Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Outlier » 29/1/2014 11:17

file 112 Escreveu:Boas,

Rick,

Não se trata de falar pouco ou muito, é apenas uma questão de matemática do rácio de Sharpe , que como qualquer quociente tem um numerador e um denominador, e para se maximizar aquele rácio tem que ao mesmo tempo se maximizar o numerador ( excesso de retornos) e minimizar o denominador (desvio padrão/risco), com a ressalva de que se o desvio padrão fosse zero, matematicamente o rácio de Sharpe dava sempre infinito independentemente do valor do excesso dos retornos no numerador, sendo este um dos problemas de mau funcionamento do rácio de Sharpe, assim como no caso do excesso de retornos (em relação à taxa de juro de um ativo sem risco) ser zero, o rácio de Sharpe é sempre zero independentemente do valor do desvio padrão.

Felizmente que as regras da matemática não mudam, e assim a minha matemática é igual à tua, à do VG e de qualquer pessoa, pelo que neste caso não há hipótese de demagogias ou de discussões politico-filosóficas.

Para o mesmo valor do rácio de Sharpe, eu também (como qualquer pessoa) prefiro otimizar aquele rácio mais pelo lado do desvio padrão (denominador) que pelo lado do excesso de retornos (numerador).

Abr,

file 112

Não completei este meu texto ontem, de propósito, porque estava à espera que alguém me fizesse a seguinte pergunta clássica: Como é possivel, na prática, conseguir otimizar o rácio de Sharpe (RS), maximizando ao mesmo tempo o numerador (excesso de retornos) e minimizando o denominador (desvio padrão/risco), entrando assim em contradição com o main stream financeiro de que para aumentarmos excessivamente os retornos temos que aumentar a volatilidade/desvio padrão/risco? A resposta a esta pergunta vou dá-la com exemplos práticos de dois fundos de ações small caps, um global e o outro da europa, com elevados RS e alfa e baixo beta e um relativo baixo DP para o mercado acionista:

- Franklin Global Small-Mid Cap Growth N Acc USD: DP (3 anos) 9.34%, Rent. média (3 anos) 11.55%, RS 1.11, alfa 2.10 e beta 0.80;
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR04UM5

- F&C European Small Cap A EUR: DP 12.47%, Rent. média 19.35%, RS 1.38, alfa 7.52 e beta 0.84.
http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0GBR06806

A performance de retornos ajustado ao risco destes 2 fundos, demonstra que é também possivel, na prática, ter altos retornos sem aumentar o risco, e até com risco inferior à média acionista de large caps, que por princípio deveriam ter menos DP que as small caps. Ou seja, este é um bom exemplo que afinal sempre há almoços grátis, ou dito de outra forma: É possivel ao mesmo tempo ter sol na eira e chuva no nabal, só é preciso ter insights de ir à procura do "microclima".

Será que agora também escrevi demais? Se alguém achar que sim, então que apresente um texto mais condensado que este, em termos qualitativos e quantitativos, e com a clareza objetiva de tentar descrever os fenómenos por palavras o mais simples possivel e recorrendo à lingua portuguesa, a expressões populares não pretenciosas e a factos do quotidiano, de modo a que um forista de compreensão média perceba os fenómenos logo à primeira leitura.
E sabem porque é que eu faço isso? É porque eu sou da opinião, que uma incomprensão está mais do lado do professor do que do lado do aluno, e um qualquer professor que domina a 100% uma qualquer matéria das ciências exatas não complica, simplifica.

Se calhar tenho de reduzir a minha participação ao mínimo ou a Zero e passar a simples leitor que é mais cómodo.

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por MarioBarradas » 29/1/2014 10:56

Fizeste 1 post só com 2 linhas e colocaste a palavra "Vanguard".
Milagre. :lol:

Registado: 19/1/2014 18:09

por Outlier » 29/1/2014 10:17

Boas,

Ora bem, temos aqui um substituto do forista "ruimatO" e um grande amplificador da gestora Vanguard, que é sem dúvida uma grande gestora, mas apresentar papers onde aparece sempre de forma direta ou indireta esta gestora, não acham que isso por si só já revela uma tendência?

ruimatO, volta que estás perdoado!

Abr,

file 112

por MarioBarradas » 29/1/2014 9:56

Querem alfa? Não quebrem a cabeça com o que já está mais que provado que não irá funcionar (gestão activa). Coloquem o dinheiro em ETFs e:

Investors and advisors, who regularly face an onslaught of competing claims about how to achieve outperformance, have four bona fide ways to enhance returns, including behaving properly in adverse market conditions, being tax savvy, keeping costs low and rebalancing, Vanguard’s Chief Investment Officer Tim Buckley says.

http://www.etf.com/sections/features/21 ... =1&start=2

Registado: 19/1/2014 18:09

por Outlier » 29/1/2014 1:26

Boas,

Rick,

Não se trata de falar pouco ou muito, é apenas uma questão de matemática do rácio de Sharpe , que como qualquer quociente tem um numerador e um denominador, e para se maximizar aquele rácio tem que ao mesmo tempo se maximizar o numerador ( excesso de retornos) e minimizar o denominador (desvio padrão/risco), com a ressalva de que se o desvio padrão fosse zero, matematicamente o rácio de Sharpe dava sempre infinito independentemente do valor do excesso dos retornos no numerador, sendo este um dos problemas de mau funcionamento do rácio de Sharpe, assim como no caso do excesso de retornos (em relação à taxa de juro de um ativo sem risco) ser zero, o rácio de Sharpe é sempre zero independentemente do valor do desvio padrão.

Felizmente que as regras da matemática não mudam, e assim a minha matemática é igual à tua, à do VG e de qualquer pessoa, pelo que neste caso não há hipótese de demagogias ou de discussões politico-filosóficas.

Para o mesmo valor do rácio de Sharpe, eu também (como qualquer pessoa) prefiro otimizar aquele rácio mais pelo lado do desvio padrão (denominador) que pelo lado do excesso de retornos (numerador).

Abr,

file 112

por Rick Lusitano » 29/1/2014 0:42

VirtuaGod Escreveu:@file 112

O que quis dizer com ideal era o ponto onde minimizava o risco e potencialmente o ponto onde maximiza o rácio de sharpe. É apenas uma visão diferente das coisas. O teu objectivo é maximizar o lucro, o meu é minimizar o risco. :wink:

Ambos complicados e espero que sejas bem sucedido no teu. Para mim 7% ao ano com metade da volatilidade do S&P500 serve-me perfeitamente. Uma das vantagens de gestores de risco é que temos forma de ir buscar rentabilidade quando quisermos :wink: Imagina que te alavancavas em Setembro/Outubro de 2009 (a data NÃO é alatória :wink: ) estando já em máximos de valor da carteira. Um bocado diferente te alavancares depois de teres levado porrada até dizer chega em 2008 e a 20 ou 30% dos máximos de 2007/2008 da tua carteira.

Ser minimizador de risco dá-me a oportunidade de fazer coisas que como maximizador de lucro eu não teria. O único problema é ter a paciência passar por anos em que o S&P sobe 30% e eu só ganho 2/3% como o ano passado, mas sabendo que a médio/longo prazo os valores regularizam e vou para os meus 7% ao ano e o S&P para os seus 10%, embora a minha carteira tenha metade da volatilidade e um sharpe superior.

P.S. - Não sou gestor apenas passivo nem ultraconservador :wink: Apenas sou alérgico a perder $ e/ou grandes volatilidades sem o retorno devido. Se consigo 7% com 7.5/8% de desvio padrão pretenderia 14% com 16/18% de desvio padrão (16/18 é o desvio padrão do S&P).

Imagem x2

Falas pouco mas bem. :wink:

Arriscando catalogar a tua estratégia de investimento, seria a mais parecida com a de um Hedge fund com estratégias de Absolute Return. Dando 1 exemplo:

Absolute Return.gif
Fonte: Morningstar/BB
Absolute Return.gif (6.06 KiB) Visualizado 11063 vezes

Absolute Return_2.gif
Fonte: Morningstar
Absolute Return_2.gif (2.53 KiB) Visualizado 11063 vezes

Absolute Return_3.gif
Fonte: Morningstar
Absolute Return_3.gif (5.21 KiB) Visualizado 11063 vezes

Alken Absolute Return Europe A
Categoria Morningstar™ Alt - Long/Short Acções Europa
ISIN LU0572586591

Benchmark do fundo
STOXX Europe 600 NR EUR

http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F00000LYE7

Um fundo de acções com apenas 4,77% de DP, 15.29% de Retorno e RS 3,00 referentes apenas 1 ano, o 2013. Já dá para exemplificar, o minimizar do risco, sacrificando o retorno. A diferença deste fundo em particular é que ele pode investir em posições curtas. E o VG, não aposta em "Shorts". De realçar, que em 18 meses (até 31/12/2013), o pior mês só teve um retorno de -1.73%.

Só é pena, não haver mais fundos similares com este tipo de performances e que este fundo não tenha mais histórico.

Não sei se lestes a minha reposta, aqui só citei parte, o restante está no outro tópico, mas experimentastes a troca de apenas 1 fundo da tua carteira Excel?

http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=525#p1090667

Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Tem de ser fundos com histórico desde 31/Dez/2007?

(O Invesco BRA começou em 09-08-2009, faz este ano, 5 anos de existência. A usar-lo, não dá fazer o "Stress test" "Extreme" de 2008.)

Não vamos respeitar mínimos de investimento, certo? (PIMCOs = 1.000 EUR)

Posso fazer uma batotice rápida e conseguir esses resultados. Basta trocar apenas 1 fundo... :mrgreen:

Não dá para fazer o stress test em 2008 mas podes inclui-lo. Não vamos testar qual a melhor carteira em 2008 mas sim qual a melhor em 2014 :wink: Sobre os mínimo é o que quiseres. Imagina que é uma carteira de 100 mil euros.

VG, só por curiosidade da minha batotice rápida, experimenta trocar 1 fundo teu, o "Fidelity Global Opportunities" pelo "Threadneedle Global Equity Income Retail EUR Acc", podes deixar o mesmo peso nesse fundo e não alteras mais nada. Como será os teus resultados com esta alteração?

(...)
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Registado: 10/5/2014 0:59

por Daemoon » 29/1/2014 0:13

Registado: 14/2/2009 14:06

por Outlier » 28/1/2014 22:56

VirtuaGod Escreveu:@file 112

O que quis dizer com ideal era o ponto onde minimizava o risco e potencialmente o ponto onde maximiza o rácio de sharpe. É apenas uma visão diferente das coisas. O teu objectivo é maximizar o lucro, o meu é minimizar o risco. :wink:

Ambos complicados e espero que sejas bem sucedido no teu. Para mim 7% ao ano com metade da volatilidade do S&P500 serve-me perfeitamente. Uma das vantagens de gestores de risco é que temos forma de ir buscar rentabilidade quando quisermos :wink: Imagina que te alavancavas em Setembro/Outubro de 2009 (a data NÃO é alatória :wink: ) estando já em máximos de valor da carteira. Um bocado diferente te alavancares depois de teres levado porrada até dizer chega em 2008 e a 20 ou 30% dos máximos de 2007/2008 da tua carteira.

Ser minimizador de risco dá-me a oportunidade de fazer coisas que como maximizador de lucro eu não teria. O único problema é ter a paciência passar por anos em que o S&P sobe 30% e eu só ganho 2/3% como o ano passado, mas sabendo que a médio/longo prazo os valores regularizam e vou para os meus 7% ao ano e o S&P para os seus 10%, embora a minha carteira tenha metade da volatilidade e um sharpe superior.

P.S. - Não sou gestor apenas passivo nem ultraconservador :wink: Apenas sou alérgico a perder $ e/ou grandes volatilidades sem o retorno devido. Se consigo 7% com 7.5/8% de desvio padrão pretenderia 14% com 16/18% de desvio padrão (16/18 é o desvio padrão do S&P).

@VG:
Amigo, eu percebo bem as tuas ideias e a tua sobrevalorização em reduzir o risco em detrimento de subvalorizar os retornos. Na questão da alavancagem tens 100% razão, mas quanto à maximização do rácio de Sharpe que falas no 1º parágrafo, aí já não te dou 100% razão, mas sim 50%, pois como sabes a maximização de um rácio passa por maximizar o numerador (excesso de retornos, no Sharpe) e minimizar o denominador (desvio padrão/risco, no Sharpe), mas numa coisa é certa, para o mesmo valor de Sharpe, é mais prudente maximizar o Sharpe pelo lado da minimização do risco do que pelo lado da maximização do excesso de retornos (em relação a um ativo sem risco).

Quanto ao desejares boa sorte, bem preciso porque estou a perder dinheiro e tu não. A questão só se vai colocar para avaliarmos as duas estratégias diferentes no binómio excesso de retornos vs risco, quando conseguir formar uma carteira técnica, o que não vai ser tão cedo porque dos 9 fundos que tenho, em dois deles (Turquia e Tailândia) estou a perder uma pipa de massa, e na Turquia nunca mais jogo pois agora considero, com o que aconteceu no pós maio/2013, um anti-mercado, em que por exemplo a bolsa sobe num dia 0.8% e eu perco dinheiro nesse mesmo dia, num outro dia a bolsa desce 0.5% e eu ganho no fundo, ou seja, ao contrário dos outros países, há uma grande volatilidade entre as cotações das empresas constituintes da bolsa, sendo assim um anti-mercado altamente especulativo. Se estou a referir esta maior asneira que cometi (nunca me escondo atrás dos meus erros) é para alertar os foristas menos atentos e esclarecidos para este anti-mercado.

Abr,

file 112

por Daemoon » 28/1/2014 22:35

@Rick: Obrigado pelo complemento, pois nem sempre quando escrevemos passamos a totalidade do pensamento correlacionado. Agora já editei o meu post, estando lá explicado porque é que o aumento da taxa de juro faz diminuir também a taxa de inflação.
O meu texto é inferior ao do artigo do Diário Económico, que só li agora através do link postado por um user déja vu ou remake, que este sim é copy/paste do passado e não o meu texto, como é fácil de detetar no confronto dos dois textos. Há quem despeje artigos (ou links) de outros autores sem efetuar quaisquer comentários próprios ou apresentar as suas highlights, ou seja, o seu cérebro é um vazio de ideias próprias e parece que só está formatado para copy/paste. Temos pena, pois seria mais enriquecedor para este fórum de ideias.

Abr,

file 112[/quote]

Voce continua de uma forma propositada a falar da minha pessoa, como se vê, foi o meu amigo a falar de mim a 1º vez quando respondeu a um user, anteriormente devido á sua conduta este forum esteve bloqueado durante quase uma semana, perdemos assim uma semana de análises (construtivas) de foristas como VirtualGod ou RickLusitano, tudo pelo seu comportamento que só sabe falar em supositórios, em pilinhas etc, tentei não lhe responder mas é dificil, mas a partir de hoje a minha atitude vai ser assim: :-" :-" :-"

por Outlier » 28/1/2014 22:17

Rick Lusitano Escreveu:

JMBMG,

Como deves saber, o último abanão nas bolsas mundiais teve a haver com o facto de na semana passada a moeda da Argentina ter desvalorizado 12 % num só dia face ao USD, e em consequência disso provocou um afundanço nas moedas mais fracas dos países emergentes mais débeis, os quais têm maiores défices na balança comercial de transações, menores reservas em moeda forte como o USD e níveis de inflação maiores (Brasil,Índia,Turquia, África do Sul, Indonésia, Argentina,...). Isto porque estes países com défices comerciais e menos reserva em USD, vão ter de pagar as suas importações, relativamente elevadas face às exportações, em USD, e tendo pouco desta moeda forte, juntamente com a fuga de capitais estrangeiros, as suas próprias moedas vão assim desvalorizar face ao USD, o que coloca um duplo agravamento na balança comercial: Necessidade de mais USD para a mesma quantidade de importações e para o mesmo nível de exportações vão obter menos USD devido à desvalorização das suas moedas face ao USD, logo levam lambadas nas duas faces da cara.
Os países que têm reservas em moeda estrangeira forte que dão, por ex., para garantir 3 meses de importações em vez de 1 mês, não terão as suas moedas desvalorizadas ou tão desvalorizadas como estes últimos países. As grandes reservas em moeda forte ou em ouro dão resiliência à moeda local desse país e serve como almofada amortecedora do forex cambial.

Qual é o antídoto para a desvalorização repentina destas moedas dos países emergentes débeis? A solução passa, no imediato, por aumentar o valor da taxa de juro para tentar estancar a fuga de capitais, e, a prazo, por tomar mediadas reformistas de melhoria da produção e eficiência das suas empresas e consequentemente do seu crescimento, que desse modo vai atrair mais capital estrangeiro no investimento nas suas empresas e concomitantemente vai reequilibrar a balança comercial e aumentar a moeda estrangeira forte no seu país, logo diminui a pressão para a desvalorização da moeda local face ao USD.

Companheiro JMBMG, não te chateies com comentários um pouco ácidos que não vale a pena, cria resiliência a esses comentários, não comentando, que essa acidez rápidamente se vai evaporar por si só.
Quanto à sangria dos últimos dias que falas, espero que o tempo dessa sangria seja de "espirro", pois hoje as bolsas da Europa e dos EUA já estão a trepar, e já agora que essa sangria branca não tenha sido feita com um bom champanhe ou com a casta Encruzado do Dão, pois era muito desperdício para tal nobreza vínica.

Abr,

file 112

Excelente explicação. Foi bem resumida, só acrescentaria 1 pequena nota de rodapé:

file 112 Escreveu:Qual é o antídoto para a desvalorização repentina destas moedas dos países emergentes débeis? A solução passa, no imediato, por aumentar o valor da taxa de juro para tentar estancar a fuga de capitais (e que também serve para combater as taxas de inflação altas destes países, sendo um remédio 2 em 1)...

@Rick: Obrigado pelo complemento, pois nem sempre quando escrevemos passamos a totalidade do pensamento correlacionado. Agora já editei o meu post, estando lá explicado porque é que o aumento da taxa de juro faz diminuir também a taxa de inflação.
O meu texto é inferior ao do artigo do Diário Económico, que só li agora através do link postado por um user déja vu ou remake, que este sim é copy/paste do passado e não o meu texto, como é fácil de detetar no confronto dos dois textos. Há quem despeje artigos (ou links) de outros autores sem efetuar quaisquer comentários próprios ou apresentar as suas highlights, ou seja, o seu cérebro é um vazio de ideias próprias e parece que só está formatado para copy/paste. Temos pena, pois seria mais enriquecedor para este fórum de ideias.

Abr,

file 112

por nelsonpt » 28/1/2014 21:34

bloqueia entao os conteudos que nao te interessem ;)

Registado: 3/11/2012 17:35

por Rick Lusitano » 28/1/2014 21:32

nelsonpt Escreveu:Onde?
Imagem

Continua a aparecer, (a não ser que se bloqueie os conteúdos em Flash do site):

CdB.gif
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds

Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

por VirtuaGod » 28/1/2014 21:01

@file 112

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por nelsonpt » 28/1/2014 20:14

Onde?
Imagem

Registado: 3/11/2012 17:35

por Rick Lusitano » 28/1/2014 19:54

Off-topic: A publicidade á aquela marca de telecomunicações móveis, no canto superior direito, é desproporcional. Estraga o "layout" do fórum/tópicos, deixa uma enorme tira horizontal em branco, no topo das páginas. E o fórum parece mais pesado, com as novas formas de publicidade, incluindo os "popups" que aparecem por vezes no topo das páginas. Eu sei que é a publicidade que nos paga o fórum, e agradeço por isso, mas podiam fazer a mesma publicidade, mais "user-friendly".

por Rick Lusitano » 28/1/2014 19:23

Daemoon Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/como-a-crise-dos-emergentes-pode-adiar-a-retoma-mundial_185954.html

Está aqui uma explicação, basta fazer copy/paste, mas o file 112 gosta de fazer testamentos escrevendo o mesmo :lol: :lol:

Ora aqui, também é um bom resumo sobre as economias mundiais. :wink:
Também é generalista e simples. Mas para a maior parte dos investidores já é suficiente.

Eu é que já divaguei com uma analise das situações político-sociais da Tailândia e Malásia, e económicas na Indonésia, no "meu" tópico, para não desvirtuar este tópico. Porque países emergentes são importantes para a economia mundial. Mas para investir directamente neles, é de alto risco. As empresas ocidentais, tem exposição aos emergentes, logo, já vamos obter indirectamente essa exposição, mas com menor risco.

por Daemoon » 28/1/2014 18:51

http://economico.sapo.pt/noticias/como- ... 85954.html

Está aqui uma explicação, basta fazer copy/paste, mas o file 112 gosta de fazer testamentos escrevendo o mesmo :lol: :lol:

por Rick Lusitano » 28/1/2014 18:49

Será que a onda vai começar a subir? :pray:
Quem tem prancha, poderá começar a preparar-se? :-k
Só falta o Fed, dar o tiro de partida. :-s

por Rick Lusitano » 28/1/2014 18:43

JMBMG,

Como deves saber, o último abanão nas bolsas mundiais teve a haver com o facto de na semana passada a moeda da Argentina ter desvalorizado 12 % num só dia face ao USD, e em consequência disso provocou um afundanço nas moedas mais fracas dos países emergentes mais débeis, os quais têm maiores défices na balança comercial de transações, menores reservas em moeda forte como o USD e níveis de inflação maiores (Brasil,Índia,Turquia, África do Sul, Indonésia, Argentina,...). Isto porque estes países com défices comerciais e menos reserva em USD, vão ter de pagar as suas importações, relativamente elevadas face às exportações, em USD, e tendo pouco desta moeda forte, juntamente com a fuga de capitais estrangeiros, as suas próprias moedas vão assim desvalorizar face ao USD, o que coloca um duplo agravamento na balança comercial: Necessidade de mais USD para a mesma quantidade de importações e para o mesmo nível de exportações vão obter menos USD devido à desvalorização das suas moedas face ao USD, logo levam lambadas nas duas faces da cara.
Os países que têm reservas em moeda estrangeira forte que dão, por ex., para garantir 3 meses de importações em vez de 1 mês, não terão as suas moedas desvalorizadas ou tão desvalorizadas como estes últimos países. As grandes reservas em moeda forte ou em ouro dão resiliência à moeda local desse país e serve como almofada amortecedora do forex cambial.

Qual é o antídoto para a desvalorização repentina destas moedas dos países emergentes débeis? A solução passa, no imediato, por aumentar o valor da taxa de juro para tentar estancar a fuga de capitais, e, a prazo, por tomar mediadas reformistas de melhoria da produção e eficiência das suas empresas e consequentemente do seu crescimento, que desse modo vai atrair mais capital estrangeiro no investimento nas suas empresas e concomitantemente vai reequilibrar a balança comercial e aumentar a moeda estrangeira forte no seu país, logo diminui a pressão para a desvalorização da moeda local face ao USD.

Companheiro JMBMG, não te chateies com comentários um pouco ácidos que não vale a pena, cria resiliência a esses comentários, não comentando, que essa acidez rápidamente se vai evaporar por si só.
Quanto à sangria dos últimos dias que falas, espero que o tempo dessa sangria seja de "espirro", pois hoje as bolsas da Europa e dos EUA já estão a trepar, e já agora que essa sangria branca não tenha sido feita com um bom champanhe ou com a casta Encruzado do Dão, pois era muito desperdício para tal nobreza vínica.

Abr,

file 112

Excelente explicação. Foi bem resumida, só acrescentaria 1 pequena nota de rodapé:

file 112 Escreveu:Qual é o antídoto para a desvalorização repentina destas moedas dos países emergentes débeis? A solução passa, no imediato, por aumentar o valor da taxa de juro para tentar estancar a fuga de capitais (e que também serve para combater as taxas de inflação altas destes países, sendo um remédio 2 em 1)...

por Outlier » 28/1/2014 17:48

Boas,

JMBMG,

Qual é o antídoto para a desvalorização repentina destas moedas dos países emergentes débeis? A solução passa, no imediato, por aumentar o valor da taxa de juro para tentar estancar a fuga de capitais e para reduzir a taxa de inflação através do aumento da poupança devido à taxa de juro ser mais atrativa e assim ao tirar dinheiro do bolso das pessoas, com o desvio para a poupança, vai haver menos dinheiro disponível para o consumismo que faz aumentar a inflação, e, a prazo, por tomar medidas reformistas de melhoria da produção e eficiência das suas empresas e consequentemente do seu crescimento, que desse modo vai atrair mais capital estrangeiro no investimento nas suas empresas e concomitantemente vai reequilibrar a balança comercial e aumentar a moeda estrangeira forte no seu país, logo diminui a pressão para a desvalorização da moeda local face ao USD.

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 29/1/2014 17:05, num total de 2 vezes.

por Daemoon » 28/1/2014 15:55

Acho acho, encha lá o forum de comentários então. =; =; =;

por J_M_G » 28/1/2014 15:38

Daemoon Escreveu:E não se comenta também o rally que houve desde antes do natal até há uma semana atrás porque? quando estão a ganhar ninguém comenta, mas quando há perdas ai ai que temos de encher o forum de comentários :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

Comentário completamente fora de contexto. Para não falar de um tom agressivo completamente desnecessário. Assim como se falou na altura da evolução positiva nas carteiras dos users do forum tambem se pode falar agora das perdas que as mesmas estão a sofrer. Ou acha que não caro Daemoon?

Registado: 29/11/2007 3:41

por Daemoon » 28/1/2014 15:32

E não se comenta também o rally que houve desde antes do natal até há uma semana atrás porque? quando estão a ganhar ninguém comenta, mas quando há perdas ai ai que temos de encher o forum de comentários :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall: :wall:

por J_M_G » 28/1/2014 15:25

Caros,

E ninguem comenta a sangria que têm sido estes ultimos dias?

abraço!

Registado: 29/11/2007 3:41

por Keizer » 28/1/2014 14:36

MarioBarradas Escreveu:Aqui em Portugal, e na Europa em geral tens uma coisa que eu considero ainda melhor: ETF com capitalização de dividendos.
Mais eficiente em termos fiscais que isto eu não conheço.

Mas quando fores a resgatar não te livras da taxa sobre o ganho de capital. Tirando o UK (tax-alllowance de 10k/anual) e CH (a nivel federal é isento, mas varia de cantão para cantão) não conheço mais nenhum pais na Europa q tenha beneficios fiscais sobre os ganhos de capital/dividendos.

E em relação aos fundos acc que reinvestem os dividendos, penso que também não escapam ao pagamento de imposto sobre esses dividendos no país onde estiver domiciliado.

Registado: 18/9/2013 9:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: cali010201, carlosdsousa, Shimazaki_2, Vitor Lima e 116 visitantes