Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por MarcoAntonio » 7/2/2014 20:17

O tópico vai sofrer uma pequena limpeza nos últimos posts e isto serve também de aviso: este tipo de troca de posts não tem espaço aqui neste forum.

Ainda, se têm alguma questão em relação ao comportamento de algum participante, respeito pelas regras do forum, etc, contactem um moderador.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por chico_laranja » 7/2/2014 17:57

Brunomanco

Posso estar enganado mas os americanos têm que pensar eles mesmos na sua reforma daí terem grande parte das suas poupanças aplicadas em ETFs e afins. Eles preferem ETFs aos fundos por motivos fiscais se não me engano.
Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.

Registado: 29/11/2007 2:37

por Beruno » 7/2/2014 17:37

voces sabem a percentagem que os americanos colocam em fundos de investimento face ao total das suas poupanças? é que tenho uma recordaçao vaga de uma reportagem ha uns tempos a mencionar que os americanos preferem os mututal funds, em vez dos bank savings ou das treasure notes

é que o caso portugues é bem diferente. do total das poupanças apenas cerca de 15% é que está colocada em fundos de investimento, e destes a maioria sao fundos de tesouraria

Registado: 10/7/2013 21:39

por Keizer » 7/2/2014 16:19

VirtuaGod Escreveu:Investors Shift Record Amounts From U.S. Stocks to Bonds

Fico :shock: com a bipolaridade dos "investidores"!!

VG não fará sentido ter um portfolio com uma alocação 50% obrigações e 50% acções e assim aproveitar esta bipolaridade no comportamento dos investidores?

Registado: 18/9/2013 9:35

por Rick Lusitano » 7/2/2014 16:02

VirtuaGod Escreveu:Investors Shift Record Amounts From U.S. Stocks to Bonds

VG, poderei ter uma surpresa para ti, de algo que falamos há uns meses atrás. Brevemente sairá. Estou na fase de backtests.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por VirtuaGod » 7/2/2014 15:41

Investors Shift Record Amounts From U.S. Stocks to Bonds

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Keizer » 7/2/2014 9:52

Este é um ficheiro excel backtest de fundos que se encontra num tópico do forum Bogle Heads e que merece ser aqui partilhado:

https://drive.google.com/file/d/0B6rEnGbxebTBR1ZHMkJ3MjVMaEU/edit?usp=sharing

Aqui podem encontrar o link para o forum: http://www.bogleheads.org/wiki/Simba%27s_backtesting_spreadsheet

Apesar de só ter dados referentes a fundos Vanguard, podem personalizar à vossa maneira. Leva algum tempo a esmiçuar, mas vale bem a pena :wink:

Registado: 18/9/2013 9:35

por MWC » 7/2/2014 7:21

homoeconomicus Escreveu:Caros foristas,
Já há muito tempo que sigo atentamente este fórum que em muito contribui na minha autodidaxia.
Penso que chegou a hora de também ir partilhando umas coisitas.
Começo pelas minhas carteiras de fundos.
Construi estas carteiras à + ou – 6 meses e constituem 50% dos meus bens mobiliários.
Tenho neste momento 3 carteiras.
A 1ª é uma carteira global, de alocação mais estratégica, da qual pretendo obter uma valorização estável (6-8% ao ano) e duradoura. O objectivo é manter a carteira por um período de 3-5 anos sem fazer grandes alterações.
Quando as coisas ficarem mais calmas equaciono reforçar a exposição aos EUA, nesse sentido estou inclinado para o fundo Legg Mason ClearBridge.
http://www28.speedyshare.com/CWUhj/download/Global.bmp

A 2ª é de natureza mais táctica e até especulativa. Pretendo obter uma valorização mais elevada estando consciente dos riscos. São os 10% do património que eu reservo para “brincar” aos especuladores.
Nesta carteira equaciono, a curto prazo, entrar num fundo Italiano, com pouca coisa, na Turquia e Tailândia.
http://www.speedyshare.com/GfEhH/Tactica.bmp

A 3ª carteira visa seguir algumas Megatendências.
Nesta carteira equaciono ainda entrar no Pictet-Global Megatrend Selection-R EUR, bem como, individualmente, no sectores da água, agricultura, energia limpa, madeira, entre outros, sem que isso represente mais de 10% do meu património mobiliário.
http://www.speedyshare.com/rs5ez/Megatendencias.bmp

Opiniões?

Um bem haja.

Bom dia homoeconomicus,

Só algumas questões:

- parece-me excessivo peso em acções com quase 60% de acções (mas se está adequado ao teu grau de risco, nada a dizer);

- demasiada exposição às acções europeias (julgo que devias diversificar mais, com pelo menos 50% exposição aos EUA)

Cumprimentos,

MWC

Registado: 11/1/2011 14:42

por homoeconomicus » 7/2/2014 1:06

Obrigado CoimbraPT

:arrow: Escolheste a versão USD do Franklin Mutual European N Acc (assim como outros) com vista numa eventual valorização do dolar e com isso tirar mais lucros?

Sim, na altura em que constitui a carteira já se perspectivava uma diminuição da injecção de liquidez por parte da FED e, em paralelo, uma contínua redução das taxas de juro pelo BCE. O EUR estava em máximos e a perspectiva era que desvalorizasse face ao USD no médio prazo. De qualquer das formas, como diz o Warren Buffett, “diversificação é uma protecção contra a ignorância” lol Pelo que optei por diversificar em moeda também.

:arrow: Nas "acções euro cap flex" não tens muitas alternativas. Alken Fund European Opportunities-A é um pouco recente e parece-me ter uma volatilidade demasiado elevado, mas é ficar de olho nele.

Alken Fund European Opportunities-A apresenta de facto uma volatilidade elevada e tem um histórico também relativamente curto. Escolhi-o porque tive uma oportunidade de assistir a uma apresentação deles e acho que fiquei algo fascinado e decidi comprar lol Pesou também o facto de ter um Morningstar Analyst Rating Silver, atribuído a fundos com vantagens em relação aos demais nos 5 pilares (estratégia da gestão, retornos passados, equipa de gestão, prioridades da equipa de gestão e preço actual comparado com fundos similares) e que alcançam a confiança suficiente dos analistas para receber classificação positiva.

:arrow: Franklin Mutual European N Acc $ -> Algumas dúvidas nesta opção. BlackRock Global Funds - European Value E2 USD apresenta retornos superiores para o mesmo risco, por exemplo (ambos são USD, por isso esse não será um contra).

Hum…segundo me lembro era na altura o fundo que apresentava melhor relação retorno risco da categoria (Acções Europa Cap. Grande Valor), qualquer que fosse o período temporal considerado. Além disso penso que também terá pesado o facto de ter Morningstar Analyst Rating Gold. Mas vou analisar as tuas propostas com calma. Obrigado pelas dicas

:arrow: Analisando o x-ray, Acções são focadas em capitalização dimensões médias/grandes e as obrigações equilibradas. Deste modo é "garantido" o retorno sem grandes desvios, como prentendes.[/quote]
É o objectivo desta carteira, vamos ver se o cumpre.

Obrigado pelo análise.

Cumprimentos

Registado: 6/2/2014 13:21

por AntonioVariacoes » 6/2/2014 23:15

Disclaimer: Devido à baixa experiência na matéria de fundos, este tópico pretende apresentar as ideias de alguém que está em fase de aprendizagem.

Relativamente à carteira do homoeconomicus, vou apresentar alguns comentários apenas relativa à carteira "Global", uma vez que não tenho conhecimentos para fazer uma interpretação estruturada.

:arrow: Escolheste a versão USD do Franklin Mutual European N Acc (assim como outros) com vista numa eventual valorização do dolar e com isso tirar mais lucros?
:arrow: Nas "acções euro cap flex" não tens muitas alternativas. Alken Fund European Opportunities-A é um pouco recente e parece-me ter uma volatilidade demasiado elevado, mas é ficar de olho nele.
:arrow: Franklin Mutual European N Acc $ -> Algumas dúvidas nesta opção. BlackRock Global Funds - European Value E2 USD apresenta retornos superiores para o mesmo risco, por exemplo (ambos são USD, por isso esse não será um contra).
:arrow: O Franklin Hedged permite ter algum hedge em carteira e também não vejo grandes alternativas para um retorno semelhante.

:arrow: Analisando o x-ray, Acções são focadas em capitalização dimensões médias/grandes e as obrigações equilibradas. Deste modo é "garantido" o retorno sem grandes desvios, como prentendes.

Registado: 17/12/2013 22:53

por Outlier » 6/2/2014 22:52

PM_82 Escreveu:
file 112 Escreveu:
PM_82 Escreveu:
@PM_82:
O teu estudo prático sobre o cálculo do coeficiente de correlação das ações do PSI20 num período de 5 anos, foi feito no âmbito de um trabalho escolar/académico, profissional ou meramente particular? Seria interessante para este tópico se pudesses disponibilizar essa componente prática do estudo.

File,

Foi uma investigação feita a título particular para tentar entender de forma mais ou menos profunda as características do mercado accionista português. A matriz de correlação serviu de base para outros estudos mais complexos. Usei os retornos mensais ao longo de 60 meses (5 anos), uma vez que, como sabes, esta periodicidade garante uma melhor aproximação à distribuição normal, quando comparado com retornos semanais ou diários, que tendem a apresentar um número elevado de outliers.

Quanto à matriz em si, não tem assim muito que se lhe diga. Além de apresentar uma correlação média de 0.43 e ser possível ver alguns clusters que já eram expectáveis (por exemplo, entre títulos da banca e entre as 3 "sonaes)", comprova ainda a correlação negativa com o ouro (que apenas coloquei a título de curiosidade). Embora o ouro seja aquele activo "horrível", no sentido de ser altamente volátil e não pagar qualquer dividendo, é um diversificador de risco por excelência, como se pode inferir desta simples análise.

Abraço,
PM

@PM_82: Obrigado por partilhares connosco a matriz de correlação entre as empresas do PSI 20 do teu estudo, pois é interessante para o tópico.

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por homoeconomicus » 6/2/2014 20:56

Obrigado Rick!

Ainda tenho muito para aprender :roll:

por PM_82 » 6/2/2014 20:53

file 112 Escreveu:
PM_82 Escreveu:Excelente post, file 112!

file 112 Escreveu:Estudos efetuados nos EUA, estimaram que, em média, o coeficiente de correlação entre os retornos de 2 ações selecionadas aleatoriamente é de cerca de 0.30.

Apenas a título de curiosidade, em tempos calculei a correlação média entre todas as acções do PSI20 ao longo de 5 anos, tendo obtido um coeficiente de correlação de 0,43.
Acrescento ainda que uma das coisas que na prática se verifica é que a correlação não é constante no tempo, tendendo a aumentar muito em períodos de bear market (para 0,8-0,9), reduzindo assim o potencial ganho de diversificação na altura em que esta é mais necessária. Ainda assim, a redução do risco específico por meio da diversificação é o único almoço grátis que conheço no mundo financeiro.

@PM_82:
O teu estudo prático sobre o cálculo do coeficiente de correlação das ações do PSI20 num período de 5 anos, foi feito no âmbito de um trabalho escolar/académico, profissional ou meramente particular? Seria interessante para este tópico se pudesses disponibilizar essa componente prática do estudo.

File,

Foi uma investigação feita a título particular para tentar entender de forma mais ou menos profunda as características do mercado accionista português. A matriz de correlação serviu de base para outros estudos mais complexos. Usei os retornos mensais ao longo de 60 meses (5 anos), uma vez que, como sabes, esta periodicidade garante uma melhor aproximação à distribuição normal, quando comparado com retornos semanais ou diários, que tendem a apresentar um número elevado de outliers.

Quanto à matriz em si, não tem assim muito que se lhe diga. Além de apresentar uma correlação média de 0.43 e ser possível ver alguns clusters que já eram expectáveis (por exemplo, entre títulos da banca e entre as 3 "sonaes)", comprova ainda a correlação negativa com o ouro (que apenas coloquei a título de curiosidade). Embora o ouro seja aquele activo "horrível", no sentido de ser altamente volátil e não pagar qualquer dividendo, é um diversificador de risco por excelência, como se pode inferir desta simples análise.

Abraço,
PM
Anexos
Correlation_matrix.png
Correlation_matrix.png (101.9 KiB) Visualizado 10223 vezes
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por Rick Lusitano » 6/2/2014 20:17

homoeconomicus Escreveu:Caros foristas,
Já há muito tempo que sigo atentamente este fórum que em muito contribui na minha autodidaxia.
Construi estas carteiras à + ou – 6 meses e constituem 50% dos meus bens mobiliários.
A 1ª é uma carteira global, de alocação mais estratégica, da qual pretendo obter uma valorização estável (6-8% ao ano) e duradoura. O objectivo é manter a carteira por um período de 3-5 anos sem fazer grandes alterações.
Quando as coisas ficarem mais calmas equaciono reforçar a exposição aos EUA, nesse sentido estou inclinado para o fundo Legg Mason ClearBridge.

A 2ª é de natureza mais táctica e até especulativa. Pretendo obter uma valorização mais elevada estando consciente dos riscos. São os 10% do património que eu reservo para “brincar” aos especuladores.
Nesta carteira equaciono, a curto prazo, entrar num fundo Italiano, com pouca coisa, na Turquia e Tailândia.
Nesta carteira equaciono ainda entrar no Pictet-Global Megatrend Selection-R EUR, bem como, individualmente, no sectores da água, agricultura, energia limpa, madeira, entre outros, sem que isso represente mais de 10% do meu património mobiliário.

Opiniões?

Um bem aja.

Bem vindo, HE. 8-)

Coloquei as tuas imagens mais amigáveis á visualização no fórum. Em relação, aos comentários, vou deixar, que outros deem primeiro, a sua opinião. É um óptimo exercício para quem analisa, aprende a comparar os fundos, alocações, estratégias de investimento.

Global.gif
(Abrir a ligação da imagem, para a ver em tamanho completo)

Táctica.gif

Megatendências.gif

(Grava as imagens em JPG ou de preferência, em GIF, que apesar de não ter a melhor qualidade de imagem, para o fórum é suficiente e bem mais pequena em espaço de memória. E não precisas de fazer uploads para sites, que têm ficheiros EXE para fazer downloads. :wink: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por homoeconomicus » 6/2/2014 19:27

Caros foristas,

Opiniões?

Um bem haja.
Editado pela última vez por homoeconomicus em 6/2/2014 22:28, num total de 2 vezes.

por AntonioVariacoes » 6/2/2014 15:44

@PM_82: Estava a fazer os calculos com os preços das cotações e não o P/L. Quanto ao desfasamento d«nas datas eu verifiquei que não acontecia. Obrigado pela atenção.

edit: Ao editar as formulas para usar o P/L, os valores continuam iguais.AXA World Funds Euro 5-7 E Capitalisation EUR, Franklin European Growth N Acc €, Eurizon EasyFund Equity Consumer Staples LTE R e DWS Invest Euro Corporate Bonds NC têm todos correlação na ordem dos 94%/99%, é normal?

por Outlier » 6/2/2014 12:10

PM_82 Escreveu:
Apenas a título de curiosidade, em tempos calculei a correlação média entre todas as acções do PSI20 ao longo de 5 anos, tendo obtido um coeficiente de correlação de 0,43.
Acrescento ainda que uma das coisas que na prática se verifica é que a correlação não é constante no tempo, tendendo a aumentar muito em períodos de bear market (para 0,8-0,9), reduzindo assim o potencial ganho de diversificação na altura em que esta é mais necessária. Ainda assim, a redução do risco específico por meio da diversificação é o único almoço grátis que conheço no mundo financeiro.

@PM_82: Se quisermos ser 100% rigorosos, mesmo a diversificação de ativos descorrelacionados não dá sempre um almoço grátis, isto porque faz diminuir o desvio padrão (DP) da carteira, o que por si só pode fazer aumentar o rácio de Sharpe (RS), mas, normalmente, não aumenta o excesso de retornos esperados, pelo contrário diminui habitualmente. Ou seja, o verdadeiro almoço 100% grátis ocorrerá no caso em que se diminui o DP ao mesmo tempo que se aumenta os retornos, e assim o RS aumenta nos 2 sentidos, com o ideal de se maximizar os retornos e minimizar o DP/risco. Este caso ideal do Sharpe, não seria então um simples almoço grátis mas sim um autêntico banquete romano, o qual também inclui diversão pós-repasto.

Abr,

file 112

por PM_82 » 6/2/2014 10:21

CoimbraPT Escreveu:Estou a fazer este tipo de testes pela primeira vez, contudo não tenho certeza se estou a fazer da forma correcta. Tenho os dois datasets ordenados por data e uso a função CORREL do excel. Posso fazer assim?

Sim, podes. Garante apenas que, para cada data, o valor dos 2 títulos é o efectivamente verificado nessa data (ou seja, cuidado com os desfasamentos).
Já agora, a correlação a fazer é a dos retornos, não dos preços, mas suponho que isso esteja salvaguardado.

CoimbraPT Escreveu:Já agora, alguém sabe se células em branco (data sem cotação) podem ser deixadas em branco ou devem ser preenchidas com o último valor obtido?

Sem problema, se para uma data apenas tens valor para um título, deixa o outro em branco que a função ignora. Forçar um valor é um erro, precisamente porque é... forçado.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por AntonioVariacoes » 6/2/2014 3:45

file 112 Escreveu:Estudos efetuados nos EUA, estimaram que, em média, o coeficiente de correlação entre os retornos de 2 ações selecionadas aleatoriamente é de cerca de 0.30.

Estou a fazer este tipo de testes pela primeira vez, contudo não tenho certeza se estou a fazer da forma correcta. Tenho os dois datasets ordenados por data e uso a função CORREL do excel. Posso fazer assim? Já agora, alguém sabe se células em branco (data sem cotação) podem ser deixadas em branco ou devem ser preenchidas com o último valor obtido?

por Rick Lusitano » 6/2/2014 1:55

Mouro_Emprestado Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Por existirem muitas multinacionais e "hedge funds", dos EUA, a criarem uma falsa sede, na Irlanda, Luxemburgo, Bahamas, Ilhas Caimão, é porque o regime fiscal é melhor do regime fiscal nos EUA.

Isso é bastante mais complicado do que aquilo que eu ou tu possas pensar :-" Normalmente são criados SPV intermédios para poderem repatriar lucros mais eficientemente para os EUA 8-)

Bem.... mas que Off-topic :-$ :-$ :-$

Não é nada, OT. O tópico é também de finanças, e a fiscalidade ataca tudo, é uma praga que corrompe MF; ETFs, etc.

Também estas "sedes" em offshores, "emprestam" dinheiro á sede real, cobrando juros. O dinheiro entra na verdadeira sede mas como divida, e assim não só, não pagam impostos nas receitas do exterior, como ainda deduzem despesas nos IRC, porque são considerados como dividas. A única sede considerada com lucros é a sede fictícia no país offshore. :wink:

Os países ocidentais andam a apertar a malha. A GSK (Glaxo-Smith Kline), empresa farmacêutica Britânica, tinha estratégias de optimização fiscal através de uma consultadoria da PWC (que tem departamentos especializados nesta temática e que "ajuda" empresas a pagarem menos impostos), como uma sede fictícia no Luxemburgo, teve que pagar uma multa simbólica ao Fisco Inglês (não pagou o valor dos impostos que teria de pagar sem este esquema, portanto compensa). Grandes empresas francesas tem escritórios com secretarias vazias, para terem morada fiscal no Luxemburgo, para não serem acusadas de "empresas de apartados", também tem que ter um número mínimo de funcionários a trabalhar diariamente na morada fiscal do Luxemburgo. E o curioso, é que eram funcionários Franceses que iam todos os dias, de França para o Luxemburgo e voltavam, para marcarem presença no escritório no Luxemburgo. Tudo isto para iludirem as autoridades tributárias. A SIC Noticias, no "Toda a Verdade" costuma mostrar reportagens de esquemas destes.

por Mouro_Emprestado » 6/2/2014 1:37

Rick Lusitano Escreveu:Por existirem muitas multinacionais e "hedge funds", dos EUA, a criarem uma falsa sede, na Irlanda, Luxemburgo, Bahamas, Ilhas Caimão, é porque o regime fiscal é melhor do regime fiscal nos EUA.

Isso é bastante mais complicado do que aquilo que eu ou tu possas pensar :-" Normalmente são criados SPV intermédios para poderem repatriar lucros mais eficientemente para os EUA 8-)

Bem.... mas que Off-topic :-$ :-$ :-$

Registado: 13/9/2013 0:16

por Rick Lusitano » 6/2/2014 1:36

Rick Lusitano Escreveu:Para comparar os desempenhos dos 2 ETFs, o melhor é usar o VWRL em USD, para não existir diferenças devido á conversão cambial. A diferença do número de empresas na carteira é realmente relevante, mas se segue o mesmo índice, terá que ter o mesmo desempenho, com menos empresas. Mas vamos supor que as performances antes da fiscalidade e comissões, são idênticos entre os 2 ETFs. Por exemplo, 10% de retorno bruto em ambos.

Isso não é bem assim, existe sempre um tracking error (para cima ou para baixo), i.e., os ETFs de gestão passiva não são equivalentes a 100% aos índices que seguem.

É correcto, até porque, tens de retirar os impostos e as comissões aos ETFs. Depois também depende se o índice que o ETF segue, é Total Return (inclui dividendos reinvestidos) ou não. Se o ETF for de capitalização é mais provável que fique mais próximo do respectivo índice ou até o ultrapassar.

(Ora, aqui está uma discussão interessante sobre ETFs, sobre questões prácticas. Principalmente, por ser adaptada á nossa realidade.) :clap:

por Rick Lusitano » 6/2/2014 1:29

Rick Lusitano Escreveu: :arrow: Comprar ETFs made in US num IF dos EUA leva-se com a dupla-tibutação, no IF dos EUA e no IRS PT. O próprio ETF paga os impostos referentes aos EUA.

Sim... Eventualmente poderás apelar ao ADT com os EUA e pagar apenas 15% nos EUA e o restante (até 28%) em Portugal... :-k

Ou seja, esta será a mais penalizadora das opções, em questões de fiscalidade.

Rick Lusitano Escreveu: :arrow: Comprar ETFs made in US num IF num IF Português, em que só leva com os impostos no IRS PT. O próprio ETF paga os impostos referentes aos EUA. Parece ser melhor esta opção do que a anterior. :-k

Parece que sim (quero confirmar isso no início de Abril, porque não estou totalmente convencido do processo aplicado pelo BEST ou Invest... :-k )

Pela lógica de compra de acções made in US, através de um IF Português. Como é a tributação? Deverá ser igual, ao fim ao cabo, as UP dos ETFs ou fundos de investimento (MF), são acções de uma empresa, os ETFs/MFs/REITs são considerados entidades corporativas.

Rick Lusitano Escreveu: :arrow: Ou comprar ETFs made in Ireland num IF Português, em que só leva com os impostos no IRS PT, mas que o próprio ETF, paga menos impostos ao fisco do país de domicilio, a Irlanda.

Agora tenho eu uma dúvida. Os fundos têm um regime fiscal mais favorável nos EUA ou na Irlanda? Alguém consegue arranjar 2 fundos iguais, na mesma moeda, em que a diferença seja a domiciliação nos EUA e na Irlanda para vermos se existe alguma variação no seu NAV? :-k

Por existirem muitas multinacionais e "hedge funds", dos EUA, a criarem uma falsa sede, na Irlanda, Luxemburgo, Bahamas, Ilhas Caimão, é porque o regime fiscal é melhor do regime fiscal nos EUA.

por Outlier » 6/2/2014 0:52

@PM_82:

No mercado bolsista, é natural que o coeficiente de correlação entre as ações não seja constante ao longo do tempo, isto porque o mercado não corresponde a um modelo puro de regressão linear em que há uma relação linear entre a variável dependente (Y) e a variável independente (X), pois o mercado integra componentes não lineares e não aleatórias, ou seja, os retornos ao longo do tempo não seguem um trajeto aleatório, seguindo sim tendências (upside e downside) que é o oposto do aleatório, ou, quando muito, não há uma tendência definida no caso do mercado estar a lateralizar.

Quanto ao aumento do coeficiente de correlação (r) nas situações de bear markets, também é natural, pois os fatores não lineares como o pânico, o efeito da "carneirada", os discursos e medidas da Fed,..., contribuem para a maior concentração de valores mais junto à curva-reta do downside e desse modo aumenta o r derivado dessa diminuição dos desvios dos retornos em relação ao valor médio da curva-reta do downside. A inclinação da curva de um downside acentuado é sempre superior à inclinação da curva de um upside acentuado, por isso é que este jogo bolsista está, à partida, matematicamente contra nós e é tudo menos aleatório como a roleta.

Já deu para perceber que és um forista técnico e não um "manda bocas".
Obrigado pelo comentário.

Abr,

file 112

P.S. Como curiosidade para quem não é da área da química, na química analítica quando fazemos uma reta de calibração de resultados de um parâmetro químico sobre valores de padrões com concentrações perfeitamente conhecidas, se o coeficiente de correlação dessa reta não for maior a igual a 0.9999, o método analítico não serve, pois a química é uma ciência exata ao contrário da economia.
Editado pela última vez por Visitante em 6/2/2014 11:31, num total de 1 vez.

por MarioBarradas » 6/2/2014 0:47

Mouro_Emprestado Escreveu:Agora tenho eu uma dúvida. Os fundos têm um regime fiscal mais favorável nos EUA ou na Irlanda? Alguém consegue arranjar 2 fundos iguais, na mesma moeda, em que a diferença seja a domiciliação nos EUA e na Irlanda para vermos se existe alguma variação no seu NAV? :-k

É só isto que me falta aferir antes de decidir pelo VWRL ou pelo VT... :-k
Mas até à próxima correcção de mercado digna desse nome, ainda tenho tempo! :mrgreen: (ou não, não faço market timming...)

Registado: 19/1/2014 18:09

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, Kooc, Luzemburg, m-m, nunorpsilva, peterteam2, Phil2014, trilhos2006, Àlvaro e 162 visitantes