BES - Tópico Geral
Re: BES - Tópico Geral
António Pedro Escreveu:A vela de hoje não me parece favorável aos curtos!
A pressão compradora esteve em força, acabando por ganhar os vendedores no final. Os indicadores também são favoráveis a inversão.
Só não percebo como é que do fecho ao leilão final a cotação desce de 1.174 a 1.166 com volume incrível. Mais um sinal talvez.
Eu é que não percebo se estás a falar do BES...
Uma "black candle" com sombra superior praticamente com o mesmo tamanho do corpo, com fecho em mínimo da sessão e com fecho inferior ao de ontem.
O volume foi significativo.
Quais os indicadores que são favoráveis à inversão? Gostaria de saber...

The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
rasteiro Escreveu:do meu ponto de vista a saída da ZON é vista como boa opção.
encaixa dinheiro, com uma valorização de cerca de 40%, que foi o que ela ganhou o ano passado.
E o Mais importante é o BES focar-se unicamente na PT.
penso que a médio/ longo prazo a PT, têm tudo para subir com a fusão OI.
pelos menos em Portugal ZON/OPTIMUS, deu valorização dessa ações o ano passado de 40%+-.
Logo o mercado amanhã deve receber com bom agrado esta noticia.
um abraço
agora não posso ver isso... mas o BES vendeu Zon e a Zon .. ou amigos... não teriam participações no BES... ou então o leilão foi para pagar comissões...

mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
A vela de hoje não me parece favorável aos curtos!
A pressão compradora esteve em força, acabando por ganhar os vendedores no final. Os indicadores também são favoráveis a inversão.
Só não percebo como é que do fecho ao leilão final a cotação desce de 1.174 a 1.166 com volume incrível. Mais um sinal talvez.
- Registado: 29/11/2007 2:01
rasteiro Escreveu:do meu ponto de vista a saída da ZON é vista como boa opção.
encaixa dinheiro, com uma valorização de cerca de 40%, que foi o que ela ganhou o ano passado.
pelos menos em Portugal ZON/OPTIMUS, deu valorização dessa ações o ano passado de 40%+-.
um abraço
Para mim, indo pelas notícias, eu diria que o mercado ja sabia da noticia, e vendeu bem antes do fecho, e no leilão. Embora nao me pareça uma noticia muito relevante.
- Registado: 8/1/2010 12:53
do meu ponto de vista a saída da ZON é vista como boa opção.
um abraço
um abraço
Rasteiro
- Registado: 29/11/2007 12:24
Nas ultimas duas grandes subidas, tem corrigido sempre a niveis do "máximo" "anterior".
Não sei.
é onde eu estou à espera dela. se desce mais ainda, ou nem sequer lá chega, veremos. só o tempo o dirá...
MAS QUAIS NIVEIS DO ANO PASSADO?
sabes o que dizes?
Não sei.
é onde eu estou à espera dela. se desce mais ainda, ou nem sequer lá chega, veremos. só o tempo o dirá...
MAS QUAIS NIVEIS DO ANO PASSADO?

sabes o que dizes?
Ruffus Escreveu:O BES teve uma grande guerra na casa do €1,08.
é onde estou á espera do comboio para entrar... possivelmente já na semana que vem...
Chegar a niveis do verão passado...terá logica isso acontecer?
- Registado: 29/12/2013 20:43
O BES teve uma grande guerra na casa do €1,08.
é onde estou á espera do comboio para entrar... possivelmente já na semana que vem...

Alguem sabe o que se passa , devido à complexidade destas transações, onde fica o BES situado nesta teia de empresas?
Será bom para o BES?
Alguem me pode dizer algo.
Obrigado
Será bom para o BES?
Alguem me pode dizer algo.
Obrigado
- Registado: 24/10/2013 18:14
Grupo Espírito Santo vende participação na Zon Optimus
23/01/2014
O Grupo Espírito Santo vendeu a participação que detinha Zon Optimus desde a cisão entre a operadora de cabo e a Portugal Telecom. A venda de 3% da operadora terá permitido um encaixe de 80 milhões de euros.
(Notícia em actualização)
O Grupo Espírito Santo vendeu a participação que detinha Zon Optimus desde a cisão entre a operadora de cabo e a Portugal Telecom. A venda de 3% da operadora terá permitido um encaixe de 80 milhões de euros.
O Grupo Espírito Santo vendeu a participação de 3% que detinha da Zon Optimus, numa transacção em que terá encaixado cerca de 80 milhões de euros, segundo noticia o Expresso e a agência Bloomberg, que por sua vez cita um comunicado.
A venda da participada do Grupo Espírito Santo foi realizada através da Espírito Santo Irmãos, que detém uma participação na Zon Optimus, anteriormente designada Zon Multimédia e resultante da separação da dona da TV Cabo e da Portugal Telecom.
O grupo familiar é um dos accionistas de referência da Portugal Telecom e adquiriu acções da PT Multimédia aquando da separação entre a dona da TV e da operadora de telecomunicações móveis e fixas.
A transacção está a ser realizada em bolsa através do processo conhecido por “accelerate bookbuilding”, onde os intermediários determinam o preço de venda das acções num período curto de tempo através de consulta com investidores qualificados.
O jornal semanário cita fontes do mercado para avançar que o encaixe para a firma do universo Espírito Santo foi de cerca de 80 milhões de euros. As acções da Zon terminaram a sessão desta quinta-feira nos 5,01 euros. Segundo o página on-line da Zon Optimus, a participação em questão é de 15,455 milhões de acções e teria um valor de mercado de 77,230 milhões de euros, ao valor de fecho de hoje.
Ao mesmo tempo que é avançada a alienação de acções da Zon Optimus, as sociedades relacionadas com o Grupo Espírito Santo trocaram entre si participações no Espírito Santo Financial Group (ESFG), que controla o BES, segundo comunicou a sociedade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Noutro comunicado, a ESFG disse ainda que “está a deliberar a venda” acerca da oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) da Espírito Santo Saúde. O Grupo Espírito Santo tem vindo a vender participações em vários negócios não nucleares, com vista a reforçar os capitais do grupo.
Em 2010 vendeu uma participação no BES Angola, por 254 milhões de euros e, em 2011, desfez-se de uma participação no banco Bradesco por 860 milhões de euros.
BES reorganiza participações
Esta tarde, o Espírito Santo Irmão comprou 39,23% do ESFG e passou a controlar 49,26% da holding que controla o BES. A reorganização das participações não alterou a estrutura de controlo interno, já que Espírito Santo International continua a controlar 49,26% da ESFG.
Isto porque a Espírito Santo Irmão é controlada em 100% pelo Rio Forte Investments, que, por sua vez, é controlada pela Espírito Santo International, conforme explica o comunicado publicado junto da CMVM.
“O Espírito Santo Irmão era, e continua a ser, 100% controlado pela Espírito Santo International (ESI). Os direitos de voto da Espírito Santo Irmãos são 100% controlados pela Rio Forte Investments S.A. que, por sua vez, é 100% detida pela ESI”, refere o comunicado do ESFG. “Em consequência, a 22 de Janeiro de 2014, 49,26% dos direitos de voto da ESFG são detidos indirectamente pela ESI”, conclui.
(Notícia actualizada às 17h32, às 17h43 e às. Em actualização)
comenta´rio meu
é não é porque é não mas é é ....
!entendi-te
23/01/2014
O Grupo Espírito Santo vendeu a participação de 3% que detinha da Zon Optimus, numa transacção em que terá encaixado cerca de 80 milhões de euros, segundo noticia o Expresso e a agência Bloomberg, que por sua vez cita um comunicado.
A venda da participada do Grupo Espírito Santo foi realizada através da Espírito Santo Irmãos, que detém uma participação na Zon Optimus, anteriormente designada Zon Multimédia e resultante da separação da dona da TV Cabo e da Portugal Telecom.
O grupo familiar é um dos accionistas de referência da Portugal Telecom e adquiriu acções da PT Multimédia aquando da separação entre a dona da TV e da operadora de telecomunicações móveis e fixas.
A transacção está a ser realizada em bolsa através do processo conhecido por “accelerate bookbuilding”, onde os intermediários determinam o preço de venda das acções num período curto de tempo através de consulta com investidores qualificados.
O jornal semanário cita fontes do mercado para avançar que o encaixe para a firma do universo Espírito Santo foi de cerca de 80 milhões de euros. As acções da Zon terminaram a sessão desta quinta-feira nos 5,01 euros. Segundo o página on-line da Zon Optimus, a participação em questão é de 15,455 milhões de acções e teria um valor de mercado de 77,230 milhões de euros, ao valor de fecho de hoje.
Ao mesmo tempo que é avançada a alienação de acções da Zon Optimus, as sociedades relacionadas com o Grupo Espírito Santo trocaram entre si participações no Espírito Santo Financial Group (ESFG), que controla o BES, segundo comunicou a sociedade à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários.
Noutro comunicado, a ESFG disse ainda que “está a deliberar a venda” acerca da oferta pública inicial (IPO, na sigla inglesa) da Espírito Santo Saúde. O Grupo Espírito Santo tem vindo a vender participações em vários negócios não nucleares, com vista a reforçar os capitais do grupo.
Em 2010 vendeu uma participação no BES Angola, por 254 milhões de euros e, em 2011, desfez-se de uma participação no banco Bradesco por 860 milhões de euros.
BES reorganiza participações
Esta tarde, o Espírito Santo Irmão comprou 39,23% do ESFG e passou a controlar 49,26% da holding que controla o BES. A reorganização das participações não alterou a estrutura de controlo interno, já que Espírito Santo International continua a controlar 49,26% da ESFG.
Isto porque a Espírito Santo Irmão é controlada em 100% pelo Rio Forte Investments, que, por sua vez, é controlada pela Espírito Santo International, conforme explica o comunicado publicado junto da CMVM.
“O Espírito Santo Irmão era, e continua a ser, 100% controlado pela Espírito Santo International (ESI). Os direitos de voto da Espírito Santo Irmãos são 100% controlados pela Rio Forte Investments S.A. que, por sua vez, é 100% detida pela ESI”, refere o comunicado do ESFG. “Em consequência, a 22 de Janeiro de 2014, 49,26% dos direitos de voto da ESFG são detidos indirectamente pela ESI”, conclui.
(Notícia actualizada às 17h32, às 17h43 e às. Em actualização)
comenta´rio meu
é não é porque é não mas é é ....
!entendi-te

mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
Não tem nada que ser dito em inglês, foi muito bem dito em português. 
Um abraço,
Ulisses

Um abraço,
Ulisses
Não achei muita piada aos últimos 30 minutos de transação. Achei menos piada ao último leilão (terei visto bem? 3.000.000 de títulos num leilão final de um dia em que se transacionaram 23.000.000 de papéis do BES?! Bolas?! Uma queda de 10 pilpes! Bolas!).
Gostei mais do facto de a ação não cair dos 1.16. Disso gostei. Eu, que não sou um analista técnico. Eu que nem sou um analista, olho para o gráfico dos valores mais recentes (um m~es) e vejo um suporte nos 1.16 (mais coisa, menos coisa). Vejo a linha RSI bordejar os 30 pontos e vejo a banda Bollinger mais baixa a morder as velas das últimas transações de hoje num gráfico diário.
Por vir a talho de foice, e tendo presente que a pessoa em questão sublinha que em bear market não há suportes, há resistências a quebrar, é bom recordar que ainda há muito pouco tempo o Ulisses considerou uma resistência quebrada, a ultrapassagem das linhas 1,05 a 1,15 do BES. Ora, claramente, estas linhas de (digo eu) suporte estão a revelar-se sustentadas.
Assim, armado em analista técnico, parece-me que o BES está a consolidar, a retestar os seus suportes. Por enquanto, com sucesso.
Sei que isto tudo deveria ser dito em inglês... Mas não me recordo das expressões adequadas, não me apetece falar inglês, nem me apetece ouvir falá-lo. (O facto de há hora e meia alguém ao meu lado ler repetidamente aitéme em vez de item pode ter dado uma ajuda forte a esta súbita alergia.)
Gostei mais do facto de a ação não cair dos 1.16. Disso gostei. Eu, que não sou um analista técnico. Eu que nem sou um analista, olho para o gráfico dos valores mais recentes (um m~es) e vejo um suporte nos 1.16 (mais coisa, menos coisa). Vejo a linha RSI bordejar os 30 pontos e vejo a banda Bollinger mais baixa a morder as velas das últimas transações de hoje num gráfico diário.
Por vir a talho de foice, e tendo presente que a pessoa em questão sublinha que em bear market não há suportes, há resistências a quebrar, é bom recordar que ainda há muito pouco tempo o Ulisses considerou uma resistência quebrada, a ultrapassagem das linhas 1,05 a 1,15 do BES. Ora, claramente, estas linhas de (digo eu) suporte estão a revelar-se sustentadas.
Assim, armado em analista técnico, parece-me que o BES está a consolidar, a retestar os seus suportes. Por enquanto, com sucesso.
Sei que isto tudo deveria ser dito em inglês... Mas não me recordo das expressões adequadas, não me apetece falar inglês, nem me apetece ouvir falá-lo. (O facto de há hora e meia alguém ao meu lado ler repetidamente aitéme em vez de item pode ter dado uma ajuda forte a esta súbita alergia.)
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
O meu feeling também é esse que vai durante uns tempos andar nesse suporte e caso não surja nada de negativo em termos económicos deverá subir muito gradualmente ao longo do ano. Mas pronto, é um feeling...
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
Todo o meu registo : https://www.facebook.com/FTDiary
amistade Escreveu:lfhm Escreveu:Hourly bearish engulfing acabou-se o ressalto dos 1,15...
Isto quer dizer que pode ainda vir mais abaixo ate ao proximo suporte de 1.04?
Obrigado
Acho possível um reteste pelo menos á LTA mais á volta dos 1,10.
Prefiro ver os títulos começar mal e acabar bem.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
Boa resposta hoje. Estava um pouco céptico da capacidade de resposta perante a descida num só dia. Já saí, agora é esperar uma próxima oportunidade.
7 anos de experiência em apostas e trading desportivo
lfhm Escreveu:Hourly bearish engulfing acabou-se o ressalto dos 1,15...
Isto quer dizer que pode ainda vir mais abaixo ate ao proximo suporte de 1.04?
Obrigado
- Registado: 24/10/2013 18:14
Caros amigos ,
não sei o porque desta subida, talvez terá haver com a noticia que saiu do défice, passo acitar
Défice fica 1,7 mil milhões abaixo do limite imposto pela troika
23 Janeiro 2014, 13:49 por Nuno Aguiar | naguiar@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
0
inShare
A síntese de execução orçamental de Dezembro de 2013, publicada há minutos pela Direcção-Geral do orçamento (DGO), mostra que o défice das Administrações Públicas se fixou em 7.152 milhões, segundo os critérios definidos pelo Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF). Isto é, 1.749 milhões de euros abaixo do limite.
Nos últimos dias já tinham surgido várias notícias citando fontes governamentais que apontavam para um resultado melhor do que se previa na execução orçamental, principalmente devido ao impacto do saldo da Segurança Social, cujo excedente cresceu para os 478 milhões de euros, motivado essencialmente por transferências da Administração Central.
Já a Administração Central registou um agravamento do défice em 293,5 milhões de euros. Contudo, eliminando efeitos extraordinários, opbserva-se uma melhoria de 2.471 milhões.
files Síntese da Execução Orçamental de 2013
não sei o porque desta subida, talvez terá haver com a noticia que saiu do défice, passo acitar
Défice fica 1,7 mil milhões abaixo do limite imposto pela troika
23 Janeiro 2014, 13:49 por Nuno Aguiar | naguiar@negocios.pt
Enviar por email
Reportar erro
0
inShare
A síntese de execução orçamental de Dezembro de 2013, publicada há minutos pela Direcção-Geral do orçamento (DGO), mostra que o défice das Administrações Públicas se fixou em 7.152 milhões, segundo os critérios definidos pelo Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF). Isto é, 1.749 milhões de euros abaixo do limite.
Nos últimos dias já tinham surgido várias notícias citando fontes governamentais que apontavam para um resultado melhor do que se previa na execução orçamental, principalmente devido ao impacto do saldo da Segurança Social, cujo excedente cresceu para os 478 milhões de euros, motivado essencialmente por transferências da Administração Central.
Já a Administração Central registou um agravamento do défice em 293,5 milhões de euros. Contudo, eliminando efeitos extraordinários, opbserva-se uma melhoria de 2.471 milhões.
files Síntese da Execução Orçamental de 2013
Hourly bearish engulfing acabou-se o ressalto dos 1,15...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
tonirai Escreveu:zepirata Escreveu:é verdade caro mav, mas nao apenas entendo algo de cfds, de warrants e etfs pouco, mas so conheço para aposta no short estas mesmo, mas como são instrumentos alavancados, as suas percas são muito superiores em caso de correr mal(...)
CFDs são alavancados porque são usados com margem... mas ninguém é obrigado a usar a margem toda, e por isso ninguém é obrigado a se alavancar efectivamente - exemplo:
Tenho 10K€ na conta, e quero usar a totalidade para comprar BES, que está hipoteticamente a 1€ (para arredondar as contas);
- Compro 10 mil acções do BES, ou;
- Compro 10 mil CFDs do BES, compra na qual me ficam cativos X% em margem - imaginemos 20%, portanto 2K€, ficando-me 8K€ livres para outros negócios.
Em nenhum dos casos anteriores estou alavancado, porque tenho o dinheiro disponível na conta para cobrir essas compras... mas:
- Se eu usar os 8K€ livres para outra coisa, ou;
- Se em vez de 10 mil CFDs do BES, comprar 20, 30, 40 mil CFDs;
Nestes casos já estarei a alavancar os meus investimentos.
Para finalizar:
- Warrants (vanilla, turbo, inline) não são instrumentos alavancados... são instrumentos derivados. Não, não é a mesma coisa;
- ETFs são fundos de investimentos transaccionados em bolsa. Embora os haja alavancados, por natureza e na sua maioria, não o são.

"Anyone who believes exponential growth can go on forever in a finite world is either a madman or an economist"
sim nem estava a referir que o eram, apenas falei nos etfs e warrants por falar, etfs sao mesmo isso, são sem duvida os mais seguros, mas sinceramente nao conheço outro meio de shortar, podiam esclarecer?
Excelentes posts caros investidores
cumps pirata
Excelentes posts caros investidores
cumps pirata
- Registado: 29/11/2013 15:32
zepirata Escreveu:é verdade caro mav, mas nao apenas entendo algo de cfds, de warrants e etfs pouco, mas so conheço para aposta no short estas mesmo, mas como são instrumentos alavancados, as suas percas são muito superiores em caso de correr mal(...)
CFDs são alavancados porque são usados com margem... mas ninguém é obrigado a usar a margem toda, e por isso ninguém é obrigado a se alavancar efectivamente - exemplo:
Tenho 10K€ na conta, e quero usar a totalidade para comprar BES, que está hipoteticamente a 1€ (para arredondar as contas);
- Compro 10 mil acções do BES, ou;
- Compro 10 mil CFDs do BES, compra na qual me ficam cativos X% em margem - imaginemos 20%, portanto 2K€, ficando-me 8K€ livres para outros negócios.
Em nenhum dos casos anteriores estou alavancado, porque tenho o dinheiro disponível na conta para cobrir essas compras... mas:
- Se eu usar os 8K€ livres para outra coisa, ou;
- Se em vez de 10 mil CFDs do BES, comprar 20, 30, 40 mil CFDs;
Nestes casos já estarei a alavancar os meus investimentos.
Para finalizar:
- Warrants (vanilla, turbo, inline) não são instrumentos alavancados... são instrumentos derivados. Não, não é a mesma coisa;
- ETFs são fundos de investimentos transaccionados em bolsa. Embora os haja alavancados, por natureza e na sua maioria, não o são.
é verdade caro mav, mas apenas entendo algo de cfds, de warrants e etfs pouco, mas so conheço para aposta no short estas mesmo, mas como são instrumentos alavancados, as suas percas são muito superiores em caso de correr mal em valor de percentagem, acredito que por 100 investidores um sabe shortar, não é algo simples, e tem um risco muito elevado, pois da percas permanentes, alguém que entenda que explique melhor, acredito que o Bes recupere, os 15 foram um optimo suporte, veremos amanhã.
abraço cumps pirata
abraço cumps pirata
- Registado: 29/11/2013 15:32
ALGACA1 Escreveu: O Banco Espírito Santo ocupa o 33º lugar da lista elaborada anualmente pela Corporate Knights Inc
BES sobe 64 posições na lista das 100 empresas mais sustentáveis do mundo
Ricardo Salgado
Ricardo Salgado, presidente do BES
Steven Governo
22/01/2014 | 15:53 | Dinheiro Vivo
O Banco Espírito Santo (BES) voltou a integrar o grupo das 100 empresas mais sustentáveis do mundo, o Global 100, conforme anunciado hoje no Fórum Económico Mundial, a decorrer em Davos.
TOP 10 -> http://global100.org/global-100-index/
RANK
COMPANY NAME
COUNTRY OF HEADQUARTERS
GICS INDUSTRY GROUP
1 Westpac Banking Corporation Australia Banks
2 Biogen Idec Inc United States Pharmaceuticals & Biotechnology
3 Outotec OYJ Finland Capital Goods
4 Statoil ASA Norway Energy
5 Dassault Systemes SA France Software & Services
6 Neste Oil OYJ Finland Energy
7 Novo Nordisk A/S Denmark Pharmaceuticals & Biotechnology
8 Adidas AG Germany Consumer Durables & Apparel
9 Umicore SA Belgium Materials
10 Schneider Electric SA France Capital Goods
― Leon C. Megginson
― Leon C. Megginson
gráfico diário e semanal
para quem está no bes para o medio longo prazo estas correções são saudáveis, é o funcionar dos mercados sempre foi assim e será,uns saem outros entram, fazem mexer as cotações e nós peixe miúdo andamos a balançar no meio das ondas a tentar sobreviver.
o bes tornou se uma acçao volatil há grandes variações entre suporte e resistências estas desvalorizações são normais,quando sobe também é assim.
se quebrar em baixa os 1,15 tem uma zona de suporte que vai dos 1,10-1.06 e se chegar a ir a esses valores logo se vê como reagirá,nao vai mudar a bigpicture.
para subir era importante amanha colocar se acima do anterior suporte dos 1,19 ,para depois ir atacar os 1,21-1,235. vamos acompanhando
para quem está no bes para o medio longo prazo estas correções são saudáveis, é o funcionar dos mercados sempre foi assim e será,uns saem outros entram, fazem mexer as cotações e nós peixe miúdo andamos a balançar no meio das ondas a tentar sobreviver.
o bes tornou se uma acçao volatil há grandes variações entre suporte e resistências estas desvalorizações são normais,quando sobe também é assim.
se quebrar em baixa os 1,15 tem uma zona de suporte que vai dos 1,10-1.06 e se chegar a ir a esses valores logo se vê como reagirá,nao vai mudar a bigpicture.
para subir era importante amanha colocar se acima do anterior suporte dos 1,19 ,para depois ir atacar os 1,21-1,235. vamos acompanhando
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
ficarão para trás.
Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...