Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por jcsmagalhaes » 4/2/2014 15:52

Flecha Escreveu:http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/resultados/detalhe/calendario_de_resultados_de_2013.html

No calendário de apresentação de resultados aínda não está o BES. No ano passado apresentou no dia 5 de fevereiro.

Registado: 20/11/2006 23:09

por verdeacordaesperança » 4/2/2014 15:44

Registado: 29/11/2007 3:24

por Moykan » 4/2/2014 15:43

Não era amanhã?
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary

Registado: 4/12/2013 16:27

por Ruffus86 » 4/2/2014 15:40

alguem ja sabe a data de anuncio de resultados 2013?

Registado: 31/10/2013 13:54

por Ruffus86 » 4/2/2014 14:50

ok, explica o "e" que me estava a faltar. :wink:

o BES meteu gás... será por força propria, ou é o efeito "BCP" a forçar uma "correcção nas violentas descidas?"

será bom saltar fora e vir apanhar o papel mais abaixo ainda esta semana?

por ee03146 » 4/2/2014 14:43

Ruffus Escreveu:media movel das ultimas 2o sessões.

? não?

exponencial moving average 20

Registado: 7/4/2011 15:21

por Ruffus86 » 4/2/2014 14:39

media movel das ultimas 2o sessões.

? não?

por Moykan » 4/2/2014 14:38

Está a dar bons sinais de vida. Veremos nos próximos dias
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary

Registado: 4/12/2013 16:27

por nmprc » 4/2/2014 14:19

AT2014 Escreveu:Caros,
Depois do fecho de WS a perder 2% e o Japão a abrir a cair 4% era mais que evidente que iria existir uma abertura muito forte em baixa. Basta para isso que grandes investidores retirassem ordens de compra pré-programadas de milhões ou que as colocassem a suportes mais baixos. Não vi nenhuma manipulação no que se passou na abertura de hoje. Existiu simplesmente um sentimento de pânico pontual sobre o fecho de ontem e a abertura da ásia e como tudo o que cai muito depressa sobe qualquer coisa, foi o que aconteceu. E até vejo como muito positivo o facto de várias cotações da banca estarem encostadas à EMA 20 e com força para ultrapassarem essa resistência (BCP, BPI). Já não vejo tão positivo (vejo mesmo preocupante) o PSI20 ter aterrado abaixo da LT no diário mas isso pode ser só um dia mau. Quanto ao BES, enquanto não sairem os resultados detalhados é natural que esteja aqui a mastigar com tendência negativa até 1,03. Face aos resultados previsiveis pode-se antecipar uma cotação minima a rondar os 0,95 mas isso não incorporando o facto de ser o único banco que não tem empréstimos para devolver ao estado pelo que acredito que a saida dos resultados irá pelo menos clarificar a cotação alvo. Continuo tranquilo (embora a perder 8%) nessa cotação pois no médio prazo vai ter uma boa performance. Basta que tenha lucros minimos este ano e isso poderá ser possivel.
Bons negócios.

O que é a EMA 20??

Registado: 29/11/2007 10:48

por AT2014 » 4/2/2014 14:03

Caro Ulisses,

Obrigado. Abraço.

Registado: 4/2/2014 2:39

por Ulisses Pereira » 4/2/2014 13:58

Excelente post, AT.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AT2014 » 4/2/2014 13:35

Caros,
Depois do fecho de WS a perder 2% e o Japão a abrir a cair 4% era mais que evidente que iria existir uma abertura muito forte em baixa. Basta para isso que grandes investidores retirassem ordens de compra pré-programadas de milhões ou que as colocassem a suportes mais baixos. Não vi nenhuma manipulação no que se passou na abertura de hoje. Existiu simplesmente um sentimento de pânico pontual sobre o fecho de ontem e a abertura da ásia e como tudo o que cai muito depressa sobe qualquer coisa, foi o que aconteceu. E até vejo como muito positivo o facto de várias cotações da banca estarem encostadas à EMA 20 e com força para ultrapassarem essa resistência (BCP, BPI). Já não vejo tão positivo (vejo mesmo preocupante) o PSI20 ter aterrado abaixo da LT no diário mas isso pode ser só um dia mau. Quanto ao BES, enquanto não sairem os resultados detalhados é natural que esteja aqui a mastigar com tendência negativa até 1,03. Face aos resultados previsiveis pode-se antecipar uma cotação minima a rondar os 0,95 mas isso não incorporando o facto de ser o único banco que não tem empréstimos para devolver ao estado pelo que acredito que a saida dos resultados irá pelo menos clarificar a cotação alvo. Continuo tranquilo (embora a perder 8%) nessa cotação pois no médio prazo vai ter uma boa performance. Basta que tenha lucros minimos este ano e isso poderá ser possivel.
Bons negócios.

Registado: 4/2/2014 2:39

por NOX » 4/2/2014 13:06

Ómega,

Ok, tenho de concordar ctg, é ilegal mas nunca se consegue provar...

Quanto ao que dizes do indice, o objectivo só pode ser o que descrevi, como vários titulos estavam perto do suporte alguem (ou vários) com peso atacaram os stops dos mais incautos e foi o que se viu...
Mas o mercado é assim mesmo, quem tem peso domina, os outros seguem tendência. :mrgreen:

Cumps

Registado: 6/6/2008 13:45

por Ulisses Pereira » 4/2/2014 13:02

Ómega, se uma série de acções caírem muito nas primeiras horas e recuperarem é manipulação, realmente assim a toda a hora o mercado é manipulado...

Por amor de Deus, deixem-se desse género de comentários sem qualquer argumento sólido. Deixem de atirar para os outros a responsabilidade dos mercados cairem.

Por que será que quando as acções sobem muito ninguém fala de manipulação?

Se eu tivesse uns milhões de acções em Portugal, quisesse fugir rapidamente, despejasse acções no início da sessão e elas subissem, isso era manipulação? Valha-me Deus...
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por 5element » 4/2/2014 12:58

Alguém sabe a data de apresentação de resultados?

Registado: 10/6/2011 20:28

por mcarvalho » 4/2/2014 12:19

Em termos tecnicos o Bes veio à antiga resistencia entre os 1.05 e os 1.100

fonte Ulisses

para recordar

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... o_bes.html

e

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... forca.html
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Ómega » 4/2/2014 12:14

NOX Escreveu: Amigo ómega,

Eu tb tinha essa ideia de que havia permanentes manipulações na bolsa portuguesa mas depois percebi como funciona o sistema e deixei-me disso...
Se há quem manipule? Há sim e eu até sei de um caso mas a verdade é que o sistema funciona de forma a que esses movimentos, se forem bem executados não são de forma nenhuma ilegais. Passo a explicar: Imagina que eu tenho 1000000 de acções do BES. De manhã eu vendo todas de uma vez ao melhor. O que acontece? O mercado desce naturalmente. Essa descida vai levar a que disparem os stops de muitos investidores que se fazem valer desta ferramenta para minimizar as perdas e isso faz com que o mercado desça mais ainda e a onda so pára quando todos os stops tiverem disparado. Nessa altura a cotação já caiu vários % e eu volto a adquiri o meu milhão de acções por 2 ou 3% a menos ou melhor aindam com o mesmo €€ compro mais acções e posso repetir a dose um dia destes...Isto é ilegal? NÃO! Quem estuda a bolsa começa a saber onde devem estar os stops e depois quando tem peso para fazer a cotação descer até aí ganha dinheiro à conta dos medos dos outros. Solução? Trade sem stops, MUITO PERIGOSO mas imune a estes resssaltos! Eu já perdi uns cobres valentes por causa de n colocar stops mas é a minha forma de trade, cada um deverá fazer como se sentir mais confortável. Queres um exemplo mais gritante que o do BES? Vê a abertura da Jerónimo Martins....

Cumps

Ilegal é de certeza, podem é não conseguir provar que houve manipulação, o que é uma coisa completamente diferente. Mas, o que descreves é uma ação de manipulação num único título e hoje, não foi isso que se passou... o que houve foi a manipulação de um índice inteiro... as que mais caíram foram aquelas com mais peso no índice... e suspeito que era essa a intenção. Com que objectivos? Isso só perguntando aos responsáveis por tal descalabro... :?:

Cumps

Registado: 6/12/2013 17:38

por negociosbolsa81 » 4/2/2014 11:59

Acho que o titanic saiu do mar do BCP e veio para o mar do BES :-" :-"
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)

Registado: 29/3/2012 18:17

por Ruffus86 » 4/2/2014 11:54

Se as apanhar hoje outra vez acima do meu preço de entrada, de 1,096€, vendo.

Foi erro, acho que a acção continuará pressionada até ao anuncio de resultados, tal como aconteceu no BCP e já nao me admiro que venha abaixo de 1 euro.
Possivel inclusivamente que venha testar os 0,90€

por Ruffus86 » 4/2/2014 11:51

Já se sabe quando é a apresentação de resultados?

por NOX » 4/2/2014 11:16

Ómega Escreveu:
mcarvalho Escreveu:caro Omega

tu é que tens de ter provas daquilo que afirmas e com elas fazer queixa na CMVM

Eu, caro mcarvalho? Então para que é que a CMVM mantêm equipas técnicas a investigarem possíveis manipulações de mercado? Será que acham normal o que se passou hoje, nos minutos iniciais da abertura? Será que não têm gráficos e outras informações que lhes permita comparar e analisar a informação disponível? A mim basta-me olhar para os gráficos e observar a injustificável queda abrupta da cotação para, minutos depois, assistir-mos também a uma recuperação rápida. Basta olhar neste momento para o BCP, por exemplo, e tentar encontrar uma razão porque esteve a cair mais de 3% na abertura e já sobe mais de 5%, neste momento... porque é que o BES teve uma queda abrupta de mais de 4% logo a seguir à abertura e sobe neste momento mais de 2%? São isto movimentos normais? :shock:

Os da CMVM que investiguem que é para isso que lhes pagam... :evil:

ab

Amigo ómega,

Eu tb tinha essa ideia de que havia permanentes manipulações na bolsa portuguesa mas depois percebi como funciona o sistema e deixei-me disso...
Se há quem manipule? Há sim e eu até sei de um caso mas a verdade é que o sistema funciona de forma a que esses movimentos, se forem bem executados não são de forma nenhuma ilegais. Passo a explicar: Imagina que eu tenho 1000000 de acções do BES. De manhã eu vendo todas de uma vez ao melhor. O que acontece? O mercado desce naturalmente. Essa descida vai levar a que disparem os stops de muitos investidores que se fazem valer desta ferramenta para minimizar as perdas e isso faz com que o mercado desça mais ainda e a onda so pára quando todos os stops tiverem disparado. Nessa altura a cotação já caiu vários % e eu volto a adquiri o meu milhão de acções por 2 ou 3% a menos ou melhor aindam com o mesmo €€ compro mais acções e posso repetir a dose um dia destes...Isto é ilegal? NÃO! Quem estuda a bolsa começa a saber onde devem estar os stops e depois quando tem peso para fazer a cotação descer até aí ganha dinheiro à conta dos medos dos outros. Solução? Trade sem stops, MUITO PERIGOSO mas imune a estes resssaltos! Eu já perdi uns cobres valentes por causa de n colocar stops mas é a minha forma de trade, cada um deverá fazer como se sentir mais confortável. Queres um exemplo mais gritante que o do BES? Vê a abertura da Jerónimo Martins....

Cumps

Registado: 6/6/2008 13:45

por Ómega » 4/2/2014 10:44

mcarvalho Escreveu:caro Omega

Eu, caro mcarvalho? Então para que é que a CMVM mantêm equipas técnicas a investigarem possíveis manipulações de mercado? Será que acham normal o que se passou hoje, nos minutos iniciais da abertura? Será que não têm gráficos e outras informações que lhes permita comparar e analisar a informação disponível? A mim basta-me olhar para os gráficos e observar a injustificável queda abrupta da cotação para, minutos depois, assistir-mos também a uma recuperação rápida. Basta olhar neste momento para o BCP, por exemplo, e tentar encontrar uma razão porque esteve a cair mais de 3% na abertura e já sobe mais de 5%, neste momento... porque é que o BES teve uma queda abrupta de mais de 4% logo a seguir à abertura e sobe neste momento mais de 2%? São isto movimentos normais? :shock:

Os da CMVM que investiguem que é para isso que lhes pagam... :evil:

ab

por mcarvalho » 4/2/2014 10:23

caro Omega

ab
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por Ómega » 4/2/2014 10:12

HJOR Escreveu:
Ómega Escreveu: Afinal, acabaste por aproveitar o movimento ("manipulação") para, segundo a tua visão, reforçar a posição longa.
Boa sorte.

Claro que aproveitei e, com isso, ajudei a recuperação do BES, mas só o fiz quando vi o BES a recuperar rapidamente da descida abrupta. Devia ter comprado antes, mas a verdade é que tive receio e esperei pelo momento que me pareceu que a recuperação era sustentada e, para isso, bastou ver a rapidez com que recuperava aliada ao volume de ordens que se acumulavam no lado da compra. Embora tenha aludido a um reforço, não o é na sua essência, é mais um investimento de curto prazo a tentar aproveitar um 'volte face' do movimento da abertura. Claro que mantenho a posição longa.

O facto de ter decidido 'reforçar' não invalida que o movimento da abertura da generalidade das cotadas não tenha sido manipulado. A não ser que me consigas explicar porque é que o PSI log a seguir à abertura perdia mais de 2% quando a grande maioria dos mercados internacionais nem 1% perdia, e porque é que a GALP e a JMartins, logo nos minutos iniciais, já perdiam respetivamente 9 e 6%, sem qualquer razão que justifique tal descalabro. Possivelmente, para ti, é um movimento natural, para mim, não o é... :|

por HJOR » 4/2/2014 9:40

Ómega Escreveu:Só espero que a CMVM investigue muito bem o que se passou hoje, na abertura da sessão de hoje... GALP a descer 9%, JM a descer 6%, o BES, quase 4% e várias outras cotadas a descambarem por aí abaixo, só pode ter sido uma descarada manobra de manipulação a favorecer posições curtas, para mais estando já positivas parte dessas ações... :evil:

Aproveitei para reforçar no BES a 1,062 quando vi a cotação a recuperar da descida abrupta a que a sujeitaram na abertura. :|

Afinal, acabaste por aproveitar o movimento ("manipulação") para, segundo a tua visão, reforçar a posição longa.
Boa sorte.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], latbal, PAULOJOAO, Pmart 1, tami, trilhos2006, yggy e 272 visitantes