Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A vergonha da Educação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por artista_ » 9/12/2013 23:07

Pata-Hari Escreveu:Qual é a fonte desses números? Convinha serem ajustados para paridade de poder de compra ou a comparação não é possível. Os últimos números que vi em nada se assemelham com esses (ocde) ( os profs. portugueses eram ainda melhor pagos, comparativamente)

Sabes quantas vezes é que já te disse isto?!? Mais de 10, vou experimentar outra vez... é só porque me apetece!

Esses dados que o TC apresenta, ou aqueles que tu dizes que colocam os professores a ganhar mais não passam de uma "IMAGINAÇÃO"... Já te disse que esses dados foram obtidos a olhar para o ECD (Estatuto da Carreira Docente), que na prática, há muitos anos que não serve para nada. E porque é que não serve para nada?!

1- As progressões estão congeladas desde 2005;
2- Desde 2005 que também quase não entrou ninguém para os quadros;
3- Não sei se tens reparado, tem havido vários cortes nos salários, subsídios e outras remunerações?!;

Ou seja, em teoria um professor que se inicia ganha 18 mil euros ano. Na prática não ganha nada disso, primeiro porque nos primeiros anos não consegue horários completos e depois porque não entrando para a carreira docente, não ganha como estando no 1º escalão, ganha como contratado. Além disto o mais normal é que esteja colocado longe da sua zona de residência, mas não tem direito e nenhum tipo de subsídio por isso.

Em teoria, um professor ao fim de 15 anos ganha 28 mil euros por mês (nas tuas contas ainda mais, claro, vê lá se não estavas a ver a coisa em dólares?!), na prática, a maioria não ganha nem os 18 mil do "iniciante" porque continua a ser contratado. Os restantes, os que conseguiram entrar para a carreira talvez tenham conseguido subir um escalão, no máximo dois, e estejam a ganhar os tais 18 mil.. sem contar com os cortes previstos para 2014!

Eu conheço vários professores, sei bem o que ganham. Não conheço nenhum que tenha 15 anos de serviço e que ganhe mais que 14 mil euros líquidos anuais... e ainda vêm ai os cortes de 2014!!

EDIT: Pergunto-me se o estudo também levou em conta o não pagamento dos subsídios em 2012, se os cortes deste ano!? :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

Re: A vergonha da Educação

por artista_ » 9/12/2013 22:51

jarc Escreveu:
Artista, não chega dizer que há avaliação. A avaliação ficou reduzida a profs do 2.º e 4.º escalões. O resto está traduzido no chavão com que o Nogueira ganhou a última batalha. Vou recordar-te da palavra de ordem mágica: "Somos todos bons".

Estás a esquecer-te dos contratados! Eu sei que já não representam grande coisa, mas já foram cerca de 1/4 da totalidade de professores. Ainda assim esta tua mensagem é muito diferente da anterior, onde dizias que não havia avaliação. Entre o não haver nada e haver alguma coisa vai uma grande diferença, digo eu!

Além disso, esta prova não é propriamente uma avaliação, mas não vale a pena estar a repetir-me!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por IzNouGuud » 9/12/2013 22:41

Pata-Hari Escreveu:Isso seria ainda melhor mas podes ponderar isso (os números existem nos dados da OCDE). Não me parecesse que fosse uma comparação nada favorável, tanto quanto me recordo.

E consideras os valores declarados ou os reais (mesmo considerando apenas os legais)?
No dia em que me mostres tabelas com valores reais, dou-lhe toda a atenção!

Na minha área (eng. electrotecnico) posso-te garantir que ganharia muito mais numa empresa, ou por conta própria do que como professor...
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por RedNeT » 9/12/2013 22:16

T.C Escreveu:
RedNeT Escreveu:
T.C Escreveu:A vergonha da educação.......................foi o salário que esses professores públicos recebiam!!!!

A malta devia era trabalhar e não receber, isso é que era e se possível levar porrada no fim do dia, só porque sim.
Mas como é que se abre a boca para falar do que recebem os outros, será que tu és Professor? Olha eu não sou, mas sei ver que dei muitas dores de cabeça a alguns deles, consigo ver que por vezes chega a ser um trabalho mentalmente esgotante e eu nem sequer passei por aquelas escolas mais carenciadas.
Este discurso do T.C já o ouvi muitas vezes e penso, será que quem pensa assim é mal pago e quer que os outros também sejam? :?

E chego a uma conclusão:
A inveja é um dos grandes problemas do nosso país.

Atenciosamente

Caro rednet, quanto ganha um professor por exemplo em França, Inglaterra, Espanha??? (isto falando do ensino secundário)
Espanha: inicio de carreira: 31500€ anuais
com cerca de 15 anos de serviço: 36000€
França: inicio: 23000€.
15 anos: 30000€
Inglaterra: inicio: 25000€
15 anos: 40000€

Portugal: inicio: 18000€
15 anos: 28000€

Em inicio de carreira um professor em portugal ganhava quase 3 vezes mais o ordenado mínimo nacional.
Acho que não preciso de dizer mais nada

Rednet podes acusar-me de tudo mas inveja não é um defeito da minha personalidade acredita.

Esses números são irreais, fiz uma pequena pesquisa pela internet e fazendo as contas de cabeça, pelo que vi na tabela, um Professor em Portugal recebe 1150 euros brutos mensais, ora 14*1150=16100€, não percebo onde vais buscar esses 18000€.

Comparando com os outros países:
Em Espanha recebem o dobro, será o custo de vida Espanhol o dobro do Português???
França e Inglaterra são muito equiparados entre eles e comparativamente com Portugal são muito melhor pagos, não percebo onde queres chegar com esta conversa de ordenados a não ser aquilo que já referi, pura Inveja.

Se achas uma pessoa com Mestrado bem paga por 1100€ brutos mensais, tenho medo do valor que tu achas razoável.

Atenciosamente

Registado: 29/11/2007 12:28

por Pata-Hari » 9/12/2013 21:53

Isso seria ainda melhor mas podes ponderar isso (os números existem nos dados da OCDE). Não me parecesse que fosse uma comparação nada favorável, tanto quanto me recordo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por IzNouGuud » 9/12/2013 21:38

Pata-Hari Escreveu:Qual é a fonte desses números? Convinha serem ajustados para paridade de poder de compra ou a comparação não é possível. Os últimos números que vi em nada se assemelham com esses (ocde) ( os profs. portugueses eram ainda melhor pagos, comparativamente)

E porque não comparar com as profissões com igual exigência de habilitações? porquê com o ordenado minimo?
Achas que um engenheiro concorre a um horário do grupo 540, por exemplo, numa escola porque ganha 3 vezes o ordenado minimo, ou porque o ordenado na escola é compativel (seja lá o que isso for) com o que ganharia noutro lado?

por Pata-Hari » 9/12/2013 21:27

Qual é a fonte desses números? Convinha serem ajustados para paridade de poder de compra ou a comparação não é possível. Os últimos números que vi em nada se assemelham com esses (ocde) ( os profs. portugueses eram ainda melhor pagos, comparativamente)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por informador » 9/12/2013 20:52

RedNeT Escreveu:
T.C Escreveu:A vergonha da educação.......................foi o salário que esses professores públicos recebiam!!!!

A malta devia era trabalhar e não receber, isso é que era e se possível levar porrada no fim do dia, só porque sim.
Mas como é que se abre a boca para falar do que recebem os outros, será que tu és Professor? Olha eu não sou, mas sei ver que dei muitas dores de cabeça a alguns deles, consigo ver que por vezes chega a ser um trabalho mentalmente esgotante e eu nem sequer passei por aquelas escolas mais carenciadas.
Este discurso do T.C já o ouvi muitas vezes e penso, será que quem pensa assim é mal pago e quer que os outros também sejam? :?

E chego a uma conclusão:

Atenciosamente

Caro rednet, quanto ganha um professor por exemplo em França, Inglaterra, Espanha??? (isto falando do ensino secundário)
Espanha: inicio de carreira: 31500€ anuais
com cerca de 15 anos de serviço: 36000€
França: inicio: 23000€
15 anos: 30000€
Inglaterra: inicio: 25000€
15 anos: 40000€

Portugal: inicio: 18000€
15 anos: 28000€

Em inicio de carreira um professor em portugal ganhava quase 3 vezes mais o ordenado mínimo nacional.
Acho que não preciso de dizer mais nada

Rednet podes acusar-me de tudo mas inveja não é um defeito da minha personalidade acredita.

Registado: 23/7/2013 12:01

por jarc » 9/12/2013 20:39

IzNouGuud, há bolsa sim, designa-se crédito horário. Provavelmente ainda não deste conta porque essas horas são atribuídas sem outro critério para além do estritamente político; ora espreita por aí um assessor, confirma se tem currículo que justifique a assessoria ou se a aprovação da mesma passou pelo conselho geral ou se decorre de uma necessidade identificada no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas. Ora espreita aí perto de ti.

Artista, não chega dizer que há avaliação. A avaliação ficou reduzida a profs do 2.º e 4.º escalões. O resto está traduzido no chavão com que o Nogueira ganhou a última batalha. Vou recordar-te da palavra de ordem mágica: "Somos todos bons".

A título nformativo: já lá vão 34 anos disto.

Registado: 23/7/2003 16:05

por RedNeT » 9/12/2013 20:27

artista Escreveu:Eu acho que vou desistir de responder. Acho que temos aqui comentários suficientes para perceber porque é que o país chegou ao ponto que chegou. Uma sociedade individualista em que cada um se preocupa consigo mesmo e só vê os problemas nos outros, não podia dar em grande coisa!

Também já estou cansado de responder a pessoas que falam com propriedade daquilo que desconhecem...

Deixo apenas um comentário final. Fui professor durante 16 anos, nunca tive um horário completo, um único ano que fosse (pelo menos de 1 de setembro a 31 de agosto). Ao fim destes anos mandaram-me embora de mãos a abanar. Felizmente para mim, consegui algo melhor, ganho mais, faço menos, tenho menos responsabilidades e menos stress, mas ninguém tem nada a ver com isso... pelo menos onde estou não me ofendem como ofendiam quando era professor, essa profissão tão respeitada pela sociedade!

Cada vez estou menos surpreendido com o ataque feroz que este governo lançou aos professores, na realidade deve ser uma vantagem em termos de sondagens. Deve ser o único pais civilizado onde um governo tem vantagens em fazer coisas destas...

O número de alunos em relação há 10 atrás não caiu, basta ires ver à Pordata. Podias ler o que escrevo aqui, poupava-te o trabalho, mas obviamente isso não dá jeito a quem interessa é martelar nos outros, sim que o problema do país é de todos, menos meu, eu sou um profissional exemplar que devia ganhar 10 vezes o que ganho!

Com pessoas assim devemos ir longe... se não melhoram as condições dos professores não tarda muito só lá estão os que não arranjam mais nada, ou aqueles que se sacrificam por "amor à arte"... por reconhecimento da sociedade não será certamente!

Acho que é melhor desistir... ando a "pregar no deserto"!

Um bom texto que merece não ser esquecido no fundo da última página do tópico.
Artista não sou Professor mas consigo perceber tudo aquilo que tentas passar e acho que defendes muito bem a realidade da profissão e o que dela estão a tentar fazer.
Por isso continua

Atenciosamente

por RedNeT » 9/12/2013 20:22

E chego a uma conclusão:

Atenciosamente

por artista_ » 9/12/2013 20:11

Eu acho que vou desistir de responder. Acho que temos aqui comentários suficientes para perceber porque é que o país chegou ao ponto que chegou. Uma sociedade individualista em que cada um se preocupa consigo mesmo e só vê os problemas nos outros, não podia dar em grande coisa!

Também já estou cansado de responder a pessoas que falam com propriedade daquilo que desconhecem...

Deixo apenas um comentário final. Fui professor durante 16 anos, nunca tive um horário completo, um único ano que fosse (pelo menos de 1 de setembro a 31 de agosto). Ao fim destes anos mandaram-me embora de mãos a abanar. Felizmente para mim, consegui algo melhor, ganho mais, faço menos, tenho menos responsabilidades e menos stress, mas ninguém tem nada a ver com isso... pelo menos onde estou não me ofendem como ofendiam quando era professor, essa profissão tão respeitada pela sociedade!

Cada vez estou menos surpreendido com o ataque feroz que este governo lançou aos professores, na realidade deve ser uma vantagem em termos de sondagens. Deve ser o único pais civilizado onde um governo tem vantagens em fazer coisas destas...

O número de alunos em relação há 10 atrás não caiu, basta ires ver à Pordata. Podias ler o que escrevo aqui, poupava-te o trabalho, mas obviamente isso não dá jeito a quem interessa é martelar nos outros, sim que o problema do país é de todos, menos meu, eu sou um profissional exemplar que devia ganhar 10 vezes o que ganho!

Com pessoas assim devemos ir longe... se não melhoram as condições dos professores não tarda muito só lá estão os que não arranjam mais nada, ou aqueles que se sacrificam por "amor à arte"... por reconhecimento da sociedade não será certamente!

Acho que é melhor desistir... ando a "pregar no deserto"!

por informador » 9/12/2013 20:05

A vergonha da educação.......................foi o salário que esses professores públicos recebiam!!!!

Registado: 23/7/2013 12:01

por bráscubas » 9/12/2013 19:49

Ainda não há muitos anos nasciam cerca de 200 000 bebés em Portugal.
Actualmente são menos de metade, enquanto os professores não pararam de aumentar até há pouco. Dispenso os detalhes, mas estava-se a ver que o sistema era insustentável...
É certo que os 2 meses de férias no Verão, 15 dias no Natal, outros tantos na Páscoa e mais 1 semana no Carnaval também parece que já são história. Para além de um horário semanal ..., um regime de faltas....enfim, um certo estilo de vida que acabou...
Acho bem que os professores apresentem as suas queixas. Não queiram é confundir a sua defesa de classe com o interesse do País.
É talvez um pouco duro de ler para os bons profissionais apanhados neste turbilhão de interesses, uns legítimos, outros nem tanto, mas não sou o único a pensar assim.
Para terminar, interrogo-me : a maioria dos professores é comunista ? creio que não. Então porque insistem em manter o M. Nogueira a representá-los ? Porque será ?
E agora, fogo à peça...

Registado: 15/12/2004 16:02

por zepirata » 8/12/2013 23:27

concordo com a prova, grátis e com todo o processo avaliação, afinal todos somos postos a prova todos os dias, qual o receio que tem um professor dos ditos testes ou exames, se for um expert na área, em Portugal habituou se tudo ao facilitismo e isso simplesmente acabou, no meu tempo o 12 ano era dificil, agora é dado...cumps pirata

Registado: 29/11/2013 15:32

por IzNouGuud » 8/12/2013 21:16

jarc Escreveu:A prova é uma tentativa de separar o trigo do joio, isto é: quem fez um curso miserável (quem não ouviu já falar de INUAF's e afins, com aulas que consistiam em ditados absurdos?), de quem fez uma licenciatura decente. Será justo fazê-lo através da prova? Há melhor ideia? E a avaliação de professores? Não existe, o Nogueira travou Sócrates e o que existe não é nenhuma avaliação. Aliás, um dos grandes males da ensino básico e secundário reside no regime de administração e gestão. Trata-se de um expediente que pretende ser uma clonagem do sistema político. Acontece que para este caso há a agravante da pequena dimensão da coisa, ao que acresce a inexistência de qualquer controlo. Como aos diretores é dado um bolo de horas (crédito) que eles distribuem como bem entendem, temos: um voto=a uma fatia do bolo. Resultado: o que é promovente é ter descontos na componente letiva, isto é: o que é mesmo importante é não ter componente letiva. E portanto... com prova ou sem prova, a escola pública tem os dias contados. É pena que o Governo não tenha feito do programa de rescisões amigável um instrumento de qualificação das Escolas, promovendo um programa sério, que permitisse a saída com a devida compensação e o retomar de funções em condições especiais para escolas de iniciativa privada geridas pelos próprios professores.

Estás completamente desfasado da realidade. Nas escolas não há bolsa de horas...
Os únicos cargos que têm redução na componente letiva são o responsável de grupo/equipa do Desporto Escolar e as Direções de turma (nem sempre) e apenas se o professor não tiver horas de apoio. Todos os professores (que não sejam DT) podem ter no máximo 2 horas para apoio aos seus alunos.

Antes de falar era bom que se informassem para não dizerem asneiras.
Quanto à avaliação ela existe...

por artista_ » 8/12/2013 20:18

jarc Escreveu:A prova é uma tentativa de separar o trigo do joio, isto é: quem fez um curso miserável (quem não ouviu já falar de INUAF's e afins, com aulas que consistiam em ditados absurdos?), de quem fez uma licenciatura decente. Será justo fazê-lo através da prova? Há melhor ideia?

Se isto é para separar o trigo do joio deviam fazer todos a prova. Mas isto não é para nada disso, queres apostar como ninguém vai chumbar? Veremos...

jarc Escreveu: E a avaliação de professores? Não existe, o Nogueira travou Sócrates e o que existe não é nenhuma avaliação.

Não existe?! Mais uma "ideia pré-concebida" sem fundamento nenhum. Eu fui professor durante 16 anos e fui avaliados todos os anos. Não é a melhor? Provavelmente não, o ano que tive pior nota foi provavelmente o ano que mais trabalhei, foi de certeza aquele em que me foram dados mais cargos de grande responsabilidade, agora dizer que "não existe" é falar daquilo que se desconhece, seria o mesmo que eu dizer que não existe qualquer organização no sistemas de segurança da NASA!

Pelo que conheço dos sistemas de avaliação em empresas privadas, estão longe de ser 100% eficazes, provavelmente isso nem é possível, mas é importante que existam.. e eles talvez consigam separar o trigo do joio, agora esta prova!!?? :roll:

jarc Escreveu:Aliás, um dos grandes males da ensino básico e secundário reside no regime de administração e gestão. Trata-se de um expediente que pretende ser uma clonagem do sistema político. Acontece que para este caso há a agravante da pequena dimensão da coisa, ao que acresce a inexistência de qualquer controlo. Como aos diretores é dado um bolo de horas (crédito) que eles distribuem como bem entendem, temos: um voto=a uma fatia do bolo. Resultado: o que é promovente é ter descontos na componente letiva, isto é: o que é mesmo importante é não ter componente letiva. E portanto... com prova ou sem prova, a escola pública tem os dias contados. É pena que o Governo não tenha feito do programa de rescisões amigável um instrumento de qualificação das Escolas, promovendo um programa sério, que permitisse a saída com a devida compensação e o retomar de funções em condições especiais para escolas de iniciativa privada geridas pelos próprios professores.

Eu surpreende-me que tanta gente fale de assuntos que conhece mal. Eu não consigo falar com tanta segurança... e parece que não deste a devida atenção ao meu post anterior. Na Suécia, e mesmo por cá, as experiências com privados parece-me que têm sido tudo menos positivas...

E, se isto está assim tão mal, não compreendo como é que Portugal tem melhorado tanto os seus resultados no PISA?! Ao ponto de receber até elogios diretos... enfim, é mais uma daquelas ideias que está entranhada na manada, as pessoas têm-na como verdades universais e nem preocupam em perguntar-se até que ponto são válidas!? :shock:

por jarc » 8/12/2013 20:05

A prova é uma tentativa de separar o trigo do joio, isto é: quem fez um curso miserável (quem não ouviu já falar de INUAF's e afins, com aulas que consistiam em ditados absurdos?), de quem fez uma licenciatura decente. Será justo fazê-lo através da prova? Há melhor ideia? E a avaliação de professores? Não existe, o Nogueira travou Sócrates e o que existe não é nenhuma avaliação. Aliás, um dos grandes males da ensino básico e secundário reside no regime de administração e gestão. Trata-se de um expediente que pretende ser uma clonagem do sistema político. Acontece que para este caso há a agravante da pequena dimensão da coisa, ao que acresce a inexistência de qualquer controlo. Como aos diretores é dado um bolo de horas (crédito) que eles distribuem como bem entendem, temos: um voto=a uma fatia do bolo. Resultado: o que é promovente é ter descontos na componente letiva, isto é: o que é mesmo importante é não ter componente letiva. E portanto... com prova ou sem prova, a escola pública tem os dias contados. É pena que o Governo não tenha feito do programa de rescisões amigável um instrumento de qualificação das Escolas, promovendo um programa sério, que permitisse a saída com a devida compensação e o retomar de funções em condições especiais para escolas de iniciativa privada geridas pelos próprios professores.

Registado: 23/7/2003 16:05

por artista_ » 8/12/2013 16:17

Este artigo é para reflexão de todos, sobretudo daqueles que não têm grandes dúvidas (ou têm mesmo a certeza absoluta, migluso estás ai?! 8-) ) de que é no sistema privado e naquilo a que chamam a "livre escolha", que está a melhor resposta para a educação dos portugueses.

Para que não restem dúvidas eu sempre defendi que se podiam fazer algumas experiências com privados para ver se a coisa resulta. Ainda assim, depois da reportagem da TVI e deste caso sueco, começo a ficar seriamente inclinado para pararem com isto... nem que seja, parar para refletir!

Portugal vs. Suécia

É oficial, Portugal ultrapassou a Suécia e, desta vez, não foi no futebol. Os estudantes portugueses tiveram melhores resultados, que os suecos, a matemática, a leitura e a ciências – as três áreas abrangidas pelo estudo PISA da OCDE. Ao longo do relatório, a OCDE não poupa em referências e elogios a Portugal, também não é caso para menos, é um dos países que mais tem progredido desde que este estudo comparativo tem sido realizado. Desde o primeiro estudo, em 2000, que Portugal tem reduzido a percentagem de alunos com níveis de desempenho abaixo do nível 2 (maus desempenhos) e aumentado a percentagem de alunos com níveis de desempenho acima do nível 5 (desempenhos muito bons e excelentes).

A melhoria do desempenho médio dos estudantes portugueses tem sido contínua e consistente, levando mesmo a OCDE a dizer que “Portugal mostra que a melhoria de desempenho dos alunos é possível, mesmo num curto espaço de tempo”. Em sentido contrário tem estado a Suécia, este país é normalmente apresentado como o modelo a seguir no que diz respeito à educação mas os dados do mais recente estudo PISA (2012) mostram-nos o contrário. A Suécia fez há quase 20 anos a reforma educativa que a direita portuguesa gostava de fazer em Portugal – as famílias suecas podem escolher “livremente” entre escolas municipais e escolas independentes, todas elas financiadas pelo Estado. Na realidade, os resultados de 2012 não constituem nenhuma surpresa, a Suécia cai nos estudos PISA desde que estes começaram a ser feitos em 2000.

A queda tem sido constante e os responsáveis políticos suecos admitem mesmo que se continue a verificar nos próximos anos. As razões serão com certeza diversas mas não escapa à análise crítica a reforma educativa que instaurou a “liberdade de escolha” no ensino sueco. É consensual, na Suécia, que a desigualdade entre escolas aumentou e com ela a segregação – os melhores alunos concentraram-se nas mesmas escolas.
Em Portugal, o sistema público de ensino tem permitido melhorar o desempenho dos alunos portugueses. É por isso que é tão importante defendê-lo.

por artista_ » 8/12/2013 3:36

dfviegas Escreveu:MAs comojá te disse acho que tem de haver testes dificies e que contem para a avaliação, primeiro para separar aqueles que vem das independentes etc...

E depois uma prova bem elaborada poderia ir buscar mesmo so os melhores tanto em conhecimentos como em pedagogia,

Pois, eu acho que um processo de avaliação bem feito consegue avaliar esse tipo de coisas, uma prova escrita não estou a ver como?! Sobretudo os aspetos práticos pedagógicos, não estou a ver como é que os vão avaliar numa prova escrita...

por artista_ » 8/12/2013 3:34

zepirata Escreveu:Meus caros, a educação cada vez aposta mais no facilitismo e os professores continuam a pensar que são um grupo protegido, apoio firmemente a sua avaliação, afinal quem não deve não teme,

e o rigor é a chave do sucesso, destruido pelo regime do sr socrates que deu o 12ano a milhares de cabeças que nem a tabuada do ratinho sabem. cumps pirata

Não percebi, concordas com a avaliação de professores? concordas com esta prova? ou concordas com as duas coisas?!... ou então ainda não percebeste que há a avaliação de professores e há esta prova de acesso, que são duas coisas muito diferentes!

O mais engraçado é que os professores nunca foram tão avaliados, desde a sua formação ao trabalho nas escolas, sobre diversos prismas... e mesmo assim nunca se falou tanto em facilitismo e outros lugares comuns! Isto basta um mandar uns bitaitas para o ar e a manada assimila como se tratassem de verdades universais do tipo "a água do mar é salgada"! :roll:

por dfviegas » 7/12/2013 23:21

artista Escreveu:
dfviegas Escreveu:Artista, quando implementaram estes testes aqui, todos tivemos que fazer os testes, eu já cá estava há uns 7 anos mas tenho colegas que já cá estavam há mais de 20 anos.

Estavas há 7 anos a contrato ou nos quadros da empresa?

dfviegas Escreveu:Sinseramente não te sei dizer se para aqueles que tiveram péssimas notas, não lhes renovaram os contratos ou coisa que o valha, aogra que tivemos de fazer os testes lá isso tivemos e ninguem bufuo. Mas tambem não os pagámos verdade seja dita.

E há uma série de diferenças além do surreal pagamento dos 20 euros. Esses testes serviam provavelmente para a empresa afinar os perfis de funcionários que tinha. Neste caso não é nada disso, maioria dos funcionários não está (nem estará) sequer colocado. As notas que obtiverem não servirão para nada que não seja "está apto" ou "não está". E eu pergunto-me se não serão mais fiáveis os currículos dos docentes, que já têm uma série de avaliações bem mais completas?!

Além disto, o Crato sabe que quem está no final das listas (sobretudo de alguns grupos com menos necessidades) não se vão inscrever na prova, porque sabem que jamais terão hipóteses de ser colocados. Ele sabe que assim retirará uns 10/15 mil das listas. Se ele sabe disto porque é que o faz? Para a melhoria do ensino? Duvido... eu estarei cá para ver mas palpita-me que não vai chumbar ninguém, o que provará que a prova foi inútil!

Numa outra análise parece-me que o Crato sabia que ia ser um desastre, a greve no dia 18 iria ser geral e não haveria prova para ninguém. Pressionado recuou mas eu tenho algumas dúvidas que o recuo seja suficiente. Se eu estivesse colocada manteria todas as formas de luta, incluído o recurso à greve no dia 18... manteria por duas ordens de razão. A primeira é que continuo a não concordar que professores com 43, 4 ou até quase 5 anos de serviço tenham de fazer esta prova ridícula, e em segundo lugar porque é uma excente oportunidade de dar uma estalada forte no Crato, tendo em conta tudo que tem feito à classe docente ela é mais que merecida! (mas isto já é algo pessoal, embora me pareça que seja a opinião generalizada da classe docente, pelo menos dos contratados!)

Toda a gente fez testes, efectivos com mais de 20 anos de casa, recibos verdes, contratados todos fizeram.

Acho que os testes não serviram para nada a não ser terem um valor.

E deixa-me que te diga os testes são muito dificies.

Tambem concordo que os testes não servem para nada, estes testes.

MAs comojá te disse acho que tem de haver testes dificies e que contem para a avaliação, primeiro para separar aqueles que vem das independentes etc...

E depois uma prova bem elaborada poderia ir buscar mesmo so os melhores tanto em conhecimentos como em pedagogia,

Registado: 29/11/2007 2:53

por zepirata » 7/12/2013 12:40

Meus caros, a educação cada vez aposta mais no facilitismo e os professores continuam a pensar que são um grupo protegido, apoio firmemente a sua avaliação, afinal quem não deve não teme,

e o rigor é a chave do sucesso, destruido pelo regime do sr socrates que deu o 12ano a milhares de cabeças que nem a tabuada do ratinho sabem. cumps pirata

Registado: 29/11/2013 15:32

por altrio » 7/12/2013 3:23

artista Escreveu:Eu por acaso gostava que todos os patrões resolvessem fazer provas deste género, privados incluídos... quem não tivesse positiva ia borda fora, e tinham de pagar 20 euros pela prova. Acho que só assim percebiam o que está em causa... infelizmente é assim em Portugal, também por isso é que temos estes políticos, que fazem o que querem com todos, porque têm a aprovação (explicita ou implicita) da maioria dos que não são afetados por medidas completamente injustas e descabidas!

É a nossa querida Schadenfreude, palavra alemã tão portuguesa.

Aqui nunca verás o povo indignar-se com nada que afecte o restante povo...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por artista_ » 7/12/2013 0:57

Com uma dedicatória especial para aqueles que, nos últimos meses, têm rotulado de "péssimos" os resultados do ensino em Portugal, na maior parte das vezes sem grandes fundamentos, era só porque tinha de ser, ou porque dava jeito...

http://jugular.blogs.sapo.pt/3660852.html

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, fatura.pt, Goya777, m-m, MR32, Phil2014, trilhos2006 e 165 visitantes