Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

NOVO ARTIGO :: Sonae, Sonae & Cia...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 28/1/2004 17:45

Não serei com toda a certeza a melhor pessoa para lhe indicar quais as empresas com melhores fundamentais neste momento, até porque é preciso avaliar o preço relativamente aos fundamentais... uma empresa pode ter bons fundamentais mas estar cara, ou menos barata, que outras com piores fundamentais...

Eu sempre gostei da Cofina, e embora seja uma small cap e já tenha subido bastante, continuo a acreditar nela a médio longo prazo... também as do costume, Brisa (muito defensiva mas que tem um bom dividendo anual) EDP, BCP (mais arriscada mas provavelmente com maior potencial)!!!

Relativamente à Sonae, sinceramente já houvi tanta coisa que já nem sei... PT mais ou menos a mesma coisa!!

Registado: 17/3/2003 22:51

por MarcoAntonio » 28/1/2004 17:33

tiopatinhas, em termos de trading eu dificilmente entraría aqui...

Estou contudo optimista em relação à SON e se os mercados não descarrilharem marcadamente nos proximos tempos, a SON poderá continuar a fazer brilharetes.

No entanto, quando se fala de trading há que avaliar o risco versus benefício...

Deixo-te as referências que considero mais importantes na SON nesta altura: 0.80/0.90/0.93/1.00€

Como já referi diversas vezes considero toda esta zona 0.80-1.00 muito importante. Creio que nos gráficos de médio/longo-prazo que tenho colocado dará para perceber porquê...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por tiopatinhas » 28/1/2004 17:23

Marco, gostaria de ouvir o seu conselho: Desejo entrar em Sonae (sou mesmo parvo, deveria já ter entrado!!), mas ... será que teremos breve correcção destes 0,87 e aí entrar ou ...entrar a estes níveis???
Obrigado.
tiopatinhas

por Visitante » 28/1/2004 16:19

Quais são as empresas que acha que têm bons fundamentais?
Obrigado
Visitante

por artista_ » 28/1/2004 16:15

Por isso eu disse que talvez fosse melhor investir a longo prazo.. de certaa forma eu também tenho esse problema, não posso acompanhar de perto a bolsa todos os dias. Nessas alturas evito ter títulos pouco líquidos mas ainda assim não é totalmente seguro...

Se investir a longo prazo em empresas com bons fundamentais e em alturas em que as economias estão bem, ou se espera que venham a estar, talvez não deva vender na queda mas sim reforçar...

Sinceramente ás vezes parece-me bem melhor investir a longo prazo, pelo menos é mais calmo... é só escolher bem a altura da entrada e deixar as coisas andarem, e saber sair quando os mercados estiverem irracionalmente sobrevalorizados... enfim também não é fácil mas talvez seja menos "stressante"...

por Visitante » 28/1/2004 15:16

Há algumas linhas q eu defini... tais como:

Só compro títulos com grande liquidez (BCP, Sonae, EDP).
Acompanho as análise técnicas q são colocadas aqui e vou tentando escutar as opiniões de todos, tentando distinguir entre informações alarmistas e informações sustentadas. :p
Vou acompanhando tb a informação financeira das empresas em que invisto...

Só tenho 1 problema, n tenho capacidade de reacção a descidas rápidas (n posso estar sempre a acompanhar a bolsa) e é dificil vender a perder. Pelo menos para mim. N tive coragem de executar um stop loss e depois foi ver a SON a descer até lá abaixo, nos tempos do 11 de Setembro.
Visitante

por artista_ » 28/1/2004 14:56

Caro visitante, penso que é importante sabermos o que estamos a fazer quando investimos em bolsa, é claro que poderá, e deverá, aconselhar-se aqui no fórum ou noutro sítio qualquer, quer seja para reforçarmos as nossas convicçõe, quer seja para vermos se estamos errados ou a analizar menos bem a determinada situação, mas acho que você não sabe nem porque compra nem porque vende?!

Não estou de forma alguma a criticá-lo mas a alertá-lo para os perigos de quem investe sem estratégia definida (por pior que ela seja)... parece-me que no seu caso talvez seja melhor investir a longo prazo, e talvez este momento não seja mau de todo, constituir uma carteira com alguns títulos com bons fundamentais e dar tempo ao tempo...

Boa sorte

por MarcoAntonio » 28/1/2004 14:29

Os 0.90€ são um target de curtíssimo-prazo...

Em relação aos 1.00€, são um valor perfeitamente atingível (não penso contudo que vá já lá no imediato). De qq das formas, como já frizei diversas vezes, a SON está naturalmente dependente do bom momento dos mercados. Se estas continuarem assim, estou certo que a SON atinge o 1.00€ e possivelmente até os ultrapassa. Tudo dependerá do comportamento dos mercados em geral se começarmos a falar de planos temporais mais alargados (médio-prazo e etc).
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Visitante » 28/1/2004 14:25

Acham que a Sonae.SGPS tem força para ir até ao 1,00 ? Penso que o Marco António falava em 0,90 a curto prazo... depois disso ...

Eu gostava... Tenho SON desde os tempos do 11 de Setembro (compradas a 0,79) e na altura afastei-me um bocado do mercado para n pensar no € que estava a perder... (pudera n vendi qdo podia, e qdo ia para vender n valiam quase nada...). Agora reforcei nos 0,81 e estou sem saber o que fazer... :p

Alguma sugestão ? Obrigado pela atenção.

P.S.: Sou um pequeno investidor, e estou com um perfil de risco elevadíssimo (com os ovos todos no mesmo cesto...).
Visitante

por MarcoAntonio » 28/1/2004 14:21

É verdade, Artista, esta consolidação foi mais curta (e mais discreta na correcção) do que as anteriores...

De resto,nada a dizer. A SON lá vai subindo e realizando novos máximos...

As setas a azul marcam anteriores subidas significativas em estado sobrecomprado e servem para ilustrar o que ontem dizia ao visitante sobre o estado de sobrecompra na SON.
Anexos
son-20040128a.png
son-20040128a.png (16.71 KiB) Visualizado 1816 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Caro Artista

por pergas » 28/1/2004 13:00

Não fiques com pena por isso: pensa nas alegrias que ela te pode trazer!Eheheh! Desta vez acertei em cheio: entrei a 0,83 e reforcei hoje a 0,86...espero por ela pertinho de 1€. Lá falaremos.

Grande abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por artista_ » 28/1/2004 12:56

Tenho pena de não ter conseguido entrar ontem a 0.84/85... entrei a 0.86, a força da Sonae é impressionante!!!

Desta vez quase nem consolidou, esperava uma vinda a 0,74 antes de quebrar os 0,83 mas corrigiu apenas ligeiramente... esta é daquelas que quase nem é preciso olhar para o gráfico!

Caro visitante...

por pergas » 28/1/2004 12:50

...tem sido quase sempre assim: o tubarão aproxima-se da costa, e de cada dentada lá sobe mais um tick! E cuidado, que ele esté a ficar impaciente: é que enquanto por exemplo no início da subida ele conseguia com um volume de 20/30M subir dois ou três ticks, agora o tubarão se quiser mais vai ter de as pagar bem pagas com a cotação a subir! É a minha convicção à já algum tempo...vamos ver e ficar atentos! Não coloco o meu ga., fica o trabalho para o Marco, para lhe dar seguimento!

Abraço
pergas

Registado: 5/11/2002 10:43

por Visitante » 28/1/2004 12:29

estava a custar a mexer, mexeu e com compra total dos 0,86.
um movimento + in.
Visitante

por MarcoAntonio » 27/1/2004 22:36

Eu penso que a sessão na SNC foi razoavelmente interessante. Repare-se que o mercado está agora numa fase mais calma depois da euforia (ou quase euforia) dos primeiros dias do ano.

Em todo o caso, na SNC, ainda subsiste a barreira dos 3.00€...

Acima desse valor ela pode ficar realmente interessante. Mas por enquanto os 3€ ainda pairam ali qual nuvem negra.
:mrgreen:
Imagem

Administrador Fórum

por zé povinho » 27/1/2004 22:31

depois da euforia da manhã, a parte da tarde foi de alguma desilusão, na SNC,

mas de qualquer modo foi uma boa recuperação, até porque muitos já apontavam 2,70 como valor a atingir na retracção.

espero que isso tenha ficado para trás e que em breve (talvez já amanhã) vá testar de novo os 3,00

Registado: 4/11/2002 23:38

por MarcoAntonio » 27/1/2004 22:23

Sim, são semelhantes. Aliás torna-se algo difícil por vezes distinguir se se trata de uma bandeira, de um pendão ou de um measured move. O que varía é a forma como se processa a consolidação/retracção...
Imagem

Administrador Fórum

Marco

por Visitante » 27/1/2004 20:58

em relação ao padrão bullish ,measured move, a duração dessa formação ,a projecção é efectudo da mesma forma da bandeira de alta?

0brigado
Visitante

por MarcoAntonio » 27/1/2004 17:36

Fez cerca de 10M... Foi um bom volume, bastante bom mesmo.
Imagem

Administrador Fórum

Marco

por Visitante » 27/1/2004 17:34

O volume de transação também ajuda , acima de 6.000.000 já é volume interessante ou para si tem outro valor?
abraço
Visitante

por MarcoAntonio » 27/1/2004 17:18

A SON é um título que tipicamente «não liga» a níveis de sobrecompra. Grande parte das boas subidas da SON dão-se com ela significativamente sobrecomprada (segundo os indicadores).

Além disso, quer na SON quer noutros títulos, o facto de segundo os indicadores a acção estar sobrecomprada não é razão ou impeditivo para ela subir. Eu recordo uma situação da SON em particular em que ela valorizou cerca de 100% estando sempre sobrecomprada durante esse movimento...

Em relação ao facto de não ter havido correcção, um dos padrões bastante bullishs em que não existe correcção é o measured move, é identico à bandeira de alta, mas sem declive descendente. É uma situação normal e não impede que o título suba bem de seguida. Consolida apenas para retomar posteriormente a tendência...

Em relação à referência aos 0.90€, após os 0.85€ (máximo relativo actual) é o único valor com algum significado, em função dos comportamentos passados.

Como é óbvio, poderá não chegar lá, até pode nem passar dos 0.85€...

Mas não vejo nenhuma razão forte para não o fazer, honestamente. Portanto considero-o um target potencial no curtíssimo-prazo, principalmente se a SON passar os 0.85€ (que deverão ter algum efeito psicológico nesta altura).
Imagem

Administrador Fórum

por Visitante » 27/1/2004 17:11

os indicadores estão muito sobrecomprados e não houve correção e avançar 5 ticks pode ser demasiado, ísto para a son.
porque esse target MARCO?
Visitante

por MarcoAntonio » 27/1/2004 16:49

A SON quebrou o máximo relativo e atingiu com facilidade os 0.85€...

Até aqui tudo tem decorrido com normalidade, após uma breve consolidação onde praticamente não chegou a corrigir. Neste momento os 0.90€ são um target natural e quase imediato para a SON. Bastará, em minha opinião, que os mercados em geral mantenham boa saúde...

A SNC teve hoje um arranque bastante pronunciado mas ainda não quebrou a sua resistência imediata - os 3€ - dado que a correcção tinha sido neste caso mais pronunciada.
Anexos
son-20040127a.png
son-20040127a.png (14.31 KiB) Visualizado 1005 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por zé povinho » 27/1/2004 9:45

já foi a ,85, numa 1ª tentativa, para já sem força para ultrapassar esse valor.

se o passar penso que o próximo objectivo será a zona ,88/,90

Registado: 4/11/2002 23:38

por Visitante » 27/1/2004 9:43

quais são as resistências
Visitante

AnteriorPróximo

Quem está ligado: