Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por Andre.pt » 2/2/2014 20:30

boas,
Na minha modesta opinião também acho que não se deve isolar e analisar só perante um rácio. Deve-se analizar juntamente com muita mais informação. De qualquer forma não deixa de ser interessante a informação deixada.
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por matos_1 » 2/2/2014 14:23

Kafkaesque Escreveu:Pela análise a JMT está sobrevalorizada (maior market cap por vendas). Acho a análise interessante, embora só me pareça útil se a margem EBITDA dessas empresas for semelhante (i.e. cashflow por unidade de vendas próximo).

Tão ou mais importante que a margem EBITDA seria a taxa de crescimento das vendas. Se as vendas da JMT crescerem mais que as congéneres um rácio Market Cap / Vendas superior seria perfeitamente justificável. Daí erro de isolar o efeito de apenas um rácio, raramente dão informação relevante se não forem analisadas juntamente com outra informação.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por joaobarb » 2/2/2014 14:11

Kafkaesque Escreveu:Pela análise a JMT está sobrevalorizada (maior market cap por vendas). Acho a análise interessante, embora só me pareça útil se a margem EBITDA dessas empresas for semelhante (i.e. cashflow por unidade de vendas próximo).

Se conseguisse isolar um racio e dizer "tudo o resto é igual", a bolsa seria fácil.
O que dá piada a isto é que de facto não é fácil, e de facto não é tudo igual. Escolher empresas do mesmo sector (retalho com forte componente alimentar), é um princípio, mas não há duas empresas iguais no mundo.

Se estes eram racios que não conhecias e se o meu post te fez ir pesquisar quais os racios EBITDA destas empresas, já foi útil :)

Registado: 14/6/2008 5:55

por kafkaesque » 2/2/2014 13:53

fernmato Escreveu:
joaobarb Escreveu:Eu sei que a análise fundamental não é a preferida deste fórum, no entanto eu uso uma abordagem híbrida técnica+fundamental. Com tantas acções existentes faz sentido ser exigente nos 2 critérios.

Não querendo ser muito pesado, nem de modo algum estabelecer quanto vale a JMT, vou deixar uma comparação muito breve do indicador Preço/Vendas
Em empresas de retalho, importa uma coisa: vendas. As vendas são um indicador mais estável do que o resultado líquido que é em vários casos inconstante; na JMT o resultado líquido tem sido mais constante e crescente do que na maioria do sector e o mercado claramente valoriza isso.

Capitalização em bolsa/Vendas:
JMT: 0,70
Walmart: 0,51
Tesco: 0,40
Carrefour: 0,24
Ahold: 0,40
Metro AG: 0,15

João,

Pela tua análise, a JMT está sub ou sobre valorizada. Rácios valem de pouco sem interpretação...

Pela análise a JMT está sobrevalorizada (maior market cap por vendas). Acho a análise interessante, embora só me pareça útil se a margem EBITDA dessas empresas for semelhante (i.e. cashflow por unidade de vendas próximo).

Registado: 27/12/2013 12:53

por matos_1 » 2/2/2014 10:17

joaobarb Escreveu:Eu sei que a análise fundamental não é a preferida deste fórum, no entanto eu uso uma abordagem híbrida técnica+fundamental. Com tantas acções existentes faz sentido ser exigente nos 2 critérios.

Não querendo ser muito pesado, nem de modo algum estabelecer quanto vale a JMT, vou deixar uma comparação muito breve do indicador Preço/Vendas
Em empresas de retalho, importa uma coisa: vendas. As vendas são um indicador mais estável do que o resultado líquido que é em vários casos inconstante; na JMT o resultado líquido tem sido mais constante e crescente do que na maioria do sector e o mercado claramente valoriza isso.

João,

Pela tua análise, a JMT está sub ou sobre valorizada. Rácios valem de pouco sem interpretação...
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por joaobarb » 2/2/2014 0:12

Eu sei que a análise fundamental não é a preferida deste fórum, no entanto eu uso uma abordagem híbrida técnica+fundamental. Com tantas acções existentes faz sentido ser exigente nos 2 critérios.

Registado: 14/6/2008 5:55

por Andre.pt » 1/2/2014 21:18

Boa noite,
Comprador e vendedor....... os dois tem poder, um tem poder de decisão sobre o dinheiro e outro sobre o bem. Acho que numa situação normal ninguém tem vantagem sobre ninguem, a não ser quando estamos perante algo muito raro.
Entao que vai shortar esta menina? alguem acredita que continuará por muito mais tempo a tendência'
Abraço
André

Registado: 25/5/2009 14:38

por Eurouro » 1/2/2014 20:34

Mas vamos supor que estamos perante um produto único, alguém tem um diamante único no mundo, se quiser vender terá obviamente um maior controlo sobre o preço como Ulisses disse, mas desde que o produto seja único, raro, ou tipo monopólio, porque se assim não for caímos no mesmo: quem tem dinheiro é que manda.

Registado: 18/7/2013 16:01

por _x_ » 1/2/2014 13:55

Boa Malha Euro, no sistema económico, quem tem dinheiro é que joga! :mrgreen:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.

Registado: 9/1/2008 17:56

por Eurouro » 31/1/2014 23:53

Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, lamento dizer-te mas o comprador manda tanto como o vendedor..

Não acredito.
O vendedor anda só a reboque do comprador. Pois quem tem o dinheiro é que manda. Mas muitas pessoas consumidores não têm noção disso. O comprador se entender que não quer comprar aquele sujeito A vai comprar ao sujeito B mais barato.
Um vendedor quer é vender e, quando vende muitas vezes tenta maximizar o preço e puxar os galões, daí, se quiser fazer negócio não tem outra solução a não ser baixar o preço. Anda a reboque. Se não ceder, ou perde a oportunidade de vender, ou espera por um "pato" que caia no seu preço.

por CTT17 » 31/1/2014 20:38

No seguimento da tua intervenção e mesmo tendo em conta os meus parcos conhecimentos em AT, diria que o suporte a 11,80/12€ será suficiente (espero que o suporte a 12,60 "aguente"), se assim for é expectável uma recuperação sustentada. Confesso que é mais um desejo do que convicção.

Registado: 22/12/2013 23:04

por _Noah » 31/1/2014 19:57

1. Primeiro que tudo, irei esboçar uma simples opinião, não interpretem mal....

2. Não façam desta minha opinião, argumento de compra, pois poderá estar a mesma enviesada.... Todavia, deixo um trabalho de fim-de-semana, para quem desejar pesquisar.

A questão é a seguinte:

a) Desde 25 de abri de 2013 altura em que a JMT conheceu o seu valor mais elevado, acima dos € 18,50, verifiquem qual o montante das maiores quebras em %, e, posteriormente, qual o montante em % das recuperações, sendo certo que, a JMT acaba sempre por recuperar qualquer coisita :wink: , por muito pouco que seja.... :lol:

b) Depois cruzem esses dados com a data de 28 de novembro último, altura em que face aos tombos, e recuperações anteriores, esta é a data que teve o seu maior máximo, mas sempre menor que os anteriores, daí a tendência :P !

c) Desde a data em b) que a JMT desce sem recuperações dignas de registo, isto é assinaláveis!!!

d) Ou seja desde que c) ocorreu já se passaram mais de 60 dias...... Neste momento, o RSI, está há muito a dar indicações de sobrevenha!!!!

Pois bem, face ao exposto.... Aceitam-se outras opiniões, visões, como lhe quiserem chamar!!!!!!

Por último a reforçar, não façam deste meu pequeno comentário, argumento de compra ou de venda. É apenas um comentário, e a minha visão pessoal de curto prazo face à JMT.....

Bom fim-de-semana :wink:

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

Registado: 25/7/2012 12:04

por CTT17 » 31/1/2014 17:17

_Noah Escreveu:ptbr13

Porque não venderes a posição num ponto mais alto, ainda que baixo face à tua aquisição, e alto, mas baixo face à tendência que na JMT já se conhece há muito!

Dás uma menos valia fiscal nesse trade, e, face à tendência poderás vir a apanhar a cotação bem mais abaixo, certamente até poderás adquirir mais papeis que no início!!!! :wink: É um risco, é certo, mas não achas que é muito melhor que, de dia para dia verificares que o teu ativo perde valor.....

Aliás se a tua permissa estiver certa, e a empresa der a volta... tens mais papeis que no início, pelo menos que ontem, digo eu :wink:

Ganhar em bolsa, de forma consistente, seja ele bull, ou bear, é muito difícil, mas não é impossível.

Obriga a uma disciplina constante, a uma luta contigo próprio, face às tuas percepções, a como sentes o mercado. E, deves sempre ter um plano, sempre.... Executá-lo deverá ser palavra de ordem, mesmo que lá no fundo algo te diga que não..... Daí a luta contigo próprio :P

Sugestão: coloca uma quantia na IG markets, ou no montepio trader, ou na Go Bulling, e em papéis como a JMT, se conseguires , segue a tendência... as probabilidades de o teu trade correer bem, são muitíssimo maiores assim!!!

Imagina que tinhas aberto uma posição nos € 14,00 mas a favor da tendência, curta no caso da JMT, quanto não estarias a ganhar agora!!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

São observações pertinentes e que revelam bom senso, mas o meu foco são as minhas férias (já amanhã).

Como a maioria do pessoal que investe em bolsa, só consigo ganhar dinheiro em bull, em Bear seria incapaz e como tenho a convicção que o Bull é para continuar (apesar desta correcção), posso dizer que estou confortável com as minhas apostas.

por _Noah » 31/1/2014 17:09

ptbr13

Porque não venderes a posição num ponto mais alto, ainda que baixo face à tua aquisição, e alto, mas baixo face à tendência que na JMT já se conhece há muito!

Dás uma menos valia fiscal nesse trade, e, face à tendência poderás vir a apanhar a cotação bem mais abaixo, certamente até poderás adquirir mais papeis que no início!!!! :wink: É um risco, é certo, mas não achas que é muito melhor que, de dia para dia verificares que o teu ativo perde valor.....

Aliás se a tua permissa estiver certa, e a empresa der a volta... tens mais papeis que no início, pelo menos que ontem, digo eu :wink:

Ganhar em bolsa, de forma consistente, seja ele bull, ou bear, é muito difícil, mas não é impossível.

Obriga a uma disciplina constante, a uma luta contigo próprio, face às tuas percepções, a como sentes o mercado. E, deves sempre ter um plano, sempre.... Executá-lo deverá ser palavra de ordem, mesmo que lá no fundo algo te diga que não..... Daí a luta contigo próprio :P

Sugestão: coloca uma quantia na IG markets, ou no montepio trader, ou na Go Bulling, e em papéis como a JMT, se conseguires , segue a tendência... as probabilidades de o teu trade correer bem, são muitíssimo maiores assim!!!

Imagina que tinhas aberto uma posição nos € 14,00 mas a favor da tendência, curta no caso da JMT, quanto não estarias a ganhar agora!!!!!!

Cumprimentos.

_Noah

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)

por CTT17 » 31/1/2014 16:46

Posso acreditar na empresa e tentar conciliar com AT (para encontrar um bom ponto de entrada), na minha opinião, a estratégia mais consistente é que aposta em AF e AT (e com alguma intuição se possível). Se tivesse bola de cristal, continuaria a JM a ser uma empresa em que apostaria, mas entraria mais abaixo.

P.S. Não vendi JM, ou seja, o erro definitivo ou o acerto ainda está em aberto.

por TheMind » 31/1/2014 16:45

ter 95% de sucesso em bull entrando longo é bom, claro que é bom, mas dificil é ter 95% de sucessos em bear entrando longo :)
Só tiveste 5% de insucesso porque presumo tinhas uma estrategia para quando corresse mal, porque se não, a esta hora tinhas 100% de insucesso.
Mas a questão é que toda a gente considera que estamos num momento bull, mas há pessoas que investem numa acção (talvez a unica) que se encontra num momento bear, o que eu não compreendo. :wall: :wall: :wall: pois entrar numa acção em bear vai aumentar as probabilidades de a taxa de insucesso aumentar. aquela teoria que so vendo quando der a volta, ate pode resultar mas enquanto espera, podia ter efetuado outros negocios e poupado o coração.

Registado: 10/3/2010 16:07

por PM_82 » 31/1/2014 16:36

ptbr13 Escreveu:Há que reconhecer os erros, não vale a pena dissertações sobre injustiças, os comentários do Ulisses e do Noah são acertados e assertivos. No meu caso, ao comprar JM a 14€, mesmo acreditando na estratégia da empresa, foi um erro, acima de tudo, por não ter feito um stop (os mais entendidos falavam 13,6/13,8€). Este investimento na JM corresponde apenas a 2% do total, logo a preocupação é menor, no entanto, caso queira evoluir terei que colocar stop´s em acções que estão em sentido descendente.

Algo não bate certo nesse raciocínio. Começas por dizer que acreditas na estratégia da empresa e logo a seguir dizes que cometeste um erro. Se queres negociar no curto prazo e colocar stops, então faz mais sentido que te vires para os aspectos técnicos. Estratégia da empresa é algo de médio/longo prazo, não é o tipo de opinião que se mude em menos de um mês só porque a acção veio dos 14 para os 12.7€.
No curto prazo os movimentos são essencialmente aleatórios, tanto está nos 14, como dá um salto aos 15.5, para sem motivo nenhum vir de repente aos 13, e por aí fora, embora as pessoas aqui (principalmente nos tópicos dos bancos) tentem encontrar motivos para cada micro subida ou descida. Não existem, o mercado é assim mesmo, ruidoso nas variações diárias.
Quando me falam no sucesso de uma empresa e o pretendem medir pela performance em bolsa. o que eu digo sempre é que coloquem uma MM200 num gráfico com horizonte temporal alargado, e se possível fiquem só com essa linha, esquecendo o gráfico original. Esse sim é o resultado de uma estratégia, não o que se passa num período de meia dúzia de semanas.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por CTT17 » 31/1/2014 16:29

Tentar descobrir o fundo de uma acção não é uma política com grande probabilidade de sucesso, mas foi o meu primeiro erro desde que regressei à bolsa em finais de 2012. Mesmo em ambiente Bull ter 95% de acertos não é preocupante, contudo sou apenas um investidor pequeno e não pretendo (porque falta de capacidade) fazer fortuna na bolsa, felizmente tenho outras prioridades.

por TheMind » 31/1/2014 16:19

ptbr13 Escreveu:Há que reconhecer os erros, não vale a pena dissertações sobre injustiças, os comentários do Ulisses e do Noah são acertados e assertivos. No meu caso, ao comprar JM a 14€, mesmo acreditando na estratégia da empresa, foi um erro, acima de tudo, por não ter feito um stop (os mais entendidos falavam 13,6/13,8€). Este investimento na JM corresponde apenas a 2% do total, logo a preocupação é menor, no entanto, caso queira evoluir terei que colocar stop´s em acções que estão em sentido descendente.

Na minha opinião, se queres evoluir, começa por não entrares em acções que estão no sentido descendente.

por CTT17 » 31/1/2014 16:16

Há que reconhecer os erros, não vale a pena dissertações sobre injustiças, os comentários do Ulisses e do Noah são acertados e assertivos. No meu caso, ao comprar JM a 14€, mesmo acreditando na estratégia da empresa, foi um erro, acima de tudo, por não ter feito um stop (os mais entendidos falavam 13,6/13,8€). Este investimento na JM corresponde apenas a 2% do total, logo a preocupação é menor, no entanto, caso queira evoluir terei que colocar stop´s em acções que estão em sentido descendente.

por _Noah » 31/1/2014 15:32

Eurouro!!!!

Acho que face às perdas potenciais que poderás estar a acumular no imediato, tal, te está a toldar o julgamento.

O valor de algo é o que uma parte está disposta a pagar à contraparte, pela prestação dum serviço, alienação de qualquer coisa que seja nosso, numa primeira fase!!!

Logo, assumir que o vendedor é que tem mais poder, nessa relação, é algo insensato!!!! No limite, ninguém te obriga a comprar aquilo que não desejas!!!! Só compras a esse valor porque assim o desejaste....

Assim, É nesse momento que atribuíste o valor ao que adquiriste.... Nem antes, nem depois!!!!!!

Agora se conseguias adquirir mais barato, ou, se pagaste mais por algo.... Esse, é, apenas, um problema teu!!!!!

Note-se um exemplo muito pedagógico.

Ontem estive disposto a adquir algo a € 12,87, que hoje vale € 12,70, e que, já esteve a valer menos :lol: . Todavia, no momento em que adquiri JMT, foram os € 12,87 que atribui como valor para o ativo em causa. Hoje, no presente, valem menos... mas não vou dizer que foi o vendedor que tinha mais poder.... Só comprei porque quiz, ninguém me colocou uma pistola à cabeça a dizer, compra já, ou levas um tiro :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Eurouro só vais ao continente porque queres, porque não escolhes a mercearia da esquina, ou o LIDL, ou as lojas de conveniência dos postos GALP, especialmente os das auto-estradas...... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: E, no limite, o pingo doce.... estarás dessa forma a contribuir para a receita dum ativo que deténs!!! :lol:

Cumprimentos.

_Noah!!!

por Ulisses Pereira » 31/1/2014 15:13

Eurouro, lamento dizer-te mas o comprador manda tanto como o vendedor..
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Eurouro » 31/1/2014 14:39

gadget star Escreveu:
PM_82 Escreveu:
gadget star Escreveu: És tu que determinas o valor ou é o mercado que o faz?

O mercado oferece preços e nada mais, que pode ou não estar de acordo com o teu valor.
É assim em tudo na vida. Se o mercado nos oferecer barras de chocolate a 20€, provavelmente não compramos, uma vez que está acima do valor que lhe atribuimos.

Presumo que estejas a falar do teu valor, aquele que tu achas que elas valem, porque o valor de algo é atribuido pela relação entre a procura e a oferta. Um carro no mercado vale 5000€, ou seja, alguem esta disponivel para pagar 5000€ por ele, mas tu tens um e dizes que ele vale 10000€ ou 20000€, qual é o verdadeiro valor do carro?

Mas isso que nós achamos ou pensamos que achamos ou gostariamos que fosse é uma coisa, outra coisa é a realidade, e a realidade de hoje diz-nos que no equilibrio entre a oferta e a procura de acções da JMT resulta num valor aproximado de 12,7€ e numa analise tecnica puramente amadora é clara a tendencia negativa. Não seria melhor aguardar que inverta a tendencia? Que quebre alguma resistencia (como disse o Ulisses)? Qual é a pressa de entrar na JMT? É tentar adivinhar fundo? Para que sofrer? Se ainda me falassem de uma correcção grande que fosse, agora uma acção que está em contraciclo ha imenso tempo. :oh: :oh:

Nesse caso o valor do carro é aquele que pagam por ele no momento da transacção e não aquele que tu pedes por ele. É o comprador que manda em tudo. Pena tenho eu de que isto aqui não seja como Marrocos onde as pessoas vão ao supermercado e regateiam o preço da hortaliça e de quase todos os produtos. Aqui paga-se caro o que o Modelo e Continente exige e não pia. Fixam um preço e nós nem dono do nosso dinheiro somos. LOL

por TheMind » 31/1/2014 14:13

PM_82 Escreveu:
gadget star Escreveu: És tu que determinas o valor ou é o mercado que o faz?

O mercado oferece preços e nada mais, que pode ou não estar de acordo com o teu valor.
É assim em tudo na vida. Se o mercado nos oferecer barras de chocolate a 20€, provavelmente não compramos, uma vez que está acima do valor que lhe atribuimos.

Presumo que estejas a falar do teu valor, aquele que tu achas que elas valem, porque o valor de algo é atribuido pela relação entre a procura e a oferta. Um carro no mercado vale 5000€, ou seja, alguem esta disponivel para pagar 5000€ por ele, mas tu tens um e dizes que ele vale 10000€ ou 20000€, qual é o verdadeiro valor do carro?

Mas isso que nós achamos ou pensamos que achamos ou gostariamos que fosse é uma coisa, outra coisa é a realidade, e a realidade de hoje diz-nos que no equilibrio entre a oferta e a procura de acções da JMT resulta num valor aproximado de 12,7€ e numa analise tecnica puramente amadora é clara a tendencia negativa. Não seria melhor aguardar que inverta a tendencia? Que quebre alguma resistencia (como disse o Ulisses)? Qual é a pressa de entrar na JMT? É tentar adivinhar fundo? Para que sofrer? Se ainda me falassem de uma correcção grande que fosse, agora uma acção que está em contraciclo ha imenso tempo. :oh: :oh:

por PM_82 » 31/1/2014 11:33

Eurouro Escreveu:
PM_82 Escreveu:É possível que posições curtas tenham sido abertas na zona dos 13.x €. Ainda não recompraram por isso as mais valias não foram tomadas. Se isto for verdade, a situação é interessante, uma vez que o suporte na zona dos 12.6€ é uma resistência do ponto de vista dos curtos, logo um ponto de compra para fechar posição.
Veremos o que dita a cotação nos próximos dias.

PS: Interessa-me mais o valor intrínseco das empresas do que o preço, logo tendo a guiar-me pela AF. O comentário técnico acima é apenas um aparte.

Olá PM, então quanto vale para ti a JM? se te guias pela AF...
Existem empresas que mesmo subindo de preço podem ficar cada vez mais baratas. A JM é uma delas.
E existem empresas que por mais que desçam ficam cada vez mais caras.

Eurouro,

A última vez que corri o modelo DCF foi no verão do ano passado, e nessa altura a minha avaliação apontava para 16.5€ por acção. No cenário mais pessimista de todos (fazendo variar o custo do capital) a empresa ficava avaliada na zona dos 15€.
O modelo assumia, no entanto, uma margem de EBITDA na Polónia sempre superior a 8%, em todos os anos da projecção. Com a concorrência que a Biedronka tem tido e com as promoções que tem sido obrigada a fazer, é muito provável que esta % tenha que ser reduzida e consequentemente a capacidade de geração de cash flow baixa.
Aguardo pelo divulgação de resultados no final de Fevereiro para fazer a actualização, com a certeza que aqueles 16.5€ serão revistos em baixo, mas ainda assim ficará num valor significativamente superior à cotação actual.
E tu, se também te guias pela AF, que contas fizeste?
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Bing [Bot], cali010201, fatura.pt, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], jprgodinho, macau5m, MP65, Shimazaki_2, smog63, trilhos2006 e 143 visitantes