PSI (PSI20) - Tópico Geral
Re: PSI 20
ola
meus caros desculpem me por pensar de maneira diferente, quando houve a crise dos emergentes o psi 20
bufou dos 7142 pontos para 6500 pontos, para fechar o gap nos 7062.61 tanta cerimónia, amanhã provavelmente
volta ás quedas com a instabilidade em Italia.
vip480
meus caros desculpem me por pensar de maneira diferente, quando houve a crise dos emergentes o psi 20
bufou dos 7142 pontos para 6500 pontos, para fechar o gap nos 7062.61 tanta cerimónia, amanhã provavelmente
volta ás quedas com a instabilidade em Italia.
vip480
- Registado: 29/11/2007 14:16
Tenho andado preocupado com a bomba relógio que são os USA e a sua crise de dívida... quando eles tiverem de enfrentar o problema (significando que já o não o conseguem camuflar mais) as ondas de choque vão percorrer todo o planeta, e lá se vai o bullzito do psi...
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Ulisses Pereira Escreveu:Se a correlação for muito grande, pode até acontecer. Mas quando um índice, ou uma acção, mostram força relativa durante um tempo significativo sobre os outros, costuma ser um excelente sinal. Mas o que eu queria mesmo com este post era chamar a atenção que, quando as outras bolsas sobem e a nossa pouco sobe, vem sempre alguém falar no mau desempenho da nossa Bolsa, esquecendo-se que, nos últimos tempos, situações como as de hoje ocorrem frequentemente.
Um abraço,
Ulisses
Concordo com o Ulisses. Aliás esse tipo de comentários (sobe pouco quando os outros sobem muito) é resultado de não olharem para os gráficos num horizonte mais largo. O erro clássico de se ficar focado no intraday. Nas correções as ações que lateralizam costumam dar sinal de força.
Dessa forma, de acordo com a sessão de hoje e até ao momento, a banca portuguesa mostra uma força relativa, comparativamente à banca espanhola.
Sim o tempo que se mantém essa força é muito importante.
Porque quanto maior for o tempo de se mantém essa força relativa, maior é a sua veracidade.
O que pode também acontecer é a banca espanhola ir de encontro à banca portuguesa.
O mercado é mesmo assim.

Sim o tempo que se mantém essa força é muito importante.
Porque quanto maior for o tempo de se mantém essa força relativa, maior é a sua veracidade.
O que pode também acontecer é a banca espanhola ir de encontro à banca portuguesa.

Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???
Se a correlação for muito grande, pode até acontecer. Mas quando um índice, ou uma acção, mostram força relativa durante um tempo significativo sobre os outros, costuma ser um excelente sinal. Mas o que eu queria mesmo com este post era chamar a atenção que, quando as outras bolsas sobem e a nossa pouco sobe, vem sempre alguém falar no mau desempenho da nossa Bolsa, esquecendo-se que, nos últimos tempos, situações como as de hoje ocorrem frequentemente.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Não sei se é a passo de tartaruga, sei é que vejo muitas vezes a malta queixar-se que o PSI quando os outros voam, subir pouco e quando os outros caem um bocadinho afundar-se e a verdade é que, nos últimos tempos, o PSI está com força relativa em relação aos principais índices. Hoje é mais um exemplo disso.
Um abraço,
Ulisses
Bom dia Ulisses,
Eu sempre tive o habito de relacionar os índices europeus, com o PSI 20. E acima de tudo comparo o sector em interesse, como banca, construtoras, serviços....
E essa "força relativa" que mencionas, numa sessão, algumas/bastantes vezes é acertada nas seguintes sessões ou anteriores.
Tipo imagina, hoje o PSI fechava a sessão a subir 0,10% e por exemplo IBEX a perder 40%.
Na sessão seguinte o IBEX fechar a perder 0,10% e o PSI a perder 0,40%. Ou coisa parecida.
Tem lógica o meu pensamento?
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Não sei se é a passo de tartaruga, sei é que vejo muitas vezes a malta queixar-se que o PSI quando os outros voam, subir pouco e quando os outros caem um bocadinho afundar-se e a verdade é que, nos últimos tempos, o PSI está com força relativa em relação aos principais índices. Hoje é mais um exemplo disso.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
ola
santa paciência, para o psi20!
a passo de uma tartaruga, quando devia ser passo coelho!
santa paciência, para o psi20!
a passo de uma tartaruga, quando devia ser passo coelho!
- Registado: 29/11/2007 14:16
mmgrafik Escreveu:Deu certo, e agora estou apenas a aplicar a mesma "formula" (como podes ver nos meus links acima com os desenhos a mao dos ciclos da economia portuguesa foram feitos em 2011). Da mesma forma, estabeleco o ano de 2016/2017 o de saida. A Analise Tecnica e muito importante, mas o entendimento dos cycles e do "human behavior" e psicologia sao essenciais.
Na realidade os stocks sao muito, muito simples. Compra-se quando estao a subir e vendem-se quando estao a descer. E tao simples, mas ao mesmo tempo tao dificil (ser metodico e racional). Enfim, admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a descer, e compram; e admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a subir, e vendem....
Nao vou entrar em detalhes sobre os cycles mas aqui esta um excelente video (aconselho a quem tenha 30min para o ver com atencao):
http://www.youtube.com/watch?v=PHe0bXAIuk0
Cumprimentos e bons investimentos.
Se reparares no gráfico do PSI20 desde os anos 90 há um ciclo padrão de 5 em 5 anos alternando subidas e descidas

~
Anexo dois links do Peter Schiff (o meu guru preferido) que aborda as perpectivas macro em 2014/2015 e o seu impacto nas Bolsas (bem como os paliativos)
http://www.youtube.com/watch?v=XSj4tpu0kYU
http://blog.europacmetals.com/category/videos/[/quote]
Perseu,
O Peter Schiff acerta sempre.
Acertou em 2008 e vai acertar no futuro... porque diz isso todos os anos.
Se ele disser que o mercado vai fazer um "Crash" as 3h, acredita que ele vai acertar pelo menos duas vezes em 24 horas
Cumprimentos
Anexo dois links do Peter Schiff (o meu guru preferido) que aborda as perpectivas macro em 2014/2015 e o seu impacto nas Bolsas (bem como os paliativos)
http://blog.europacmetals.com/category/videos/[/quote]
Perseu,
O Peter Schiff acerta sempre.
Acertou em 2008 e vai acertar no futuro... porque diz isso todos os anos.
Se ele disser que o mercado vai fazer um "Crash" as 3h, acredita que ele vai acertar pelo menos duas vezes em 24 horas

Cumprimentos
- Registado: 10/9/2010 16:36
mmgrafik Escreveu:MAV8,
Eu admiro-me mais em como as pessoas acumulam perdas de 80-90%...
Eu uso a AT e todos os indicadores (RSI, EMA, MACD, Fibonnacci percentages, etc...) mas para mim o mais importante e perceber os business cycles da economia. Comecei a investir em stocks em 2003 por sorte e indicacao de um primo meu (ja sao 10 anos!), foi um excelente ano e em 2004/05 estudei os cycles e fiz um grafico do PIB portugues ao longo dos anos e nos USA. Estabeleci 2007 o meu ano de saida. Deu certo, e agora estou apenas a aplicar a mesma "formula" (como podes ver nos meus links acima com os desenhos a mao dos ciclos da economia portuguesa foram feitos em 2011). Da mesma forma, estabeleco o ano de 2016/2017 o de saida. A Analise Tecnica e muito importante, mas o entendimento dos cycles e do "human behavior" e psicologia sao essenciais.
Na realidade os stocks sao muito, muito simples. Compra-se quando estao a subir e vendem-se quando estao a descer. E tao simples, mas ao mesmo tempo tao dificil (ser metodico e racional). Enfim, admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a descer, e compram; e admiro-me quando as pessoas nao acreditam que o mercado esta a subir, e vendem....
Nao vou entrar em detalhes sobre os cycles mas aqui esta um excelente video (aconselho a quem tenha 30min para o ver com atencao):
MMgrafik, Bom vídeo e excelentes comentários neste tópico.
~
www.youtube.com/watch?v=XSj4tpu0kYU
http://blog.europacmetals.com/category/videos/
Aquele que deixa de ser melhor, deixa de ser bom! Aristóteles
Eu uso a AT e todos os indicadores (RSI, EMA, MACD, Fibonnacci percentages, etc...) mas para mim o mais importante e perceber os business cycles da economia. Comecei a investir em stocks em 2003 por sorte e indicacao de um primo meu (ja sao 10 anos!), foi um excelente ano e em 2004/05 estudei os cycles e fiz um grafico do PIB portugues ao longo dos anos e nos USA. Estabeleci 2007 o meu ano de saida. Deu certo, e agora estou apenas a aplicar a mesma "formula" (como podes ver nos meus links acima com os desenhos a mao dos ciclos da economia portuguesa foram feitos em 2011). Da mesma forma, estabeleco o ano de 2016/2017 o de saida. A Analise Tecnica e muito importante, mas o entendimento dos cycles e do "human behavior" e psicologia sao essenciais.
Obrigado pelo vídeo mmgrafik, simples, curto, e muito eficaz :-) E já agora obrigado também por partilhares as tuas análises e conhecimentos.
- Registado: 29/11/2007 4:27
Já conhecia e o vídeo é muito interessante.
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.
- Registado: 25/10/2010 9:57
Por ultimo, e para nao pensar que isto e simples e so subir.
Dou o ex: do BES comprei Junho 2012 a .50 reforcei a .80 em Marco 2013 (tinha +60% e fiquei com +30%) e em Junho/Julho de 2013 cheguei a estar a perder -17% (ou seja passei de +30% para -17%!). Agora com +80% no BES, e olhando para tras parece facil nao e? Nao, nao e. Mas tem de se sentir confortavel com variacoes de 15-30%, and "stick to the plan". Quem n se sente confortavel com essas variacoes percentuais, aconcelho o swing trade semanal/mensal.
Cumprimentos e ate Maio 2014 ;o)
Dou o ex: do BES comprei Junho 2012 a .50 reforcei a .80 em Marco 2013 (tinha +60% e fiquei com +30%) e em Junho/Julho de 2013 cheguei a estar a perder -17% (ou seja passei de +30% para -17%!). Agora com +80% no BES, e olhando para tras parece facil nao e? Nao, nao e. Mas tem de se sentir confortavel com variacoes de 15-30%, and "stick to the plan". Quem n se sente confortavel com essas variacoes percentuais, aconcelho o swing trade semanal/mensal.
Cumprimentos e ate Maio 2014 ;o)
MAV8,
Monte Rosa Escreveu:Não me admira que quem entrou na bolsa em meados de 2012, o exacto fundo do Bear do PSI, esteja agora a acumular ganhos na ordem dos 150-200%.
Infelizmente, investi sempre apenas CTs e DPs, e só em finais de 2013comecei a interessar-me e investir na bolsa.
Quanto aos EUA, de facto ditam tudo. Como já ficou provado neste tópico, o PSI não tem ganhos consistentes (mais do que alguns dias) quando os índices dos EUA estão lateralizados ou descendentes. Já o contrário acontece facilmente
Quanto ao BOVESPA, também tenho de facto estado atento. Está em Bear desde 2010. E, como diz o Ulisses, há sangue nas ruas. Agora é preciso estar atento aos sinais de inversão, que acabarão por chegar, quiça este ano.
Abraços e bons negócios.
Eu no teu lugar admirava-me com ganhos de 150-200%...
Aliás, já invisto há uns anitos e cada dia que passa me admiro mais com a capacidade das pessoas em conseguirem ganhos dessa magnitude.

MAV8
Carteira 69
Carteira 69
Não me admira que quem entrou na bolsa em meados de 2012, o exacto fundo do Bear do PSI, esteja agora a acumular ganhos na ordem dos 150-200%.
Infelizmente, investi sempre apenas CTs e DPs, e só em finais de 2013comecei a interessar-me e investir na bolsa.
Quanto aos EUA, de facto ditam tudo. Como já ficou provado neste tópico, o PSI não tem ganhos consistentes (mais do que alguns dias) quando os índices dos EUA estão lateralizados ou descendentes. Já o contrário acontece facilmente
Quanto ao BOVESPA, também tenho de facto estado atento. Está em Bear desde 2010. E, como diz o Ulisses, há sangue nas ruas. Agora é preciso estar atento aos sinais de inversão, que acabarão por chegar, quiça este ano.
Abraços e bons negócios.

Abraços e bons negócios.
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt
- Registado: 29/11/2007 3:21
mmgrafik Escreveu:JorgeNevada Escreveu:mmgrafik Escreveu: ...
Obrigado pela resposta bem fundamentada, e já agora muitos parabéns pelos bons negócios!
Abraço
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
Thanks Ulisses, tambem aprecio e concordo em grande parte com as suas analises (e tambem a dificil missao de moderar o forum e mante-lo limpo).
Vesti a parte baixo do fato Bull em 2012, a parte de cima em 2013... e se superar os 8000/8200 em 2014, entao ai "ponho os cornos" e tudo (so to speak!) LOL!
PS: tento escrever o meu melhor portugues, mas apenas peco por o meu teclado nao ter acentos e poder escrever totalmente correcto.
1abraco
Vesti a parte baixo do fato Bull em 2012, a parte de cima em 2013... e se superar os 8000/8200 em 2014, entao ai "ponho os cornos" e tudo (so to speak!) LOL!
PS: tento escrever o meu melhor portugues, mas apenas peco por o meu teclado nao ter acentos e poder escrever totalmente correcto.
1abraco
Bom post mmgrafik, com argumentos, objectivos e com uma estratégia de intervenção bem definida.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
JorgeNevada Escreveu:mmgrafik Escreveu:Caros colegas,
Raramente venho aqui ao Caldeirao (+ou- uma vez por mes), mas gostaria de assinalar a media em Janeiro/Fevereiro no meu portfolio ter finalmente atingido os 200%![]()
Apenas a PT tem sido a minha ovelha negra lol.
Recupero um post meu ja antigo dos business cycles (feito a mao, sorry still old school!) em que refiro o bottom de 2012/2013 altura em que investi todo o capital em duas fases, um em cada ano.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=81795&p=1029760#p1029760
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=81385&p=1039710#p1039710
Agora que regressamos a calma, julgo ser tempo de uma consolidacao em alta nos proximos 3/5 meses.
Tenciono vender metade da posicao aos 7900 do PSI20, para depois reforcar em swing trades mensais.
Atingir e superar os 8000 e crucial para novas subidas no PSI20.
Cumprimentos,
Bons negocios e ate 2016.
Podias partilhar que tipo de investimentos fazes? Apenas ações do PSI20? E que métodos de análise usas para determinar um bom investimento?
Abraço
Boas JorgeNevada,
Comecei a investir na bolsa portuguesa como um todo e de forma diversificada em Junho 2012 (metade do capital) e Marco 2013 (outra metade do capital). Estou 100% investido em stocks vai fazer agora 1ano.
Meu nucleo base de longo prazo, 4/5 anos (70% portfolio) sao:
-BCP
-BES
-BPI
-PT
-EDP
-SONAE
-GALP
-PT
-PORTUCEL
-SEMAPA
Medio prazo 2/3 anos(30% portfolio):
-SOARES DA COSTA
-TEXEIRA DUARTE
-MARTIFER
-GRUPO AMORIM
-COFINA
Invisto tambem no mercado USA e Canadiano desde 22 Abril 2009, e 100% investido desde 2011.
A economia portuguesa anda um pouco "a reboque" da Europa, ao contrario do mercado dos USA que sao liders e definem a trajectoria, sendo portanto diferentes os tempos de entrada, mas a bolsa portuguesa ira ainda entrar na fase de euphoria e ficar mais perto em termos percentuais com o S&P500 (a bolsa portuguesa e mais violenta neste aspecto). Enquanto o Draghi manter as taxas de juro a minimos historicos, tambem ira reflectir-se em alta nas bolsas Europeias.
Considero tambem que o crescimento de Southeast Asia e Africa (especialmente Africa com Mozambique e Angola a crescer 7/8% ao ano e a precisar de infraestruturas e tendo o petroleo para o fazer) vai beneficiar muito as construtoras e bancos portugueses nos proximos 3/5 anos e a muito longo prazo (10 anos), colmatando a ausencia de crescimento na Europa. O Brazil tambem sera um parceiro interessante mas apenas quando terminar a correccao da BOVESPA (esta a influenciar muito a PT e GALP negativamente), mas a longo prazo sera determinante.
Em termos tecnicos, 6100/6300 sao a base do PSI20 (excelente momento para entrar) ou superar os 8000/8200 (ponto para entrar ou reforcar).
Isto e apenas a minha opiniao e plano em que tenho uma muito confortavel margem de seguranca, mas como em tudo, facam a vossa propria opiniao.
Um "rabisco"...
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
mmgrafik Escreveu:Caros colegas,
Raramente venho aqui ao Caldeirao (+ou- uma vez por mes), mas gostaria de assinalar a media em Janeiro/Fevereiro no meu portfolio ter finalmente atingido os 200%![]()
Apenas a PT tem sido a minha ovelha negra lol.
Recupero um post meu ja antigo dos business cycles (feito a mao, sorry still old school!) em que refiro o bottom de 2012/2013 altura em que investi todo o capital em duas fases, um em cada ano.
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=81795&p=1029760#p1029760
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=81385&p=1039710#p1039710
Agora que regressamos a calma, julgo ser tempo de uma consolidacao em alta nos proximos 3/5 meses.
Tenciono vender metade da posicao aos 7900 do PSI20, para depois reforcar em swing trades mensais.
Atingir e superar os 8000 e crucial para novas subidas no PSI20.
Cumprimentos,
Bons negocios e ate 2016.
Podias partilhar que tipo de investimentos fazes? Apenas ações do PSI20? E que métodos de análise usas para determinar um bom investimento?
Abraço
"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
ROADSTER 1 Escreveu:Muito bom Raposo!
Ainda há quem diga que o Caldeirão está mais pobre...
Análises de bolsa com esta qualidade literária, sátira, ironia e humor combinados na justa proporção,não está ao alcance de qualquer um. Boa análise, numa escrita de qualidade, um luxo nos tempos que correm!
Obrigado e um Abraço.
Roadster, muito obrigado pelas palavras simpáticas.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Akinfiev, Bing [Bot], danielme1962, darkreflection, fosgass2020, Google [Bot], HFCA, iniciado1, latbal, m-m, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO e 232 visitantes