Noticias de 28 de Janeiro de 2004
Procurar SIC
online
Cuidado com o e-mail
Propagação do vírus MyDoom deve-se a falta de prevenção
SIC Online
Uma em cada 12 mensagens de correio electrónico que se trocam pelo mundo transporta o vírus informático MyDoom. A velocidade com que se espalha na Internet impressiona, mas só se explicará pela falta de cuidado dos cibernautas. Os computadores infectados correm o risco sério de ser invadidos, sem que os seus proprietários dêem conta.
Ricardo Rosa
Jornalista
2004-01-28 21:48
Desde segunda-feira que o MyDoom se difunde por correio electrónico. Chega numa mensagem, de alguém conhecido ou não, com um ficheiro anexo, cuja extensão varia: .exe, .scr, .zip ou .pif. Para que o verme (ou worm) entre em acção, é sempre necessário que o utilizador abra o ficheiro. "O facto de recebermos o mail por si só não faz nada", disse à SIC Online o administrador de sistemas da SIC, João Almeida.
Uma vez executado o ficheiro, o MyDoom (também conhecido por Novarg) instala um programa que permite o acesso remoto de outras pessoas ao computador, sem o conhecimento do seu dono legítimo. Sem que explore qualquer vulnerabilidade específica, o vírus pode atacar qualquer versão actual do sistema operativo da Microsoft, o Windows.
"A partir do momento em que temos um vírus que permite o acesso a terceiros ao nosso computador, tudo o que lá estiver e os recursos estão acessíveis a uma terceira pessoa", explicou João Almeida. "O que significa que se tivermos passwords do banco, extractos bancários, fotos dos nossos filhos.... o que quer que seja será acessível a outra pessoa".
Alvo: site da SCO
Este será o maior perigo do MyDoom, mas nem por isso o seu principal objectivo. Uma vez infectado, o computador espalha o vírus por todos os endereços de e-mail que encontrar. A partir do próximo domingo, 1 de Fevereiro, todas os máquinas atingidas deverão apontar um ataque contra o servidor do site da empresa de software norte-americana SCO. Perante sucessivos e múltiplos pedidos de informação, pretende-se que o servidor avarie e deixe de funcionar (um ataque denial of service).
A quem revelar informações que conduzam à detenção e condenação do autor do MyDoom, a SCO dá uma recompensa de cerca de 200 mil euros, anunciou o presidente da companhia.
A SCO tornou-se mais conhecida desde que, em Março do ano passado, denunciou o uso ilegal da sua propriedade intelectual no sistema operativo Linux. A empresa avançou com processos contra a IBM, a Red Hat e a Novell.
Entretanto, foi descoberta uma nova variante do MyDoom, semelhante à original, mas com mira apontada ao site da Microsoft.
Portugal não escapa
Para além do correio electrónico, o MyDoom pode ser também transmitido através do programa de troca de ficheiros Kazaa. A velocidade com que se propaga está a impressionar os especialistas. De acordo com a empresa britânica Message Labs, durante o dia de ontem, um em cada 12 e-mails continha o vírus. Em Portugal, a fabricante de software antivírus Panda indica que cerca de cinco por cento dos computadores estão infectados.
"As pessoas em casa estão a ser muito infectadas - aliás, é esse o alvo principal destes vírus", referiu o administrador de sistemas da SIC. "A nível empresarial, a transmissão por mail de ficheiros executáveis está normalmente bloqueada, uma maneira de limitar muito a distribuição de vírus". Ainda assim, o gráfico da Panda revela que o período de maior propagação foi durante a manhã, a partir das 9h00.
Como prevenir (ou remediar)
Tal intensidade de infecções do MyDoom é motivo de estranheza para João Almeida. "Prevenir é muito simples, para este vírus e para a grande maioria dos vírus basta não abrir documentos que não se sabe de onde vêm, de pessoas que não conhecem", aconselhou. "E mesmo que recebam um documento em anexo de alguém que até conhecem, mas que não faz sentido, não abram sem saber o que estão a abrir, acima de tudo se não tiverem antivírus instalado".
Soma-se o conselho do "costume": instalar um programa antivírus, e sobretudo, mantê-lo actualizado. "É preciso saber que os antivírus reagem ao aparecimento dos vírus - primeiro aparece o vírus, depois aparece [a actualização do] antivírus".
Desde as primeiras notícias sobre o MyDoom que os fabricantes de antivírus disponibilizam as devidas actualizações e, inclusive, programas gratuitos para remover o vírus (ver Sites Relacionados).
Para prevenir acessos remotos indesejados, um software firewall é uma opção. "O sistema operativo da Microsoft Windows XP tem uma firewall embutida, não é preciso comprar nada mais", segundo João Almeida. "Para além disso, existem muitas firewalls no mercado, gratuitas, para uso pessoal".
Declarações do FED penalizam mercados norte-americanos
28-1-2004 20:58
Os mercados norte-americanos encerraram em queda, depois do Banco da Reservas Federal ter indicado que poderá aumentar as taxas de juro em breve.
Tal como esperado, o FED manteve a taxa de juro inalterada no mínimo dos últimos 45 anos, em 1 por cento, mantendo o suporte à recuperação económica. No entanto, esta só deverá manter-se até que o mercado laboral recupere, retirando a promessa de manutenção das taxas por um período considerável de tempo.
Ainda no plano macroeconómico, as encomendas de bens duradouros mantiveram-se inesperadamente inalteradas em Dezembro, face à expectativa de subida de cerca de 2 por cento.
As vendas de novas habitações descerem 5,1 por cento para um ritmo anual de 1,06 milhões de unidades, o mínimo dos últimos oito meses.
A Tupperware recuou 10,20 por cento, depois de ter apresentado uma queda de ___ por cento no lucro do quarto trimestre, prejudicada pela fraca evolução das vendas na América do Norte.
A Tenet Healthcare desceu 18,40 por cento, depois de ter anunciado um custo de 1,4 mil milhões de dólares relacionado com a venda de 27 hospitais.
A Amazon perdeu 6,80 por cento, apesar de ter apresentado um lucro 29 cêntimos por acção no quarto trimestre, em linha com o esperado. Nos dois trimestres anteriores a empresa tinha superado as estimativas.
A Broadcom ganhou 2,54 por cento, tendo apresentado o primeiro lucro trimestral dos últimos três anos, com uma resultado líquido de 6,08 mil milhões de dólares. As vendas aumentaram 62 por cento.
O índice Dow Jones desvalorizou 1,36 por cento e o Nasdaq Composite recuou 1,83 por cento.
BolsaPt.com
Petróleo em alta com queda reservas EUA
28-1-2004 16:56
O preço do petróleo segue em alta, depois do Departamento da Energia norte-americano ter registado uma queda das reservas dos Estados Unidos da América para o mínimo dos últimos 28 anos.
A oferta desceu 1,5 milhões de barris para 263,7 milhões na semana passada, o nível mais reduzido desde Setembro de 1975. Os analistas esperavam um aumento das reservas em 825 mil barris.
Os investidores aguardam a reunião dos membros da OPEP – Organização de Países Exportadores de Petróleo, marcada para 10 de Fevereiro.
O contrato de Março do IPE Brent avança 41 cêntimos, ou 1,4 por cento, para 30,64 dólares por barril.
BolsaPt.com
Euro recua após ministro alemão sugerir discussão cambial
28-1-2004 16:50
O euro recua face ao dólar, depois de Wolfgang, ministro da Economia alemão, ter pedido para que se discuta a queda do dólar na reunião do Grupo do Sete (G7)
O responsável alemão considera que a queda do dólar face ao euro está a ameaçar as estimativas de crescimento do Governo, que prevêem um aumento da economia de 1,5 a 2 por cento.
No entanto, a inesperada manutenção das encomendas de bens duradouros norte-americanas em Dezembro limitou a queda do euro face ao dólar. Os economistas esperavam uma subida de 2 por cento.
Os investidores aguardam ainda a reunião da Reserva Federal. Os economistas esperam a manutenção da taxa de juro no 1 por cento. As declarações sobre a economia serão seguidas com atenção.
O euro desce 0,18 por cento para 1,2618 dólares.
BolsaPt.com
Europa encerra em alta
28-1-2004 16:45
Os mercados europeus encerraram em alta, reagindo à subida inesperada do optimismo dos empresários italianos e aos bons resultados empresariais apresentados.
Os investidores estão optimistas quanto a uma recuperação económica, que deverá suportar o aumento dos lucros das empresas. A confiança dos empresários italianos aumentou em Janeiro, acompanhando a evolução semelhante regustada na Alemanha, Bélgica e Holanda. Os empresários europeus estão optimistas, ignorando a queda do dólar face ao euro.
A Bayer subiu 2,8 por cento e a Suez avançou 3,8 por cento.
A British Airways ganhou 6,2 por cento, depois de ter anunciado que vai reduzir os custos em 300 milhões de libras até 2006.
A Ryanair registou uma descida de 29 por cento, a maior descida diária de sempre, depois de ter estimado uma queda de 10 por cento no lucro anual, devido à redução das tarifas. A EasyJet acompanhou a rival e perdeu 6,5 por cento.
Além disso, o sector de turismo está a ser penalizado pela “gripe das aves”, no Vietname, que ameaça expandir-se. A Amadeus perdeu 1,6 por cento.
A Vodafone perdeu 2,2 por cento, depois de ter anunciado que está a considerar mais aquisições na Polónia e outros países da Europa do Leste. Além disso, registou um aumento de 4,1 por cento no número de subscritores no terceiro trimestre fiscal, acima do esperado pelos analistas.
Na plataforma Euronext, o índice francês CAC ganhou 0,24 por cento, o belga BEL subiu 0,25 por cento e o holandês AEX valorizou 0,64 por cento.
Nos restantes mercados europeus, o índice alemão DAX avançou 0,38 por cento, o britânico Footsie subiu 0,48 por cento, o italiano MIB ganhou 0,27 por cento e o espanhol IBEX avançou 0,69 por cento.
BolsaPt.com
Euronext Lisbon encerra com ganhos ligeiros
28-1-2004 16:28
O mercado nacional encerrou com ganhos ligeiros, apesar de algumas dificuldades em acompanhar a tendência dos restantes mercados europeus. O índice PSI-20 avançou 0,18 por cento para 7.065 pontos.
A EDP – Electricidade de Portugal limitou a evolução do mercado, com um recuo de 0,96 por cento. A espanhola Iberdrola mantém a intenção de trocar activos em Portugal, mesmo depois de João Talone ter dito que não aceita esse cenário. A tensão entre as duas empresas aumenta. A Iberdrola detém 5 por cento da EDP e 4 por cento da Galpenergia, que pretende trocar, possivelmente pela REN – Rede Eléctrica Nacional para impulsionar a sua presença no mercado no âmbito do Mercado Ibérico de Electricidade.
A Portugal Telecom registou um ganho de 0,58 por cento, reagindo favoravelmente a uma recomendação positiva de um banco de investimento e acompanhando a evolução do sector a nível europeu. A SonaeCom recuou 0,34 por cento, depois de ter anunciado que vai aumentar as tarifas da Optimus em 2 por cento, em média, a partir de 16 de Fevereiro.
O Banco BPI encerrou sem variação nos 3,09 euros, na véspera da apresentação dos resultados referentes a 2003. Os analistas esperam um resultado entre 145 e 183,6 milhões de euros. O Banco Comercial Português avançou 0,57 por cento e o Banco Espírito Santo subiu 0,15 por cento.
Destaque ainda para a subida de 2,35 por cento na Sonae SGPS, que atingiu o máximo desde Maio de 2002, nos 87 cêntimos.
Em queda, a Brisa desceu 1,04 por cento e a Jerónimo Martins recuou 0,10 por cento.
BolsaPt.com
EUA: FED aponta para economia mais forte
28-1-2004 19:21
A economia norte-americana está a ganhar força, segundo o Banco da Reserva Federal. No entanto, as taxas de juro deverão manter-se inalteradas até que o mercado laboral recupere.
Depois de uma reunião de dois dias, o FOMC – Federal Open Market Committe optou por manter a taxa de juro inalterada no mínimo dos últimos 45 anos, em 1 por cento.
O voto foi unânime.
BolsaPt.com
28-1-2004 19:21
A economia norte-americana está a ganhar força, segundo o Banco da Reserva Federal. No entanto, as taxas de juro deverão manter-se inalteradas até que o mercado laboral recupere.
Depois de uma reunião de dois dias, o FOMC – Federal Open Market Committe optou por manter a taxa de juro inalterada no mínimo dos últimos 45 anos, em 1 por cento.
O voto foi unânime.
BolsaPt.com
Bank of America autoriza recompra acções
28-1-2004 19:5
O Bank of America anunciou que a sua administração autorizou a recompra de 9 mil milhões de dólares em acções próprias, que permitem a aquisição de cerca de 90 milhões de acções.
O programa será válido nos próximos 18 meses.
A empresa anunciou ainda um dividendo de 80 cêntimos por acção.
Em 2003, a empresa vai distribuir cerca de 10 mil milhões de dólares aos accionistas, através da recompra de acções e dividendos.
BolsaPt.com
28-1-2004 19:5
O Bank of America anunciou que a sua administração autorizou a recompra de 9 mil milhões de dólares em acções próprias, que permitem a aquisição de cerca de 90 milhões de acções.
O programa será válido nos próximos 18 meses.
A empresa anunciou ainda um dividendo de 80 cêntimos por acção.
Em 2003, a empresa vai distribuir cerca de 10 mil milhões de dólares aos accionistas, através da recompra de acções e dividendos.
BolsaPt.com
Vendas da Accor estáveis em termos comparáveis
28-1-2004 17:47
A francesa Accor registou um volume de negócios de 6.828 milhões de euros em 2003, menos 4,3 por cento face ao apresentado em 2002.
Excluindo efeitos cambiais, as vendas subiram 1,1 por cento, com uma recuperação de 2,9 por cento no quarto trimestre.
Em termos comparáveis, as vendas subiram ligeiros 0,1 por cento.
A empresa reiterou o objectivo para os lucros de 2003.
BolsaPt.com
Aumento preços combustíveis impulsiona lucros da ConocoPhilips
28-1-2004 17:45
A petrolífera norte-americana ConocoPhilips registou lucros no quarto trimestre do ano passado, recuperando de prejuízos no período homólogo. A empresa beneficiou do aumento do preço do petróleo e gás natural. No entanto, os resultados da actividade de refinação recuaram, com menores margens e maiores custos de manutenção.
O lucro atingiu os 1,02 mil milhões de dólares, ou 1,48 dólares por acção. No período homólogo perdeu 428 milhões de dólares.
Excluindo itens não recorrentes e operações descontinuadas, os lucros subiram 77 por cento para 985 milhões de dólares, ou 1,43 dólares por acção, dentro do esperado pelos analistas.
As receitas subiram 11 por cento para 26 mil milhões de dólares, com os preços do petróleo a subiram 7,6 por cento e os preços do gás a avançarem 47 por cento.
BolsaPt.com
28-1-2004 17:45
A petrolífera norte-americana ConocoPhilips registou lucros no quarto trimestre do ano passado, recuperando de prejuízos no período homólogo. A empresa beneficiou do aumento do preço do petróleo e gás natural. No entanto, os resultados da actividade de refinação recuaram, com menores margens e maiores custos de manutenção.
O lucro atingiu os 1,02 mil milhões de dólares, ou 1,48 dólares por acção. No período homólogo perdeu 428 milhões de dólares.
Excluindo itens não recorrentes e operações descontinuadas, os lucros subiram 77 por cento para 985 milhões de dólares, ou 1,43 dólares por acção, dentro do esperado pelos analistas.
As receitas subiram 11 por cento para 26 mil milhões de dólares, com os preços do petróleo a subiram 7,6 por cento e os preços do gás a avançarem 47 por cento.
BolsaPt.com
Altria aumenta lucros no quarto trimestre
28-1-2004 17:0
A fabricante de tabaco norte-americana Altria registou um aumento dos lucros no quarto trimestre de 2003, com a melhoria do negócio doméstico de tabaco e o aumento das vendas internacionais, ajudadas pela queda do dólar.
O lucro atingiu os 1,02 dólares por acção, acima dos 85 cêntimos por acção registados no período homólogo.
Os analistas esperavam um lucro entre 1,02 e 1,09 dólares por acção.
Entre outras, a Altria é responsável pela marca Marlboro.
BolsaPt.com
Lucros da Reebok aumentam
28-1-2004 15:12
A Reebok International registou um aumento de 70 por cento no lucro do quarto trimestre, beneficiando dos negócios de calçado e aparelhos desportivos.
O lucro atingiu os 28,1 milhões de dólares, ou 44 cêntimos por acção, acima dos 16,5 milhões de dólares registados no período homólogo.
Os analistas esperavam um lucro de 41 cêntimos por acção.
A margem bruta subiu 50 pontos base, com as vendas nos Estados Unidos da América a aumentarem 17 por cento para 228,4 milhões de dólares. As vendas líquidas subiram 11 por cento para 843,6 milhões de dólares. Excluindo as variações cambiais, as vendas aumentaram 6 por cento.
Para 2004, a empresa espera um aumento de 15 por cento nos lucros.
BolsaPt.com
28-1-2004 15:12
A Reebok International registou um aumento de 70 por cento no lucro do quarto trimestre, beneficiando dos negócios de calçado e aparelhos desportivos.
O lucro atingiu os 28,1 milhões de dólares, ou 44 cêntimos por acção, acima dos 16,5 milhões de dólares registados no período homólogo.
Os analistas esperavam um lucro de 41 cêntimos por acção.
A margem bruta subiu 50 pontos base, com as vendas nos Estados Unidos da América a aumentarem 17 por cento para 228,4 milhões de dólares. As vendas líquidas subiram 11 por cento para 843,6 milhões de dólares. Excluindo as variações cambiais, as vendas aumentaram 6 por cento.
Para 2004, a empresa espera um aumento de 15 por cento nos lucros.
BolsaPt.com
Lucros da Procter & Gamble aumentam 22%
28-1-2004 15:9
O Procter & Gamble registou um lucro de 1.818 milhões de dólares no segundo trimestre do ano fiscal 2003-2004, mais 22 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
O volume de negócios cresceu 20 por cento no trimestre, para 13,221 mil milhões de dólares. A desvalorização do dólar elevou as vendas em quatro pontos percentuais. O volume de produção subiu 20 por cento.
BolsaPt.com
28-1-2004 15:9
O Procter & Gamble registou um lucro de 1.818 milhões de dólares no segundo trimestre do ano fiscal 2003-2004, mais 22 por cento face ao período homólogo do ano anterior.
O volume de negócios cresceu 20 por cento no trimestre, para 13,221 mil milhões de dólares. A desvalorização do dólar elevou as vendas em quatro pontos percentuais. O volume de produção subiu 20 por cento.
BolsaPt.com
EUA: Vendas Novas Habitações recuam para 1,06 milhões
28-1-2004 15:0
As vendas de novas habitações recuaram em Dezembro de 2003, segundo o Departamento do Comércio. No entanto, não evitaram um recorde anual.
As vendas totais de 2003 aumentaram 11 por cento para 1,085 milhões de unidades, um nível recorde. Em Dezembro, as vendas de novas habitações recuaram 5,1 por cento para 1,06 milhões de unidades, face às 1,12 milhões de unidades registadas em Novembro.
Os economistas esperavam uma queda para 1,09 milhões de unidades.
O preço médio das habitações aumentou cerca de 3,1 por cento em 2003, para 193.400 dólares.
BolsaPt.com
28-1-2004 15:0
As vendas de novas habitações recuaram em Dezembro de 2003, segundo o Departamento do Comércio. No entanto, não evitaram um recorde anual.
As vendas totais de 2003 aumentaram 11 por cento para 1,085 milhões de unidades, um nível recorde. Em Dezembro, as vendas de novas habitações recuaram 5,1 por cento para 1,06 milhões de unidades, face às 1,12 milhões de unidades registadas em Novembro.
Os economistas esperavam uma queda para 1,09 milhões de unidades.
O preço médio das habitações aumentou cerca de 3,1 por cento em 2003, para 193.400 dólares.
BolsaPt.com
Iberia diz que ano 2003 acabou com balanço positivo
28-1-2004 14:38
A companhia aérea espanhola Iberia anunciou que o ano 2003 acabou com um balanço positivo, colocando-se entre as maiores companhias do sector. O quarto trimestre do ano foi extraordinário, segundo Angel Mullor, conselheiro delegado da empresa.
Também o início do ano está a mostrar sinais positivos, segundo os primeiros dados de Janeiro.
O coeficiente de ocupação de 2003 aumentou 1,9 pontos para 75 por cento.
Os resultados anuais serão apresentados a 24 de Janeiro.
BolsaPt.com
28-1-2004 14:38
A companhia aérea espanhola Iberia anunciou que o ano 2003 acabou com um balanço positivo, colocando-se entre as maiores companhias do sector. O quarto trimestre do ano foi extraordinário, segundo Angel Mullor, conselheiro delegado da empresa.
Também o início do ano está a mostrar sinais positivos, segundo os primeiros dados de Janeiro.
O coeficiente de ocupação de 2003 aumentou 1,9 pontos para 75 por cento.
Os resultados anuais serão apresentados a 24 de Janeiro.
BolsaPt.com
Tenet Healthcare vende 27 hospitais
28-1-2004 14:16
A norte-americana Tenet Healthcare anunciou que vai vender 27 hospitais e assumir um custo de 1,4 mil milhões de dólares no quarto trimestre.
Além disso, anunciou que o lucro do quarto trimestre e do total de 2004 sejam muito inferiores ao esperado pelos analistas. A empresa espera um lucro de 11 cêntimos por acção, face aos 50 cêntimos por acção esperados pelos analistas.
BolsaPt.com
28-1-2004 14:16
A norte-americana Tenet Healthcare anunciou que vai vender 27 hospitais e assumir um custo de 1,4 mil milhões de dólares no quarto trimestre.
Além disso, anunciou que o lucro do quarto trimestre e do total de 2004 sejam muito inferiores ao esperado pelos analistas. A empresa espera um lucro de 11 cêntimos por acção, face aos 50 cêntimos por acção esperados pelos analistas.
BolsaPt.com
Zeltia adia lançamento do medicamento Yondelis para 2006
28-1-2004 14:11
A farmacêutica espanhola Zeltia anunciou, no âmbito do plano estratégico, que o medicamento Yondelis será lançado apenas em 2006.
Adicionalmente, a empresa pretende reduzir os custos em 33 por cento no próximo ano, mantendo-os nos anos seguintes. Os custos com Investigação & Desenvolvimento deverão recuar de 22,7 para 8,4 milhões de euros.
BolsaPt.com
28-1-2004 14:11
A farmacêutica espanhola Zeltia anunciou, no âmbito do plano estratégico, que o medicamento Yondelis será lançado apenas em 2006.
Adicionalmente, a empresa pretende reduzir os custos em 33 por cento no próximo ano, mantendo-os nos anos seguintes. Os custos com Investigação & Desenvolvimento deverão recuar de 22,7 para 8,4 milhões de euros.
BolsaPt.com
Alcatel e FastWeb garantem contrato com Defesa italiana
28-1-2004 13:57
O Ministério da Defesa italiano escolheu a francesa Alcatel e a italiana FastWeb para desenvolver a sua rede integrada de telecomunicações, num contrato de 25 milhões de euros.
As duas empresas vão fornecer uma rede de banda larga completa, de 1.500 quilómetros, e instalar e manter as infraestruturas.
O projecto estará implementado até ao final de 2004.
BolsaPt.com
Tupperware reduz lucros
28-1-2004 13:54
A norte-americana Tupperware anunciou uma queda nos lucros do quarto trimestre, com o desempenho nos Estados Unidos da América a limitar a evolução das vendas.
O lucro desceu de 34,5 para 27,4 milhões de dólares, ou 47 cêntimos por acção, dois cêntimos abaixo do esperado pelos analistas.
BolsaPt.com
Lucro trimestral da Tribune aumenta
28-1-2004 13:52
A empresa de media norte-americana Tribune anunciou um aumento do lucro trimestral, beneficiando dos negócios de televisão e jornais.
O lucro aumentou de 187,2 para 332,4 milhões de dólares, ou 1 dólares por acção, incluindo um ganho extraordinário de 34 cêntimos por acção.
Os analistas esperavam um lucro de 64 cêntimos por acção.
A receita aumentou 2,8 por cento para 1,47 mil milhões de dólares. As receitas das publicações aumentaram 2,3 por cento e da televisão subiram 4,1 pr cento.
Para 2004, a empresa espera um aumento de 6 por cento nas receitas e lucros de cerca de 2,38 dólares por acção.
BolsaPt.com
Resultados da Kerr-McGee beneficiam com preços do petróleo
28-1-2004 13:48
A norte-americana Kerr-McGee anunciou um regresso aos lucros no quarto trimestre de 2003, beneficiando do aumento do preço do petróleo e do gás.
A exploradora e produtora de petróleo apresentou um lucro de 50,3 milhões de dólares, ou 50 cêntimos por acção, face ao prejuízo de 346,6 milhões de dólares registados no período homólogo, devido a elevados custos não recorrentes.
Excluindo itens não recorrentes, o lucro atingiu os 86 cêntimos por acção, mais cinco cêntimos que o esperado pelos analistas. A empresa gastou 39,9 milhões de dólares com despedimentos e contabilizou gastos de 27,3 milhões de dólares relacionados com variações cambiais desfavoráveis.
As vendas subiram 7 por cento para 1,03 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
28-1-2004 13:48
A norte-americana Kerr-McGee anunciou um regresso aos lucros no quarto trimestre de 2003, beneficiando do aumento do preço do petróleo e do gás.
A exploradora e produtora de petróleo apresentou um lucro de 50,3 milhões de dólares, ou 50 cêntimos por acção, face ao prejuízo de 346,6 milhões de dólares registados no período homólogo, devido a elevados custos não recorrentes.
Excluindo itens não recorrentes, o lucro atingiu os 86 cêntimos por acção, mais cinco cêntimos que o esperado pelos analistas. A empresa gastou 39,9 milhões de dólares com despedimentos e contabilizou gastos de 27,3 milhões de dólares relacionados com variações cambiais desfavoráveis.
As vendas subiram 7 por cento para 1,03 mil milhões de dólares.
BolsaPt.com
Hershey aumenta lucros no quarto trimestre
28-1-2004 13:44
A norte-americana Hershey Foods registou lucros no quarto trimestre de 2003, beneficiando de fortes vendas dos novos produtos e de menores custos promocionais.
O lucro atingiu os 145 milhões de dólares, ou 1,1 dólares por acção, acima dos 130,3 milhões de dólares registados no período homólogo. Os analistas esperavam lucros de 1,1 a 1,16 dólares por acção.
BolsaPt.com
28-1-2004 13:44
A norte-americana Hershey Foods registou lucros no quarto trimestre de 2003, beneficiando de fortes vendas dos novos produtos e de menores custos promocionais.
O lucro atingiu os 145 milhões de dólares, ou 1,1 dólares por acção, acima dos 130,3 milhões de dólares registados no período homólogo. Os analistas esperavam lucros de 1,1 a 1,16 dólares por acção.
BolsaPt.com
CE formaliza queixa contra ministros das Finanças
28-1-2004 13:40
A Comissão Europeia formalizou hoje a queixa contra os ministros das Finanças da União Europeia, que permitiram a violação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) pela França e Alemanha.
A Comissão Europeia entregou a documentação ao Tribunal de Justiça Europeu.
No passado dia 25 de Novembro, os ministros das Finanças permitiram que a França e Alemanha ultrapassassem o limite do défice público, estabelecido nos 3 por cento do Produto Interno Bruto pelo PEC.
Portugal é um dos 15 países acusados, podendo ser alvo de interferências na tributação e gastos.
BolsaPt.com
28-1-2004 13:40
A Comissão Europeia formalizou hoje a queixa contra os ministros das Finanças da União Europeia, que permitiram a violação das regras do Pacto de Estabilidade e Crescimento (PEC) pela França e Alemanha.
A Comissão Europeia entregou a documentação ao Tribunal de Justiça Europeu.
No passado dia 25 de Novembro, os ministros das Finanças permitiram que a França e Alemanha ultrapassassem o limite do défice público, estabelecido nos 3 por cento do Produto Interno Bruto pelo PEC.
Portugal é um dos 15 países acusados, podendo ser alvo de interferências na tributação e gastos.
BolsaPt.com
EUA: Encomendas Bens Duradouros sem variação em Dezembro
28-1-2004 13:30
As fracas encomendas de equipamento de telecomunicações pressionaram as encomendas de bens duradouros nos Estados Unidos da América em Dezembro, segundo dados do Departamento do Comércio.
As encomendas de bens duradouros totais mantiveram-se inalteradas em Dezembro, recuando do ganho de 2,3 por cento verificado em Novembro.
Os economistas esperavam uma subida de 2,2 por cento.
As encomendas de equipamento de telecomunicações recuaram 18,1 por cento, para o nível mais reduzido dos últimos 7 anos.
Excluindo transportes, as encomendas desceram 0,4 por cento, depois da queda de 5,6 por cento em Novembro.
Para a totalidade de 2003, as encomendas de bens duradouros aumentaram 2,8 por cento para 2,1 biliões de dólares, depois de ter recuado 1,9 por cento em 2002. As entregas subiram 0,8 por cento para 2,15 biliões de dólares, recuperando da queda de 2 por cento verificada em 2002.
BolsaPt.com
Vendas Air Liquide sobem 4,2% 4º trimestre
28-1-2004 13:18
A francesa Air Liquide, o maior fabricante mundial de gás para utilização industrial, registou um aumento de 4,2 por cento nas vendas do quarto trimestre do ano passado.
A vendas do último trimestre de 2003 ascenderam a 2.16 mil milhões de euros face aos 2.07 mil milhões de euros em igual período de 2002. Um montante que superou as expectativas, que apontavam para receitas de 2.08 mil milhões de euros.
As vendas foram impulsionadas pela subida na procura de hidrogénio e pela criação da Japan Air Gases, uma “joint-venture” com a britânica BOC Group para exploração do mercado asiático.
BolsaPt.com
28-1-2004 13:18
A francesa Air Liquide, o maior fabricante mundial de gás para utilização industrial, registou um aumento de 4,2 por cento nas vendas do quarto trimestre do ano passado.
A vendas do último trimestre de 2003 ascenderam a 2.16 mil milhões de euros face aos 2.07 mil milhões de euros em igual período de 2002. Um montante que superou as expectativas, que apontavam para receitas de 2.08 mil milhões de euros.
As vendas foram impulsionadas pela subida na procura de hidrogénio e pela criação da Japan Air Gases, uma “joint-venture” com a britânica BOC Group para exploração do mercado asiático.
BolsaPt.com
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO e 61 visitantes