Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PSI (PSI20) - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: PSI 20

por BearManBull » 4/2/2014 21:47

TheMolle Escreveu:Raposo, como é que tu consegues projectar os 8000 pontos para Junho ou Julho? Independentemente da escala!

Obrigado! ;)

8000 pontos é o mínimo mas o Raposo fala muito gráficos 0 :mrgreen:
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por TheMolle » 4/2/2014 21:29

Raposo, como é que tu consegues projectar os 8000 pontos para Junho ou Julho? Independentemente da escala!

Obrigado! ;)

Registado: 19/7/2013 19:23

por RaposoTavares » 4/2/2014 21:15

Um bom diazito, o de hoje. Sim senhor...

Começo por dizer que os índices do 'cagaço' vieram por aí abaixo e atiraram-se a valores que não se viam desde outubro. A pique. Amanhã, calhando, ressaltam. Mas amanhã é outro dia.

Refiro que o nosso PSI, acompanhado pelos índices franceses, por belgas (desconfio que só os valões), por espanhóis, por italianos subiu umas lascas.
Algo 'futeboleiramente': viu-se a força latina. Cá está!
Depois, inebriada pela nossa raça, subiu Nova Iorque.

A imprensa económica francesa e belga -foi a que li- não referiu que há coisas que não estão assim tão benzinho, mas ainda quis decidir que havia uma tendência altista nas bolsas. É bem capaz.

Agitado com as boas notícias atirei-me aos gráficos. Guloso, espetei num gráfico de uma plataforma que tinha à mão, uma linha de tendência alicerçada em 4 pontos de contacto: 3 de julho, 13 de dezembro, 31 de Janeiro e 4 de fevereiro.
A coisa prometeu: na escala logarítmica fornecida pela plataforma (não sei qual a sua base) os 8000 pontos estavam no papo em Junho. Para memória futura até vou fazer uma 'cacha' disto. Aí vai ela:

8000 pontos em Junho.

Pimba!

Bem a tempo de fazer mais valias em julho, tirar umas boas férias e vir mais tarde, lampeiro, em setembro, à procura de novas oportunidades. Não me refiro a oportunidades socráticas. Não! Oportunidades à séria e novas. Entendamo-nos que isto aqui não há pão p'a malucos.

Ainda vi as velinhas, fiz uns risquitos e a coisa sorria-me.

Foi então que me apeteceu fazer riscos com escalas lineares. Uma fantochada!
Ia estragando o dia.
Num destes gráficos os 8000 pontos só cá chegavam no pino do verão.
Um escândalo!
Haverá coisa mais aborrecida que um índice que sobe até aos 8000 pontos no pino de um verão qualquer? Isto é lá alguma coisa?

Felizmente, para mim, havia uma solução: decidi que nunca mais vou mexer em gráficos com escalas lineares.
Mesmo que isso implique que o PSI não apanhe o IBEX, é mais do que certo que escalas lineares, para mim, chegam!

De maneira que esta foi uma decisão que me deixou satisfeito...

E ainda estou.

Um abraço sorridente,
do satisfeito,

Raposo Tavares.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche

Registado: 4/12/2013 19:13

por jotas007 » 4/2/2014 18:42

jotas007 Escreveu:
jotas007 Escreveu:Reacção normal aos 50% da fibo.

Mais uma vez, cuidado com o sentimento de esperança!

Quebra do suporte dos 50% da fibo no diário (não no semanal!), mas será que isto vai ser assim tão facil?
Será que os bulls não têm uma palavra a dizer? Será que foram todos recolhidos da arena? Isto assim não mete piada!! :shame:

Veremos o que vai acontecer até ao fecho do semanal... ainda agora a procissão saiu do adro! \:D/

Já deu para reparar que o sentimento de esperança :pray: (que isto vai até ao céu) está abrandar.
O ceticismo está a chegar! :-k

Claro que não vai ser facil a vida dos bears.

Finalmente, os touros apareceram, e mostraram a sua raça!! :evil:

A luta na arena começou...desfrutem!!!

Registado: 28/7/2013 12:03

por j0a0 » 4/2/2014 15:16

A este momento temos uma inversão de toda a Europa, positivamente claro.
Penso que apanhou muita gente desprevenido.

Por acaso a quebro dos 6600, como aconteceu hoje, estava-me a preocupar bastante.
Mas de repente... :mrgreen:
Vamos aguarda pelo fecho e sessões seguintes.

Será que temos inversão, efectiva, para voltar aos máximos rapidamente?! :pray:
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por fjp1977 » 4/2/2014 14:06

Dentro desta correcção que parece ser em ABC, parece me que estamos na onda 4 da C. Se continuar a seguir esta lógica, faltará a onda 5 que nos poderá levar perto dos 6400.

Registado: 8/1/2010 12:53

por FilipeBS » 3/2/2014 23:16

IzNouGuud Escreveu:
fjp1977 Escreveu:Estive a ver um bocado a discussão que uns paineleiros estavam a ter na CNBC, e o Steve Leesman ja estava a pedir um " tapering " ao taper :lol: . Curiosa ( ou ate nao ) foi a reacção do Rick Santelli, que lhe perguntou porquê, so porque as acções tinham caído 5%. E de seguida disse algo como " the stock market is not a market anymore!!!", basta as acções fazerem um movimento que nao gostamos e toca a intervir e manipular o mesmo. Bem eles pegaram se, e o Rick acabou com a conversa e deixou o Steve a balbuciar uma resposta quando lhe perguntou: estávamos a ter esta conversa, e estavas a pedir um abrandamento da retirada dos estímulos se o Dow estivesse a subir 300 pontos?

E porque escrevo isto neste tópico? Porque de facto, se os americanos saíram da crise, isso deve se a algo que enriqueceria qualquer um, qualquer pais. Fazer dinheiro.

Nos entramos na crise por causa deles, acabamos a ser resgatados por uma devida excessiva, que embora com muitos anos, se agravou muito quando tentamos sair do buraco provocado pelo sub prime, e estamos a passar as passas do Algarve, e estamos atrasados no Bull, porque ao contrario da FED, nos ( quer seja Portugal, quer seja a zona Euro ) nao podemos fazer dinheiro.

E isto entronca na conversa que se tem tido, sobre se o nosso Bull continuará, caso o deles acabe. Onde estaria o Psi se o Banco de Portugal criasse 20 Mil Milhões de € de liquidez por mês? Porque temos que passar por estas provações e nao fazer como os outros. É que ainda so se sentem os efeitos da retirada de 10B de $, e ja se nota e de que maneira o abrandamento da economia americana.

Tenho visto este movimento no Psi, como uma correcção e espero ver os 6350/6400 segurarem os preços e dar inicio a mais uma fase ascendente, mas tenho sempre esta pedra no sapato, e nao me admirava nada que acabássemos por nem ter o nosso mais que merecido Bull. De qualquer forma naquele range, se lá chegar, entrarei longo e caso quebre o suporte terei que assumir perdas, mas era bem melhor nao termos do outro lado do Oceano um mercado cheio de esteróides anabolizantes, sem nos sabermos se se aguenta sem eles, ou ainda pior, se se aguenta com mais.

:clap: :clap: :clap:

Só acrescento que concordo com o e-finance qundo ele diz que estamos na fase do Entusiasmo.
O problema é o que descreveste e provavelmente os USA vão-nos tirar o nosso bull antes dele realmente acontecer.
Se o bul seria justo justo? tenho dúvidas pois o país não teve mudanças que o justifiquem. A maioria das razões que originaram o pedido de ajuda ainda cá estão, e algumas até se agravaram.

Concordo com ambos. O PSI corre o risco de não continuar o Bull graças ao que se passar nos EUA. Mas também é verdade que a nossa economia continua débil, está ainda em fase muito inicial de recuperação, e muitas das reformas do Estado não estão feitas, nem se vê a hora de as fazerem. É triste...

Quanto aos EUA, este pode ser de facto um ponto crítico. Pode ser apenas uma correcção, normal nos Bull. Mas os índices estão quase todos acima dos máximos de 2007, e a bolha que rebentou em 2008 foi traumática psicológicamente. É possível que o mercado nos EUA hesite bastante nesta altura. Se vai fazer correcção, e qual a ordem de grandeza dessa correcção, ou vamos assistir mesmo a um crash (devido à retirada dos estímulos da FED que, em todo o caso, eram insustentáveis), logo veremos. Seja como for, há uma data de tecnológicas da Internet que estão claramente sobrevalorizadas, com PER na ordem das centenas, como é o caso da Amazon. Quedas acentuadas nestes títulos podem ser o gatilho para algo mais do que uma simples correcção.

Bottom-line: Tenhemos cautela :|
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt

Registado: 29/11/2007 3:21

por IzNouGuud » 3/2/2014 23:06

fjp1977 Escreveu:Estive a ver um bocado a discussão que uns paineleiros estavam a ter na CNBC, e o Steve Leesman ja estava a pedir um " tapering " ao taper :lol: . Curiosa ( ou ate nao ) foi a reacção do Rick Santelli, que lhe perguntou porquê, so porque as acções tinham caído 5%. E de seguida disse algo como " the stock market is not a market anymore!!!", basta as acções fazerem um movimento que nao gostamos e toca a intervir e manipular o mesmo. Bem eles pegaram se, e o Rick acabou com a conversa e deixou o Steve a balbuciar uma resposta quando lhe perguntou: estávamos a ter esta conversa, e estavas a pedir um abrandamento da retirada dos estímulos se o Dow estivesse a subir 300 pontos?

E porque escrevo isto neste tópico? Porque de facto, se os americanos saíram da crise, isso deve se a algo que enriqueceria qualquer um, qualquer pais. Fazer dinheiro.

Nos entramos na crise por causa deles, acabamos a ser resgatados por uma devida excessiva, que embora com muitos anos, se agravou muito quando tentamos sair do buraco provocado pelo sub prime, e estamos a passar as passas do Algarve, e estamos atrasados no Bull, porque ao contrario da FED, nos ( quer seja Portugal, quer seja a zona Euro ) nao podemos fazer dinheiro.

E isto entronca na conversa que se tem tido, sobre se o nosso Bull continuará, caso o deles acabe. Onde estaria o Psi se o Banco de Portugal criasse 20 Mil Milhões de € de liquidez por mês? Porque temos que passar por estas provações e nao fazer como os outros. É que ainda so se sentem os efeitos da retirada de 10B de $, e ja se nota e de que maneira o abrandamento da economia americana.

Tenho visto este movimento no Psi, como uma correcção e espero ver os 6350/6400 segurarem os preços e dar inicio a mais uma fase ascendente, mas tenho sempre esta pedra no sapato, e nao me admirava nada que acabássemos por nem ter o nosso mais que merecido Bull. De qualquer forma naquele range, se lá chegar, entrarei longo e caso quebre o suporte terei que assumir perdas, mas era bem melhor nao termos do outro lado do Oceano um mercado cheio de esteróides anabolizantes, sem nos sabermos se se aguenta sem eles, ou ainda pior, se se aguenta com mais.

:clap: :clap: :clap:

Só acrescento que concordo com o e-finance qundo ele diz que estamos na fase do Entusiasmo.
O problema é o que descreveste e provavelmente os USA vão-nos tirar o nosso bull antes dele realmente acontecer.
Se o bul seria justo justo? tenho dúvidas pois o país não teve mudanças que o justifiquem. A maioria das razões que originaram o pedido de ajuda ainda cá estão, e algumas até se agravaram.
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por fjp1977 » 3/2/2014 22:51

Estive a ver um bocado a discussão que uns paineleiros estavam a ter na CNBC, e o Steve Leesman ja estava a pedir um " tapering " ao taper :lol: . Curiosa ( ou ate nao ) foi a reacção do Rick Santelli, que lhe perguntou porquê, so porque as acções tinham caído 5%. E de seguida disse algo como " the stock market is not a market anymore!!!", basta as acções fazerem um movimento que nao gostamos e toca a intervir e manipular o mesmo. Bem eles pegaram se, e o Rick acabou com a conversa e deixou o Steve a balbuciar uma resposta quando lhe perguntou: estávamos a ter esta conversa, e estavas a pedir um abrandamento da retirada dos estímulos se o Dow estivesse a subir 300 pontos?

Registado: 8/1/2010 12:53

por e-finance » 3/2/2014 22:49

IzNouGuud Escreveu:Graças a um post do Atomez, recuperei um gráfico que acho que tem muito da psicologia da bolsa:
Para não ser criticado não faço comentários!

Um abraço

O nosso Bull deve estar agora na fase Enthusiasm, desde dezembro 2013(+/-). Se passa dai não sei, nem ninguém sabe.
Anexos
Fases_bull_bear.png
Fases_bull_bear.png (53.02 KiB) Visualizado 6950 vezes
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff

Registado: 20/8/2010 21:23

por jotas007 » 3/2/2014 22:25

IzNouGuud Escreveu:Graças a um post do Atomez, recuperei um gráfico que acho que tem muito da psicologia da bolsa:

Um abraço

Assim de repente, pensei que fosse o gráfico do bcp!!! :D

Abraço
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

por IzNouGuud » 3/2/2014 21:21

Graças a um post do Atomez, recuperei um gráfico que acho que tem muito da psicologia da bolsa:

Um abraço
Anexos
Fases_bull_bear.png
Fases_bull_bear.png (69.34 KiB) Visualizado 7215 vezes

por kudos » 3/2/2014 20:49

Amigo Raposo,

Agradeço tão humorada e elaborada resposta à questão que lhe coloquei. :clap: Tal como na semana passada continuo a não ver sinais que indiquem que a correção terá terminado (justamente por isso lhe coloquei a questão). Por isso mesmo continuo de fora a aguardar oportunidade de entrada, que me parece possível que ocorra na zona dos 6350 / 6550 pontos (mas certezas não tenho…. e sinceramente não quero ter!).
A quem está dentro espero que esta correção termine rapidamente… e espero que todos os tenham no sitio :lol: …. (estou a falar dos STOPS, claro está!).

Abreijos para todos!

Registado: 3/1/2014 17:58

por Turtle Trader » 3/2/2014 20:18

Flecha Escreveu:Agora é altura para estar sossegado e de braços cruzados a ver o que dá.

Não esquecer que existem três formas de negociar. O lado longo, o curto e o estar de fora a observar, que por vezes é a atitude mais correta e sensata. Presentemente estou 100 % liquido. :!:

Euforias :shame:

Registado: 10/7/2013 20:26

por jotas007 » 3/2/2014 19:23

jotas007 Escreveu:Reacção normal aos 50% da fibo.

Mais uma vez, cuidado com o sentimento de esperança!

Quebra do suporte dos 50% da fibo no diário (não no semanal!), mas será que isto vai ser assim tão facil?
Será que os bulls não têm uma palavra a dizer? Será que foram todos recolhidos da arena? Isto assim não mete piada!! :shame:

Veremos o que vai acontecer até ao fecho do semanal... ainda agora a procissão saiu do adro! \:D/

Já deu para reparar que o sentimento de esperança :pray: (que isto vai até ao céu) está abrandar.
O ceticismo está a chegar! :-k
Anexos
psi20.png
psi20.png (28.78 KiB) Visualizado 7509 vezes
“O sucesso no investimento é toda a gente concordar contigo... mais tarde.” - Jim Grant

por verdeacordaesperança » 3/2/2014 19:00

Agora é altura para estar sossegado e de braços cruzados a ver o que dá.

Registado: 29/11/2007 3:24

por j0a0 » 3/2/2014 18:51

Cada vez estou mais convicto que uma crise dos EUA, e queda dos seus índices. Vai levar à anulação ou atenuação forte do desenvolvimento do nosso Bull.

Eu bem queria estar enganado... :wall:
Mas estes anos que vêem ai vão responder a esta duvida.
Pode-se enganar a todos por algum tempo; Pode-se enganar alguns por todo o tempo; Mas não se pode enganar a todos todo o tempo...
Caso antigo: BPN
Caso mais recente: BES
Próximo caso: ???

Registado: 14/11/2013 0:04

por ocart » 3/2/2014 17:52

Dia de Festa para os Mercados, aproveitando as más noticias dos Mercados Americanos e Chineses lá vão empurrando os indices Europeus para baixo-
Ainda uma "boa" noticia que é altura de começar a investir nos Mercados Emergentes-------

Registado: 29/11/2007 11:18

por fjcbolsa » 3/2/2014 17:39

fjcfaf Escreveu:
epinay Escreveu:Yields da dívida portuguesa em queda, a 10 anos novamente abaixo dos 5% (4.949%) :D

Importante para ajudar a manter-me sereno, em algumas posições perdedoras no PSI

Estava bem caladinho :oops:

Registado: 24/11/2010 10:03

por FilipeBS » 3/2/2014 17:17

É assim que vejo o PSI20 para Fevereiro:

Cenário A - PSI20 tocar nos 6600 e ressaltar, obedecendo à LTA que vem de Julho-Ago/2013;
Cenário B - Correcção mais abrupta, que viole a LTA em vigor, abrindo caminho até ao suporte dos 6300-6400 pontos;

Penso que o cenário de correcção mais abrupta até aos 6300 pontos não pode ser minimamente de descartar, sobretudo se os índices americanos continarem em correcção. A quebra em baixa dos 6300 torna o índice vulnerável a uma descida bem maior, colocando o BULL em stand-by. No entanto, o MACD e os volumes em queda poderão denunciar um esgotamento em breve da pressão vendedora.

:!: A tendência primária de BULL só poderia ser posta efectivamente em causa com a quebra em baixo da vela "Paulo Portas", em torno dos 5200-5300.

Penso que o comportamento daqui para a frente dependerá muito mais do contexto internacional, do que dos resultados, bons ou maus, das empresas portuguesas.

Bons negócios (ou boa espera...)

Imagem
"Only dead fish go with the flow." Andy Hunt

Registado: 29/11/2007 3:21

por tncm » 3/2/2014 16:50

O PSI está a aproximar-se de um suporte importante na casa dos 6600 pts, para mim a fronteira entre o bull e o bear market... devido às boas notícias sobretudo a queda das yelds a 10 anos para valores abaixo dos 5% deixam-me realmente mais confiante.
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar

Registado: 7/3/2010 16:49

por fjcbolsa » 3/2/2014 16:25

epinay Escreveu:Yields da dívida portuguesa em queda, a 10 anos novamente abaixo dos 5% (4.949%) :D

Importante para ajudar a manter-me sereno, em algumas posições perdedoras no PSI

Registado: 24/11/2010 10:03

por epinay » 3/2/2014 16:19

Yields da dívida portuguesa em queda, a 10 anos novamente abaixo dos 5% (4.949%) :D

Registado: 15/2/2012 12:50

por mpfreitas » 3/2/2014 14:46

"Estudo coloca Portugal entre os países do euro com menor exposição aos emergentes, que continuam a dar sinais de turbulência.

Portugal é um dos países mais protegidos da instabilidade nos mercados emergentes, uma vez que tem uma das relações comerciais menos expostas a estas economias. As exportações portuguesas para aqueles mercados representam apenas 10,8% do total, o que faz do País o terceiro menos exposto a um contágio entre os 12 países estudados pelo banco holandês RaboBank, na relação com 19 parceiros comerciais dos emergentes."

in DE.

Registado: 18/5/2007 22:03

por IzNouGuud » 2/2/2014 19:13

Para quem acha que o isto está tudo bem!

Cortes provisórios valem 3 mil milhões.
http://sol.sapo.pt/inicio/Politica/Inte ... t_id=98317

O artigo nem fala ainda nas reformas!!! nem nas ppp

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Dragon56, OCTAMA, Phil2014, trilhos2006, xeidafome, Àlvaro e 82 visitantes