Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Viver de rendimentos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Viver de rendimentos

por sergix » 9/12/2013 23:43

Parece que a reforma é mesmo a única alternativa:

Registado: 4/1/2008 2:33

por PM_82 » 9/12/2013 20:54

Ok, é uma estratégia defensável. Se aceitas a volatilidade acrescida dessas regiões e achas que a tua carteira, e tu próprio, aguentam um possível drawdown de 30% (completamente hipotético) sem que o teu plano seja posto em causa, então é deixar andar. Se bem que acabei de ver as correlações de longo prazo entre EM e DM e são de facto baixas, o que te deve dar uma grande ajuda caso os EM não evoluam como prevês.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por Metallising_ » 9/12/2013 19:47

Poucas mudanças irei fazer. Comparativamente à alocação que idealizei, as mudanças mais significativas estão na alocação a Bonds, que defini 15%, Gold 5%, EMU 7%.

Estou forte nos EM porque aceito maior grau de risco. Posso não estar correto nas minhas previsões, mas tendo em conta o universo que os EM engloba também dificilmente estarei redondamente enganado. Na minha visão, os EM até se tornarem em Developed Markets, têm mais margem para crescer economicamente que a Europa e US. Essencialmente através da construção de infra-estruturas e aumento do consumo interno.
Só o índice EM engloba países que representam mais de 5 vezes a população europeia e americana junta. Pelo menos aqueles que têm maior peso no indíce têm sistema de educação, justiça, segurança social, segurança pública e estabilidade política que me dá confiança para investir sem o receio que a qualquer momento um grupo de rebeldes tome de assalto as empresas onde tenho dinheiro investido.
Se tivermos em conta que toda essa população é educada, tem acesso a um sistema de saúde, justiça, proteção social e que reside em países onde ainda não há 2 carros + 2 telemóveis + 5 LCDs por pessoa, então, a meu ver, há muita margem de crescimento.

Não te posso provar de forma nenhuma que a minha alocação é ideal. Historicamente até se deu muito bem, com retornos altíssimos, mas isso não conta. Para definir a alocação fiz um compromisso entre o historial, a minha visão pessoal sobre a expansão económica no futuro, a minha filosofia e as "rules of thumb/by the book".
Se não bater em cheio, também não bato totalmente ao lado. Se bater, tenho batatas e galinhas.

Registado: 21/7/2010 12:52

por PM_82 » 9/12/2013 18:50

Metallising Escreveu:Quando for para Portugal, vou deixar tudo como está. Talvez passe alguns ETFs de capitalização para distribuição.

Já que falas nos ETFs, uma questão: o que te leva a ter uma aposta tão forte nos Emerging Markets?

Partilho totalmente da tua filosofia de gestão de carteira a longo prazo (trackers de índices, que já provaram ser superiores aos fundos activos, e comparado com o trading de activos individuais então nem se fala), mas baseado apenas no gráfico que colocaste atrás a alocação parece ser demasiado agressiva.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por sergix » 9/12/2013 18:20

Só um pouco no gozo, estás a 5 anos de idade de evangelização, lembrem se que Jesus só se chegou à frente aos 30

por Metallising_ » 9/12/2013 18:11

sergix Escreveu:Um já agora passado esse 5 anos de abono, vais manter e que taxas pagam os dividentos depois dos 5 anos?

Então não pagas nada para transferir dinheiro para Portugal?

Nem para Portugal nem para lado nenhum.

Nunca atingirei 5 anos de visto, a minha residência fiscal será em Portugal a partir do momento que deixar a Suíça. A partir desse momento as minhas obrigações fiscais acabam por aqui e começam por aí.

por sergix » 9/12/2013 18:09

Um já agora passado esse 5 anos de abono, vais manter e que taxas pagam os dividentos depois dos 5 anos?

Então não pagas nada para transferir dinheiro para Portugal?

por Metallising_ » 9/12/2013 17:40

sergix Escreveu:Deixando um pouco as questões mais filosoficas e passando a praticas.

Mettalizing, tenho curiosidade em saber se os fundos que tens, os tens em bancos Suiços, provavelmente sim, que taxas pagas?
Que taxas pagas do banco, manutenção, dividendos, mobilização, transferência para Portugal etc...
Depois noutro prisma que impostos pagas na suiça desses rendimentos.
Pretendes manter tudo na suiça e ir transferindo para cá conforme as necessidades, ou com tempo transferir tudo para cá (Portugal)?

Não, os bancos na Suíça só são uma mais-valia para ricos, não para tesos como eu.
Por uma questão de gestão de risco, distribuí os activos entre duas corretoras diferentes, uma na Europa, outra nos US.
Não pago taxas sobre nenhuma das coisas que referes. Apenas 5CHF mensais para manter uma conta-ordenado na Suíça, obrigatória para receber o vencimento.
Estou isento de impostos sobre dividendos durante os primeiros 5 anos de visto. Ganhos de capital não são taxáveis na Suíça, a não ser que sejas trader profissional.
Quando for para Portugal, vou deixar tudo como está. Talvez passe alguns ETFs de capitalização para distribuição.

por Metallising_ » 9/12/2013 17:31

Se ele tem um projecto para um sistema de rega inovador, porque é não o desenvolve enquanto está a trabalhar, e tenta torná-lo viável e rentável antes de se armar em eremita?

E porque não o contrário? Porque não reformar-me e só depois, como hobbie, desenvolver o sistema de rega que pode ser rentável? Reforma e invalidez são coisas diferentes.

Moço... se não te consideras um hippie, um recolector, ou um eremita, por favor, ganha juizo, pá.

Quando falei em batatas, cenouras e galinhas, estava já à espera que viesse a do "hippie". O problema começa aí, qualquer pessoa capaz de plantar batatas leva logo um carimbo na testa.
Hoje em dia as pessoas especializam-se de tal forma que chegam a um grau de competência em que são capazes de fazer computadores, meter robots em Marte, desevolver armas capazes de destruir o mundo, aviões 3 vezes mais rápidos que a velocidade do som. No entanto, essas mesmas pessoas são 100% dependentes do supermercado para obter o bem mais essecial, comida! Sabem desenhar pontes, mas não são capazes de reparar um cano, mudar uma instalação electrica, mudar os discos de travão ou plantar uma batata. O que fazem? Trabalham 8 horas por dia, para poder pagar a alguém se ocupe de produzir os seus bens essenciais e prestar serviços básicos.
Sim, eu sei, economia de escala, eficiência, especialização... Faz tudo sentido se tivermos a quantificar. Mas eu não encontro forma de quantificar o valor que tem para mim não depender de outros para satisfazer as necessidades mais básicas.

Há um que voltou ao trabalho não foi? Acredita que foi mesmo pelos motivos que diz? Alguém o convidou e ele não pode dizer que não.. :) Não se questionou se não é difícil depois de tanto blablabla e livros vendidos admitir que a teoria não correu bem?

Again... Reforma e invalidez são coisas diferentes, principalmente aos 25 anos, a minha margem de manobra é gigante. Worst case scenario, um telefonema basta para voltar à minha situação profissional actual.

Para que tenha um rendimento de 18% (???), deve usar alavancagens. Qual a alavancagem com que vai trabalhar? Qual o risco que está a correr? Já leu sobre isso? Se não leu, leie a percentagem que deve arriscar.

Bem, de facto a discussão começa a perder o sentido. Já deixei em posts neste tópico os argumentos que me levam a não fazer as contas a uma expectativa superior a 2% ao ano acima da inflação. Quando estava para chamar a atenção de que os 4% são irrealistas deparo com números superiores, já existe quem fale em 18%!?

Aquele número veio em altura errada, irei falar sobre isso. É uma alternativa de investimento com bons retornos, que deverão deixar de ser quando tiver maior visibilidade. Futuramente vou postar o desenvolvimento da minha carteira nesse veículo de investimento, para já tenho 3100€ investidos, obviamente que não prevejo 18% de retorno durante a reforma.
Ao não divulgar do que se trata, não estou a querer criar suspense, simplesmente estou à espera do contacto da instintuição que fornece a plataforma para discutir a possibilidade de affiliate marketing. Não estou a querer impingir nada a ninguém, mas os serviços e produtos que uso, conheço bem e considero uma mais-valia, recomendo. Ao recomendar algo que pode ser benéfico para outros, o que está de errado em receber uma comissão do affiliate? Para o "consumidor" custa o mesmo, para mim, talvez dê para cobrir metade dos 87€ anuais pagos em hosting.

Além de que se o Metta é agricultor

Sergix, escangalhei-me a rir com essa, nunca tinha visto a coisa desse prisma.

Nada tenho contra quem os queira seguir, apenas tentei alertar para os riscos e mostrar que as coisas não são tão lineares, apenas tentei, tal como outros fizeram levantar dúvidas, acho que é mais salutar do que sair por aí se achando o dono da verdade.

Precisamente por pouco haver de linear nas coisas da vida, não percebo a obcessão com os números. Se a taxa de crescimento não é "linear", também não são as despesas nem receitas após reforma.

Quanto a evangelhizar... Analisa o seguimento da discussão desde que coloquei o meu primeiro post a anunciar a reformar aos 25 anos, verás que a parte do "evangelho" só vem quando outros me tentaram "evangelhizar" com os ideais de filhos e caras metade. Então, justifiquei-me. Se não posso meter a minha filosofia à frente da dos outros, também não podem meter a vossa à frente da minha para descredibilizar aquilo que digo e que pretendo fazer.

K. Quanto à alimentação, baseia-se naquilo que via a minha mãe fazer em casa, mantenho os mesmos hábitos, mas sem o bacalhau, já que por aqui é difícil arranjar. Não como carne vermelha, talvez por aí poupe mais... baseio-me muito em vegetais, ovos, frango e fruta.
Uma dica que apanhei dos Jacob foi ir às compras sem lista e comprar só o que estava em promoção. Em vez de entrar no supermercado com um "menu" pré-definido na cabeça, vejo o que está à venda e imagino forma de cozinhar e inventar novos pratos com aquilo que está à disposição a preço de desconto. Outra coisa que faço, não olho sequer para as prateleiras ao nível dos olhos, sempre para o nível do chão, onde estão os produtos de marca branca, normalmente, com a mesma qualidade que os produtos de marca.
Os valores que apresentei entre 50€-80€ já incluiem produtos de higiene e limpeza.

por GrandeCapitalista » 9/12/2013 16:32

Eu acho que 150 euros para alimentação e outras despesas de supermercado chega perfeitamente para uma pessoa. Metade disso acho demasiado baixo.

Registado: 6/12/2013 3:36

por sergix » 9/12/2013 16:30

Se vamos esmiuçar a nutrição ao menor preço é outro topico.

Confiar nos médicos para nos dizerem isso? Se não estiverem a encher os bolsos à conta de patrocinios para aqui e para ali?!

Se formos a ver bem, a alimentação adequada é a macrobiotica.
http://www.e-macrobiotica.com/

A alimentação que conhecemos hoje em dia era muito diferente de à um seculo atrás. A alimentação mediterranica como hoje a conhecemos data de poucas decadas antes das primeiras guerras. O que o corpo humano estava habituado era radicalmente diferente do que comemos hoje em dia.

por K. » 9/12/2013 16:00

Sergix, a intenção é boa, mas tens de ser mais detalhado, estamos a falar de gastos totais com uma alimentação saudável. É provavelmente o mais importante tema deste tópico a seguir às contas sobre a expectativa de rentabilidade do capital.

A discussão sobre nutrição é muito polémica, mas o consenso parece favorecer o seguinte tipo de alimentação:

Saudável significa acima de tudo evitar hidratos de carbono de rápida combustão, tipo açucar pão e bolos e produtos processados que incluem quase todos os congelados (atenção que a maioria dos iogurtes são processados, têm pedaços de fruta ou aromas que ninguém sabe de onde vêm). Ou seja, legumes, fruta, peixe, óleos vegetais, carne e ovos de galinhas alimentadas sem ração. Àgua nem sempre é de boa qualidade e há que ter em atenção onde se vive para ver se é necessário comprar. Isto custa algum dinheiro. A factura das dietas ricas em hidratos de carbono paga-se em dentistas, médicos e acima de tudo com uma terrível qualidade de vida após os 70 anos. O problema dos produtos processados é que ninguém sabe o que eles lá têm dentro. Ainda não estudei muito bem os enlatados, à partida parece-me não serem muito saudáveis, mas pode haver excepções, há que ver com detalhe os prós e os contras de conservar os alimentos dessa forma.

Registado: 28/5/2008 1:17

por sergix » 9/12/2013 15:09

Alimentação por menos de 60€ por mês em Coimbra:

http://idearchfactory.blogspot.pt/2010/ ... m-300.html

Ao contrario do que é a crença geral. Ter o frigorifio cheio poupa electricidade. A unica coisa que o frigorifico fáz é manter alimentos a uma temperatura baixa. Se existir massa suficiente dentro do frigurifico a dada temperatura, a inercia termica faz com que a temperatura se manenha mais facilmente. Se tiveres o frigorifico vazio, as transferencias de calor são muito mais rapidas logo fazendo o frigorifico arrancar recorrentemente para compensar qualquer variação externa, ou por abertura da porta, pois a massa de ar frio fugiu para fora do friogrifico subistuida por massa quente de fora.

por K. » 9/12/2013 14:17

Obrigado pelas dicas! De facto nas últimas idas a Portugal apercebi-me de que é possível baixar a despesa com o peixe.

Eu estava a referir-me à despesa total do supermercado, com gilletes e tudo e incluindo almoços e fins de semana. Também já vi que os 200 para uma pessoa não multiplicam, passam a 300 para duas (dependendo de quem controla os gastos, como é obvio). Não utilizo o congelador ainda, mas já deu para ver que será esse o princípio para reduzir os custos com quantidades, se bem que aumenta a factura da electricidade (não sei exactamente quanto). Ainda tenho hábitos burgueses de comprar pequenas quantidades de peixe fresco pronto a cozinhar, peitos de frango, etc, mas com mais experiência e tempo livre hei de dominar essa arte de preparar os meus próprios lombos e espetadas a partir dos bichos inteiros. Este Verão comprei pela primeira vez peixe vivo na rede aos pescadores e amanhei-o em casa (fui ao Google ver como se faz!). Foi uma refeição do Olimpo! Também as competências culinárias ainda têm de ser desenvolvidas...

por dfviegas » 9/12/2013 12:56

K. Escreveu:Gosto de ver uma discussão tão animada neste tópico, no fundo a independência financeira é o objectivo de qualquer investidor. E há que encarar os fundamentos filosóficos da vida para se chegar a algum sítio. Mas continuo a não entender os números. Para além das rentabilidades esperadas superiores a 2% ao ano, faz-me confusão acima de tudo:

50-80eur por mês para comer para uma pessoa; há 15 anos que, em vários países, tento fazer uma estimativa inferior para este número com uma alimentação saudável, só recentemente em Viena consegui baixar dos 200eur, um mês que comi sempre em casa, fiz compras no Hofer, bebendo uma garrafa e meia de vinho por semana de 3 eur e guardando restos para o dia seguinte fiz 180eur. Em Coimbra não consigo baixar dos 250eur (os custos de alimentação em Portugal são mais altos do que no centro da Europa, excluindo o peixe, que recentemente baixou consideravelmente devido à produção em viveiros). De que alimentação estão a falar? baixar dos 150 eur só eliminando a fruta, ou recorrendo a alimentos processados (já o fiz quando estudava nos EUA e consegui um mês a 100usd) ou a carne proveniente de orgãos internos de animais (fígado e rins, que é onde se acumulam as toxinas), mas os riscos para a saúde são enormes, para além dos riscos de cancros, danos hepáticos e obesidades, há casos de envenenamento recorrentes, no ano passado houve um problema enorme com estes produtos e o país mais afectado foi a Alemanha, onde as pessoas que vivem do Hart vier têm mesmo de comer estes produtos.

E lá k. as tuas despesas estão muito elevadas.

Eu compro comida para 3 e a minha despesa ronda entre 200€ e 300€ mas atenção estou a falar de despesa inclui compras como produtos de higiene, produtos para as maquinas de lavar etc...
Bem verdade seja dita que ainda estou a usar capsulas da maquina de loiça da promoção dos 50% do pingo doce :-)

Bom mas primeiro a minha alimentação é bastante saudavel, peixe salto entre salmão, robalo, dourada e atum, bacalhau e carnes brancas, e quando recebo gente em casa é que aposto em pás de porco porque fica barato e delicioso.

Por exemplo salmão compro inteiro entre 4,99 - 5,99 um dá para o mês inteiro ronda entre os 30€ e 40€. Depois arranjo em lombos e os resto cozo e faço hamburgueres só aqui fico com umas 8 - 10 refeições para toda a familia.

Depois os frango compro sempre aos dois, vãos os dois ao forno come-se nesse dia pernas coxas e asas e os peitos desfiam-se congela-se em doses individuias e dá para saladas de frango, omoletes de frango, tortilhas, pizas de frango etc... aqui gasto mais ou menos entre 4€ - 6€ em dois frangos.

O peru é sempre ao kilo no talho 4,99 corto eu faço bifes, hamburgueres e espetadas.

Depois temos yougurtes compro sempre o que estiver em promoção não quero saber de marca gostamos de todos.

Ainda encomendo de 15 em 15 dias verduras e frutas vinda do alentejo directamente do produtor ao consumidor 12€ de cada vez (publicidade :-) www.alcabaz.pt)

Por exemplo este mês ainda estou com o frigorifico com umas 8 refeições e ainda não fiz compras que não fiambre, pão essas coisinhas do dia a dia.

Vinhos e cervejas, cervejas é sempre à caixa quando encontro promoções vinho raramente saio do intervalo 1,5€ e 3€, gosto de andar sempre a experimentar vinhos diferentes.

Claro que não estou a falr de almoços só jantares durante a semana e ao fim de semana 3 refeições uma costumas ser na mãe ou na sogrinha.

Mas ando sempre nste intervalo 200€ - 300€

Registado: 29/11/2007 2:53

por Cali » 9/12/2013 11:10

Ó K. , diz que se consegue comer muito barato indo á noite aos caixotes do lixo nas imediações dos super e hipermercados!
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"

Registado: 9/12/2002 13:40

por K. » 9/12/2013 10:51

Gosto de ver uma discussão tão animada neste tópico, no fundo a independência financeira é o objectivo de qualquer investidor. E há que encarar os fundamentos filosóficos da vida para se chegar a algum sítio. Mas continuo a não entender os números. Para além das rentabilidades esperadas superiores a 2% ao ano, faz-me confusão acima de tudo:

50-80eur por mês para comer para uma pessoa; há 15 anos que, em vários países, tento fazer uma estimativa inferior para este número com uma alimentação saudável, só recentemente em Viena consegui baixar dos 200eur, um mês que comi sempre em casa, fiz compras no Hofer, bebendo uma garrafa e meia de vinho por semana de 3 eur e guardando restos para o dia seguinte fiz 180eur. Em Coimbra não consigo baixar dos 250eur (os custos de alimentação em Portugal são mais altos do que no centro da Europa, excluindo o peixe, que recentemente baixou consideravelmente devido à produção em viveiros). De que alimentação estão a falar? baixar dos 150 eur só eliminando a fruta, ou recorrendo a alimentos processados (já o fiz quando estudava nos EUA e consegui um mês a 100usd) ou a carne proveniente de orgãos internos de animais (fígado e rins, que é onde se acumulam as toxinas), mas os riscos para a saúde são enormes, para além dos riscos de cancros, danos hepáticos e obesidades, há casos de envenenamento recorrentes, no ano passado houve um problema enorme com estes produtos e o país mais afectado foi a Alemanha, onde as pessoas que vivem do Hart vier têm mesmo de comer estes produtos.

por sergix » 9/12/2013 10:30

Deixando um pouco as questões mais filosoficas e passando a praticas.

Mettalizing, tenho curiosidade em saber se os fundos que tens, os tens em bancos Suiços, provavelmente sim, que taxas pagas?
Que taxas pagas do banco, manutenção, dividendos, mobilização, transferência para Portugal etc...
Depois noutro prisma que impostos pagas na suiça desses rendimentos.
Pretendes manter tudo na suiça e ir transferindo para cá conforme as necessidades, ou com tempo transferir tudo para cá (Portugal)?

por GrandeCapitalista » 9/12/2013 4:51

Vejam bem se não estão a racionalizar o vosso medo. Medo duma vida diferente, com liberdade mas sem status social.

Registado: 6/12/2013 3:36

por asddd » 9/12/2013 2:07

luma60 Escreveu:Cuidado é com os idealismos exagerados, pois 25 anos só se tem uma vez e quando acordarem para a realidade pode já ser tarde.

Eu percebo a idea dos 25 só se têm uma vez. Mas os 40 também só se vão ter uma vez, e a qualidade de vida nessa fase depende muito mais da nossa accção aos 25 do que o contrario, que é completamente irrelevante.

A ideia de que uma pessoa não é feliz se não estoirar milhares de euros em viagens à escandinávia e à holanda e ainda ir fazer a passagem de ano em París é errada do meu ponto de vista.

É perfeitamente possível ter um meio termo.

Registado: 9/12/2013 1:15

por luma60 » 9/12/2013 1:59

Sergix, Não gosto do que leio? Quem disse?

Isto não é uma troca de ideias? Não foi para isso que abriram o tópico?

Se me disser que não acredito em tudo que leio, até pode ter alguma razão.

Troquei opiniões pela experiência de vida que tenho. (Sim já sei, a vidinha dos conformados, dos acomodados, da sociedade dos ratos.... lol)

Sim, acredito em Deus, em Jesus Cristo apesar de ter 2.000 anos, mas sou cética em relação a muito do que vejo pela internet a muito blábláblá...... Ora pois se até Lincoln diz que não se deve acreditar em tudo que se lê na internet...não foi o Sergix que colocou essa foto aí em cima? :roll: Afinal até me dá razão :)

Tonirai, é verdade, dei uma olhadita sim. Se já conhecem, tudo bem...Repare o conceito é interessante e de certa forma até posso dizer que sem os ter lido adotei o mesmo raciocínio para mim, constituindo o meu "fundo" que hoje me proporciona uma vida desafogada. Agora não foi aos 30, nem aos 40. Como tenho muitas dúvidas da rapidez com que dizem consegui-lo. Nada tenho contra quem os queira seguir, apenas tentei alertar para os riscos e mostrar que as coisas não são tão lineares, apenas tentei, tal como outros fizeram levantar dúvidas, acho que é mais salutar do que sair por aí se achando o dono da verdade.

Nada tenho contra, que cada um faça da sua vida o que quiser e que a viva da forma que se sentir mais feliz.

Cuidado é com os idealismos exagerados, pois 25 anos só se tem uma vez e quando acordarem para a realidade pode já ser tarde.
O segredo do sucesso é fazer do seu dever o seu lazer - "Mark Twain"

Registado: 23/8/2011 17:38

por sergix » 9/12/2013 1:54

karko Escreveu:Boas.

Eu sou mais que pretende a medio prazo mudar de vida.

Conto chegar aos 30 com capital proprio na ordem dos 150.000 apenas para rentabilidar. Não procuro este valor para me reformar de vez, mas sim para me mudar para o centro do país, e fazer o muitas pessoas altamente qualificadas fazem, grupo no qual me incluo.

Basicamente, abrir empresa ou fazer projectos pontuais, com uma qualidade de vida muito superior à que tenho em lisboa. Ou seja, construir uma vivenda à grande em meio rural, pelo preço de um t2 em lisboa :D

As unicas despesas fixas que planeio ter são da internet, IMI e alguns gastos variáveis. A casa planeio contrui-la de forma autosustentável ao nivel de electricidade e água. Agircultura e criação, é algo a que tenho desde sempre estado habituado.

(Sobre)Viver em lisboa é algo que simplesmente não me assiste, e na qual não tenho interesse nenhum em prolongar muito mais tempo.

Trabalhar para simplesmente pagar despesas e chegar ao fim do mês a zeros ou com 100€ é uma coisa não consigo fazer, não fui educado desta forma. Aliás, venho de uma familia que nuna fez um emprestimo, coisa que também nunca o farei.

Gosto da tua visão, és bem vindo :)

Só para lembrar que viver com pouco é pouparmos o nosso planeta também e deixarmos mais para futuras gerações. Será que podemos viver com esse peso na consciência de não deixar o suficiente para as gerações futuras?

por asddd » 9/12/2013 1:48

Boas.

Eu sou mais que pretende a medio prazo mudar de vida.

Conto chegar aos 30 com capital proprio na ordem dos 150.000 apenas para rentabilidar. Não procuro este valor para me reformar de vez, mas sim para me mudar para o centro do país, e fazer o que muitas pessoas altamente qualificadas fazem, grupo no qual me incluo.

Basicamente, abrir empresa ou fazer projectos pontuais, com uma qualidade de vida muito superior à que tenho em lisboa. Ou seja, construir uma vivenda à grande em meio rural, pelo preço de um t2 em lisboa :D

As unicas despesas fixas que planeio ter são da internet, IMI e alguns gastos variáveis. A casa planeio contrui-la de forma autosustentável ao nivel de electricidade e água. Agircultura e criação, é algo a que tenho desde sempre estado habituado.

(Sobre)Viver em lisboa é algo que simplesmente não me assiste, e na qual não tenho interesse nenhum em prolongar muito mais tempo.

Trabalhar para simplesmente pagar despesas e chegar ao fim do mês a zeros ou com 100€ é uma coisa não consigo fazer, não fui educado desta forma. Aliás, venho de uma familia que nunca fez um emprestimo, coisa que também nunca o farei.

Outra opinião, acredito que os meus pais vivem com gastos de uns 400€ mensais. Com 250.000 a renderem uns 8000€ anuais, acredito que seja possivel deixar definitavamente de trabalhar e continuar a capitalizar o dinheiro com o que sobrar.

Registado: 9/12/2013 1:15

por Automech » 9/12/2013 1:37

K. Escreveu:Bem, de facto a discussão começa a perder o sentido. Já deixei em posts neste tópico os argumentos que me levam a não fazer as contas a uma expectativa superior a 2% ao ano acima da inflação. Quando estava para chamar a atenção de que os 4% são irrealistas deparo com números superiores, já existe quem fale em 18%!?

Foi por isso é que eu quis perceber as contas do Metallising. A questão de 1 pessoa sozinha viver com 500 ou 600 euros mensais, tendo casa própria e produção agrícola e animal, não me parece nada de extraordinário. Os pressupostos para lá chegar aos 25 anos é que são algo discutíveis e os 18% de rentabilidade para gerar o rendimento para o futuro penso que são irrealistas.

Quanto ao estilo de vida que o Metallising quer adoptar, se lhe correr bem o rendimento futuro e não tiver imprevistos, bem, isso é lá com ele. Cada individuo é único na sua combinação de gostos, das coisas que pretende fazer, dos planos que tem, do que lhe dá gozo. O tonirai e o crybaby já disseram tudo. Parece haver uma espécie de evangelização em que os outros têm de fazer ou gostar do mesmo que nós.
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por tonirai » 9/12/2013 1:25

luma60 Escreveu:Dei uma olhadita nos blogs que indica, não li tudo, mas parece-me é que o bláblá., é mais uma estratégia para vender livros do que outra coisa....não vi nada de concreto, apenas coisas muito vagas e gabarolices e claro ........."read my book"...Já se perguntou até que ponto essas pessoas dizem a verdade? Já se perguntou até que ponto as fotos maravilhosas das casas que lá colocam não são tiradas de algum site imobiliário?

Luma,

Da mesma maneira que num outro tópico dizias que, após ter perdido dinheiro na bolsa, vieste mais tarde ao caldeirão ler muito, e percebeste que não era de admirar teres perdido, pois isto não era tão simples quanto te parecia (com suportes, resistências, etc, etc), esses blogs também requerem muita leitura para se avaliar se dizem a verdade, se é gabarolice, se é para vender livros, etc... não é dando "uma olhadita".

E admito que para isso, é preciso ter alguma curiosidade, interesse e rever-se na coisa, mesmo que não se concorde com tudo.
É o meu caso, que em tempos "devorei" 2 desses blogs durante umas semanas.

Posso garantir-lhe que os que li são reais - tão reais que as pessoas por trás dos blogs são famosas, tendo até dado entrevistas e seus casos servido de base a artigos de imprensa, etc.
Agora... os mais famosos não deixam de tirar proveito disso, aumentando o seu pecúlio graças à imensa visibilidade que têm online, nomeadamente rentabilizando os blogs que gerem (publicidade vai dando algum), e eventualmente lançando um livro.
Nada a apontar quanto a isso, acho eu.

crybaby Escreveu:Acho importante o levantamento de algumas questões, mas entrar no ramo do "existência digna" considero um exagero.

Cada um é que sabe o seu conceito de existência digna, e se para uma pessoa viver numa cabana e comer da plantação do quintal é digno, quem sou eu para o negar.

Se não queremos ser evangelhizados à bruta, também não podemos evangelhizar à bruta.

Ora nem mais. (já agora, é "evangelizados")
O problema é que, publicando num blog, só lá vai ler (e fica acompanhando) quem procurou informar-se sobre o assunto, e à partida já vai formatado com aquela linha de pensamento... enquanto que aqui neste forum, uma linha de pensamento dessas tenderá sempre a ser um pouco (ou muito) ridicularizada, ou no mínimo será sempre avaliada por baixo, pelos pontos negativos da opção tomada.

Uns pequenos comentários ao que li para trás:
- Nem toda a gente quer ter, pode ter, ou tenciona ter cara-metade (conheço muito solteirão de 40/50 anos que vivem felizes);
- Nem toda a gente quer ter filhos (conheço alguns casais de 30/40 anos que pura e simplesmente NÃO querem filhos);
- Nem toda a gente gosta/quer viajar;
- É tão digno para mim quem faz questão de ir ao restaurante e cinema todas as semanas, como quem quer (ou tem que) levar uma vida a tratar o quintal para obter a maioria da sua alimentação.

Registado: 19/4/2007 18:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], Carlos73, Carrancho_, darkreflection, Google [Bot], Goya777, latbal, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, niceboy, OCTAMA, PAULOJOAO, Pmart 1, PMP69, Shimazaki_2, trilhos2006, Urantia e 87 visitantes