Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PTM - Gráfico Actualizado e breve comentário...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Mais uma vez...

por pergas » 2/2/2004 16:08

...completamente de acordo!

Abração
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por MarcoAntonio » 2/2/2004 15:54

Oi, pergas...

Com o mercado (ou o título) Bull, o nível de sobrecompra é algo que eu não valorizo muito, principalmente quando se trata de encontrar targets em movimentos que já se iniciaram.

O nível de sobrecompra não é, em caso algum, impeditivo do título (continuar a) subir. É uma mera indicação que poderá servir de cautela para entradas novas mas não é um muro que impeça o activo de subir. Muitas vezes os títulos sobem percentagens «astronómicas» perfeitamente indiferentes aos níveis de sobrecompra dos indicadores, principalmente os títulos mais especulativos e voláteis...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

Completamente de ...

por pergas » 2/2/2004 15:29

...acordo, artista!

Abraço
pergas

por artista_ » 2/2/2004 15:22

Se reparares os últimos grandes esticões da PTM foram feitos com o RSI lá em cima, por isso não me parece que seja por aí que a coisa esteja mal... falta-lhe só um pouco mais de volume mas hoje até está a aumentar um pouco...

Neste momento não tenho acções da PTM...

Registado: 17/3/2003 22:51

Marco...

por pergas » 2/2/2004 15:07

...mas não a consideras sobrecomprada? Está bem que corrigiu algumas sessões mas o RSI sempre lá em cima! Acredito que esta menina também vai dar alegrias, e tem-se visto que mesmo sobrecompradas, muitas acções depois de corrigirem/consolidarem durante algumas sessões, partem logo para novas investidas! Só te questiono sobre o seu estado de sobrecompra, já que não é condição para travar a subida, pois acho que em termos técnicos se consolidasse mais um pouco estaria bem melhor! O que me parece é que nesta fase do mercado, desde que esteja presente o interesse comprador, e se manifeste através de aumento de volume, o seu estado em termos técnicos de sobrecompra pouco interessam.

Abraço
pergas

por MarcoAntonio » 2/2/2004 13:51

Ainda é um pouco cedo, mas leva um volume interessante para a hora e poderá quebrar a resistência de curtíssimo-prazo...

Após uma oportuna fase de consolidação, poderá arrancar de novo. Está em boas condições técnicas para isso, pelo menos.
Anexos
ptm-20040202a.png
ptm-20040202a.png (17.2 KiB) Visualizado 987 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Moi » 2/2/2004 0:09

Aguenta-se???
Subirá mais?
O q esperar desta estrela antiga?
Obrigado
Moi

por Kooc » 29/1/2004 3:32

é de facto um gráfico impressionante :shock:

Se quando ela estava nos 146, um analista de algum banco ou corretora afirmasse que ela ia cair até aos 5,82, era logo despedido e teria muita sorte se não chamassem o pessoal do Julio de Matos :mrgreen:

As voltas que os mercados dão.....

são estes gráficos que de vez em quando é bom ver, para abrir a mente e para recordar que nada está caro ou barato de mais

cumps

Registado: 30/11/2002 0:36

por MarcoAntonio » 29/1/2004 0:34

Já agora, para quantificar e ilustrar a diferença entre as duas situações segue um gráfico com todo o histórico da PTM.

O gráfico está, naturalmente e como sempre, em escala logarítmica. Logo, este representa fielmente os ritmos de subida e de descida em diferentes momentos «da vida do título».

O que constatamos é que a subida de Janeiro (este último arranque da PTM) não chega sequer a ser equivalente ao marcado no início do gráfico com a linha azul...

Por seu turno e olhando para a totalidade da subida e dos respectivos períodos, a PTM subiu mais 1999/2000 em apenas 3 meses do que nos últimos 15 meses.
Anexos
ptm-20040128b.png
ptm-20040128b.png (17.63 KiB) Visualizado 1228 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 29/1/2004 0:23

Estimado Mercurius,
se o cenário é possível?

Claro que sim...

Provável?
Penso que é cedo para dizer. A partir da quebra em baixa dos 16.87 o duplo-topo começaría a ganhar forma. E até aos 16.25 consideraría a correcção aceitável...
Abaixo desses níveis o aspecto da PTM ficaría bastante desagradável do ponto de vista técnico com targets prováveis na zona dos 13 e 14€.

Em relação a comparar o momento actual com o de 2000, a minha opinião é que existe uma grande diferença entre as duas situações. Em 99 e início de 2000 o mercado vivía uma euforía da qual estamos agora ainda bastante distantes (tivemos uma pequena euforía no início do ano mas nada que se compare). A PTM em particular vem de uma lateralização/consolidação que já durava há 8 meses. Ou seja, esteve cerca de 8 meses sem praticamente sair do sítio. Entretanto rompeu forte e segui-se um marcado movimento de alta, mas natural e compreensível...

Isto não quer dizer que a PTM não possa cair. Estou apenas a sublinhar que as situações não são as mesmas e que esta pequena euforía no início do ano não se compara ao que se vivía nos mercados em 99 e início de 2000...
Imagem

Administrador Fórum

PTM

por bertoluci » 28/1/2004 23:32

Na minha opinião e numa situação estrema acho bastante possivel um recuo até aos 15 €...
Acho que a resistência que existe a 16.70 não é suficiente forte para parar o título. De qualquer das formas não é necessário entrar em pânico, e espere pela reacção do mercado amanhã e actue em consonância.

Abraços

Registado: 19/11/2003 18:17

Onde é que eu já vi este filme

por Mercurius » 28/1/2004 23:00

Tenho PTM em carteira. Algumas compradas na OPV.
Reforcei a 15,5 na expectativa que o target dos 20 fosse atingido brevemente.
Hoje quando vi o gráfico aqui colocado até me arrepiei todo. Já vi este filme quando tive um pássaro enorme e bem gordinho na mão. Em 2000 a PTM fez um duplo topo, que a levou até onde nós sabemos, e parece q está a fazer outro igual.
Primeiro topo com volume superior e queda de volume para o segundo topo com o RSI a descer.
Agradeço comentários aos experts na análise técnica.
Será que vamos ter um remake?
Mercurius

PTM - Gráfico Actualizado e breve comentário...

por MarcoAntonio » 28/1/2004 18:15

Após quebrar a resistência horizontal que marcava o topo de um já longo range lateral, a PTM entrou em consolidação (com pequena correcção técnica) e formou uma nova resistência de curtíssimo-prazo pelos 17.57€...

A quebra em alta deste valor poderá marcar o início de um novo arranque. Nesse caso, os 19.10€ passaríam a target potencial no curtíssimo-prazo.
Anexos
ptm-20040128a.png
ptm-20040128a.png (17.06 KiB) Visualizado 1418 vezes
ptm-20040128b.png
ptm-20040128b.png (19.32 KiB) Visualizado 1416 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Quem está ligado: