantou voo agora
Rikurveojmal Escreveu:não dá sinal de vida
Parece estar em consolidação. Pode estar assim muito tempo e, de repente, dar-se outro movimento violentíssimo como aquele de inícios de 2014.
Ao nível dos fundamentais, não vejo qualquer sinal positivo:

"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
não dá sinal de vida
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: breakout_bull, Google [Bot], icemetal, OAlves, PacoNasssa, PAULOJOAO, Rafael Abreu, Shimazaki_2 e 316 visitantes