Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO :: Sonae, Sonae & Cia...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 25/2/2004 18:40

tiopatinhas,

é uma questão complexa qnd se trata de «trocar» títulos...

Neste momento é óbvio que as atenções estão centradas na SON e na SNC e não na IPR. Em relação à PTC, tem-se mantido dentro do canal ascendente e para já as perspectivas são positivas...

A tendência na IPR tb é ascendente, aliás, apenas o que se passa é que nas últimas semanas tem estado praticamente estagnada.

Em relação aos resultados, sim, estes poderão servir de catalizador para novos movimentos. Se os ventos estiverem «favoráveis» na altura será certamente no sentido ascendente (a favor da tendência). Pois tecnicamente a IPR continua a apresentar os gráficos mais interessantes...

Em relação à SON, eu sugería a leitura da análise que coloquei há pouco, actualizada. Chamo a atenção para o plano temporal dos investimentos. Em termos de resistência (o 1€) esta ainda não foi batida pela SON, estivemos perante um fortíssimo assalto a uma resistência (que tb era um alvo). Muitos terão vendido (por ter atingido o target), outros estarão a comprar a apostar na quebra da resistência...

Em termos técnicos o sinal é positivo e joga a favor da quebra (não há para já sinais em sentido contrário). Mas ficarei mais descansado se dentro de algumas sessões a SON se mantiver acima dos 1.00€ e então optmista para as próximas semanas ou meses...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tiopatinhas » 25/2/2004 18:14

Marco, estou um pouco confuso :? !! Já há dias lhe coloquei a questão de entrar ou não em Sonae a 0,92 :cry: . Segui a sua opinião e vejo que está no sítio certo.Parabéns!
Mas a minha questão hoje é um pouco diferente!:
Tenho investidos em Impresa uns trocos (2000, compra a 4,48). Queria questionar se valerá a pena vender ao preço actual e perder uns euros para comprar Sonae ou Pt ou manter na tentativa de que a Impresa dispare? É que essa menina não arranca :!: .A sua análise semanal ajuda e lá, também comungo da mesma opinião. Será que os resultados da impresa ajudarão a essa arrancada :?: :idea: ?
Um abraço de obrigado
tiopatinhas

por MarcoAntonio » 25/2/2004 17:26

Fica para mais logo...
:wink:
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 25/2/2004 17:25

Então e a Companhia????? Sonae.com
Visitante

por MarcoAntonio » 25/2/2004 16:58

Com forte volume a SON atacou o target psicológico e quase inevitável (depois de ter batido em alta os 0.93€ em fecho) do 1.00€...

No intraday já fez 1.01€ inclusivamente (muito embora hoje eu não vá, em principio, tirar qq conclusão quanto a quebra ou não do 1.00€).

O volume é muito significativa mas não é nada que surpreenda perante um assalto ao «Euro»...
Anexos
son-20040225a.png
son-20040225a.png (16.05 KiB) Visualizado 715 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 19/2/2004 4:14

Sim, para já mantenho a opinião.

A única coisa que está de momento a perturbar a situação é o surgimento de algum volume mais do que sería de esperar para uma consolidação o que revela algum nervosismo e algum posicionamento dos investidores no mercado. Distribuição?... Não tenho a certeza mas se se viesse a seguir uma queda acentuada sentir-me-ia tentado a pensar que sim...

No entanto, para já a SON tem-se aguentado muito bem (e se quebrar os 0.90 tem potenciais suportes nos 0.83 e 0.85 valores até onde consideraría uma correcção saudável, no limite até 0.80 e abaixo disso ficaría preocupado).

Quanto a targets, neste momento não dou outro que não seja os 1.00€...

É uma barreira psicológica e técnica muito importante. Se a quebrar em alta então falarei de outros valores e se a quebra for consistente e credível terei de dizer que a SON fica numa excelente situação técnica de médio-prazo. Mas para já, quanto a isso, estou na expectativa e não tenho uma forte convicção de que irá quebrar (uma tão forte convicção como tinha de que ela chegaría a estes níveis 0.80-1.00€ por exemplo).
Anexos
son-20040218c.png
son-20040218c.png (17.92 KiB) Visualizado 802 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por tiopatinhas » 19/2/2004 0:36

Marco, hoje mantém esta mesma opinião?
Acho esquesito a ida da Sonae aos 0,96-0,97 e depois vir parar nos 0,90. Pensei que iria consolidar +- aos 0,95 e seria aqui o suporte... Será devido ao caso Portucel? Mantém a opinião que se trata de consolidação? Qual será o próximo target a curto prazo?
obrigado, um abraço
tiopatinhas

por MarcoAntonio » 17/2/2004 11:11

Numa quebra dessas valores acreditaria então numa correcção mais significativa (no caso da SON os valores mais imediatos de suporte passaríam a ser salvo erro os 0.83 e 0.85€).
Imagem

Administrador Fórum

por vvv » 17/2/2004 10:54

M.Antº

pode-se então concluir que só será preocupante um fecho abaixo de 3€(snc) e 0,89€(son)
se tal acontecer num cenário mais pessimista, até que valores se deverá ter em conta a retração?

abraço forense
vvv
Imagem

Registado: 15/1/2004 23:06

por MarcoAntonio » 17/2/2004 10:48

Começando pelo fim, a SNC desilude um pouco ao não arrancar (no imediato) na medida do possível e está a consolidar acima da resistência (já quebrada). Em traços gerais o cenário é ainda assim bullish...

Relativamente à SON, está tb ela a consolidar acima de uma resistência (0.90), valor esse que passsou então a funcionar como suporte.

A retracção dos volumes nestas circunstâncias é um sinal positivo. Para já não faço grandes projecções dado que não me parecem fazer sentido enquanto a SON não quebrar sequer os 0.90€ (por enquanto estamos perante uma consolidação lateral).

Continuo optimista em ambos os títulos portanto considerando que estes movimentos são saudáveis e permitem aos títulos alguns períodos de descanso (que também são precisos para que as subidas sejam consistentes e não desenfreadas e eufóricas).
Imagem

Administrador Fórum

por vvv » 17/2/2004 9:40

Marco

pelo volume e venda da sonae.sgps , que poderemos concluir? uma retração até que valores considerados normais?

e este abrandamento, lateralização 3,03-3,08 da sonae.com?

abraço forense
vvv
Imagem

por MarcoAntonio » 11/2/2004 13:21

vvv Escreveu:Marco
qual sua opinião sobre sona.com no espaço de 12meses(ano 2004) , já que rede UMTS será uma realidade e OPTIMUS pertence á sonae.com.
Teremos ainda BANDA LARGA em que son.com pode ter boas receitas também.

Abraço forense
vvv

Vocês gostaríam mesmo de me ver falar de Fundamentais, não?
:mrgreen:

Just kidding...

Como a AT funciona excelentemente, eu deixo os Fundamentais, as notícias e as especulações para quem sabe falar bem desses aspectos. Eu fico-me pelos gráficos (e acho que fico muito bem).
:wink:

Por isso, não vou (como habitualmente aliás) comentar o UMTS nem a Banda Larga. Digo apenas que, tecnicamente, se a SNC quebrar a resistência os targets passarão a ser, em minha opinião, os 3.30 e os 3.50 e lá mais para a frente (médio/longo-prazo se o mercado ajudar) a zona dos 4€.

Mas vamos acompanhando...

A propósito: a SON acaba de fazer 0.93€...
:lol:
Anexos
snc-20040211b.png
snc-20040211b.png (22.3 KiB) Visualizado 868 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por vvv » 11/2/2004 13:08

Marco
qual sua opinião sobre sona.com no espaço de 12meses(ano 2004) , já que rede UMTS será uma realidade e OPTIMUS pertence á sonae.com.
Teremos ainda BANDA LARGA em que son.com pode ter boas receitas também.

Abraço forense
vvv
Imagem

por MarcoAntonio » 11/2/2004 12:53

A SON já bateu os 0.90€ e foi entretanto aos 0.92...

Os 0.93€ são agora o alvo imediato e acima desse valor, temos os 1.00€, agora praticamente «à porta».

Continua tecnicamente excelente pois claro.

---

A SNC está (já há algum tempo e como tenho assinalado) barrada pelos 3.00€ e que tal como prevía era o grande target da SNC. É uma barreira importante quer do ponto de vista psicológico quer do ponto de vista técnico pelo que em nada me surpreende toda esta consolidação e hesitação junto a este valor.

Volto a referir de qq das formas que este comportamento é bullish pelo que aguardo uma quebra deste valor que deverá gerar novamente um potente sinal na SNC contando pois que se lhe siga um novo arranque da SNC. Para tal bastará, em minha opinião, a manutenção do bom comportamento dos mercados em geral. O resto será questão de tempo...

No gráfico é bem visível a importância dos 3€ e como este valor saiu tecnicamente reforçado nas últimas semanas.
Anexos
son-20040211a.png
son-20040211a.png (17.91 KiB) Visualizado 890 vezes
snc-20040211a.png
snc-20040211a.png (17.18 KiB) Visualizado 891 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/2/2004 20:53

MarcoAntonio Escreveu:Tendo praticamente duplicado a cotação em pouco mais de 4 meses, nem assim a SON mostra vontade de querer corrigir violentamente. Em termos técnicos o gráfico continua com excelente aspecto...

Nesta altura está claramente a consolidar de mais um movimento de alta, de forma contida e praticamente lateral, com volumes aceitáveis.

As próximas referências a bater são os 0.90 e os 0.93 sendo o 1.00€ uma barreira atingível no curto-prazo se os mercados derem uma ajudinha.

Na SNC também não tenho grandes comentários a acrescentar ao que já foi aqui dito: está a consolidar em ligeiro counter-trend num padrão bullish. A quebra dos 3.00€ deverá marcar (se ocorrer) um novo e significativo arranque.

O comentário mantém-se na totalidade sendo a unica novidade o facto da SNC ter ensaiado um teste à resistência dos 3,00€...
Anexos
son-20040206a.png
son-20040206a.png (15.97 KiB) Visualizado 988 vezes
snc-20040209a.png
snc-20040209a.png (15.73 KiB) Visualizado 989 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por vvv » 7/2/2004 0:13

Acho que sonae teve reação á possivel venda da parte da portucel.
proxima semana,penso que o mais normal será a continuação da correção(0,8-0,82)
isto só tem valor se não aparecerem mais rumores & novidades PTI.
Imagem

por MarcoAntonio » 6/2/2004 18:28

Tendo praticamente duplicado a cotação em pouco mais de 4 meses, nem assim a SON mostra vontade de querer corrigir violentamente. Em termos técnicos o gráfico continua com excelente aspecto...

Nesta altura está claramente a consolidar de mais um movimento de alta, de forma contida e praticamente lateral, com volumes aceitáveis.

As próximas referências a bater são os 0.90 e os 0.93 sendo o 1.00€ uma barreira atingível no curto-prazo se os mercados derem uma ajudinha.

Na SNC também não tenho grandes comentários a acrescentar ao que já foi aqui dito: está a consolidar em ligeiro counter-trend num padrão bullish. A quebra dos 3.00€ deverá marcar (se ocorrer) um novo e significativo arranque.
Anexos
son-20040206a.png
son-20040206a.png (15.97 KiB) Visualizado 1129 vezes
snc-20040206a.png
snc-20040206a.png (17.72 KiB) Visualizado 1124 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 4/2/2004 13:05

Tenho estado aqui a resolver alguns problemas no PC, por isso fica apenas um breve comentário: a SON bateu numa resistencia que já era previsível (era o meu target que tinha para este último arranque e foi tocado milimetricamente, logo está a comportar-se dentro do que eu esperava).

Entretanto, tendo entrado em correcção, não vejo qualquer sinal de alarme, pelo menos até ver. Está a corrigir contidamente e os volumes são normais.

Há ainda que assinalar que praticamente tudo o que é título está a corrigir, a SON está apenas a «seguir» o mercado e, podemos dizer, relativamente a este tem vindo a apresentar firmeza relativa.

Não creio que haja muito mais a dizer nesta altura. Tudo normal...

Relativamente à SNC, está a efectuar uma importante consolidação abaixo dos 3.00€, agora a sua grande referência. Um sinal forte na SNC, só na quebra desta resistência agora...
Imagem

Administrador Fórum

por vvv » 4/2/2004 12:18

apresenta produto novo e sonae.com desce?

Patdav Escreveu:Clix diz apresenta amanhã Net banda larga independente PT

03/02/2004 14:15

LISBOA, 3 Fev (Reuters) - O Clix, fornecedor de acesso à Internet (ISP) e portal da Sonaecom , vai apresentar amanhã uma solução de acesso à Internet em banda larga que não se baseia em nenhuma das redes da Portugal Telecom , disse fonte oficial do Clix.

O Clix foi um dos ISP, a par do IOL, da Media Capital, a desistir dos serviços de banda larga via rede fixa - ADSL - devido às reduzidas margens que inviabilizam o negócio.

"O Clix vai apresentar amanhã uma solução de acesso em banda larga que não utiliza nenhuma das redes do incumbente", disse, à Reuters, aquela fonte escusando-se a avançar mais detalhes.

A apresentação do Clix será feita no âmbito da Semana da Internet - Portugal em Banda Larga promovida pelo Governo.

((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial 351 21 3113125, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
Imagem

por vvv » 4/2/2004 11:31

Marco o que se pode dizer desta correção da sonae sgps?
abraço forense
Imagem

Son

por Duda » 3/2/2004 16:12

Tendo em conta o dia de hoje, a Son está a aguentar-se mt bem. Por hoje vou continuar de fora a ver no que dá mas não me parece com vontade corrigir.
Duda

por Patdav » 3/2/2004 15:34

Clix diz apresenta amanhã Net banda larga independente PT

03/02/2004 14:15

LISBOA, 3 Fev (Reuters) - O Clix, fornecedor de acesso à Internet (ISP) e portal da Sonaecom , vai apresentar amanhã uma solução de acesso à Internet em banda larga que não se baseia em nenhuma das redes da Portugal Telecom , disse fonte oficial do Clix.

O Clix foi um dos ISP, a par do IOL, da Media Capital, a desistir dos serviços de banda larga via rede fixa - ADSL - devido às reduzidas margens que inviabilizam o negócio.

"O Clix vai apresentar amanhã uma solução de acesso em banda larga que não utiliza nenhuma das redes do incumbente", disse, à Reuters, aquela fonte escusando-se a avançar mais detalhes.

A apresentação do Clix será feita no âmbito da Semana da Internet - Portugal em Banda Larga promovida pelo Governo.

((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial 351 21 3113125, lisbon.newsroom@reuters.com; Reuters Messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))

Registado: 25/11/2002 22:19

por MarcoAntonio » 2/2/2004 14:52

Se se der a partir dos 0.90€ inclinar-me-ia para os 0.83, se se der nos 0.93 inclinar-me-ia para os 0.85€...

Mas são meros valores indicativos. Até aos 0.80/0.79€ a situação sería relativamente confortável. Abaixo disso é que se tornaría mais preocupante.
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 2/2/2004 14:41

Caro Marco
se a retração se der nos 0,90(eu penso que será aqui)até que valores poderá descer?
o caso de se verificar a ida aos 0,93, a retração pode ser até que valores?
abraço
Visitante

por MarcoAntonio » 2/2/2004 13:43

Mais um target de curtíssimo-prazo praticamente atingido (0.90€)...

Ainda na sexta-feira refería que se estava a aguentar muito bem (no tópico do pergas). Se passar os 0.90, a próxima referência são os 0.93€ e depois finalmente o 1.00€...

No entanto, para já - em termos de curtíssimo-prazo - não considero provável que passe além dos 0.93 antes de voltar a consolidar ou a corrigir.
Anexos
son-20040202a.png
son-20040202a.png (15.81 KiB) Visualizado 1545 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado: