Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: A um passo da grande batalha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 2/2/2004 14:11

Thomas,

No gráfico podes ver por que considero os 7200 pontos a grande resistência do PSI: Este foi o valor de suporte do PSI durante o primeiro semestre de 2002 que, quando quebrado, originou o mergulho do PSI às profundezas dos seus mínimos.

Além disso, a título de curiosidade, o PSI encontrava-se nesta zona antes do 11 de Setembro, quebrando esse valor nesse fatídico dia.

Conforme é sabido, um suporte importante -depois de quebrado- torna-se uma resistência importante e é por isso que defendo a importância dos 7200 pontos como a grande resistência do PSI.

se houver resistência e o indice descer será o fim do periodo bull? ou haverá apenas um periodo de consolidação antes do ataque final?

O facto do índice descer perto da resistência é normal e não coloca em causa o "bull market". Este "bull market" só estará posto em causa quando aquela linha de tendência ascendente de médio prazo que podes ver no gráfico for quebrada.

Em relação à consolidação, defendo que seria o melhor cenário para um ataque à resistência com melhores condições de sucesso.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Porque da resistência?

por Thomas Hobbes » 2/2/2004 13:53

Gostei do artigo, no entanto algo não ficou bem claro.

Porque resistência do PSI20 nos 7200 pontos?

se houver resistência e o indice descer será o fim do periodo bull? ou haverá apenas um periodo de consolidação antes do ataque final?

Uma coisa e certa, contra todas as expectativas o mercado continua a subir, atingido máximos desde à muito tempo.

Estou céptico quanto a algumas destas subidas, e penso que a estção dos ursos esta para chegar em breve.
Todo o Homem tem um preço, nem que seja uma lata de atum

Registado: 30/12/2003 12:36

Mais uma vez , um bom artigo !

por Millhouse » 2/2/2004 2:53

Concordo plenamente com tudo o que escreveste .
Estamos em Bull market , é um facto ! e conforme uma vez eu escrevi num topico de um post , ... "e o resto é conversa" :)

Infelizmente senti-me e sinto-me desmotivado , ao ver que parece ser tabu falar em Bull market , e até hoje entristeceu-me a atitude de muitos foristas Bears convictos . Esperava uma outra recepção mais calorosa a este Bull market .

Apenas um reparo a 2 pessoas que de duas formas diferentes abraçaram este Bull, JAS e Sol Dado , um com a gestão de uma carteira e o outro com o aclamar estrondoso da chegada do novo Bull que tanto incomodo provocou no seio dos cepticos Bears !

Um abraço
Millhouse ( 100% BULL )

Registado: 3/12/2002 0:51

A grande batalha

por Dark » 2/2/2004 0:50

Caro Ulisses,

Parabéns pelo artigo. Continue a presentear-nos com as suas análises claras e objectivas.

Cmpts
Dark
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

Re

por JAS » 2/2/2004 0:00

Meu caro Pergas,

Eu sou Bull por defeito... Não exageres.
É verdade que acertei no BCP na altura do Aumento de Capital mas isso não teve a ver com o Bull Market em si próprio. Teve mais a ver com o ter detectado que os Institucionais estavam a entrar e com a AF.

Ulisses Escreveu:Hoje, cerca de um mês depois, olhando friamente para os três índices que analisei, concluo que os touros venceram. Desde então, o PSI20 subiu 2,2%, o S&P 2,1% e o Dow Jones 0,8%. Não foi aquilo a que poderemos chamar uma vitória peremptória dos touros, mas a verdade é que os ursos não conseguiram fazer valer a sua lei, não se concretizando as minhas expectativas.

Ulisses
O facto de teres escrito o artigo no dia 5 não permite que concluas que o January effect foi de apenas 2,2% no nosso PSI...
O teu artigo referia-se ao mês de Janeiro.
A realidade, nua e crua, é que o PSI ganhou 3,92% e isso é uma vitória clara dos Bulls.

De qualquer forma o mês de Janeiro divide-se numa primeira quinzena de subida e numa 2ª quinzena de lateralização/consolidação.
Isso faz-me estar mais optimista que tu para o mês de Fevereiro.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Não seria....

por pergas » 1/2/2004 18:19

...de esperar outra coisa vinda de tão nobre trader: um excelente artigo! Concordo caro Ulisses com tudo o que referes, não podendo contudo deixar de manifestar aqui o facto de que não te enganas-te muito em relação a Janeiro, pois as subidas foram manifestamente ligeiras para podermos dizer que os touros venceram, e que estavas errado! Não, tu e o JAS, que julgo ter sido quem asumidamente aqui no fórum referiu que estavamos num bull à bastante tempo( recordo-me de ver o JAS referir que o BCP era para aproveitar com ele a 1,27!!! E depois a 1,40!!!...e por aí fora!), foram sem dúvida os traders mais perspicazes talvez pela vossa sabedoria e pelo que o mercado já vos ensinou! Confesso que eu também defendo à já algum tempo que estamos num bull, mas não tive a visão necessária para o identificar assim tão cedo! Neste momento, acredito que estes tempos que se aproximam, nos tragam algumas correcções/consolidações por forma a como muito bem dizes o mercado ganhe fôlego para novas investidas!
Os meus sinceros parabéns, e continua a brindar-nos com a simplicidade de linguagem e mestria dos teus artigos!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Kooc » 1/2/2004 14:55

Parabéns pelo artigo. Quanto à "derrota", eu penso que ainda é cedo. e efectivamente Janeiro for um mês de topo, é possivel que as descidas continuem durante Fevereiro e Março. Por isso assumir uma "derrota", ou será melhor dizer um engano, poderá ser cedo. Talvez um leve erro temporal :mrgreen:

Quanto ao sol, reconheço o seu mérito de contra tudo e contra todos, ter mantido desde à longos meses uma postura bull, e ter acertado em cheio.

No entanto dizer que o risco a médio longo prazo é práticamente nulo, faz lembrar os "vendedores " da privatização da EDP, que diziam que "era dinheiro garantido..."

O risco existe e temos que estar sempre a pensar nele

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

Queria apresentar...

por Sol Dado » 1/2/2004 14:44

as minhas felicitações pelo artigo, com o qual concordo inteiramente.

Penso mesmo que para se tomar posição em acções potuguesas... o risco (a médio-longo prazo) é praticamente nulo e será seguramente mais oportuno entrar agora do quando se tiver a certeza que a grande batalha foi ganha! Pelo menos será mais inteligente ir já começando a constituir posições (comprando pequenos lotes a preços mais convenientes, aproveitando eventuais descidas para reforçar, fazendo preço mádio) desde agora... do que apenas mais tarde. (mas isto é uma opinião meramente pessoal).

Sol Dado

Registado: 8/11/2002 8:29

Novo artigo: A um passo da grande batalha

por Ulisses Pereira » 1/2/2004 14:21

Acabei de publicar na primeira página do site o artigo "A um passo da grande batalha".

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04