Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Finanças & Fundos de Investimento

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)

por Azul10 » 24/12/2013 23:09

Bom Natal a todos, que o próximo ano seja de muita alegria e, se possível, mais valias :D

Registado: 4/10/2010 11:29

por VirtuaGod » 24/12/2013 19:56

Imagem
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Midas » 24/12/2013 19:40

Feliz Natal a todos. E que as melhores prendas sejam saúde e felicidade. Imagem

Abraço
Rick
Fundos à la carte:

Imagem Finanças e investmentos
Imagem Finance and Investments
Imagem Finances et investissements
Imagem Finanzas y inversiones
Imagem Finanza e investimenti
Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Registado: 31/8/2005 15:06

por VIXIUM » 24/12/2013 18:33

Amigos

Apenas para vos desejar umas Boas Festas. Ninguém aqui vem hoje postar o óbvio? Pois eu gostaria de vos deixar as boas festas, um feliz Natal e um 2014 com tudo aquilo que o 2013 não trouxe em retorno nos fundos de investimento. E saúde pois ela faz muita falta para o gozar.

Fiquem bem. E dêem um fundo de presente aos vossos familiares. Sempre contribuiriam para lhes aguçar o apetite...

VIXIUM

Registado: 21/10/2012 19:07

por Midas » 24/12/2013 1:02

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
E olha que não é a rentabilidade que me faz gostar deles. Se faz alguma coisa só me confirma o risco desses fundos!! :wink:

Mas tb sei que sou extremamente conservador e estranhamente não sofro de home bias!!

Sofres mais de US bias. 8-)
(É a percepção com que fico, pelos teus posts, nestes anos todos) :wink:

É o que me costumam dizer. Mas que posso eu fazer?? O mundo sofre de US bias. Quando um país tem cerca de metade da capitalização bolsista do mundo (ou vendo de outra forma os USA têm tanta capitalização bolsista como os outros países todos juntos) é um pouco complicado de fugir se queres ver as coisas de forma real e ser minimamente imparcial :wink:

Os únicos fundos de acções que até há pouco estavam no TOP respeitam +/- a alocação mundial e a empresa onde têm mais exposição até é Suíça!!

Mesmo em obrigações tento ser justo. Sendo que os EUA têm cerca de 44% do mercado de bonds não haverá muito a fazer tb. Eu não invento, limito-me a ler como o mercado está disposto!!

Se o mundo mudar eu mudo com ele. Quem sabe se daqui a 20/30 anos a China correspondeu ao que esperam dela e surge distintamente como 2ª maior superpotência ao lado dos EUA e tem uma economia mais transparente, com uma capitalização bolsista boa. Mas entretanto...

Mas sei que sou um pouco americano em certas análises. São influências do facto da maioria do research ser americano e sobre o mercado americano!!

Referes a Nestlé? (Na questão da Suíça) Também é terra de grandes farmacêuticas, Roche e Novartis, marcas de luxo e de grandes empresas financeiras (bancos, gestoras, etc). :wink:

E não esquecer que os restantes cerca de 50% são afectados pela economia dos EUA, se alguém dá um espirro nos EUA, as outras bolsas tremem logo todas, umas mais que outras, principalmente, a Europa e o Japão. Por isso, mesmo que não se queria ter muita exposição aos EUA, acaba-se sempre por indirectamente estar exposto.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国

Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

por VirtuaGod » 24/12/2013 0:41

Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 24/12/2013 0:34

Rick Lusitano Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(Ainda me recordo, de o VG de te alertar para o Rendimento Plus, há cerca de 1 ano atrás, que era um FEI, com muita exposição a Portugal)

E olha que não é a rentabilidade que me faz gostar deles. Se faz alguma coisa só me confirma o risco desses fundos!! :wink:

Mas tb sei que sou extremamente conservador e estranhamente não sofro de home bias!!

É o que me costumam dizer. Mas que posso eu fazer?? O mundo sofre de US bias. Quando um país tem cerca de metade da capitalização bolsista do mundo (ou vendo de outra forma os USA têm tanta capitalização bolsista como os outros países todos juntos) é um pouco complicado de fugir se queres ver as coisas de forma real e ser minimamente imparcial :wink:

Os únicos fundos de acções que até há pouco estavam no TOP respeitam +/- a alocação mundial e a empresa onde têm mais exposição até é Suíça!!

Mesmo em obrigações tento ser justo. Sendo que os EUA têm cerca de 44% do mercado de bonds não haverá muito a fazer tb. Eu não invento, limito-me a ler como o mercado está disposto!!

Se o mundo mudar eu mudo com ele. Quem sabe se daqui a 20/30 anos a China correspondeu ao que esperam dela e surge distintamente como 2ª maior superpotência ao lado dos EUA e tem uma economia mais transparente, com uma capitalização bolsista boa. Mas entretanto...

Mas sei que sou um pouco americano em certas análises. São influências do facto da maioria do research ser americano e sobre o mercado americano!!

por Midas » 24/12/2013 0:14

VirtuaGod Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:(Ainda me recordo, de o VG de te alertar para o Rendimento Plus, há cerca de 1 ano atrás, que era um FEI, com muita exposição a Portugal)

EDIT: Também não sofro de home bias. Sofro é yield bias (tendencioso para rendimento). :mrgreen:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por VirtuaGod » 24/12/2013 0:00

por Midas » 23/12/2013 23:38

Mas se bem se recordam, no final do ano passado (Outubro ou Novembro?), a taxa liberatória dos fundos/DP/etc, passou de 25% para 26,5% e apartir de 01/Janeiro deste ano, passou a ser de 28%.

Agora a pergunta:
As mais valias que tinham antes de passar para 26,5% ou 28%, foram taxadas este ano, aquando o resgate dos fundos, a que taxa?
Possivelmente, á taxa em vigor, que este ano é de 28%.

Nos DP, sei que os juros vencidos são sempre cobrados á taxa em vigor, independentemente de os dias de juros sejam anteriores á nova taxa. :wall:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 23/12/2013 23:25

Small-Caps Surge Past 1,200

2:05pm (EST)

We predicted today would be a bullish session with a possible pullback on Tuesday and into Thursday as overnight futures held up into this morning’s open. Tuesday is a half session as the market closes at 1pm (EST) and most of Wall Street will be eager to wrap things up until Thursday. Of course, the market pros who think they deserve an extended holiday won’t be back until next Monday.

As the market continues to make a run at our yearend fluff targets, one interesting development was the action in the small-caps. We have been calling for the Russell 2000 to make a run past 1,150 and possibly up to 1,175 once the rally resumed and today’s OPEN surpassed those targets.

The Russell 2000 opened at 1,212.81 and kissed 1,213.49 in the opening minutes before coming back down to earth. The 5% move could have been a rebalancing act and either marks the high for the year or is one hell of a clue this level will be triggered in January.

We will try to get more on this story and update you in the morning on why there was such a surge but it is something worth noting.

Fonte: Momentum Options Trading - Small-Caps Surge Past 1,200 (December 23rd, 2013 2:05pm (EST))
http://momentumoptionstrading.com/2013/12/23/small-caps-surge-past-1200
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 23/12/2013 23:11

jokerportuga Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Antes de fazerem os resgates, confirmem se ainda tem de pagar as comissões de resgate. A ESAF, alterou essa questão em alguns fundos. Ficando alguns fundos sem comissões de resgate:

ES Obrigações Europa
Comissão de Resgate 0,000 %

ES Rendimento Plus

Fonte: ESAF

eu tenho o ES Rendimento Plus que quando o subscrevi tinha comissão de resgate, mas agora segundo a ESAF não.
Neste momento tenho uma quantia considerável( :clap: ) de mais valias neste fundo.

Achas que devemos resgatar antes do final do ano e reinvestir em 2014? (ainda não encontrei nada em concreto sobre este assunto)

Estamos em Portugal. Se fosse notícias de futebol ou sobre uma tragédia, seriam transmitidas até á exaustão. :wall:

Mas resgata o Rendimento Plus, e com as mais valias, pagas uma jantarada de Natal ao pessoal do tópico. :-"
(Ainda me recordo, de o VG de te alertar para o Rendimento Plus, há cerca de 1 ano atrás, que era um FEI, com muita exposição a Portugal)

Sinceramente, não sei, o que deves fazer. Já li algures, que haveria um regime de transição entre o regime actual e o novo regime. Mas não sei aonde foi que li esse artigo. Como também não sei, se já foi publicado em DR e qual a data de entrada em vigor.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por matos_1 » 23/12/2013 23:09

Rick Lusitano Escreveu:Antes de fazerem os resgates, confirmem se ainda tem de pagar as comissões de resgate. A ESAF, alterou essa questão em alguns fundos. Ficando alguns fundos sem comissões de resgate:

ES Obrigações Europa

ES Rendimento Plus

Bem visto Rick, os quatro fundos que possui do ESAF estão agora isentos de comissão de resgate/subscrição. Se as taxas fossem como antigamente apenas podia resgatar o fundo após 360 dias (se não estou em erro) sem comissão de resgate.
Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por jokerportuga » 23/12/2013 23:03

Rick Lusitano Escreveu:
Antes de fazerem os resgates, confirmem se ainda tem de pagar as comissões de resgate. A ESAF, alterou essa questão em alguns fundos. Ficando alguns fundos sem comissões de resgate:

ES Obrigações Europa

ES Rendimento Plus

eu tenho o ES Rendimento Plus que quando o subscrevi tinha comissão de resgate, mas agora segundo a ESAF não.
Neste momento tenho uma quantia considerável( :clap: ) de mais valias neste fundo.

Achas que devemos resgatar antes do final do ano e reinvestir em 2014? (ainda não encontrei nada em concreto sobre este assunto)

Registado: 18/1/2010 12:59

por Midas » 23/12/2013 22:55

jokerportuga Escreveu:
fernmato Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
Pois entendo que seja como escrevi e como comentaste, senão ainda vou a tempo do resgate :D

Vou jogar pelo seguro. Resgato e subscrevo o fundo pela mesma quantia...

Tenho 2 fundos PT já com elevadas mais valias e não quero ter dúvidas quanto às mais valias acumuladas em 2013.

ES Obrigações Europa

ES Rendimento Plus

Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 23/12/2013 22:52

VirtuaGod Escreveu:Acho que foi um erro qualquer. No ETF não tens esse salto. Não faço mesmo ideia!!

Terá sido, entradas de novas empresas no índice e saída de outras?
Desgraçados dos que entraram na abertura, levam uma porrada de -5% em 15 minutos. É mesmo "bad timing". :wall:
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por jokerportuga » 23/12/2013 22:50

fernmato Escreveu:
jokerportuga Escreveu:
Pois entendo que seja como escrevi e como comentaste, senão ainda vou a tempo do resgate :D

Tenho 2 fundos PT já com elevadas mais valias e não quero ter dúvidas quanto às mais valias acumuladas em 2013.

por matos_1 » 23/12/2013 22:45

jokerportuga Escreveu:

Linha de Tendência Análise da evolução dos principais indicadores macroeconómicos que afetam a economia portuguesa e europeia.
https://www.facebook.com/LinhaDeTendencia

Registado: 29/11/2007 3:18

por Midas » 23/12/2013 22:35

Mas espera lá, lendo novamente, parece que abrange todos os tipos de divida. Obrigações também serão isentas de IRS E IRC??
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 23/12/2013 22:32

Pelo que percebi, é para ser uma Reforma dos fundos de investimento, e indirectamente está ligada à Reforma do IRC, (em que já existe acordo entre o Governo, PSD/CDS-PP e o PS).

Apesar de ser sobre papel comercial, bilhetes de tesouro e mercado monetário, já saiu a legislação nova:

Isenção de IRS?? :shock:

Funds People Escreveu:Este Regime Especial estabelece uma isenção de tributação em sede de IRS e de IRC relativamente aos rendimentos da dívida pública e não pública transaccionável, incluindo as obrigações convertíveis em acções. Dispensando tais rendimentos de retenção na fonte, a isenção abrange os ganhos obtidos em território português, quer no momento do vencimento do cupão ou na realização de operações de reporte, mútuos ou equivalentes (rendimentos de capitais), quer na transmissão dos valores mobiliários (rendimentos qualificados como mais-valias).

A recente alteração legislativa, em simultâneo com a revisão e sistematização do referido regime, veio alargar o seu âmbito de aplicação no sentido de abranger não só os valores mobiliários representativos de dívida mas também os valores mobiliários de natureza monetária, designadamente Bilhetes do Tesouro e Papel Comercial.

Esta medida de equiparação de regimes tem como intenção facilitar a expansão da utilização dos títulos representativos de dívida de curto prazo, vulgarmente denominados «Papel Comercial», cujos rendimentos passarão igualmente a poder beneficiar de isenção de IRS ou IRC.

O objectivo desta lei:
Funds People Escreveu:Em suma, em termos de resultados das alterações ora consagradas, espera-se que as mesmas alcancem o seu propósito vindo estimular o recurso à emissão de Papel Comercial, como fonte alternativa e eficiente de financiamento, e demonstrar que um regime fiscal mais favorável pode, de facto, ser um factor potenciador da atracção de investidores e contribuir para a dinamização do mercado de capitais nacional.

Já venho, vou mandar reservar papel comercial para comprar no dia 2 de Janeiro. \:D/

Funds People Escreveu:Opinião de Manuela Silva Marques, advogada associada da Abreu Advogados, sobre as últimas alterações legislativas introduzidas ao Regime Especial de Tributação dos Rendimentos de Valores Mobiliários Representativos de Dívida pela Lei n.º 83/2013, de 9 de

Funds People - O novo regime fiscal da emissão do Papel Comercial e sua equiparação ao regime dos Títulos de Dívida (13 de Dezembro de 2013 hrs.)
http://www.fundspeople.pt/noticias/o-novo-regime-fiscal-da-emissao-do-papel-comercial-e-sua-equiparacao-ao-regime-dos-titulos-de-divida-76467
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por Midas » 23/12/2013 22:19

fernmato Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:
Vejam se isto ajuda. Tem alguma linguagem técnica-jurídica. :-k

Funds People Escreveu:Opinião de Manuela Silva Marques, advogado associada da Abreu Advogados, sobre a autorização legislativa concedida ao Governo para alterar o regime fiscal aplicável aos organismos de investimento colectivo.

Funds People - Notas sobre a revisão do regime fiscal dos organismos de investimento colectivo (05 de Dezembro de 2013 hrs.)
http://www.fundspeople.pt/noticias/notas-sobre-a-revisao-do-regime-fiscal-dos-organismos-de-investimento-colectivo-76042

Rick, pelo que percebi trata-se apenas uma autorização legislativa. Ou seja, o governo tem a possibilidade de proceder às alterações sendo depois publicado em DR as respetivas alterações. Estou enganado?

Pois, foi o que também fiquei a perceber, que são autorizações para criar ou alterar leis. Só após a nova legislação ser aprovada no Parlamento e pelo Presidente da República e que depois terão de ser publicadas em Diário da República. E só entram em vigor na data estabelecida, depois de passar por todo este processo.

Resumindo, parece uma carta/estudo de recomendações para alterações legais para o regime actual dos fundos de investimento. Do artigo acima:

Do ponto de vista tributário, funcionando os OIC como veículo de apelo ao investimento, o Orçamento do Estado para 2014 (recentemente aprovado pelo Parlamento e que entrará em vigor no próximo dia 1 de Janeiro) inclui no seu articulado, entre outras medidas, uma autorização legislativa concedida ao Governo para revisão do regime fiscal aplicável aos OIC e participantes dos OIC.

1. Assim sendo, à luz do actual enquadramento tributário dos OIC (previsto nos artigos 22.º e seguintes do Estatuto dos Benefícios Fiscais) considerou-se adequado, nos termos da referida autorização legislativa, introduzir no sistema, em primeira linha, o factor da modernização e do reforço da competitividade a nível internacional deste tipo de veículos de investimento.

Pelo que, no plano dos rendimentos auferidos pelos IOC, foi o seguinte o sentido e a extensão das mudanças a introduzir:

(...)

2. A autorização legislativa em questão aproveita ainda o ensejo para introduzir no sistema normas anti abuso e mecanismos de controlo necessários à verificação pela Autoridade Tributária dos requisitos de aplicação material do regime fiscal a criar. Neste âmbito, fica, assim, o Governo autorizado a legislar sobre matérias relativas a:

(...)

3. A par das medidas legislativas acima enunciadas, é ainda de destacar que, em 2014, o Governo foi também autorizado a rever e sistematizar o regime especial de tributação dos rendimentos de valores mobiliários representativos de dívida e a estabelecer um regime tributário relativo a juros devidos ou pagos por sociedades com sede ou direcção efectiva em território português decorrentes de empréstimos concedidos por instituições de crédito de outro Estado-membro da União Europeia ou do Espaço Económico Europeu.

(...)

Todas estas autorizações legislativas colhem um impacto directo da Reforma do IRC que paralelamente ocorre com o Orçamento do Estado para 2014.
Fundos à la carte:

Imagem 财务及投资作出

por jokerportuga » 23/12/2013 20:43

VirtuaGod Escreveu:
jokerportuga Escreveu:Em linguagem corrente, se investi 10k num fundo fundo PT e tenho a 31 Dez 2013 1k de mais valias, ou seja tenho 11k, serão taxadas as mais valias obtidas a partir deste valor com base no OE 2014. Será isto?

Eu estou a assumir que sim. Senão estão a fazer dupla tributação. O lucro que tens já é com impostos pagos. Vais pagar de novo? Era um pouco o fim se fosse. Toda a gente resgataria os fundos nacionais para a passagem de ano

por VirtuaGod » 23/12/2013 20:36

jokerportuga Escreveu:Em linguagem corrente, se investi 10k num fundo fundo PT e tenho a 31 Dez 2013 1k de mais valias, ou seja tenho 11k, serão taxadas as mais valias obtidas a partir deste valor com base no OE 2014. Será isto?

Eu estou a assumir que sim. Senão estão a fazer dupla tributação. O lucro que tens já é com impostos pagos. Vais pagar de novo? Era um pouco o fim se fosse. Toda a gente resgataria os fundos nacionais para a passagem de ano

por jokerportuga » 23/12/2013 20:33

VirtuaGod Escreveu:
fernmato Escreveu:Não sei se está questão já foi tratada neste tópico, se sim as minhas desculpas e queiram pff indicar a página do tópico, caso contrário segue a minha questão.

Os fundos de investimento sediados em Portugal (ISIN PT...) vão deixar de ter os ganhos (mais valias e juros) tributados diretamente no NAV do fundo e passarão a ser tributados a titulo individual aquando o apuramento do IRS de cada investidor. Ou seja, estes fundos se alienados em janeiro passam a estar sujeito à mesma forma tributação dos fundos estrangeiros.

Como serão tratadas as alienações em janeiro de fundos adquiridos em 2013 ou antes? Qual será o preço de compra considerado, a preço efetivo de compra ou o preço em 01 de janeiro?
c

Embora eu não seja fiscalista assumo que não haverá lugar a dupla tributação. Ou seja, os ganhos até 31 de Dezembro já incluem o pagamento de impostos (como disseste, e bem, sendo directamente tributados na NAV do fundo). Ora só se pagará impostos sobre os lucros dos quais não paguei impostos.

Por isso, e de novo não sendo eu fiscalista, assumiria que será considerado o preço de 1 de Janeiro (ou se quiseres ser picuinhas o fecho de 31 de Dezembro 2013).

Mas o ideal será falarem com o vosso intermediário financeiro!!

A ver se entendo. :lol:
Em linguagem corrente, se investi 10k num fundo fundo PT e tenho a 31 Dez 2013 1k de mais valias, ou seja tenho 11k, serão taxadas as mais valias obtidas a partir deste valor com base no OE 2014. Será isto?

por VirtuaGod » 23/12/2013 20:27

Acho que foi um erro qualquer. No ETF não tens esse salto. Não faço mesmo ideia!!

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, Bing [Bot], fosgass2020, Google [Bot], PAULOJOAO, Rolling_Trader, Shimazaki_2 e 139 visitantes