Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Outlier » 1/1/2014 22:21

Boas,

VG: Chamo a atenção para a edição que efetuei no meu post sobre fiscalidade de 01/01/2014 às 18:59H, ao qual acrescentei uma questão importante e ao mesmo tempo te deixei um desafio.

Abr,

file 112

Registado: 29/11/2007 1:41

por Midas » 1/1/2014 21:24

VirtuaGod Escreveu:
AndreEsteves Escreveu:Alguem sabe de um site para criar um portefólio virtual de fundos de modo a ir acompanhando o mesmo?

Tens o FT, a Unience e o trustnetoffshore.com

O FT é o que tenho usado e tem sido o mais simples de usar. O Unience é mais complicado mas o gráfico são LINDOS e super úteis. O Trustnet tenho vindo a testar com sucesso mas ainda estou em fase de testes!

P.S. O maior problema é se não têm o fundo que compraste na base de dados do site. Pesquisa antes se o site tem todos os teus fundos (que é muito simples) e apenas depois faz a carteira :wink:

Em vez de usar o FT que usa a Morningstar UK, em que converte automaticamente tudo para GBP, porque não usar a Morningstar España ou a Morningstar Italia, que é tudo em EUR? :wink:

E também têm gráficos. :wink:

O Trustnet Offshore, Morningstar ES/IT não têm fundos com ISIN começados por PT.

O Trustnet Offshore também não tem fundos com ISIN começados por GB, só a Trustnet UK tem fundos começados com ISIN GB.

O Unience, tens de pedir que te activem os fundos, demora normalmente 1 dia. Mas há fundos que não existem e não os conseguem activar.

Até agora, só a Bloomberg aceita tudo o que queremos, mas é só cotações e tem ás vezes uns bugs.

Não há uma solução completa e totalmente satisfatória.

Rick Lusitano em 31/10/2013 0:29 Escreveu:(...)

Carteiras - Gestão e análise
Imagem Bloomberg - Watchlist (Portfolio Tracker) LINK
Imagem Morningstar Italia - MyPortafoglio LINK
Imagem Morningstar España - Mi Cartera LINK
Imagem FE Trustnet Offshore - Fund, Investment Portfolio Management LINK

Fonte: Ferramentas diversas (2013-10-31)

Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliadas, as ferramentas.

Legenda:
Imagem Áustria
Imagem Espanha
Imagem Estados Unidos da América
Imagem Itália
Imagem Portugal
Imagem Reino Unido
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VirtuaGod » 1/1/2014 20:37

AndreEsteves Escreveu:Alguem sabe de um site para criar um portefólio virtual de fundos de modo a ir acompanhando o mesmo?

Tens o FT, a Unience e o trustnetoffshore.com

O FT é o que tenho usado e tem sido o mais simples de usar. O Unience é mais complicado mas o gráfico são LINDOS e super úteis. O Trustnet tenho vindo a testar com sucesso mas ainda estou em fase de testes!

P.S. O maior problema é se não têm o fundo que compraste na base de dados do site. Pesquisa antes se o site tem todos os teus fundos (que é muito simples) e apenas depois faz a carteira :wink:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por AndreEsteves » 1/1/2014 20:20

Alguem sabe de um site para criar um portefólio virtual de fundos de modo a ir acompanhando o mesmo?
"Os homens mudam pouco e então os portugueses quase nada"

Registado: 3/3/2010 21:36

por Outlier » 1/1/2014 19:57

Boas,

Permitam-me apresentar uma sugestão para quem especialmente despeja grandes artigos em língua inglesa, para que, na medida do possível, apresente um pequeno parágrafo de resumo desse artigo com destaque das suas principais linhas de força ou pontos quentes, porque, por um lado, tornava o início da leitura mais sugestivo e atrativo, e, por outro lado, com certeza que nem todos os foristas são formados em finanças ou em cursos afins para perceber os termos técnicos e a língua inglesa associada.
Para mim, por exemplo, não basta despejar um qualquer gráfico sem minimamente o analisar a menos que seja facilmente interpretável por uma pessoa de compreensão média. Sou da opinião que vale mais apresentar 10 posts bem explicados do que 15 razoavelmente explicados ou 20 posts mal explicados, porque entendo que este tipo de fóruns deverão ser mais um local de análise e interpretação de informação e não tanto um local para debitar informação bruta não trabalhada.
Ao contrário de um auditório da faculdade em que o professor pode conhecer minimamente o grau de conhecimentos do auditório e assim adaptar a sua linguagem ao mesmo, neste tipo de fóruns, ao não se conhecer o auditório, devemos utilizar uma linguagem o mais simples possível para atingir o maior público-alvo possível.
Nos nossos textos, sempre que escrevemos siglas de abreviaturas de palavras ou expressões, deveríamos escrever sempre o seu significado entre parêntesis na sua 1ª aparição, e a partir daí já não tínhamos mais trabalho. Vou-vos dar um exemplo do que aconteceu comigo numa das primeiras leituras neste tópico, em que um forista escreve "DP" e eu no imediato incorporei como fosse Depósito a Prazo (DP), mas depois com a continuação da leitura percebi que tal não fazia sentido e lá descobri que era o Desvio Padrão (DP). Não custa nada sermos um pouco mais pedagógicos.
Eu sou daqueles que acredita que a maioria das incompreensões está mais do lado do professor do que do lado do aluno, pois, quando o professor domina a matéria a 100%, não complica e torna a sua explicação mais facilmente apreensível e, consequentemente, consegue cativar mais a atenção do aluno. A eficiência de um professor mede-se, essencialmente, pelos conhecimentos que consegue incorporar nos alunos e não tanto por mostrar o seu grau de sabedoria ao auditório.

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 1/1/2014 20:27, num total de 1 vez.

por Outlier » 1/1/2014 18:59

[quote="VirtuaGod"][quote="file 112"]

(...)

P.S. - Tens 200% de razão na fiscalidade dos fundos e ainda no outro dia eu o automech estávamos a discutir essa "parvoíce" que acho que só pode ser actualmente ultrapassada por via do englobamento!!

(...)

@VG: O englobamento das mais-valias dos fundos de investimento, que são taxadas a 28%, no IRS individual de uma pessoa, só tem vantagem no caso da taxa de IRS desse indivíduo ser inferior àquela taxa de 28%, o que não se deve aplicar à quase totalidade dos foristas que paguem IRS. Por outro lado, mesmo para quem num ano tem só menos-valias ou o balanço entre as mais e as menos valias ser negativo, mesmo assim tem de fazer a simulação do seu IRS de englobamento, pois a menos que as menos-valias sejam brutais em relação a um suposto "ordenado" anual baixo e a uma baixa taxa de IRS é que porventura o englobamento pode ter alguma vantagem (haverá porventura poucos casos reais, se os houver), caso contrário nunca terá vantagem.
É claro que o englobamento está mais perto com uma taxa de mais-valias de 28% que com uma taxa da ordem dos 20% de há alguns anos atrás.
Se o Estado respeitasse o conceito básico da tributação que era taxar apenas as mais-valias efetivas (mais-valias deduzidas pelas menos-valias) que é o capital positivo que vai somar ao todo do nosso rendimento anual, e no caso de não querer ter em conta as menos-valias dos fundos, então, no mínimo, teria que pôr uma taxa das mais-valias inferior à taxa de retenção na fonte dos depósitos a prazo (28%), como acontecia há alguns anos atrás, para compensar o risco das menos-valias dos fundos e também para incentivar a injeção de liquidez na economia do mercado bolsista e assim contribuir para o financiamento e aumento de produção das empresas e do PIB. O rácio de Sharpe divide o excesso de retornos, em relação a uma capitalização sem risco, pelo valor do desvio padrão (risco/volatilidade), e por isso é que este rácio se designa por rendimento/lucro ajustado ao risco. Ora, era este conceito de "ajustado ao risco" que o Estado deveria ter em conta para a diminuição da taxa das mais-valias em relação à taxa dos depósitos a prazo (sem risco).
Isto para mim é básico, apesar de não ser fiscalista, financeiro ou economista, mas felizmente não sou estúpido e sei muito bem quando me estão a ir ao bolso com uma legalidade não-técnica.
É uma vergonha o Estado produzir legislação técnica não suportada em conceitos técnicos de justiça. Isto assim não é uma democracia equilibrada e justa mas sim uma espécie de sociedade onde legalmente se pode praticar uma espécie de "terrorismo" de saque tributário. Só as sociedades mafiosas é que praticam o saque de contribuição para "la famiglia" ou algumas sociedades ditas revolucionárias que implementa o saque do imposto revolucionário.
VG: Não queres liderar uma espécie de abaixo-assinado de todo o Caldeirão para se entregar uma petição na Assembleia da República, para se alterar esta aberração tributária?

Abr,

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 2/1/2014 0:00, num total de 3 vezes.

por Outlier » 1/1/2014 15:36

VirtuaGod Escreveu:Jeremy J. Siegel: Outlook for Stock and Bonds Returns - CFA Equity Research and Valuation/Security Analysis Conferences

Recomendo a visualização do vídeo apenas até ao minuto 35 :!:

@VG: Este professor Jeremy J. Siegel e o seu livro “Stocks for The Long Run – The Definitive Guide to Financial Market Returns and Long-Term Investment Strategies” foi uma das referências-base do meu post do dia 21/11/2013 às 17:16H da página 224 deste tópico, em que falo, entre outras coisas, sobre o risco e a correlação entre as ações e obrigações.
Aqui fica o link: viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5575

Abr,

file 112

P.S. Cada vez que tenho que procurar um texto meu no meio desta quantidade enorme de páginas deste tópico, é sempre uma trabalheira e acaba por chatear e ser desmotivante, pois eu cometi um erro que foi no arquivo do meu portátil ao lado de cada mensagem que pus no tópico não ter posto a respetiva data do post, que assim procurava por datas e era mais fácil.

por VirtuaGod » 1/1/2014 4:08

O livro dele "Stocks for the Long Run" é o primeiro livro que está na primeira página na secção "Cantinho da Educação".

Basicamente foi, para mim, aquele livro onde tudo fez "click" e comecei a ter uma visão mais global (e a longo prazo) do mercado e uma superior análise de risco. "The Big Picture" :wink:

Diria que de certa forma foi com a leitura desse livro que comecei a aventura de investimentos em vez de trading e que nunca mais tive um ano negativo. (Em abono da verdade tb o li no final de 2008, o S&P tb nunca mais teve um ano negativo em Total Return :mrgreen: e as obrigações deram bom dinheiro até Maio deste ano por isso diria que foi um período particularmente bom para estar investido Buy & Hold)

Estou ansioso pela actualização que vai sair a 1 de Feveiro (a 5ª edição). Mas tb estou a afogar-me em livros pk ainda queria ler o After the Music Stopped: The Financial Crisis, the Response, and the Work Ahead e ainda por cima não tenho lido nada ultimamente :-$ :wall:

Mas tudo deve ser analisado com cuidado e sempre com uma visão critica. Por exemplo o ouro tem uma rentabilidade real desde 1802 ridiculamente baixa e na década de 1950 e 1960 até desce bastante (quando até então estava estável). O que aconteceu no início de 1970 que o fez disparar? Em Janeiro de 1970 estava a $34 agora (depois de uma queda brutal este ano) está a $1200. Isso dá um retorno (nominal de cerca de 8.5%). Não tenho os dados à mão mas diria ue o retorno real anda pelos 6%. Um pouco acima de 0.6% diria eu.

A minha questão para quem viu o vídeo e gostou e achou tudo "verdades" é:

A performance do ouro pré 1970/1971 e após essa data é comparável? O que mudou para uma performance real negativa em 170 anos de dados para uma performance digna do mercado accionista nos outros 40 anos?

P.S. E se tivessemos analisado há um ano atrás se calhar até seria superior ao S&P TR nos últimos 40 anos em termos de rentabilidade!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por Midas » 1/1/2014 3:45

VirtuaGod Escreveu:Estava agora a pensar.

Há mais de um ano que venho a alertar que detesto fundos de distribuição e a razão do pk. Sempre senti que estava a lutar contra a maré (como é normal neste tipo de fundos) e para mim toma uma posição extrema em fundos como o Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis - LU0321373184 que distribui cerca de 8% ao ano. Quando o Best fez publicidade ao fundo era dos poucos a falar contra ele... Quase ng ligava. De repente passamos de uma situação em que ng ligava a isso para outra em que parece que um fundo de distribuição é o diabo encarnado em fundo :-k

Curiosamente, o Dr. Siegel, refere o seguinte, quando fala dos índices do quadro serem "Total Return":
"In the real world, the dividends aren't reinvested, they got spent." (more or less :wink: )

Os retornos de cada índice são anualizados, ajustados á inflação (Real Return) e com os dividendos/cupões reinvestidos (Total Return).

Total Real Return Indexes - Jan 1802 - Jun 2013.gif
Total Real Return Indexes - Jan 1802 - Jun 2013.gif (54.23 KiB) Visualizado 10636 vezes

Fonte: Jeremy J. Siegel: Outlook for Stock and Bonds Returns - CFA Equity Research and Valuation/Security Analysis Conferences
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por Midas » 1/1/2014 3:33

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:(...)

PS4 - Saiu a 28 de Novembro de 2013 :-"

Acho que o meu humor (ou falta dele) é muito pessoal lol

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... a-portugal

Pelos vistos a data foi 29 mas... digamos 28 à meia noite :lol: :lol:

Estava a achar estranho, da tua afirmação sobre o lançamento do filme. :mrgreen:

Estou a ver o filme que postastes do Dr. Siegel, no CFA Institute, e ele afirma:

"On the long run, the stocks are less volatile then bonds, they are volatile only in short term." (More or less :wink: )
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 1/1/2014 3:28

Estava agora a pensar.

Há mais de um ano que venho a alertar que detesto fundos de distribuição e a razão do pk. Sempre senti que estava a lutar contra a maré (como é normal neste tipo de fundos) e para mim toma uma posição extrema em fundos como o Schroder ISF European Dividend Maximiser B Dis - LU0321373184 que distribui cerca de 8% ao ano. Quando o Best fez publicidade ao fundo era dos poucos a falar contra ele... Quase ng ligava. De repente passamos de uma situação em que ng ligava a isso para outra em que parece que um fundo de distribuição é o diabo encarnado em fundo :-k

por VirtuaGod » 1/1/2014 3:18

Rick Lusitano Escreveu:

Acho que o meu humor (ou falta dele) é muito pessoal lol

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/notic ... a-portugal

Pelos vistos a data foi 29 mas... digamos 28 à meia noite :lol: :lol:

por Midas » 1/1/2014 2:43

Sorry to differ. 8-)

IMDb Escreveu:
IMDB.gif
Fonte: IMDb
IMDB.gif (28.45 KiB) Visualizado 10654 vezes

Fonte: IMDb - The Wolf of Wall Street (2013): Release Info
http://www.imdb.com/title/tt0993846/releaseinfo?ref_=tt_ov_inf

Mais especificamente:

Wikipedia Escreveu:Release dates
December 17, 2013 (New York City premiere)
December 25, 2013 (United States)

Fonte: Wikipedia, the free encyclopedia - The Wolf of Wall Street (2013 film)
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Wolf_of_Wall_Street_%282013_film%29
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 1/1/2014 2:27

Manushe Escreveu:ES Liquidez ou Certificados do Tesouro Poupança Mais?

Eu tenho muito que comentar mas primeiro as senhoras :mrgreen:

Respondendo assim assim rápido (e sem grandes explicações): Certificados do Tesouro Poupança Mais

Mas sim não são comparáveis principalmente em termos de tempo de investimento. Por isso, e não sabendo o tempo de investimento, optei por aquele que "fixa" a rentabilidade mais alta durante mais tempo e o que acho mais seguro!

P.S. Tenho que responder a comentários muito interessantes. Um do file e outro do Serrano

P.S.2- O Wolf of Wall Street não é bem um filme sobre fundos. Diria que é mais um filme sobre os excesso de Wall Street nos "Loucos anos 90". :wink: Para quem quiser aprofundar o que eles faziam pode ver tb o Boiler Room que se foca mais na área profissional e menos nas festas. Aliás o Boiler Room foi baseado na empresa Stratton Oakmont que era do Jordan Belfort (auto-aclamado Lobo de Wall Street). Os esquemas deste tipo chamam-se "Pump and dump".

P.S.3 - Primeiro Post de 2014 :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

por Midas » 31/12/2013 22:57

Manushe Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu: Foi inspirado na minha história de vida e escolheram o Leo para interpretar a minha personagem.

LOOOL :lol: tu andas com muitos filmes na cabeça. :twisted:
Fica prometido eu passar pelo teu tópico! Que deve estar muito evoluído para mim lol :lol:

Joao87 Escreveu:" epah um filme sobre fundos, tá bem tá "
Tenho até dia 9 resolver essa questão 8-)

LOOL "porra" ela tem razão!!! Até eu diria o mesmo!! Estou a ver que até dia 9 vais arranjar forma de terminar o namoro/casamento lol

Desejo-vos o melhor ano novo possivel e apesar das dificuldades que sejam 365 dias de novas oportunidades e esperanças.

Bem hajam!

ps: já agora, e sem grandes explicações porque eu sei que não são comparáveis e vejo-as numa perspetiva de mealheiro para adicionar poupanças sem grande risco, qual escolheriam: ES Liquidez ou Certificados do Tesouro Poupança Mais?
ps2: eu sei que a frase "sem grande risco" é sempre irónica... :lol:

Feliz Ano Novo, Manu! :wink:

A tua pergunta fica para o ano que vêm! :-"

Vai te divertir, e esquece o dinheiro. Goza a vida com os teus entes queridos. Para o ano, haverá mais dinheiro para ganhar. \:D/ \:D/
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Manushe » 31/12/2013 22:38

Rick Lusitano Escreveu: Foi inspirado na minha história de vida e escolheram o Leo para interpretar a minha personagem.

LOOOL :lol: tu andas com muitos filmes na cabeça. :twisted:
Fica prometido eu passar pelo teu tópico! Que deve estar muito evoluído para mim lol :lol:

Joao87 Escreveu:" epah um filme sobre fundos, tá bem tá "

LOOL "porra" ela tem razão!!! Até eu diria o mesmo!! Estou a ver que até dia 9 vais arranjar forma de terminar o namoro/casamento lol

Desejo-vos o melhor ano novo possivel e apesar das dificuldades que sejam 365 dias de novas oportunidades e esperanças.

Bem hajam!

ps: já agora, e sem grandes explicações porque eu sei que não são comparáveis e vejo-as numa perspetiva de mealheiro para adicionar poupanças sem grande risco, qual escolheriam: ES Liquidez ou Certificados do Tesouro Poupança Mais?
ps2: eu sei que a frase "sem grande risco" é sempre irónica... :lol:
"You can sedate all the people some of the time, and some of the people all of the time, but you cannot sedate all of the people all of the time."

"É uma infelicidade da nossa época....que os doidos guiem os cegos."
William Shakespeare

Registado: 9/10/2012 15:19

por Joao_87 » 31/12/2013 22:34

eu sei, eu sei.

Isto para o sexo feminino é que é tudo igual. eu tava a fazer uma citação directa :D

Registado: 23/8/2013 23:32

por Midas » 31/12/2013 22:32

Joao87 Escreveu:Rick esperemos que o Leo esteja a tua altura, não queremos espectactivas defraudadas :lol:

Para os mais desatentos o filme estreia dia 9 de Janeiro, por isso não há desculpas para faltarem ^^

Difícil vai ser levarem as vossas senhoras, eu cá ja ouvi a resposta " epah um filme sobre fundos, tá bem tá " :mrgreen:

Não é um filme sobre fundos. :lol:

É sobre Wall Street. Aparentemente estreou nos EUA, a dia 25 de Dezembro.

Estou a ver a entrevista ao verdadeiro "Wolf" de Wall Street. É super interessante, mas poderá tirar o elemento surpresa do filme:

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Joao_87 » 31/12/2013 22:17

Rick esperemos que o Leo esteja a tua altura, não queremos espectactivas defraudadas :lol:

Para os mais desatentos o filme estreia dia 9 de Janeiro, por isso não há desculpas para faltarem ^^

Difícil vai ser levarem as vossas senhoras, eu cá ja ouvi a resposta " epah um filme sobre fundos, tá bem tá " :mrgreen:

Registado: 23/8/2013 23:32

por Midas » 31/12/2013 22:08

@File,

Este novo trailer é especialmente para ti. Vê os comentários no restaurante de luxo. :wink:

Abraço e Feliz Ano Novo!! \:D/
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 31/12/2013 21:49

Feliz Ano Novo para todos!!! \:D/

Deixo um trailer de um filme de Hollywood sobre o "nosso" mundo. Foi inspirado na minha história de vida e escolheram o Leo para interpretar a minha personagem. :mrgreen:

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Outlier » 31/12/2013 20:44

Boas,

Rick: O problema do Mark Mobius foi que a partir de uma certa altura os ouvidos dele devem ter ficado um bocado empedernidos para com outras ideias diferentes das dele, e do alto da sua cátedra deve ter deixado de fazer uma efetiva gestão partilhada com o seu pessoal de gestão, e por vezes o aluno tem medo de questionar o professor. Eu já há muito tempo que deixei de seguir apenas os homens supostamente providenciais.
O excesso de poder durante muito tempo num só homem, pode transformar, no médio-longo prazo, este homem democrático num salazarista mais déspota que o próprio Salazar, e olha que a nossa branda democracia tem alguns bons exemplos.

Um abraço e um bom ano para ti.

file 112

por Outlier » 31/12/2013 20:22

ruimat0 Escreveu:Não se esqueçam é de comparar com índices (ETF) que sirvam de benchmark à vossa estratégia para passado algum tempo perceberem que perderam tempo e dinheiro a fazer gestão activa. :lol:

Companheiro ruimatO: Admiro a tua convicção em defenderes cegamente sempre uma qualquer estratégia. Contigo não haveria a evolução das espécies dos seres vivos. Uma das coisas que a ciência nos ensina no dia a dia é sermos mais humildes sobre as certezas absolutas das nossas convicções presuntivas, porque globalmente somos cada vez mais demasiado limitados para pudermos perceber a evolução dos fenómenos no médio e longo prazo.
Então, ao contrário de ti, eu cada vez menos tenho certezas absolutas para projetar o futuro com base apenas nas ocorrências ou estatísticas passadas. Para ti, a inteligência colectiva passiva do "rebanho" tem de sobrepor-se sempre à inteligência activa individual de um qualquer gestor que perceba mais disto do que tu e de mim próprio. Para ti, teríamos que acabar desde já com o parâmetro alfa e ficarmos só com o parâmetro beta de 1 do teu benchmark qualquer e com o rácio de Sharpe referente ao excesso de retornos em relação a uma capitalização de risco zero e ajustado ao desvio padrão/volatilidade/risco.
Companheiro, escreve mais, faz mais análises individuais e não reportes só análises ou citações dos outros, sê mais humilde, mais pedagógico e abre um pouco mais os teus ouvidos para também ouvires outras ideias diferentes das tuas. Sabes que a ciência não avançaria nada se todos nós reproduzíssemos apenas citações de outros autores passados, e não, pelo menos, colocássemos uma qualquer hipótese inovadora, que poderia ou não no futuro passar a uma solução confirmada, e neste caso sim a ciência avançaria.

Um abraço e um bom ano para ti.

file 112
Editado pela última vez por Visitante em 1/1/2014 20:14, num total de 1 vez.

por Midas » 31/12/2013 20:16

file 112 Escreveu:(...)

Na Tailândia, o meu fundo da Franklin Templeton está, em termos de YTD, com uma perda de 20.44%, que é um dos piores, enquanto que o melhor fundo é o da Fidelity com uma perda de 12.10%. Assim, o famoso gestor Mark Mobius do meu fundo, que é um dos primeiros gurus dos mercados emergentes accionistas, está a levar este ano uma banhada para o melhor gestor com um gap de 8.95%. Nos últimos 3-4 anos, aquele famoso guru também levou banhada.

(...)

Esse fundo não foi o único fundo em que o Mobius, tem levado porrada nos emergentes. O que não tira valor a ele, mas serve apenas para dizer que ele é não é o melhor gestor na sua área. Ele foi um grande percursor nos investimentos nos emergentes.

Os melhores fundos de emergentes Large Caps e Small Caps, são da Aberdeen, e nos fundos de mercados fronteira comercializados em Portugal, o "Schroder ISF Frontier Markets Eq B" dá um tareião ao "Templeton Frontier Markets" do Mobius, de mais de 2x em todos os retornos. E é actualmente o melhor fundo de mercados fronteira comercializado em Portugal, segundo os dados da Morningstar.

Rick Lusitano em 28/10/2013 16:44 Escreveu: :arrow: Aberdeen Asset Management PLC (2013-10-28)

Rick Lusitano em 15/11/2013 22:29 Escreveu: :arrow: Fundos de Investimento (FI) - Acções Mercados Fronteira (2013-11-15)
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Serrano » 31/12/2013 19:02

VirtuaGod Escreveu:Jeremy J. Siegel: Outlook for Stock and Bonds Returns - CFA Equity Research and Valuation/Security Analysis Conferences

Recomendo a visualização do vídeo apenas até ao minuto 35 :!:

Caro VirtuaGod,

Excelente comunicação, mais uma vez, como é habitual, na preciosa informação que disponibilizas. Obrigado.

Não ficaste abalado nas tuas convicções?

O mercado accionista tem um gráfico tao certinho que até parece que tem truque! Depois, a principal conclusão é que as obrigações não só têm menos rendibilidade, maior risco em períodos alargado e não servem de edge!

Um abraço e feliz 2014.

Registado: 4/11/2002 23:35

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, fosgass2020, KAWA, Masterchief, OCTAMA, PXYC, rg7803, SalvaFP, Shimazaki_2, trilhos2006 e 147 visitantes