A vergonha da Educação
Re: A vergonha da Educação
artista Escreveu:speedbird Escreveu:
Tenho acompanhado este tópico. Já se falou das provas , já se falou dos salários e já se voltou às provas.
Quanto aos salários não tenho muito a dizer. Se estão acima da média europeia(não sei se estão ou não) , acho bom. Pelo menos alguém neste país tem um salário acima da média. A tal da progressão de carreira..sou contra.
A prova é uma maneira de garantir que só os melhores ensinam os nossos filhos.Acho uma vergonha essa batalha pela defesa da incompetência que os professores estão a travar para manter tudo na mesmice,ou seja na mesma merdice.
Passo a responder aos ítens citados pelo Artista:
1. E ?? Qual é o problema?? Passei por isso várias vezes na minha vida.EM todas as profissões se passa pelo mesmo
2.Outra vez. E??? Estuda e passa !! Não é professor?? Se muitos chumbarem , e ficarem vagas por completar seguramente se fará uma repescagem.Se não , os pais tem a garantia que os professores que estão na sala de aula são os melhores que há no país. Talvez o refugo fosse para o privado e aí este país voltasse a ter um ensino público melhor que o particular como um dia já foi.
3.Há muitas empresas que não admitem que um candidato chumbado volte a concorrer.
4.A cada 6 meses sou avaliado e se chumbar ou sou despromovido inclusive no salário ou vou para a rua.Além disso , a minha licensa de nada vale se não tiver lá averbada a última avaliação.Não posso exercer a minha profissão sem isso. Cada vez que mudo de país tenho que fazer a prova para obter a equivalência daquele país.Tenho que estudar e relembrar desde os básicos até ao que esperam que saiba nesta altura da minha carreira.Nunca chumbei em nenhum.Tenho é que me manter atualizado.
O mesmo ocorre com outros profissionais que mudam de país para exercerem as suas profissões.
5.Eu conheço. Na minha profissão gasto muito mais em bilhetes de avião para ir concorrer a empregos. Cada vez que vou pedir certificados para levar a esses empregos pago cerca de 20 euros por certificado. Exames médicos , se não estiver empregado são à volta de 200 euros.
Além disso a prova não é obrigatória. Se não concordar com os 20 euros ,não faça. Já recusei pagar bilhetes de avião , porque achava que o emprego não valia isso.É uma opção como qualquer outra.
Acho que os professores estão mesmo pouco atualizados com a realidade.
6. Tenho avaliações obrigatórias a cada 6 meses. As anteriores não me valem de nada.A que vale é a que vou fazer no fim de Janeiro outra vez.Se não passar , de nada me vale as que já fiz e passei.
Além disso se já fizeram assim tantas avaliações , qual o problema de fazer mais uma?? Parece que estão mais preocupados em encostar se Ás cordas do que manter a proficiência.
Eu também acho chato ser avaliado, por estrangeiros , mas é parte da minha vida, tenho a certeza de que estou ao meu melhor nível profissional e garanto-lhe que se sobrevive bem a isso.Inclusive com boa saúde.
7.Os professores tem mesmo que se atualizar !! Esta é a tendência !! Bem vindos à globalização!!! Também trabalho por contratos que podem ser terminados a qualquer momento, inclusive por falha em uma avaliação,e com direito apenas ao pagamento do meu último dia de trabalho.
Já troquei de emprego algumas vezes (estou no meu oitavo) por diversas razões , tive que concorrer a outros empregos , passei sempre e...estou vivo.
8.Os contratados sim. O meu sim !!! Nem palmadinha nas costas me dão. E??? Há mais !!! O estado não é o único empregador !! Façam doutorados , PHds, MBAs ,invistam em vocês e verá que não lhes faltará emprego. Nem aqui , nem lá fora.
Não há justificação para não fazer a prova. Quem sabe não tem medo. Quem sabe faz.
Speedbird
Esses pontos a que respondeste têm um determinado contexto, as tuas respostas demonstram um desconhecimento desse contexto, assim como a teu caso especifico (que não "especificaste") possa muito bem não servir de exemplo para nada... alguém que paga viagens de avião para fazer provas de admissão certamente não deverá ser para empregos que, na melhor das hipóteses, pagam mil euros por mês, muitas vezes longe da zona de residência... também não compreendeste a questão dos contratos anuais sucessivos, nem uma série de outras ideias que estão por trás do que referi... no fundo demonstras desconhecimento das coisas, o que até é normal por aqui...
Se tivesse que apostar, diria que és engenheiro informático que trabalha a recibos verdes e ganha acima de 3 mil euros mensais... eu conheço alguns nessas condições, mas compará-las com a situação dos professores contratados em Portugal, só mesmo para quem está mesmo muito desatento... o que aconselharia sobretudo a ler e ouvir bastante, antes de dar "palpites"!
Chumbar numa empresa será o mesmo que chumbar numa escola... não nas escolas todas... enfim, nem vale a pena responder mais porque já escrevi isto muitas vezes... infelizmente aparecem sucessivamente muita gente descontextualizada, que vem com o mesmo tipo de argumentos... não vale a pena!
Não vou voltar a reponder, portanto não me perguntes nada!![]()
Já agora, não sou professor, fui durante 16 anos, neste momento estou no privado onde tenho muito melhores condições. Espero não voltar a leccionar tão cedo (de preferência nunca mais), se isso voltar a acontecer significará que não consigo arranjar melhor que as condições miseráveis que o estado dá, sobretudo aos contratados... já agora, porque é que não vais fazer a prova e te didicas à docência!? Garanto-te que ficas "desatualizado" num instante!![]()
Bom ano para todos!!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
speedbird Escreveu:
Tenho acompanhado este tópico. Já se falou das provas , já se falou dos salários e já se voltou às provas.
Quanto aos salários não tenho muito a dizer. Se estão acima da média europeia(não sei se estão ou não) , acho bom. Pelo menos alguém neste país tem um salário acima da média. A tal da progressão de carreira..sou contra.
A prova é uma maneira de garantir que só os melhores ensinam os nossos filhos.Acho uma vergonha essa batalha pela defesa da incompetência que os professores estão a travar para manter tudo na mesmice,ou seja na mesma merdice.
1. E ?? Qual é o problema?? Passei por isso várias vezes na minha vida.EM todas as profissões se passa pelo mesmo
2.Outra vez. E??? Estuda e passa !! Não é professor?? Se muitos chumbarem , e ficarem vagas por completar seguramente se fará uma repescagem.Se não , os pais tem a garantia que os professores que estão na sala de aula são os melhores que há no país. Talvez o refugo fosse para o privado e aí este país voltasse a ter um ensino público melhor que o particular como um dia já foi.
3.Há muitas empresas que não admitem que um candidato chumbado volte a concorrer.
4.A cada 6 meses sou avaliado e se chumbar ou sou despromovido inclusive no salário ou vou para a rua.Além disso , a minha licensa de nada vale se não tiver lá averbada a última avaliação.Não posso exercer a minha profissão sem isso. Cada vez que mudo de país tenho que fazer a prova para obter a equivalência daquele país.Tenho que estudar e relembrar desde os básicos até ao que esperam que saiba nesta altura da minha carreira.Nunca chumbei em nenhum.Tenho é que me manter atualizado.
O mesmo ocorre com outros profissionais que mudam de país para exercerem as suas profissões.
5.Eu conheço. Na minha profissão gasto muito mais em bilhetes de avião para ir concorrer a empregos. Cada vez que vou pedir certificados para levar a esses empregos pago cerca de 20 euros por certificado. Exames médicos , se não estiver empregado são à volta de 200 euros.
Além disso a prova não é obrigatória. Se não concordar com os 20 euros ,não faça. Já recusei pagar bilhetes de avião , porque achava que o emprego não valia isso.É uma opção como qualquer outra.
6. Tenho avaliações obrigatórias a cada 6 meses. As anteriores não me valem de nada.A que vale é a que vou fazer no fim de Janeiro outra vez.Se não passar , de nada me vale as que já fiz e passei.
Além disso se já fizeram assim tantas avaliações , qual o problema de fazer mais uma?? Parece que estão mais preocupados em encostar se Ás cordas do que manter a proficiência.
Eu também acho chato ser avaliado, por estrangeiros , mas é parte da minha vida, tenho a certeza de que estou ao meu melhor nível profissional e garanto-lhe que se sobrevive bem a isso.Inclusive com boa saúde.
7.Os professores tem mesmo que se atualizar !! Esta é a tendência !! Bem vindos à globalização!!! Também trabalho por contratos que podem ser terminados a qualquer momento, inclusive por falha em uma avaliação,e com direito apenas ao pagamento do meu último dia de trabalho.
Já troquei de emprego algumas vezes (estou no meu oitavo) por diversas razões , tive que concorrer a outros empregos , passei sempre e...estou vivo.
8.Os contratados sim. O meu sim !!! Nem palmadinha nas costas me dão. E??? Há mais !!! O estado não é o único empregador !! Façam doutorados , PHds, MBAs ,invistam em vocês e verá que não lhes faltará emprego. Nem aqui , nem lá fora.
Não há justificação para não fazer a prova. Quem sabe não tem medo. Quem sabe faz.
Speedbird
Esses pontos a que respondeste têm um determinado contexto, as tuas respostas demonstram um desconhecimento desse contexto, assim como a teu caso especifico (que não "especificaste") possa muito bem não servir de exemplo para nada... alguém que paga viagens de avião para fazer provas de admissão certamente não deverá ser para empregos que, na melhor das hipóteses, pagam mil euros por mês, muitas vezes longe da zona de residência... também não compreendeste a questão dos contratos anuais sucessivos, nem uma série de outras ideias que estão por trás do que referi... no fundo demonstras desconhecimento das coisas, o que até é normal por aqui...
Se tivesse que apostar, diria que és engenheiro informático que trabalha a recibos verdes e ganha acima de 3 mil euros mensais... eu conheço alguns nessas condições, mas compará-las com a situação dos professores contratados em Portugal, só mesmo para quem está mesmo muito desatento... o que aconselharia sobretudo a ler e ouvir bastante, antes de dar "palpites"!
Chumbar numa empresa será o mesmo que chumbar numa escola... não nas escolas todas... enfim, nem vale a pena responder mais porque já escrevi isto muitas vezes... infelizmente aparecem sucessivamente muita gente descontextualizada, que vem com o mesmo tipo de argumentos... não vale a pena!
Não vou voltar a reponder, portanto não me perguntes nada!

Já agora, não sou professor, fui durante 16 anos, neste momento estou no privado onde tenho muito melhores condições. Espero não voltar a leccionar tão sido, isso significará que não consigo arranjar melhor que as condições miseráveis que o estado dá, sobretudo aos contratados... já agora, porque é que não vais fazer a prova e te didicas à docência!? Garanto-te que ficas "desatualizado" num instante!

Bom ano para todos!!!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
artista Escreveu:bar38 Escreveu: Artista desde já espero que o teu retiro seja breve e que a bras muitas mais excepções pois quanto mim és uma referencia deste espaço.
Obrigado pelas palvras, ainda assim esta é realmente uma exceção... momentânea!bar38 Escreveu:Quanto a comparação penso que não e' a mais correta, quanto a mim seria mais assim. O bar38 concorre a uma determinada vaga de uma determinada empresa de um determinado ramo de actividade ( que
o qual não interessa) depois de AVALIADO e' admitido sabendo ele ate mao que e' um contrato a prazo e a recibos verdes, findo esse contrato vai se embora , ficando este a espera que essa mesma empresa ou outra, abra novo concurso para que o mesmo possa novamente concorrer ser AVALIADO e o processo repete se vezes e vezes sem conta . E agora pergunto eu porque tanta indignação isto e' uma constante no sector privado..
Esta comparação está muito incorreta:
1- Não se trata de uma prova para um cargo específico. Esse tipo de avaliação também é feito quando um professor concorre a uma vaga para um emprego. Os candidatos são pré-selecionados em função da graduação, e os 5 melhores são avaliados numa entrevista onde se decide quem fica com o lugar.
2- Aqui não estás a ser avaliado para um determinado emprego mas sim para todos, pelo menos os do estado. Para a comparação ser correta tu fazias uma prova para "atenderes ao público", se não tivesses positiva na prova não podias trabalhar em nenhum emprego de atendimento ao público.
3- Este processo não se repete vezes sem conta, fazes este e se chumbas acabou-se. Obviamente que nem é isto que está em causa, porque acho que ninguém vai chumbar (estaremos cá para ver, nessa altura devo voltar a escrever aqui), apenas falei disto porque é mais uma situação que não se pode comparar com o teu caso.
4- Ao estares a comparar isto com uma avaliação que se faz a uma pessoa para conseguir um determinado emprego não estás a perceber o que verdadeiramente está em causa. Isto não é uma avaliação para um emprego, é uma avaliação para um "diploma". Por princípio, esta avaliação sobrepõem-se a anos de estudo, mestrados, doutoramentos, e mesmo muitas avaliações no exercício da atividade. Para comparares a coisa, é o mesmo que a um engenheiro informático, ao fim de uns anos de atividade, lhe colocarem uma prova escrita de cultura geral à frente, em que, caso não tivesse positiva, deixaria de poder exercer a atividade para a qual se formou e na qual tem já alguns anos de atividade e infinitas avaliações.
5 - Conheces alguma empresa privada que tenha pedido 20 euros para fazer essas provas? Mesmo aquelas a que te estás a referir?!
6- Agora pergunto-te como é que comparas o privado com isto. O estado contrata de acordo com uma lista graduada em que cada professor tem uma determinada posição que é conhecida de todos. Sabendo tu que estás numa posição onde jamais será colocado, o que farias em relação a esta prova? A resposta parece-me óbvia, não fazias a prova, poupavas a humilhação e os 20 euros... mas passavas a nem estar nas listas, ou seja, era como se todos os cursos que fizeste, todas as avaliações a que foste submetido deixassem de ter validade... não perdias apenas o acesso a um determinado emprego numa qualquer empresa, sinceramente nem consigo perceber como é que se podem confundir estas duas situação?!
7- Uma empresa privada faz contratos anuais sucessivamente, ao longo de 5, 10 ou mesmo mais de 15 anos, Sem passar o funcionários para os quadros? É que o estado faz isso com os professores contratados, os mesmos que ao fim destes anos ainda lhes colocam esta prova humilhante à frente!
8- Já agora , as empresas privadas mandam os contratados para a rua sem lhes pagar indemnização? O ME manda...bar38 Escreveu:No que respeita a pouca vergonha que assistimos no dia da avaliação e' realmente um espectáculo degradante e mais, preocupante eu tenho dois filhos em idade escolar e começo a ficar muito preocupado em ter que deixar entregue a educação escolar a gente desta, não podem ser estes os exemplos que se querem passar aos estudantes.
Pois, eu respeito a tua opinião, como já disse concordo que algumas situações não deviam acontecer, concordo que são um mau exemplo, mas, na minha opinião a culpa é bem maior do Crato do que dos professores que fizeram tais atos. Eu considero-me sou uma pessoa bastante calma e ponderada, mas se me tivessem obrigado a fazer essa prova estou a ver-me perfeitamente a fazer algo do género... ou pior ainda! Como já disse, "quem não se sente, não é filho de boa gente", e esta gente obviamente "sente-se"... humilhada, enxolvalhada, e por aí fora! E enquanto não perceberem que é isto que realmente está em causa, e não algum tipo de medo em relação à prova em si, nunca vão perceber sequer o assunto... independentemente da opinião que tiverem sobre a prova!
Speedbird
- Registado: 21/4/2008 9:06
artista Escreveu:3- Este processo não se repete vezes sem conta, fazes este e se chumbas acabou-se. Obviamente que nem é isto que está em causa, porque acho que ninguém vai chumbar (estaremos cá para ver, nessa altura devo voltar a escrever aqui), apenas falei disto porque é mais uma situação que não se pode comparar com o teu caso.
Não sei se será assim. Há questões de de 4ª classe, mas também há algumas rasteiras...
Não vi a prova, mas ontem leram-se uma questão que de memória era mais ou menos isto:
Depois de observar algumas experiências o estudante escreveu: [url]um corpo a movimentar-se ao longo de uma superficie inclinada, sem atrito, vai aumentando a sua velocidade[/url].
A frase é:
A- uma hipótese
B- uma observação
C- uma conclusão
D- uma generalização
Quem quer arriscar uma resposta: A, B, C ou D?
PS: a positiva começa no 14
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um
bar38 Escreveu: Artista desde já espero que o teu retiro seja breve e que a bras muitas mais excepções pois quanto mim és uma referencia deste espaço.
Obrigado pelas palvras, ainda assim esta é realmente uma exceção... momentânea!
bar38 Escreveu:Quanto a comparação penso que não e' a mais correta, quanto a mim seria mais assim. O bar38 concorre a uma determinada vaga de uma determinada empresa de um determinado ramo de actividade ( que
o qual não interessa) depois de AVALIADO e' admitido sabendo ele ate mao que e' um contrato a prazo e a recibos verdes, findo esse contrato vai se embora , ficando este a espera que essa mesma empresa ou outra, abra novo concurso para que o mesmo possa novamente concorrer ser AVALIADO e o processo repete se vezes e vezes sem conta . E agora pergunto eu porque tanta indignação isto e' uma constante no sector privado..
Esta comparação está muito incorreta:
1- Não se trata de uma prova para um cargo específico. Esse tipo de avaliação também é feito quando um professor concorre a uma vaga para um emprego. Os candidatos são pré-selecionados em função da graduação, e os 5 melhores são avaliados numa entrevista onde se decide quem fica com o lugar.
2- Aqui não estás a ser avaliado para um determinado emprego mas sim para todos, pelo menos os do estado. Para a comparação ser correta tu fazias uma prova para "atenderes ao público", se não tivesses positiva na prova não podias trabalhar em nenhum emprego de atendimento ao público.
3- Este processo não se repete vezes sem conta, fazes este e se chumbas acabou-se. Obviamente que nem é isto que está em causa, porque acho que ninguém vai chumbar (estaremos cá para ver, nessa altura devo voltar a escrever aqui), apenas falei disto porque é mais uma situação que não se pode comparar com o teu caso.
4- Ao estares a comparar isto com uma avaliação que se faz a uma pessoa para conseguir um determinado emprego não estás a perceber o que verdadeiramente está em causa. Isto não é uma avaliação para um emprego, é uma avaliação para um "diploma". Por princípio, esta avaliação sobrepõem-se a anos de estudo, mestrados, doutoramentos, e mesmo muitas avaliações no exercício da atividade. Para comparares a coisa, é o mesmo que a um engenheiro informático, ao fim de uns anos de atividade, lhe colocarem uma prova escrita de cultura geral à frente, em que, caso não tivesse positiva, deixaria de poder exercer a atividade para a qual se formou e na qual tem já alguns anos de atividade e infinitas avaliações.
5 - Conheces alguma empresa privada que tenha pedido 20 euros para fazer essas provas? Mesmo aquelas a que te estás a referir?!
6- Agora pergunto-te como é que comparas o privado com isto. O estado contrata de acordo com uma lista graduada em que cada professor tem uma determinada posição que é conhecida de todos. Sabendo tu que estás numa posição onde jamais será colocado, o que farias em relação a esta prova? A resposta parece-me óbvia, não fazias a prova, poupavas a humilhação e os 20 euros... mas passavas a nem estar nas listas, ou seja, era como se todos os cursos que fizeste, todas as avaliações a que foste submetido deixassem de ter validade... não perdias apenas o acesso a um determinado emprego numa qualquer empresa, sinceramente nem consigo perceber como é que se podem confundir estas duas situação?!
7- Uma empresa privada faz contratos anuais sucessivamente, ao longo de 5, 10 ou mesmo mais de 15 anos, Sem passar o funcionários para os quadros? É que o estado faz isso com os professores contratados, os mesmos que ao fim destes anos ainda lhes colocam esta prova humilhante à frente!
8- Já agora , as empresas privadas mandam os contratados para a rua sem lhes pagar indemnização? O ME manda...
bar38 Escreveu:No que respeita a pouca vergonha que assistimos no dia da avaliação e' realmente um espectáculo degradante e mais, preocupante eu tenho dois filhos em idade escolar e começo a ficar muito preocupado em ter que deixar entregue a educação escolar a gente desta, não podem ser estes os exemplos que se querem passar aos estudantes.
Pois, eu respeito a tua opinião, como já disse concordo que algumas situações não deviam acontecer, concordo que são um mau exemplo, mas, na minha opinião a culpa é bem maior do Crato do que dos professores que fizeram tais atos. Eu considero-me sou uma pessoa bastante calma e ponderada, mas se me tivessem obrigado a fazer essa prova estou a ver-me perfeitamente a fazer algo do género... ou pior ainda! Como já disse, "quem não se sente, não é filho de boa gente", e esta gente obviamente "sente-se"... humilhada, enxolvalhada, e por aí fora! E enquanto não perceberem que é isto que realmente está em causa, e não algum tipo de medo em relação à prova em si, nunca vão perceber sequer o assunto... independentemente da opinião que tiverem sobre a prova!
artista Escreveu:bar38 Escreveu:O grande problema e' constante a crítica ao método de avaliação, nenhum e' bom, não podem ser os professores a avaliar avaliação isso não tem cabimento esta invertido , e' como um aluno avaliar e contestar o método de avaliação do seu professor.
Desculpa mas não faz sentido.
Esta resposta não é só para ti, mas peguei no teu post porque és um a quem me dirijo... vou abrir aqui uma pequena excessão de Natal ao meu retiro da escrita no Caldeirão.
Uma sociedade desenvolvida deve ter cidadão participativos, que intervenham de uma forma construtiva, crítica, mas também informada . Eu aceito que as pessoas pensem de forma diferente da minha, custa-me é que usem argumentos que não são válidos.
Vou tentar, mais uma vez, esclarecer alguns "mitos".
Todos somos avaliados no nosso trabalho porque é que os professores não haviam de ser?! Para que alguém seja avaliado no seu trabalho ele tem de estar a trabalhar, apenas 3/4% dos professores que foram fazer a prova estão colocados, todos os outros não estão, a grande maioria jamais será, pelo menos nos próximos anos, ou décadas. Os professores que têm de fazer esta prova e, por milagre, estão colocados, serão avaliados também no final do ano letivo, como todos os profissionais. Essa avaliação sim, faz sentido compará-la com a avaliação que todos têm nos seus empregos, não faz é sentido comparar uma prova de acesso com essa avaliação.
Para se colocarem em plano igual ao dos professores contratados, fazendo sentido a comparação que abusivamente estão a fazer, teríamos a seguinte situação. Imaginemos que o bar38 ou o ruimat0 trabalham numa empresa privada qualquer. Em primeiro lugar teriam contratos mensais com hipótese de despedimento a qualquer altura, e sem direito a qualquer indemnização (só esta situação deveria fazer corar de vergonha a grande maioria das pessoas que tenta comparar aqui o incomparável), estes contratos raramente são com horários completos, e muitas vezes teriam de trabalhar em vários locais distantes uns dos outros, sendo que as depesas de deslocação estariam a vosso cargo. Nesse emprego eram avaliados todos os anos, mas ao fim de alguns anos o patrão dizia-vos assim, "agora vão ter de fazer uma prova de acesso para este emprego", fazem a prova todos os funcionários, os que estão a trabalhar e os que não estão, sendo que a grande maioria não está, apenas terá de fazer a prova para concorrer a uma das 5 vagas que há disponíveis para o próximo ano... ah, é verdade, e têm de pagar 20 euros para fazer essa prova!
Muitas ordens profissionais fazem este tipo de prova de acesso- Algumas fazem, mas não depois dos profissionais estarem a exercer há 2, 3, 4, 7 ou mais anos. Também não vejo como é que se podem comparar estas duas situações?!
Em relação ao que aconteceu no dia da prova, acho que foi um triste espetáculo para o país, mas sinceramente acho que o Crato é muito mais responsável pelo que aconteceu do que aqueles professores que ultrapassaram o "risco" do aceitável. Eu nem quero pensar no que teria sido se até os que têm mais de 5 anos de tempo de serviço (há professores contratados com mais de 20 anos de tempo de serviço... desempregados!!!) fossem obrigados a fazer a prova, como se costuma dizer, "quem não se sente não é filho de boa gente"!
Peço a quem está contra a prova que pelo menos leia isto e que apresente argumentos minimamente válidos, ou que não apresente, apenas que diga que concorda com a prova, e ponto final... eu não tenho nada com quem está a favor da prova, apenas tenho opinião diferente, e apresento os meus argumentos para pensar assim!
Bom Natal para todos
Artista desde já espero que o teu retiro seja breve e que a bras muitas mais excepções pois quanto mim és uma referencia deste espaço.
Quanto a comparação penso que não e' a mais correta, quanto a mim seria mais assim. O bar38 concorre a uma determinada vaga de uma determinada empresa de um determinado ramo de actividade ( que
o qual não interessa) depois de AVALIADO e' admitido sabendo ele ate mao que e' um contrato a prazo e a recibos verdes, findo esse contrato vai se embora , ficando este a espera que essa mesma empresa ou outra, abra novo concurso para que o mesmo possa novamente concorrer ser AVALIADO e o processo repete se vezes e vezes sem conta . E agora pergunto eu porque tanta indignação isto e' uma constante no sector privado.
No que respeita a pouca vergonha que assistimos no dia da avaliação e' realmente um espectáculo degradante e mais, preocupante eu tenho dois filhos em idade escolar e começo a ficar muito preocupado em ter que deixar entregue a educação escolar a gente desta, não podem ser estes os exemplos que se querem passar aos estudantes.
- Registado: 20/6/2011 21:37
bar38 Escreveu:O grande problema e' constante a crítica ao método de avaliação, nenhum e' bom, não podem ser os professores a avaliar avaliação isso não tem cabimento esta invertido , e' como um aluno avaliar e contestar o método de avaliação do seu professor.
Esta resposta não é só para ti, mas peguei no teu post porque és um a quem me dirijo... vou abrir aqui uma pequena excessão de Natal ao meu retiro da escrita no Caldeirão.
Uma sociedade desenvolvida deve ter cidadão participativos, que intervenham de uma forma construtiva, crítica, mas também informada . Eu aceito que as pessoas pensem de forma diferente da minha, custa-me é que usem argumentos que não são válidos.
Vou tentar, mais uma vez, esclarecer alguns "mitos".
Todos somos avaliados no nosso trabalho porque é que os professores não haviam de ser?! Para que alguém seja avaliado no seu trabalho ele tem de estar a trabalhar, apenas 3/4% dos professores que foram fazer a prova estão colocados, todos os outros não estão, a grande maioria jamais será, pelo menos nos próximos anos, ou décadas. Os professores que têm de fazer esta prova e, por milagre, estão colocados, serão avaliados também no final do ano letivo, como todos os profissionais. Essa avaliação sim, faz sentido compará-la com a avaliação que todos têm nos seus empregos, não faz é sentido comparar uma prova de acesso com essa avaliação.
Para se colocarem em plano igual ao dos professores contratados, fazendo sentido a comparação que abusivamente estão a fazer, teríamos a seguinte situação. Imaginemos que o bar38 ou o ruimat0 trabalham numa empresa privada qualquer. Em primeiro lugar teriam contratos mensais com hipótese de despedimento a qualquer altura, e sem direito a qualquer indemnização (só esta situação deveria fazer corar de vergonha a grande maioria das pessoas que tenta comparar aqui o incomparável), estes contratos raramente são com horários completos, e muitas vezes teriam de trabalhar em vários locais distantes uns dos outros, sendo que as depesas de deslocação estariam a vosso cargo. Nesse emprego eram avaliados todos os anos, mas ao fim de alguns anos o patrão dizia-vos assim, "agora vão ter de fazer uma prova de acesso para este emprego", fazem a prova todos os funcionários, os que estão a trabalhar e os que não estão, sendo que a grande maioria não está, apenas terá de fazer a prova para concorrer a uma das 5 vagas que há disponíveis para o próximo ano... ah, é verdade, e têm de pagar 20 euros para fazer essa prova!
Muitas ordens profissionais fazem este tipo de prova de acesso- Algumas fazem, mas não depois dos profissionais estarem a exercer há 2, 3, 4, 7 ou mais anos. Também não vejo como é que se podem comparar estas duas situações?!
Em relação ao que aconteceu no dia da prova, acho que foi um triste espetáculo para o país, mas sinceramente acho que o Crato é muito mais responsável pelo que aconteceu do que aqueles professores que ultrapassaram o "risco" do aceitável. Eu nem quero pensar no que teria sido se até os que têm mais de 5 anos de tempo de serviço (há professores contratados com mais de 20 anos de tempo de serviço... desempregados!!!) fossem obrigados a fazer a prova, como se costuma dizer, "quem não se sente não é filho de boa gente"!
Peço a quem está contra a prova que pelo menos leia isto e que apresente argumentos minimamente válidos, ou que não apresente, apenas que diga que concorda com a prova, e ponto final... eu não tenho nada com quem está a favor da prova, apenas tenho opinião diferente, e apresento os meus argumentos para pensar assim!
Bom Natal para todos
O grande problema e' constante a crítica ao método de avaliação, nenhum e' bom, não podem ser os professores a avaliar avaliação isso não tem cabimento esta invertido , e' como um aluno avaliar e contestar o método de avaliação do seu professor.
bar38 Escreveu:claro que não , o método de avaliação e'que nunca e' o corretoIzNouGuud Escreveu:bar38 Escreveu:
E` fácil de compreender , para os professores tal como a maioria dos funcionários públicos e' difícil perceber a nessecidade de se ser avaliado e' qualquer coisa de estranho que não se entendem que não conhecem por isso teem medo não percebem que qualquer tipo avaliação fará com certeza deles melhores profissionais.
Se deixasses de dizer asneiras era bem melhor!!!
Os professores nunca se oposeram a ser avaliados, oposeram-se auma avaliação que avaliava a sua capacidade de fazer papelada que pouco tinha a ver com o seu trabalho.
O que dirias se a tua avaliação
Eu sou avaliado todos os dias e não apenas pelo que eu faço para mim saber mais do que minha área de atividade e' sempre uma mais valia(não se se tens, mas não interessa) não dependesse da tua activivade, mas passasse a depender de uma carrada de papelada que terias que produzir?
Pois ser avaliado da trabalho e' uma chatice.
Bem me parecia que te referias a este post, mas citaste outro.
Uma avaliação que não avalie a sua profissão, mas apenas quem tem capacidade de produzir papelada, é inutil, e terá sempre a discordância dos professores.
Um professor que se preocupe com os seus alunos terá sempre pior avaliação do que um professor que descure os seus alunos e apenas se centre na sua avaliação.
Vou-te contar uma história na primeira pessoa: Há 3/4 anos, era Subdiretor da minha escola e por curiosidade, fui ver a avaliação de um determinado professor, que foi dos piores que já encontrei. Para meu espanto tinha-lhe sido atribuido uma avaliação que daria Muito Bom. Fui falar com o Diretor e ele apenas me indicou os critérios de avaliação definidos pelo ministério da Educação e os documentos apresentados pelo professor e secretaria, e disse-me para o avaliar. Rapidamente me apercebi que a classifcação atribuida estava correta à luz das regras da avaliação.
Não comento nem te peço comentários...
Não foste claro na tua resposta à minha pergunta, por isso repito: como reagirias se a tua avaliação não tivesse nada a ver com o teu desempenho, mas sim com a tua capacidade de produzir documentos?
Não me venhas dizer que isso seria um a mais valia para ti, pois não acredito...
bar38 Escreveu:claro que não , o método de avaliação e'que nunca e' o corretoIzNouGuud Escreveu:bar38 Escreveu:
E` fácil de compreender , para os professores tal como a maioria dos funcionários públicos e' difícil perceber a nessecidade de se ser avaliado e' qualquer coisa de estranho que não se entendem que não conhecem por isso teem medo não percebem que qualquer tipo avaliação fará com certeza deles melhores profissionais.
Os professores nunca se oposeram a ser avaliados, oposeram-se auma avaliação que avaliava a sua capacidade de fazer papelada que pouco tinha a ver com o seu trabalho.
Eu sou avaliado todos os dias e não apenas pelo que eu faço para mim saber mais do que minha área de atividade e' sempre uma mais valia(não se se tens, mas não interessa) não dependesse da tua activivade, mas passasse a depender de uma carrada de papelada que terias que produzir?
bar38 Escreveu:IzNouGuud Escreveu:ruimat0 Escreveu:Nem nunca haverá uma avaliação correta e justa aos professores.
Deve ser por serem "especialistas a avaliar" que encontram sempre muitos defeitos em todos os sistemas.
E os anos vão passando e o privado paga para alguns ainda irem para as portas das escolas impedir o seu normal funcionamento. Belo estado de direito que temos.
Quais sistemas?
Não estás a confundir as coisas??
Lê o post que deu origem a este post
Bem sei que o meu post esta um bocado confuso mas não leste tudo o escrevi só pode.
Podes-me esclarecer o que pretendes dizer?!
IzNouGuud Escreveu:ruimat0 Escreveu:Nem nunca haverá uma avaliação correta e justa aos professores.
Deve ser por serem "especialistas a avaliar" que encontram sempre muitos defeitos em todos os sistemas.
E os anos vão passando e o privado paga para alguns ainda irem para as portas das escolas impedir o seu normal funcionamento. Belo estado de direito que temos.
Quais sistemas?
Bem sei que o meu post esta um bocado confuso mas não leste tudo o escrevi só pode.
ruimat0 Escreveu:Nem nunca haverá uma avaliação correta e justa aos professores.
Quais sistemas?
bar38 Escreveu:IzNouGuud Escreveu:bar38 Escreveu:Sinceramente não consigo compreender:
- a teimosia do governo com a realização da prova.
- e principalmente todo o ruído (barulho) e recusa dos profs em fazer a prova.
têm medo de quê?
Ainda outra coisa, de repente os governos (socrates também) começaram a bater nos profs, porquê?
Os professores nunca se oposeram a ser avaliados, oposeram-se auma avaliação que avaliava a sua capacidade de fazer papelada que pouco tinha a ver com o seu trabalho.claro que não , o método de avaliação e'que nunca e' o correto
O que dirias se a tua avaliação(não se se tens, mas não interessa) não dependesse da tua activivade, mas passasse a depender de uma carrada de papelada que terias que produzir?Eu sou avaliado todos os dias e não apenas pelo que eu faço para mim saber mais do que minha área de atividade e' sempre uma mais valia
Pensar e saber ler, para algumas pessoas, também é!
Lê o que escrevi e pensa...
... mesmo que seja uma chatice
Nem nunca haverá uma avaliação correta e justa aos professores.
- Registado: 27/11/2013 11:37
claro que não , o método de avaliação e'que nunca e' o corretoIzNouGuud Escreveu:bar38 Escreveu:Zé Serrote Escreveu:Sinceramente não consigo compreender:
- a teimosia do governo com a realização da prova.
- e principalmente todo o ruído (barulho) e recusa dos profs em fazer a prova.
têm medo de quê?
Ainda outra coisa, de repente os governos (socrates também) começaram a bater nos profs, porquê?
Os professores nunca se oposeram a ser avaliados, oposeram-se a
uma avaliação que avaliava a sua capacidade de fazer papelada que pouco tinha a ver com o seu trabalho.
Eu sou avaliado todos os dias e não apenas pelo que eu faço para mim saber mais do que minha área de atividade e' sempre uma mais valia
(não se se tens, mas não interessa) não dependesse da tua activivade, mas passasse a depender de uma carrada de papelada que terias que produzir?
Editado pela última vez por Bar38 em 20/12/2013 0:24, num total de 1 vez.
Teste aos professores
https://www.youtube.com/watch?v=vRUSeidRVw4
....................
http://economico.sapo.pt/noticias/nenhu ... 84011.html
"Nenhum pai" pode "ficar sossegado" após protestos de ontem (Económico)
Marques Guedes disse hoje que "as cenas" de ontem com professores projectaram "uma péssima imagem para a escola pública".
https://www.youtube.com/watch?v=vRUSeidRVw4
....................
http://economico.sapo.pt/noticias/nenhu ... 84011.html
"Nenhum pai" pode "ficar sossegado" após protestos de ontem (Económico)
Marques Guedes disse hoje que "as cenas" de ontem com professores projectaram "uma péssima imagem para a escola pública".
mcarvalho
- Registado: 17/2/2004 1:38
rmachado Escreveu:Essa questão dos "excelentes/bom, etc" resolvia-se muito facilmente se invés de se contar com a nota em si, se contasse com a diferença da nota para a média....
Assim se todos fosse excelentes ainda bem, mas na realidade eram todos iguais.
Queres dizer que um bom professor é aquele que dá notas altas?
OK vou dar 20 a todos os alunos, que se lixe se ele sabem, se se esforçam, se andam só a "conviver", ou se, como já aconteceu numa turma minha, vêm com uma pedrada de todo o tamanho para a aula!
Ainda não percebeste que esse era um dos pontos em que os profs discordavam!
Nas disciplinas de exame ainda há um ponto de comparação (fraco, mas há), e nas outras?
De qualquer modo o que é que a prova de ingresso na carreira tem a ver com avaliação dos professores? Aposto que poucos dos que fizeram a prova não entra na carreira.
Essa questão dos "excelentes/bom, etc" resolvia-se muito facilmente se invés de se contar com a nota em si, se contasse com a diferença da nota para a média....

- Registado: 24/8/2004 10:42
ruimat0 Escreveu:RedNeT Escreveu:Mas os professores não são avaliados na escola todos os anos?? É esta prova de 120minutos que avalia??? Dos 13500 só 3,5% é que lecciona, será este o mal da Educação??
Até haver quotas, eram todos muito bons e excelentes. Uma bandalheira vergonhosa, enquanto outros trabalham e pagam os impostos para sustentar esta classe de iluminados. Pior só mesmo os políticos.
Isto é uma frase feita de quem acha que sabe tudo e não se quer informar.
Antes das cotas (Maria de Lurdes), a maioria dos professores tinha satisfaz (que a Maria de Lurdes decidiu passar a chamar de BOM).
Para ter BOM ou superior tinha que haver um juri e o professor tinha que defender a sua avaliação, no caso do Bom ou uma "tese", no caso de pretender Muito Bom.
Em vários anos de ensino e 3 escolas, apenas conheci uns 4 ou 5 professores com BOM. Pessoalmente sempre tive Satisfaz, pois nunca achei que valece a pena o trabalho e as burocracias para mais.
Com as novas avaliações, obtive dois Excelentes (dos 4 ou 5 disponiveis), atribuidos pelo Diretor Regional, pois até há 2 anos pertencia à Gestão da minha escola.
Mas concordo que os professores eram a excepção. Acredito que maioria dos funcionários públicos tinha BOM.
ruimat0 Escreveu:Caríssimo,
Acho que não percebeste a profundidade do texto de HM. Na minha opinião o que ele quis dizer (e muito bem) é que há coisas em que "bons" professores não podem falhar. Matérias de base. 7x8 é um conceito de base. Não é suposto só os professores de matemática responderem a um cálculo simples de multiplicação. É suposto todos os professores independemente da área. Aliás até é suposto todos os alunos saberem responder a isto... praí a partir do 1º ano de escolaridade.
Saber 7x8 não é "dominar" a matemática. Até um professor de religião e moral deveria saber responder a isto.
Não saber todas as línguas de programação não fazem de ti um mau Eng. Informático de facto. Mas se não me souberes explicar o que faz um ciclo for, while, uma estrutura (struct).. se não souberes definir uma varíavel consoante o seu tipo/espaço (int, char, double, etc..)...se não souberes incluir uma simples biblioteca de funções num início de uma página de código, então és um mau Eng. Informático. Tudo isto é equivalente ao 7x8, porque é suposto todos os Eng. Informática saberem..aliás até muitos de Electrotecnia, Mecânica e até Civil provavelmente saberão responder a isto. Há coisas que são básicas e transversais. Compreendes?
Será a partir do 2º e não do primeiro....
Tb não me parece que seja muito "profundo" levar com uma pergunta básica e não responder logo... temos muito boa gente que sabendo não responderia de imediato, estava noutro contexto, não contava com a pergunta, levou com uma branca, etc...
Por exemplo, muitos de nós "gozamos" com a célebre gaffe do Guterres e do "é só fazer as contas", mas segundo já ouvi o homem poucos minutos antes teria ficado a saber da grave doença que mais tarde vitimou a mulher. Será que a gaffe não é mais do que "natural"?
- Registado: 24/8/2004 10:42
Caríssimo,
Acho que não percebeste a profundidade do texto de HM. Na minha opinião o que ele quis dizer (e muito bem) é que há coisas em que "bons" professores não podem falhar. Matérias de base. 7x8 é um conceito de base. Não é suposto só os professores de matemática responderem a um cálculo simples de multiplicação. É suposto todos os professores independemente da área. Aliás até é suposto todos os alunos saberem responder a isto... praí a partir do 1º ano de escolaridade.
Saber 7x8 não é "dominar" a matemática. Até um professor de religião e moral deveria saber responder a isto.
Não saber todas as línguas de programação não fazem de ti um mau Eng. Informático de facto. Mas se não me souberes explicar o que faz um ciclo for, while, uma estrutura (struct).. se não souberes definir uma varíavel consoante o seu tipo/espaço (int, char, double, etc..)...se não souberes incluir uma simples biblioteca de funções num início de uma página de código, então és um mau Eng. Informático. Tudo isto é equivalente ao 7x8, porque é suposto todos os Eng. Informática saberem..aliás até muitos de Electrotecnia, Mecânica e até Civil provavelmente saberão responder a isto. Há coisas que são básicas e transversais. Compreendes?
ruimat0 Escreveu:RedNeT Escreveu:Mas os professores não são avaliados na escola todos os anos?? É esta prova de 120minutos que avalia??? Dos 13500 só 3,5% é que lecciona, será este o mal da Educação??
Até haver quotas, eram todos muito bons e excelentes. Uma bandalheira vergonhosa, enquanto outros trabalham e pagam os impostos para sustentar esta classe de iluminados. Pior só mesmo os políticos.Deixem-me contar uma história verdadeira, da qual existem várias testemunhas. No âmbito do prémio escolar Montepio (que por sinal foi ontem entregue aos vencedores da sua sexta edição) visitei uma escola com alguns outros membros do júri. Um deles, o Dr. Silva Lopes, inopinadamente virou-se para um professor e perguntou qualquer coisa como isto "Não leva a mal que eu lhe faça uma pergunta de algibeira?". Obtida a anuência, Silva Lopes disparou: "7X8?". O professor embatucou.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/crato-as-provas ... z2nvBVMhDe
Só falta uns pormenores à avaliação dos professores: Ser para todos e muito mais exigente. Para que os realmente muito bons e excelentes sejam aumentados e progridam na carreira, ao contrário do resto.
A vergonha da Educação. De facto.
Não posso concordar consigo. Eu também li esse texto, e nele o HM demonstra em dois ou três pontos porque é que esta prova é uma treta e não serve para nada. Esse episódio que quis enaltecer, faz-me lembrar o de ontem no jornal da RTP, quando mostraram uma reportagem de 2 minutos onde mostraram a prova a duas alunas do 12º ano, elas afirmaram que a prova era super fácil e nem precisavam de 120 minutos para a fazer, no fim da reportagem dizem que não foram corrigidas ou avaliadas qualquer respostas dadas pelas alunas. Ora eu também sem olhar para a prova podia dizer que era muito fácil e que a fazia em 2 minutos, que validade tem a minha afirmação ?? Nenhuma, você não me conhece para achar nada é impossível tirar qualquer tipo de conclusão, é o mesmo que aqui acontece. O professor embatucou na resposta aos 7x8, secalhar também eu embatucava se estivesse com 5 ou 6 júris atrás de mim e me fizessem uma pergunta fora do contexto, este embatucamento faz de uma classe uma porcaria? Será que todos dominamos a matéria onde trabalhamos?
Olhe eu sou eng. Informático e não domino nem um pouco todas as linguagens de programação e isso não faz de mim um mau eng. Informático ou uma classe de Informáticos mais medíocres.
Atenciosamente
- Registado: 29/11/2007 12:28
RedNeT Escreveu:Mas os professores não são avaliados na escola todos os anos?? É esta prova de 120minutos que avalia??? Dos 13500 só 3,5% é que lecciona, será este o mal da Educação??
Até haver quotas, eram todos muito bons e excelentes. Uma bandalheira vergonhosa, enquanto outros trabalham e pagam os impostos para sustentar esta classe de iluminados. Pior só mesmo os políticos.
Deixem-me contar uma história verdadeira, da qual existem várias testemunhas. No âmbito do prémio escolar Montepio (que por sinal foi ontem entregue aos vencedores da sua sexta edição) visitei uma escola com alguns outros membros do júri. Um deles, o Dr. Silva Lopes, inopinadamente virou-se para um professor e perguntou qualquer coisa como isto "Não leva a mal que eu lhe faça uma pergunta de algibeira?". Obtida a anuência, Silva Lopes disparou: "7X8?". O professor embatucou.
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/crato-as-provas ... z2nvBVMhDe
Só falta uns pormenores à avaliação dos professores: Ser para todos e muito mais exigente. Para que os realmente muito bons e excelentes sejam aumentados e progridam na carreira, ao contrário do resto.
A vergonha da Educação. De facto.
ruimat0 Escreveu:
E sim, isso é um choradinho de todo o tamanho. Só te perguntei se o podia citar, para evitar ser avaliado este ano, como já o sou...há anos.
Mas os professores não são avaliados na escola todos os anos?? É esta prova de 120minutos que avalia??? Dos 13500 só 3,5% é que lecciona, será este o mal da Educação?? Eu acho que devemos pensar, antes de dizer parvoíces, ou então tentar-se informar primeiro e depois mandar o bitaite.
Agora comparar avaliação com prova de candidatura é uma perfeita anomalia.
Atenciosamente
- Registado: 29/11/2007 12:28
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Carrancho_, Conservador, danielme1962, fatura.pt, Ferreiratrade, Google [Bot], Phil2014, Shimazaki_2, silva_39, trilhos2006 e 105 visitantes