Finanças & Fundos de Investimento
Re: Finanças & Fundos de Investimento (baixo risco)
Bem, a minha ideia de criar uma "startup" sobre aconselhamento financeiro, voltou...
Jornal de Negócios - Três startups portuguesas recebem investimento inglês (16 Dezembro 2013, 14:16)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tres_startups_portuguesas_recebem_capital_de_semente_ingles.html
Para quem quiser espreitar o site da Zercatto (não tenho qualquer ligação com a Zercatto):
Zercatto - http://www.zercatto.com

Jornal de Negócios Escreveu:A Popcorn Metrics, a Zercatto e a Cashtag são três startups portuguesas que receberam investimento do fundo britânico Seedcamp. Estas empresas vão participar também num programa de aceleração deste fundo.
Popcorn Metrics, Zercatto, Cashtag são três startups que receberam investimento do Seedcamp, um dos maiores fundos de investimento de capital de "semente" da Europa. Estas três empresas vão ter ainda a oportunidade de participar no programa de aceleração promovido por este fundo em Londres.
(...)
Já a Zercatto é uma comunidade online que ajuda as pessoas a gerirem a sua carteira de investimento e “fazer com que investidores com qualquer dimensão de carteira possam seguir essas carteiras e aprender com elas”.
Jornal de Negócios - Três startups portuguesas recebem investimento inglês (16 Dezembro 2013, 14:16)
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/tres_startups_portuguesas_recebem_capital_de_semente_ingles.html
Para quem quiser espreitar o site da Zercatto (não tenho qualquer ligação com a Zercatto):
Zercatto - http://www.zercatto.com
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finances et investissements
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出
Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management

Portugal, Brasil, Angola, Moçambique, United Kingdom, Ireland (Éire), USA, France, Belgique, Monaco, España, Italia, Deutschland, Österreich, Luxemburg, Schweiz, 中国
Asset Allocation, Risk Management, Portfolio Management, Wealth Management, Money Management
Legendz Escreveu:Mais uma semana onde parece que os "deuses" financeiros reuniram-se e deliberaram que - em grande parte - se dependerem dos resultados recentes este ano não há prendas de Natal para ninguém. Já paravam a sangria!
Esta semana é super importante (ou não):

16/Dezembro = Reunião e declarações do Mario Draghi/BCE
17-18/Dezembro = Reunião e declarações do Ben Bernanke/Fed
Depois também poderá haver o "famoso"...

Fonte: Mitos & Anomalias (2013-12-14)
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Mais uma semana onde parece que os "deuses" financeiros reuniram-se e deliberaram que - em grande parte - se dependerem dos resultados recentes este ano não há prendas de Natal para ninguém. Já paravam a sangria! 

- Registado: 9/2/2012 13:59
Leomiguel Escreveu:VirtuaGod,
É um ETF MSCI World. Já adquiri x e apenas ocupou 10% da minha margem através da IG (passe a publicidade). Não sei se me fiz entender.
Será diferente se fizer através do Best ou do Big por exemplo?
Peço desculpa estar aqui a mencionar estas empresas.
Um abraço,
Não me parece um ETF normal. Não adquiriste através de CFds nem nada? Qual é o código ou ISIN do etf? Isso não é normal!! Nem sequer é uma situação que dependa da IG.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Rick Lusitano Escreveu:KathFish Escreveu:Boa noite, precisava de um pouco de ajuda neste momento tenho a seguinte posição:Estava a pensar aumentar o valor da carteira em 10% que posso dividir entre 2 a 4 fundos. Acham que devo reforçar estes ou abrir novos e aumentar a exposição a fundos de acções?
Nome Fundo / Peso / Rentabilidade
PIMCO Global Investors Series plc Global Bond E Acc EUR (Hdg) | 15% | -1,15%
PIMCO Diversified Income E EUR Hedged Acc | 15% | -0,20%
PIMCO Global Investors Series plc Global High Yield Bond E Acc EUR (Hdg) | 10% | 3,00%
PIMCO GIS Gl Inv Grd Crdt E EUR Hg Acc | 7% | -1,16%
F&C Emerging Markets Bond C Euro Hedged | 12% | -6,54%
Templeton Glbl Total Return N Acc € | 10% | -0,58%
Templeton Glbl Total Return N Acc € Hdg | 10% | -1,62%
Invesco Balanced-Risk Allocation Fund E | 10% | 1,77%
Fidelity Funds - Global Consumer Industries Fund A-EUR | 11% | 13,88%
Que sugerem?
Obrigado e Cumprimentos!
Na minha opinião, não punha mais fundos exclusivamente de obrigações na carteira, estás com muita exposição e correlação aos EUA; EM; High Yield e ás mesmas gestoras, PIMCO = 47% e Franklin Templeton = 20%. Procura diversificar inclusivamente por gestoras. Posso sugerir-te este fundo misto defensivo da M&G, tem em carteira neste momento cerca de 86% de obrigações e cerca de 11,5% em acções, a política de investimento, obriga a investir no mínimo, 50% da carteira em obrigações, tem uma boa equipa de gestão e teve desempenhos passados excelentes.Rick Lusitano Escreveu:Fundos de Investimento (FI) - EUR
(...)
MISTOS
(...)
Mistos Defensivos - EUR HedgedGBP - M&G Optimal Income Euro A-H Gross Shares Acc (Hdg) Morningstar
(...)
Nota: As bandeiras simbolizam o país, aonde estão domiciliados, os fundos de investimento, estão estes, sujeitos ás condições legais existentes nesse país. A seguir ás bandeiras, coloquei a moeda do fundo original.
Legenda:Irlanda
Luxemburgo
Portugal
Reino Unido
EUR - Euro
GBP - British Pound (Sterling)
USD - US Dollar
Fonte: Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)
Se queres saber mais pormenores sobre a subscrição deste fundo, deixo-te o link:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=25#p1066838
Se quiseres mais ideias de fundos de investimento, podes ver uma extensa colecção de fundos de várias classes de activos, em várias moedas, etc, no seguinte tópico, que é donde tirei estas informações:
Projecto X - Fundos à la carte - Tópico de partilha das minhas ideias e informação de investimentos, fundos de investimento e ETFs.
Muito bom dia a todos!
Obrigado pela ajuda Rick,
Segui a tua recomendação e subscrevi 2k no M&G, representa agora 9% da carteira. (falei com o gestor do BEST e correu tudo bem!)
Acho que agora vou aumentar a exposição da carteira a fundos de acções, acho que estou com demasiada exposição a obrigações..
Neste momento só tenho um, o Fidelity que representa cerca de 10%...
- Registado: 5/7/2008 3:13
VirtuaGod,
É um ETF MSCI World. Já adquiri x e apenas ocupou 10% da minha margem através da IG (passe a publicidade). Não sei se me fiz entender.
Um abraço,
Um abraço,
- Registado: 29/11/2007 9:40
Leomiguel Escreveu:VirtuaGod Escreveu:Leomiguel Escreveu:Caros,
Pedia a vossa ajuda para uma dúvida.
Quero investir num determinado ETF...a minha dúvida é: ao fazê-lo vou sempre ter que alavancar, ou seja, apenas 5 ou 10% do valor total fica retido, ou posso comprar tipo UP's?
Muito obrigado antecipadamente pela vossa ajuda.
Depende do ETF mas se for um ETF normal funciona como um fundo. Estilo comprares rácio 1:1 e imita o índice em questão!!
Obrigado VirtuaGod.
É mesmo um ETF sobre um índice. Mas se eu quiser comprar 10 por exemplo, não fico com 10 UP's. Fico com 10 e apenas 5% da margem fica retida...certo? É que eu não pretendia isto...
Qual é o ETF?? Acho que estás a complicar uma coisa simplicíssima. O ETF tracker é o mais básico que há. É como comprar uma acção. Não lida com margens pois não é um derivado. É um fundo de investimento (aliás ETF quer dizer literalmente "fundo de investimentos transaccionável em bolsa").
Se comprares 1000 euros do ETF ficas com 1000 euros investido no índice que ele segue.
Ex. Compras 1000 euros de um etf que segue o eurostoxx 50. Usas todos os 1000 euros (nada de margens) e caso o índice suba 1% tu ganhas 1%.
Não sei com que produto estás a confundir os ETFs. Aqui é o mais simples e literal possível (ETFs simples que seguem o índice 1:1)
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
VirtuaGod Escreveu:Leomiguel Escreveu:Caros,
Quero investir num determinado ETF...a minha dúvida é: ao fazê-lo vou sempre ter que alavancar, ou seja, apenas 5 ou 10% do valor total fica retido, ou posso comprar tipo UP's?
Depende do ETF mas se for um ETF normal funciona como um fundo. Estilo comprares rácio 1:1 e imita o índice em questão!!
Obrigado VirtuaGod.
É mesmo um ETF sobre um índice. Mas se eu quiser comprar 10 por exemplo, não fico com 10 UP's. Fico com 10 e apenas 5% da margem fica retida...certo? É que eu não pretendia isto...

Leomiguel Escreveu:Caros,
Caros,
Uma passagem interessante sobre o "market timing", que dá que pensar:
Fonte: From Wikipedia, the free encyclopedia - Market timing
https://en.wikipedia.org/wiki/Market_timing

Wikipedia Escreveu:
Brokerages may favor institutional investors at the expense of smaller retail investors
Perhaps consistent with these two opposing views is that, as with any type of trading, market timing is difficult to carry out on a consistent basis, particularly for the individual investor unschooled in technical analysis. Retail brokers are also generally unschooled in both the mind set and the tools needed to successfully time the market, and indeed most are actively discouraged by the brokerages themselves from moving their clients in and out of the market. However, as market makers, many of these same brokerages take the opposite approach with their large institutional clients, trading various financial instruments for these clients in an attempt to "predict future market price movements" and thereby make a profit for the institutions. This dichotomy in the treatment of institutional vs. retail clients can potentially be controversial for the brokerages. It may suggest for example that retail brokers and their clients are discouraged from market timing, not because it doesn't work, but because it would interfere with the brokerages' market maker trading for their institutional clients. In other words, retail clients are encouraged to buy and hold so as to maintain market liquidity for the institutional trading. If true, this would suggest a conflict of interest, in which the brokerages are willing to sacrifice potential returns for the smaller retail clients in order to benefit larger institutional clients.
The 2008 decline in the markets is instructive. While many retail brokers were instructed by their brokerages to tell their clients not to sell, but instead "look to the long term", the market makers at those same brokerages were busy selling to cash to avoid losses for the brokerages' large institutional clients. The result was that the retail clients were left with huge losses while the institutions fled to the safety of short term bonds and money market funds, thereby avoiding similar losses.
Regarding University of Michigan Consumer Sentiment Index, Thompson Reuters announced on 08 July 2013 that is was suspending its early release practice as part of an agreement with the New York Attorney General's office.[4]
Fonte: From Wikipedia, the free encyclopedia - Market timing
https://en.wikipedia.org/wiki/Market_timing
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

file 112 Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:Adicionei novos temas no tópico do "Projecto X - Fundos à la carte":
Estratégias de investimento (2013-12-13)
Mitos & Anomalias (2013-12-14)
(...)
@Rick: Para além de seres trabalhador, tens outra boa qualidade que é a organização e compartimentação da informação produzida no tópico que criaste. Quando se tem uma data de livros e papers espalhados nas mesas e pelo chão do nosso escritório, torna-se difícil a gente orientar-se no meio daquela confusão, e às tantas para uma pessoa que acabou de entrar no escritório até pode confundir, à 1ª vista, um paper com um conjunto de folhas de rascunho. Assim, vale a pena perder algum tempo na organização da informação.
Abr,
file 112
Obrigado, mas tu bates-me aos pontos, pois tens mais paciência que eu para fazer os textos que fazes. São textos interessantes e nota-se que fazes por gosto, para além do grande trabalho que tens em fazer-los.
Já pensastes em fazer uma compilação de toda a informação que já colocastes? Talvez um tópico que agregue tudo, talvez intitulado de "File's Files", e podias fazer posts mais curtos, dividindo os posts que fazes, seria mais fácil para tu gerires o teu ritmo de trabalho e não provocava um possível desinteresse por parte dos leitores, por serem muito extensos. Tipo, fascículos ou capítulos. Assim também podíamos ler os teus textos quando tivesse-mos tempo, porque no meio de tantos posts, eles acabam por se perder.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

[quote="Rick Lusitano"]Adicionei novos temas no tópico do "Projecto X - Fundos à la carte":
(...)
@Rick: Para além de seres trabalhador, tens outra boa qualidade que é a organização e compartimentação da informação produzida no tópico que criaste. Quando se tem uma data de livros e papers espalhados nas mesas e pelo chão do nosso escritório, torna-se difícil a gente orientar-se no meio daquela confusão, e às tantas para uma pessoa que acabou de entrar no escritório até pode confundir, à 1ª vista, um paper com um conjunto de folhas de rascunho. Assim, vale a pena perder algum tempo na organização da informação.
Abr,
file 112

(...)
Abr,
file 112
- Registado: 29/11/2007 1:41
file 112 Escreveu:Boas,
Estratégias de market timing e de buy-and-hold versus crash bolsista de 2008.
No meu recente post sobre o confronto das estratégias de buy-and-hold e de market timing, apresentei a estratégia dos "melhores 6 meses" e dos "piores 6 meses" porque pode ser aplicada por um investidor leigo e foi testada para a situação dos EUA como vantajosa em relação à estratégia de buy-and-hold, conforme os dados apresentados, e remeti para os capítulos específicos do livro que referenciei as outras estratégias referentes à análise técnica com os vários indicadores.
Nesse sentido, vou relembrar o meu post da página 211 do dia 18/10/2013 às 17:39 H, cujo link está abaixo indicado, no qual está provado que através dos indicadores gráficos de análise técnica como a SMA (Simple Moving Average), a MACD (Moving Average Convergence Divergence) e o RSI (Relative Strength Index), era possível prever o crash de 2008 do mercado acionista. Então, podemos afirmar que um investidor ativo altamente competente com recurso à análise técnica e da prática do consequente market timing, poderia evitar uma perda, nesse crash, da ordem dos 50% ou mais na sua carteira de fundos de ações, enquanto um investidor passivo de buy-and-hold perderia esses 50% ou mais.
Assim, a defesa extrema da estratégia de buy-and-hold é em si mesmo uma incongruência contraditória porque põe em causa a diferenciação da inteligência humana, que é um facto, e os factos assim como a matemática nunca podem serem postos em causa. Uma coisa é a inteligência coletiva do "rebanho" outra é a inteligência individual.
A inteligência alfa de um investidor/gestor está dentro do percentil 5 da população investidora e não na maioria do percentil 95.
Em Portugal ainda temos a definição de 4 estações temporais (inverno, primavera, verão e outono), mas imaginem que só temos 2 estações (o que é muito provável no longo prazo), sendo que uma será a quente e a outra a estação fria. As pessoas de buy-and-hold só vestem um tipo de roupa para o ano todo, enquanto as que praticam market timing vestem, pelo menos, dois tipos de roupa. Nesse sentido, numa estação fria acentuada (downside acentuado de retornos), os do buy-and-hold, que estavam em mangas de camisa, iriam sentir muito frio, podendo apanhar uma forte gripe (grande perda de cash); enquanto que os do market timing, estando bem agasalhados, não iriam sentir um simples resfriado. Ora, se não soubermos controlar as caudas gordas dos acentuados downsides, podemos pôr em causa a sobrevivência da nossa carteira de ativos, e se ficarmos out of the market já não vale a pena vestir qualquer tipo de roupa, pois estamos estamos mortos financeiramente. Uma das grandes incógnitas da nossa vida é nunca ninguém saber quando vai morrer, mas cada um de nós deve lutar pela vida até ao fim, e para isso tem de saber adaptar-se às mudanças climáticas.
Para mim, as estratégias de market timing e de buy-and-hold não são como um confronto de Benfica-FCPorto, pois também neste caso eu gosto de um grande nº de portistas mas não gosto do Sr.Pinto da Costa, enquanto que no Benfica gosto de quase todos os benfiquistas mas não gosto do Presidente do meu clube. Há boas (vantagens) e más (desvantagens) pessoas em qualquer clube ou estratégia.
viewtopic.php?f=3&t=77465&start=5250
Abr,
file 112
Falas de várias coisas, como por exemplo, o movimento cíclico dos mercados, ou sazonalidade. Muitos dos investidores que pensam que estão a adoptar apenas uma estratégia de investimento "Buy N' Hold", acabam por também usar o "market timing", dando exemplos, quando pensam fazer a entrada num fundo, muitos pensam em não entrar por receios de correcções, por o fundo estar em máximos ou perto, ou mesmo assim entram por preverem a continuação da tendência de valorização, ou por a classe poder vir-se a desvalorizar num curto espaço de tempo e aguardam para entrar nessa altura (obrigações/Fed), ou ainda um fundo USD/fundo EUR com exposição ao USD e sem hedge cambial , quando o USD está valorizado perante o EUR e optam por não entrar, ou saem das obrigações por anteciparem aumento das taxas de juro ou fim/reduções dos QE no curto prazo e entram em liquidez ou em acções, isto são estratégias de investimento de gestão activa, "tactical asset allocation" e "momentum investiment". Porque "market timinng" não é só comprar em baixo e vender em alta, a estatégia "value investment" (gestão activa) usada por Warren Buffett, compra acções de empresas que estão desvalorizadas, mas para ficarem numa estratégia de "Buy N' Hold (gestão passiva)". A estratégia de "dollar cost averaging" (gestão activa) serve para diluir possíveis más entradas nos investimentos, ou seja "market timing".
Se virem os "Mitos & Anomalias" ou "Estratégias de investimento" que coloquei, conseguem ver algumas destas questões.
O que pensam das anomalias dos mercados financeiros? Que é a base da gestão activa, que tentam explorar as ineficiências dos mercados para os bater. Eu já me contento em ter bons retornos com o menor risco possível, não preciso de bater os mercados, penso que o bater os mercados é mais uma questão de ego do que outra coisa.
DISCLAIMER: Não estou a defender o "market timing", apenas estou a tentar esclarecer que é o "market timing". O "market timing" não é "day trading" (Não tenho nada contra o "day trading").
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Serrano Escreveu:Muito boa e completa análise, File.
Obrigado.
@Serrano: Amigo não tens que agradecer, pois estamos cá para isso, e depois de andar a levar porrada nos últimos dias, sabe bem "ouvir" um obrigado de um colega forista. Afinal, parece que ainda há alguém que dá um cumprimento de mão a quem trabalha (o melhor que sabe) em vez de dar caneladas.
Um abraço,
file 112
file 112 Escreveu:Boas,
No meu recente post sobre o confronto das estratégias de buy-and-hold e de market timing, apresentei a estratégia dos "melhores 6 meses" e dos "piores 6 meses" porque pode ser aplicada por um investidor leigo e foi testada para a situação dos EUA como vantajosa em relação à estratégia de buy-and-hold, conforme os dados apresentados, e remeti para os capítulos específicos do livro que referenciei as outras estratégias referentes à análise técnica com os vários indicadores.
Nesse sentido, vou relembrar o meu post da página 211 do dia 18/10/2013 às 17:39 H, cujo link está abaixo indicado, no qual está provado que através dos indicadores gráficos de análise técnica como a SMA (Simple Moving Average), a MACD (Moving Average Convergence Divergence) e o RSI (Relative Strengt Index), era possível prever o crash de 2008 do mercado acionista. Então, podemos afirmar que um investidor ativo altamente competente com recurso à análise técnica e da prática do consequente market timing, poderia evitar uma perda, nesse crash, da ordem dos 50% ou mais na sua carteira de fundos de ações, enquanto um investidor passivo de buy-and-hold perderia esses 50% ou mais.(....)
Abr,
file 112
Ainda ontem reli esse post teu para ver como implementar esses operadores. O da SMA é simples

Tenciono ver se se pode aplicar a (bons) fundos e comprar com uma estratégia buy-and-hold do mesmo fundo.
Boas,
Nesse sentido, vou relembrar o meu post da página 211 do dia 18/10/2013 às 17:39 H, cujo link está abaixo indicado, no qual está provado que através dos indicadores gráficos de análise técnica como a SMA (Simple Moving Average), a MACD (Moving Average Convergence Divergence) e o RSI (Relative Strength Index), era possível prever o crash de 2008 do mercado acionista. Então, podemos afirmar que um investidor ativo altamente competente com recurso à análise técnica e da prática do consequente market timing, poderia evitar uma perda, nesse crash, da ordem dos 50% ou mais na sua carteira de fundos de ações, enquanto um investidor passivo de buy-and-hold perderia esses 50% ou mais.
Assim, a defesa extrema da estratégia de buy-and-hold é em si mesmo uma incongruência contraditória porque põe em causa a diferenciação da inteligência humana, que é um facto, e os factos assim como a matemática nunca podem serem postos em causa. Uma coisa é a inteligência coletiva do "rebanho" outra é a inteligência individual.
A inteligência alfa de um investidor/gestor está dentro do percentil 5 da população investidora e não na maioria do percentil 95.
Em Portugal ainda temos a definição de 4 estações temporais (inverno, primavera, verão e outono), mas imaginem que só temos 2 estações (o que é muito provável no longo prazo), sendo que uma será a quente e a outra a estação fria. As pessoas de buy-and-hold só vestem um tipo de roupa para o ano todo, enquanto as que praticam market timing vestem, pelo menos, dois tipos de roupa. Nesse sentido, numa estação fria acentuada (downside acentuado de retornos), os do buy-and-hold, que estavam em mangas de camisa, iriam sentir muito frio, podendo apanhar uma forte gripe (grande perda de cash); enquanto que os do market timing, estando bem agasalhados, não iriam sentir um simples resfriado. Ora, se não soubermos controlar as caudas gordas dos acentuados downsides, podemos pôr em causa a sobrevivência da nossa carteira de ativos, e se ficarmos out of the market já não vale a pena vestir qualquer tipo de roupa, pois estamos mortos financeiramente. Uma das grandes incógnitas da nossa vida é nunca ninguém saber quando vai morrer, mas cada um de nós deve lutar pela vida até ao fim, e para isso tem de saber adaptar-se às mudanças climáticas.
Para mim, as estratégias de market timing e de buy-and-hold não são como um confronto de Benfica-FCPorto, pois também neste caso eu gosto de um grande nº de portistas mas não gosto do Sr.Pinto da Costa, enquanto que no Benfica gosto de quase todos os benfiquistas mas não gosto do Presidente do meu clube. Há boas (vantagens) e más (desvantagens) pessoas em qualquer clube ou estratégia.
Abr,
file 112
Em Portugal ainda temos a definição de 4 estações temporais (inverno, primavera, verão e outono), mas imaginem que só temos 2 estações (o que é muito provável no longo prazo), sendo que uma será a quente e a outra a estação fria. As pessoas de buy-and-hold só vestem um tipo de roupa para o ano todo, enquanto as que praticam market timing vestem, pelo menos, dois tipos de roupa. Nesse sentido, numa estação fria acentuada (downside acentuado de retornos), os do buy-and-hold, que estavam em mangas de camisa, iriam sentir muito frio, podendo apanhar uma forte gripe (grande perda de cash); enquanto que os do market timing, estando bem agasalhados, não iriam sentir um simples resfriado. Ora, se não soubermos controlar as caudas gordas dos acentuados downsides, podemos pôr em causa a sobrevivência da nossa carteira de ativos, e se ficarmos out of the market já não vale a pena vestir qualquer tipo de roupa, pois estamos mortos financeiramente. Uma das grandes incógnitas da nossa vida é nunca ninguém saber quando vai morrer, mas cada um de nós deve lutar pela vida até ao fim, e para isso tem de saber adaptar-se às mudanças climáticas.
Abr,
file 112
Editado pela última vez por Visitante em 15/12/2013 0:21, num total de 1 vez.
Adicionei novos temas no tópico do "Projecto X - Fundos à la carte":
E também adicionei mais informação num tema já existente:

E também adicionei mais informação num tema já existente:
Rick Lusitano Escreveu:Inclui no post "Documentação", os "papers" trimestrais sobre os mercados financeiros da J.P.Morgan Asset Management, os conhecidos "Guide to the Markets", incluindo algumas versões de regiões geográficas, que têm informação especifica de cada região e dados convertidos também na moeda local. Estes guias têm informação algo técnica, mas têm muita informação acessível e interessante.
Como conhecimento é riqueza, ficam já entregues uns presentes antecipados de Natal.
Documentação (2013-11-29)
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Muito boa e completa análise, File.
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 4/11/2002 23:35
Serrano Escreveu:Caro File 112
O fundo deste link http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000000EO é um dos teus preferidos e, humildemente, também me parece bem. Não achas que o fundo MFS Meridian Global Equity A1 USD (LU0219441069, em USD, porque neste momento me parece bem ter alguns activos nesta divisa) é equivalente, com a vantagem de ter custos de gestão muito mais baixos?
Obrigado.
@Serrano: O fundo que indicas da MFS de ações global tipo growth em USD, quando confrontado com o da Fidelity ações global tipo blend, ganha a este último, designadamente, nos seguintes parâmetros: rentabilidade média a 3 anos, RS, alfa; e perde em: DP, P/E, P/B, P/CF.
Daqui, pode-se concluir que o fundo da Fidelity é menos arriscado mas está a dar menos retornos, o que está coerente com o estilo de gestão blend versus growth (mais arriscado e mais retornos).
Quando se escolhe um fundo de ações globais é porque se vai à procura, em 1º lugar, de segurança no médio e longo prazo e, em 2º lugar, de retornos; pois se eu quiser arriscar no curto prazo vou para emergentes ou o que na altura estiver na "moda" em termos de retornos. Contudo, os ciclos da moda (ex.emergentes e estilo growth) são mais curtos que os ciclos normais mais estáveis (global e estilo value).
O que mais interessa num fundo de ações globais é ele ser um corredor de fundo de maratona ou de 10 Km e não ser um atleta de 100 m ou de 1500 m.
Tendo em conta o peso do Japão no mercado acionista global, o fundo da MFS tem só um peso de 2.13%, que é muito pouco, enquanto que o da Fidelity é já de 9.39%.
O fundo da MFS é na moeda USD, o que pode ter vantagem em relação ao euro da Fidelity quando diminuir ou acabar o QE 3 da Fed com a teórica valorização do USD face ao euro, mas essa suposta valorização será num ciclo de curto prazo. Num fundo global nunca trocava a segurança de médio-longo prazo da minha moeda do euro com uma provável vantagem cambial de curto prazo.
Portanto, amigo a escolha não é fácil mas eu optava, por definição, pelo factor de segurança de médio-longo prazo e aí não deixava de apostar no da Fidelity.
Quanto à taxa global de custos do fundo da MFS ser inferior à do fundo da Fidelity, isso para mim não interessa pois esse valor da taxa já está incorporado no valor líquido da UP diária de trading, logo o que interessa é comparar retornos e não comparar taxas de gestão, porque estas já estão incorporadas nos retornos.
Abr,
file 112
Caro File 112
O fundo deste link http://www.morningstar.pt/pt/funds/snap ... F0000000EO é um dos teus preferidos e, humildemente, também me parece bem. Não achas que o fundo MFS Meridian Global Equity A1 USD (LU0219441069, em USD, porque neste momento me parece bem ter alguns activos nesta divisa) é equivalente, com a vantagem de ter custos de gestão muito mais baixos?
Obrigado.
Obrigado.
- Registado: 4/11/2002 23:35
file 112 Escreveu:(...)
Estes grandes fundos podem manipular legalmente um pequeno mercado, devido ao seu grande peso no volume do negócio, quando de repente decidem saír com a maioria do capital, provocando desse modo um afundanço nesse pequeno mercado, e os desgraçados do retalho ficam a arder, podendo posteriormente regressar ao mesmo mercado aproveitando o preço da UP em saldo.
Abr,
file 112
É o conhecido "Hot money", temos os exemplos nas acções dos vários países do Sudeste Asiático e nas obrigações emergentes globais moeda forte, este ano.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Rick Lusitano Escreveu:nem a Morningstar ou Deutsche Bank Portugal, esclarecem isso nos seus websites.
Embora não deixe de ser parcialmente verdade o que dizes podes sempre fazer batota

DWS Invest Top Euroland NC
Ratio de costes netos
31-12-2011 2.33%
DWS Invest Top Euroland LC
Ratio de costes netos
31-12-2011 1.66%
Penso que tu já sabes isto mas para quem não acompanha os fundos tão de perto aqui fica a dica

(obviamente que nós pequeninos ficamos com os custos de gestão anual mais altos e os instituicionais com os custos de gestão anual mais baixos, mas isso é o "B A ba" da vida

PedroMiB Escreveu:Olá a todos,
queria investir em fundos mas há muitas vezes (pelo menos) 2 opções para o mesmo (?) fundo.
Por exemplo:
DWS Invest Top Euroland NC http://www.dbportugal.is-teledata.com/funds/overview.html?ID_INSTRUMENT=6447412#tip_name6447412
DWS Invest Top Euroland LC http://www.dbportugal.is-teledata.com/funds/overview.html?ID_INSTRUMENT=6447410#tip_name6447410
Qual a diferença entre os dois?
Eu apenas encontro diferença (além das rentabilidades, os LC são sempre um pouco mais rentáveis que os NC) nas comissões de subscrição e gestão.
Seiu que depois ainda há os LD e ainda outros.
Alguém me sabe explciar?
Já procurei na net mas não encontro explicções...
Obrigado
Pedro: Eu já investi em fundos da DWS e a classe NC era a que na altura estava acessível no meu banco para nós do retalho. A classe LC não constava da listagem de oferta de fundos do banco. Assim, deduzo que a classe LC será para institucionais.
É normal os fundos das classes para institucionais darem mais rendimento que os fundos do retalho, porque têm comissões de gestão inferiores aos do retalho, devido ao elevado valor mínimo de subscrição, bem como os reforços que também têm um valor mínimo relativamente elevado, faz com que o volume de capital envolvido seja muito mais elevado que os do retalho, logo as casas gestoras ao cobrarem uma taxa percentual sobre a UP, tendo mais UPs vão ter mais dinheiro cobrado, logo podem baixar a taxa da comissão de gestão.
Por outro lado, estes grandes fundos podem funcionar como estabilizadores do mercado se resgatarem menos que os "nervosos" do retalho muito mais "tesos" (uma detenção de um maior volume de cash disponível torna as pessoas menos nervosas e mais racionais). Mas também acontece o contrário, que é os institucionais de repente venderem a maioria das suas UPs e mudarem para outro mercado quando se apercebem que a tendência em alta do mercado onde estão se aproxima do fim.
No geral, como os institucionais têm acesso a mais informações técnicas (e outras) que os do retalho, normalmente, entram mais cedo do que nós na tendência de subida e saem também mais cedo na tendência de baixa, pois é esta última tendência que pode destruir uma carteira.
Estes grandes fundos podem manipular legalmente um pequeno mercado, devido ao seu grande peso no volume do negócio, quando de repente decidem saír com a maioria do capital, provocando desse modo um afundanço nesse pequeno mercado, e os desgraçados do retalho ficam a arder, podendo posteriormente regressar ao mesmo mercado aproveitando o preço da UP em saldo.
Abr,
file 112
Editado pela última vez por Visitante em 13/12/2013 23:28, num total de 1 vez.
nelsonpt Escreveu:Alguem me pode ajudar numa situação...
Como é que consigo um grafico melhor/maio do que estes do morning star? Que me permita ver a evoluçao do fundo no ultimo mês por exemplo??????????????????????????????????????????????????????????????????????????
Tens por exemplo, a Morningstar/Banco Best.
Fundos à la carte:
Finanças e investmentos
Finance and Investments
Finanzas y inversiones
Finanza e investimenti
财务及投资作出

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Dragon56, OCTAMA, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 133 visitantes