Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por ghorez » 3/2/2014 10:04

Tridion Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(mouro, não tinhas outros nick, antes? "ghorez"? )

Acho que não, o ghorez foi raptado por uma data de funcionários públicos em fúria e só vai ser devolvido quando houver a reposição de salários! :mrgreen:

O ghorez é como o zorro. Aparece perante as injustiças, e volta a desaparecer quando, aparentemente, os fp parece que vão contribuir com qualquer coisita para esta crise.
Neste momento está o "Trovão" a pastar, e eu entretido com a "Zeta-Jones". :mrgreen:

Quanto à discussão gestão passiva vs activa...épa deixem-se de coisa. Eu por acaso agora utilizo mais etf, mas ainda não consegui resgatar o PIMCO total return/global return...ainda acredito no King das obrigações. E quando subir as tx de juro e a sangria começar/continuar, até estou a pensar reforçar qualquer coisa :D

bom dia a todos!

Registado: 25/9/2012 10:49

por Rick Lusitano » 3/2/2014 1:15

Tridion Escreveu:

Acho que não, o ghorez foi raptado por uma data de funcionários públicos em fúria e só vai ser devolvido quando houver a reposição de salários! :mrgreen:

:mrgreen:

Com a mudança de formato do fórum, houve pessoal que desapareceu, alguns devem ter mudado de nick.
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Tridion » 2/2/2014 23:57

Registado: 13/5/2010 17:53

por Rick Lusitano » 2/2/2014 23:33

Mouro_Emprestado Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Bom pensamento.
Tenho algumas dúvidas, é precisamente nos impostos.
Como é feita a tributação no ETF? Não pagas impostos nos EUA e em Portugal?
Como compras o ETF através do BTP, como fazes para receber parte dos impostos retidos nos EUA? Aparentemente, a plataforma usada, a do SaxoBank, não distingue os clientes individualmente do BB, para a PIMCO, o cliente nem é o BB, mas sim, o SaxoBank. No caso dos fundos de investimento, para a PIMCO, o cliente é o BB, eliminando, 1 intermediário, e como são domiciliados na Irlanda, beneficiam de um regime fiscal, mais favorável.

Eu falei no Best Trading e não no BTP :wink:

Quando andava a estudar os tópicos todos sobre ETFs, uma das dúvidas era mesmo essa da dupla-tributação ("DT") no BTP e não só. Como as respostas dadas não me deixaram nada tranquilo (conforme esclareces no teu post), desclassifiquei logo o BTP para investimentos a longo-prazo (e nem foi por causa da DT, mas sim por causa da confusão pegada acerca de quem deter o quê na plataforma, caso o Saxo Bank estoire :wall: :wall: :wall: ).

Por outro lado, quer no Best Trading, quer no Invest (tem a vantagem de a custódia de títulos ser grátis... tal como no BTP :wink: ), o que me foi dito foi que aplicavam directamente o Acordo para Evitar a Dupla Tributação ("ADT") com o EUA, sendo assim apenas tributado à taxa liberatória de 28%. Se queres que te diga, tenho dúvidas neste aspecto (percebo uma coisita ou duas sobre DT internacional 8-) ) que espero dissipar em Março/Abril quando receber os primeiros dividendos.

Ok, no BTP, aparentemente, não se pagará a comissão de guarda de títulos, mas na BT (DO), já pagas, 5 EUR/Trimestre + IVA, nas outras DO, paga-se 6 EUR/Trimestre + IVA. Mas se tiveres outros títulos na conta, acaba por se diluir o peso dessas comissões. :wink:

Mouro_Emprestado Escreveu:Já agora, quando vocês falam que a Irlanda tem um regime fiscal mais favorável, é igual (para efeitos fiscais) deterem esses activos no EUA, Irlanda, França, Luxemburgo, Holanda, etc. (países com os quais Portugal assinou um ADT). Não pensem que por deterem um ETF (ou uma acção) num país da UE que não vão levar com DT internacional (já vi por aqui mais do que uma vez este falso argumento, mas não quero transformar este tópico numa discussão sobre fiscalidade 8-) ).

O domicilio na Irlanda, não é para nos beneficiar directamente, mas sim, a fiscalidade sobre o próprio fundo. O fundo pagará menos impostos e logo terá melhor desempenho do que se tivesse domiciliado nos EUA. A Irlanda tem imensas multinacionais dos EUA, lá sedeadas para tributarem menos do que se estivessem sedeadas nos EUA. Existe lá, várias empresas tecnológicas dos EUA. Alguns exemplos:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Irish_companies

Mouro_Emprestado Escreveu:Como no Invest não pago custódia de títulos, preferi investir por aí (embora só possa aceder ao Vanguard VTI através do Prime-brokerage, é-me indiferente a comissão ser 1,5 cêntimos ou 3,5 cêntimos por acção, uma vez que não ultrapasso o valor mínimo de USD10 de comissão por ordem).
Em termos de comissão sobre dividendos, estamos a falar de 2% no Invest (penso que seja igual no Best Trading).

Tenho que ver melhor, isso do Invest. 8-)

Estes teus 2 posts, são interessantíssimos e enriquecem o nosso conhecimento. O ideal seria um tópico só de ETFs, mas virado para a realidade Portuguesa ou Europeia, porque para a realidade de outros países, já existem muitos.

(mouro, não tinhas outros nick, antes? "ghorez"? :wink: )
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VirtuaGod » 2/2/2014 23:25

Amiais Escreveu:Fico à espera de saber novidades em Mar/Abril sobre os acordos de dupla tributação

+1 :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Amiais » 2/2/2014 22:43

Mouro_emprestado, obrigado pelo teu contributo precioso. É sempre bom ver quem aposta em ETFs (em casos reais) e não tenta impingir a toda a força uma filosofia de investimento (guerras de gestão passiva X activa).

Nas tuas comissões do BB falta a comissão de custódia de títulos. Fico à espera de saber novidades em Mar/Abril sobre os acordos de dupla tributação e a sua aplicação no Invest (pode ser que me convenças a ser cliente deles).

Registado: 17/11/2011 18:37

por Mouro_Emprestado » 2/2/2014 20:16

Rick Lusitano Escreveu:Bom pensamento.
Como compras o ETF através do BTP, como fazes para receber parte dos impostos retidos nos EUA? Aparentemente, a plataforma usada, a do SaxoBank, não distingue os clientes individualmente do BB, para a PIMCO, o cliente nem é o BB, mas sim, o SaxoBank. No caso dos fundos de investimento, para a PIMCO, o cliente é o BB, eliminando, 1 intermediário, e como são domiciliados na Irlanda, beneficiam de um regime fiscal, mais favorável.

Eu falei no Best Trading e não no BTP :wink:

Quando andava a estudar os tópicos todos sobre ETFs, uma das dúvidas era mesmo essa da dupla-tributação ("DT") no BTP e não só. Como as respostas dadas não me deixaram nada tranquilo (conforme esclareces no teu post), desclassifiquei logo o BTP para investimentos a longo-prazo (e nem foi por causa da DT, mas sim por causa da confusão pegada acerca de quem deter o quê na plataforma, caso o Saxo Bank estoire :wall: :wall: :wall: ).

Por outro lado, quer no Best Trading, quer no Invest (tem a vantagem de a custódia de títulos ser grátis... tal como no BTP :wink: ), o que me foi dito foi que aplicavam directamente o Acordo para Evitar a Dupla Tributação ("ADT") com o EUA, sendo assim apenas tributado à taxa liberatória de 28%. Se queres que te diga, tenho dúvidas neste aspecto (percebo uma coisita ou duas sobre DT internacional 8-) ) que espero dissipar em Março/Abril quando receber os primeiros dividendos.

Já agora, quando vocês falam que a Irlanda tem um regime fiscal mais favorável, é igual (para efeitos fiscais) deterem esses activos no EUA, Irlanda, França, Luxemburgo, Holanda, etc. (países com os quais Portugal assinou um ADT). Não pensem que por deterem um ETF (ou uma acção) num país da UE que não vão levar com DT internacional (já vi por aqui mais do que uma vez este falso argumento, mas não quero transformar este tópico numa discussão sobre fiscalidade 8-) ).

Rick Lusitano Escreveu:No BB, não pagas comissões sobre o pagamento de dividendos dos ETFs, através do BTP? Como também através do BTP não se paga guarda de títulos. A pagar apenas, comissões, na compra e venda de ETFs, compensa, ter ETF com pagamento de dividendos.

Como no Invest não pago custódia de títulos, preferi investir por aí (embora só possa aceder ao Vanguard VTI através do Prime-brokerage, é-me indiferente a comissão ser 1,5 cêntimos ou 3,5 cêntimos por acção, uma vez que não ultrapasso o valor mínimo de USD10 de comissão por ordem).
Em termos de comissão sobre dividendos, estamos a falar de 2% no Invest (penso que seja igual no Best Trading).

Rick Lusitano Escreveu:Agora a questão que levantas, tem toda a lógica, é mais provável, aumentar impostos, do que descer, e o número redondo, está ali, mesmo ao lado, os 30%. :wall:
As vantagens dos dividendos, é a questão fiscal futura que mencionas, é também, para algumas pessoas, que podem quer receber regularmente dividendos/cupões/juros, por gosto, para tentar minimizar perdas futuras, para viver dos rendimentos, etc. A desvantagem é que a nível de retornos totais, é mais rentável, a capitalização do que a distribuição, muitos dos dividendos, não dão para reinvestir, por ser diminutos e no caso dos ETFs, acabam por ser penalizados pela comissão de compra. Para além que ao reinvestir os dividendos, já se ficou sem parte do retorno, para os impostos, mais a perda de tempo, entre a distribuição dos dividendos e a entrada deles na nossa conta.

Existe um paradigma, que podes estar a perder num FI ou ETF, mas ele paga os dividendos na mesma, pagas impostos nos dividendos, mas se o venderes com perdas, o Estado Português, não te paga o equivalente a taxa liberatória sobre as perdas. A não ser no englobamento, mas só para os activos negociados fora do BTP/SaxoBank, é só para pessoas com rendimentos anuais muitos reduzidos.

Não há uma solução única para todos os casos, e muito menos perfeita.

(In)felizmente, é mesmo assim :(

Mas, a meu ver, o mais importante (sejam ETFs ou FI) é ter um plano (incluíndo um AA com os qual nos sintamos confortáveis) e depois não divergir a partir daí. Quantos de nós não se pôs a resgatar PIMCOS quando se começou a falar no Tapering?

Registado: 13/9/2013 0:16

Novos ETFs da PIMCO

por Rick Lusitano » 2/2/2014 18:45

Sai mais uma fornada de novos ETFs da PIMCO. :mrgreen:

Bloomberg Escreveu:Pacific Investment Management Co., the world’s biggest bond manager, plans to start 19 actively managed exchange-traded funds as co-founder Bill Gross further diversifies the firm following Chief Executive Officer Mohamed El-Erian’s resignation last week.

Pimco will more than triple its active ETF lineup by offering variations of mutual funds such as Pimco Income, Pimco Unconstrained Bond, Pimco Municipal Bond and several StocksPlus and IndexPlus products, according to regulatory filings with the Securities and Exchange Commission on Jan. 24. The StocksPlus funds attempt to beat the equity market with bonds and derivatives. IndexPlus funds use an untraditional benchmark that isn’t dominated by market capitalization.

Fonte; Bloomberg - Pimco to Start 19 Actively Run ETFs as Gross Diversifies (Jan 27, 2014 7:14 PM GMT)
http://www.bloomberg.com/news/2014-01-27/pimco-to-start-19-actively-run-etfs-as-gross-diversifies.html

por VirtuaGod » 2/2/2014 18:45

:arrow: January 2014 Capital Flows to Emerging Market Economies

:idea: Emerging market conditions have continued to be quite choppy, including a significant market correction in early 2014. We do not anticipate a sustained pull-back from emerging markets, but investors have become increasingly sensitive to country risks, which will test countries that experience heightened political uncertainties or do not take timely and decisive measures to address policyweaknesses.

:idea: As anticipated, the retrenchment of flows in the summer of 2013 proved temporary as the global economy gained pace (and was less severe than previously estimated) and markets absorbed the December decision on Fed tapering.

:idea: As our baseline scenario, we continue to expect a gradual rebound in capital flows in 2014 and 2015, in line with a projected sustained pick-up in world growth and a gradual Fed exit (Chart 1). However, flows will remain at a much lower level relative to GDP than over 2010 GDP than over 2010- -- -2012 (Chart 2, next page).

:idea: Downside risks for aggregate flows mainly relate to risks surrounding market expectations for the Fed’s eventual policy rate hiking path. At the country- level, economies with large external financing requirements, macroeconomic policy gaps and and economies with large external financing requirements, remain most vulnerable. Therecent market volatility has political uncertainties remain most vulnerable.
Editado pela última vez por VirtuaGod em 2/2/2014 18:58, num total de 4 vezes.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Rick Lusitano » 2/2/2014 17:14

Mouro_Emprestado Escreveu:
Azul10 Escreveu:Esta carteira já tem dimensão para ter alguns ETFs, a questão é mesmo essa, a maioria dos ETFs que me foi apresentada, já excluindos os que têm pouca liquidez, distribui dividendos e tenho exposição cambial, para além do mais em algumas classes de activos que escolhi não comercializam ETFs que reúnam essas condições, teria que ser sempre uma carteira mista ou então aumentar os pesos e diminuir as classes. É nesta fase de ver ao certo o que fazer que estou neste momento.

No fórum Bogleheads ultimamente tem-se falado muito se valerá a pena o slice-and-dice, por causa da sua complexidade no rebalanceamento. A conclusão de muitos é de que não valerá grande coisa estar a criar carteiras mais complexas que o "3-fund portfolio+REIT" (mais aqui: http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios). Aliás, quem costuma defender que se deve juntar uma parte de REIT ultimamente não tem tantas certezas (estou a falar em específico no Rick Ferri).

Relativamente ao facto dos ETFs serem mais caros, isso só é verdade para quem anda a meter 100 ou 200 euros de cada vez. Sim, porque se meteres 2000 euros no PIMCO BOND ETF, fica-te muito mais barato do que um fundo semelhante da PIMCO:

Custos PIMCO BOND:
Comissão no BEST Trading: €10 sensivelmente (se falarmos num investimento de €2000, estamos a falar de um custo de 0,5%)
Comissão anual de gestão PIMCO: 0,55%
Total custos: 1,05% (no 1.º ano... a partir daí estamos apenas a falar de 0,55%)

Custos PIMCO Total Return Bond Fund E Acc USD:
Comissão no BEST Trading: 0
Comissão anual de gestão PIMCO: 2,5%
Total custos: 2,5% (todos os anos)

É claro que o 2.º tem a vantagem de acumular dividendos... Mas, será que no futuro vamos pagar menos de impostos? É que talvez seja preferível pagar agora 28% de imposto s/ dividendos, do que vir a pagar 35% de mais-valias no futuro sobre os dividendos que vieram a acumular no passado* :-k

* É um número atirado ao ar, espero que as taxas liberatórias de tributação (de tão altas que estão) não subam mais!

Bom pensamento.

No BB, não pagas comissões sobre o pagamento de dividendos dos ETFs, através do BTP? Como também através do BTP não se paga guarda de títulos. A pagar apenas, comissões, na compra e venda de ETFs, compensa, ter ETF com pagamento de dividendos.
Agora a questão que levantas, tem toda a lógica, é mais provável, aumentar impostos, do que descer, e o número redondo, está ali, mesmo ao lado, os 30%. :wall:
As vantagens dos dividendos, é a questão fiscal futura que mencionas, é também, para algumas pessoas, que podem quer receber regularmente dividendos/cupões/juros, por gosto, para tentar minimizar perdas futuras, para viver dos rendimentos, etc. A desvantagem é que a nível de retornos totais, é mais rentável, a capitalização do que a distribuição, muitos dos dividendos, não dão para reinvestir, por ser diminutos e no caso dos ETFs, acabam por ser penalizados pela comissão de compra. Para além que ao reinvestir os dividendos, já se ficou sem parte do retorno, para os impostos, mais a perda de tempo, entre a distribuição dos dividendos e a entrada deles na nossa conta.

Existe um paradigma, que podes estar a perder num FI ou ETF, mas ele paga os dividendos na mesma, pagas impostos nos dividendos, mas se o venderes com perdas, o Estado Português, não te paga o equivalente a taxa liberatória sobre as perdas. A não ser no englobamento, mas só para os activos negociados fora do BTP/SaxoBank, é só para pessoas com rendimentos anuais muitos reduzidos.

Não há uma solução única para todos os casos, e muito menos perfeita.

por Mouro_Emprestado » 2/2/2014 12:39

Azul10 Escreveu:Esta carteira já tem dimensão para ter alguns ETFs, a questão é mesmo essa, a maioria dos ETFs que me foi apresentada, já excluindos os que têm pouca liquidez, distribui dividendos e tenho exposição cambial, para além do mais em algumas classes de activos que escolhi não comercializam ETFs que reúnam essas condições, teria que ser sempre uma carteira mista ou então aumentar os pesos e diminuir as classes. É nesta fase de ver ao certo o que fazer que estou neste momento.

No fórum Bogleheads ultimamente tem-se falado muito se valerá a pena o slice-and-dice, por causa da sua complexidade no rebalanceamento. A conclusão de muitos é de que não valerá grande coisa estar a criar carteiras mais complexas que o "3-fund portfolio+REIT" (mais aqui: http://www.bogleheads.org/wiki/Lazy_Portfolios). Aliás, quem costuma defender que se deve juntar uma parte de REIT ultimamente não tem tantas certezas (estou a falar em específico no Rick Ferri).

Relativamente ao facto dos ETFs serem mais caros, isso só é verdade para quem anda a meter 100 ou 200 euros de cada vez. Sim, porque se meteres 2000 euros no PIMCO BOND ETF, fica-te muito mais barato do que um fundo semelhante da PIMCO:

Custos PIMCO BOND:
Comissão no BEST Trading: €10 sensivelmente (se falarmos num investimento de €2000, estamos a falar de um custo de 0,5%)
Comissão anual de gestão PIMCO: 0,55%
Total custos: 1,05% (no 1.º ano... a partir daí estamos apenas a falar de 0,55%)

Custos PIMCO Total Return Bond Fund E Acc USD:
Comissão no BEST Trading: 0
Comissão anual de gestão PIMCO: 2,5%
Total custos: 2,5% (todos os anos)

É claro que o 2.º tem a vantagem de acumular dividendos... Mas, será que no futuro vamos pagar menos de impostos? É que talvez seja preferível pagar agora 28% de imposto s/ dividendos, do que vir a pagar 35% de mais-valias no futuro sobre os dividendos que vieram a acumular no passado* :-k

* É um número atirado ao ar, espero que as taxas liberatórias de tributação (de tão altas que estão) não subam mais!

por Azul10 » 2/2/2014 11:12

Rick Lusitano Escreveu:Thanks.
Estás carregado de Schroders, presumo que estás limitado á oferta do teu banco, também pela escolha dos outros fundos. :wink:
Com uma escolha mais afinada, conseguias mais uns pozinhos. Se queres agricultura ou outras matérias-primas (ouro, prata, metais não-preciosos, energia) tens exposição directa através do Invesco BRA.

Para ETFs, convém teres uma carteira com um montante considerável, para reduzir o peso das comissões. E escolher ETFs de capitalização e em EUR.

Essa situação também aconteceu porque pela categoria que pedi para me serem apresentados fundos a grande maioria deles não tinha cobertura cambial, e os da Schroder tinham, para não adicional o risco cambial à carteira optei por sempre que pude escolher os que tinham cobertura cambial.

Tenho o invesco BRA mas é noutra carteira, nesta não estava disponível.

Esta carteira já tem dimensão para ter alguns ETFs, a questão é mesmo essa, a maioria dos ETFs que me foi apresentada, já excluindos os que têm pouca liquidez, distribui dividendos e tenho exposição cambial, para além do mais em algumas classes de activos que escolhi não comercializam ETFs que reúnam essas condições, teria que ser sempre uma carteira mista ou então aumentar os pesos e diminuir as classes. É nesta fase de ver ao certo o que fazer que estou neste momento.

Registado: 4/10/2010 11:29

por Rick Lusitano » 2/2/2014 1:32

Azul10 Escreveu:Imagem

Cá está.

Estou a pensar fazer modificações nesta carteira, possivelmente até vender e redesenhar a mesma, é o que tenho andado a estudar nestes últimos tempos, trocar alguns fundos por ETFs por exemplo é uma delas, mas não me quero aventurar em mandar-me de cabeça até me sentir suficientemente confortável na matéria.
Com o tempo vai-se lendo muita coisa, aprendendo e se fosse hoje a carteira já não teria sido construída da mesma maneira.
Estou-me a lembrar por exemplo da alocação num fundo de acções agrícolas que na altura à falta de um fundo de commodities me levou a colocar dinheiro nele, isto só porque sim porque a performance nem sequer era apelativa, especialmente tendo em consideração o risco. A ideia foi ter dois fundos de acções sectoriais.

Enfim vamos andando e vamos aprendendo, enquanto não tiver um plano efectivo para o que fazer no futuro vou deixar rolar.

Thanks.
Estás carregado de Schroders, presumo que estás limitado á oferta do teu banco, também pela escolha dos outros fundos. :wink:
Com uma escolha mais afinada, conseguias mais uns pozinhos. Se queres agricultura ou outras matérias-primas (ouro, prata, metais não-preciosos, energia) tens exposição directa através do Invesco BRA.

Rick Lusitano Escreveu:Imagem

Fonte: Invesco - Invesco Balanced-Risk Allocation Fund: Portfolio Holdings as of 09/30/2013
http://www.invesco.com/portal/site/us/holding?prodLnId=9&fundId=29336&date=09/30/2013

Fonte: http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=500#p1090190

Para ETFs, convém teres uma carteira com um montante considerável, para reduzir o peso das comissões. E escolher ETFs de capitalização e em EUR.

por Azul10 » 2/2/2014 0:54

Imagem

Cá está.

Estou a pensar fazer modificações nesta carteira, possivelmente até vender e redesenhar a mesma, é o que tenho andado a estudar nestes últimos tempos, trocar alguns fundos por ETFs por exemplo é uma delas, mas não me quero aventurar em mandar-me de cabeça até me sentir suficientemente confortável na matéria.
Com o tempo vai-se lendo muita coisa, aprendendo e se fosse hoje a carteira já não teria sido construída da mesma maneira.
Estou-me a lembrar por exemplo da alocação num fundo de acções agrícolas que na altura à falta de um fundo de commodities me levou a colocar dinheiro nele, isto só porque sim porque a performance nem sequer era apelativa, especialmente tendo em consideração o risco. A ideia foi ter dois fundos de acções sectoriais.

Enfim vamos andando e vamos aprendendo, enquanto não tiver um plano efectivo para o que fazer no futuro vou deixar rolar.

por Rick Lusitano » 2/2/2014 0:25

Azul10 Escreveu:Imagem

Em jeito de balanço da carteira que está perto de fazer 1 ano cá fica a evolução, cada ponto representa 1 semana, com a excepção do dia 31/12 para fecho de contas de 2013.

Acções

Large cap Europa - 13,93%
Mid/small cap Europa - 23,96%
Large cap states - 20,41%
Mid/small cap states - 22,44%
Large cap global - 12,44%
Small cap Global - 25,08%
Emergentes - -4,56%
Marcas de Luxo - 9,30%
Agricultura - -2,48%

Obrigações

TIPS - -4,57%
Eurobond - 4,92%
Global Corporate Bond - 1,90%
US bond- -1,20%
Emergente - -5,99%
HY- 5,87%

Liquidez - 0.85%

Carteira - 8,14%

Nada mau. :clap:

Podes partilhar a tua carteira, com fundos e os pesos?

por Azul10 » 1/2/2014 21:50

Imagem

Em jeito de balanço da carteira que está perto de fazer 1 ano cá fica a evolução, cada ponto representa 1 semana, com a excepção do dia 31/12 para fecho de contas de 2013.

Acções

Large cap Europa - 13,93%
Mid/small cap Europa - 23,96%
Large cap states - 20,41%
Mid/small cap states - 22,44%
Large cap global - 12,44%
Small cap Global - 25,08%
Emergentes - -4,56%
Marcas de Luxo - 9,30%
Agricultura - -2,48%

Obrigações

TIPS - -4,57%
Eurobond - 4,92%
Global Corporate Bond - 1,90%
US bond- -1,20%
Emergente - -5,99%
HY- 5,87%

Liquidez - 0.85%

Carteira - 8,14%

por VirtuaGod » 1/2/2014 20:51

Ganhar dinheiro nos mercados não é fácil, se já começas coxo e limitado a determinados fundos então...

por ptigas » 1/2/2014 17:58

VirtuaGod Escreveu:
ptigas Escreveu:Gostava de ter a vossa opinião.
Tiravam algum em particular? Trocavam por outro?

Agradeço desde já as vossas ideias :D

Qual é o banco? É assim tão complicado mudar? Não quero passar publicidade mas talvez eu seja demasiado linear na forma de pensar mas se posso ter o melhor em algo só essa opção faz sentido.

Se negociasse acções nos EUA era provavelmente na Interactive Brokers, se tivesse uma carteira de ETFs americanos seria provavelmente na Fidelity, se negociasse obrigações provavelmente na GB (como o Sniper) e para fundos o melhor é o Best.

A carteira apresentada parece-me ser bastante boa e consistente em que provavelmente apenas alteraria alguns fundos.

:arrow: UBS (Lux) SF Balanced (EUR) N-acc pelo M&G - GB00B1VMCY93 (está no TOP e é o preferido) ou o Nordea-1 Stable Return E EUR - LU0227385266

:arrow: SISF Euro Equity B não parece ser a melhor opção face a fundos como Franklin European Growth N Acc € - LU0122612764 ou o Allianz Europe Equity Growth CT EUR - LU0256839860

Obrigado VG pela tua opinião :)

O banco é o Activobank. Tem bastantes fundos, mas aparentemente não tantos como o Best...

Relativamente aos fundos sugeridos M&G - GB00B1VMCY93 e Nordea-1 Stable Return E EUR que sugeriste não estão disponíveis.
Ando a pesquisar a ver encontro algo melhor (até porque a informação dos fundos disponíveis no banco foi alterada e está agora com informação proveniente da morningstar, como o best, o que torna a análise um pouco mais fácil).

Relativamente ao Franklin European Growth N Acc € tem o "problema" do investimento mínimo, que para o valor que tenho disponível é quase o dobro do peso que lhe tenho atribuído. :?

Registado: 12/9/2012 0:00

por VirtuaGod » 1/2/2014 17:43

Vamos a algo um pouco fora do normal e ser um pouco supersticiosos:

"This weekend approximately half of US households will be watching the Denver Broncos and Seattle Seahawks compete in the 48th edition of the National Football League’s Super Bowl. It is typically a time when stock market observers cast seriousness aside and consider what the game’s outcome will mean for equity prices by examining the Super Bowl Indicator. First proposed in 1978, this theory holds that stocks will rise in the coming year if an original NFL (pre-merger with the American Football League in 1970) franchise wins, but will fall if an old AFL team wins.

In its history, this signal has correctly called the direction of the broad market roughly 80% of the time. However, discerning investors will distinguish correlation from causality and instead focus on simply enjoying the game. For the record, neither Denver nor Seattle is an original NFL franchise, which portends a down year for stocks, no matter the outcome."

Uma confissão de um verdadeiro Wall Streeter (em vez da palhaçada do auto-denominado "Wolf" of Wall Street):

:arrow: For the Love of Money

Fonte: http://blogs.cfainstitute.org/investor/2014/01/31/weekend-reads-for-investors-the-super-bowl-indicator/

por VirtuaGod » 1/2/2014 17:36

@file 112

Compreendo-te file, aliás, isto de fazer highlights dos artigos já é porque compreendi a tua posição. Gostaria de fazer imensa coisa, e tenho-me atrasado em sucessivos updates do tópico pois (in)felizmente o tempo já não é o de antigamente. Como tudo em finanças um bem mais escasso tende a ser mais caro :wink: ainda por cima eu valorizo normalmente o meu tempo livre no dobro do preço do meu tempo profissional, que diga-se de passagem que a cada ano que passa é (felizmente) mais caro.

Ou seja, por muito que eu goste do tópico isto dá uma trabalheira gigante (acho que já te apercebeste ao fazer os teus artigos). Enquanto estiver assim profissionalmente é complicado gastar muito tempo aqui no tópico e basicamente só passo aqui de "raspão" para despejar artigos que vou lendo e achando interessantes, muito mais poderia deixar aqui mas há muita palha por esse mundo fora e só deixo aqui cenas que achei mesmo interessantes. Mesmo as "citações" é só ver onde sublinhei quando li os artigos.

Quando voltar a estudar e tiver oportunidade queria mesmo organizar isto porque 250 páginas começa a ser pesado para um iniciante mas entretanto espero que aprendam alguma coisa com o que vou deixando, embora eu compreenda que está desorganizado e é tudo em inglês.

Sobre os fundos de mais risco concordo contigo mas só darei o salto para coisas com risco quando as pessoas souberem gerir o baixo risco! Eu próprio tenho levado esse caminho. Em termos de gestão de $ prefiro aprender a andar antes de aprender a correr!! :wink: É que a teoria (que eu tenho) é muito bonita mas não substitui a prática nem experiência.

por Outlier » 1/2/2014 2:21

VirtuaGod Escreveu:
file 112 Escreveu:Boas,

Outperformance das small e mid caps, no médio-longo prazo, em relação às large caps nos EUA.

...

Acrescento o artigo( muitos há a falar sobre isto mas foi o que li mais recentemente).

Exploiting the Relative Outperformance of Small-Cap Stocks

@VG:
Tu agora estás a ficar quase um verdadeiro pedagogo, pois não te limitas a despejar o link do artigo e, como deve ser, destacas as principais linhas de força ou highlights do artigo, uma coisa que antigamente não fazias a este nível, e assim incentivas mais os foristas à sua leitura ao apresentares uma espécie de índice geral do artigo (ninguém se põe a ler um livro sem previamente ver o seu índice).
É pena não teres mais tempo, porque se apresentasses os teus próprios comentários críticos em relação aos artigos, pois tens formação de base para tal, passarias a ser um verdadeiro comunicador 100% pedagógico e motivavas mais a discussão técnica saudável entre os foristas. Como sabes, a excelência da discussão técnica não é tanto nós termos sempre razão, mas aprendermos alguma coisa com essa mesma discussão. O teu trabalho de partilha é notável, pois és um verdadeiro devorador de artigos técnicos.

O artigo é a todos os níveis muito bom, sendo de realçar a grande significância estatística das séries de dados das 3 hipóteses testadas.

Vou destacar, com as minhas próprias palavras, a principal linha de força conclusiva que extraio do artigo: A seguir aos períodos de recessão económica, quer em termos de baixo PIB quer de baixo nível de emprego, as small caps são as que, em termos de retornos, se desenvolvem melhor nos seguintes períodos expansionistas de PIB e de empregabilidade, em relação às large caps.

Vou dar a minha visão sobre alguns motivos que podem justificar aquela constatação estatística conclusiva:
Imediatamente a seguir a um período de recessão, só uma estrutura leve e sem necessidade de grande concentração de capital mas com grande concentração de "massa cinzenta", know-how e de inovação, é que pode arrancar mais depressa e com uma maior velocidade média rumo ao desenvolvimento setorial diferenciador, que no caso de uma estrutura pesada, tipo de um comboio com muitas carruagens, como são as large caps. Por outro lado, à medida que uma small cap do tipo growth se desenvolve mais rapidamente, pode-se agregar a outra small cap complementar no desenvolvimento do negócio, as quais se podem fundir numa única empresa com maior dimensão competitiva em relação às empresas value instaladas, e assim ganhar mais cota de mercado de vendas e desse modo tornar-se mais robusta financeiramente capaz de enfrentar no médio e longo prazo as larges caps concorrentes, pois se ela tem a inovação e o know-how diferenciador, o que é que ela precisa mais? A resposta é óbvia: Robustez financeira. A fusão das duas empresas numa só, com economias de sinergias, vai provocar uma valorização das suas ações.
Por outro lado, uma small cap que começa a dar nas vistas pelo seu negócio diferenciador pode ser adquirida por uma maior empresa, tendo como resultado a sua valorização bolsista, por ficar protegida por uma grande empresa mais resistente aos abanões e incertezas futuras do mercado.

VG, nós sabemos que tu és um jogador de baixo risco, mas podias escrever e destacar mais vezes artigos relativos a investimentos com maior volatilidade mas também com possibilidades de maiores retornos, e assim apresentares na 1ª página também fundos que abrangesse mais categorias da Morningstar e não só basicamente de fundos globais, do tipo value, de consumo, de infraestruturas, de large caps, com mais baixo desvio padrão, pois acho que deves apresentar um menu mais completo e diferenciador também em termos setoriais, e a escolha fica para cada um de nós de acordo com o nosso perfil de risco e tendo em conta os alertas de risco que tu destacarias para cada fundo.
Eu vou-te dar um exemplo: Hoje vou almoçar um arroz de lebre numa casa particular com alguns amigos e vou levar umas garrafas de vinho tinto alentejano robusto com 14.5 graus, porque é apropriado para acompanhar a lebre, mas também vou levar uma garrafa de vinho branco que não gosto e não é adequado para aquele prato, e sabes porque é que a levo? A resposta é: A patroa da casa gosta mais de vinho branco que de tinto, independentemente do prato de acompanhamento.

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por Daemoon » 1/2/2014 0:03

Também é jeitosa.
Neste mundo da finança, podem ganhar rios de dinheiro, mas têm péssimo gosto. Quem escolhe o design dos sites, deveria ser fustigado. :wall:
Os sites não precisam de estar cheios de ruído visual, para ser atraentes.
(A culpa, ás vezes, não é dos web designers, mas dos clientes, os designers fazem aquilo que os clientes querem. Muitos nem assumem o crédito do trabalho, para não ficarem mal vistos no meio. Ou então pedem ao filho do primo, que até sabe fazer os tutoriais que sacam da net para fazer um site, que é baseado em vários "templates" e depois fica uma salganhada.)[/quote]

Concordo, mas é o que menos me interessa, nesse site temos acesso a todas as bolsas do mundo, a todas bond a 10 anos do mundo entre outras coisas de uma forma simples.

Registado: 14/2/2009 14:06

por Mouro_Emprestado » 31/1/2014 22:58

Por acaso fui testar no etfreplay se isso seria verdade e verifiquei que nos últimos 10 anos, o Vanguard Small Cap (VBR*) teve uma valorização de 139,8%, vs uma valorização de 107,8% do Vanguard Total Stock Market (VTI).

Por outro lado, nos últimos 3 anos a diferença é negligenciável, embora a sua volatilidade seja maior.

* Coincidência, ou não, mas este ETF fez 10 anos ontem :D

por VirtuaGod » 31/1/2014 20:31

file 112 Escreveu:Boas,

Outperformance das small e mid caps, no médio-longo prazo, em relação às large caps nos EUA.

...

Acrescento o artigo( muitos há a falar sobre isto mas foi o que li mais recentemente).

Exploiting the Relative Outperformance of Small-Cap Stocks

a cursory review of the annualized returns since the inception of the S&P SmallCap 600 index shows that the small-cap index has produced a higher cumulative return than the large-cap S&P 500 index (209.02% versus 188.13%).

study by Philip Brown, Allan W. Kleidon, and Terry A. Marsh. Sherman Hanna and Peng Chen found that small-cap equities were riskier equity investments relative to large-cap equities for holding periods of less than 15 years, while they were less risky for holding periods of longer than 15 years

A review of Eugene Fama’s and Kenneth French’s small-versus-big index series shows that in monthly returns between July 1926 and February 2012, small-cap stocks outperformed roughly 51% of the time. During that time, small-cap stocks also delivered a cumulative excess return of 253% relative to large-company stocks.

Modern portfolio theory as espoused by Harry Markowitz suggests that assets that demonstrate higher levels of risk, as defined by standard deviation (“volatility”), would require higher levels of returns to investors for assuming the additional relative risks versus other assets. Therefore, for investors who have higher tolerances for risk, higher standard deviation assets, over time, should produce higher returns. Investors often assess the value of underlying organizations via some form of discounted cash flow. Equity prices then reflect the perceived value of these discounted cash flows, as suggested by Jonathan Berk in a 1997 Financial Analysts Journal study.

As Zaugang Liu and Jia Wang surmised in a 2010 Financial Services Review article, large-cap growth stocks appear to be the safest equity investment for investors with short time horizons, while small-cap equities are the most profitable for long-term investment horizons. However, these findings consider only time horizon and do not sufficiently explore the variability of returns across changing macroeconomic conditions.

by making the appropriate sector allocation at the various points in the economic cycle, they can add excess returns to the broad market

The findings suggest that there are certain economic conditions that are more favorable for small-cap excess returns relative to large-cap equities.

An examination of the GDP data series suggests that in a period of expanding economic activity—i.e., when GDP is increasing—small-cap stocks tend to outperform large-cap equities.

Conclusion

This study attempted to examine the nature of the variability of excess returns of small-cap equities relative to large-cap equities. Given Markowitz’s assertion that higher-risk stocks should deliver higher returns to investors, it is presumed that small-cap stocks with their higher standard deviation would need to deliver excess returns to investors for that additional risk. The variability of these excess small-cap returns is a problem that has been noted throughout the investment management literature.

por Rick Lusitano » 31/1/2014 20:14

E a volatilidade é nossa amiga, apesar que a maioria das pessoas pensarem que é mau. A volatilidade que o Fed reduziu com os QEs, volta a aparecer com a gradual saída dos QEs. Isto é pode ser bom, porque podem trazer bons pontos de entrada, é sempre preferível, comprar com os mercados arrefecidos do que comprar em máximos constantes. :wink:

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], iniciado1, Jonas74, jprgodinho, LACSIM, Shimazaki_2, trilhos2006 e 121 visitantes