Viver de rendimentos
Re: Viver de rendimentos
zecatreca_1 Escreveu:Tridion
Quanto ao passar horas em frente a um gráfico, as tecnologias de hoje em dia ajudam bastante. Podemos estar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem necessariamente estarmos em frente a um pc a ver gráficos.
Sim eu sei, quis só fazer uma graçola e não me apetecia por o meu nick... no hard feelings

Tridion
Acrescento apenas:
Em relação ás novas tecnologias
Por exemplo, neste momento enquanto escrevo isto , consigo estar numa esplanada a tomar um café e a patroa a passear pelas lojas com a filhota e o cartão de débito. Uns anos atrás, isto era ficção
Acrescento apenas:
Em relação ás novas tecnologias
Por exemplo, neste momento enquanto escrevo isto , consigo estar numa esplanada a tomar um café e a patroa a passear pelas lojas com a filhota e o cartão de débito. Uns anos atrás, isto era ficção

Tridion Escreveu:
É por isso, que é importante termos alguém que faça o contra-ponto...muitos optam pelo casamento, as mulheres têm um especial dom para serem esse contra-ponto. Se tivermos só amigos, provavelmente terão os mesmo interesse que nós, e quando partilha-mos a coisa parva que vamos fazer, eles dizem "Espera vou buscar o casaco, que vou contigo"
Já as mulheres, se o Zeca (estou a brincar
) tiver muitas horas seguidas a olhar para o ask/bid do SPY, a sua cara metade mete-o logo a mudar fraldas e assim o Zeca não exagera.
Por isso, Metallising o pessoal está só a fazer o contra-ponto, tens que a aceitar as opiniões e utilizá-las para perceberes se este pessoal, mais velho e algo paternal, tem alguma razão. Se não tiverem força, continua... se tiverem espera mais uns anos e se te reformares ao 30 anos não deixa de ser um grande feito!
PS- Tenho um conhecido que por opções idênticas às discutidas aqui foi-se isolado cada vez mais e hoje tem graves problemas de saúde.
Viver a vida sem a cara metade para mim, não faz muito sentido.
Partilhar tudo o que a vida nos proporciona para mim, diz muito.
É tão reconfortante nos bons como nos maus momentos. Então quando se partilha uma nova experiência , a experiência de ter um filho/a , só quem é pai é que percebe. E devemos estar preparados para ser principalmente, altruistas. Ter um filho não é uma brincadeira com um prazo de validade. Ter um filho para mim é um objectivo de vida. Tal como ter família , ter BONS amigos e um "trabalho" remunerado (quem diz trabalho, pode ser trading)que se gosta de fazer.

Pelo que estive a ler no dito blog do rapaz, deste "apelidado não rato", ele prefere por exemplo aprender a domesticar cães. Algo diferente.
O discurso dele prende-se a tentar vender a ideia de que ele está certo e todos os outros estão errados. Pior do que isso é fazê-lo com a arrogância com que o diz. Demonstra, portanto, alguma imaturidade e falta de experiência de vida.
Como quem vai gozar a vida e todos os outros só pensam na reforma dos 65 ou 66anos e, até lá , são "máquinas" dentro de escritórios. Porém, esquece-se daquelas profissões interessantes em que todos os dias fazem algo diferente e as pessoas que o fazem, fazem com gosto.
Enfim...depois do que li, só tenho de o elogiar na escrlta ,no modo como se exprime .
O conteúdo, o sumo, esse é fraco.
Tridion
Quanto ao passar horas em frente a um gráfico, as tecnologias de hoje em dia ajudam bastante. Podemos estar a fazer muitas coisas ao mesmo tempo, sem necessariamente estarmos em frente a um pc a ver gráficos.
Acompanhei parte deste tópico com algum interesse, mas parece que já chega.
Sejam quais forem as ideias de cada um, quando se dedica muito tempo a tentar impo-las a estranhos é porque algo está mal.
A falta de capacidade para compreender que o que resulta para um pode não resultar para outro, e o que traz felicidade a um não traz a outro, rapidamente se transforma em arrogância e ignorância.
Eu tento seguir um estilo de vida simples e preocupo-me em ter independencia financeira, mas de forma alguma tenho necessidade de criticar quem não o faz, ou de defender a minha visão a todo o custo.
Na minha modesta opinião, quem não está seguro das suas ideias é que gosta de entrar em conflitos.
Partilha de ideias sim, guerrinhas para ver quem tem a pilinha maior ... dispenso.
Sejam quais forem as ideias de cada um, quando se dedica muito tempo a tentar impo-las a estranhos é porque algo está mal.
A falta de capacidade para compreender que o que resulta para um pode não resultar para outro, e o que traz felicidade a um não traz a outro, rapidamente se transforma em arrogância e ignorância.
Eu tento seguir um estilo de vida simples e preocupo-me em ter independencia financeira, mas de forma alguma tenho necessidade de criticar quem não o faz, ou de defender a minha visão a todo o custo.
Na minha modesta opinião, quem não está seguro das suas ideias é que gosta de entrar em conflitos.
Partilha de ideias sim, guerrinhas para ver quem tem a pilinha maior ... dispenso.
O que me faz alguma confusão é o facto de o discurso estar virado para a segunda pessoa do singular. Quero dizer, se de facto o objectivo é relatar uma experiência pessoal de sucesso, que em muito foi conseguido graças à independência do ego em relação à opinião dos outros, qual a necessidade de tentar convencer as pessoas de seja lá o que for? É aqui que encontro a primeira incoerência.
Não tenho resposta uma boa para isso. Nunca pensei sequer na forma como me deveria dirigir a potenciais leitores. Quando escrevo imagino-me frente a frente com alguém, direciono-me diretamente para a pessoa. Quando escrevo de forma mais formal e impessoal, começa-me a vir aquele cheiro a "bullshit" e começo a entrar em conflito comigo próprio, dá-me sempre a sensação que estou a fazer-me passar por alguma coisa que não sou. Concordo contigo, o que dizes fazes sentido e não encontro argumentos contra, mas garanto-te que não ganho nada em convencer pessoas do quer que seja, não é esse o meu objectivo.
Mas uma grande parte das pessoas aqui não tem 25 anos e muitos vivem neste mundo de dollares, oráculos há bastante tempo. É aqui que encontro a segunda incoerência. É raro encontrar alguém realmente bem sucedido a utilizar a assertividade para expressar um ponto de vista. Assim, a assertividade dos discurso deixa-me desconfiado.
Estando neste mundo do investimento há coisa de 4/5 anos, ainda não tive tempo suficiente para acumular resultados que possam provar de forma "científica" que a forma como aplico o dinheiro é a melhor. No entanto, existe pouca margem para construir castelos no ar dentro daquilo que escrevi na área do investimento. Se aquilo que sugiro falhar, então todos os investidores nos mercados financeiros também falharão, uma vez que o que sugiro é investir em TUDO.
Eu não me dirijo so às pessoas daqui, também dirijo aqueles que nunca tiveram contato com o mundo do investimento.
Sugiro porém uma moderação na assertividade e uma reformulação do discurso para uma forma mais descritiva do teu percurso pessoal, e menos virada para tentar convencer outros de algo.
O meu blog não é um site financeiro a tentar vender a banha da cobra, tenho a liberdade de expressar-me da forma que entender. Quando falo neste assunto com família / amigos, uso a mesma linguagem, não me vejo como uma enciclopédia a despejar informação, de forma educada e formal, em vez disso vejo-me mais como um bulldozer, estou mais interessado no processo de destruição/reconstrução.
As minhas metáforas são criadas espontaneamente, não são estratégias de marketing. É a única forma que encontro para comunicar com leitores que estão num patamar completamente diferente.
Eu disse inicialmente que tenho uma forma de arrogante escrever.
Não percebo exactamente ao que te referes quando falas em "mainstream". Estarás a querer dizer que vou-me reformar aos 25 anos porque agora é moda ser frugal e estar em desacordo com o sistema?! Obviamente que fui influenciado por outros blogs, ideias e livros, da mesma maneira que a forma como limpo o rabo também é influenciada pela forma como vi os meus pais faze-lo....
A maior parte do meu pensamento tem origem em outras fontes de "critical thinking", eu retenho aquilo que compreendo, aglomero e formo a minha opinião.
No hard feelings.
São sempre muito interessantes, estes genero de tópicos. Apanha-se de tudo. Já não vinha cá ler nada há bastante tempo, mas depois das intervenções recentes deste moço de 25 anos do alto do seu super-ego (chiça, como me irritam pessoas com egos hipertrofiados...), não pude deixar de dizer qualquer coisa.
1º - quase ninguem consegue viver de trading ou investimentos de risco se tem a mania que é 'o maior'. O maior inimigo do sucesso a longo prazo nesta actividade é o excesso de confiança, são as certezas absolutas, é o querer ser maior do que o destino, do que o mercados, do que o futuro.
2º - tomar a decisão de ser trader a tempo inteiro/investidor de risco não pode ser fruto de um impulso, de um entusiasmo, de um super-ego, ou de uma moda. Quem o faz... lixa-se. Já conheci vários.
3º - qualquer gajo que faz questão de destilar vaidade e soberba sobre os outros, ridicularizando-os pelas suas vidinhas pequeninas, dependentes e previsiveis, enquanto ele se vangloria de ser autónomo, inteligente, empreendedor, bem sucedido, e de ter atingido o seu ponto de independencia financeira aos 25 anos, com apenas umas dezenas de milhares de euros no bolso, e de por isso ser o paradigma do super-heroi que controla todo o seu futuro.... precisava de levar com um Ford Transit pela porta dentro no proximo cruzamento e ficar tetraplégico durante um ano, para perceber como o futuro pode ser um cabrãozinho do caraças. Depois, passado um ano, podería recuperar a saúde por milagre, só para aprender com a experiencia.
4º - mesmo quando controlámos maravilhosamente a nossa vida no passado, e não levámos com Ford Transits em cima, temos tendencia a esquecer que a nossa cabeça é um orgão complexo, e que reage de formas diversas a estimulos diversos, e muitas vezes... não se comporta como nós gostariamos. Quer isto dizer, que o super-herói de hoje pode muito bem vir a ser o deprimido, o inseguro, o perturbado de amanhã. E os motivos podem ser vários: azar aos amores, imponderáveis da vida, más decisões que acarretem perdas financeiras ou outras.
Disclaimer: eu considero-me trader de profissão. Não tenho outra actividade remunerada. Não interessa quanto dinheiro tinha quando decidi começar. Não interessam os planos de ter TV, ou não ter, tomar banho ou não, e esses disparates todos que tenho lido por aqui. Ínteressa saber que se tem dinheiro suficiente para fazer face aos previstos e imprevistos. E que alem disso se tem dinheiro para aguentar um periodo dificil e longo em que não se consiga ganhá-lo, ou que até se perca. E que acima de tudo NOS CONHECEMOS PROFUNDAMENTE A NÓS PRÓPRIOS, para sabermos que temos o perfil certo para o fazer. Aos 25 anos ninguem se conhece profundamente a si proprio.
Já fui super-herói, durante algum tempo, mas felizmente nunca cultivei um super-ego. Sempre tive duvidas. Nunca confiei em demasia em mim proprio. É o que me tem safo. Mas já estive dois anos sem ganhar um tusto, aliás, perdendo dinheiro, e a ter que pagar as contas todas. Pergunto: quantos super-heróis é que estão preparados para resistir psicologicamente ao efeito de dois anos de erosão financeira, emocional e psicologica, e levantarem-se a seguir ? Actualmente, ser trader, para mim, é tão chato como ter outro emprego qualquer, e se calhar ainda mais, porque passo muito tempo sozinho. Ser trader de profissão é ser capaz de perder 5000 euros num dia quase com o mesmo entusiasmo com que ganham 5000 euros num dia. Quando estiverem preparados para isso, podem pensar em ser traders.
Já me deu vontade de ser camionista, só pra não estar a olhar para ecrans, e me livrar do stress, e poder ver a estrada passar por debaixo das rodas, e as paisagens mudarem á minha passagem.
1º - quase ninguem consegue viver de trading ou investimentos de risco se tem a mania que é 'o maior'. O maior inimigo do sucesso a longo prazo nesta actividade é o excesso de confiança, são as certezas absolutas, é o querer ser maior do que o destino, do que o mercados, do que o futuro.
2º - tomar a decisão de ser trader a tempo inteiro/investidor de risco não pode ser fruto de um impulso, de um entusiasmo, de um super-ego, ou de uma moda. Quem o faz... lixa-se. Já conheci vários.
3º - qualquer gajo que faz questão de destilar vaidade e soberba sobre os outros, ridicularizando-os pelas suas vidinhas pequeninas, dependentes e previsiveis, enquanto ele se vangloria de ser autónomo, inteligente, empreendedor, bem sucedido, e de ter atingido o seu ponto de independencia financeira aos 25 anos, com apenas umas dezenas de milhares de euros no bolso, e de por isso ser o paradigma do super-heroi que controla todo o seu futuro.... precisava de levar com um Ford Transit pela porta dentro no proximo cruzamento e ficar tetraplégico durante um ano, para perceber como o futuro pode ser um cabrãozinho do caraças. Depois, passado um ano, podería recuperar a saúde por milagre, só para aprender com a experiencia.
4º - mesmo quando controlámos maravilhosamente a nossa vida no passado, e não levámos com Ford Transits em cima, temos tendencia a esquecer que a nossa cabeça é um orgão complexo, e que reage de formas diversas a estimulos diversos, e muitas vezes... não se comporta como nós gostariamos. Quer isto dizer, que o super-herói de hoje pode muito bem vir a ser o deprimido, o inseguro, o perturbado de amanhã. E os motivos podem ser vários: azar aos amores, imponderáveis da vida, más decisões que acarretem perdas financeiras ou outras.
Disclaimer: eu considero-me trader de profissão. Não tenho outra actividade remunerada. Não interessa quanto dinheiro tinha quando decidi começar. Não interessam os planos de ter TV, ou não ter, tomar banho ou não, e esses disparates todos que tenho lido por aqui. Ínteressa saber que se tem dinheiro suficiente para fazer face aos previstos e imprevistos. E que alem disso se tem dinheiro para aguentar um periodo dificil e longo em que não se consiga ganhá-lo, ou que até se perca. E que acima de tudo NOS CONHECEMOS PROFUNDAMENTE A NÓS PRÓPRIOS, para sabermos que temos o perfil certo para o fazer. Aos 25 anos ninguem se conhece profundamente a si proprio.
Já fui super-herói, durante algum tempo, mas felizmente nunca cultivei um super-ego. Sempre tive duvidas. Nunca confiei em demasia em mim proprio. É o que me tem safo. Mas já estive dois anos sem ganhar um tusto, aliás, perdendo dinheiro, e a ter que pagar as contas todas. Pergunto: quantos super-heróis é que estão preparados para resistir psicologicamente ao efeito de dois anos de erosão financeira, emocional e psicologica, e levantarem-se a seguir ? Actualmente, ser trader, para mim, é tão chato como ter outro emprego qualquer, e se calhar ainda mais, porque passo muito tempo sozinho. Ser trader de profissão é ser capaz de perder 5000 euros num dia quase com o mesmo entusiasmo com que ganham 5000 euros num dia. Quando estiverem preparados para isso, podem pensar em ser traders.
Já me deu vontade de ser camionista, só pra não estar a olhar para ecrans, e me livrar do stress, e poder ver a estrada passar por debaixo das rodas, e as paisagens mudarem á minha passagem.
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
* Trilogia de Cali-nadas *
- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
- Registado: 9/12/2002 13:40
My two cents, todos devem procuram o seu conforto espiritual e físico da melhor forma que conseguirem, é essencial para a sanidade mental do indivíduo.
Quando nos afastamos dos padrões estabelecidos pela sociedade, auto-excluímos-nos, ficamos mais isolados e olhamos com desdém para quem ainda não viu a mesma luz que nós, mas a sociedade também começa-nos a olhar de lado (como começa a acontecer neste tópico).
Uns têm a felicidade de serem fortes mentalmente (e o que os outros pensam não interessa) ou encontram outras pessoas com ideais idênticos e conseguem manter laços de socialização, onde tem uma vida relacional alternativa, mas equilibrada e normalíssima do ponto de vista humano (somos animais sociais). Outros porém, isolam-se cada vez mais vivendo numa teima que os pode estar a destruir sem darem por isso.
É por isso, que é importante termos alguém que faça o contra-ponto...muitos optam pelo casamento, as mulheres têm um especial dom para serem esse contra-ponto
. Se tivermos só amigos, provavelmente terão os mesmo interesse que nós, e quando partilha-mos a coisa parva que vamos fazer, eles dizem "Espera vou buscar o casaco, que vou contigo"
Já as mulheres, se o Zeca (estou a brincar
) tiver muitas horas seguidas a olhar para o ask/bid do SPY, a sua cara metade mete-o logo a mudar fraldas e assim o Zeca não exagera.
Por isso, Metallising o pessoal está só a fazer o contra-ponto, tens que a aceitar as opiniões e utilizá-las para perceberes se este pessoal, mais velho e algo paternal, tem alguma razão. Se não tiverem força, continua... se tiverem espera mais uns anos e se te reformares ao 30 anos não deixa de ser um grande feito!
PS- Tenho um conhecido que por opções idênticas às discutidas aqui foi-se isolado cada vez mais e hoje tem graves problemas de saúde.
Quando nos afastamos dos padrões estabelecidos pela sociedade, auto-excluímos-nos, ficamos mais isolados e olhamos com desdém para quem ainda não viu a mesma luz que nós, mas a sociedade também começa-nos a olhar de lado (como começa a acontecer neste tópico).
Uns têm a felicidade de serem fortes mentalmente (e o que os outros pensam não interessa) ou encontram outras pessoas com ideais idênticos e conseguem manter laços de socialização, onde tem uma vida relacional alternativa, mas equilibrada e normalíssima do ponto de vista humano (somos animais sociais). Outros porém, isolam-se cada vez mais vivendo numa teima que os pode estar a destruir sem darem por isso.
É por isso, que é importante termos alguém que faça o contra-ponto...muitos optam pelo casamento, as mulheres têm um especial dom para serem esse contra-ponto

Caro Metalizado
Quando se faz o que se gosta e se gosta do que se faz e ainda, mais do que tudo, somos felizes com a vida que levamos sem arrependimentos , não precisamos de reformas antecipadas.
não será uma fuga a um estilo de vida que levas do qual detestas e com o qual não te identificas.
Depreende-se das tuas palavras amargas e ressabiadas, do alto dos teus inocentes 25 aninhos, que o trabalho que fazes não te dá o mínimo de prazer!
Não gosto de áreas de conforto. Não me deixo acomodar, não me conformo. Procuro mudança constantemente.
Há 3 anos e meio, quando parti para a Suíça, sozinho e apenas com uma backpack, tinha em Lisboa tudo aquilo que uma "pessoa normal" pode querer ter. Uma família presente, bons amigos, noitadas no Caís Sodré até às 5 da manhã, o melhor emprego que podia ter dentro da minha área (na linguagem dos ratos - Técnico de Som), estabilidade financeira/emocional, TV por cabo e até carro. No entanto, tenho um problema grave com estagnação e áreas de conforto. Por auto-iniciativa decidi rebentar com tudo e começar de novo. Não tenho uma personalidade destrutiva, mas procuro renovação constantemente.
A vossa reacção àquilo que escrevo e à forma como penso é perfeitamente normal. Eu chego aqui e largo uma bomba que faz tremer os pilares sobre os quais vocês criaram o vosso ser, o vosso ego. Tudo aquilo que tomam como certo, em que acreditam, que consideram importante, o vosso conhecimento, as vossas ideas, objectivos, opiniões, moral, ética. Vocês irão continuar a fazer todos os possíveis para assegurar que os pilares não cedem, sempre que houver uma ligeira brecha vocês vão procurar remendá-la. O que eu faço, é deixar tudo desabar e ainda cuspir sobre os escombros. Eu não defendo o meu ego, eu mato-o.
O que sugiro é: Se são casados e têm uma amante, divorciem-se! Se no emprego o vosso superior vos estragou o dia, estraguem-lhe o dia também! Se estão fartos dos políticos do vosso país, mudem-se! Se a uma Segunda-Feira de manhã quiserem ir à pesca em vez de ir para o escritório, então vão! Se contra a vontade da esposa e família, não quiserem ter filhos, não os tenham! E por aí diante.
Provavelmente qualquer um de vós já passou por uma destas situações. Mas como ratinhos acobardados, abraçaram-se aos pilares com toda a força e não os deixaram ceder. Quantos tem a coragem e sinceridade para parar, analisar objectivamente a relação e pedir divórcio. Quantos tem coragem de tratar o vosso superior exactamente da mesma forma que ele vos trata, eu, trato todos os meus "superiores" por "tu" ("toi" em francês), porque não os considero "superiores" em coisa nenhuma. Quantos estão insatisfeitos e se queixam do país, mas não fazem nada para mudar? Quantos têm a coragem de ir para a pesca esta Segunda-Feira e telefonar para o escritório a anunciar o mesmo?
Muito poucos, qualquer uma destas mudanças poderia fazer uma enorme brecha nos vossos pilares, e se há coisa que vocês não querem, é ver a vossa zona de conforto ameaçada.
(é o contrato de trabalho que acaba em 2014??!)
Não. O meu contrato de trabalho é definitivo. Simplesmente até ao final de Março costuma haver neve suficiente para fazer ski, até lá irei andar entretido nos Alpes e na região do Jura. Infelizmente até à data a neve tem estado de fraca qualidade, senão não estaria aqui a um Sábado!
Independentemente do objectivo que queres atingir com esse teu último discurso, deliberadamente provocatório (e eu a responder-te!?),
e se o que pretendes é assim tão importante para ti, não precisas de te vangloriar e dizer que o resto do mundo está errado! Vivias e pronto!
Provocatório, sem dúvida, peço desculpa se ofendi alguém. A gravidade da ofensa está relacionada com o tamanho do ego.
Ninguém é obrigado a concordar comigo ou sequer perder tempo a ler os meus posts, existirão pessoas que percebem o que digo e que vêm as coisas como eu, são esses que me interessam e aos quais me vou direcionar no meu blog.
e vai meter o dinheiro a render onde?
Grande parte dos meus activos estão distribuídos assim.
- Anexos
-
- gggggaa.jpg (98.43 KiB) Visualizado 9604 vezes
Caríssimo Pedro/Metallising,
estive a ler o blog com atenção. A apresentação é muito boa, a qualidade da linguagem também, os princípios filosóficos e psicológicos em que se baseia são aceitáveis e têm vindo a tornar-se mainstream com a abertura de vários blogs do género nos últimos 10 anos.
A intenção é meritória. Partilhar com o mundo inteiro o sucesso de uma vida de 7 anos de trabalho e frugalidade que conduz a uma independência financeira aos 25 anos.
Até aqui tudo bem.
O que me faz alguma confusão é o facto de o discurso estar virado para a segunda pessoa do singular. Quero dizer, se de facto o objectivo é relatar uma experiência pessoal de sucesso, que em muito foi conseguido graças à independência do ego em relação à opinião dos outros, qual a necessidade de tentar convencer as pessoas de seja lá o que for? É aqui que encontro a primeira incoerência.
Depois há outras questões. Tu és um jovem de 25 anos que entrou recentemente em contacto com o mundo dos investimentos e que muito rapidamente absorveu uma quantidade significativa de conhecimentos. Mas uma grande parte das pessoas aqui não tem 25 anos e muitos vivem neste mundo de dollares, oráculos há bastante tempo. É aqui que encontro a segunda incoerência. É raro encontrar alguém realmente bem sucedido a utilizar a assertividade para expressar um ponto de vista. Assim, a assertividade dos discurso deixa-me desconfiado. Ao analisar a situação com mais cuidado, reconheço várias técnicas de marketing conhecidas neste meio, especialmente o recurso a metáforas que estavam muito em voga nos tempos do "trading coaching" do final dos anos 90.
Muitos aqui devem lembrar-se da aparição em 2001 de um indivíduo denomidado de toto1, ou momentumtrader. Era um case study parecido com o teu. Usava assertividade, metáforas e tudo o mais, para no fundo vender um sonho semelhante ao teu, a independência financeira.
Eram outros tempos, na altura o trading intradiário era novidade e fascinava as pessoas. Hoje, a ideia de enriquecer pela frugalidade é mais credível e como todo o mainstream, depois de repetida muitas vezes, começa a parecer uma verdade incontestável.
Enfim, tal como em 2001 estou curioso para ver o desenvolvimento. Para já, dou-te os meus cumprimentos relativamente à forma como organizaste o blog, que revela uma acumulação de competências técnicas e linguísticas que são extremamente surpreendentes para um jovem de 25 anos. Sugiro porém uma moderação na assertividade e uma reformulação do discurso para uma forma mais descritiva do teu percurso pessoal, e menos virada para tentar convencer outros de algo.
Cumprimentos,
K.
estive a ler o blog com atenção. A apresentação é muito boa, a qualidade da linguagem também, os princípios filosóficos e psicológicos em que se baseia são aceitáveis e têm vindo a tornar-se mainstream com a abertura de vários blogs do género nos últimos 10 anos.
A intenção é meritória. Partilhar com o mundo inteiro o sucesso de uma vida de 7 anos de trabalho e frugalidade que conduz a uma independência financeira aos 25 anos.
Até aqui tudo bem.
Depois há outras questões. Tu és um jovem de 25 anos que entrou recentemente em contacto com o mundo dos investimentos e que muito rapidamente absorveu uma quantidade significativa de conhecimentos. Mas uma grande parte das pessoas aqui não tem 25 anos e muitos vivem neste mundo de dollares, oráculos há bastante tempo. É aqui que encontro a segunda incoerência. É raro encontrar alguém realmente bem sucedido a utilizar a assertividade para expressar um ponto de vista. Assim, a assertividade dos discurso deixa-me desconfiado. Ao analisar a situação com mais cuidado, reconheço várias técnicas de marketing conhecidas neste meio, especialmente o recurso a metáforas que estavam muito em voga nos tempos do "trading coaching" do final dos anos 90.
Muitos aqui devem lembrar-se da aparição em 2001 de um indivíduo denomidado de toto1, ou momentumtrader. Era um case study parecido com o teu. Usava assertividade, metáforas e tudo o mais, para no fundo vender um sonho semelhante ao teu, a independência financeira.
Eram outros tempos, na altura o trading intradiário era novidade e fascinava as pessoas. Hoje, a ideia de enriquecer pela frugalidade é mais credível e como todo o mainstream, depois de repetida muitas vezes, começa a parecer uma verdade incontestável.
Enfim, tal como em 2001 estou curioso para ver o desenvolvimento. Para já, dou-te os meus cumprimentos relativamente à forma como organizaste o blog, que revela uma acumulação de competências técnicas e linguísticas que são extremamente surpreendentes para um jovem de 25 anos. Sugiro porém uma moderação na assertividade e uma reformulação do discurso para uma forma mais descritiva do teu percurso pessoal, e menos virada para tentar convencer outros de algo.
Cumprimentos,
K.
- Registado: 28/5/2008 1:17
Zecatreca, tens emprego ? Porque não viver do trading e conseguir assim o teu milhão de reforma ?
Caro Metallising,
O Zeca já respondeu em parte ao meu pensamento quanto ao teu último post:
"Caro Metalizado
Quando se faz o que se gosta e se gosta do que se faz e ainda, mais do que tudo, somos felizes com a vida que levamos sem arrependimentos,
não precisamos de reformas antecipadas. Enfim....+ 1 Neo da Matrix a despertar de um sonho profundo..
Se lesses um pouco alguns posts/tópicos do forum, já terias a noção de que nemtodos têm apenas d.p.s e que também investem em mercados financeiros.
Não é á toa que se chama caldeirão da bolsa."
Sem dúvida, e sem querer fugir ao tema, até porque também é importante perceber até que ponto esse teu "renascer", a não sei quantos de 2014,
não será uma fuga a um estilo de vida que levas do qual detestas e com o qual não te identificas.
Depreende-se das tuas palavras amargas e ressabiadas, do alto dos teus inocentes 25 aninhos, que o trabalho que fazes não te dá o mínimo de prazer!
Apenas é um fim para atingir outro! Neste momento vives obcecado por uma meta, no fundo um rato... (é o contrato de trabalho que acaba em 2014??!)
Ou será que queres atigir os 142.857,39€ de saldo na conta, porque com 139.384,06€ já não consegues viver em grande?
Criticas tanto a sociedade onde vives, como se comporta, mas queres reformar-te e viver dela/nela!!
Para isso nem precisavas de tanto, ías para o Tibete, Amazónia ou Mongólia e entretinhas-te a meditar e sobreviver com os recursos naturais!
Há culturas nas quais o teu "futuro sonho de vida" também é visto como o que descreves para os outros ("nós!!).
Na vida tudo é relativo, a formiguinha é pequena, só se comparada com o elefante, pois já com os ácaros...
Há ratos para todos os gostos: ratos pobres e ricos, gordos e magros, ratos pensantes outros nem por isso, ratos originais, independentes,
ratos que adoram o trabalho que fazem, ratos aventureiros e viajantes, ratos sonhadores, ratos com juízo, ratos parasitas e oportunistas,
ratos apaixonados e altruístas, ratos filosóficos, ratos novos e velhos, ratos avariados outros a caminho, ratos do campo e da cidade,
ratos bonitos e feios, esquizofrénicos e doentes, ratos reformados e outros a nascer, compulsivos, tolerantes, visionários, iluminados,
ratos que nem sabem que existem, ratos escravos, ratos com mania, ratos brancos, pretos e castanhos, ratos... enfim!!
Independentemente do objectivo que queres atingir com esse teu último discurso, deliberadamente provocatório (e eu a responder-te!?),
e se o que pretendes é assim tão importante para ti, não precisas de te vangloriar e dizer que o resto do mundo está errado! Vivias e pronto!
Nem todos comem carne, ou são vegetarianos, nem todos casam ou têm filhos, as mesmas tendências sexuais, eremitas ou sociais, nem...
Há muitas maneiras de viver e ver as coisas, nem todos podemos ser iguais na forma nem no pensamento, pois tudo isto perdia piada!
Já agora, e como curiosidade, como é que vivias antes de "acordares" para esta tua nova empreitada?
Foi algum livro que leste, programa que viste ou alguém que te virou essa cabecinha para essa nova realidade?
Abraço,
morinni
O Zeca já respondeu em parte ao meu pensamento quanto ao teu último post:
"Caro Metalizado
Quando se faz o que se gosta e se gosta do que se faz e ainda, mais do que tudo, somos felizes com a vida que levamos sem arrependimentos,
não precisamos de reformas antecipadas. Enfim....+ 1 Neo da Matrix a despertar de um sonho profundo..
Se lesses um pouco alguns posts/tópicos do forum, já terias a noção de que nemtodos têm apenas d.p.s e que também investem em mercados financeiros.
Não é á toa que se chama caldeirão da bolsa."
Sem dúvida, e sem querer fugir ao tema, até porque também é importante perceber até que ponto esse teu "renascer", a não sei quantos de 2014,
Apenas é um fim para atingir outro! Neste momento vives obcecado por uma meta, no fundo um rato... (é o contrato de trabalho que acaba em 2014??!)
Ou será que queres atigir os 142.857,39€ de saldo na conta, porque com 139.384,06€ já não consegues viver em grande?
Criticas tanto a sociedade onde vives, como se comporta, mas queres reformar-te e viver dela/nela!!
Para isso nem precisavas de tanto, ías para o Tibete, Amazónia ou Mongólia e entretinhas-te a meditar e sobreviver com os recursos naturais!
Há culturas nas quais o teu "futuro sonho de vida" também é visto como o que descreves para os outros ("nós!!).
Na vida tudo é relativo, a formiguinha é pequena, só se comparada com o elefante, pois já com os ácaros...
Há ratos para todos os gostos: ratos pobres e ricos, gordos e magros, ratos pensantes outros nem por isso, ratos originais, independentes,
ratos que adoram o trabalho que fazem, ratos aventureiros e viajantes, ratos sonhadores, ratos com juízo, ratos parasitas e oportunistas,
ratos apaixonados e altruístas, ratos filosóficos, ratos novos e velhos, ratos avariados outros a caminho, ratos do campo e da cidade,
ratos bonitos e feios, esquizofrénicos e doentes, ratos reformados e outros a nascer, compulsivos, tolerantes, visionários, iluminados,
ratos que nem sabem que existem, ratos escravos, ratos com mania, ratos brancos, pretos e castanhos, ratos... enfim!!
Nem todos comem carne, ou são vegetarianos, nem todos casam ou têm filhos, as mesmas tendências sexuais, eremitas ou sociais, nem...
Há muitas maneiras de viver e ver as coisas, nem todos podemos ser iguais na forma nem no pensamento, pois tudo isto perdia piada!
Já agora, e como curiosidade, como é que vivias antes de "acordares" para esta tua nova empreitada?
Foi algum livro que leste, programa que viste ou alguém que te virou essa cabecinha para essa nova realidade?
Abraço,
morinni
- Registado: 27/12/2006 9:44
rg7803 Escreveu:GrandeCapitalista Escreveu:Preciso de pelo menos 1300 euros pois somos mais que um e mais que dois. O apartamento está pago.
Bom, parece-me mais razoável face ao que já li por aqui...
Assumindo que mais que um, mais que dois será a típica familia portuguesa teriamos 3 potenciais consumidores. Um gasto minimo 1300 euros, bom vamos por 1500. Dará os tais 500 euros/mês/cabeça que tb entendo ser o minimo aceitável para ter um mínimo de qualidade de vida. Já agora não me venham com a retórica que existem muitas familias portuguesas que vivem com menos que isso..
É verdade, é um facto, mas os portugueses não vivem actualmente. Estão num estado semi-vegetativo a tentar sobreviver...
Voltado ao que interessa, 1500 X 12 meses implica um rendimento líquido anual de 18000 euros, que usando o valor mágico dos 4% depois de impostos - valor este médio, pois uns anos será bastante superior outros possivelmente negativo, dará 18.000/0,055 (antes impostos)=325.000 euros, pelas minhas contas.
É um valor minimo aceitável bastante diferente da lógica que já vi aqui do "só tomo banho no 2º domingo de cada mês" e "não corto as unhas dos pés porque é um luxo burgues e os corta-unhas estão pela hora da morte"...
Rg
Está aí qq coisa mal.
Acredito que seja do cansaço de final da semana, final do dia e a hora em questão.
Vejamos
18000/(0.04*(1-0.28))= 18000/0.0288= 625000eur. E não os 325 000eur.
Aqui o nosso colega, se aufere 1300marrecos mensais,
1300*12/(0.04*0.72)= 541 666eur
Porém as taxas não São o que eram. Admitindo que nesta altura lhe dão apenas 3%, dá 722 222
Resumindo, o colega terá uma quantia mínima compreendida entre os 500 000 e os 750 000
Admitindo que trabalhou 17anos no estrangeiro, com gastos mensais de 1000euros e poupancamedia de 3600 euros,
Diria quefoi uma pessoa que trabalhou na suíça, Bélgica ou Alemanha , com ordenados acima dos 5k.

Pessoalmente, fazia contas ao total das despesas de casa colocando um factor segurança de 1.5.
Imaginando que se gasta os tais 1300mensais e na pior das hipóteses uma taxa 3% bruta de um simples D.P.,
1300*1.5*12/(0.03*0.72)= 1 084 000eur= 1,1M
Um valor, portanto, aceitável.

Caro Metalizado
Quando se faz o que se gosta e se gosta do que se faz e ainda, mais do que tudo, somos felizes com a vida que levamos sem arrependimentos , não precisamos de reformas antecipadas.
Enfim....+ 1 Neo da Matrix a despertar de um sonho profundo..
Se lesses um pouco alguns posts/tópicos do forum, já terias a noção de que nemtodos têm apenas d.p.s e que também investem em mercados financeiros. Não é á toa que se chama caldeirão da bolsa.

GrandeCapitalista Escreveu:Preciso de pelo menos 1300 euros pois somos mais que um e mais que dois. O apartamento está pago.
Bom, parece-me mais razoável face ao que já li por aqui...
Assumindo que mais que um, mais que dois será a típica familia portuguesa teriamos 3 potenciais consumidores. Um gasto minimo 1300 euros, bom vamos por 1500. Dará os tais 500 euros/mês/cabeça que tb entendo ser o minimo aceitável para ter um mínimo de qualidade de vida. Já agora não me venham com a retórica que existem muitas familias portuguesas que vivem com menos que isso..
É verdade, é um facto, mas os portugueses não vivem actualmente. Estão num estado semi-vegetativo a tentar sobreviver...
Voltado ao que interessa, 1500 X 12 meses implica um rendimento líquido anual de 18000 euros, que usando o valor mágico dos 4% depois de impostos - valor este médio, pois uns anos será bastante superior outros possivelmente negativo, dará 18.000/0,055 (antes impostos)=325.000 euros, pelas minhas contas.
É um valor minimo aceitável bastante diferente da lógica que já vi aqui do "só tomo banho no 2º domingo de cada mês" e "não corto as unhas dos pés porque é um luxo burgues e os corta-unhas estão pela hora da morte"...
“Buy high, sell higher...”.
Preciso de pelo menos 1300 euros pois somos mais que um e mais que dois. O apartamento está pago.
MarcoAntonio Escreveu:Este tópico anda meio à deriva...
Foquem-se no tema antes que o tópico acabe bloqueado.
Vamos continuar focados no que realmente interessa !!
Quando precisas por mês para viver?
Ou não divulgas absolutamente mais nada a não reformei-me, não me perguntem mais nada, só cá vim para dizer isto
Lose your opinion, not your money
Este tópico anda meio à deriva...
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Jotas? Cheira-me a trabalho.
Claro que vivo do trabalho dos outros. Não percebes como funciona o dinheiro?
Claro que vivo do trabalho dos outros. Não percebes como funciona o dinheiro?
GrandeCapitalista Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:GrandeCapitalista Escreveu:Sobreviver para mim talvez seja trabalhar a vida toda.
Não vou dizer quanto tenho. Para mim chega e sobra.
Infelizmente os pedintes também não têm trabalho e conseguem sobreviver, mas não é esse tipo de vida que quero para mim... preciso trabalhar e viver muito melhor e sem sobressaltos
Pedir? Cheira-me a trabalho.
Cada um sabe o que precisa. Se precisas de muito vai trabalhar para isso. Não sou contra e até apoio. Se ninguem trabalhar como é que eu como?
Mas tu vives do trabalho dos outros ? Andas nas Jotas e estás como especialista nalgum ministério?
Sr_SNiper Escreveu:GrandeCapitalista Escreveu:Sobreviver para mim talvez seja trabalhar a vida toda.
Infelizmente os pedintes também não têm trabalho e conseguem sobreviver, mas não é esse tipo de vida que quero para mim... preciso trabalhar e viver muito melhor e sem sobressaltos
Pedir? Cheira-me a trabalho.
Cada um sabe o que precisa. Se precisas de muito vai trabalhar para isso. Não sou contra e até apoio. Se ninguem trabalhar como é que eu como?
GrandeCapitalista Escreveu:Sobreviver para mim talvez seja trabalhar a vida toda.
Sobreviver para mim talvez seja trabalhar a vida toda.
Não vou dizer quanto tenho. Mas para mim chega e sobra.
Não vou dizer quanto tenho. Mas para mim chega e sobra.
Editado pela última vez por GrandeCapitalista em 7/12/2013 1:35, num total de 1 vez.
rg7803 Escreveu:GrandeCapitalista Escreveu:Eu reformei-me aos 35 anos, demorou-me 11 anos. Quem quer mesmo consegue.
Mas nem todos gostam, alguns querem ter empregos.
35 ? Tb não está mau! Boa! Conta como fizeste, se fizeres favor.
Também estou curioso, mas é reformar e gozar a vida ou sobreviver?
rg7803 Escreveu:GrandeCapitalista Escreveu:Eu reformei-me aos 35 anos, demorou-me 11 anos. Quem quer mesmo consegue.
Arranjei um bom emprego num pais que paga melhor que Portugal e com menos impostos, poupei e investi.
Nao há nada de mágico nisto, disciplina e vontade.
GrandeCapitalista Escreveu:Eu reformei-me aos 35 anos, demorou-me 11 anos. Quem quer mesmo consegue.
“Buy high, sell higher...”.
Eu reformei-me aos 35 anos, demorou-me 11 anos. Quem quer mesmo consegue.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Aqui_Vale, caldeirum, cali010201, Dragon56, Google [Bot], jprgodinho, niceboy, OCTAMA, paul_invest, PAULOJOAO e 131 visitantes