Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mês de Dezembro e possivel Guerra contra o Iraque (opinião)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

meu amigo JN

por jotabil » 20/12/2002 1:22

Não quis contestar a sua visão da situação.....a realidade é em si a mesma ....e ambos a olhamos preocupados..... estamos voltados para o mesmo lado......o da fogueira ao centro......tecemos apenas as nossas considerações....procurando um modo que explique o fogo que se potencia no meio dos feixes de lenha que se amontoam na nossa frente... teriamos de nos sentar de fronte a olhar deslumbrados a chamas que começam......Ná......os árabes são apenas árabes que em alguns lugares sobrevivem com leite de camelo......como é que nos podemos admitir, facilmente, um confronto entre os estados unidos e um iraque?.....não é confronto nenhum.....é uma demonstração de poder a desfilar perante uma europa subterrânea... entretecida nos piornais de betão armado do benelux.... com santuário na suissa......mas sempre pertinaz nas suas ambições...das quais não pode abdicar......por natureza inerente ao mercado.....onde vegeta.....Os árabes apenas têm o dólares que o mundo lhes paga......e têm que emprega-los.......a luta real é entre os que querem administrar esses dinheiros.....e isso é uma actividade ...rigorosamente vigiada.....linha alinha e passo a passo....tanto em terra.. como no mar....e no ar..... nós é que "informados" pelos média que apenas vendem informação é que ficamos baralhados no meio desta farsa.......e ai de quem começe a adivinhar.....haverá logo um método para desclassificar esse indivíduo.....
Existe gente muito estranha por aí....os metodos da teoria dos intintos ....junto com os relativos à dos reflexos condicionados......dão para fazer muitos escravos ...sem darem conta de que o são......
Bem.....meras locubrações mon ami!!!!!

cumps....
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

guerra

por jarcorreia » 20/12/2002 1:17

Que o cenário da guerra é devastador e estúpido lá isso é, porém está intimamente associado à condição humana (que paradoxo!).
O que se passa nos mercados é bem um sinal do que se avizinha como inevitável, jamais Dezembro seria assim se as probabilidades estivessem do lado da não guerra. Na melhor das hipóteses vamos andar de lado até ver. Com o soar do gongo teremos novos mínimos em toda a linha. Depois, bem... depois respirar um pouco e ver o desenho para aquela zona. Ainda assim não é de excluir uma retaliação de peso por parte dos mais radicais.
Estou convencido que o movimento para baixo pode ser violento. Quanto maior for o período de lateralização tanto pior. Argumento para começar já existe porém é pouco provável neste período e esta espera em antecipação do acontecimento é bem pior (para os mercados) que o acontecimento em si. Quem diria...
jarcorreia

por CHOCAPIC » 20/12/2002 0:59

--------------------------------------------------------------------------------

desculpa-me mas no meu curso (gestão) , embora a partir de certa altura bem q nos podiam ensinar, n ensinam a interpretar este gráfico!!! por isso, diz me, estamos afinal em tendência de subida ou descida? :?

1 abraço e peço-te paciência mas se 1 pessoa n se mexer para aprender fica a ver o comboio a passar! :wink:

Registado: 25/11/2002 6:17

por JN » 20/12/2002 0:55

Amigo Jotabil, nao me interprete mal. Fui simplissista, isso fui, mas nao disse mal de islamicos ne de arabes.
O que eu quero dizer é que é preferivel o confronto a viver sobe uma ameça constante sem sequer se saber qual a dimensao e de onde ela pode vir.
Uma guerra iria clarificar nuita coisa e aliviar a tensao mundial, por uns tempos. claro.
Quanto a religioes tolerantes; todas assim se intitulam mas na prática...é o que se vê.

Grande Abraço!
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

meu amigo JN

por jotabil » 20/12/2002 0:23

Se as coisas fossem assim tão simples......corremos um enorme risco...mas não serão os árabes ...os nefandos...os maus... há outra gente que se vai escondendo por entre as árvores de betão armado....os árabes têm uma religião cristã....como a nossa....os príncípios lavrados no corão....já vêm de moisés.....eles estão muito proximos de nós....e são tolerantes......viveram cerca de oito séculos na península e só deixaram beleza.....e espírito......e não se impuseram....de resto o corão assim o admite.....A bandeira que a Europa levanta com o fundamentalismo islâmico é para impressionar os USA ...qual tigre de papel.....na realidade a chamada "una muslima"...unidade islamica,,dado o carácter absoluto dessa religião... Ala é tudo e mohamed o seu profeta....parece querer unificar tnto religiosa como politicamente o mundo árabe....mas isso só sucederia se os árabes fossem donos da informação e das tecnologias.....até lá....peroram apenas na sua riqueza orientada para os dois polos de poder.....um na europa (terrestre).....e o outro nos USA-UK.
Se o regime do Sadam cair....o que realmente cai são os interesses da europa ...e com eles ruirá esta facécia descomunal da União Europeia...que assim fica sem uma parte da torrente dos petrodólares....esssenciais a essa visão....que já alexandre magno alimentou....os romanos realizaram em extremo.....o carlos quinto susteve por breve período....o napoleão sonhou.....o Hitler devorou.....e agora a liga do carvão e do aço...desenhou......mas o que ha-de ponderar é a luta das egemonias......e haverá sempre uma Tebas a terceirar a luta de esparta e atenas.......isto é ...haverá sempre um epaminondas para deslumbrar o devir histórico....bem mas isto é analogia da mais grosseira......quem manda na europa ......não nas ceu nesta área.......

É a guerra meu amigo......a ascenção aos extremos.......e como tal sempre com fim incerto......clausevitz...e a guerra como continuação da politica por outros meios...... pobre europa se os USA-UK tomarem conta da região e da torrente dos petros.....

Um abraço
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

por JN » 19/12/2002 23:55

Concordo perfeitamente

Esta guerra nao vai ter nada a ver com a guerra do Iraque.
Primeiro porque o Sadam nao esteve a dormir durante estes anos.
Segundo porque o mundo Islamico está diferente... hoje existem inimigos muito mais perigosos, lembram-se das torres?

No entanto a guerra é inevitável vai aliviar a tensao. Nós e os americanos vivemos em permanente ameaça, isso reflete-se em tudo e especialmente na economia.

Resumindo; como vai ser a guerra nao sei, mas a paz que a precederá será tanto maior quanto maior for a sua dimensão.

Depois da guerra é o BULL... é pena que tenha de ser assim :(

Agora para aliviar vejam esta:

Encontro com Deus!
> > Saddan perguntou a Deus:
> > - Como será o Iraque daqui a 4 anos?
> > Deus respondeu:
> > - Estará destruido por inúmeros bombardeiros americanos.
> > Saddan sentou no chão e chorou.
> >
> > Bush perguntou a Deus:
> > - Como serão os EUA daqui a 4 anos?
> > Deus respondeu:
> > - Estará todo contaminado por inúmeros ataques de bombas químicas
> > de Bin Laden.
> > Bush sentou no chão e chorou.
> >
> > Durão Barroso perguntou a Deus:
> > - Como será Portugal daqui a 4 anos, depois de meu governo?
> > Deus sentou no chão e chorou....
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

é incontornável

por jotabil » 19/12/2002 23:41

É incontornável caro Moz....... .

Desculpa esta aparente fixação......o campo de batalha moderno....é uma coisa terrível.....e o iraque não tem qualquer dimensão para se postar como antagonista dos USA.

Os actores são outros.......o Iraque e o Irão tb......são simples amortecedores das iras.......os potenciais estratégicos que eventualmente se possam constituir em confronto de interesses....residem noutro local....e nós sabemos onde... .
A analogia em história é sempre falaciosa......mas parece que estamos a recriar o primeiro quartel do seculo XX.
Coitados dos arabes!!!! Volto a repetir....oxalá não haja confronto directo entre os reais contendores....... acabaria este regabofe antinatural da europa unida....que já não é so europa....para grande receio dos UK-USA.
Mas a guerra é inevitável e se os USA novamente expulsarem as empresas europeias do iraque e do Irão....vamos passar mal nesta orópa dos futebóis....e dos pilares e dos segundos referendos para aprovar coisas antinaturais........já imaginaste a tua avó, assim como a minha, a comer yogurtes durante todo o dia?????....
E a farsa do TPI......quando toda a gente sabe que apenas foram exploradas por subversão, as dissenções milenares dos povos do rio drina....quem não leu o prémio nobel da literatura de 1960 ...As pontes sobre o rio drina.....Volto a dizer que o ratzel com a sua teoria geopolitica de 1846....definiu a ambição desde sempre presente nesta europa dos bórgias e da liga hansiática......os ingleses e os seus descendentes.....nunca gostaram dessa ambição......e à mínima ameaça....atacam e provocam a guerra.....

Pode demorar mais uns dias......as grandes campanhas sempre se fizeram a favor do crescimento dos dias, no hemisfério Norte.... muito embora aquela região já se aproxime muito do equador........e isso tenha, em termos relativos, pouca importância.

É a crueza dos biliões de dólares em jogo......e nós até talvez possamos lucrar alguma coisa por tabela......o facto de legitimarmos uma coligação...dá uns biliões inconfessáveis......bem... mas isto já faz parte da acção politica e penso que somos bons nessa matéria......desde o D Afonso.I.....e sempre jogámos bem....entre a inglaterra e a frança.....dois carrinhos sempre......dizem que somos bons no potencial diplomático.....
Nossa Senhora da Conceição nos proteja e sempre nos alumie......neste vale de lágrimas.....

Perdia-me em considerações......

cumps
Sun Tzu

Re: Mês de Dezembro e possivel Guerra contra o Iraque (opini

por MozHawk » 19/12/2002 22:25

fproenca Escreveu:Vamos ao que interessa:
É sabido que os EUA fixou a última semana de Janeiro como data para decidir o ataque ao Iraque, caso se lembrem antes da Guerra do Golfo e do Kuwait (acho que é assim que se escreve), os mercados cairam devido ás incertezas, assim que eles começaram a bombardear a situação inverteu-se ... portanto ... uma guerra apesar infeslimente de ser má para uns, pode ser boa para a Economia, eu preferia que não houvesse guerra em detrimento do impluso da economia, não há preço que valha vidas humanas.
Ainda em relação á data para possivel guerra ... será que o Bush viu o meu possivel H&S ? É que com um jeitinho ele poderá ter marcado a data para eu deixar de escrever a palavra "possivel H&S" e passar a escrever "é um H&S", heheheheh.

Caro fproença,

Ao ler o seu post, não pude deixar de reflectir novamente sobre a actual conjuntura e quanta revolta a mesma provoca no meu íntimo. Tanto mais assim é porquanto o n/sistema educa-nos e forma-nos até ao último minuto em que estamos sentados diante de um professor por forma a fazer-nos acreditar me determinados valores. Podia começar aqui a dissertar sobre uma SDN, uma ONU, casos presentes e casos passados, o Direito Internacional Público, questões de soberania, ingerência, enfim... muita mas mesmo muita coisa. Desde o caso recente dos Scud norte-coreanos a caminho do Yemen e libertados por ordem expressa dos EUA? Lollll Dois pesos e duas medidas. Faz-me lembrar, ironia do destino, os F-14 Tomcat e F-4 Phantom ao serviço da Força Aérea dos Ayatollahs...

Mas, para ser sincero, o que ainda mais me revolta é a quantidade de financeiros, investidores e grandes figuras da alta finança mundial a congratularem-se com os milhões ganhos em cima dos cadáveres dos do costume (business as usual) no matter what... Inevitavelmente, começa a fazer todo o sentido os movimentos anti-globalização e outros que tais independentemente de serem instrumentalizados por "forças obscuras" de uma suposta extrema-esquerda e anarquistas. Até já lhes chamaram os "rubro-castanhos".

Quanto a uma afirmação que fez, eu iria mais longe. Valerá a pena ameaçar desde já o Iraque com armas nucleares? Para quê? Provocação pura? Mas, vejamos, algum vizinho do Iraque quererá ter deflagrações nucleares ali na zona? Eu, enquanto cidadão do mesmo mundo que o dos EUA, preocupa-me sobremaneira que alguém decida por todos nós o lançamento de ogivas nucleares naquilo que será a abertura do maior precedente bélico contra alvos civis desde Hiroshima e Nagasaki. Acreditará Bush que derrotará assim Saddam escondido algures num dos seus bunkers? Ou a América lançará tantos mísseis nucleares quantos os necessários???

Já a data do início das hostilidades, a questão é bem mais complexa. Há cerca de 1 semana ou 2 saiu da Virgínia mais um porta-aviões da US Navy rumo ao Golfo. Recentemente saiu mais um porta-aviões inglês para reforçar o dispositivo britânico na região. Face a isto é mais do que certo que o ataque acontecerá. Tudo reside agora na forma, ie, ao abrigo de quê? Se até agora nem os EUA, nem o Reino Unido apresentaram provas concretas do que afirmam...independentemente de Saddam ser o que é.

Isto tudo para dizer que até pode ser bom para os mercados o deflagrar da guerra no Golfo. Mas acredito que tal será apenas bom no cp. Se se abrirem precedentes graves na "arte de fazer a guerra" o que será o futuro? Ninguém sabe! Continuarão os mercados a subir depois de aberta a caixa de pandora?

Um abraço,

MozHawk

Registado: 25/10/2002 10:08

por Rui Carlos » 19/12/2002 21:34

Bolas Brian.

K Natal bom para os curtos. E tu deves estar carregadinho de puts
Já agora diz o k pensas da PTC

Cordiais Cumprimentos
RC
Rui Carlos

por Brian Jones » 19/12/2002 21:28

Caro Fproença;

Desde o início do mês o S&P500, já caíu qq coisa como 6%
Até agora vamos no pior mês de Dezembro, dos últimos 50 anos !!!
Mas, ainda é apenas dia 19...

Um abraço e bons negócios
Brian Jones

Mês de Dezembro e possivel Guerra contra o Iraque (opinião)

por fproenca » 19/12/2002 21:14

Dezembro costuma ser o mês mais propicio para ir ás compras de acções, ao longo dos anos muitos investidores já se habituaram a esta teoria, que até parece uma obrigação que volsa a acontecer, só que também muitos acreditavam que os mercados subiam até ao céue em março de 2000 foi o que se vui. As regras existem para ser quebradas, tal como os suportes, resistêncis e LT, heheheheh. segundo a RiskMetrics (sinceramente não sei quem são estes tipos), os melhores dias para comprar ~são 23, 24 e 26 de dezembro ... porquê não sei ... perguntem-lhes, estou a brincar, acho que fizeram umas estatisticas :-)

Vamos ao que interessa:
É sabido que os EUA fixou a última semana de Janeiro como data para decidir o ataque ao Iraque, caso se lembrem antes da Guerra do Golfo e do Kuwait (acho que é assim que se escreve), os mercados cairam devido ás incertezas, assim que eles começaram a bombardear a situação inverteu-se ... portanto ... uma guerra apesar infeslimente de ser má para uns, pode ser boa para a Economia, eu preferia que não houvesse guerra em detrimento do impluso da economia, não há preço que valha vidas humanas.
Ainda em relação á data para possivel guerra ... será que o Bush viu o meu possivel H&S ? É que com um jeitinho ele poderá ter marcado a data para eu deixar de escrever a palavra \"possivel H&S\" e passar a escrever \"é um H&S\", heheheheh.

Já agora olhem bem para a LT que nasceu em 09/01/2002

Cps, Fernando Proença

Nota: É raro colocar aqui um post, mas não sei se por azar, cada vez que coloco um engano-me, onteontem por lapso troquei "Touros" por "Ursos", vamos lá ver se hoje não troquei nada :roll:
Anexos
gif4.gif
gif4.gif (33.08 KiB) Visualizado 2533 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Apramg, latbal, m-m, nickforum, Nuno V, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, PiFer, Pmart 1, trilhos2006 e 163 visitantes