Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por Sr_SNiper » 25/12/2013 19:22

frugal Escreveu:Olá,
Penso que o problema é cultural, devido a salários relativamente baixos mas que não podem ser mais altos muitas das vezes e também porque 8 horas é muito tempo.
Continuo a pensar que um trabalho que ocupe 2,3,4 horas será o ideal. Competirá a cada um encontrar a solução.
Os detentores de grandes fortunas não deixam de trabalhar, porquê?
Cups

Trabalhar 2 3 ou 4 horas só se for trabalho braçal, tipo no McDonalds ou coisa parecida.
Como quadro médio de empresa, é impossível. Agora a fazer camisas ou calçado numa fábrica como mão de obra indiferenciada e muito mal paga é possível. Mas julgo que 99% das pessoas qualificadas que conseguirem viver de rendimentos, depois não vão trabalhar 3 horas para o Mcdonalds a ganhar 4,5 euros por hora.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por efs2001 » 25/12/2013 19:06

Acham que com 450.000€, casa e carro pagos, é possível viver de rendimento?
conheço uma situação desse género...e estávamos a falar sobre esse assunto ainda ontem:

Patrimonio Financeiro: 450.000€
Casa: Ap T4 no valor de 300.000 (valor atual de mercado)
Carros: dois no valor de 50.000€ (25.000€/cada se fosse vender agora como usados)
Estado civil: Solteiro

Registado: 23/11/2007 16:28

por frugal » 20/12/2013 9:20

Olá,
Penso que o problema é cultural, devido a salários relativamente baixos mas que não podem ser mais altos muitas das vezes e também porque 8 horas é muito tempo.
Continuo a pensar que um trabalho que ocupe 2,3,4 horas será o ideal. Competirá a cada um encontrar a solução.
Os detentores de grandes fortunas não deixam de trabalhar, porquê?
Cups
Cumprimentos cordiais
☘️

Registado: 16/9/2012 22:36

por sergix » 20/12/2013 1:05

Se de facto o fizer, e ele me pagar apenas as 5 horas ele até agradece. Chama se win win, eu trabalho o que me apetece o patrão paga menos pelas horas efectivamente trabalhadas.
Mais uma vez, não é falácia.

Registado: 4/1/2008 2:33

por Pata-Hari » 19/12/2013 21:31

Sergix, não é demagogia, é mesmo assim e eu certamente analisaria assim a questão. Por isso é que te chamei à atenção para a falácia do teu raciocinio.

Dito isto, é verdade que em Portugal se cultiva o hábito de passar muitas horas e, como consequência, tens que conseguir fazer coisas que deveriam ser feitas nos teus tempos livres durante as horas de trabalho. O que não te serve de argumento para poderes dizer ao teu patrão que vais fazer em cinco horas e meia o que estás a fazer em oito.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por goodmoney » 19/12/2013 20:26

Há muito mais oportunidades de emprego hoje em dia em part-time de 3, 4, 5 horas por dia do que propriamente empregos de 8 horas diárias... vide qualquer site de emprego.

Registado: 9/11/2012 16:27

por sergix » 19/12/2013 19:00

A regressão não é linear e não tende para zero. A Pata é uma pessoa racional, não caia em demagogia.
Para descambar o tópico estamos nós, não é precisa ajuda dos moderadores.

Deixem se de tretas todos, sabemos que só somos em média 69% produtivos.

por Pata-Hari » 19/12/2013 18:37

Isso seria fantástico, eras despedido com justa causa de imediato ao admitir que só trabalhas cinco horas por dia :D . De qualquer modo, a questão permanece: se só trabalhas 5.5 horas por dia num dia de 8, trabalharias 4 num dia de 5.5.
Administrador Fórum

por sergix » 19/12/2013 18:28

Seria do tipo, deixem se de tretas, sei eu bem e sabe voçe "RH" que só rendo por dia X, page me esse X, eu faço o meu, ganho e vou me embora e não empato mais. Poupo tempo, poupa você em ordenado, eletricidade, café etc...

por Pata-Hari » 19/12/2013 17:11

Se o empregado é o mesmo, porque seria diferente?
Administrador Fórum

por sergix » 19/12/2013 16:51

.
Anexos
1474427_10151560694797395_589202129_n.jpg
1474427_10151560694797395_589202129_n.jpg (89.63 KiB) Visualizado 9346 vezes

por sergix » 19/12/2013 15:41

Vocês sabiam que 31% das horas diárias de trabalho em Portugal são desperdiçadas, significa em 8h apenas produzimos 5,5. Se esse part-time de 5,5 for produtivo, claro que compensa.

por Pata-Hari » 19/12/2013 14:32

Só se ganhasses muito menos por hora. Só se o teu trabalho for totalmente indiferenciado é que é indiferente 8 horas serem feitas por uma ou três pessoas. Se estiveres a encher caixas, fazer embrulhos, é igual seres tu ou outro. Em qualquer trabalho que exija aprendisagem, conhecimento, contacto pessoal, é totalmente diferente teres uma ou três pessoas. Para além da entidade empregadora ter que fazer a gestão de 3 empregados, 3 ordenados, 3 horários, 3 tudo.
Administrador Fórum

por frugal » 19/12/2013 13:20

Com um corte substâncial no preço/hora não me parece mau para o empregador

Cups
Cumprimentos cordiais
☘️

por ruimat0 » 19/12/2013 13:10

PM_82 Escreveu:
frugal Escreveu:1º E que tal propor à entidade empregadora trabalhar 3 horas por dia? Daria para as despesas.

Frugal, bem sei que há diferentes tipos de trabalho e de empregadores. Mas se tivesse que generalizar, e assumindo que falamos de trabalhos qualificados, diria que pedir à empresa para trabalhar 3 horas por dia era meio caminho andado para esta te apontar a porta de saída e contratar alguém verdadeiramente comprometido com o trabalho.
Sinceramente, praticamente toda a gente que trabalha a full-time tem no contrato 8 horas de trabalho por dia, mas a empresa espera que estejas disponível umas 12, já para não falar nas 24 em casos pontuais. Dizer-lhes que queres trabalhar apenas 3 porque te chega para as despesas... humm... bonito na teoria, utópico no mundo bem real onde vivemos.

Subscrevo sem dúvida alguma PM_82. Propor 3 horas para certas profissões seria logo despedido.

Registado: 27/11/2013 11:37

por PM_82 » 19/12/2013 11:09

frugal Escreveu:1º E que tal propor à entidade empregadora trabalhar 3 horas por dia? Daria para as despesas.

Frugal, bem sei que há diferentes tipos de trabalho e de empregadores. Mas se tivesse que generalizar, e assumindo que falamos de trabalhos qualificados, diria que pedir à empresa para trabalhar 3 horas por dia era meio caminho andado para esta te apontar a porta de saída e contratar alguém verdadeiramente comprometido com o trabalho.
Sinceramente, praticamente toda a gente que trabalha a full-time tem no contrato 8 horas de trabalho por dia, mas a empresa espera que estejas disponível umas 12, já para não falar nas 24 em casos pontuais. Dizer-lhes que queres trabalhar apenas 3 porque te chega para as despesas... humm... bonito na teoria, utópico no mundo bem real onde vivemos.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por sergix » 19/12/2013 10:54

Concordo com o frugal, há muitos conceitos misturados aqui, reforma antecipada, viver de rendimentos, independência financeira.

Acho que se se quiser reformar, mas quiser fazer alguma atividade, está no seu direito e não deixa de estar reformado. Claro que seria parvo se não desejasse receber alguma remuneração que justifique, e fazer um part time como quando e onde quiser está dentro do conceito de independência financeira. Nem trabalhar para viver nem viver para trabalhar, trabalhar por trabalhar?! trabalhar por lazer.

por frugal » 19/12/2013 9:08

1º E que tal propor à entidade empregadora trabalhar 3 horas por dia? Daria para as despesas.

2º Em anos de -10% / -20% /-30% tirar 4% para despesas será difícil e afecta a recuperação do portfolio.

cups
Cumprimentos cordiais
☘️

por Sr_SNiper » 18/12/2013 2:33

GrandeCapitalista Escreveu:Pois não, és um sem-cheta teimoso e que não quer aprender por ser demasiado casmurro.

Grande Capita, já te disse que nao irei responder às tuas mps provocatórias

por Sr_SNiper » 18/12/2013 2:23

Grande Capital, só para te referir que não vou responder mais às tuas mps provocatórias.
Para quem se vai reformar, tens muita tristeza dentro de ti.

Um abraço

por sergix » 18/12/2013 0:17

Acho que ninguém gosta de ser chamado de puto, muito novo imaturo, etc... acho que todos tiveram essa oportunidade e o fizeram acho que é altura de parar. Não personalizar o tópico. Também não importa estarmos a falar da média, pois isto é um feito para pessoas acima da média, se não todos o faríamos. É possível pessoas com rendimento médio atingirem, mas não estão psicologicamente preparadas para isso. Por isso é que são a média representativa.

por Metallising_ » 17/12/2013 23:38

Através do meu percurso de vida e a forma como me organzei financeiramente, permitiu-me atingir o objectivo que este tópico trata, "viver de rendimentos", pensei eu, na minha inocência, que podia ser do interesse de alguns participantes. Tinha a melhor das intenções quando inicialmente divulguei o que estou prestes a fazer, no entanto este tópico acabou por tornar-se num campo de batalha onde o conteudo é zero.

Para já, não posso garantir sucesso, vou-me atirar ao leões e através do meu blog vou relantando o desenvolvimento da situação a nível financeiro e quiçá, das batatas.

Este tópico perdeu o interesse, até ter novidades, estou fora.

Se houver alguém interessado, pode subscrever por email no meu blog e receberá uma notificação sempre que houverem novidades -> http://areyouworkingyet.com/

ou então, façam "like" na página do Facebook -> https://www.facebook.com/areyouworkingyet

ou "follow" no Twitter -> https://twitter.com/R_U_Working_Yet

Se alguém se quiser dirigir directamente a mim, então que me contacte por PM.

Até mais,
Pedro Henrique

Registado: 21/7/2010 12:52

por tonirai » 17/12/2013 22:36

Tridion Escreveu:Interessante observação, será que a maioria dos jovens que se conseguem reformar aos 25/30 e viver dos rendimentos, é porque os seus pais providenciaram uma boa parte das rendas? :-k

Isso de se reformar aos 25/30 anos, entre os jovens de Portugal, não existe... com as possíveis excepções dos que tenham ido trabalhar para fora muito bem remunerados, e muito poupados (como o Metalizing).
A não ser que sejam filhos de milionários, mas aí já não chamaria "reformar aos x anos"... seriam reformados de berço (caso não pretendessem trabalhar, claro).

Casos mais "normais" de uma ajuda de pais com posses, obviamente facilita a vida, mas não permite pensar em reformas antecipadas nessa faixa etária - já aqui mencionei o meu caso, em que fui privilegiado com casa e carro aos 19 anos, e hoje com 35 anos estou longe de ter esse tipo de capital/poupança (mesmo continuando solteiro e sem filhos).

rg7803 Escreveu:Trintas disseste tu algum tempo atrás que terias agora. Portanto perguntar-te se foste director aos 18 parece-me uma pergunta legitima.
De qualquer forma reconheço que se eu estiver na Suiça a gerir uma casa de meninas posso chamar-me o que quiser: CEO, Director, Manager, Presidente...

Independentemente da confusão das idades a que não assisti, a ser verdade penso que será mais por aí - se chamarmos director aos empresários (donos/chefes) de uma empresa qualquer, então conheço alguns na Suiça;
E se um funcionário qualquer da construção civil ou restauração ganha 3 ou 4K lá, os donos de restaurantes, pizzarias, empresas de mudanças, construtoras, etc, que conheço na Suiça deverão certamente ganhar MUITO bem.
(Mas não têm 30 anos - mais entre 40 e 60 anos).

Registado: 19/4/2007 18:26

por K. » 17/12/2013 18:05

zecatreca_1 Escreveu:
K. Escreveu:Estive a reler o tópico para detectar o inicio o flamming e concluí que ele se iniciou com os posts do utilizador GrandeCapitalista registado a 6/12/2013 às 2:36. Obviamente alguém que se procura recriar criando a confusao no meio de um tema interessante. Estranha forma de Divertimento, diria eu.

K. Só percebeste isso agora?. E eu que até tinha acreditando na tua história de vida.

Desculpa, mas como já estou reformado desde os 17 anos tornei-me um pouco lento...mais vale escrever logo "Flame Alert" nestas situacoes, assim nao se perde o seguimento dos tópicos.

Registado: 28/5/2008 1:17

por ruimat0 » 17/12/2013 18:01

Sr_SNiper Escreveu:
frugal Escreveu:os que mais se gabam são normalmente os que menos têm

isso é verdade, em 95% dos casos que conheço, é o que acontece, conheço mais que um caso que têm carro com valor superior a 40k, que por vezes não saem de casa porque não têm dinheiro para combustível

É por isso que uma das minhas regras pessoais é alocar uma % de capital acumulado para determinadas coisas.
Por exemplo, dava-me jeito um meio de transporte para casa <-> trabalho. Como defini que na minha vida apenas alocarei 5% a um meio de transporte, e tendo em conta que 5% das minhas poupanças só dão aproximadamente 1200 EUR, lá tive que me contentar com uma SH 125, de 2002. Assim tomei uma decisão realista, que posso pagar, e que posso, no futuro, financiar ao nível de custos de operação e manutenção. Só agora no Inverno é que custa um bocadito, mas no Verão é uma maravilha.

Registado: 27/11/2013 11:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 59 visitantes