Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Outlier » 4/1/2014 2:11

file 112 Escreveu:

Artigo interessante.
file 112

Numa 1ª leitura em diagonal deste artigo da BlackRock, que o VG postou, na altura escrevi "artigo interessante", agora que o li e o analisei cuidadosamente já posso fazer um upgrade da minha avaliação primária e dizer "este artigo é um espetáculo", sendo quase impossível naquele espaço apresentar um maior condensado de qualidade e quantidade de texto e de dados gráficos de suporte. É a BlackRock no seu melhor.
Este artigo merece ir para a 1ª página, se o VG assim o entender, com destaque de algumas linhas de força e citações do texto, as quais têm mais importância de alerta que as citações da CMVM.

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 4/1/2014 2:18, num total de 1 vez.

Registado: 29/11/2007 1:41

por VirtuaGod » 4/1/2014 2:06

Rick Lusitano Escreveu:Não sei se a versão ACC deste fundo, já é comercializada em PT.

Existe. Nesta conversa sobre os dividendos fui ao site deles e t~em coisas bastante interessantes como um report trimestral e comentário do gestor. Bastante interessante embora não tão bom como os da M&G (tb não conheço melhor).

Lá tem os fundos comercializados em PT http://jupiteronline.com/~/media/Litera ... tsheet.pdf

E na morningstar.pt tb há (eles costumam ter cuidado em não ter fundos não comercializados em PT) http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F00000O778
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Midas » 4/1/2014 1:52

VirtuaGod Escreveu:@Rick é mesmo o fundo que tens seleccionado, a versão L em ACC. Se o dia o colocar na primeira página quero é o fundo on-line. :wink:

Sobe os dividendos acredito que seja mais simples vender um fundo que distribua. Mas não tenho nada contra eles fazerem publicidade a isso. Não percebo é pk não têm a versão ACC (não estou a dizer que deveriam sequer fazer pub a ele, isso é com eles). Mas de facto parece-me um fundo bom e se a versão ACC já é comercializada em PT porque não o ter disponível on-line?

P.S. Sobre ng nos "ouvir" não tenhas tanta a certeza :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (eu sou um bocadinho "teoria da conspiração" :-$ :twisted: Mais que não seja a NSA anda por aí :-k )

Não sei se a versão ACC deste fundo, já é comercializada em PT. Refira-me que era provavelmente, mais fácil, entrar uma nova versão de um fundo de uma gestora autorizada em PT, como é o caso da Jupiter, do que um fundo de gestora que não está autorizada em PT, pela CMVM, como a M&G (talvez por isso, a subscrição por papel). Daí existia uma maior possibilidade de não se conseguir que o BB nos arranjar-se o M&G. :wink:

Mas deve ser possível, desde que fale com PFA. Eles disponibilizam apenas a versão INC, talvez por ainda não existir na altura a versão ACC, que só apareceu ao meio do ano passado.

As versões de ACC em EUR que existem são de outros fundos da Jupiter, e geralmente, têm 3 versões de cada fundo, ACC em EUR e USD, e INC em GBP. (fundos comercializados pelo BB)

Pelo que falei com PFA, existe sempre a possibilidade, de falar com o banco, sobre a possibilidade de subscrever um fundo fora da listagem online deles, que eles iriam ver se conseguiam o obter para nós. Eles têm todo o interesse, em nos vender produtos financeiros. :wink:

(Não sei se podem vender produtos financeiros, que poderão não ser compatíveis com a nossa legislação. Como por exemplo, algumas estruturas legais de alguns tipos de fundos domiciliados no Reino Unido, que são criados especificamente para a legislação Britânica.)
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 4/1/2014 1:41

Gráficos gráficos gráficos :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Chamo a atenção para 3 coisas:

:arrow: Página 12 :wink:
:arrow: Página 35 onde se vê que as high yield estão com níveis de falência baixíssimos (comprado à media). Será expectável este valor começar a subir se as taxas de juros continuarem a subir pois as taxas de refinanciamento destas empresas deteriora-se (e as empreas deixam de poder fazer roll-over das dívidas)
:arrow: Página 38 que mostra que a queda das obrigações dos mercados emergentes fez com o spread em relação às treasuries se encontre agora na média. Será expectável que (em média) a dívida emergente tenha uma yield de 7% (anual) em obrigações a 10 anos!!

EDIT: JP Morgan Guide to Markets
Editado pela última vez por VirtuaGod em 4/1/2014 2:05, num total de 1 vez.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Elias » 4/1/2014 1:29

VirtuaGod Escreveu:E esses CFD não têm risco câmbial? Interessante :-)

Bem, para ser franco eu quando escrevi a frase anterior estava a pensar em CFD sobre ETF em euros.

Creio que também têm CFD sobre ETF em USD (mas esta parte vou confirmar).

VirtuaGod Escreveu:Qual o preço de transaccionar uma coisa dessas? Tem juros diários certo? Mais alguma coisa?

Também vou confirmar e depois voltarei aqui, em princípio durante o fim-de-semana.

Registado: 5/11/2002 12:21

por VirtuaGod » 4/1/2014 1:22

Elias Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:P.S: Mas lembra-te que teres um ETF em USD tem risco câmbial

Não necessariamente. O Saxo disponibiliza CFD sobre ETF 8-)

E esses CFD não têm risco câmbial? Interessante :-)

Qual o preço de transaccionar uma coisa dessas? Tem juros diários certo? Mais alguma coisa?

por Elias » 4/1/2014 1:20

VirtuaGod Escreveu:P.S: Mas lembra-te que teres um ETF em USD tem risco câmbial

Não necessariamente. O Saxo disponibiliza CFD sobre ETF 8-)

por VirtuaGod » 4/1/2014 1:07

Elias Escreveu:Obrigado. Vou pesquisar. Se tiver dúvidas (a parte do "se" é um eufemismo, lol) virei aqui moer-te o juízo.

1 abraço e bom fim-de-semana.

Olha que editei o post com um aviso no fim (raio de mania de leres as coisas demasiado rápido :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: )

Abr

por Elias » 4/1/2014 1:05

Obrigado. Vou pesquisar. Se tiver dúvidas (a parte do "se" é um eufemismo, lol) virei aqui moer-te o juízo.

1 abraço e bom fim-de-semana.

por VirtuaGod » 4/1/2014 1:05

tulipanegra Escreveu:Na sua opinião é preferível colocar tudo em um fundo?!

Exprimir-me mal. Onde disse "Apenas um fundo" ler por favor "Apenas um fundo accionista" :wink:

por VirtuaGod » 4/1/2014 1:03

Sim sim. Parece-me que sabes as diferenças entre ETFs em fundos. 7 euros por cada ETF é demasiado para mim, e essa é uma das razões que me viro para fundos (as outras sendo a complicação fiscal e o USD/risco cambial) . Provavelmente se estivéssemos nos EUA onde não só viveria de dólares como conseguiria uma correctora de jeito usaria ETFs.

Sobre os ETFs tens TUDO o que quiseres desde que seja em USD.

Pesquisa aqui:

Em USD: http://www.etfreplay.com/summary.aspx (podes e deves clicar nos títulos estilo "U.S. Equities" pois aí é que está o sumo)

P.S: Mas lembra-te que teres um ETF em USD tem risco câmbial
Editado pela última vez por VirtuaGod em 4/1/2014 1:06, num total de 1 vez.

por Tulipanegra » 4/1/2014 1:01

VirtuaGod Escreveu:
tulipanegra Escreveu:
tulipanegra Escreveu:boa noite!

Após me ter iniciado nos fundos à pouco tempo, venho pedir ajuda aos mais entendidos...
Possuo o Es Rendimento plus e o Tesouraria ativa(banco best), agora tenho mais 3680€ para criar uma carteira, quais me aconselham?

Estou a pensar dividir o montante por;

Axa WF Global High Yield BDS E(H) EUR
Pimco Gis Global Bond E EUR HDG ACC
Franklin European Growth N ACC €

o que acham?

Parece-me bem. Embora eu prefira um fundo global de acções (se é para ter apenas um) :!:

Na sua opinião é preferível colocar tudo em um fundo?!

Registado: 3/1/2014 22:00

por Elias » 4/1/2014 0:50

VirtuaGod Escreveu:
Elias Escreveu:Quanto ao teu p.s., suponho que querias referir que já NÃO é preciso usar os tags, é isso?

Sim.

ETF é capaz de ser mais complicado se quiseres em euros. Em que moeda queres?

A moeda não é relevante.

O Saxobank disponibiliza um conjunto limitado de ETF em euros (posso pôr aqui a lista, se tiveres interesse), mas suponho que haja mais e eu gostava de perceber quais.

O meu interesse pelos ETF sectoriais é este (e corrige-me por favor se eu disser uma asneira): tenho a sensação de que, apesar das comissões de negociação, estes ETF espelham fielmente o índice subjacente; já os outros fundos podem espelhar ou não, i.e., podem oferecer valorizações menores.

por VirtuaGod » 4/1/2014 0:48

tulipanegra Escreveu:

Após me ter iniciado nos fundos à pouco tempo, venho pedir ajuda aos mais entendidos...
Possuo o Es Rendimento plus e o Tesouraria ativa(banco best), agora tenho mais 3680€ para criar uma carteira, quais me aconselham?

o que acham?

Parece-me bem. Embora eu prefira um fundo global de acções (se é para ter apenas um) :!:

por VirtuaGod » 4/1/2014 0:47

Elias Escreveu:Quanto ao teu p.s., suponho que querias referir que já NÃO é preciso usar os tags, é isso?

Sim.

ETF é capaz de ser mais complicado se quiseres em euros. Em que moeda queres?

por VirtuaGod » 4/1/2014 0:45

@Rick é mesmo o fundo que tens seleccionado, a versão L em ACC. Se o dia o colocar na primeira página quero é o fundo on-line. :wink:

Sobe os dividendos acredito que seja mais simples vender um fundo que distribua. Mas não tenho nada contra eles fazerem publicidade a isso. Não percebo é pk não têm a versão ACC (não estou a dizer que deveriam sequer fazer pub a ele, isso é com eles). Mas de facto parece-me um fundo bom e se a versão ACC já é comercializada em PT porque não o ter disponível on-line?

P.S. Sobre ng nos "ouvir" não tenhas tanta a certeza :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: (eu sou um bocadinho "teoria da conspiração" :-$ :twisted: Mais que não seja a NSA anda por aí :-k )

por Elias » 4/1/2014 0:41

Pois, na verdade não fui claro, eu referia-me MESMO a ETFs... por isso recoloco a questão com este esclarecimento.

Quanto ao teu p.s., suponho que querias referir que já NÃO é preciso usar os tags, é isso?

por Tulipanegra » 4/1/2014 0:41

o que acham?

por VirtuaGod » 4/1/2014 0:37

Elias Escreveu:@VirtuaGod: tens alguma lista de fundos sectoriais, isto é fundos que espelhem índices sectoriais?

Refiro-me a coisas como isto: EXH3.DE (alimentação e bebidas), EXH5.DE (seguros) ou DXSE.DE (saúde).

Não tenho nada em lista mas não custa nada procurares no best (não precisas de ser cliente). Envia-me PM se quiseres.

Mas resumindo assim rápido:

1ª Pesquisa Simples: https://www.bancobest.pt/ptg/start.swe? ... earch+View

2º Em "todas as categorias" seleccionar o sector

3º Clicar em "Pesquisar"

4º Seleccionar qualquer fundo (cuidado se é em USD ou em EUR)

5º Clicar em "Rentabilidade". Tens uma matriz Risco/retorno com os fundos do sector. Todas as bolas são fundos e são clicáveis.

6º Selecciona o que queres e subscreve :mrgreen:

Se quiseres ETFs diz que isso tb se deve arranjar. Com as devidas vantagens e desvantagens. (ETF é tracker, transaccionável como uma acção mas tem um custo de transação nas plataformas portuguesas que não é muito simpático enquanto o fundo é grátis).

P.S. Descobri no outro dia que o Fórum reconhece os links e já é é preciso pô-los dentro de [url][/url] :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Midas » 3/1/2014 23:48

jokerportuga Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Em vez de usar o FT que usa a Morningstar UK, em que converte automaticamente tudo para GBP

Tens a opção de dizer que os portefólios em EUR. Não faria muitio sentido acompanha-los em GBP realmente :wink:

Estava a testar a minha carteira no FT (utilizo à muito o http://www.trustnetoffshore.com) e tenho um único fundo em USD, mas gostaria de apresentá-lo na lista em EUR.
Alguém sabe como se faz?

Obrigado

Oh Joker, nem parece teu. :mrgreen:
Se consegues fazer no Trustnet Offshore, o conceito é o mesmo.

1. Criar 1 portfolio em EUR
2. Juntar o ISIN, nº de UPs, o Preço original (em USD) e a data de compra
3. Voilá
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Midas » 3/1/2014 23:35

Cláudia Alexandra Escreveu:Bom dia Rick,

Antes de mais obrigado pela tua resposta.

Em relação ao peso dos meus fundos de acções, aqui fica:

. Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (5%)
- Franklin European Growth N Acc € (6%)
. Threadneedle Specialist Investment Funds - Threa Glo Equity Inc Retail EUR Acc (6%)
. UBS (Lux) EF Infrastructure (EUR) P (8%)
. Threadneedle Specialist Investment Funds - American Extended Alpha (6%)

Sobre a questão da cobertura cambial, realmente dou preferência a ter essa cobertura, pelo que teria de optar pelo RH.
Sobre Picket, qual a razão de ser o "mais perigoso" deste conjunto de fundos? Deve-se ao facto de estar ligado às comunicações? Como tem um DP inferior ao F&C e Threadneedle pensei que fosse mais estável (eu ainda percebo pouco de fundos :oops: ).
Como procuro aumentar um pouco mais a minha exposição ao mercado europeu, talvez uma boa hipótese fosse optar pelo F&C (maior percentagem) e pelo Eurizon RH.

Já agora, para aquilo que eu procuro (adicionar dois fundos de acções à minha carteira mas estando disposta a correr um risco maior - a minha carteira é para manter por longo prazo), aconselhas outras opções? Fala-se muito nos mercados emergentes, será que poderia arriscar um pouco aí?

Mais uma vez o meu obrigado pela tua ajuda :)

Cláudia Alexandra Escreveu:Sobre Picket, qual a razão de ser o "mais perigoso" deste conjunto de fundos?

A partida, os fundos sectoriais são os mais perigosos, por serem mais específicos. Consoante o sector, a possibilidade de volatilidade é maior ou menor. Na parte das carteiras de cada ficha Morningstar referente a cada fundo, já deves ter visto os sectores, uns são mais defensivos que outros, como por exemplo:
Imagem Consumer Defensive
Imagem Healthcare
Imagem Utilities

O fundo da Pictet, investe fortemente em sectores que tem maior possibilidade de se valorizar em economias em crescimento e o inverso em economias estagnadas ou em recessão. Como são por exemplo, as Tecnológicas, Industriais, Consumo Discricionário. Como estamos numa perspectiva de crescimento das economias dos EUA, da Europa, Japão, a tendência será para crescer também, mas em tempos de crise, poderá levar uma grande queda.
Por isso, não se deve pôr muito peso num fundo muito especializado. Eu tenho o Pictet, e sei os riscos que corro e só dou 2,5% a ele e a outros fundos de sectores menos defensivos. Não olhes só para os dados estatísticos, eles são importantes, mas existem outros dados igualmente importantes.

Cláudia Alexandra Escreveu:. Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (5%)
. Threadneedle Specialist Investment Funds - Threa Glo Equity Inc Retail EUR Acc (6%)

O que dá uma distribuição de 30% Europa, 57% USA e 13% Ásia.

Estou a pensar investir em dois fundos mais específicos: um da área da saúde (Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE R) e outro das comunicações (Pictet Digital Communication-R EUR). Em alternativa a um deste fundos, poderia arriscar um pouco mais e escolher o F&C European Small Cap A (este que aposta em 100% acções europeias) ou o Threadneedle Amer Sm Cos Ret Net Acc (EUR).

O que acham destes fundos? Dentro dos fundos “de sectores” terei melhores alternativas? Em relação aos dois últimos fundos (com DP acima dos 12%) aconselham algum outro?

Cláudia Alexandra Escreveu:Já agora, para aquilo que eu procuro (adicionar dois fundos de acções à minha carteira mas estando disposta a correr um risco maior - a minha carteira é para manter por longo prazo), aconselhas outras opções? Fala-se muito nos mercados emergentes, será que poderia arriscar um pouco aí?

Já tens emergentes no fundo global que tens. Não te aconselharia neste momento, a investir neles num fundo especifico, por ser um mercado em queda, devido á Reserva Federal dos EUA (Fed).

GLOBAL

EUA
. Pioneer Fds US Fundamental Gr C EUR ND (5%)

EUROPA

SECTORES

Nesta tua carteira, punha mais uns pozinhos de Europa de grandes empresas. E punha as peq/med empresas dos EUA e da Europa. Se é para longo prazo, se gostas desses 4 fundos, podes investir neles, aconselharia-te a não dar mais de 2,5% a cada um deles.

Eurizon EasyFund Equity Pharma LTE RH
Pictet Digital Communication-R EUR
F&C European Small Cap A
Threadneedle Amer Sm Cos Ret Net Acc (EUR)

Dei-te um link com várias possíveis alternativas, há uns meses atrás, é só escolheres os fundos que mais se adequa ao teu perfil:

Rick Lusitano em 7/11/2013 19:41 Escreveu:Se quiseres mais ideias de fundos de investimento, podes ver uma extensa colecção de fundos de várias classes de activos, em várias moedas, etc, no seguinte tópico, que é donde tirei estas informações:
Projecto X - Fundos à la carte - Tópico de partilha das minhas ideias e informação de investimentos, fundos de investimento e ETFs.

Mas muito importante, o que hoje está a ganhar, amanhã poderá estar a perder. Convém pensar que apesar de estarmos num "Bull Market", ou seja, mercados com tendência de valorização, nas acções, no futuro, poderá ser o contrário e deve-se precaver tanto para as boas como para más situações dos vários mercados financeiros (acções, obrigações, etc). Deve-se diversificar.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Daemoon » 3/1/2014 22:52

PedroMiB Escreveu:Boas,
Estou de olho nestes dois fundos
BGF World Mining Fund A2 EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000RZ3H
BGF World Gold E2 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04DTB

O que vos parece?
Os valores do ouro irão subir seguramente, por isso reflectir-se-á nestes fundos, correcto? (Mais no segundo obviamente)
Ou acham melhor comprar directamente ouro?

Esses fundos nada têm a ver cotações do ouro, se quer algo que reflicta o indice de ouro terá de ir para ETFs ou CFDs.

Registado: 14/2/2009 14:06

por Pedromíb » 3/1/2014 22:46

Boas,
Estou de olho nestes dois fundos
BGF World Mining Fund A2 EUR http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=0P0000RZ3H
BGF World Gold E2 http://www.morningstar.pt/pt/funds/snapshot/snapshot.aspx?id=F0GBR04DTB

O que vos parece?
Os valores do ouro irão subir seguramente, por isso reflectir-se-á nestes fundos, correcto? (Mais no segundo obviamente)
Ou acham melhor comprar directamente ouro?

Registado: 13/12/2013 19:59

por Midas » 3/1/2014 22:28

VirtuaGod Escreveu:e a versão ACC não teve nenhuma correcção. :twisted:

Vê se o põem Rick :wink: (depois de conseguires que ele comercializassem o M&G és o tipo de pôr os fundos no BEST, ainda por cima é comercializado em PT. Não percebo pk não têm)

Eu tenho expectativas em relação a este fundo. Se fundo mantiver a mesma performance que tem tido até agora, irei o subscrever para fazer par com o PIMCO DI, na mesma categoria e também preferia a versão Acc.

Segundo, percebi, pode-se questionar a possibilidade de qualquer subscrever fundo. Tal como diz o povo, se não tentares, nunca saberás.

A percepção que eu tenho, é as gestoras, quando vêm para comercializar fundos pela 1ª vez, em Portugal, têm de pedir autorização à CMVM. Como é o caso da M&G, que não está autorizada a comercializar fundos em Portugal, pela CMVM. No caso da Jupiter, é em principio mais fácil, porque já tem autorização da CMVM para comercializar os fundos em Portugal.

Qual queres? :lol:

JGF Jupiter Dynamic Bond.gif
JGF Jupiter Dynamic Bond.gif (36.1 KiB) Visualizado 10193 vezes

Estive a checkar os vários fundos da Jupiter comercializados pelo BB, geralmente a versão INC dos fundos é em GBP, e a versão em EUR é ACC, talvez, porque não haveria na altura a versão ACC em EUR. :wink:

Se for o selecionado, ele só começou em:

Morningstar Escreveu:Data do lançamento 10-05-2013

Fonte: Morningstar/Banco Best - Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L EUR Acc (LU0853555380)

VG, cá entre nós, que ninguém nos ouve, :mrgreen:

Porque achas que dos 8 "Fundos em destaque" do Banco Best, 3 são de distribuição de dividendos, e não são dividendos pequenos e todos são de pagamento trimestral? :wink:

Jupiter JGF Dynamic Bond Fund L Class Euro
Obrigações
Rendimento a 12 meses 3,51%
Frequência de Pagamento de Dividendos Quarterly

JPMorgan Investment Funds – Global Income D (div) - EUR
Mistos
Rendimento a 12 meses 5,19%

Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis
Acções
Rendimento a 12 meses 7,66%

Fonte: Morningstar/Banco Best

E repara nos fundos + subscritos no BB:

Fundos BB + subscritos.gif
Fonte: Banco Best
Fundos BB + subscritos.gif (16.64 KiB) Visualizado 10193 vezes

E já teve no top, o fundo misto acima identificado, da JPMorgan.
A mim, suspeito que o BB quer ter uns fundos com estas caracteristicas, para cativar os amantes de juros de DP e talvez os amantes dos cupões de obrigações. :-k
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Tulipanegra » 3/1/2014 22:04

boa noite!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], iniciado1, Masterchief, OCTAMA, PMP69, sempreamesma, Shimazaki_2, trilhos2006, zorro2009 e 120 visitantes