Carteira Ming (004)
11 mensagens
|Página 1 de 1
Espero que não influencie muita gente, por vários motivos:
Acho que cada um deve pensar para decidir os seus investimentos e não seguir as opiniões de outros. Além disso acho que se muita gente seguir as minhas opiniões isso pode prejudicar os meus investimentos reais (por exemplo, ainda só reduzi uns 30 da minha posição real de Cofina...
).
Por outro lado, tenho quase a certeza que a minha participação neste forum não irá influenciar o mercado (apesar de, com a pequeníssima liquidez de algumas acções portuguesas, ser dificil ter a certeza...
).
De qualquer modo (partindo do princípio que esse post não foi irónico e a gozar
), agradeço a opinião favorável...
É bom não ver só opiniões negativas...
Acho que cada um deve pensar para decidir os seus investimentos e não seguir as opiniões de outros. Além disso acho que se muita gente seguir as minhas opiniões isso pode prejudicar os meus investimentos reais (por exemplo, ainda só reduzi uns 30 da minha posição real de Cofina...

Por outro lado, tenho quase a certeza que a minha participação neste forum não irá influenciar o mercado (apesar de, com a pequeníssima liquidez de algumas acções portuguesas, ser dificil ter a certeza...

De qualquer modo (partindo do princípio que esse post não foi irónico e a gozar

É bom não ver só opiniões negativas...

Earthlings? Bah!
- Registado: 20/11/2003 11:37
Oi MING,
Tenho seguido atentamente os teus comentários aqui no Caldeirão pois considero que és mais um daqueles "génios de bolsa". Parabés pela acto pedagógico de publicação da carteira que com certeza vai influenciar muitas decisões bolsistas quiçá até o próprio mercado.
Saudações
William
Tenho seguido atentamente os teus comentários aqui no Caldeirão pois considero que és mais um daqueles "génios de bolsa". Parabés pela acto pedagógico de publicação da carteira que com certeza vai influenciar muitas decisões bolsistas quiçá até o próprio mercado.
Saudações
William
....Aye, fight and you may die, run and you'll live....at least a while. And dying in your beds many years from now, would you be willing to trade all the days from this day to that for one chance, just one chance to come back here and tell our enemies...that they may take our lives, but they'll never take our freedom!
Finalmente a primeira venda na Carteira Ming!
Hoje, na abertura:
Venda da totalidade da posição em Cofina.
A razão para esta venda é:
As únicas novidades sobre Cofina nos últimos tempos são a possibilidade de aumento de capital e o concurso à privatização da Portucel, notícias que não justificam directamente um aumento das perspectivas de valor fundamental da empresa.
Assim, na minha opinião estas acções ainda não estão caras mas tambem já deixaram de estar baratas. Como esta subida dos últimos dias me parece algo exagerada achei que era uma oportunidade razoável de venda.
Assim, este negócio produziu:
Venda de 1165 acções da Cofina a 3.04, para um total de 3541.60.
A composição da carteira fica como se segue:

Hoje, na abertura:
Venda da totalidade da posição em Cofina.
A razão para esta venda é:
As únicas novidades sobre Cofina nos últimos tempos são a possibilidade de aumento de capital e o concurso à privatização da Portucel, notícias que não justificam directamente um aumento das perspectivas de valor fundamental da empresa.
Assim, na minha opinião estas acções ainda não estão caras mas tambem já deixaram de estar baratas. Como esta subida dos últimos dias me parece algo exagerada achei que era uma oportunidade razoável de venda.
Assim, este negócio produziu:
Venda de 1165 acções da Cofina a 3.04, para um total de 3541.60.
A composição da carteira fica como se segue:
- Anexos
-
- iviewcapture_date_26_02_2004_time_09_21_22.jpg (77.95 KiB) Visualizado 435 vezes
Earthlings? Bah!
Para não levantar a suspeita de que a Carteira Ming foi enterrada devido a ter apresentado resultados mais fracos durante os últimos dias
, venho alterar um pouco as minhas declarações anteriores:
Ao invés de "postar" semanalmente um comentário actualizado, vou passar a tentar apenas postar um comentário por mês, ou então sempre que seja feita uma alteração na carteira.
A principal razão para esta redução no ritmo de apresentação dos resultados da carteira é que me parece inútil repetir posts semelhantes todas as semanas, sem acrescentar qualquer novidade.
(Suponho que uma carteira baseada em fundamentais, para investimento de médio-longo prazo, seja menos "sexy" do que uma carteira baseada em warrants como a do JAS
ou, em geral, do que uma carteira baseada em trading de curto prazo. Mas foi essa a abordagem assumida desde o início para a "Carteira Ming"...
)

Ao invés de "postar" semanalmente um comentário actualizado, vou passar a tentar apenas postar um comentário por mês, ou então sempre que seja feita uma alteração na carteira.
A principal razão para esta redução no ritmo de apresentação dos resultados da carteira é que me parece inútil repetir posts semelhantes todas as semanas, sem acrescentar qualquer novidade.
(Suponho que uma carteira baseada em fundamentais, para investimento de médio-longo prazo, seja menos "sexy" do que uma carteira baseada em warrants como a do JAS

Earthlings? Bah!
Caro Ming
Quando olho para a sua carteira e o vejo escrever que a escolheu devido aos bons fundamentais, passam-me "coisas" pela cabeça.Já viu as dívidas da Cofina e da Sag em termos do ramo de negócio em que actuam e das potencialidades desses mercados?
Já viu que o mercado da CIN está completamente em baixa e que os prédios novos já quase não levam uma pinga de tinta?
Aceito que elas subam por outras razões mas pelos fundamentais......never!
Já viu que o mercado da CIN está completamente em baixa e que os prédios novos já quase não levam uma pinga de tinta?
Aceito que elas subam por outras razões mas pelos fundamentais......never!
-
Bigodes de Aço
Já agora:
Vou continuar a tentar fazer um (muito breve) comentário semanal à "Carteira Ming".
No entanto, queria deixar bem claro que o tipo de investimento em causa (quase exclusivamente baseado em fundamentis) só pretende bater o indice de referência (neste caso o PSI20) em termos de prazos muito longos (idealmente de vários anos).
Assim, estou longe de pretender manter uma "competição" de base semanal com o PSI...
Vou continuar a tentar fazer um (muito breve) comentário semanal à "Carteira Ming".
No entanto, queria deixar bem claro que o tipo de investimento em causa (quase exclusivamente baseado em fundamentis) só pretende bater o indice de referência (neste caso o PSI20) em termos de prazos muito longos (idealmente de vários anos).
Assim, estou longe de pretender manter uma "competição" de base semanal com o PSI...
Earthlings? Bah!
Ok, nos comentários futuros passarei a pôr a variação do PSI, para comparação.
Em relação à situação actual temos que:
PSI20 em 19/1/2004:
7004.01 (valor de abertura, que me parece ser o mais correcto para esta comparação, pois a carteira foi iniciada na abertura da sessão de 19/1/2004)
ou
7017.08 (valor de fecho).
PSI20 em 30/1/2004:
7011.72 (valor de fecho, o mais correcto para esta comparação, pois tambem são usados os valores de fecho das acções para avaliar a carteira).
Assim:
Evolução do PSI20 entre a abertura de 19/1/2004 e o fecho de 30/1/2004: 0.11%
Só para referência (no futuro esquerecei as comparações com o fecho de 19/1/2004):
Evolução do PSI20 entre o fecho de 19/1/2004 e o fecho de 30/1/2004: -0.08%
Ou seja:
Seja como for que se olhe para o PSI20, ele neste período quase não teve variação...
Em relação à situação actual temos que:
PSI20 em 19/1/2004:
7004.01 (valor de abertura, que me parece ser o mais correcto para esta comparação, pois a carteira foi iniciada na abertura da sessão de 19/1/2004)
ou
7017.08 (valor de fecho).
PSI20 em 30/1/2004:
7011.72 (valor de fecho, o mais correcto para esta comparação, pois tambem são usados os valores de fecho das acções para avaliar a carteira).
Assim:
Evolução do PSI20 entre a abertura de 19/1/2004 e o fecho de 30/1/2004: 0.11%
Só para referência (no futuro esquerecei as comparações com o fecho de 19/1/2004):
Evolução do PSI20 entre o fecho de 19/1/2004 e o fecho de 30/1/2004: -0.08%
Ou seja:
Seja como for que se olhe para o PSI20, ele neste período quase não teve variação...
Earthlings? Bah!
Para facilitar a consulta da situação anterior, repito o link, agora mais bem formatado (espero
):
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=21852

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=21852
Earthlings? Bah!
Carteira Ming (004)
Hoje terminou a 2ª semana para a Carteira Ming.
A situação mantem-se igual à da semana anterior
(http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=21852)
A composição actual da carteira é:
2250 acções da Sag * 1.62 euros = 3645.00 euros
1165 acções da Cofina * 2.90 euros = 3378.50 euros
610 acções da Cin * 5.38 euros = 3281.80 euros
Cash: 4.75 euros
Valor total: 10310.05 euros
O total atingido representa um ganho de 3.10% em relação ao valor de 10000.00 euros com que a carteira foi iniciada em 19/1/2004.
Análise semanal:
Ao longo desta 2ª semana, a carteira ganhou 0.30% de valor.
Analisando as 3 posições detidas, diria que na Sag e Cin não houve novidades significativas ao longo desta semana.
Em relação à Cofina, apareceu hoje (Sexta-feira) uma notícia que aponta para a possibilidade de dispersão em bolsa de parte do capital da Investec. A verificar-se, esta possibilidade tende a contribuir para uma valorização da Cofina, mas para já ainda não há certezas de nada.
As notícias e modificações de valores verificadas ao longo desta semana não afectaram de forma significativa os indicadores fundamentais que motivaram a escolha das 3 acções detidas na carteira.
Assim, todas as posições adquiridas estão com perpectivas de se manterem na carteira para os tempos mais próximos.
A situação mantem-se igual à da semana anterior
(http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=21852)
A composição actual da carteira é:
2250 acções da Sag * 1.62 euros = 3645.00 euros
1165 acções da Cofina * 2.90 euros = 3378.50 euros
610 acções da Cin * 5.38 euros = 3281.80 euros
Cash: 4.75 euros
Valor total: 10310.05 euros
O total atingido representa um ganho de 3.10% em relação ao valor de 10000.00 euros com que a carteira foi iniciada em 19/1/2004.
Análise semanal:
Ao longo desta 2ª semana, a carteira ganhou 0.30% de valor.
Analisando as 3 posições detidas, diria que na Sag e Cin não houve novidades significativas ao longo desta semana.
Em relação à Cofina, apareceu hoje (Sexta-feira) uma notícia que aponta para a possibilidade de dispersão em bolsa de parte do capital da Investec. A verificar-se, esta possibilidade tende a contribuir para uma valorização da Cofina, mas para já ainda não há certezas de nada.
As notícias e modificações de valores verificadas ao longo desta semana não afectaram de forma significativa os indicadores fundamentais que motivaram a escolha das 3 acções detidas na carteira.
Assim, todas as posições adquiridas estão com perpectivas de se manterem na carteira para os tempos mais próximos.
Earthlings? Bah!
11 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, m-m, malakas, MR32, nunorpsilva, Olhar Leonino, Pmart 1, smog63, trilhos2006, Xãd e 181 visitantes